Acessibilidade / Reportar erro
Organizações & Sociedade, Volume: 16, Número: 48, Publicado: 2009
  • A estrutura empresarial nos clubes de futebol Artigos

    Rodrigues, Marcio Silva; Silva, Rosimeri Carvalho da

    Resumo em Português:

    Considerando que a disseminação dos pressupostos empresariais (processo de empresarização) influencia diretamente na maneira como organizações de outras naturezas desenvolvem suas atividades e ressaltando a importância das organizações culturais em nossa sociedade, no presente texto, buscamos analisar os impactos da adoção de um comportamento empresarial na configuração estrutural do Figueirense Futebol Clube e do Sport Club Internacional. Para realizar esta pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizamos a técnica de estudo de multi-caso. Os entrevistados foram selecionados por julgamento e os dados foram coletados de duas formas: coleta de dados secundários (estatutos, normas, sites) e coleta de dados primários (entrevista semiestruturada e observação). Os resultados gerais indicam que ao serem influenciadas pelo processo de empresarização, ambas as organizações adotam características estruturais, atentando, inicialmente, para a obtenção de recursos financeiros. Essa condição, além de estar intimamente relacionada com a profissionalização das atividades (mecanismo de coordenação), desencadeou modificações nos outros elementos estruturais pesquisados (complexidade e centralização).

    Resumo em Inglês:

    Considering that the dissemination of business principals (enterprisation process) influences directly in the way how other organizations develop their activities and emphasizing the importance of cultural organisations in our society, in this text we tried to analyze the impacts of a business behavior adoption in the structural configuration of Figueirense Futebol Clube and Sport Club Internacional. In order, to accomplish this research of a descriptive-interpretative nature, we used a technique of multi-case study. The subjects were selected by judgement and the data were collected in two ways, secondary data colecting (statutes, norms, sites) and primary dada colecting, in depth (semi-structured interview and observation). The general results indicate that once influenced by enterprisation process, both organizations, structured themselves, aiming, at first, to obtain financial resources. This condition, besides being closely related to the professionalisation of activities (mechanism of coordination), causes changes in other researched structural elements (complexity and centralization).
  • PPPs e decisões de investimento na construção de estádios de futebol Artigos

    Cabral, Sandro; Silva Jr, Antonio Francisco A.

    Resumo em Português:

    O presente artigo objetiva discutir os limites e as possibilidades da utilização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para construção de estádios de futebol. Para tanto, primeiramente, discute-se as PPPs e seus riscos. A presença de riscos associados às PPPs suscita a incorporação da teoria de opções reais - instrumental capaz de lidar com situações de incerteza quando da análise de investimentos. Tendo como pano de fundo as discussões em torno da candidatura da cidade de Salvador como sede à Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil, realizamos um exercício que ilustra as condições em que as PPPs são adequadas para a viabilização de uma nova arena esportiva apta a atender os padrões estipulados pela FIFA. Para operacionalizar o problema, estabelecemos uma metodologia de cálculo para o prêmio de um seguro a ser contratado para situações de baixa demanda. Ao final do artigo conclui-se que, em função das incertezas de demanda associadas à bilheteria de jogos de futebol, em parte condicionadas ao desempenho esportivo dos mandantes dos jogos, empreendimentos no entorno do estádio são essenciais para mitigar os riscos e, por conseqüência, viabilizar as PPPs.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we discuss the issues related to public-private partnership (PPPs) for building football stadiums. First of all we discuss the PPP and its risks. The uncertainties associated to the PPP and to the investments are incorporated in a real options model. As the city of Salvador is a candidate city for the Fifa 2014 World Cup, we simulate some alternatives for the financial viability of the stadium in Salvador. So, we calculate the insurance premium for situations of low demand of public. We conclude that uncertainties associated to the public demand require investments in the neighborhood of the stadium to mitigate the risks and to make the PPP viable.
  • "Amar é ser fiel a quem nos trai": a relação do torcedor com seu time de futebol Artigos

    Espartel, Lélis Balestrin; Müller Neto, Hugo Fridolino; Pompiani, Ana Emília Mallmann

    Resumo em Português:

    O propósito deste artigo foi analisar os sentimentos manifestados pelo torcedor de futebol em relação ao seu time, com foco nas condições que determinam sua fidelidade. Foram aplicadas as bases teóricas do relacionamento da empresa com o cliente no contexto do futebol, avaliando-se os constructos satisfação, confiança, valor e lealdade. Para sustentação empírica, uma pesquisa de campo foi realizada com 441 universitários e os dados analisados por técnicas uni e multivariadas. Os resultados mostram que jogadores, técnicos e dirigentes têm a maior parte da responsabilidade em satisfazer e fidelizar os torcedores. Uma significativa parcela de fidelização pode, porém, ser ganha por meio de ações gerenciais dos clubes, tais como a garantia de segurança nos estádios, a valorização dos jogadores, o aumento de conforto no estádio e outras manifestações de atenção ao torcedor. Foi confirmado o impacto da satisfação na lealdade, mas há condições específicas para essa relação se verificar.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper was to investigate the feelings of soccer fans related to their team, focused on the conditions that foster their fidelity. Theoretical backgrounds of company-client relationship were employed in the soccer game environment. Satisfaction, trust, value and loyalty were assigned. Empirical validation was provided by a survey with 441 students and data analyzed with uni and multivariate statistic techniques. Results show that players, coaches and executives have the great amount of achieving satisfaction and fidelity of fans. However, significant part of loyalty may be achieved by management actions like to assure security in stadium, to highlight players, to increase stadium comfort and other manifestations of care with fans. It was confirmed the impact of satisfaction on loyalty, although there are specific conditions to establish this relationship.
  • Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa" Artigos

    Albino, José Coelho de Andrade; Carrieri, Alexandre de Pádua; Figueiredo, Diego; Saraiva, Frederico Heitmann; Barros, Frederico Luiz Ribeiro Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clube-empresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of the accomplished research that aimed the understanding of Sport Club Internacional's corporative identity constitution process, one of the first and most successful Brazilian clubs to become a club-company. The article deals, mainly, about how the club constructed and is managing its roles of club and company. This study combines the branding theories, essentially the branding's second wave, that considers the identity as fluid and a result of the political negotiations between coalitions of power established between internal and external stakeholders, with the sociology of Pierre Bourdieu, mostly the field, habitus, capitals and trajectory constructs.
  • Redes interorganizacionais, poder e dependência no futebol brasileiro Artigos

    Carvalho, Frederico A. de; Marques, Maria Cecilia Pinto; Carvalho, José Luis Felicio

    Resumo em Português:

    A partir do caso de um clube de futebol profissional, a pesquisa procura construir uma rede interorganizacional de modo a identificar os atores envolvidos e a examinar como se estabelecem relacionamentos entre eles. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas com informantes diretamente envolvidos no caso e com outros profissionais relevantes. As análises focalizaram relações duais: televisão / esporte; esporte / patrocinador; e televisão / patrocinador. Observou-se que a maior empresa nacional de televisão, representando uma emissora aberta e um canal fechado, é a grande detentora do poder na rede, sendo a única empresa de transmissão capaz de pagar os direitos cobrados e, assim, oferecer um recurso essencial para as entidades esportivas e para os patrocinadores, que é a exposição. Os patrocinadores, também, são importantes para as entidades esportivas, pois representam, em média, 25% das receitas dos clubes. As entidades esportivas, a seu turno, fornecem o "produto" - o "desempenho esportivo" - mas, em função de sua relativa debilidade financeira, têm apenas reduzido poder na rede.

    Resumo em Inglês:

    Starting from the case of a professional football club, the paper intends to build the whole interorganisational network it belongs to in such a way that involved actors be identified and their mutual relationships be examined. Data have been collected from semi-structured interviews whose respondents were selected for their direct or indirect participation in the network. Analysis has focused on three dual relationships - television / sport, sport / sponsor, and television / sponsor. It has been found that the largest Brazilian communications company, including both an open-signal and a cable channel, holds the biggest power along the network. Sponsors are also important to the extent that they represent some 25% of clubs' receipts. Sport organizations produce and provide the "service" - say, the "sport show" - yet have reduced power in the network, probably due to their relatively weak financial standing.
  • Futebol, arte e política: a catarse e seus efeitos na representação do torcedor Artigos

    Hollanda, Bernardo Borges Buarque de

    Resumo em Português:

    O presente artigo acompanha os desdobramentos do conceito de catarse na tradição filosófica ocidental. Seu intuito é compreender como se deu a passagem do elemento catártico, originado nos domínios do teatro, para o universo esportivo na vida contemporânea. Para isto, analisa-se a maneira pela qual os princípios aristotélicos de representação dramática, cujo efeito sobre o público espectador seria o escoamento das tensões, foram deslocados das artes cênicas para os esportes no século XX. Tal deslocamento permite que se entenda o preconceito intelectual em torno do futebol, visto como fenômeno de alienação das massas, sucedâneo da religião como "ópio do povo". Com base nos apontamentos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, procura-se uma via alternativa dentro da própria tradição marxista, capaz de identificar na experiência dos esportes a desconstrução da "ilusão" cênica, o que se torna possível graças à nova percepção do papel do espectador na modernidade.

    Resumo em Inglês:

    The following article is about how the concept of catharsis has developed in western philosophical tradition. Its goal is to understand how the cathartic element evolved from its original field, which was drama, to the field of sports in contemporary life. Thus, it is analyzed how Aristotle's principles about dramatic representation and its effects on audiences' outflow of tension have moved from drama to sports in the twentieth century. This move favors to understand the reason why there is intellectual prejudice against soccer, a game frequently seen as mass alienation and as the substitute of religion in the role of "people's opium". Basing upon German play writer Bertolt Brecht and also on a new perspective about audiences in modern times, an alternative but still Marxist view is sought; one able to see in sports a deconstruction of scenic "delusion".
  • Futebol, nação e o homem brasileiro: o "complexo de vira-latas" de Nelson Rodrigues Artigos

    Pinho, José Antonio Gomes de

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva discutir a contribuição que Nelson Rodrigues, normalmente mais conhecido como teatrólogo, deu à compreensão do futebol brasileiro e do papel que este desempenhava na sociedade brasileira. Suas crônicas futebolísticas constituíam-se em uma forma de ver o jogador brasileiro e, por extensão, o homem brasileiro e a própria nação. Localizamos o estatuto teórico que Rodrigues abraça, ainda que certamente não de forma consciente, no Romantismo, o que demandou uma breve incursão por essa corrente e seu desdobramento no Brasil. Antes de recorrer à obra rodriguiana, o artigo voltou-se para mostrar a importância do futebol no contexto brasileiro, desde o começo do século XX. A contribuição mais decisiva de Rodrigues constitui-se no chamado "Complexo de Vira-Latas" que se tornou célebre. Estabelecemos um diálogo entre o autor e a corrente teórica do Romantismo, mas, também, incorporamos outros elementos do mundo hobbesiano, caros à linha de pensamento do autor. Por fim, fizemos, ainda que brevemente, um cotejo de suas idéias com as de Roberto DaMatta, um rodriguiano, mas que chama a atenção para pontos que negam o Romantismo, ainda que não totalmente.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the outstanding contribution given by Nelson Rodrigues, usually known as theater writer, to understanding the Brazilian football and the role it plays in Brazilian society. His football chronicles turned into a particular way of seeing the Brazilian football player and, as consequence, the Brazilian man and the Nation itself. Rodrigues has been seen as belonging to the Romantic theoretical field which lead us to analyzing the main aspects of this current as well as the form it assumed in Brazil. Before starting using Rodrigues chronicles, this article shows the importance of football in the Brazilian context, since the beginning of the 20th century. The key Rodrigues contribution has been the so-called Vira-Latas Complex, a complex of inferiority felt by Brazilians, in the football scene as well as in the national life as a whole. Along the text a link between the author and Romantism was developed, including, as well, hobbesian elements which belong to Rodrigues' hard thought. In the end, the article introduces, although in a short way, some ideas of Roberto DaMatta, a contemporary author also focusing in football, who shares some Rodrigues' ideas, but provokes a rupture with Romantism, searching for a more structural approach to understand football and Brazilian society and nation.
  • O futebol na formação de crianças nos anos 1960: imaginário, organização e uma caixa de sapatos Documento

    Lima, Juvêncio Braga de
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br