Acessibilidade / Reportar erro
Organizações & Sociedade, Volume: 8, Número: 22, Publicado: 2001
  • A organização como religião Laica Artigos

    Motta, Fernando Prestes Motta
  • Características culturais nacionais em organizações industriais do setor alimentício Paranaense Artigos

    Oliveira, Patricia Tendolini; Machado da Silva, Clóvis L.

    Resumo em Português:

    No presente estudo procura-se ampliar a compreensão do fenômeno organizacional no Brasil, mediante a análise do nível de presença dos principais traços culturais nacionais nos diferentes estágios do ciclo de vida das empresas do setor alimentício no Estado do Paraná. Os resultados permitem afirmar que, para o conjunto das empresas pesquisadas, o nível de presença das características culturais personalismo, protecionismo/orientação pela autoridade externa, formalismo, receptividade positiva e orientação para o curto prazo varia de acordo com o estágio do ciclo de vida em que se encontram as organizações objeto da investigação, corroborando a hipótese básica da pesquisa. Já no que concerne às características protecionismo/postura de espectador, aversão à incerteza, jeitinho e receptividade negativa não se verificou a corroboração estatística da hipótese básica do estudo.

    Resumo em Inglês:

    In order to better understand the organizational phenomenon in Brazil, this research analyzed the variation of the presence of the main Brazilian cultural traits in the different life cycle stages in the companies of the food industry in the State of Paraná. The results indicate that, among the companies under study, personalism, protectionism/orientation by external authority, formalism, positive receptivity and short-term orientation are characteristics that vary according to the organizational life cycle stage; so all of them corroborate the basic research hypothesis. On the other hand, protectionism/spectator's posture, aversion to uncertainty, jeitinho, and negative receptivity did not show statistical significance to the hypothesis testing.
  • Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo Artigos

    Célia, Maria; Loiola, Elizabeth

    Resumo em Português:

    Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.
  • Capital humano: a vantagem competitiva Artigos

    Vanderley, Luciano Gonzaga

    Resumo em Português:

    De uma maneira geral, o potencial das pessoas nas organizações não têm sido adequadamente utilizado; elas são levadas a um desempenho burocrático sem nenhuma inovação ou criatividade, submetidas a uma cultura empresarial de otimização dos lucros e redução de custos. A organização necessita de pessoas competentes e criativas para enfrentar as dificuldades do mercado atual. Os funcionários podem constituir-se em elementos alavancadores de resultados dentro da organização; constituem a vantagem competitiva que representa o "algo mais" que uma empresa pode oferecer ao mercado; são, ainda, os que fazem a diferença e personalizam-na, fazendo a distinguir-se de todas as demais. A partir das leituras sobre as teorias administrativas, percebeu-se que o homem se apresentava, de uma maneira geral, no plano secundário, e diante dessa inquietação, surgiu a necessidade de resgatar o sentimento de realização do homem no trabalho. O estudo do Grupo Humanismo e Gestão poderá contribuir, significativamente, para aumentar a qualidade e produtividade dos trabalhos realizados e, talvez, propiciar uma vida no trabalho mais feliz e realizada.

    Resumo em Inglês:

    In general, people's potential in the organizations have not been used properly; under a culture of optimization of profits and reduction of costs they have been compelled to a bureaucratic performance without innovation or creativity. A organization needs competent and creative people in order to face the difficulties of actual markets. The workers can become elements of results leverage of inside the organization and can constitute a competitive advantage that represents something else that the organization offers to the market. Furthermore, the workers can make a company different by personalizing it, by making it distinguish of all the other organizations. From the lectures on administrative theories, it can be perceived that the man was presented, generally, in a secondary level and, from this uneasiness, appears the need to rescue the sense of realization of the man at work. The work of the group 'Humanismo e Gestão' could contribute significantly to the improvement of quality and productivity at work and maybe allow a work life more happy and fulfilling.
  • Gerenciamento das pessoas em uma associação de trabalho: novas formas de participação? Artigos

    Araújo, Maria Arlete Duarte de; Moreira, Carlos Antônio de Lima

    Resumo em Português:

    O processo de reestruturação produtiva em curso a partir dos anos 70 nas sociedades desenvolvidas e no Brasil a partir dos anos 90, desencadeou uma profunda modificação no mundo do trabalho, provocando o que Mattoso (1995) considera uma verdadeira desordem do trabalho, expressa em níveis assustadores de insegurança na renda, no emprego, no mercado de trabalho, na contratação e na representatividade. Neste contexto, emergem iniciativas organizacionais como as associações e cooperativas de trabalho que passam a constituir alternativas ao desemprego. Visando compreender melhor as relações de trabalho no interior das associações de trabalho, este artigo discute a configuração que a dimensão participação nas decisões assume no gerenciamento das pessoas, a partir da experiência da Associação Comunitária de Desenvolvimento do Trairy - ACT, localizada em Santa Cruz - RN. Inicialmente, tece comentários sobre as particularidades das organizações cooperativas e/ou associações de trabalho. Em segundo lugar, descreve a metodologia utilizada para levantamento dos dados. Em seguida, analisa a experiência da ACT destacando as formas de participação existentes para o gerenciamento das pessoas. Finalmente, chama a atenção para a lógica de articulação entre as formas participativas e a precarização das relações de trabalho, em um contexto de profundas modificações econômicas, políticas e tecnológicas.
  • Reflexões sobre as possibilidades de inovação na relação poder público-sociedade civil no Brasil Artigos

    Jacobi, Pedro Roberto

    Resumo em Português:

    Este texto aborda o tema da participação na gestão pública e as transformações qualitativas na relação Estado/Sociedade civil, enquanto referência de um ponto de inflexão e reforço das políticas públicas centradas na ampliação da cidadania ativa. O desafio que nos colocamos é de analisar de um lado, os impactos de práticas participativas que apontam, a partir da manifestação do coletivo para uma nova qualidade de cidadania, que institui o cidadão como criador de direitos para abrir novos espaços de participação sócio-política, e de outro os aspectos que configuram as barreiras que precisam ser superadas para multiplicar iniciativas de gestão que articulam eficazmente a complexidade com a democracia. Existe uma crescente necessidade de entender as ambiguidades dos processos sociais e os arranjos possíveis, mas principalmente os limites, tendo como referência uma análise qualitativa das práticas sociais e das atitudes dos diversos atores envolvidos, tanto nas experiências que inovam na gestão da coisa pública, como nas que mantêm inalteradas as práticas tradicionalmente desenvolvidas. A análise se centra em torno do fortalecimento do espaço público e na abertura da gestão pública à participação da Sociedade civil na elaboração de suas políticas públicas; e na sempre complexa e contraditória institucionalização de práticas participativas inovadoras que marcam rupturas com a dinâmica predominante, ultrapassando as ações de caráter utilitarista e clientelista.
  • As organizações sociais no setor saúde: inovando as formas de gestão? Artigos

    Melo, Cristina; Tanaka, Oswaldo

    Resumo em Português:

    este artigo levanta algumas reflexões quanto a nova medida introduzida pelo governo federal e estadual, a gestão de serviços de saúde antes públicas estatais por organizações sociais de saúde. Os instrumentos legais, vigentes desde 1997, já introduziram este modelo de gestão em vários estados brasileiros, constituindo-se numa iniciativa paralela à implantação do próprio Sistema Único de Saúde/SUS, definido na Constituição Federal de 1988. O objetivo principal dos autores é estimular uma discussão sobre o papel e a repercussão das organizações sociais na gestão da saúde, bem como ponderar a possível inovação em que tal "modelo" de gestão possa se constituir.
  • Inovação gerencial na administração pública, cidadania e direitos dos Brasileiros Artigos

    Mendes, Vera Lúcia Peixoto

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute a adoção de inovação gerencial na administração pública na perspectiva institucional. Parte-se dos pressupostos que a relação entre estado e sociedade civil é dialética e que as possibilidades de êxito das inovações gerenciais na esfera pública são limitadas se não estiverem apoiadas pelos cidadãos. Este apoio, contudo, é influenciado pelo entendimento de cidadania e dos direitos dos cidadãos, considerando-se que, para demandar serviços de qualidade, é necessário reconhecer-se enquanto cidadão portador de tais direitos. A inovação gerencial estudada é o Programa de Qualidade Total (PQT) implantado na esfera pública municipal. À luz da literatura sobre PQT discutem-se seus objetivos e valores, assim como a sua aplicabilidade ao setor público. Com bases no trabalho de Marshall (1950) e na Constituição Brasileira (1988) analisam-se a evolução histórica do conceito de cidadania e os direitos dos cidadãos. São discutidos os resultados de estudo empírico realizado em dois períodos de gestão municipal (1993-96 e 1997-2000), com 4.805 usuários dos serviços nos quais fora implantado o PQT. Conclui-se que a implantação da inovação gerencial contribuiu para ampliar o entendimento dos usuários sobre cidadania, porém não modificou o entendimento sobre os direitos sociais enquanto direitos dos brasileiros.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the adoption of managerial innovation in the public administration from institutional perspective. There is a presupposition that the possibilities of success of the managerial innovations in the public sphere are limited if they are not supported by the main ones interested: the citizens-users of the public services. However, this support depends on the citizenship understanding and of the citizens' rights, being considered that, to demand quality services, it is necessary to recognize while citizen bearer of such rights. The studied managerial innovation is the Program of Total Quality implanted in the public sphere. Initially, the objectives are discussed, values, definitions that permeate this innovation, its applicability to the public services and the historical evolution of the citizenship concept. Later, results of empiric study are analyzed accomplished in two different periods of the municipal government's administration (1993-96 and 1997-2000), with 4.805 users of public services which was developed the Program. The results indicate that the implantation of the managerial innovation contributed to enlarge the users' understanding on citizenship, however it didn't modify the understanding on the citizens' rights in Brazil.
  • Globalization: the evolution of enterprises in the global network competition Articles

    Borghoff, Thomas; Welge, Martin K.

    Resumo em Inglês:

    The globalization of a company is embedded in the globalization of its task environment. This process can be described as a co-evolutionary process of a social system in its environment. A historical view of the globalization of competition seems to prove that it can be interpreted as an evolutionary process of differentiation and integration that is reinforced by the decreasing rigidity of boundaries. A liquefaction of competition" can be observed, in which an increasing number of autonomous economic actors like decentralized units of Multinational Corporations (MNCs) and Small and Medium-Sized Enterprises (SMEs) are competing and cooperating in the global context. As a result, a network competition" is emerging, which can be traced to an increasing expansion and density of economic and other social interactions. The competence of networking on a global scale thus becomes a central demand in the process of globalization. The globalization of competition can be defined as a feedback-loop, in which companies strive for competitive advantages by global differentiation and integration of their activities and products and thereby reinforcing the increasing demand for competences in global competition. This feedback-loop is marked by increasing dynamics, so that the competence to cope with the evolutionary dynamics of globalization becomes the second central demand for management. A management of globalization thus should be based on three elements: the classical competence of internationalization in the sense of building up international business activities, the competence of global networking and the competence of evolutionary dynamics.
  • As bancas de especiarias do mercado público de Porto Alegre e suas estratégias Artigos

    Gramkow, Fabiana Böhm; Cavedon, Neusa Rolita
  • O Schema de ´trabalhador comprometido´e gestão do comprometimento: um estudo entre gestores de uma organização petroquímica Artigos

    Brito, Ana Paula Moreno Pinho; Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt

    Resumo em Português:

    Há uma extensa agenda de pesquisa a cumprir para aprofundar a compreensão dos processos que geram comprometimento do trabalhador. O presente estudo teve como objetivo descrever as cognições que estruturam o schema de trabalhador comprometido, para um grupo de gestores de uma empresa petroquímica, associando-o às práticas de gestão que, segundo as suas percepções, propiciam o comprometimento no trabalho. Afastando-se da tradição de pesquisa na área, utilizaram-se procedimentos qualitativos de coleta e análise de dados. Participaram da pesquisa 17 sujeitos, sendo 15 coordenadores executivos e dois diretores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, tendo como base um roteiro para cada grupo ocupacional. Organizou-se o conteúdo dos relatos em mapas cognitivos que representam o schema de trabalhador comprometido, articulando os focos e as bases de comprometimento mais significativas para cada participante. Entre outras idéias importantes, esse schema engloba as noções de envolvimento com a organização, seus objetivos e resultados esperados, de realização do trabalho através da dedicação, racionalização dos recursos e gosto pela atividade. Estratégias participativas predominaram no discurso dos coordenadores, como condições para o comprometimento das equipes, a exemplo de: compartilhar as decisões, ouvir as pessoas, manter contato pessoal e freqüente, reunir-se diariamente e estabelecer um planejamento de metas e objetivos, procurando cumpri-lo. A abordagem cognitivista empregada pode significar novas possibilidades de investigação deste importante fenômeno organizacional.

    Resumo em Inglês:

    There is an extensive research calendar to accomplish to deepen the understanding of the processes that you/they generate the worker's compromising. The present study had as objective describes the cognitions that structure commit nal group. He/she was organized the content of the reports in cognitive maps that they represent committed worker's schema, articulating the focuses and the more significant compromising bases for each participant. Among other important ideas, that schema includes the involvement notions with the organization, your objectives and expected results, of accomplishment of the work through the dedication, rationalization of the resources and taste for the activity. Strategies participative prevailed in the coordinators' speech, as conditions for the compromising of the teams, to example of: to share the decisions, to hear the people, to maintain personal and frequent contact, to meet daily and to establish a planning of goals and objectives, trying to accomplish him/it. The approach used cognitivist can mean new possibilities of investigation of this important organizational phenomenon.
  • Liderança e mediação da identidade: a palavra dos líderes e a voz da mídia Artigos

    Ferraz, Maria Aparecida Viviani; Fischer, Tânia

    Resumo em Português:

    Este artigo examina o discurso de dois líderes - Carlinhos Brown e Vovô do Ilê - na elaboração de si mesmos e na projeção de representações para a construção de identidades, através da gestão de duas ongs baianas: a Associação Pracatum e o Ilê Aiyê, situadas nas comunidades do Candeal e do Curuzu-Liberdade, em Salvador (Ba). A aproximação de liderança e identidade, conceitos marcados por perspectivas analíticas diversas, estabelece-se pela noção de mediação, inerente a qualquer sistema de representação, e entendida enquanto um processo que instrumentaliza poderes e saberes no âmbito organizacional. Focaliza duas instâncias mediadoras: o discurso das lideranças e as representações efetivadas pela mídia impressa local - jornais A Tarde e Correio da Bahia - na década de 90, período de consolidação dessas ongs no âmbito da indústria cultural baiana. E verifica as possíveis semelhanças e defasagens entre a autopercepção dos líderes (imagem desejada ou privada) dos anseios e carências de suas comunidades de origem e a percepção dos mesmos pela mídia impressa local (imagem transmitida ou pública), através de procedimentos quantitativos e qualitativos, como a análise de conteúdo (Bardin, 1977) e a construção da Imagem em 3D (Brault, 1993), sobre um total de 515 matérias jornalísticas.
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br