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Organizações & Sociedade, Volume: 19, Número: 63, Publicado: 2012
  • Apresentação

    Pinho, José Antonio Gomes de
  • Sustentabilidade na educação corporativa e o desenvolvimento de competências societais

    Brunstein, Janette; Scartezini, Vivian Neri; Rodrigues, Andrea Leite

    Resumo em Português:

    Em sua dimensão político-societal, competência começa a fazer parte da agenda dos modelos de desenvolvimento de pessoas nas organizações, sobretudo, sob o mote da sustentabilidade. Partindo dessa premissa, este artigo investiga se há conteúdo relevante por trás dessas propostas educativas ou se elas, simplesmente, tornam os pressupostos da sustentabilidade funcionais ao sistema corporativo sem que alguma mudança substancial esteja de fato em curso. Mais especificamente, este estudo se apoia em dois eixos: primeiro, procura discutir o conceito de competência societal; segundo, busca analisar uma experiência de educação executiva de desenvolvimento de gestores em questões relacionadas à sustentabilidade, o Programa de Desenvolvimento de Líderes para Sustentabilidade (PDLS). O estudo, de natureza qualitativa, foi conduzido em uma instituição financeira que se tornou destaque na mídia e passou a ser reconhecida como ator social destacado, por levar à frente a ideia de inserir a sustentabilidade na prática dos negócios. Os resultados revelam um programa impactante que se, por um lado, permitiu que o discurso dos gestores se tornasse competente, por outro, nem sempre correspondeu a uma ação que atingisse o mesmo patamar de excelência. Os gestores participantes adquiriram conhecimento e visão crítica, mas, ainda, enfrentam dificuldades para harmonizar os objetivos do negócio com princípios de sustentabilidade. Mesmo com formação avançada sobre o tema, os paradoxos da ação permanecem presentes quando se trata de dar vida a esta ideia força chamada sustentabilidade.

    Resumo em Inglês:

    Competence, in its political-societal sense, is becoming part of the agenda of development of people within organizations in the category of sustainability. This article investigates whether there is a relevant content behind these educational proposals or whether they simply use of the term sustainability for the corporate system, without making any substantial changes. More specifically, the objective of this paper is ground on two axis: first a discussion about the concept of societal competence and second an analysis of a managers' development experience in issues related to sustainability: the Leadership Development Program (LDP) for Sustainability. The study, of qualitative nature, was conducted in a financial institution which gained media coverage as a prominent social actor for its work in inserting sustainability into the business practice. The outcomes reveal a robust program which trained managers but on the other hand, action did not always reach the same level of excellence. The participating managers acquired knowledge and critical insight, but they still struggled to harmonize business objective with the principles of sustainability. Even with advanced training, the paradoxes of action remain.
  • A emergência das competências coletivas a partir da mobilização de diferentes grupos de trabalho

    Klein, Maria Josefina; Bitencourt, Claudia

    Resumo em Português:

    As competências coletivas podem ser compreendidas a partir de diferentes contextos. Para este artigo, foi escolhido a dinâmica e resultado da equipe. Assim, buscou-se compreender o desenvolvimento de competências coletivas a partir da interação estabelecida entre diferentes grupos de trabalho. Para tanto, utilizou-se um referencial teórico com base na abordagem social das competências, destacando-se os autores franceses e suecos. Desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo, no qual a empresa selecionada deveria ter a cultura do trabalho em grupo e, neste contexto, foi escolhido um processo estratégico que dependesse da mobilização de diferentes grupos. O processo apresentado é o da Parada Geral de Manutenção, na empresa UNIB-RS/Braskem. Como resultados, foram estabelecidos dois níveis de análise: (1) o nível micro, que buscou compreender os elementos constitutivos das competências e (2) o nível macro, focado nos resultados alcançados via esta mobilização. Baseado nesses achados, foram propostos dois conceitos sobre competências coletivas, com diferentes enfoques. O primeiro enfatizando o processo de desenvolvimento dessas competências, e o segundo, o resultado de tais competências.

    Resumo em Inglês:

    Collective competencies can be understood from different contexts. For this article we chose the dynamics and outcome of the team. The paper aims to understand the development of collective competencies established by the interaction among different working groups. For this purpose, we used a theoretical approach based on social competencies, in which French and Swedish authors were highlighted. We developed a qualitative case study, in which the selected company should have a teamwork culture and, in this context we chose a strategic process that relied on the mobilization of different groups. The case presented was Turnaround Maintenance, in UNIB-RS/Braskem. The results indicated two levels of analysis: (1) the micro level, which aimed to understand the constituent elements of collective competencies and (2) the macro level, focused on results of those competencies. Based on our findings we propose two concepts of collective competencies. The first one emphasizes the process of developing these competencies and the second is based on their results.
  • Competências gerenciais desenvolvidas por profissionais de diferentes formações

    Godoy, Arilda Schmidt; D'Amelio, Marcia

    Resumo em Português:

    Este estudo orienta-se pela seguinte questão de pesquisa: quais competências são desenvolvidas e utilizadas por gestores de origens profissionais distintas? Para respondê-la, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa básica, visando a identificar, descrever e analisar, comparativamente, as competências gerenciais desenvolvidas e utilizadas por gestores com formação em engenharia, psicologia e administração de empresas de uma empresa do setor de saneamento ambiental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quinze gerentes, e os resultados indicaram que o processo de mobilização e articulação das competências gerenciais ocorreu vinculado ao enriquecimento de experiências e vivências profissionais. Os dados evidenciaram que quando os sujeitos passaram da carreira profissional para a gerencial, houve mudança na forma de enxergar o trabalho, sobretudo pelo redimensionamento da responsabilidade. Atingir resultados, não mais como consequência exclusiva de seu esforço, mas pela ação de outras pessoas, passou a ser o grande desafio. As competências gerenciais se formaram apoiadas na integração entre aprendizagem formal e informal. Foram detectadas, ainda, peculiaridades nas capacidades aprendidas pelos gestores em função da origem profissional e na ênfase concedida no dia a dia.

    Resumo em Inglês:

    This study is guided by the following research question: which competences are developed and used by managers from different professions? In order to answer this question, a basic qualitative research was developed to identify, describe and analyze comparatively the managerial competences developed and used by managers from different professions - engineers, psychologists and administrators - of a company in the environmental sanitation sector. Data was collected through semi-structured interviews with fifteen managers. The results show that the process of mobilization and articulation of managerial competences is linked to the enrichment of experiences. The data shows that when managers move to a career in management, there is a change in how they see the work, especially because of the increasing responsibility assumed. Results were achieved, not only because of their effort, but through the action of others which became the biggest challenge. Management competences were acquired through both formal and informal learning. Some peculiarities were found in competences learned by managers as a function of their professional background and their day to day activities.
  • Gestão pública por resultados: contrato de gestão como indutor de melhorias em um hospital universitário

    Luedy, Almerinda; Mendes, Vera Lúcia Peixoto S.; Ribeiro Júnior, Hugo

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa em que medida o contrato de gestão vem alcançando resultados na melhoria do desempenho de um Hospital Universitário (HU). Parte-se do pressuposto de que o sucesso da contratualização depende de mudanças na estrutura organizacional, no processo de produção e nas relações entre os agentes, para reduzir o caráter fragmentário das Políticas Públicas. Foi revisado o debate sobre os ciclos de mudanças gerenciais, à luz da abordagem do Novo Gerencialismo da "Teoria da Fragmentação" das políticas públicas, e realizado estudo de caso de natureza qualitativa, exploratória e analítica, em um HU que possui contrato de gestão. Utilizam-se a análise documental e entrevistas semiestruturadas, sendo os dados interpretados mediante análise categorial de conteúdo. As estratégias e mudanças organizacionais decorrentes da contratualização produziram resultados referentes ao modelo de gestão, como o aumento do desempenho hospitalar, define critérios de controle e avaliação, e mudança na estrutura organizacional, possibilitando uma gestão mais descentralizada e participativa. Conclui-se que as mudanças decorrentes do contrato de gestão impactaram positivamente nos indicadores de desempenho, elevando a eficiência e efetividade e mostrando que é possível integrar as Políticas de Saúde e Educação, evitando-se a fragmentação das Políticas Públicas.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the extent to which management contracts have achieved results in improving the performance of a University Hospital. This is based on the assumption that success in contracting depends on changes in the organizational structure, in the production process and relations between agents to reduce the fragmentary character of Public Policy. The debate about cycles of management change was reviewed in the light of the New Managerialism approach "Theory of Fragmentation" of Public Policy. Document analysis and semi-structured interviews were used, and the data was interpreted by analyzing categorical content. The strategies and organizational changes resulting from contracting yielded results for the management model, increased hospital performance, defined control criteria and evaluation, changed the organizational structure, enabling a more decentralized and participatory management. We conclude that the changes resulting from management contracts positively impacted performance indicators, increasing efficiency and effectiveness and that it is possible to integrate Health Policy and Education, avoiding the fragmentation of Public Policies.
  • Instrumentos governamentais na implementação da Política Nacional de Museus

    Ollaik, Leila Giandoni; Medeiros, Janann Joslin

    Resumo em Português:

    Este artigo identifica como diferentes instrumentos governamentais são utilizados na implementação da Política Nacional de Museus e como se relacionam com o objetivo governamental de democratização do acesso. Os resultados sugerem que o instrumento de assistência financeira apresenta maior capacidade de democratização do acesso, bem como trazem proposições a serem testadas em pesquisas futuras: o instrumento renúncia fiscal, por ser baseado no mercado, reforça a concentração do mercado; o instrumento gestão direta tem seus efeitos limitados aos locais onde há presença do Estado, portanto com limitado poder de desconcentração; e o instrumento assistência financeira é o que apresenta indícios de poder melhor democratizar as oportunidades de acesso.

    Resumo em Inglês:

    This article identifies how different government instruments are used in the implementation of the National Policy for Museums and how they relate to the governmental goal of democratizing access. The first part defines the term government instruments, exposing its theoretical framework. The National Policy for Museums is described and its instruments are identified. The second part explains the methodology used for a comparative analysis, and describes the selected variables: incentives, autonomy, information, and complexity. The third part develops the comparative analysis of three instruments: direct management, tax waver, and financial assistance. The results suggest that the instrument financial assistance has a better ability to democratize access. The conclusion suggests proposals to be tested in future research: the tax waiver instrument, being based on the market, strengths the market concentration; direct management has limited effects, circumscribed to places where there is the presence of the state, with limited power to de-concentrate; and financial assistance instrument is the best instrument to democratize opportunities to access museums.
  • Turismo em territórios de grande densidade religiosa

    Guillaumon, Siegrid

    Resumo em Português:

    O turismo tem sido entendido por organismos internacionais como atividade com grande potencial para promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, que valoriza a cultura e promove a preservação das paisagens naturais. Seguindo as diretrizes internacionais, no Brasil, o turismo passou a ser entendido como uma indústria com grande potencial para gerar empregos e divisas, e se fortalece por meio da promoção da diversidade cultural, que pode estar associada às diversas culturas materiais e religiosas. Para compreender a gestão do turismo em contextos que articulam cultura, religião e desenvolvimento territorial, este ensaio teórico aponta limitações nos dois conceitos disponíveis na literatura, quais sejam, o conceito de turismo cultural e o conceito de turismo religioso, ao mesmo tempo que propõe o conceito de 'turismo em territórios de grande densidade religiosa', o qual incorpora o reconhecimento das dinâmicas de poder presentes nos territórios como elementos que interferem na forma como se planeja o turismo. Mobilizam-se entendimentos do campo da antropologia e da geografia para a gestão a fim de sustentar que a discussão teórica conduzida tem um potencial explicativo para o turismo em diversas escalas territoriais, e, também, em contextos nos quais existe o diálogo entre turismo e religião.

    Resumo em Inglês:

    Tourism has been understood by international organizations as an activity with great potential to promote economic development, while valuing cultures and promoting the protection of natural landscapes. Following international guidelines, tourism in Brazil has begun to be understood as an industry with great potential to generate jobs and income and is strengthened through the promotion of cultural diversity which may be associated with material and religious cultures. To understand the management of tourism in contexts that articulate culture, religion and territorial development, this paper identifies limitations in both theoretical concepts available in the literature: the concept of cultural tourism and the concept of religious tourism. It proposes the concept of 'tourism in territories of high religious density' to incorporate acknowledgement of the power dynamics present in the territories as elements that affect the way tourism is planned. The fields of anthropology and geography are used in the management approach to support the theoretical discussion in the paper. This has a great explanatory potential for tourism on different geographical scales, and also in contexts where dialogue between tourism and religions is present.
  • As ações afirmativas para afrodescendentes articuladas a partir de parcerias intersetoriais: uma análise argumentativa do caso Geração XXI

    Lorenzo, Rocío Alonso

    Resumo em Português:

    Objetiva-se com este trabalho aprofundar o conhecimento sobre as parcerias intersetoriais entre Estado, mercado e sociedade civil, a partir da análise argumentativa de um caso, o projeto Geração XXI, a primeira ação afirmativa para jovens negros no Brasil. Este trabalho utiliza as teorias da argumentação, sobretudo a teoria da ação comunicativa de Habermas, para avaliar a validade dos discursos manifestados pelos diferentes parceiros e a capacidade destes de criar "situações dialógicas" que busquem possíveis soluções por vias argumentativas. O trabalho baseia-se numa pesquisa qualitativa que combinou a observação participante com entrevistas semiestruturadas. A conclusão apontará que, apesar de o projeto ter sido bem gerenciado desde o ponto de vista da racionalidade instrumental, houve falhas na construção de um significado aceitável por todos os colaboradores de conceitos-chave - ação afirmativa, gestão da diversidade e responsabilidade social, bem como nos procedimentos de comunicação institucionalizados, que afetaram negativamente os processos e resultados finais do projeto.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this article is to deepen the knowledge on cross-sector partnerships that are articulated among the State, the market, and civil society, taking as the main focus the argumentative analysis of one case, Geração XXI, the first affirmative action program for black youngsters in Brazil. This paper uses argumentation theory, mainly Haberma's communicative action theory to evaluate the validity of the discourses used by the different partners and the capacity of the latter to create "dialogic situations" that seek possible solutions through argumentative means. The paper is based on qualitative research that combined participant observation with semi-structured interviews. It is concluded that despite the program having been well managed from an instrumental rationality point of view, pitfalls in the construction of a shared meaning acceptable by all the collaborators of key concepts such as affirmative action, diversity-management, and corporate social responsibility, as well in the communication procedures institutionalized, affected the processes and final results of the program negatively.
  • Avaliação da capacidade de gestão democrática em municípios baianos Ensaio

    Ribeiro, Elizabeth Matos; Chassagnes Izquierdo, Oscar; Santos, Reginaldo Souza
  • Juventude, gerações e trabalho: ampliando o debate Ideias Em Debate

    Lemos, Ana Heloísa da Costa
  • É possível negar a existência da geração Y no Brasil? Ideias Em Debate

    Veloso, Elza Fátima Rosa
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