Acessibilidade / Reportar erro
urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Volume: 9, Número: 2, Publicado: 2017
  • Os desafios do planejamento e gestão urbana integrada no Brasil: análise da experiência do Ministério das Cidades Articles

    Moscarelli, Fernanda; Kleiman, Mauro

    Resumo em Português:

    Resumo Uma lógica setorial tem estruturado as ações do Estado brasileiro e é conhecida sua incapacidade em promover o desenvolvimento urbano justo e equilibrado. Resultado do amadurecimento e da pressão social, o Ministério das Cidades foi criado para preencher uma lacuna no que tange aos problemas urbanos, parcialmente sanados na elaboração do Estatuto da Cidade. Juntos, Estatuto e Ministério das Cidades representam a primeira experiência brasileira democrática de gestão territorial urbana, enquanto o Ministério representa um esforço institucional intersetorial jamais realizado em território nacional. Entretanto, embora tenham se passado 12 anos desde sua criação e apesar de inúmeros estudos sobre seus principais programas de financiamento, pouco se sabe a respeito da intersetorialidade entre suas secretarias, da forma como ele estabelece pontes com outros ministérios e de sua atuação em entes federativos estaduais e municipais. Assim, utilizando-se de uma metodologia investigativa baseada na análise documental e em entrevistas, este artigo procura identificar os principais avanços no Planejamento e Gestão Urbana advindos da presença do Ministério das Cidades, assim como contribuir na compreensão dos impactos deste no equilíbrio federativo. Apesar de ter encontrado consideráveis avanços na integração setorial, o estudo verificou lacunas na articulação da escala estadual com as demais, assim como um fraca participação do ente estadual nos financiamentos disponibilizados pelo Ministério das Cidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A sectoral logic has structured the actions of the Brazilian state and its inability to promote fair and balanced urban development is well known. As a result of maturity and social pressure, the Ministry of Cities was created to fulfill a gap regarding urban problems, partly solved by the development of the City Statute. Together, the Statute and the Ministry of Cities represent the first democratic Brazilian experience of urban land management, whereas the Ministry represents an intersectoral institutional effort never before conducted in the country. Although it has been 12 years since its creation, and despite numerous studies on its main funding programs, little is known regarding the intersectoral experience among their secretariats, how it builds bridges with other ministries and about its operations before local, regional and federative entities. Thus, using research methodology based on documentary analysis and interviews, this article seeks to identify the major advances in Urban Planning and Management deriving from the creation of the Ministry of Cities as well as to contribute to the understanding of its impact on the federal balance. Despite finding considerable advances in sectoral integration, the study found gaps in the articulation of the state scale with the others, as well as low participation of the state entity in the funding made available by the Ministry of Cities.
  • A aplicação do Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) Articles

    Denaldi, Rosana; Brajato, Dânia; Souza, Claudia Virginia Cabral de; Frota, Henrique Botelho

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho trata da aplicação do Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC), um dos principais instrumentos previstos na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Cidade para fazer cumprir a função social da propriedade urbana. Apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada em 2014 que, tomando como objeto de análise oito municípios que experimentaram a aplicação do instrumento após a edição do Estatuto da Cidade, identificou as estratégias e os procedimentos administrativos adotados na implementação do PEUC. A pesquisa revela a importância de definição de uma estratégia espaço-temporal que dirija a aplicação do instrumento para que sua finalidade de ordenamento do território e de democratização do acesso à terra seja cumprida. Em parte dos municípios, o PEUC não dialoga com as condições de infraestrutura urbana e a demanda para a utilização do conjunto notificado. Além disso, há poucos casos de combinação do PEUC com outros instrumentos urbanísticos, como as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). Conclui-se que o planejamento e a gestão da aplicação do PEUC, destacando-se os procedimentos de monitoramento e de controle das ações pós-notificação, bastante complexos, não têm recebido a devida atenção dos gestores municipais, o que dificulta ainda mais o alcance dos objetivos do instrumento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper provides an analysis regarding the application of Compulsory Subdivision, Building or Utilization of Land (CSBU), one of the main urban planning instruments foreseen in the constitution of 1988 and in the City Statute in order to comply with the social function of urban property. It presents the results of a research concluded in 2014 that was based on the analysis of eight municipalities that have experimented this instrument after the approval of the City Statute, identifying strategies and administrative procedures that were adopted while implementing CSBU. Our research reveals a key role of defining a space-temporal strategy that provides a guiding framework for the application of the instrument, in order to reach its objectives in terms of territorial organization and the democratization of access to land. In some of the municipalities, CSBU does not articulate with the infrastructure conditions and the demand for an effective utilization of the total land areas that have been notified. Moreover, there are few cases where CSBU has been combined with other urban planning instruments, for example special low-income housing zones. In conclusion, by arguing that the planning and management of the application of CSBU, in particular procedures related with the monitoring and controlling of activities after the notification of land, which is marked by complexities, has not been received the proper attention from municipal managers, therefore generating additional challenges for reaching the instrument’s objectives.
  • Desastre e território: a produção da vulnerabilidade a desastres na cidade de Blumenau/SC Articles

    Avila, Maria Roseli Rossi; Mattedi, Marcos Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho aborda a relação entre território, desastre e desenvolvimento. Os desastres constituem uma das questões mais desafiadoras para a compreensão e o desenvolvimento do território. Compreendem, ao mesmo tempo, um obstáculo para o desenvolvimento e, também um resultado do desenvolvimento socioeconômico da região. O estudo discute a relação entre desastre, território e desenvolvimento regional, além de partir da hipótese de que os desastres são territorializados e têm relação com a forma de ocupação do espaço e com o desenvolvimento socioeconômico da região de forma desigual. O foco do estudo foi uma das comunidades de Blumenau, Santa Catarina, mais atingidas pelo desastre socioambiental ocorrido na região do Vale do Itajaí em 2008. Este trabalho divide-se em quatro partes principais: 1) desastre e território, tratando das relações entre desenvolvimento regional e desastre; 2) o desastre de 2008; 3) o caso da comunidade da Rua Pedro Krauss Sênior em Blumenau; 4) a gestão do risco de desastres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the relation between territory, disaster and development. Disasters are one of the most challenging issues for understanding the territory and its development. Comprehend, at the same time, an obstacle to development and a result of the socioeconomic development of the region. This study discusses the relation between disaster, territory and regional development. It is based on the assumption that disasters are territorialized and related to the form of occupation of space and the socioeconomic development of the region unevenly. The focus of this study was one of the most affected communities of Blumenau, Santa Catarina, by the socioenvironmental disaster, in the region of Vale do Itajaí in 2008. This work is divided into four main parts: 1) disaster and territory - the relation between regional development and disaster; 2) the 2008 disaster; 3) the case of the community of Peter Krauss Senior Street in Blumenau; and 4) the management the risk disaster.
  • Estatuto da Metrópole: a governança interfederativa Articles

    Martins de Sá, Rafael Amorim; Carvalho, Ana Luíza Sousa; Barbosa, Ycarim Melgaço; Barsch, Bruna; Araújo, Alberto Rodrigues de

    Resumo em Português:

    Resumo No dia 12 janeiro de 2015, entrou em vigor o Estatuto da Metrópole, Lei nº 13.089, que estabelece diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas, além de instituir normas sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado e outros instrumentos de governança interfederativa. O presente artigo analisa essa norma jurídica, em especial os aspectos da governança interfederativa, traçando seu conceito, características, princípios e diretrizes. Para tanto, utilizou-se o método exploratório ou descritivo/causal, com revisão bibliográfica prévia. Entende-se que é de suma importância que governantes se ajustem às novas formas de se governar, sobrepondo o interesse comum ao individual, o que, em se tratando de desenvolvimento regional, se traduz na governança interfederativa. É claro que não se olvida da necessidade de outras normas jurídicas que cooperem com o Estatuto da Metrópole e o Estatuto da Cidade, porém resta perquirir e incentivar práticas de governanças que estejam preocupadas com a coletividade de determinada região e, mais ainda, do país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract On January 12, 2015, it came into validity the Metropolis Statute, Law number 13.089, which establishes general guidelines for planning, management and execution of public functions of common interest in metropolitan areas and urban agglomerations, aside from instituting rules on planning integrated urban development and other interfederative governance tools. This article analyzes this law, with special focus on particular aspects of interfederative governance, tracing its concept, characteristics, principles and guidelines. Therefore, an exploratory method or descriptive/causal was used; previous literature was reviewed. Understanding that it is imperative that administrators adjust themselves to new forms of governing, in which common interest outweigh individual´s interest, that represents interfederal governance when considering regional development. Other legal rules that cooperate with the Metropolis Statute and the Statute of the City must not be disregarded, but it remains to investigate and encourage practices of governance that are concerned about the community of a region and, even more, of the country.
  • Environmental damage and public health threat caused by cemeteries: a proposal of ideal cemeteries for the growing urban sprawl Articles

    Neckel, Alcindo; Costa, Carlos; Mario, Débora Nunes; Sabadin, Clarice Elvira Saggin; Bodah, Eliane Thaines

    Resumo em Português:

    Resumo O crescente desenvolvimento territorial urbano tem ocasionado redução de espaços disponíveis para os cemitérios, provocando a justaposição de zonas residenciais e cemiteriais, o que agrava ainda mais o potencial poluidor destes. Este estudo de caso tem como objetivo avaliar os níveis de contaminação físico-química e microbiológica no Cemitério Central de Marau (RS/Brasil) e propor formas para reduzir os impactos de contaminação por necrochorume, por meio de implantação de cemitério vertical. De outros 43 cemitérios, situados em áreas rurais, foram coletadas informações como: número de túmulos, covas, capelas, pequenas construções verticais com gavetas, estado de manutenção e de limpeza, e área total do perímetro cemiterial. Oitenta profissionais da área de planejamento urbano e de meio ambiente de quatro países (20 brasileiros, 20 americanos, 20 portugueses e 20 japoneses) foram entrevistados e opinaram sobre a projeção de um cemitério ideal. Os resultados evidenciam vários riscos de contaminação do solo cemiterial, altas quantidades de microrganismos, principalmente coliformes fecais e totais, bactérias heterotróficas. A implementação de um modelo verticalizado de cemitério é proposta a fim de minimizar os impactos ambientais e evitar riscos de contaminação à população.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Growing urban land development has led to a reduction in the space available for cemeteries and the juxtaposition of residential and cemeterial areas, further raising the polluting potential of the latter. The present case study sought to assess levels of physicochemical and microbiological contamination in the Central Cemetery of Marau (RS/Brazil), and propose vertical cemetery deployment as a way to reduce necroleachate-linked pollution impacts. The following information was collected from 43 additional rural cemeteries: number of tombs, graves, chapels, and small vertical constructions with drawers, state of conservation and cleanliness and total area and perimeter of the cemetery. Eighty professionals of environmentally sustainable urban planning from four countries (20 Brazilians, 20 American, 20 Portuguese and 20 Japanese) were interviewed regarding the ‘ideal cemetery’. Various risks of cemetery soil contamination were identified, particularly high amounts of heterotrophic microorganisms, especially fecal coliforms associated with burial sites. In order to avoid contamination risks to environment and population, the mplemention of a vertical model of cemetery is proposed.
  • Lebret, intérprete da América do Sul: um enigma decifrado e um conceito construído Articles

    Pontual, Virgínia

    Resumo em Português:

    Resumo As lacunas e as inquietações provenientes da reflexão sobre a dimensão social do urbanismo estimularam a escolha de narrar a trajetória de Lebret a partir da ideia de que este foi um intérprete da América do Sul. O corpo documental consultado durante a pesquisa evidenciou essa condição. Como ponto de partida analítico, foi adotado, neste artigo, o fato de Lebret ser um religioso católico, integrante da ordem dominicana, em um contexto de disseminação do catolicismo social na França do início da Segunda Guerra Mundial. Seguindo procedimentos de paralelismos, ajustes, autoria e analogia, compôs-se uma análise da interpretação de Lebret sobre América do Sul, subdesenvolvimento e desenvolvimento. Os entendimentos construídos pelo padre francês e os sentidos atribuídos ao lugar estiveram fundados, como é demonstrado, em teorias e paradigmas ligados à sociologia, à economia e à doutrina social da Igreja. A posição ocupada pela interpretação de Lebret do desenvolvimento na América do Sul pode não ser consensual entre os juízos historiográficos, mas sua contribuição para a formação de intelectuais, em especial os da esquerda cristã, é algo que não pode ser refutado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Gaps and concerns stemming from the reflection on the social dimension of urban planning led to the decision of narrating Lebret’s story as an interpreter of South America. This is demonstrated by the body of documentary evidence. The starting point was the assumption that Lebret was a devout Catholic and member of the Dominican order aiming to promulgate social Catholicism in France in the early years of the Second World War. By using procedures involving parallelism, adjustments, authorship and analogy, it was possible to provide an analysis of the interpretation that Lebret had of South American, development and under-development. His understanding of places and their meanings were referenced in theories and paradigms connected to sociology, economics and the social doctrine of the Catholic Church. His interpretation of development in South American may not be consensual among historiographers, but has irrefutably contributed to the schooling of intellectuals, especially those on the Christian Left.
  • Uma análise geo-histórica da construção de um mito em São José dos Campos (SP) entre 1930 e 1964 Articles

    Zanetti, Valéria; Papali, Maria Aparecida Chaves Ribeiro; Costa, Sandra Maria Fonseca da

    Resumo em Português:

    Resumo A cidade de São José dos Campos, situada no Vale do Paraíba paulista, tornou-se polo industrial e tecnológico na década de 1960, quando deixou de ser estância climática destinada ao tratamento de tuberculosos. As transformações do bairro de Santana, localizado na região norte, caracterizado como primeiro bairro industrial da cidade, tornaram-se importantes para compreender a construção do mito da andarilha Maria Peregrina. Ela era uma indigente sem registro histórico que perambulou pelo bairro de Santana, entre as décadas de 1940 e 1960, e marcou significativamente a memória dos moradores. Sem provas de sua existência, busca-se entender como a andarilha passou a ser referência para o bairro e em que momento isso ocorreu. Esse estudo baseia-se na metodologia da geografia histórica, segundo proposta de Braudel, que propõe o diálogo entre as duas áreas do conhecimento, compreendendo as dimensões tempo, sujeito e espaço. Nas décadas de 1960 e 1970, o bairro de Santana, antigo espaço de morada da Peregrina, perdeu, paulatinamente, o status de bairro industrial. Nesse contexto de perda da hegemonia do bairro e transformação do espaço urbano é que o mito da andarilha Maria Peregrina cresceu entre os moradores, como forma de coesão social e reconstrução da identidade do bairro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The city of São José dos Campos, located in the Region of Vale do Paraíba, state of São Paulo, became an industrial and technological pole since 1960’s, when the city ceased to be a climatic sanatorium for the treatment of tuberculosis. The changings on the district of Santana, located in the North region of the city, that is characterized as the first industrial area of the city, became important to understand the myth of the wanderer Maria Peregrina. She was an indigent who ramble around Santana, and marked expressively the memory of the residents of this neighborhood. Without evidence of her existence, it is hard to understand how the wanderer became a reference to the neighborhood and at what time it happened. This study is based on the methodology of historical geography, as proposed by Braudel, suggesting the dialogue between the two areas of knowledge, considering time, subject and space dimensions. The district of Santana gradually missed its status of industrial neighborhood, during 1960’s and 1970’s. In this context of losing its hegemony as an industrial district and transformation of urban space that the myth of the wanderer Maria Peregrina grew among residents as a form of social cohesion and reconstruction of the identity of the neighborhood.
  • Patrimônio cultural e tombamento no Rio Grande do Sul: uma contribuição para os estudos urbanos Articles

    Gevehr, Daniel Luciano; Dilly, Gabriela

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute os processos de tombamento de 151 bens culturais pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAE) do Estado do Rio Grande do Sul. Pretende-se analisar quais os mecanismos envolvidos na produção da memória, que busca, por meio dos bens tombados, criar lugares de memória, que, por sua vez, se apresentam diretamente associados ao planejamento dos diferentes espaços da cidade. Partimos do princípio de que a gestão do espaço é resultado de uma seleção e, nesse contexto, o patrimônio cultural – presente nos espaços urbanos – também surge de escolhas. Discutem-se a dinâmica presente na eleição dos bens culturais e quais as suas áreas geográficas de maior concentração. Propõe-se, ainda, a interpretação desses espaços da cidade, enquanto lugares de memória, na medida em que, mediante suas denominações e organização próprias, revelam um complexo processo de manipulação da memória coletiva. O estudo pretende, ainda, discutir os desdobramentos desse processo que envolve a seleção desses lugares, para se pensar a cidade e seu patrimônio, com base no processo que envolve o planejamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the processes of declaring certain cultural properties into historic landmarks, naming 151 cultural properties by IPHAE - Historic and Artistic Heritage Institute of Rio Grande do Sul. The aim is to analyze which are the mechanisms involved in the production of memory, which seeks to form places of memory through historic landmarking declarations. These places seem to be directly associated with the planning and management of the different places around town. It is assumed that the management of such space is the result of a selection and in this context, the cultural heritage - present in the urban spaces - is also a result of such selections. It was discussed the dynamics present in the election of cultural properties and their main geographical areas of concentration. It is also proposed the interpretation of these spaces reveal a complex process of collective memory manipulation, due to their particular denominations and organization. Finally, this study intends to discuss the development of this process that involves these places, to think about the city and its patrimony from the process that involves planning.
  • Proposta de um modelo de avaliação das ações do poder público municipal perante as políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil: um estudo aplicado ao município de Curitiba Articles

    Silva, Christian Luiz da; Fugii, Gabriel Massao; Santoyo, Alain Hernández

    Resumo em Português:

    Resumo A gestão de resíduos de sólidos urbanos tornou-se um ponto de inflexão para o desenvolvimento local dos municípios. Há vários modelos sobre planejamento, gestão e tecnologia aplicada aos resíduos sólidos urbanos, mas não há nenhum que se proponha a avaliar o desenvolvimento das políticas municipais dessa área no Brasil. O objetivo deste artigo foi propor um modelo de avaliação das ações do poder público municipal ante as políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos para o contexto brasileiro. A pesquisa envolveu cinco etapas metodológicas: compreensão das variáveis de análise previstas; pesquisa Delphi para validar as relações entre as variáveis; estruturação de um modelo para avaliação com a relação das variáveis e suas inter-relações; definição dos documentos e instrumentos para aplicação do modelo; aplicação do modelo para o caso de Curitiba. A aplicação do modelo ao plano municipal de Curitiba ressaltou que o município universaliza o serviço e presta os serviços básicos de coleta e disposição final, contudo reutiliza e reaproveita muito pouco dos resíduos. Há um processo de planejamento mais programático e menos estratégico que deveria priorizar o vínculo com a gestão integrada da cadeia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Urban solid waste management has become an inflection point for the local development of municipalities. There are several models for the planning, management and technology applied to urban solid waste, but there is no model that proposes to evaluate the development of municipal policies in this field in Brazil. The object of this article was to propose an evaluation model for the actions of the municipal authorities regarding their policies of urban solid waste management in the Brazilian context. The study was conducted in five methodological stages: understanding the variables; a Delphi study to validate the relations among the variables; the structuring of an evaluation model with the relation of the variables and their inter-relationships; definition of the documents and instruments for applying the model; application of the model to the case of Curitiba. The application of the model to the municipal plan of Curitiba emphasized that the city universalizes the service and provides the basic services of collection and final disposal. However, it reclaims and reuses very little of the waste. There is a planning process that is more pragmatic and less strategic, which should prioritize a link with the integrated chain management.
  • La superposición de cartografía histórica como método de análisis morfológico y toma de decisiones urbanísticas. Ibagué, Colombia, 1935-2016 Articles

    Francel, Andrés

    Resumo em Português:

    Resumo No centro de Ibagué, uma cidade média da Colômbia, há uma área comercialmente agitada e socialmente decadente. Para resolver os problemas da cidade, uma proposta de redesenho urbana foi feita no âmbito de planos parciais nacionais, eventualmente incorporados aos princípios de planejamento do Ministério da Habitação, em 2012. No entanto, o plano não foi implementado, por isso há uma condição da idealidade e probabilidade comum à planificação urbana desde 1935. Para entender as semelhanças e as diferenças entre esses planos e a realidade urbana, uma análise do setor foi realizada usando o método histórico-artístico em seu componente objetal ajustado para analisar morfologias. O mapa de sobreposição para identificar tendências evidencia a ignorância continuada da dinâmica histórica e o erro de cálculo no processo de planejamento. A pesquisa fornece critérios de análise que podem ajudar a incorporar estudos histórico-morfológicos para a tomada de decisões de planejamento em setores similares e em cidades que têm sobreposições entre as políticas nacionais e o desenvolvimento municipal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Ibagué es una ciudad intermedia colombiana en cuyo centro existe una zona socialmente deprimida y comercialmente efervescente. Para solucionar sus problemáticas se realizó una propuesta de rediseño urbanístico dentro del marco de los planes parciales nacionales, finalmente incorporados a los principios de planeación del Ministerio de Vivienda en el año 2012. Sin embargo, el plan no se ha ejecutado, por lo cual tiene una condición de idealidad y probabilidad, común a los planeamientos urbanísticos desde 1935. Para comprender las convergencias y divergencias entre estos planes y la realidad urbanística, se realizó un análisis del sector utilizando el método histórico-artístico en su componente objetual ajustado para el análisis de morfologías. La superposición cartográfica para la identificación de tendencias evidencia el continuo desconocimiento de las dinámicas históricas y el desacierto en los procesos de planeación. La investigación aporta criterios de análisis que pueden ayudar a la incorporación de estudios morfológicos históricos para la toma de decisiones urbanísticas en sectores similares y en ciudades que presentan superposiciones entre las políticas nacionales y el desarrollo municipal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Ibagué is a Colombian medium-sized city in which the center is a commercially vibrant and socially depressed area. To solve their problems a proposal of urban redesign within the framework of national partial plans was made eventually incorporated into the planning principles the Ministry of Housing in 2012. However, the plan has not been implemented, as it has a condition of ideality and probability, common to urban planning since 1935. To understand the similarities and differences between these plans and the urban reality, a sector analysis was performed using the historic-artistic method in its object-based component adjusted for analyzing morphologies. The map overlay for identifying trends evidence the continued ignorance of the historical dynamics and miscalculation in planning processes. This research provides analysis criteria that can help incorporating historical morphological studies in order to make planning decisions in similar sectors and in cities that have overlaps between national policies and municipal development as a cause of conflicts.
  • How can an ecological perspective be used to enrich cities planning and management? Articles

    Rosales, Natalie

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo conceitual expõe uma visão geral dos princípios ecológicos, novos descritores urbanos e métodos de análise que podem ser integralmente incorporados no processo de planejamento, conectando informações ecológicas relevantes com as implicações dessa perspectiva ambiental no planejamento e na gestão das cidades. A primeira seção resume as diferentes noções de urbanismo ecológico e explora que conceitos ecológicos e pressupostos básicos podem constituir um guia para implementar uma perspectiva ecológica no planejamento urbano. A segunda seção indica que marcos existem para o planejamento e a gestão da cidade sob uma perspectiva ecológica; quais métodos e ferramentas estão sendo usados por diferentes partes interessadas em implementar uma visão ecológica hoje. Como síntese, o documento sugere que o urbanismo ecológico aplica-se por meio de seis conceitos (redes ecológicas, aninhamento, ciclos, fluxos, equilíbrio dinâmico e resiliência): i) compreensão e gestão ecossistêmica da cidade; ii) governança biorregional; iii) planejamento ecologicamente equilibrado. Assim, o trabalho fornece um marco conceitual e prático que permite a transformação das práticas atuais do planejamento e gestão urbana, delineando novas ideias para reinterpretar, reconceituar e ressignificar a relação dicotômica existente entre cidade-natureza, ambiente-sociedade, enquanto se esforça para alcançar uma nova compreensão da maneira como habitamos o hábitat.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This conceptual article presents a comprehensive overview of principles, new urban descriptors and analysis methods that provide relevant ecological information, which can be fully incorporated into the planning process, by connecting ecological perspectives to planning and management issues. Section one summarizes the different notions of ecological urbanism and explores what concepts and basic assumptions can constitute a guide to implement an ecological perspective into urban planning. Section two covers what frameworks exist for planning and managing the city under an ecological perspective; and what methods and tools are being used by different stake holders to implement an ecological vision today. As a synthesis, the paper suggest that ecological urbanism applies through six concepts (ecological networks, nestedness, cycles, flows, dynamic balance and resilience), which can be covered by three principles: I) an eco-systemic understanding and management of the city; II) a bioregional governance; III) an ecologically balanced planning. By doing so, this piece of work builds conceptually and practically a frame towards the transformation of current planning and management practices outlining clues for reinterpreting strategies to re-signify and re-conceptualize the existing dichotomous relationship between city-nature, environment-society, while strives for a new understanding of the way we inhabit the habitat.
  • O compartilhamento de informações no transporte público com as tecnologias RFID e NFC: uma proposta de aplicação Articles

    Nassar, Victor; Vieira, Milton Luiz Horn

    Resumo em Português:

    Resumo O transporte público nos grandes centros urbanos brasileiros apresenta dificuldades relacionadas à informação disponibilizada aos usuários, tais como dados sobre linhas de ônibus, seus trajetos, terminais e horários, atualizações sobre as ocorrências de atrasos, entre outros. A aplicação de tecnologias possibilita compartilhar informações a fim de auxiliar o transporte urbano em geral. Nesse cenário, este artigo possui o objetivo de discutir a proposta de aplicação do Smart Bus, que utiliza as tecnologias NFC (Near Field Communication) e RFID (Radio Frequency Identification) para efetuar o compartilhamento de informações no transporte público. Após o referencial teórico, há um levantamento de projetos que utilizam as tecnologias NFC e RFID no transporte urbano e de aplicativos que contribuem com a gestão de informações sobre o trânsito. Em seguida, discutem-se o Smart Bus e as influências resultantes do compartilhamento de informação nos sistemas de transporte público. Por fim, verificou-se a contribuição da aplicação para o mapeamento do perfil das vias, ônibus e passageiros, localizando atrasos e provendo dados para a gestão do transporte público. Ressaltam-se ainda as implicações em relação à privacidade e à segurança dos dados de usuários, além da infraestrutura tecnológica necessária à implantação de projetos envolvidos nos conceitos das Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Public transport in large Brazilian cities present deficiencies related to providing timely information to users on data regarding route, terminals and schedules of bus lines, updates on cases of delay, among others. Technologies can be useful for sharing information to assist urban transport in general. In this context, the present paper has the objective to discuss the proposed application Smart Bus, which uses NFC (Near Field Communication) and RFID (Radio Frequency Identification) technologies to share information on public transport. With this theoretical framework, a survey of projects using NFC and RFID technologies in urban transport and applications that contribute to traffic information management was carried out. Then, the use of the Smart Bus application and the results of sharing information in public transport systems were discussed. At the end, the contribution of the application to mapping the profile of roads, buses and passengers, locating delays and providing data for management of public transport was evident. Implications to privacy and security of passenger information, as well as to the technological infrastructure necessary for implementing projects under the concepts of Smart Cities and the Internet of Things, were notable.
  • Avaliação do uso da primeira Via Calma em Curitiba/PR para ciclomobilidade Articles

    Ferraz, Ingrid Steil; Gomes, Nivaldo Simões; Kobs, Fabio Fernando; Silva, Maclovia Correa da; Casagrande, Eloy Fassi

    Resumo em Português:

    Resumo O tema deste artigo é a promoção da ciclomobilidade que aconteceu em Curitiba, no Estado do Paraná, com a implantação da primeira Via Calma da cidade, na Avenida Sete de Setembro. O problema norteador da pesquisa é o crescimento das cidades e os conflitos por espaços de qualidade para pedestres e para outros modos leves de deslocamento, como a bicicleta. O objetivo da pesquisa foi levantar os pontos de vista de usuários, concernentes ao atendimento da função dos diferentes tipos de modais da Via Calma e sua importância para a mobilidade na cidade. Os procedimentos metodológicos compreenderam uma avaliação com usuários que responderam a um questionário, com o uso da técnica de preferência declarada. Foram 90 respondentes captados por meio das redes sociais da internet. Os resultados do universo pesquisado apontaram que 29% já usavam a bicicleta como meio de transporte e que, dentre aqueles que não a utilizavam, 52% demonstraram o interesse em trocar o meio de transporte atualmente utilizado pela bicicleta. A relevância dos resultados da enquete indicou o lado positivo da iniciativa municipal de criar um espaço específico para a circulação de bicicletas. No entanto, os respondentes, que se apropriaram da ideia, manifestaram insegurança ao circular com os carros ao lado deles. Considerou-se válida essa primeira iniciativa da municipalidade para estimular a ciclomobilidade. Assim, a tendência é a apropriação da Via Calma por novos ciclistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The theme of this article is to promote the cycle mobility that happened in the city of Curitiba-PR, with the implementation of the first Via Calma of the city on Sete de Setembro Avenue, downtown. The guiding research problem is the growth of cities and conflicts of quality spaces for walking and other light modes of travel, such as cycling. The objective of this research was to gather the views of users, in different modes of Via Calma, concerning the service function of the same and its importance to mobility in the city. The methodological procedures include an evaluation with users who answered a questionnaire, using the stated preference survey technique. There were 90 respondents, obtained using social networks on Internet. The results of the group studied showed that 29% already use the bicycle as a form of transport and among those who do not use, 52%, have shown that there is interest in exchanging the form of transportation currently used for bicycle. The relevance of the survey results indicated the positive side of the municipal initiative to create a specific space for bicycle traffic. On the other hand, respondents, who have appropriated the ideas, expressed insecurity when cycling with the cars next to them. It was considered valid this first initiative of the municipality to stimulate cycle mobility and the tendency is the appropriation of the Via Calma for new cyclists.
  • A distância como variável em modelos configuracionais no estudo da distribuição de atividades econômicas urbanas Articles

    Lima, Leonardo; Krafta, Romulo; Ribeiro, Bárbara Maria Giaccom

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho demonstra que diferentes modelos configuracionais urbanos podem gerar resultados similares quando se alteram parâmetros de distância imputados nos processamentos. Assim, demonstra-se uma maneira alternativa de se regular modelos configuracionais para a compreensão de fenômenos urbanos: a utilização da distância como variável ajustável. Empiricamente, o fenômeno da distribuição de atividades econômicas urbanas é analisado linearmente comparando as suas localizações com os resultados obtidos pela aplicação de modelos configuracionais sobre redes espaciais urbanas. Para teste da hipótese, as atividades econômicas de três cidades são espacializadas, e, sobre a rede espacial formada por trechos de ruas dessas cidades, são aplicados modelos configuracionais urbanos com variação em seus raios de processamento. Os valores de centralidade resultantes do processamento de cada modelo são correlacionados à distribuição das atividades econômicas nas cidades por meio do coeficiente de correlação de Pearson (r). Resultados similares foram obtidos com a aplicação dos mesmos modelos configuracionais urbanos para um conjunto de diferentes cidades, alterando-se apenas a distância considerada no processamento dos modelos. Portanto, mostra-se mais importante ajustar o parâmetro distância do que descobrir qual modelo configuracional consegue descrever como o fenômeno da distribuição de atividades econômicas ocorre. Em outras palavras, dependendo de cada caso, existiriam distâncias que, associadas a determinados modelos, estariam mais ou menos correlacionadas com a maneira como as atividades econômicas se distribuem pela malha urbana. Dessa forma, este trabalho aponta que os modelos configuracionais podem ser ajustados em função de uma distância otimizada, aumentando a correlação com o fenômeno urbano estudado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Different configurational urban models can generate similar outcomes by changing the distance parameter used in their processing. The use of distance as adjustable variable is an alternative way of regulating configurational models for understanding urban phenomena. The distribution of urban economic activities is linearly analyzed by comparing their locations with the output of a configurational spatial model for urban networks. To test the proposed hypothesis, the economic activities of three cities were spatialized and urban configurational models were applied on the spatial network of streets segments of these cities, varying the models’ processing radius (i.e., the distance parameter). The correlation between values of centrality resulting from each model processing and the distribution of economic activities in the cities were tested with the Pearson's correlation coefficient (r). Similar results were obtained by applying the same configurational urban models for a set of different cities, changing only the distance parameter. We concluded that it seems to be more important to set the distance parameter than to figure out which configurational model can describe how the phenomenon of distribution of economic activity takes place. That is, depending on each case, there would be distances that, associated with certain models, would be more or less correlated with the way economic activities are distributed throughout the urban fabric. Thus, configurational models can be adjusted by an optimized distance, increasing the correlation with the urban phenomenon studied.
  • Regiões, cidades e comunidades resilientes: novos princípios de desenvolvimento Articles

    Gonçalves, Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Os efeitos da sucessão/sobreposição de crises ambientais, de insegurança, de governação, financeiras, econômicas e sociais diluíram-se no quotidiano de boa parte das regiões do planeta. Essa presença constante destrói a estabilidade e a previsibilidade associadas aos estádios mais avançados de progresso. A turbulência deixou de ser exceção e passou a ser regra. Neste artigo, discute-se o que vulnerabiliza os territórios e capacita as regiões, as cidades e as comunidades para recuperá-las, quando expostas a crises agudas e/ou prolongadas. Procuram-se justificações para o fato de alguns territórios falharem no esforço de retomar a trajetória pré-crise, enquanto outros cumprem ou superam esse objetivo, robustecendo-se no decurso dos episódios desestabilizadores. Neste artigo, observamos o desenvolvimento regional, urbano e local por meio do paradigma da resiliência evolutiva, identificando os gatilhos e as condições para a sustentabilidade do desenvolvimento, muito para além da lógica reativa de manter, distender ou tentar retomar hipotéticos equilíbrios vigentes pré-crise.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Succession/overlap effects of environmental, insecurity, governance, financial, economic and social crises have been diluted in the daily life of great part of the planet regions. The turbulence is no longer the exception and has become the rule. It is important, therefore, to discuss what weakens the territories and what empowers the regions, cities and communities to recover when they are exposed to acute and/or prolonged crises. It urges to seek justifications to the fact that some territories fail the effort to reclaim the pre-crisis trajectory, while others, meet or exceed this goal, getting stronger in the destabilizing episodes course. In this article we observe the regional, urban and local development through the paradigm of evolutionary resiliency. This allows to identify the triggers and the conditions for the development sustainability, far beyond the reactive logic to keep, overstrain or try to reclaim hypothetical effective balances pre-crisis.
  • Errata Errata

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155. Prédio da Administração - 6°andar, 80215-901 - Curitiba - PR, 55 41 3271-1701 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: urbe@pucpr.br