Acessibilidade / Reportar erro
Organizações & Sociedade, Volume: 18, Número: 58, Publicado: 2011
  • Apresentação

    Pinho, José Antonio Gomes de
  • Mudanças estratégicas das empresas calçadistas do Vale do Rio dos Sinos

    Schmidt, Serje

    Resumo em Português:

    A cadeia produtiva coureiro-calçadista tem passado por mudanças significativas na sua forma de operação em face às profundas mudanças ocorridas no ambiente competitivo internacio- nal, o que exige das organizações uma nova visão sobre o seu posicionamento estratégico. Este artigo tem o objetivo de identificar o posicionamento estratégico das empresas calçadistas do Vale do Sinos, com base nas tipologias de Porter (1980), Mintzberg (2006) e Barney e Clark (2007). Esta pesquisa enquadra-se como descritiva e qualitativa. Entrevistas em profundidade foram conduzidas com especialistas no setor coureiro-calçadista, que apontaram uma mudança no posicionamento estratégico dessas empresas. De um perfil industrial com foco em baixo custo, as empresas aprumaram-se para um perfil mais voltado ao mercado, oferecendo elementos de diferenciação. Sugere-se, ao final, uma reflexão sobre o que foi aprendido com este episódio, bem como colocar em prática ações preventivas para sustentar esta nova posição competitiva.

    Resumo em Inglês:

    The operational side of the chain of production in the leather goods and footwear industry has undergone significant changes in response to the profound changes that have taken place in the international competitive environment and this requires a new strategic vision. The objective of this article is to identify the strategic positioning of the footwear manufacturers located in the "Vale do Sinos" according to the classifications described by Porter (1980), Mint- zberg (2006) and Barney and Clark (2007). This is a descriptive and qualitative study. In-depth interviews were carried out with specialists in the leather goods and footwear industry. Starting from an industrial profile focused on low costs, these companies have realigned themselves to a more market-oriented profile, offering elements of differentiation. The paper ends by suggesting that it is necessary to reflect on what has been learnt during this phase and take precautionary measures to sustain this new competitive position.
  • Coronelismo: um referente anacrônico no espaço organizacional brasileiro contemporâneo?

    Martins, Paulo Emílio Matos; Moura, Leandro Souza; Imasato, Takeyoshi

    Resumo em Português:

    A partir de Coronelismo, Enxada e Voto, de Victor Nunes Leal (1949) - obra clássica interpre- tativa do Brasil -, o referente coronelismo vem sendo estudado como uma manifestação singular de poder/autoridade do espaço organizacional brasileiro. Para alguns, entretanto, esse referente se apresenta como uma forma histórica datada de mandonismo, característica do cenário político brasileiro da República Velha. Neste ensaio, analisamos a pertinência ou não-pertinência da sobrevivência desse referente no espaço organizacional do Brasil atual. A reflexão aqui formulada postula que o coronelismo tem sobrevivido historicamente no ambiente brasileiro, quer no seu significante transformado coronelismo eletrônico como, ainda, sob outras formas de manifestação. A análise ora proposta revela que as semioses desses referentes linguísticos apresentam os traços semiológicos semelhantes. Como conclusão, postula-se que o referente genérico coronelismo, ao sofrer re-significações ao longo da História, tem-se mantido como forma viva e singular de mandonismo da cultura política organizacional no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Since the publication of the "Coronelismo, Enxada e Voto" by Victor Nunes Leal (1949) - a classical interpretative work about Brazil -, the 'coronelismo' referred to has been studied as a particular manifestation of authoritarianism in Brazil. Some scholars, however, argue that this should be regarded only as a historically-bound form of 'mandonismo', a characteristic of the Brazilian Old Republic period. In this article we analyze the pertinence of 'coronelismo' in the organizational space of contemporary Brazil. The thesis of this paper postulates that 'coronelismo' has survived in modern Brazilian context, either with its transformed meaning of 'coronelismo eletrônico' or in other manifestations. The analysis shows that the ideas associated with the 'coronelismo de enxada' and 'coronelismo eletrônico' present similar semiological elements. In conclusion, it is postulated that the general use of 'coronelismo' has been re-signified throughout history as a singular form of authoritarianism in Brazilian political culture.
  • A política científica e tecnológica e as demandas da inclusão social no governo Lula (2003-2006)

    Serafim, Milena Pavan; Dagnino, Renato Peixoto

    Resumo em Português:

    Este artigo parte da percepção de que houve um fortalecimento da questão social, em especial da inclusão social, no Governo Lula. Seu objetivo é analisar em que medida a Política Científica e Tecnológica incorporou modificações e/ou preocupações semelhantes em sua agenda. Para tanto, apresentamos a trajetória dessa política, destacando o período mais recente. Ao analisar documentos oficiais e bibliografias especializadas, constatamos que a criação da Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social deve ser reconhecida como o surgimento de um novo espaço de disputa, ainda que assimétrica e frágil, no qual os atores antes excluídos do processo de conformação da agenda da PCT podem agora tomar parte.

    Resumo em Inglês:

    This paper is based on the perception that there has been increasing concern towards social issues in Brazil, particularly that of social inclusion, during the Lula Administration. The main objective of this paper is to analyze to what degree the agenda of science and technology policy has incorporated similar changes or concerns. We therefore explore the trajectory of this policy, in particular the more recent period. Based on the study of official documents and specialized references, we note that the creation of the National Secretary of Science and Technology for Social Inclusion should be recognized as the emergence of a new field for political struggle, albeit still asymmetrical and frail, in which previously excluded actors may now take part in the agenda setting.
  • Avaliação da qualidade de atributos específicos de instituições de ensino superior em cursos privados de administração em Joinville, SC

    Mainardes, Emerson Wagner; Domingues, Maria José Carvalho de Souza

    Resumo em Português:

    Em um mercado de ensino superior competitivo, como é o caso do Brasil, possuir uma imagem de qualidade tem sido fundamental para atrair e reter alunos em uma instituição de ensino superior (IES). Este estudo objetivou avaliar a qualidade de atributos específicos das IES que oferecem cursos de graduação em administração em Joinville, SC. Para a realização desta pesquisa, buscaram-se estudos que tratam da qualidade de atributos específicos das organizações educacionais, encontrando-se 13 atributos que medem a qualidade de uma IES, no que se refere especificamente à instituição. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativa-descritiva junto aos alunos formandos em duas das cinco IES que oferecem a graduação em administração em Joinville. Aplicou-se um questionário estruturado não disfarçado, com perguntas fechadas, junto a 292 formandos destas duas IES. Com os dados coletados, caracterizaram-se os formandos e identificaram-se os atributos com desempenhos mais e menos satisfatórios quanto à qualidade destas IES. Encontrou-se, também, os atributos que mais contribuem para a percepção de qualidade da instituição na visão dos alunos. As IES foram bem avaliadas em termos de qualidade, sendo que a imagem da IES para a comunidade, a qualidade da IES com relação à inovação e com relação ao desenvolvimento de novos cursos são os atributos de melhor desempenho segundo os alunos.

    Resumo em Inglês:

    In the market of competitive higher education, as is the case in Brazil, possessing a quality image is fundamental to attracting and to keeping students at Higher Education Institutions (HEI). This study evaluates the specific quality attributes of HEIs that offer degree courses in administration in Joinville, SC. In order to do this, studies that deal with the specific attributes of quality in educational organizations were identified. 13 attributes that measure the quality of an HEI, specifically with regard to the institution were included. Then a quantitative-descriptive research was carried out among graduates from two of the five HEIs that offer courses in administration in Joinville, SC. A structured questionnaire was applied, with closed questions, to 292 graduates from these two HEIs. With the collected data these graduates were characterized and the attributes of best and worst attributes for quality were identified. Also attributes that contribute more to the perception of quality of the institution from the students' vision were also identified. The HEIs were well appraised in terms of quality, and the image of HEI for the community, the quality of HEI regarding innovation and the development of new courses, are the attributes that are of greatest importance according to the students.
  • Processo orçamentário: uma aplicação da análise substantiva com utilização da grounded theory

    Frezatti, Fábio; Nascimento, Artur Roberto do; Junqueira, Emanuel; Relvas, Tânia Regina Sordi

    Resumo em Português:

    Diante da constatação de que os estudos sobre o orçamento exploram o fenômeno de forma reducionista, este artigo tem por objetivo propor uma teoria substantiva abrangente e fundamentada em dados empíricos para a análise do orçamento. Essa abordagem considera seus elementos constituintes e suas interdependências. Isso foi feito por meio da aplicação da abordagem indutiva fundamentada nos dados empíricos (grounded theory), sob o paradigma qualitativo. O foco de análise foi uma instituição financeira de grande porte e o trabalho de campo foi desenvolvido ao longo de dois anos, envolvendo vários níveis gerenciais. A contribuição do trabalho advém da disponibilização de framework para o tratamento do tema em um contexto amplo, o que permitiu entender aspectos que deixariam de ser considerados com uma abordagem de análise mais restrita e menos abrangente. Como produto da teoria substantiva, cinco proposições foram desenvolvidas com a perspectiva de serem aplicadas nas organizações.

    Resumo em Inglês:

    Considering the fact that studies into budgeting basically use a reductionist approach, this paper proposes a comprehensive substantive theory based on empirical data to be used in budget analysis. This approach takes into consideration its elements and interdependence by applying the inductive approach based on empirical data (grounded theory) on a qualitative paradigm. The focus was an in-depth two-year study of a large Brazilian financial institution involving several management levels. The main contribution of the study is as a framework that treats all elements of the budget process in a comprehensive and coherent fashion, otherwise impossible using a reductionist approach. As products of the substantive theory, five propositions were developed to be applied in organizations.
  • O gerente-ciborgue: metáforas do gestor "pós-humano"

    Tureta, César; Tonelli, Maria José; Alcadipani, Rafael

    Resumo em Português:

    Este ensaio teórico tem por objetivo apresentar a metáfora do gerente-ciborgue como um "instrumento" analítico capaz de apreender as recentes transformações ocorridas no mundo do trabalho, tomando como referência o redirecionamento do conceito de "social", que considera a coexistência humana como constituída por elementos materiais. As fronteiras que antes demarcavam a divisão entre humanos e não-humanos já não são muito claras, pois os materiais representam elementos indispensáveis para a produção de ações e desempenho de atividades no trabalho. Argumentamos que ampliar o escopo analítico para a participação dos não-humanos nas atividades dos gerentes permite a compreensão de recentes fenômenos que surgem no espaço de trabalho, principalmente àqueles vinculados a novas tecnologias. Concluímos que a análise das relações de trabalho, por meio da metáfora do gerente-ciborgue, possibilita entender alguns aspectos críticos que esse trabalhador tem vivenciado, além de se apresentar como uma lente de análise interessante para futuras investigações empíricas acerca das implicações e alterações que a participação dos elementos não-humanos gera nas atividades dos gerentes.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to present the cyborg-manager metaphor as a useful analytical "tool" to understand the recent changes that have taken place in employment relationships. We take as point of departure the redirection of the "social" concept, which considers human coexistence as consisting of material elements. The boundaries that established the division between humans and non-humans are no longer very clear, because materials are indispensable elements for action and performance of activities at work. We argue that extending the analytical scope to include the participation of non-humans in management activities, enables a comprehension of some phenomena that arise in the workplace, particularly those related to new technologies. We conclude that employment relationships analysis through the cyborg-manager metaphor allows an understanding of some critical aspects experienced by employees, as well as offering an interesting lens of analysis for future empirical research related to the participation of these elements in management activities.
  • Evolução do ensino de marketing: um breve histórico

    Bacellar, Fátima Cristina Trindade; Ikeda, Ana Akemi

    Resumo em Português:

    Com pouco mais de 100 anos de existência, a história do ensino de Marketing é muito rica e muito se pode aprender com as experiências de professores e alunos que nos antecederam. É importante voltar no tempo e observar como Marketing era visto e ensinado em sua origem e como isso evoluiu com o passar dos anos, sob o impacto das mudanças nos contextos social, político e econômico, chegando até o que hoje entendemos pela disciplina e, portanto, ensinamos a nossos alunos. Para a realização de tal exercício, foi feita uma revisão bibliográfica abrangendo publicações importantes da área. A história do ensino de Marketing é apresentada em quatro fases, desde quando os primeiros cursos começaram a ser oferecidos até os dias atuais. Conclui-se que esse esforço pode contribuir muito para a compreensão dos processos e problemas pelos quais passamos e, conseqüentemente, para uma reflexão sobre os caminhos a seguir no futuro.

    Resumo em Inglês:

    The history of marketing education is rich, spanning more than100 years, and much can be learned from teachers' and past students' experiences. It is important to go back in time and observe how marketing was originally seen and taught and how it has evolved with social, political, and economic changes. It is important to understand what we understand by marketing today and therefore how we convey the subject to our students. To do so, a literature review was made using the Journal of Marketing as the main focus, but other important publications in the area were also included. The history can be presented in 4 phases. Our findings can contribute to understanding the processes and problems that all marketing academics face and consequently help signal the route to follow in the future.
  • Essa roupa é a minha cara: a contribuição do vestuário de luxo à construção da auto-imagem dos homossexuais masculinos

    Altaf, Joyce Gonçalves; Troccoli, Irene Raguenet

    Resumo em Português:

    Apesar da crescente busca de conhecimento sobre o comportamento de determinados sub-grupos, pouco se sabe acerca dos hábitos do consumidor homossexual masculino brasileiro. Com isto em mente, o presente estudo buscou entender a relação entre o construto do auto-conceito e o comportamento do consumidor homossexual masculino no mercado de vestuário de marcas de luxo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com entrevistas em profundidade, com 12 sujeitos representativos desta sub-cultura, destinadas a captar e a analisar sua percepção a respeito do tema enfocado. Identificou-se que não existe uma unanimidade na forma como o vestuário de luxo pode contribuir para a construção da auto-imagem do consumidor, variando de acordo com a personalidade do indivíduo, com seu momento de vida e, até mesmo, com suas necessidades momentâneas. Por outro lado, ficou claro que o vestuário de luxo é de grande importância para a construção da auto-imagem deste público muito embora a intensidade desta importância varie de indivíduo para indivíduo tendo-se concluído que o auto-conceito influencia diretamente no comportamento de compra do homossexual masculino neste mercado.

    Resumo em Inglês:

    In spite of the growing interest in the behaviour of certain subgroups, little is known about the habits of the Brazilian male homosexual consumer. The present study attempts to fill this gap as regards the relationship between the concept of self and the behaviour of the male homosexual consumer in the luxury clothing market. A qualitative exploratory research with 12 homosexuals was conducted in order to understand their opinion about this matter. The conclusion drawn is that there is no unanimity as to the way luxury clothing may contribute to these consumers' self image: it varies according to personality, the moment in their lives, and even their present needs. On the other hand, it became clear that luxury clothing is very important for the self image building of male homosexuals - albeit to varying extents depending on each person - and we conclude that the concept of self directly influences the buying behaviour of the male homosexual.
  • Viver as contradições e tornar-se sujeito na produção social de nosso espaço de práticas Ideias Em Debate

    Misoczky, Maria Ceci; Goulart, Sueli
  • Internacionalizar é preciso, produzir por produzir não é preciso Ideias Em Debate

    Cabral, Sandro; Lazzarini, Sérgio Giovanetti
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br