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Organizações & Sociedade, Volume: 12, Número: 34, Publicado: 2005
  • Fernando Prestes Motta: em busca de uma abordagem psicanalítica das organizações Artigos

    Paula, Ana Paula Paes de
  • Meia-idade, individuação e organizações Artigos

    Motta, Fernando C. Prestes; Paula, Ana Paula Paes de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar como a crise de meia-idade afeta os indivíduos e as organizações. Para realizar esta análise, partimos da interpretação realizada por Carl Gustav Jung sobre a meia-idade e o processo de individuação. Neste sentido, abordamos os principais conceitos junguianos associados ao fenômeno, enfatizando os arquétipos sombra, anima, animus e self. Em seguida, utilizamos estes conceitos e arquétipos para avaliar como os dilemas da crise de meia-idade e o conflito entre as dimensões masculinas e femininas dos indivíduos afetam a dinâmica organizacional.

    Resumo em Inglês:

    This article tries to analyze the effect of middle age crisis in the individuals and the organizations. In this direction, we based on interpretation of Carl Gustav Jung about the middle age and the individuation process. In this sense, we analyze the Jung´s concepts related to phenomenon emphasizes the shadow, anima, animus and self archetypes. After, we utilize this concepts and archetypes to evaluate as the middle age crisis dilemmas and the conflict between masculine and feminine dimensions of individuals affects the organizational dynamics.
  • Espaço religioso e espaço turístico: significações culturais e ambigüidades no santuário do Caraça/MG Artigos

    Pereira, Denise; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    Este artigo procurou elaborar um encontro entre os estudos organizacionais e os temas cultura e espaço. Tem como objetivo evidenciar mudanças das significações culturais dos atores sociais da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santuário do Caraça, em que parece existir um confronto entre esta ser um espaço religioso e um espaço turístico. Na abordagem empírica, procedeu-se um estudo de caso em que se procurou captar histórias, configurações, fronteiras, ambigüidades, enfim, expressões e significações de dirigentes e funcionários sobre suas próprias realidades. Embasado nas dimensões teóricas e na análise do discurso, este trabalho buscou estudar as diversas entrevistas não estruturadas, realizadas no período de novembro/2002 a junho/2003, no sentido de trazer à tona as mudanças das significações culturais. O Santuário do Caraça e os atores que lá trabalham e vivem estão vendo suas histórias - significações, identidade, imagem - mudarem, assim como o espaço, que era apenas religioso e transforma-se em espaço turístico.

    Resumo em Inglês:

    This article aimed at elaborating an encounter among Organizational Studies and themes such as culture and space. It has the objective of evidencing the changes occurred in the cultural significations of the social actor -Caraça Particular Reserve of the Natural Patrimony (RPPN -Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça) - a place where an "opposition" seems to exist. Is RPPN a religious or a tourist place? The empirical approach of this research presents a case study, in which a search for the histories, configurations, frontiers and ambiguities takes place, in a way to prospect the expressions and significations of managers and employees about their own realities. Based on the theoretical dimensions and on the Discourse Analysis, the present article aimed at analyzing the diverse non-structured interviews that took place between November 2002 and July 2003, in order to feature the changes of the cultural significations. The Caraça Particular Reserve (RPPN), and the social actors that work there are seeing their history -significations, identities, images - modify right in front of their eyes. Previously, solely a religious site, the place is now attracting visitors, for being a tourist spot.
  • Dimensões relevantes para definição de políticas para stakeholders: a perspectiva ética e a racionalidade instrumental Artigos

    Campos, Taiane LasCasas; Bertucci, Janete Lara de Oliveira

    Resumo em Português:

    A identificação das lógicas que justificam a adoção de políticas para stakeholders como estratégia para viabilizar os projetos de responsabilidade social corporativa é uma questão de pesquisa atual e relevante. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir algumas contribuições da literatura para a construção de uma teoria de suporte que justifique a adoção de políticas para stakeholders, pelas organizações. São analisadas as proposições delineadas pela teoria normativa, que se baseia em premissas morais acerca de como os agentes e as organizações devem pautar suas ações, e pela teoria instrumental, que busca na teoria econômica os determinantes básicos para nortearem as políticas para stakeholders. O aprofundamento do tema exige contribuições teoricamente robustas, que agreguem tanto os princípios éticos e filosóficos, quanto os econômicos e organizacionais, a fim de que possamos ampliar, para além de uma perspectiva meramente maniqueísta, nossa compreensão acerca da complexidade das ações organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    The identification of rationalities that underline policies for stakeholders as a strategy to enable the implementation of projects of corporate social responsibility is a contemporary and relevant research topic. Based on this, the aim of this article is to present and discuss some of the contributions of the literature towards the construction of a support theory that justifies the adoption of policies for stakeholders by organizations. The propositions suggested by the normative and the instrumental theories are analyzed. Generally speaking, the former is based on moral premises of how agents and organizations must conduct their actions whereas the latter, which is rooted in economics, highlight the basic elements to design the policies for stakeholders. A more fine-grained analysis of this topic requires robust theoretical contributions that consider not only ethical and philosophical principles, but also economic and organizational principles. In doing so, one is able to further our understanding about the complexity of organizational actions that goes beyond a manichean perspective.
  • Desenvolvimento da liderança formal: o modelo de gestão da Siemens Artigos

    Polo, Edison Fernandes; Maximo, Marcia Di Creddo; Weber, Wilson

    Resumo em Português:

    Neste trabalho apresentamos um estudo de caso, realizado na Siemens do Brasil, que abrange as fases iniciais de um projeto de desenvolvimento da ação da liderança formal com o intuito de melhorar os resultados corporativos e, ao mesmo tempo, consolidar a qualidade dos relacionamentos interpessoais, grupais e intergrupais. A liderança tem sido discutida, ao longo dos anos, abordando-se as características dos líderes, as relações de poder e autoridade, as contingências que afetam o seu exercício e a necessidade de que os objetivos organizacionais sejam alcançados. O projeto em implantação na Siemens do Brasil busca incorporar aspectos dessas várias abordagens e operacionalizá-las em um modelo de gestão. Esse modelo contempla a utilização de um conjunto de competências, formatado conforme seu contexto empresarial, que permita à sua liderança formal criar e desenvolver visões inspiradoras e planos compartilhados, bem como liderar a ação, alcançando resultados controlados com o uso do Balanced Scorecard.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we present a case study carried through at Siemens-Brazil, which covers the first steps of a project oriented to their formal leadership. The purpose of the project is to improve the corporate results while consolidating the high quality of their personal relationships. Over the years, leadership has been depicted in many ways, focusing on the leaders' attributes, authority and power relations, different contingencies which can affect its effectiveness, and the necessity to achieve the corporate targets. This project under implementation at Siemens-Brazil was designed to incorporate aspects of different leadership approaches in a particular model, which encompasses a bundle of competencies, formatted according to their specific circumstances, which shall enable their leaders to inspire people, develop plans and lead the actions to achieve the targets set and controlled by using the BSC model.
  • Rindo do que? Como consultores reagem ao humor crítico e à ironia sobre sua profissão Artigos

    Wood Jr, Thomaz; Caldas, Miguel P.

    Resumo em Português:

    Durante a última década, seguindo o rápido crescimento de seu setor, os consultores e as firmas de consultoria passaram a sofrer diversas críticas. Este artigo procura sumarizar as críticas vindas de acadêmicos, jornalistas e, especialmente, aquelas presentes em textos humorísticos e irônicos. Por meio de uma investigação colaborativa, na qual utilizaram-se técnicas de projeção e de análise de conteúdo, foram analisadas as reações a anedotas de uma amostra de consultores de quatro organizações. Os resultados sugerem que esse grupo de profissionais é sensível às críticas, embora apresente uma tendência a racionalizar, de maneira defensiva, as críticas encontradas, no lugar de utilizar as mensagens e os sentidos implícitos para reflexão e auto-desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    During the last decade, following the rapid growth of its industry, consultants and consulting firms have been exposed to several critiques. This paper summarizes the critiques coming from scholars, journalists and, specially, those coming from comic and ironic texts. Through a collaborative investigation, in which a mixed methodology of projective techniques and content analysis was used, the reactions to jokes about consultants from a sample of consultants from four professional services organizations were analyzed. The results suggest that this group of professionals is sensitive to critiques, but tends to rationalize, in a defensive manner, the critiques, instead of using the messages and meanings for reflection and self development.
  • Os limites do gerencialismo perante os requisitos das organizações de hospitalidade Artigos

    Câmara, Leonor Moreira

    Resumo em Português:

    O presente ensaio é uma reflexão acerca da relevância de se superar as abordagens eminentemente prescritivas da gestão em prestação de serviços e, ao mesmo tempo, destacar novas possibilidades de produção de conhecimento acerca do ato de prestar serviços em encontros de serviços, abordado desde a perspectiva da interação social, tal como proposto por Berger e Luckmann (2002). O foco deste trabalho é o encontro de serviço de alto impacto, e sua área temática é a da hospitalidade profissional. A hospitalidade é abordada em dois momentos: primeiramente, de forma ampla com objetivo de resgatar as implicações do termo e, posteriormente, enquanto prescrição da gestão aplicada à hospitalidade profissional, sendo os encontros de serviços de alto impacto uma de suas principais características. Como conclusão, destaca-se a possibilidade de produção de conhecimento que supere as prescrições da gestão e incorpore as práticas das diferentes racionalidades em interação, tendo-se como referência a questão da inautenticidade, tal como colocada por Souza (2000).

    Resumo em Inglês:

    This essay is a reflection about the relevance of overcoming eminently prescriptive approaches to the management of service delivery. It underlines new possibilities for knowledge production about the act of service delivery in service encounters, using the social interaction perspective proposed by Berger and Luckmann (2002). The focus is on the encounter of high impact service in the area of professional hospitality. Hospitality is considered at two levels: first, in a broad manner, with the object of salvaging the implications of the term itself; and, secondly, as a management prescription applied to professional hospitality, which has high impact service encounters as one of its principal characteristics. In conclusion, the possibility of knowledge production which overcomes management prescription and incorporates the practices of differing and interacting rationalities is emphasized, with the question of non-authenticity posited by Souza (2000) as a point of reference.
  • Consórcios de exportação: um processo de aprendizagem organizacional em PMEs Artigos

    Lima, Geraldine Aparecida Neves; Lima, Juvêncio Braga de

    Resumo em Português:

    Neste trabalho foram estudados os consórcios de exportação de pedras ardósia, de jóias e de gemas e de calçados localizados no estado de Minas Gerais. Estudou-se o processo de formação dos consórcios, partindo da aprendizagem decorrente dessa formação e da internacionalização das PMEs (Pequenas e Médias Empresas), ressaltando a relação de confiança e cooperação necessária neste tipo de empreendimento. Os consórcios de exportação que se inserem no conceito de redes interorganizacionais agregam competências coletivas por meio da expansão das parcerias entre empresas e órgãos públicos, visando a novos mercados e a novas formas de sobrevivência. Como resultado desse processo, as empresas compartilham idéias, cooperam entre si e trocam informações para que juntas consigam participar deste mercado global. Constatou-se que, por meio de um trabalho associativo, as empresas conseguiram alcançar novos mercados e, principalmente, tornaram-se mais competitivas no mercado doméstico. Concluiu-se que os consórcios de exportação são uma alternativa perfeitamente viável e aplicável à realidade das PMEs.

    Resumo em Inglês:

    The exporting consortiums of slate stones, jewels, gems and shoes located in the state of Minas Gerais. The process of consortium formation was studied as an aim, analysing the apprenticeship resulting from this formation of the internationalisation of PME's and verifying the relationship of trust and cooperation between them are the essential elements for the groups success. The exporting consortiums which are inserted into the conception of inter organizational nets, adds collective competences through partnership between enterprises and public institutions making the process in question even more challenging. As a result of this process, the enterprises share ideas, cooperate between each other and exchange information in order that together they can participate in the global market. Notice also that through associated work, the enterprises reached new markets and became more competitive in the domestic market. Concluding that the exporting consortiums are alternatives exactly viable and applicable for the reality of the market where the PME's act.
  • A tipologia do método do caso em administração: usos e aplicações Artigos

    Ikeda, Ana Akemi; Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto; Campomar, Marcos Cortez

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a tipologia do método do caso na área de administração e tem por objetivo identificar os principais tipos de casos e as situações mais apropriadas para o emprego de cada uma de suas versões. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre os tópicos: (i) definição do método do caso, (ii) finalidades pedagógicas do método do caso, (iii) tipologia dos casos e (iv) critérios para classificações dos casos. Com base nisso, foram sugeridos quatro critérios para categorização dos tipos de casos, a saber: finalidades pedagógicas, disponibilidade de informações, nível de estruturação e nível de complexidade. Cada formato de caso se mostra adequado a uma situação educacional peculiar, incluindo diferentes níveis de ensino. Recomenda-se que essa técnica seja utilizada em conjunto com outras estratégias educacionais. É fundamental que os instrutores estejam habilitados a selecionar o tipo do caso conforme a necessidade dos alunos e os objetivos pedagógicos pretendidos.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses the types of cases in the business area. The goal was to identify the main types of cases and the more appropriate situations to use each version. A desk research was made, leading to the development of the following topics: (i) definition of case study, (ii) the educational purposes of the case study, (iii) the types of cases and (iv) criteria to classify the cases. Based on the bibliographical research, it could be suggested four criteria to categorize the types of cases; there are: educational purposes, information available, structure level and complexity level. Each case format is more appropriate to a particular educational situation, including undergraduate and graduate courses. The case method has to be accompanied by other educational techniques. It is important that the instructors are able to select the type of case according to the student needs and the desired educational objectives.
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