Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 37, Número: 2, Publicado: 2012
  • Editorial

    Gandin, Luís Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú
  • Apresentação: temas multidisciplinares para a educação Seção Temática: Temas Multidisciplinares Para A Educação

    Farenzena, Nalú
  • Gerencialismo Seção Temática: Temas Multidisciplinares Para A Educação

    Newman, Janet; Clarke, John

    Resumo em Português:

    Este artigo explora a importância do gerencialismo como um conceito para pensar sobre projetos de reforma do estado durante os últimos quarenta anos. Fazendo particular referência ao Reino Unido e seu papel na proliferação da Nova Gestão Pública, o artigo sugere que o gerencialismo (como ideologia) e a gerencialização (como um processo de transformação) se combinam para produzir o que descrevemos como um estado gerencial. Nesta forma de estado, arranjos organizacionais e sistemas de poder, autoridade e processo anteriores embasados em uma combinação de burocracia e profissionalismo são reconfigurados em torno da autoridade gerencial: o direito de gerir. Recorrendo a uma concepção da dispersão de poder em processos de reforma do estado, sugerimos que é o gerencialismo que fornece coerência tanto ideológica como organizacional aos cenários organizacionais complexos que emergiram de projetos de reforma do estado. Fronteiras borradas, formas organizacionais hibridizadas, arranjos de governança inovadores e novos aparelhos de responsabilização e avaliação são articulados pelas promessas de maior liberdade e autoridade gerencial. O artigo é concluído com a especulação sobre o que a volta à austeridade na política europeia poderia significar para o gerencialismo e a dispersão do poder do Estado.

    Resumo em Inglês:

    This article explores the significance of managerialism as a concept for thinking about projects of state reform across the last forty years. Making particular reference to the United Kingdom and its role in the proliferation of the New Public Management, the article suggests that managerialism (as an ideology) and managerialisation (as a process of transformation) combine to produce what we describe as a managerial state. In such a form of state, previous organizational arrangements and systems of power, authority and process based around a combination of bureaucracy and professionalism are reconfigured around managerial authority: the right to manage. Drawing on a conception of the dispersal of power in processes of state reform, we suggest that it is managerialism that gives both ideological and organizational coherence to the complex organizational landscapes that have emerged from state reform projects. Blurred boundaries, hybridized organizational forms, innovative governance arrangements and new apparatuses of accountability and evaluation are articulated by the promises of greater managerial freedom and authority. The article concludes by speculating on what the turn to austerity in European politics might mean for managerialism and the dispersal of state power.
  • Contemporâneo e política Seção Temática: Temas Multidisciplinares Para A Educação

    Lazarus, Sylvain

    Resumo em Português:

    O texto aborda a crise da política e do contemporâneo como resultado de uma captura dos nomes pelo campo estatal. Quanto à política, todas as tentativas, desde 1968, de constituí-la a distância do Estado, do ponto de vista das pessoas e do interior de situações, apagaram-se atualmente. Reflete-se ainda sobre a natureza separada do Estado, e sobre o pensamento das pessoas e as formas de subjetividade. Assim, trata-se de avaliar a ruptura do pensamento, a partir da tese de que a natureza atual do Estado como Estado separado é incompatível com um pensamento das pessoas orientado para os possíveis. Busca-se, por fim, questionar o lugar da disciplina antropológica e o que ela pode enunciar sobre o contemporâneo hoje.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with the crisis of politics and of the contemporary as a result of a name capture from the state field. Regarding politics, all the attempts since 1968 of reconstituting it away from the state, from the point of view of people and the interior of situations, are now over. There is also a reflection about the separate nature of the state and about the thinking of people and the forms of subjectivity. Therefore, this text aims at evaluating the rupture of thinking using the thesis that the contemporary nature of the state as a separate state is incompatible with the thinking of people guided to the possible. The article searches, at the end, questions the anthropological discipline and what it can enunciate about the contemporary today.
  • Memoria e imagen

    Arfuch, Leonor

    Resumo em Espanhol:

    Imagen y narración se unen de modo indisociable en todo intento - y por ende, en toda política - de transmisión de la memoria. Tanto por la dimensión icónica de la palabra, que hace del relato una pantalla proyectiva de nuestra imaginación - imaginación no menos verdadera que la que atestiguan las imágenes- como por el carácter narrativo de la imagen, aunque ésta requiera a menudo de la vecindad de la palabra. En ambos registros la idea de transmisión - que tiene en el campo educativo una valencia singular - evoca una intencionalidad, una tensión hacia el otro, el destinatario, que pone en juego el movimiento dialógico del discurso - en su más amplia definición - y en este sentido responde en la doble acepción ética de dar respuesta y de responsabilidad. Nos proponemos entonces plantear algunas reflexiones teóricas en torno de la memoria y su relación con la imagen a partir de dos escenas, una literaria (Sebald), la otra de las artes visuales (Christian Boltanski), cuya complementariedad resulta de una curiosa - y no obligada - sintonía. Escenas de una memoria traumática que, a la manera de ciertas iluminaciones benjaminianas, dejan ver un insondable fondo de tragedia.

    Resumo em Inglês:

    Image and narration are intrinsically related when the transmission of memory is at stake. This is so, not only because of the iconic dimension of the words, that make any story a projective screen of our imagination, but also due to the narrative character of images, although these very often require the proximity of the word. In both cases the idea of transmission, which has a special meaning in the domain of education, has to do with some intentionality, an orientation towards the other, the addressee, in a dialogical interaction where response and responsibility come together in an ethical plane. Our aim here is to pose some theoretical reflections regarding the relation between image and memory by comparing two scenes, one taken from literature (Sebald), and the other from the visual arts (Christian Boltanski), scenes of a traumatic memory, marked by tragedy.
  • Narrativa Seção Temática: Temas Multidisciplinares Para A Educação

    Kearney, Richard

    Resumo em Português:

    As histórias, como vias de compreensão da condição humana, têm preocupado a Filosofia desde Aristóteles. O artigo, baseado em uma visão afirmativa da narratividade (Ricoeur, Rorty e MacIntyre), elabora a ideia de que a resistência à narratividade em nome de modelos redutores de cientificismo deverá ceder à compreensão de que a verdade histórica tanto é propriedade do chamado conhecimento objetivo, como do conhecimento narrativo. Num diálogo crítico entre a poética aristotélica e leituras hermenêuticas contemporâneas, discute as relações entre verdade narrativa e memória; ficção e história; catarse e testemunho; identidade narrativa e responsabilidade moral. Considerando as possibilidades de narrativa interativa e não-linear da era digital, a narrativa é considerada um convite à responsividade ética e poética.

    Resumo em Inglês:

    Stories offer us some of the richest and most enduring insights into the human condition and have preoccupied philosophy since Aristotle. This article, based on the affirmative view of narrativity advanced by theorists like Ricoeur, Rorty and MacIntyre, argues that historical truth is as much the property of narrative knowledge as it is of so-called objective knowledge. It proposes a critical dialogue between Aristotelian poetics and contemporary hermeneutic readings, discussing the relations between narrative and memory, fiction and history, catharsis and testimony, narrative identity and moral responsibility. Considering the new possibilities of interactive and non-linear narration in the digital era, narrative is seen as an open-ended invitation to ethical and poetic responsiveness.
  • Cidadania Seção Temática: Temas Multidisciplinares Para A Educação

    Fischman, Gustavo E.; Haas, Eric

    Resumo em Português:

    Queremos com este artigo contribuir para mover o debate pedagógico sobre educação em cidadania para além do que caracterizamos em um trabalho anterior como o impasse de perspectivas idealizadas (Fischman; Haas, 2012). Nosso argumento está embasado em duas ideias principais. Primeiro, a noção de cidadão que informa programas de educação em cidadania é estreitamente definida com base em narrativas de pertencimento em termos nacionais. Estas narrativas não são mais adequadas para compreender as complexas relações (se alguma vez o foram) entre cidadania e educação porque não levam em consideração as mudanças políticas, econômicas, sociais e demográficas contemporâneas relacionadas aos processos frouxamente definidos, mas muito influentes, de globalização. Em segundo lugar, e talvez mais importante, uma superênfase sobre modelos de racionalidade relacionados à tradição cartesiana de cogito ergo sum - e de atores humanos como seres puramente conscientes - oferece um modelo abertamente idealista e educacionalmente impraticável de educação em cidadania. Iniciamos com uma breve apresentação de alguns dos modelos de compreensão das relações entre cidadania e educação mais frequentemente utilizados e suas deficiências. A seguir, a próxima seção introduz o conceito de cognição incorporada e a relevância de metáforas e protótipos na compreensão da cidadania. Concluímos com algumas observações sobre ir além de modelos idealizados de educação em cidadania.

    Resumo em Inglês:

    With this article we want to contribute to moving the pedagogical debate about citizenship education beyond what we characterized in previous work as the impasse of idealized perspectives (Fischman; Haas, 2012). Our argument rests on two main ideas: First, the notion of citizen informing citizenship education programs is narrowly defined based on narratives of nationally bounded membership. Such narratives are no longer adequate for understanding the complex relationships between citizenship and education (if they ever were) because they do not consider the contemporary political, economic, social, and demographic changes related to the loosely defined, but very influential, processes of globalization. Second, and perhaps more importantly, an overemphasis on models of rationality related to the Cartesian tradition of cogito ergo sum - and of human actors as purely conscious beings - offers an overly idealistic and educationally impractical model of citizenship education. We begin with a brief presentation of some of the most frequently used models of understanding the relationships between citizenship and education and their shortcomings. Then, the next section introduces the concept of embodied cognition and the relevance of metaphors and prototypes in understanding citizenship. We conclude with some notes on going beyond idealized models of citizenship education.
  • Transição demográfica Seção Temática: Temas Multidisciplinares Para A Educação

    Rigotti, José Irineu Rangel

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo principal analisar o papel que a dinâmica demográfica poderá exercer sobre a educação da população brasileira nas próximas décadas, com enfoque nas suas tendências e nas oportunidades que dela decorrem. Para atingir este objetivo, comenta-se brevemente alguns aspectos da transição demográfica e aquilo que alguns estudiosos denominam janela de oportunidades. Em seguida, discute-se a evolução da estrutura etária brasileira, a partir da razão de dependência e suas perspectivas, enfatizando o processo de envelhecimento populacional. Posteriormente, aborda-se a evolução das matrículas e do sistema de educação no Brasil, para então discutir algumas perspectivas de desenvolvimento, tendo em vista a escolaridade.

    Resumo em Inglês:

    Without ignoring the complexity of the Brazilian educational system and the various elements that interact in it, this article aims at analyzing the role that population dynamics may have on the education of the population in coming decades, focusing on trends and the opportunities that arise from it. To achieve this goal, we comment briefly some aspects of demographic transition and what some scholars call window of opportunity. Then we discuss the evolution of the Brazilian age structure from the dependency ratio and its perspectives, emphasizing the process of population aging. Later, one evaluates about the evolution of enrollment and the education system in Brazil, and then discuss some prospects for development in view of schooling.
  • Trabalho e formação Seção Temática: Temas Multidisciplinares Para A Educação

    Pochmann, Marcio

    Resumo em Português:

    A emergência de novas formas de trabalho, associada ao aumento da expectativa de vida da população, conecta-se com a perspectiva de alteração na formação educacional. Dentre outras características, a educação deixa de centrar-se nas fases precoces da vida para ser algo necessário ao longo da vida. Nessa transformação, o entendimento entre os atores sociais é condição necessária para a maior eficiência alocativa dos meios de produção. Da mesma forma, apresenta-se a possibilidade de compartilhamento dos novos ganhos de produtividade com patamar de civilidade superior ao do século 20. Formas de produção e de organização do trabalho sustentáveis requerem uma base recorrente de educação e formação profissional.

    Resumo em Inglês:

    The emergence of new forms of work, associated with the increase in the populations' life expectancy, connects with the perspective of changes in educational training. Among other characteristics, education ceases to center solely in the early phases of life to be lifelong. In this transformation, the understanding among social actors is a necessary condition to a better efficient allocation of means of production. By the same token, the possibility presents of sharing new gains of productivity with a higher threshold of civility than that of the twentieth century. Sustainable forms of production and of work organization require a basis of professional education and training.
  • Campo educacional e campo estatístico: diferentes apropriações dos números do ensino Outros Temas

    Gil, Natália de Lacerda

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa os discursos sobre as estatísticas educacionais em publicações que circularam nas décadas de 1930 e 1940. As fontes aqui mobilizadas foram elaboradas no Serviço de Estatística de Educação e Saúde, sob coordenação de Teixeira de Freitas, e no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, organizadas por Lourenço Filho. O foco deste artigo está na percepção da existência de diferentes apropriações das estatísticas escolares. O que se destaca é que os elementos evocados, os aspectos enfatizados e as interpretações feitas têm considerável vinculação com o que está em jogo nos campos em que cada autor se atrelava originalmente - como se pretende evidenciar pela análise empreendida.

    Resumo em Inglês:

    The present article analyses the speeches on educational statistics released in publications which circulated in the decades of 1930 and 1940. The sources used hereby were produced in the Serviço de Estatística de Educação e Saúde, under the coordination of Teixeira de Freitas, and in the Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, organized by Lourenço Filho. The focus of this article is on perception of the existence of different appropriations for the educational statistical numbers. There is a considarable link between the aspects that are chosen to be mentioned in each case and the issues that are on the scene in the fields in which each author is initially attached to - as we intend to highlight by the analysis undertaken.
  • O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética Outros Temas

    Camargo, Liseane Silveira; Becker, Maria Luíza Rheingantz

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montangero e Maurice-Naville, que destacam o conceito como um dos principais da teoria piagetiana. O artigo traz contribuições para a história e compreensão do conceito, como também permite um novo ponto de vista sobre a teoria.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the course of the concept of cooperation according to Genetic Epistemology through the different phases of Piaget's work. Initially, the concept is approached as a product of a type of social relation, and later it is treated as a method for social exchanges. The concept was not always directly referred to, and the author did not give it the same amount of attention in the different phases of his work. One of the main references used - to complement Piaget himself - were authors Montangero and Maurice-Naville, who highlight the concept as one of the most important ones in Piaget's theory. The article brings contributions to the history and comprehension of the concept, and it also permits a new point of view on the theory.
  • Avaliação institucional: por que os atores silenciam? Outros Temas

    Santos, Eliane Gomes dos; Sadala, Maria da Glória Schwab; Borges, Sônia Xavier de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo faz uma reflexão sobre a questão do processo de avaliação institucional nas instituições brasileiras de ensino superior, tendo como base a teoria psicanalítica e como particular enfoque, a resistência dos atores-sujeitos ao processo e à implantação da cultura de avaliação. Por meio da teoria dos discursos de Jacques Lacan foi possível refletir a respeito dos impasses da avaliação institucional no contexto universitário brasileiro e pensar em propostas frente aos fenômenos sociais a ela relacionados.

    Resumo em Inglês:

    This article reflects on the question of the institutional evaluation process in institutions of higher education in Brazil, based on psychoanalytic theory and how a particular focus, the esistance of the actors-subjects to the process and the implementation of the evaluation culture. By the theory of Jacques Lacan's speeches could ponder the dilemmas of institutional assessment in the university context and think of Brazilian forward proposals for social phenomena associated with it.
  • Pesquisar com os cotidianos: os múltiplos contextos vividos pelos/as alunos/as Outros Temas

    Fiorio, Angela Francisca Caliman; Lyrio, Kelen Antunes; Ferraço, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Este artigo tenta discutir os múltiplos contextos vividos pelos estudantes de uma escola pública da periferia de Vitória - Espírito Santo. A realização da pesquisa se deu por meio de conversas e de instrumentos a partir dos quais os estudantes puderam soltar suas redes de sentidos sobre os diferentes contextos da vida e da escola. As questões levantadas pelos estudantes nos dão pistas para pensarmos a escola pública em sua dimensão curricular e política, associando vida e conhecimento. Outras questões nos movem nesta pesquisa e nos indagam sobre as formas como a escola lida com a diversidade de expectativas, principalmente esta: qual a potência da escola na vida de nossos estudantes?

    Resumo em Inglês:

    This paper tries to discuss different student situations in a public suburb school in the city of Vitória, capital of Espírito Santo. The research occurred through many discussions, using different methodologies where the students could release their power nets according different life and school circumstances. These questions provide answers to understand a public school through the curriculum and politic aspect, associating life and knowledge. Other questions encourage and interrogate us on this research about how the school manages the diversity of expectations. What is the school influence on our student's life?
  • O diálogo como objeto de pesquisa na educação ambiental Outros Temas

    Luca, Andréa Quirino de; Andrade, Daniel Fonseca de; Sorrentino, Marcos

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda o diálogo como objeto de pesquisa na Educação Ambiental, a fim de colaborar com a fundamentação de práticas e pesquisas na área. Observa a necessidade da criação de indicadores de diálogo e de maior aprofundamento empírico com aqueles já sugeridos. Também, o artigo promove uma articulação do conceito de diálogo com o de comunidades interpretativas e de aprendizagem, espaços para se praticar e vivenciar a Educação Ambiental (EA), práticas essas trazidas por algumas Políticas Públicas de EA brasileiras. Finalmente, argumenta que as metodologias participativas, sobretudo as de cunho intervencional, são adequadas para colaborar com um aprofundamento teórico-prático da teoria do diálogo.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches the concept of dialogue as a research object in environmental education, to collaborate with other research and also practices in the field. The article points out the necessity to create dialogue indicators as well as of a deeper enquiry into existing ones. Also, the article articulates the concept of dialogue with the concept of interpretive and learning communities, which are spaces to practice and experience environmental education processes, as in some Brazilian EE public policies. In the end, it argues that participatory methodologies, mainly interventional ones, are appropriate to promote deeper inquiries into theoretical and practical aspects of dialogue.
  • Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional Outros Temas

    Neira, Marcos Garcia; Lippi, Bruno Gonçalves

    Resumo em Português:

    A intensidade das mudanças sociais em curso colocou em xeque o legado da modernidade. As verdades elaboradas pela ciência moderna têm sofrido fortes abalos. Até mesmo o modo de produzir conhecimentos é questionado nos tempos atuais. Dentre as alternativas emergentes, encontra-se a bricolagem. Os bricoleurs apelam para uma variedade de métodos, instrumentos e referenciais teóricos que lhes possibilitem acessar e tecer as interpretações de diferentes origens. Impulsionados pelos Estudos Culturais, denunciam as relações de poder que influenciam os discursos científicos postos em circulação. O presente artigo discute os pressupostos e procedimentos metodológicos e oferece um exemplo de uma pesquisa educacional inspirada na bricolagem.

    Resumo em Inglês:

    The intensity of the current social changes has confronted the modernity legacy. The truths produced by the modern science have been under strong uncertainties. Even the way to produce knowledge is questioned nowadays. Amongst the emerging alternatives, there is the bricolage. The bricoleurs use a variety of methods, instruments and theoretical references that make possible to access and build interpretations from various places. Driven by the Cultural Studies, denounce the relationship of power that influence the scientific speeches put in course. The present article discusses the presumptions and methodological procedures, and offers an example of educational research inspired in the bricolage.
  • Os cinco olhos do diabo: os castigos corporais nas escolas do século XIX Outros Temas

    Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O presente trabalho analisa a prática de castigos corporais nas escolas primárias da Corte, investigando-a como forma de disciplinar, constituir e consolidar uma determinada cultura escolar, aqui entendida como um conjunto de normas, posturas e condutas impostas aos jovens, como forma de se obter uma disciplinarização do corpo e do espírito. A Palmatória, foi um objeto que assim como o livro, o quadro, a pena, marcou sua presença na escola e no imaginário da sociedade sobre a escola. Ao ponto de serem retratadas na literatura da época. Analiso fontes que demonstram os rumos da discussão acerca dos castigos corporais, os limites da autoridade do professor e a intervenção da sociedade nesse debate.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the practice of corporal punishment in primary schools of the court, investigating it as a form of discipline, establish and consolidate a particular school culture, here understood as a set of norms, attitudes and behaviors imposed on young people as a way to obtain a disciplining of body and spirit. The Paddling, was an object that just as the book, table, pen, marked their presence at school and in the imagination of society about the school. The point of being portrayed in the literature of the time. Analyze sources that demonstrate the course of discussion of punishment, the limits of authority of the teacher and the intervention of society in this debate.
  • O processo de regionalização das universidades do Mercosul: um estudo exploratório de regulação supranacional e nacional Outros Temas

    Krawczyk, Nora; Sandoval, Salvador Antonio Mireles

    Resumo em Português:

    Este artigo é produto de uma pesquisa exploratória em que se analisou um conjunto de ações vinculadas ao processo de regionalização da universidade e, as dinâmicas produzidas e implementadas nos espaços de regulação transnacional (incentivo à regionalização do Mercosul), nacional (Brasil e Argentina) e institucional. Buscou-se compreender as mudanças institucionais em curso e as possibilidades de construção de um pensamento social latino-americano. Foram focalizadas a análise das políticas de integração regional de educação no âmbito do Mercosul e as dinâmicas nacionais.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of an exploratory study that analyzed the set of actions related to the regionalization process of the university and mainly the dynamics as they are produced and implemented in the sphere of the transnational regulation (incentive for regionalization of the Mercosul) and national. The study sought to understand the on-going institutional changes and the possibilities of constructing a Latin American social thought. To this end, the authors focused in this article on an analysis of the regional integration policies of education in the context of the Mercosul and the national dynamics.
  • A questão do método e da metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da região Centro-Oeste/Brasil Outros Temas

    Magalhães, Solange Martins Oliveira; Souza, Ruth Catarina Cerqueira R. de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir a questão do método e da metodologia desenvolvidos na produção acadêmica sobre os professores(as) dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, período 1995 a 2009. As atividades já realizadas abrangem levantamento da produção, leitura integral dos trabalhos, fichamento e análise. Elegeu-se as seguintes categorias de análise: tema, referencial teórico, método, metodologia, tipo de pesquisa, concepções de educação e de professor. Os resultados demonstram as dificuldades na busca do posicionamento conceitual e aprimoramento metódico e metodológico da produção. Apontam para a necessidade de maior rigor teórico-metodológico, o que implica na clareza da intencionalidade metódica, das escolhas ontológicas e gnosiológicas dos pesquisadores.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to discuss the question of method and methodology developed in academic research on teachers (s) of the Graduate Program in Education of the Midwest Region, 1995 to 2009. The activities already carried out cover survey of the production, unabridged reading of the works, and their subsequent records and analysis. Elected the following categories of analysis: theme, theoretical, method, methodology, type of research, education and conceptions of teaching. The results demonstrate the difficulties in finding placement conceptual and methodical and methodological improvement of production. They point to the need for more rigorous theoretical and methodological, which implies the clarity of intent methodical, and gnostic ontological choices of the researchers.
  • Jovens e cotidiano Resenhas Críticas

    Rosa, Marcelo Prado Amaral
  • Repensando a educação no Império: uma síntese provisória e incompleta Resenhas Críticas

    Limeira, Aline Morais; Teixeira, Giselle Baptista
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br