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Organizações & Sociedade, Volume: 20, Número: 66, Publicado: 2013
  • Organizações & Sociedade: O&S Editorial

    Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da; Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
  • Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração Artigos

    Sousa, Adriana de Faria e; Valadão Júnior, Valdir Machado

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as competências gerenciais contempladas em ementas de disciplinas dos cursos superiores de Administração que, direta ou indiretamente, contribuem para o desenvolvimento de competências relevantes ao gestor que pretende assumir designações internacionais. Selecionou-se uma amostra de 24 instituições de ensino superior (IES) a partir dos seguintes critérios: (1) resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e avaliação realizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC); e (2) cursos participantes do Projeto de Pesquisa Pró-Administração, ligados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para analisar as ementas dos cursos de Administração dessas IES, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo clássica. A interpretação dos dados foi orientada por parâmetros que tiveram como base os resultados de levantamento junto a brasileiros que trabalham no exterior (SOUSA et al., 2010) e os estudos de Echeveste e outros, (1999) e McCall e Hollenbeck (2003). Foram avaliadas 1.324 ementas, tendo sido identificadas aderências às competências propostas em 622 (46,97% do corpus). Com maior frequência, foram encontradas: visão estratégica, capacidade de decisão, capacidade de correlação de fatos com importância para a empresa e capacidade para tratar com culturas diversas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to identify and analyze the managerial competencies covered in menus disciplines of higher education courses of Business Management, that directly or indirectly contribute to the development of relevant skills to the manager who wants to take international assignments. It was selected a sample of 24 institutions of higher education, based on the following criteria: (1) results of National Performance of Students (Enade) and on-site evaluation conducted by the Ministry of Education and Culture (MEC); (2) courses included in a program called "Pró Administração", connected to Universidade Federal de Uberlândia. There was used classical content analysis, based on the descriptions of these courses, developed from parameters that were based on the results of survey among Brazilian managers working abroad (Sousa et al., 2010) and studies of Echeveste and others (1999) and McCall and Hollenbeck (2003). 1324 courses description have been evaluated, and in 622 (46.97% of the corpus) it was possible to identify adhesions to the proposed competencies. With greater frequency, were found: strategic vision, decision-making ability, capacity of correlation between events of importance to the company and ability to deal with different cultures.
  • Do auge à retração: análise de um dos estágios de construção do ensino de Administração pública no Brasil (1966-1982) Artigos

    Coelho, Fernando de Souza; Nicolini, Alexandre Mendes

    Resumo em Português:

    A história do ensino na graduação em Administração Pública (AP) no país ainda carece de sistematização, dada a diminuta quantidade de estudos descritivos e de investigações analíticas do tema, como as teses de Fischer (1984), Coelho (2006), Nicolini (2007) e, tangencialmente, artigos ou relatórios de pesquisa. Defronte dessa lacuna, o objetivo deste trabalho é tanto propor uma periodização para tal ensino no Brasil, como contribuir com a descrição e análise de um dos seus ciclos ou estágios de construção. Metodologicamente, o artigo faz a revisão bibliográfica daquelas obras que abordam direta e indiretamente o tema, analisa as leis e pareceres sobre o ensino na graduação em AP e considera os projetos pedagógicos, prospectos e textos de discussão de instituições de ensino que ofereciam esse curso entre 1966 e 1982. No que se refere aos resultados, são identificáveis três ciclos da formação acadêmica em AP: o primeiro ciclo mostra a irradiação do ensino em sua graduação entre 1952 e 1965, o segundo ciclo enfoca o auge e o declínio desse ensino no período compreendido entre 1966 e 1982, no qual o trabalho se concentra, e o terceiro ciclo mostra um (re)alento para a área, quando novas proposições de formação emergem nos anos de 1983 a 1994. As conclusões mostram, no segundo ciclo, a influência norte-americana no ensino de Administração no Brasil, a indefinição entre os campos de AP e Administração de Empresas (AE), o impulso dado ao ensino de AE pelo Decreto-lei nº 200 e o desestímulo ao ensino de AP pelo enforcement do Currículo Mínimo e pela retração do mercado de trabalho para os administradores públicos.

    Resumo em Inglês:

    The history of undergraduate education in Public Administration in Brazil unfortunately have a small amount of descriptive studies and analytical investigations of the subject, inspite of the thesis of Fischer (1984), Coelho (2006), Nicolini (2007) and few articles or research reports. The objetive of this paper is both to propose a timeline for such education in Brazil as contributing to the description and analysis of one of its cycles. Methodologically, the article reviews those works that directly and indirectly address the issue and analyzes the laws and opinions on undergraduate teaching in Public Administration. It also considers the pedagogical projects and discussion texts of educational institutions offering Public Administration this courses at that time. There have been identified three cycles of teaching in Public Administration: the first cycle shows the rise of undergraduate education in public administration between 1952 and 1965. The second cycle focuses on the peak and fall of undergraduate education in the period between 1966 and 1982, in which this paper focuses. The third cycle shows a (re)encouragement in the area when new training proposals emerge in the years 1983 to 1994. The findings show the North American influence in the second cycle, the indefinition between the fields of public administration and business administration, the impetus given to business administrators by Decreto Lei 200 and the discouragement of teaching Public Administration because of national curricula enforcement and reducing labor market for public administrators.
  • A distribuição de receitas públicas nos municípios do estado da Bahia: uma análise crítica de sua equidade Artigos

    Lira, Neila Karolina Mendes; Monteiro, Augusto de Oliveira; Fadul, Élvia Mirian Cavalcanti

    Resumo em Português:

    O presente artigo procurou avaliar o grau de equidade na distribuição de receitas entre os municípios do Estado da Bahia e a efetividade de sua utilização no período de 1998 a 2006. Para tal, foi analisada a distribuição e composição das receitas municipais e identificada a sua evolução. A demanda de serviços foi estimada de forma indireta com base na população de cada município. Em seguida, o grau de equidade foi analisado com base no cálculo da receita per capita de cada município. Por último, estimou-se o nível de efetividade dos serviços públicos ofertados mediante análise do Índice de Desenvolvimento Social (IDS) sendo efetuada uma análise de correlação entre a receita per capita e o IDS. Os resultados obtidos indicaram uma elevada disparidade de receitas entre os municípios, ancorada pela assimetria das transferências intergovernamentais, implicando em um nível muito baixo de equilíbrio na distribuição dos recursos públicos.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to assess the degree of equilibrium in the distribution of revenues among municipalities of the State of Bahia and the effectiveness of its use in the period of 1998 the 2006. In order to do so, it analyzed the distribution and composition of municipal revenues and identified its evolution. The demand of services was evaluated on the basis of the population. Then, the degree of equilibrium was analyzed through the calculation of revenues per-capita of each municipality. Finally, effectiveness of public services was assessed by means of the Social Development Index (SDI) and an analysis of correlation between the revenues per-capita and SDI. Results showed high disparity among municipal revenues, deriving from huge intergovernmental transferences asymmetry, implying in a very low level of balance in the distribution of the public resources.
  • Não vai doer nada: o conforto psicológico e a fidelização dos clientes de serviços odontológicos Artigos

    Lins, Cláudio de Luna; Troccoli, Irene Raguenet; Altaf, Joyce Gonçalves

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo − de abordagem qualitativa − é identificar a importância que pacientes de serviços odontológicos aplicam ao conforto psicológico ao considerarem as novas aquisições deste serviço. O resultado da pesquisa indicou que esta importância é elevada com base nos diversos fatores que os pacientes-clientes relataram como relevantes para se sentirem psicologicamente confortáveis e, por consequência, confiantes em seus dentistas.

    Resumo em Inglês:

    Using a qualitative approach, this paper aims at identifying the importance that patients of dental services apply to the psychological comfort when considering new purchases of this service. The results show that patients rank as high the importance of psychological comfort when considering new purchases this service, based on various factors that they reported as relevant in order to feel psychologically comfortable and, consequently, confident in their dentists.
  • Estrangeirismo e Complexo de Gulliver: brasileiros na percepção de expatriados de diferentes origens Artigos

    Araújo, Bruno Felix vonBorell de; Teixeira, Maria Luisa Mendes; Malini, Elise

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi o de compreender, à luz da abordagem do Complexo de Gulliver, como expatriados voluntários de diferentes origens percebem a relação do brasileiro com o estrangeiro. O estudo, de cunho exploratório e qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com 33 expatriados voluntários, sendo 17 de origem de países desenvolvidos e 16 de países em desenvolvimento. Os resultados sugerem que o estrangeirismo pode ser entendido como uma dimensão da cultura brasileira, bipolar, onde um polo representa a solicitude do brasileiro para com o estrangeiro, e o outro representa o comportamento arrogante, guardando entre si uma relação de compensação, compreendida no complexo de Gulliver. Os resultados sugerem ainda, que comportamentos de superioridade ou inferioridade não podem ser explicados apenas pela nacionalidade do estrangeiro, mas origem sugerida pela aparência física do mesmo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to understand, face to the Gulliver Complex approach, how self-initiated expatriates from different backgrounds perceive the relationship between Brazilian people and foreigners. The study, that is exploratory and qualitative, was carried out through semi-structured interviews with 33 self-initiated expatriates, 17 from developed countries and 16 from developing countries. The results suggest that the foreignism can be understood as an aspect of Brazilian culture, bipolar, where one pole is related to the care of the Brazilian with the foreigner, and the other represents the arrogant behavior torward the foreigner, showing a relationship of compensation, as represented in the Gulliver Complex. The results suggest that behaviors of superiority or inferioriry cannot be explained only by the foreigner nationality, but by the origin suggested by the physical appearance of the foreigner.
  • A estratégia como prática social: o pensar e o agir em um programa social governamental Artigos

    Sampaio, Isabel Cristina; Fortunato, Graziela; Bastos, Sergio Augusto Pereira

    Resumo em Português:

    Os sujeitos organizacionais reproduzem específicas maneiras de fazer estratégia notadamente no caso de programas sociais governamentais. Isto pode ser observado no Programa Terra Mais Igual, em Vitória, Espírito Santo, que é ancorado na urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda e dedicado à melhoria da qualidade de vida. Considerando que estratégias são associadas às ações cotidianas nas suas formas de pensar, sentir e agir e tendo o objetivo de avaliar o processo de articulação dos sujeitos organizacionais na realização de estratégias, a teoria social de Certeau (1994) foi utilizada como principal referência deste estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, observação não participante e pesquisa documental. A triangulação de métodos realizada foi adequada ao estudo de caso e como resultado, foram reveladas as particularidades das práticas sociais dos praticantes do programa nas suas formas de tomar decisão, socializar pessoas, adotar práticas administrativas formais, comunicar, negociar e administrar conflitos e aprender.

    Resumo em Inglês:

    The organizational subjects breed specific ways to make strategy, especially in the case of social government programs. It could be observed in the Program Terra mais Igual (Vitória/ES). This program, anchored in the urbanization of occupied areas by low-income population, is dedicated to improve the quality of life. Whereas strategies are associated with actions in their daily ways of thinking, feeling and acting, and considering the aim of evaluating the articulation process of the organizational subjects when realizing strategies, the Certeau's (1994) social theory was applied as the main reference. Data were collected through: semi-structured interviews, non-participant observation and documental research. The method triangulation was appropriate to carry out the study. As a result, the particularities of the program practitioners' social practices were revealed: decision making; socializing people; adopting formal administrative practices; communicating, negotiating and managing conflicts; and learning.
  • Múltiplos comprometimentos com o trabalho e suas influências no desempenho: um estudo entre professores do ensino superior no Brasil Artigos

    Rowe, Diva Ester Okazaki; Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt; Pinho, Ana Paula Moreno

    Resumo em Português:

    O presente trabalho analisa, em docentes do ensino superior, os efeitos dos vínculos com a carreira (comprometimento e entrincheiramento) e com a organização (comprometimento) no seu desempenho. Trata-se de uma pesquisa de corte transversal, envolvendo um survey on line, cujo questionário continha as escalas previamente validadas para medir os vínculos com o trabalho. Para avaliar o desempenho docente foram utilizados dois indicadores: autoavaliação do seu esforço instrucional e uma medida de produção acadêmica. Obteve-se uma amostra de 635 professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Os dados foram submetidos à análises descritivas e multivariadas. Para identificar os impactos dos vínculos com o trabalho no desempenho foi utilizado o método de estimação por mínimos quadrados parciais (partial least squares - PLS). Nos modelos testados, o entrincheiramento na carreira e o comprometimento organizacional instrumental influenciam negativamente a produção acadêmica dos professores, e o comprometimento com a carreira influencia positivamente o esforço instrucional. Evidências relevantes de como o vínculo do trabalho é um importante preditor do desempenho.

    Resumo em Inglês:

    This research analyzes, in teachers of higher education, the effects of links with the career (commitment and entrenchment) and with the Organization (commitment) in its performance. This is a cross-sectional research, involving a survey on line, whose questionnaire contained the previously validated scales for measuring the linkages with the work. To evaluate teacher performance, two indicators were used: self-evaluation of his instructional effort and a measure of academic production. The sample included 635 teachers of public and private institutions of higher education. The data were submitted to descriptive and multivariate analyses. To identify the impacts of links with the work on performance estimation method was used by partial least squares (partial least squares-PLS). In the models tested, the entrenchment on career and organizational commitment instrumental influence negatively the academic production of the teachers and the commitment to career influences positively the instructional effort. The results show relevant evidence as the working link is an important predictor of performance.
  • Recomendações metodológicas para a adoção da perspectiva da estruturação nos estudos organizacionais Artigos

    Rossoni, Luciano; Guarido Filho, Edson Ronaldo; Coraiola, Diego Maganhoto

    Resumo em Português:

    O presente ensaio teórico discute o emprego da teoria da estruturação de Giddens em estudos na área de organizações. Sob esse foco, trata das implicações metodológicas que podem tornar mais coerentes as pesquisas baseadas nas premissas e hipóteses da teoria da estruturação nos Estudos Organizacionais. Quatro pressupostos foram inicialmente tratados: a realidade social como construção intersubjetiva, o princípio da dualidade da estrutura, a dupla hermenêutica na pesquisa social e o posicionamento estrutural como elemento relevante na análise da agência. Depois, foram apresentadas recomendações metodológicas tomando como ponto de apoio três aspectos fundamentais: a definição do nível de análise, o estabelecimento da janela temporal e o delineamento de procedimentos metodológicos, considerando dois níveis interdependentes do processo de investigação. O primeiro nível considera a elucidação hermenêutica de significados e de formas de consciência prática, enquanto o segundo trata da definição dos limites da agência e de fronteiras espaciotemporais. Tomados conjuntamente, são traçadas considerações finais em favor de projetos de pesquisa de longo prazo à luz do estruturacionismo giddensiano.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the use of Giddens' structuration theory in the field of organization studies. Under this approach, we discuss some methodological implications that can improve coherence to the research based on the premises and hypothesis of structuration theory in the field. Four assumptions were initially treated: social reality as an intersubjective product, the principle of duality of structure, the double hermeneutic in social research and the structural positioning as a relevant issue for researching agency. Moreover, methodological recommendations were presented bearing on three fundamental aspects: the definition of level of analysis, the choice of the temporal range and the design of methodological procedures, considering two interdependent levels of the research process. The first level considers the hermeneutic elucidation of meanings and forms of practical consciousness, while the second deals with the constraints of agency and the temporal-spatial context. Taken together, we conclude in favor of long-term research projects, when based on Giddens' structuration theory.
  • O uso de TIC pelos governos: uma proposta de agenda de pesquisa a partir da produção acadêmica e da prática nacional Artigos

    Cunha, Maria Alexandra Viegas Cortez da; Miranda, Paulo Roberto de Mello

    Resumo em Português:

    A pesquisa no uso e nas implicações sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, assim como o exercício de novas abordagens metodológicas para esse estudo, tem ganhado espaço na academia. Este ensaio é uma proposta de agenda para a pesquisa no uso e nas implicações sociais das TIC pelos governos no Brasil. Foi elaborado a partir de reflexões sobre a produção acadêmica nacional e sobre projetos que estão sendo implementados pelos governos no país. Propõe algumas áreas de investigação - em governança eletrônica, na prestação de serviços públicos eletrônicos, no uso de TIC na administração pública, tanto em políticas públicas nas "áreas fim" como em políticas de gestão pública, e ainda no seu uso para ampliação da prática democrática. Outros projetos ganham relevância no cenário nacional e se configuram em campos de investigação - a governança de TIC no setor público, as ações de inclusão digital, os projetos de cidades digitais e o fomento à atividade econômica pelo uso das TIC, seja na indústria do setor (hardware, software, serviços, conteúdo), seja na aplicação das TIC aos setores econômicos tradicionais, aqueles que são a vocação natural ou planejada de um município, região, estado ou da nação. Para a operacionalização desta agenda, propõem-se abordagens metodológicas que deem suporte a uma análise ampla e a uma perspectiva crítica, tanto da produção científica como do uso das TIC pelos governos brasileiros e sua implicação na sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Government is a main player in society. The research in the use and social implications of Information and Communication Technologies - ICT have gotten space in academy, as well as new methodological approaches in these studies. This essay is a proposal of agenda to the research in the use and social implications of ICT by governments in Brazil. It emerges from the reflections about national academic production and projects being implemented by governments in Brazil. It proposes some investigation areas - electronic governance, electronic public services, the use of ICT in public administration, both in public policies in "finalistic areas" and in public management policies, and yet its use to enhance democratic practices. Other projects got relevance in national scenery and became investigation fields - ICT governance in public sector, digital inclusion initiatives, digital cities projects, and the use of ICT to improve economic activities, both in the ICT industry itself (hardware, software, services, content), and in its use in traditional economic sectors, those which are natural or planned vocation of a city, region state or nation. In order to implement this agenda, methodological approaches are proposed, that support a comprehensive analysis and a critical perspective of both the scientific production, and the use of ICT by Brazilian governments and their implications to the society.
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