Acessibilidade / Reportar erro
Organizações & Sociedade, Volume: 26, Número: 89, Publicado: 2019
  • Por quê e como nos tornamos avaliadores de artigos científicos? Editorial

    Rigo, Ariádne Scalfoni; Ventura, Andréa Cardoso
  • Paradigmas de administração e legitimidade: a democracia como forma de dominação Artigo

    Benini, Elcio Gustavo; Benini, Édi Augusto; Nemirovsky, Gabriel Gualhanone

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto teve como objetivo a construção de um esquema teórico analítico e representativo das práticas e ações sociais formadoras de paradigmas históricos de administração. Especificamente, analisou a relação entre a ação social e a sua construção legitimadora, de dominação e aceitação, tendo em pauta os seus princípios estruturantes e instituições concretas, assim como as dimensões moral e material que podem condicionar a ação e a sua construção cognitiva de significação. Como procedimento de pesquisa e análise, partiu-se da vinculação entre as categorias lógicas e suas determinações históricas, pari passu com a exposição das contradições das abordagens que elevaram tais categorias ao plano de um desenvolvimento ontológico racional sem acúmulos e historicidade. Concluiu-se que, ao se considerar a destrutividade intransponível do sistema metabólico do capital, as formas de alteridade de administração, definidoras do paradigma de gestão societal, que poderiam ser compreendidas somente pela estruturação moral, engendram-se também como necessidade histórica, o que faz da construção do interesse público uma necessidade moral e material, indispensável para a efetivação do interesse individual emancipado ou legítimo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper aimed to build an analytical and representative theoretical framework of practices and social actions that constitue the management historical paradigms. Specifically, it analyzed the relation between social action and its legitimating construction, of domination and acceptance, regarding its structuring principles and concrete institutions, as well as the moral and material dimensions that can determine the action and its cognitive construction of meaning. As a research and analysis procedure, it started from the relation between the logical categories and their historical determinations pari passu with the exposure of the contradictions of the approaches that elevate these categories to a level of a rational ontological development without accumulations and historicity. In conclusion, when considering the insurmountable destructiveness of the capital metabolic system, the forms of management alterity, that define the societal management paradigm, which could be understood only by the moral structure, are also engendered as a historical necessity, which makes the construction of the public interest a moral and material necessity, indispensable for the realization of the emancipated or legitimate individual interest.
  • Ação pública e inovação social: uma análise do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis-SC Artigo

    Gonsalves, Aghata Karoliny Ribeiro; Andion, Maria Carolina Martinez

    Resumo em Português:

    Resumo O Brasil é reconhecido por sua avançada legislação referente à garantia de direitos de crianças e adolescentes. Entretanto, os avanços institucionais das últimas décadas não foram suficientes para promover uma transformação da realidade, tendo em vista os inúmeros casos de violações de direitos deste público registrados diariamente no país. Este trabalho discute essa problemática, tendo como objetivo compreender como se “performa” o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes (SGDCA) em Florianópolis e suas consequências em termos de inovação social nas arenas públicas no qual este se inscreve. Para tanto, examina tal política enquanto “ação pública”, adotando uma perspectiva teórico-metodológica pragmatista no estudo do caso em tela. O trabalho apresenta o framework analítico e sua aplicação em diferentes escalas de análise do fenômeno: macro, meso e micro, bem como relaciona essas escalas fazendo uma leitura dos avanços e limites da ação pública no município. As conclusões mostram que a política é “performada” num quadro de grande fragilidade institucional e política. Isso tem resultado em mais regularidade do que inovação social, produzindo o contrário do que se espera em seu marco legal: a proteção integral e levando a uma estigmatização das crianças, adolescentes e famílias atendidas pela política pública.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Brazil has an advanced legislation related to the guarantee of children and adolescents’ rights. However, these institutional innovations do not seem to promote an effective transformation in the social reality, given the numerous cases of violation registered every day against children and adolescents in the country. In this paper we discuss this problem and aim to understand how the policy of protection of children and adolescents´ rights in Florianópolis is performed and its consequences in terms of social innovation in the public arenas where it is embedded. In order to do so, public policy is examined as “public action”, and a pragmatist perspective in the study of the case is adopted. We present the analytical framework and its application in different scales of analysis: macro, meso and micro, and relate these scales showing advances and limits of the public action in this area in the municipality. The conclusions highlight that in local practices, the policy is performed in a backdrop of institutional and political fragility. This results in more regularity than social innovation producing the opposite of what is expected in its legal framework: full protection, and leading to a process of stigmatization of the children, adolescents and families attended by this public policy.
  • Meritocracia enquanto ferramenta da ideologia gerencialista na captura da subjetividade e individualização das relações de trabalho: uma reflexão crítica Artigo

    Béhar, Alexandre Hochmann

    Resumo em Português:

    Resumo Apresentando-se como uma das palavras de ordem da gestão organizacional contemporânea, a meritocracia tem sua compreensão relacionada ao contexto sócio-histórico e modifica-se através do tempo. Neste sentido, a atual conotação do conceito coincide com transformações ocorridas nas relações de trabalho, nas últimas décadas do século XX. Neste novo contexto, o caráter de dominação ideológica destas flexíveis relações profissionais haveria atuado para o sequestro da subjetividade dos trabalhadores e da precariedade subjetiva, em favor dos interesses organizacionais. Assim, o objetivo deste ensaio teórico é propor uma reflexão crítica sobre o conceito atual da meritocracia enquanto uma ferramenta da ideologia gerencialista, decorrente das transformações nas relações de trabalho nas décadas finais do século passado. Pretende-se, portanto, contribuir para debate a partir de uma perspectiva crítica da ideologia, como alternativa à difundida classificação das dimensões ideológica e afirmativa, possibilitando também ação reflexiva para emancipação individual e transformação da realidade social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Present as one of the slogans of contemporary organizational management, the understanding related to meritocracy is adjusted to the socio-historical context and changes over time. In this sense, the current understanding of the concept coincides with transformations that occurred in labor relations in the last decades of the twentieth century. However, the character of ideological domination of these flexible professional relations would have acted for the sequestration of the workers’ subjectivity and their subjective precariousness, in favor of organizational interests. Thus, the objective of this theoretical essay is to propose a critical reflection on the current understanding of meritocracy as a tool of managerialist ideology, resulting from the transformations in labor relations in the final decades of the last century. It is intended, therefore, to contribute to the debate about the concept from a critical perspective of ideology, as an alternative to the widespread classification of the ideological and affirmative dimensions, also allowing reflexive action for individual emancipation and the transformation of social reality.
  • Envelhecimento: múltiplas idades na construção da idade profissional Artigo

    Cepellos, Vanessa Martines; Silva, Gabriela Toledo; Tonelli, Maria José

    Resumo em Português:

    Resumo O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que merece maior atenção dos Estudos Organizacionais. Nessa área, o envelhecimento é abordado a partir da idade cronológica, a qual, no entanto, se mostra insuficiente para apreender o fenômeno. Portanto, este estudo tem como objetivo identificar como os profissionais que atuam em organizações públicas e privadas constroem a concepção de envelhecimento. Para isso, foram entrevistados 14 profissionais, com mais de 50 anos, que tiveram os dados coletados e analisados por meio da grounded theory, a partir do olhar da realidade como socialmente construída. A pesquisa permitiu constatar que os profissionais não se reconhecem em sua idade cronológica, mas a partir de atributos e comportamentos desempenhados no trabalho. Essa condição leva à contribuição deste artigo, ao identificar a construção da idade profissional como uma das múltiplas idades do ambiente organizacional. A idade profissional é categorizada em idade burocrática e idade empresarial, referindo-se, respectivamente, à construção do envelhecimento para funcionários de organizações públicas e privadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Population ageing is a global phenomenon and deserves greater attention from Organizational Studies. In this area, ageing is approached from the perspective of chronological age, which, however, is insufficient to apprehend the phenomenon. Therefore, the aim of this study is to identify how professionals working in public and private schools build a conception of ageing. For that, we interviewed 14 professionals over the age of 50 whose data was collected and analyzed through the Grounded Theory, based on the study of reality as socially constructed. The research allowed to verify that the professionals do not recognize themselves according to their chronological age, but in terms of the attributes and behaviors performed in their work. This condition was useful for this article, by identifying the construction of the professional age as one of many ages in the professional environment. The professional age is categorized into bureaucratic age and corporate age, referring to the construction of ageing for employees of public and private organizations.
  • A teoria institucional na pesquisa em contabilidade: uma revisão Artigo

    Soeiro, Tiago de Moura; Wanderley, Cláudio de Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo analisou os avanços e tendências das pesquisas em Contabilidade que utilizam como base teórica a Teoria Institucional por meio de uma revisão sistemática da literatura nos principais periódicos de Contabilidade brasileiros (entre o Qualis A1 e B2) e internacionais (grades 3 e 4 da Association of Business Schools - ABS). Ao todo foram analisados 135 artigos (32 brasileiros e 103 internacionais). Os artigos foram classificados de acordo com tópicos de pesquisa definido em estudos anteriores. A pesquisa contribuiu com a análise das tendências no uso da Teoria Institucional em na pesquisa contabilidade, e apresentou uma discussão sobre uma agenda de pesquisa futura. Desta forma, o estudo proporcionou uma análise sistemática e informativa da literatura contábil baseada na Teoria Institucional que pode expandir o entendimento, o debate e o uso de tal Teoria como lente teórica para a explicação de fenômenos complexos na área de Contabilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to analyze the new directions and tendencies of research in Accounting that draws on the Institutional theory. Thus, in other to achieve this objective, a systematic literature review was carried out using the main Accounting journals in Brazil (Qualis A1, A2 and B2 journals) and internationally (ABS (2010) list grades 3 and 4 journals). 135 articles (32 Brazilian and 103 international papers) were analyzed. These papers were classified according to the research topics identified in previous studies. This paper contributes to the analysis of trends in the use of the Institutional Theory in Accounting research, as well as discussing a research agenda for the future. As a result, our study provides a systematic and informative analysis of the accounting literature based on the Institutional Theory that might expand the understanding, the debate and the use of such theory as a theoretical lens for the explanation of complex phenomena in the field of Accounting.
  • Escravidão contemporânea e oyotismo Artigo

    Gurgel, Claudio; Marinho, Maiara

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, estamos identificando relações entre a gestão toyotista, como formulada por seu criador, Taiichi Ohno, e praticada por várias empresas, e elementos que caracterizam o trabalho escravo contemporâneo. Nossos referenciais reúnem a psicodinâmica dejouriana, o aporte que descreve o trabalho escravo contemporâneo e formulações de Ohno, em seu O sistema Toyota de produção. Confrontando os dois primeiros elementos com as concepções e a prática toyotistas, podemos associar esse discurso corrente entre as organizações e nas próprias escolas de gestão com a incidência da escravidão contemporânea. A conclusão a que chegamos é de que há um recuo histórico a padrões primitivos do capitalismo, com ilimitada disposição para cortar custos e, nesse contexto, crescente desapreço pelos custos sociais. Isto está levando ao aparente paradoxo de constatar-se, muito além de reminiscências feudais ou escravagistas, a difusão e naturalização das condições coloniais-escravocratas de trabalho no modo de produção capitalista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we identify the relations between Toyota’s management practices, as those formulated by its creator, Taiichi Ohno, and practiced by several companies, and elements that characterize the contemporary slave work. Our references bring together Dejour’s psychodynamics, modern slavery descriptions and Ohno’s principles, from his Toyota’s Production System book. When we confront the first two elements from the previous statement with Toyota’s characteristics, we can associate this discourse, mainstream in organizations and even in schools of management, with the incidence of modern slavery patterns. The conclusion we reached is that there is a historical regression to primitive capitalist standards, with unlimited disposition to cut costs, and, in this context, an increasing despise for social costs. We can verify a clear paradox, far beyond feudal and enslaving remnants, of the spreading and naturalization of colonial-enslaving working conditions inside the capitalist production system.
  • Delimitando o conceito de comprometimento organizacional: evidências empíricas de sobreposição entre o entrincheiramento e a base de continuação Artigo

    Rodrigues, Ana Carolina de Aguiar; Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt; Moscon, Daniela Campos Bahia

    Resumo em Português:

    Resumo Na pesquisa sobre comprometimento organizacional predomina o modelo tridimensional de Meyer e Allen que tem sido foco de discussões acerca de possíveis inconsistências, especialmente relacionadas à sua base de continuação. Assim, o presente estudo coloca em pauta o conceito de entrincheiramento organizacional como a tendência do trabalhador a permanecer devido à avaliação acerca de sua empregabilidade, de suas alternativas fora da organização e dos custos associados à sua saída. No campo das carreiras foram reunidas evidências de sobreposição entre o entrincheiramento e comprometimento de continuação. Testou-se a hipótese de sobreposição dos construtos com foco organizacional a partir da avaliação de modelos estruturais de covariância. A amostra do estudo contemplou 721 trabalhadores de diferentes organizações e estados do Brasil. Foram utilizados os softwares SPSS 13.0 e AMOS 16.0 e empregada a modelagem de equações estruturais. Os testes de covariância entre os construtos, ambos com bons índices de ajuste, resultaram nas primeiras evidências de sobreposição. Apesar da confirmação do teste da hipótese, recomenda-se outras investigações que permitam reunir uma base empírica que suporte a defesa de que a dimensão de continuação representa o mesmo fenômeno constituído pelo entrincheiramento organizacional, justificando sua desintegração do conceito de comprometimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the research agenda on organizational commitment, the three-dimensional model of Meyer and Allen is still extensively used, despite the fact that it has been the focus of discussions about conceptual and empirical problems, especially those related to one of its dimensions (continuance commitment). This study introduces to the existing debate the concept of organizational entrenchment, as the worker's tendency to remain due to his evaluation of his employability, his employment alternatives outside the organization, and the costs associated with leaving the company. In the career field, researchers found evidence of overlap between entrenchment and continuance commitment. In this study, we aimed to test the hypothesis of overlap between these constructs within the organizational target, using structural equation modeling. The sample consisted of 721 workers from different organizations and states in Brazil. We used SPSS 13.0 and AMOS 16.0 software. The two covariance models, both with good fit indices, provided evidence of overlap. In spite of the fact that the hypothesis was confirmed, we recommend further studies aimed at gathering additional empirical indicators showing that the continuance component represents the same phenomenon as organizational entrenchment, justifying its detachment from the concept of commitment.
  • Transformação para a sustentabilidade e seus elementos promotores nas instituições de ensino: um estudo de caso em uma instituição focada na aprendizagem transformadora Artigo

    Palma, Lisiane Celia; Pedrozo, Eugênio Ávila

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo identificar quais são os elementos promotores da transformação para a sustentabilidade nas instituições de ensino (IEs). Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma IE, localizada na Inglaterra, que busca promover a aprendizagem transformadora para uma vida sustentável. Os dados foram obtidos por meio de 8 entrevistas em profundidade, análise de 12 documentos e observações em visitas realizadas na IE nos meses de fevereiro e março de 2014. Utilizando-se como referências o Framework da Aprendizagem Transformadora Sustentável e os elementos promotores da transformação para a sustentabilidade nas IEs encontrados na literatura, procedeu-se a análise do estudo de caso com foco nos processos de mudança para a sustentabilidade, gestão e ensino-aprendizagem. Dentre os principais elementos encontrados têm-se: a adoção, pela IE, de estratégias sustentáveis e de objetivos que vão além do Triple Botton Line, envolvendo múltiplos atores; a ampliação do enfoque do processo de ensino-aprendizagem para além dos objetivos cognitivos, adotando a educação sustentável e a transdiciplinaridade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to identify what changes are necessary in educational institutions (EIs) to improve their potential as promoters of transformation for sustainability. Thus, a case study was conducted in an EI, in England, which seeks to promote transformative learning for sustainable living. Data were obtained through 8 interviews, analysis of 12 documents, and observations carried out in February and March 2014. Using the Sustainable Transformative Learning Framework and the elements that promoted the transformation to sustainability in EIs found in the literature as references, the case study was analyzed focusing on the processes of change for sustainability, management, and teaching-learning. Two of the main findings are: the adoption by the EI of sustainable strategies and objectives that go beyond the Triple Bottom Line, involving multiple stakeholders; broadening of the teaching-learning process going beyond cognitive objectives, adopting a strategy of sustainable education and transdisciplinarity.
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br