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Organizações & Sociedade, Volume: 12, Número: 35, Publicado: 2005
  • Fotoetnografia: a união da fotografia com a etnografia no descortinamento dos não ditos organizacionais Artigos

    Cavedon, Neusa Rolita

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo discutir a utilização da fotoetnografia em pesquisas realizadas no âmbito administrativo/organizacional, evidenciando a interlocução da Antropologia Visual com a Administração. A fotografia é apresentada como recurso semiológico de conotação e de denotação, e são feitas considerações sobre o fazer antropológico. A seguir, é relatado um trabalho de pesquisa no âmbito da Antropologia elaborado com base na fotoetnografia. Tendo por base o antecedente, discute-se como vêm sendo conduzidos as pesquisas e debates sobre o uso da linguagem fotográfica no campo dos estudos organizacionais. Finalmente, propugna-se em prol do uso da fotoetnografia como forma de captar a afetividade subjacente ao universo organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The paper aims at discussing the use of photoethnography in managerial/organizational researches, putting under the spot the interactions between Visual Anthropology and Management. Photography is presented as a semiological resource of connotation and denotation, and some considerations are made about the ethnographic doings. Afterwards, the results of an anthropological research using photo ethnography are presented. As a consequence of the preceding, a discussion is made about the researches and debates concerning the use of the photographic language in organizational studies. Finally, it is proposed that, as it has sufficient punch, photo ethnography be used as a means to capture the affective aspects subjacent to the organizational universe.
  • A inserção da racionalidade ético-comunicativa na práxis empresarial: possibilidades e limites Artigos

    Paula, Reynaldo Josué de

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a inserção da racionalidade ético-comunicativa na práxis empresarial como meio de mostrar, por um lado, sua existência no mundo vivido, por outro, seus limites e possibilidades no mundo empresarial sistêmico. A práxis ético-comunicativa pressupõe a existência ou a criação de um espaço público, isento de qualquer tipo de coação interna ou externa, no qual os indivíduos em interação podem livremente externar opiniões, sentimentos e descontentamentos, assim como questionar, inquirir, concordar, discordar, enfim argumentar, estabelecendo um verdadeiro diálogo. Esse fato assume relevância pois pode contribuir para a democratização das relações sociais dentro e fora das organizações, sendo, portanto, uma necessidade de caráter funcional, social e humana

    Resumo em Inglês:

    This work discuss the insertion of communicative ethics rationality in the business praxis as a mean to show its existence in the lifeworld, and also its limits and possibilities in the business world system. This communicative ethics praxis assume as necessary the previous existence and/or the creation of a public space free of any type of internal or external coercion, where individuals in interaction may freely express their opinions, sentiments and dissatisfactions, as well as their right to question, to inquire, to agree or disagree, at last to argument so as to establish a true dialogue. This fact assumes relevance once it may contribute to democratization of internal and external social relations.
  • Da descrição do caso à construção da teoria ou da teoria à exemplificação do caso? Uma das encruzilhadas da produção do conhecimento em administração e áreas afins Artigos

    Gondim, Sônia Maria Guedes; Sá, Márcio de Oliveira; Melo, Lívia Cruz Tourinho de; Barbosa, Silvia Teles; Vasconcellos, Clara Mutti; Gomes, Sabrina Torres

    Resumo em Português:

    A abordagem teórico-metodológica do estudo de caso é uma tendência na ciência social aplicada e, em especial, na administração. O objetivo deste artigo é o de discutir não só aspectos conceituais e metodológicos dessa abordagem apontados na literatura, como também analisar 158 artigos publicados no período de 2001 a 2004 nos ENANPADs e em quatro periódicos nacionais da área de administração. Uma das conclusões é a de que apesar de os estudos de casos serem apresentados de modo mais aprofundado do que superficial, a construção teórica associada à comparação com outros casos ainda é insuficiente. Reafirma-se também o predomínio da técnica qualitativa, pois a porcentagem encontrada em cada uma das publicações analisadas ultrapassou 75%. O uso de técnicas combinadas tem crescido nos últimos anos, em detrimento do uso isolado da técnica de entrevista. A ascensão do estudo de caso na atualidade torna necessário ampliar o diálogo de pesquisadores de diversas áreas para que a opção e a adoção a esse modo de fazer ciência sejam decorrentes da análise crítica e consciente de suas possibilidades e limites para a produção do conhecimento, em que pese a triangulação interna (várias fontes de coleta de dados) e a triangulação externa (que requer a explicitação clara dos procedimentos metodológicos adotados).

    Resumo em Inglês:

    Case studies have been increasingly applied in Social Sciences and especially in Business Administration. In this article we will discuss theoretical and methodological aspects highlighted in the case study literature and analyze 158 ENANPAD articles (2001-2004) as well as 4 national Business Administration Journals. One of the conclusions is that despite the fact that case studies are presented more thoroughly than superficially, the construction of theoretical models together with the comparison of other cases is presented in a limited way. Qualitative techniques stand out (more than 75%) and the isolated use of interviews has decreased compared with the combination of qualitative techniques. The increase of case studies nowadays makes it necessary to broaden the dialogue among researchers from different fields so that choosing and using this technique derive from the critical and conscious analysis of its limits and potentialities to produce knowledge, and internal triangulation (different data collection sources) as well as external triangulation (which demands clear explanation of the adopted methodological procedures) are taken into account.
  • O uso de meios eletrônicos no relacionamento do parlamentar com o cidadão nos municípios brasileiros Artigos

    Cunha, Maria Alexandra Viegas Cortez da; Santos, Ghabryelle Schwarzbach dos

    Resumo em Português:

    Há razoável concordância nas possibilidades de aumento de participação do cidadão pelo uso dos meios digitais. Mesmo aqueles que defendem uma imagem social na qual as formas de dominação e poder estão sendo potencializadas pela tecnologia de informação, acreditam que esse não é o destino inexorável da sociedade, podendo os meios de computação e comunicação serem utilizados para a ampliação da democracia. Este trabalho é um estudo exploratório sobre o uso de meios eletrônicos por vereadores brasileiros na comunicação com o cidadão, de municípios brasileiros com mais de quinhentos mil habitantes. As conclusões mostram que os parlamentares possuem endereço de correio eletrônico, mas não respondem as mensagens que a eles são enviadas. Os seus sítios mostram diferenças substanciais em conteúdo e qualidade. De um lado, os "santinhos eletrônicos", sem nenhum mecanismo de interatividade e se limitando à biografia política do vereador. No outro extremo, sítios que são um repositório da atuação do vereador e podem ser usados na interação com o cidadão, apresentando múltiplos artefatos de interatividade, com conteúdo recente e atualizado. Os sítios de alguns poucos desses vereadores confirmam o potencial de uso da tecnologia da informação para ampliação da prática democrática.

    Resumo em Inglês:

    There is some degree of consensus about the possibilities of digital media as a way to increase citizen participation. Even those who perceive a society in which various forms of domination and power are being leveraged by information technology still believe in the potential of computing and communications media to expand democracy. This article is an exploratory study of the use of electronic media by city council members to reach citizens, conducted in Brazilian cities with more than five hundred thousand inhabitants. The findings show that local representatives have e-mail addresses but do not reply to incoming messages. Their websites display substantial variations in content and quality. On one extreme, one finds mere "electronic fliers" that are limited to the political biography of the host and lack any interactivity mechanisms. On the other end of the range, sites provide full details about the councilperson's activities and multiple interaction devices, providing current, updated content. The websites of a few of these city council members confirm the potential of information technology for the enhancement of democratic practices.
  • O entendimento da contabilidade gerencial sob a ótica da teoria institucional Artigos

    Guerreiro, Reinaldo; Frezatti, Fábio; Lopes, Alexsandro Broedel; Pereira, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o paradoxo da estabilidade dos sistemas de contabilidade gerencial, ou seja, sobre as razões pelas quais as organizações, na prática, utilizam muito pouco a base conceitual disponível na teoria. A base conceitual da teoria da contabilidade gerencial é fundamentada na teoria neoclássica da firma, cujos pressupostos básicos são: (i) a maximização racional dos agentes econômicos e (ii) o equilíbrio geral proporcionado pelas forças de mercado. O estudo de caráter teórico apresenta críticas à teoria neoclássica e demonstra que, segundo a abordagem da denominada velha economia institucional (OIE - old institutional economics), a contabilidade gerencial praticada pelas empresas é uma instituição formada a partir de hábitos e rotinas que dão sentido aos relacionamentos dos grupos da organização. O estudo indica que as organizações não utilizam em larga escala as novas abordagens de contabilidade gerencial porque os processos de institucionalização dos novos conceitos efetivamente não ocorreram.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to carry out reflections towards explaining the paradox of management accounting stability, or, why the implementation level of new accounting techniques and concepts in companies is below the expected. Management accounting theory is strongly oriented by the neoclassical theory of the firm, but neoclassical economics was developed by economists to predict behavior at the industry and market levels. It was not intended as an explanation of the behavior of managers within firms. This paper criticizes neoclassical theory and argues that according the OIE - old institutional economics, management accounting can be seen as institution formed through habits and routines of a social group. The institutional approach enables organizations to reproduce and legitimate behaviors and to achieve organizational cohesion. This work indicates that firms do not implement new concepts from management accounting because these were not institutionalized.
  • Aos mestres de administração Artigos

    Fischer, Tânia; Nicolini, Alexandre Mendes; Silva, Manuela Ramos da
  • Concepções, práticas e desafios na formação do professor: examinando o caso do ensino superior de Administração no Brasil Artigos

    Souza-Silva, Jader C. de; Davel, Eduardo

    Resumo em Português:

    O principal propósito deste artigo é investigar o processo de formação do professor em Administração no Brasil e, mais particularmente, as concepções, as práticas e os desafios que envolvem tal formação. A pesquisa, de natureza qualitativa, sustenta-se na análise de discurso oriundo de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto aos representantes de entidades responsáveis pelo fomento e regulação do ensino superior de Administração no Brasil. Os resultados da pesquisa indicam significativa carência de políticas de formação do professor no ensino de Administração no Brasil, tanto por parte do governo quanto por parte das organizações de ensino superior em Administração. No entanto, também verificamos algumas iniciativas fecundas relacionadas à formação do professor em Administração que decorrem de parcerias interinstitucionais. Concepções e práticas da formação do professor convergem ao favorecer uma visão tradicional da aprendizagem como transferência hierárquica do conhecimento explícito. Convergem, também, ao ignorar a dimensão sócio-prática da aprendizagem em ações e programas formalmente institucionalizados.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to examine management faculty development in Brazil and associated conceptions, practices, and challenges in an attempt to contribute to the debate and stimulate the improvement of the quality and excellence of this process. This is a qualitative study based on the discourse analysis of five semi-structured interviews conducted with representatives from four organizations which regulate and promote management higher education in Brazil. Regarding current faculty development practices, we verified that they are nearly inexistent both from the government and the higher education institutions in management. Nevertheless, some fruitful initiatives come from interinstitutional partnership projects. Conceptions and practices of management faculty development converge in encouraging a traditional vision of learning as a hierarchical transference of explicit knowledge. These conceptions and practices also ignore the sociopractice dimension of learning motivated by institutionalized and formal polices and action.
  • A formação de mestres em administração: por onde caminhamos? Artigos

    Festinalli, Rosane Calgaro

    Resumo em Português:

    A observação de estudos que apresentam dados sobre o destino profissional dos egressos dos programas de mestrado mostra que a pós-graduação stricto sensu no Brasil acabou privilegiando a formação de profissionais que atuam no setor produtivo, em detrimento da academia. Partindo dessa constatação, este artigo busca discutir o papel da pós-graduação e a dicotomia existente, ou seja, a formação acadêmica e a formação para o mercado. No desenvolvimento do trabalho, a primeira parte apresenta uma discussão sobre a formação de docentes e sobre a formação de profissionais para as empresas. Na segunda parte é relatado o histórico da pós-graduação no Brasil; e em seguida, é descrita a flexibilização da pós-graduação stricto sensu que permitiu a criação do mestrado profissional. Na conclusão são apresentadas algumas contradições do sistema, as quais podem ser explicadas a partir da leitura dos documentos oficiais, que tanto na criação do mestrado acadêmico, quanto na criação do mestrado profissional e na avaliação realizada pela Capes, não diferenciam a formação para o mercado e a formação para a academia.

    Resumo em Inglês:

    The observation of studies which present data about the professional destination of master programs from students who are already graduated, shows that the post graduation stricto sensu in Brazil has ended up favoring the graduation of professionals who work in the productive sector, but not in the academic world. Coming from this evidence, this article tries to discuss the role of the post graduation and the differences that there are, or it is, the academic graduation and the graduation to the market. In the development of the work, the first part presents a discussion about the graduation of teachers and about the graduation of the professionals to the companies. In the second part it is told the history of the post graduation in Brazil, and finally, it is described the flexibility of the post graduation strictu sensu which allowed the creation of the professional master course. In the conclusion are presented some contradictions of the system, which can be explained from the reading of official documents, that as much in the creation of academic masters as in the creation of professional master and in the evaluation done by Capes, they don't differ in the graduation to the market and in the graduation to the academic system.
  • Ensino de administração: por uma pedagogia para a mudança Artigos

    Aktouf, Omar
  • A hiperatividade do professor bombril Artigos

    Alcadipani, Rafael
  • Praticando o que ensinamos: inovação na oferta do curso de graduação em administração - gestão para inovação e liderança da Unisinos Artigos

    Borba, Gustavo; Silveira, Teniza; Faggion, Gilberto

    Resumo em Português:

    As novas experiências na área de educação têm reforçado a importância de uma reavaliação do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação. Esta necessidade faz-se ainda mais presente em cursos que necessitam de uma forte vinculação com o mercado, o que ocorre na área de administração. Além disso, percebe-se a importância da identificação de habilidades e competências, as quais são valorizadas pelo mercado de trabalho e podem ser desenvolvidas durante a formação do administrador. Nesse sentido, o trabalho busca apresentar a experiência da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na construção de um curso de graduação inovador na área de administração. O processo de definição do curso, bem como as primeiras conclusões sobre a implantação do currículo são descritas no presente texto. Salienta-se que o curso está em sua segunda edição e, devido às características que serão aqui exploradas, é inovador na área de Administração no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    New experiences facing the education domain have stressed the importance of reconsidering the teaching and learning process in undergraduate courses. This is especially true, when you consider courses that are more market oriented like business courses. Furthermore, it is of paramount concern the identification of skills and competences that configure value to the market (i.e. organizations) and can be developed through the education process. In this sense, this paper aims to present the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) experience offering an innovative undergraduate business course. We discuss the process of course construction and the first results obtained with its implementation. At the moment of writing this paper, we had two different groups in two years and with the characteristics described here, this course is completely innovative in Business courses in Brazil
  • Engenhos e artes do ofício de ensinar: PCDA, um programa brasileiro Artigos

    Fischer, Tânia
  • Trends on management education an interview with Mary Jo Hatch Articles

    Davel, Eduardo; Melo, Vanessa Paternostro
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