Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 38, Número: 2, Publicado: 2013
  • Editorial

    Gandin, Luís Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú
  • Apresentação: educação, psicanálise e alteridade Seção Temática: Educação, Psicanálise E Alteridade

    Moschen, Simone Zanon
  • A experiência ético-formativa da psicanálise e a interlocução com Kant Seção Temática: Educação, Psicanálise E Alteridade

    Corbiniano, Simone Alexandre Martins

    Resumo em Português:

    Compreende-se com Lacan que a ética não se dispõe ao simples fato de ter obrigações, porquanto ela está intrinsecamente ligada à própria estrutura do desejo. A experiência ética funda a possibilidade de um possível rompimento sublimatório com o instituído, e está na origem motivadora de toda ação do sujeito, afirmando-se assim como uma experiência ético-formativa. A ética da psicanálise entrevê o que pode ser um bem para o sujeito, com todas as contradições, lacunas e problemas que disso provém. Tal reflexão tem por base O Seminário, livro 7- A Ética da Psicanálise, de Jacques Lacan, obra em que o autor se põe no horizonte da ética, discutindo questões ligadas aos conceitos de das Ding, de lei moral kantiana, e de sublimação.

    Resumo em Inglês:

    It is understood from Lacan that ethics cannot be reduced to the simple existence of obligations, as it is intrinsically linked to the very structure of desire itself. Ethical experience creates the possibility of a potential sublimatory rupture with what has been established and is the motivating source of the subject's entire action, thereby affirming itself as an ethical-formative experience. The ethics of Psychoanalysis foresees what could be of benefit to the subject, with all the contradictions, gaps and problems which that can bring. This reflection is based on Lacan's: The Seminar The Ethics of Psychoanalysis (Book VII), in which the author places himself at the horizon of ethics, discussing the concepts of das Ding, Kantian moral law and sublimation.
  • Para além da justa medida: Arendt, a ética, o desejo e a educação Seção Temática: Educação, Psicanálise E Alteridade

    Fogaça, Marcia Regina

    Resumo em Português:

    Este artigo busca extrair, de uma leitura psicanalítica, algumas implicações para a educação de ideias de Hannah Arendt, através do estabelecimento de um diálogo entre a proposição lacaniana de uma ética do desejo e reflexões arendtianas acerca de uma moral da verdade e do pensamento. Para tanto, são identificados pontos de contato, disjunção e ressonâncias entre as articulações arendtianas e a proposta psicanalítica, assim como são tecidas algumas considerações sobre o exemplo, colocado por Arendt como alternativa ao mandamento moral enquanto direcionamento ao bem.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to extract, from a psychoanalytical reading, some implications for the education of Hannah Arendt's ideas through the Lacanian proposition of the ethic of the desire and Arendtian reflections about moral of the truth and that of the thought. For this reason, contact points, disjunction and resonances between Arendtian articulations and the psychoanalytical proposal, as well as some considerations are commented on the example placed by Arendt, as an alternative to the moral commandment while directed to well.
  • Psicanálise e educação: os paradoxos da alteridade Seção Temática: Educação, Psicanálise E Alteridade

    Costa, André Oliveira; Moschen, Simone Zanon

    Resumo em Português:

    Este artigo trabalha o conceito de alteridade, fazendo uma correlação entre Psicanálise e Educação. Para ambas as disciplinas deve estar colocada, como condição, a diferença do outro como semelhante; a inscrição do Outro, que marca um processo particular de inserção na cultura; e do outro radical e inapreensível. Entre elas vamos identificar um certo modo de produção do sujeito que passa necessariamente pela relação com o outro, mas que não se faz sem obstáculos. Quais são os paradoxos da alteridade? É nossa pergunta que conduz a pensarmos a relação do sujeito a três registros da alteridade.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches the concept of otherness in a correlation between Psychoanalysis and Education. As a condition for both disciplines a difference must be placed between the other as a peer; the inscription of the Other operating a particular process of cultural insertion; and the radical and inapprehensible other. Among them we identify a certain mode of production of the subject that necessarily regards the relation with the other but does not take place without obstacles. What are the paradoxes of otherness? Our question leads us to examine the relation of the subject with three registers of otherness.
  • A palavra e as condições da educação escolar Seção Temática: Educação, Psicanálise E Alteridade

    Lajonquière, Leandro de

    Resumo em Português:

    Estudos recentes sobre gestão e resultados escolares apontam a presença do, assim chamado, efeito-professor como um fator associado ao desempenho dos alunos. Desenvolve-se neste texto a premissa de que esses estudos acabam, paradoxalmente, demonstrando a pertinência da reflexão psicanalítica, que aponta para o estatuto da palavra mestre no interior de uma tradição filial professoral como condição necessária à educação escolar.

    Resumo em Inglês:

    Recent studies on school management and results have pointed to the relevance of the so-called 'teacher effect' as a factor linked to the performance of pupils. The premise developed in this article is that such studies end up paradoxically demonstrating the relevance of the psychoanalytic reflection, which stresses the status of the teacher's speech within a filial teaching tradition as a necessary condition in school education.
  • Educar: da alteridade ao estilo Seção Temática: Educação, Psicanálise E Alteridade

    Monteiro, Elisabete Aparecida

    Resumo em Português:

    No conjunto de pesquisas em educação escolar identifica-se a crença de que a solução dos impasses na transmissão consiste na criação de novas metodologias de ensino. A presente pesquisa propõe redimensio nar tal confiança e a compreende como uma ilusão sobre a possibilidade de controle dos resultados na transmissão da cultura na escola. Trata-se de um aprofundamento na noção de estilo no âmbito da tarefa do educador, a partir das proposições psicanalíticas. A psicanálise compreende que sustentar a transmissão significa suportar uma posição que exige a renúncia dos ideais de perfeição. O sujeito está implicado em todo ato e, na transmissão, isso se traduz na relação singular do educador com o conhecimento: seu estilo.

    Resumo em Inglês:

    In the body of research on school education identifies the belief that the solution to the impasse in the transmission is the creation of new teaching methodologies. This research proposes resize trust and understand how such an illusion about the possibility of tracking results in the transmission of culture in school. This is a deeper sense of style in the task of the educator from the psychoanalytic propositions. Psychoanalysis understands that sustain transmission means supporting a position that demands the resignation of the ideals of perfection. The subject is involved in any act and, in transmission, this translates into unique relationship with the educator's knowledge: his style.
  • Os profissionais do impossível Seção Temática: Educação, Psicanálise E Alteridade

    Pereira, Marcelo Ricardo

    Resumo em Português:

    Como admoestava Freud: "[...] uma escola deve conseguir mais do que não impelir seus alunos ao suicídio; ela deve lhes dar o desejo de viver". Mas como efetivamente fazê-lo? Como não se sentir impotente frente ao outro que demanda aprender? Como refrear o gozo do capital ou a tirania cientificista dos manuais pedagógicos? Há que se consentir as incertezas e ambivalências próprias do gesto de educar ou subverter a vontade de ignorância do outro sem abandoná-lo, fazendo valer assim seu desejo de viver. Com base nos conceitos de impotência, de impossibilidade e da teoria dos discursos, introduziremos as questões que abordaremos neste artigo.

    Resumo em Inglês:

    As Freud admonished: "[...] a school should get more than not compel students to suicide, it must give them the desire to live". But how to do it effectively? How not to feel impotent against another who demands to learn? How to restrain the jouissance of the capital or the tyranny of scientism of the teaching manuals? We have to consent the uncertainties and ambivalences inherent to the manner to educate or subvert the will of ignorance of the other without abandon it, doing therefore his desire to live well. Based on the concepts of impotence, impossibility and of the theory of speech, we will introduce the issues that we discuss in this article.
  • Um entre o outro e eu: do estranho e da alteridade na educação Seção Temática: Educação, Psicanálise E Alteridade

    Thones, Ana Paula Bellochio; Pereira, Marcelo de Andrade

    Resumo em Português:

    Discorre sobre o conceito do estranho na arte, na antropologia e na psicanálise, a fim de analisar as injunções poético político pedagógicas do estranho no âmbito da educação. Toma como problemática a relação entre o eu e o outro na sociedade contemporânea, mais especificamente, na manifestação do estranho - o qual refere tanto um sentimento quanto uma representação - nos espaços formativos - supostamente familiares ou de familiarização. Trata, portanto, da alteridade, tomada como forma de visibilidade e relação do mesmo com o outro. O estudo propõe pensar o ensino como forma de estranhamento.

    Resumo em Inglês:

    Discusses the concept of the uncanny in the arts, anthropology and psychoanalysys in order to analyze the poetical and political injunctions of the uncanny in education. It considers the problem of the relationship between self and the other in contemporary society, more specifically, in the manifestation of the uncanny - wich may refer both to a feeling and to a form of representation - in educational spaces - supposedly familiar or for familiarization. The theme, therefore, is alterity, taken as a form of visibility and relationship with the other. The study proposes to consider teaching as an expression of the uncanny.
  • Escrita e alteridade: um texto em viagem-enigma Seção Temática: Educação, Psicanálise E Alteridade

    Schaffer, Margareth

    Resumo em Português:

    Abordamos, neste texto, experiências de escrita e os impasses da subjetivação na atualidade, através dos laços sociais que constituem o sujeito. A ancoragem teórica dá-se através da educação, da psicanálise e da linguagem, bem como de reflexões surgidas das experiências com escritas de orientandos e de alunos, tanto na universidade como na escola. A partir dessas reflexões, propomos tratar a experiência da escrita não como uma transcrição, mas, sim, como um outro sistema - um desejo de escrita -, o qual comporte a noção de inscrição de um ato de singularidade possível, cujo endereçamento - laço social - vise ao enodamento entre a experiência da escrita como viagem-enigma e a alteridade do sujeito.

    Resumo em Inglês:

    Approaching, on this text, writing experiences and the troubles about subjectivity in the present, behind the social-bonds that composes the subject. The theoretical approach happens through the psychoanalysis, education and language, as well as reflections rising by the writing experiments with students and advisees in university and college/school. Using these reflections, we propose to treat the experience of writing not as a transcription, but so, like another system - a writing desire - the one that behave the notion of inscription in a singularity act, whose addressing - social-bond- means the interlacement between the writing experience as travel-puzzle and the subject's alterity.
  • Tratamiento social de las diferencias, teorias infantiles y narrativas

    Maneiro, Rosana; Minnicelli, Mercedes

    Resumo em Espanhol:

    En este escrito nos ocuparemos del tratamiento social de las diferencias y sus resonancias singulares en tres direcciones: a) la importancia en el devenir de la sexualidad infantil del encuentro con la diferencia entre los cuerpos como percepción clave en la configuración de teorías sexuales infantiles y sus repercusiones cuando las mismas no cuentan con soporte colectivo de tramitación; b) la tendencia a la patologización y medicalización de la infancia ante la falta de escenarios de consideración de dichas teorías; c) alternativas clínico sociales para intentar resistir a la devastación subjetiva de las nuevas generaciones.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we look at the social treatment of the differences and unique resonances in three directions: a) The importance in the evolution of infantile sexuality of the encounter with the difference between the bodies as key in shaping perceptions of infantile sexual theories and their impact when they do not have collective processing support; b) The trend of pathologizing and medicalization of childhood in the absence of such scenarios considering theories; c) Clinical social alternatives to try to resist the devastation of future generations subjective.
  • Alteridade e adolescência: uma contribuição da psicanálise para a educação Seção Temática: Educação, Psicanálise E Alteridade

    Santos, Eliane Gomes dos; Sadala, Maria da Gloria Schwab

    Resumo em Português:

    Pretendemos com este artigo contribuir para o campo da Educação, utilizando algumas formulações teóricas da Psicanálise referentes à alteridade e à adolescência. O tema da alteridade é fundamental nas investigações e práticas tanto da Educação como da Psicanálise, principalmente se considerarmos os processos psíquicos, próprios da adolescência, que envolvem importantes elaborações relacionadas à questão da alteridade. As articulações propostas neste artigo poderão contribuir significativamente para a prática dos educadores em geral, em especial, com adolescentes, esclarecendo a importância da alteridade e seu papel na adolescência.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to contribute to the field of education, using some psychoanalytic theoretical formulations related to otherness and adolescence. The theme of otherness is fundamental in both education and psychoanalysis as far as practice and research are concerned, especially in the realm of the psychic processes at play in adolescence, which involve important elaborations related to the issue of otherness. The proposed articulations in this article will make a significant contribution to the practice of educators, as a whole, and especially those working with teenagers, thus enhancing the importance of otherness and its role in adolescence.
  • Significados da pragmática linguística na formação de leitores Outros Temas

    Berticelli, Ireno Antônio; Schiavini, Daniela Paula

    Resumo em Português:

    O texto se propõe a analisar as possibilidades oferecidas pela pragmática linguística na qualificação de leitores, tanto de textos convencionais, quanto das novas formas textuais que os meios de comunicação oferecem. O público-alvo são os formadores de leitores, bem como todos os interessados em aperfeiçoar-se no ato de ler, em sentido amplo. Sob o ponto de vista teórico, utilizaram-se os aportes da pragmática linguística austiniana e de algumas ferramentas advindas da fenomenologia, sobretudo na forma praticada na pós-modernidade, sem se desviar do escopo do artigo, que é a formação de leitores.

    Resumo em Inglês:

    Aims to analyze the possibilities offered by linguistic pragmatics in the improving of readers, both in conventional texts, and textual new forms that media offer. The target to be heated home is the readers' educators, as well as all those persons who are interested in improving themselves in the act of reading. Under theoretical point of view, austinian resources in linguistic pragmatics are used, as well as those of phenomenology, especially those performed in post-modernity, without to become distant of the aim of the article, that is, the formation of readers.
  • Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão Outros Temas

    Carvalho, Alexandre Filordi de

    Resumo em Português:

    O artigo analisa as razões pelos quais a cultura de imagens se faz presente nos agentes simbólicos da atual cultura, fomentando experiências e estratégias educativas que se difundem para além das fronteiras da educação formal. A hipótese é a de que toda análise crítica dirigida às pedagogias culturais viabilizam condições para que as estratégias educacionais também utilizem componentes imagéticos presentes nos agentes simbólicos da cultura. Para tanto, será analisada a cultura das imagens na perspectiva da Sociedade do Espetáculo (2000), e as razões pelas quais a análise crítica das pedagogias culturais se tornam essenciais no campo da educação, desafiando as próprias práticas educacionais atuais.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the reasons why the culture of images is present in the symbolic agents of the current culture, promoting educational experiences and strategies that have disseminate beyond the boundaries of formal education. The hypothesis is based on the idea that the critical analysis oriented to cultural pedagogies promotes conditions that enable the educational strategies through the use of imagetics components present in the agents of symbolic culture. To achieve this goal, it will be necessary to analyze the culture of image through the perspective of the Society of Spectacle (2000), and why the critical analysis of cultural pedagogies become essential in the educational field, challenging the actual educational practices.
  • O jovem macho e a jovem difícil: governo da sexualidade no currículo Outros Temas

    Sales, Shirlei Rezende; Paraíso, Marlucy Alves

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o processo de produção de subjetividades juvenis na interface do currículo escolar e do currículo do Orkut (rede social). O argumento desenvolvido é o de que a sexualidade, pautada na heteronormatividade, é acionada e intensamente regulada nos discursos investigados, tendo como efeito o governo da juventude. A regulação se dá por meio da tecnologia da zuação, a qual é composta por várias técnicas como o sarcasmo, a ironia, o deboche, o repúdio, o banimento etc. No caso dos garotos, há nos discursos uma declarada homofobia, demandando o jovem macho. Quanto às garotas, a regulação incide sobre a quantidade de parceiros nas práticas de ficar ou pegar, demandando a jovem difícil.

    Resumo em Inglês:

    This article refers to fragments of the school's curriculum discourses and the Orkut's curriculum (a social network website). The objective is to analyze the production of youthful subjectivities in the interface of the school's curriculum and the curriculum of Orkut. The developed argument is that the sexuality is a device set in motion in the school curriculum discourse and of the curriculum of the Orkut, for the government of youth. In these discourses it is possible to notice an intense regulation of the youthful sexuality guided in the heteronormativity. The regulation goes by the joking around technology, which is composed of sarcasm, irony, mockery, repudiation, interdiction, etc., techniques. In the boys's case, in discourses there is a declared homophobia, demanding the young macho man. As for the girls, the regulation reflects the number of dated partners, thus determining the difficult young woman.
  • Políticas educativas, intersetorialidade e desenvolvimento local Outros Temas

    Góes, Flávia Temponi; Machado, Lucília Regina de Souza

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta reflexões sobre potencialidades das relações entre políticas educativas, ações intersetoriais e desenvolvimento local. Recorreu à pesquisa bibliográfica sobre princípios, fundamentos e pressupostos de propostas e programas socioeducacionais, que buscam realizar tais articulações. Concluiu que há, nos discursos dos autores consultados, argumentos fortes e auspiciosos quanto ao potencial de inovações sociais e educacionais nessas relações. Contudo, a realização de tais expectativas depende de condições e possibilidades não isentas de conflitos e contradições, pois pressupõem por em contraposição diferentes pontos de vista e estratégias sociais, nem sempre voltadas para o mesmo horizonte de transformações sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article presents some reflections about the relationship among the educational politics, integration of sectors and local development. Therefore, we recurred to the bibliographic research about the principles, fundaments and assumed proposals and socio-educational programs that try to make these articulations happen. We concluded that there are strong and auspicious arguments in the authors' speeches concerning the social and educational innovations in these relationships. However, the realization of these expectations depends on the conditions and possibilities which are not free from conflicts and contradictions for they assume that they set a different contraposition of points of view and social strategies, not always towards the same horizon of social transformations.
  • O gauchismo e as escolas: a diversidade cultural em questão Outros Temas

    Brum, Ceres Karam

    Resumo em Português:

    Neste texto, desejamos efetuar uma reflexão sobre o gauchismo e o tradicionalismo no Rio Grande do Sul. Partimos da construção mítica da figura do gaúcho e suas utilizações pelo gauchismo, que identifica sua figura como ideal pattern a ser internalizado a partir de múltiplos aprendizados. Como conclusão, desejamos sublinhar algumas dimensões do discurso da diversidade cultural em contextos de culto do gauchismo e do tradicionalismo na atualidade. Isto se dá a partir de análise bibliográfica e de trabalhos de campo, que demonstram o cenário educacional como um campo de disputas perpassado por diferentes formas de violência simbólica, envolvendo ideias, valores e imaginários nos processos de construção das identidades regionais.

    Resumo em Inglês:

    In this text we wish to perform a reflection about Gauchism and Traditionalism in Rio Grande do Sul. We start from the mythical construction of the gaucho figure and its uses by Gauchism, which identifies this figure as the ideal pattern to be internalized by multiple learning processes. As a conclusion, we want to highlight some dimensions of the discourse of cultural diversity in contexts such as the cult of Gauchism and of the Traditionalism nowadays. We are based on a bibliographic analysis and fieldwork which demonstrate the educational scenery as a field of disputed permeated by different forms of symbolic violence, which involves ideas, values and imaginaries in the processes of construction of regional identities.
  • A condição de aluno-professor de língua inglesa em discussão: estágio, identidade e agência Outros Temas

    Jordão, Clarissa Menezes; Bührer, Édina Aparecida Cabral

    Resumo em Português:

    O Estágio Curricular Supervisionado envolve situações conflitantes relacionadas à condição do licenciando como aprendiz e professor, em especial no caso da licenciatura em língua inglesa. Este texto aborda o posicionamento dos licenciandos ora como alunos, ora como professores, e os conflitos que esta posição híbrida, em não sendo reconhecida como tal, pode ocasionar. A partir da leitura de teorias pós-coloniais como as de Bhabha, Hall e Derrida, concluímos que este espaço, quando explicitado como um lócus de enunciação que coloca o aluno-professor em um lugar de hibridização, oferece uma oportunidade de exercício de agência aos sujeitos nesta etapa de sua formação.

    Resumo em Inglês:

    The practicum is a stage in teacher formal education usually surrounded by conflicting situations, especially in regard to the positioning of the student-teacher sometimes as a learner and other times as a teacher, particularly when working with teachers of English as a Foreign Language. This text focuses on this process of positioning student-teachers and the conflicts such positioning brings, discussing some of the ideas put forward by Bhabha, Hall and Derrida and advancing the possibility that the practicum, when openly treated as a hybrid locus, can bring forward student-teachers agencies that can improve their building of professional identities.
  • Educação e psicanálise Resenha Crítica

    Gurski, Rose; Umpierre, Alice
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br