Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 39, Número: 1, Publicado: 2014
  • Editorial

  • Apresentação: Ensino de Sociologia: novas temáticas e experiências internacionais Seção Temática: Ensino De Sociologia

    Oliveira, Amurabi Pereira de
  • Ciência e ideologia na prática dos professores de sociologia no ensino médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável, ou seria o inverso? Seção Temática: Ensino De Sociologia

    Moraes, Amaury Cesar de

    Resumo em Português:

    O impacto que a inclusão da sociologia nos currículos do ensino médio causou no âmbito da escola e no campo das ciências sociais tem sido avaliado sob diferentes perspectivas: a) para uma, há perigo de que a sociologia não seja ensinada como ciência, mas como discurso ideológico; b) para outra, o ensino de Sociologia deve ser conscientizador e transformador da sociedade; c) uma terceira enfatiza seu caráter de alfabetização científica, ao equipar estudantes com teorias e métodos, levando-os à consciência de si mesmos e do mundo em que vivem. Pensando a escola média como espaço público, a escolha por uma das vertentes vai além das convicções pessoais do professor, sendo norteada por sua responsabilidade como formador de cidadãos autônomos.

    Resumo em Inglês:

    The impact that the inclusion of sociology in high school curriculums caused within the school and in the social sciences has been evaluated from different perspectives: a) for, there is danger that sociology is not taught as science, but as a discourse ideological b) to another, the teaching of sociology should be conscientizing and transforming society, c) a third, emphasizes its character of scientific literacy in equipping students with theories and methods, leading them to the awareness of themselves and the world they live. Thinking middle school as a public space, the choice of one element goes beyond the personal convictions of the teacher, being guided by his responsibility as forming autonomous citizens.
  • Campo científico-acadêmico e a disciplina de sociologia na escola Seção Temática: Ensino De Sociologia

    Caregnato, Célia Elizabete; Cordeiro, Victoria Carvalho

    Resumo em Português:

    O artigo focaliza a produção de conhecimento acadêmico a respeito de ensino de Ciências Sociais para entender a Sociologia na escola. A base empírica é composta por dissertações e teses aprovadas entre 1998 e 2008. Os objetivos são interpretar relações entre áreas do conhecimento acadêmico na universidade - Sociologia e Educação - entendidas como campos e identificar evidências que delimitam esses campos, por meio de categorias relevantes nos estudos, aspectos epistemológicos e de institucionalização, os quais revelem habitus na relação com o meio escolar.

    Resumo em Inglês:

    The article focuses on the production of academic knowledge concerning the Social Sciences teaching to better comprehend Sociology in school. The empiric base is composed of theses and dissertations approved between 1998 and 2008. The work aims at interpreting the relations between academic areas of knowledge in the university - Sociology and Education - understood as fields and identify which delimit these fields, through significant categories in the studies, epistemological and institutionalization aspects, which reveal a habitus in the relation with the school environment.
  • O ensino de sociologia como problema epistemológico e sociológico Seção Temática: Ensino De Sociologia

    Carvalho Filho, Juarez Lopes de

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe discutir o ensino de sociologia como problema epistemológico e sociológico, atentando para uma comparação entre a França e o Brasil. Analisa o processo de constituição da sociologia como ciência e como disciplina, assim como a produção e a circulação do saber sociológico. Postula-se que a falta de legitimidade da disciplina e do seu reconhecimento social encontra-se no antigo problema da definição dos seus objetivos (função social) e do seu lugar na formação social e educacional do indivíduo e de sua cidadania crítica. Desse modo, o ensino de sociologia se revela como um problema social e político.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the teaching of sociology as epistemological and sociological problem, noting a comparison between France and Brazil. It analyzes the process of constitution of sociology as a science and as a discipline, as well as the production and circulation of sociological knowledge. It is postulated that the lack of legitimacy of the discipline and its social recognition is the old problem of defining its goals (social function) and its place in the social formation and education of the individual and critical citizenship. In fact, the teaching of sociology reveals itself as a social and political problem.
  • Educação antirracista: tensões e desafios para o ensino de sociologia Seção Temática: Ensino De Sociologia

    Oliveira, Luiz Fernandes de

    Resumo em Português:

    A partir da análise de duas legislações que alteraram a LDBEN - a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e culturas afro-brasileira e africanas na educação básica, e a Lei 11.684/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de sociologia no Ensino Médio -, o que vamos procurar refletir neste artigo é o duplo desafio pedagógico das legislações para o professor de sociologia no Ensino Médio, ou seja, a tentativa de afirmação de uma nova postura epistemológica acerca das relações raciais no Brasil e a tentativa de construção de um conhecimento escolar em sociologia que tem como parâmetro novas bases epistemológicas do conhecimento histórico sobre as relações raciais. Veremos que as tarefas que se impõem na disciplina de sociologia no Ensino Médio com a temática étnicoracial não se expressam simplesmente na aplicação da legislação, mas também na necessidade de um outro tipo de produção pedagógica e epistemológica que tenha um compromisso com uma educação antirracista.

    Resumo em Inglês:

    From the analysis of two laws that changed LDBEN - Law 10.639/03 establishing the compulsory teaching of history and culture African-Brazilian and African basic education, and the Law 11.684/08, which establishes the mandatory teaching of sociology in high school - what we seek to reflect in this article is the dual pedagogical challenge of laws for the sociology teacher at high school, i.e., attempting to claim a new epistemological stance about race relations in Brazil and attempting to build school knowledge in sociology that has the parameter as new epistemological foundations of historical knowledge about race relations. We will see that the tasks that impose the discipline of sociology in high school with the racial/ethnic subject are not expressed simply in law enforcement, but also in the need for another kind of epistemological and pedagogical production that has a commitment to anti-racist education.
  • O ensino sociológico nos estabelecimentos de Ensino Médio: entre problemas sociais e sociologia acadêmica Seção Temática: Ensino De Sociologia

    Chatel, Elisabeth; Grosse, Gérard

    Resumo em Português:

    Desde a sua criação em 1966, em uma disciplina escolar, o ensino de sociologia para estudantes franceses do Ensino Médio tem como objetivo o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e uma perspectiva crítica sobre o mundo social. Uma pesquisa realizada entre os alunos de segundo ano mostra em que medida esse objetivo é parcialmente alcançado. Os sistemas didáticos implementados são analisados em sua tensão entre dois modelos. Um deles, o uso da análise social, prevaleceu até os anos 1980, o outro, o que tende a se desenvolver, tem uma maior aproximação com uma introdução à sociologia.

    Resumo em Inglês:

    Since its creation in 1966, in a school discipline, teaching sociology for high school French students of aims to develop a reflective attitude and a critical perspective on the social world. A survey conducted among the students of the second year, shows the extent to which this goal is partially achieved. The didactic systems implemented are analyzed in their tension between two models. One, the use of social analysis prevailed until the 1980s, the other, which tends to develop, have a closer relationship with an introduction to sociology.
  • 95 anos de ensino de sociologia no Ensino Médio Seção Temática: Ensino De Sociologia

    DeCesare, Michael

    Resumo em Português:

    O centenário da Associação Americana de Sociologia, em 2005, oferece uma oportunidade para os sociólogos refletirem sobre o ensino de sociologia, em qualquer lugar e em todos os lugares que isso acontece. No espírito de contribuir para a história do ensino de sociologia nos Estados Unidos, este trabalho descreve a história de cerca de 95 anos do ensino de sociologia no Ensino Médio. Eu invoco descrições de cursos publicados escritos por professores de sociologia do Ensino Médio e estudos empíricos realizados por sociólogos acadêmicos. Eles demonstram que cursos de sociologia do passado do Ensino Médio têm focado principalmente na análise dos problemas sociais e os eventos atuais, e sobre a promoção da educação para a cidadania.

    Resumo em Inglês:

    The American Sociological Association's centennial in 2005 affords sociologists an opportunity to reflect on the teaching of sociology - anywhere and everywhere that it happens. In the spirit of contributing to the history of teaching sociology in the United States, this paper outlines the roughly 95-year history of the teaching of high school sociology. I rely upon published course descriptions written by high school sociology teachers and empirical studies conducted by academic sociologists. They demonstrate that past high school sociology courses have focused primarily on examining social problems and current events, and on promoting citizenship education.
  • ¿La sociología está pasada de moda?: Una discusión sobre la enseñanza de sociología en la escuela media en Argentina: docentes, estudiantes y propuesta curricular

    Pereyra, Diego; Pontremoli, Claudia

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo indaga tanto los motivos como los propósitos que llevaron a incluir o excluir la enseñanza de sociología en la escuela media en las diferentes reformas educativas que se aplicaron en Argentina durante las dos últimas décadas, tratando de mostrar diferencias en las definiciones tanto de la perspectiva sociológica como de la propia disciplina. Luego de presentar la experiencia de la sociología en la educación media en varios países, se comparan los programas dictados en la Ciudad y la Provincia de Buenos Aires, incluyendo un certificado de nivel internacional. En este trabajo se plantean algunos interrogantes sobre la tarea docente y las percepciones de los estudiantes. Finalmente, este análisis explora las posibles motivaciones intelectuales y políticas que subyacen detrás de dichas modificaciones curriculares y reflexiona sobre el posible impacto de esa enseñanza por fuera del ámbito escolar.

    Resumo em Inglês:

    This paper reflects upon the reasons and propositions that educational reforms in Argentina have included or excluded the teaching of sociology from the curricula in Secondary School during the last two decades, trying to show differences in perspectives, foci, and especially in the definition of sociology itself. After presenting the experience of sociology at high schools in different countries, this article compares the syllabus applied in both the City and the Province of Buenos Aires, including one designed for an international certificate. This work offers some questions on teaching tasks and student perceptions. Finally, the discussion explores possible political and intellectual reasons of those changes and the potential impact of this teaching outside scholar spaces.
  • Cultura e pedagogia: lições da espacialidade revolucionária de Frank Gehry Outros Temas

    Costa, Marisa Vorraber

    Resumo em Português:

    O artigo, resultante de pesquisas que investigam as conexões entre cultura e pedagogia, apresenta uma discussão sobre possibilidades oferecidas pela arquitetura para se pensar as movimentações intelectuais inspiradas no pensamento pós-estruturalista. O foco é o documentário Esboços de Frank Gehry, de Sydney Pollack. Discute-se a textualidade predominantemente visual de formas contemporâneas de ocupação do espaço urbano, a linguagem e as operações criativas da arquitetura de Gehry. Entende-se que vasculhando os limites da linguagem, artistas, assim como pesquisadores, remexem os limites do nosso mundo e nos ensinam a revolucionar a vida a cada dia.

    Resumo em Inglês:

    The article, emerging from researches that investigate the connections between culture and pedagogy, introduces a discussion about possibilities offered by architecture to reflect on intellectual movements inspired by post-structuralist thought. The analysis focus is Sidney Pollack's documentary Sketches of Frank Gehry. The prevalent visual textuality of contemporary ways of using urban space, Frank Gehry's language and his creative architectural operations are discussed. It is understood that while searching for the limits of language, artists, as well as researchers, rummage the limits of our world and teach us to revolutionize life on a daily basis.
  • O que quer uma professora? Outros Temas

    Pereira, Marcelo Ricardo

    Resumo em Português:

    Partindo da sugestiva e não menos polêmica interrogação de Freud, O que quer uma mulher? (já que supõe o desejo dela: o que ela quer?), problematizamos o gênero, a maternagem, a feminização histórica e cultural do magistério e o simulacro masculino dessa profissão. Seria procedente a tríade mãe-mulher-pedagogia? Para responder, procuramos assinalar equiparações e contrastes entre a psicanálise e as teorias de gênero, como também diferenciar conceitos nunca bem esclarecidos acerca do feminino, da sexualidade feminina e da feminilidade, sendo esta última uma condição comum a mulheres e homens. Em seguida, interrogamos a suposta misoginia freudiana ao levar às últimas consequências sua noção de falo, para então perceber o deslocamento que a narrativa dos professores apresenta ao evocar a condição feminina como quiçá originária e inventiva.

    Resumo em Inglês:

    From the evocative and controversial question of Freud, What does a woman want?, we discuss the gender, the motherhood, the feminization of teaching history and culture and the masculine simulacrum of the profession. Could it be the triad motherwoman-pedagogy? To answer, we seek equivalence point and contract between psychoanaliys and gender theories, as well as we differentiate the concepts of female, female sexuality and femininity. The latter is a common condition for women and men. Then, we question the supposed Freudian misogyny to explore the notion of phallus. To understand it, in the narrative of the teachers, the displacement of the female condition as originary and inventive.
  • Professoras transexuais e travestis no contexto escolar: entre estabelecidos e outsiders Outros Temas

    Torres, Marco Antônio; Prado, Marco Aurélio

    Resumo em Português:

    Neste artigo debatemos questões envolvidas na emergência de professoras transexuais femininas ou travestis na escola. Utilizamos a noção de outsiders e de heteronormatividade para analisar como essas professoras permanecem na função docente. Consideramos que a emergência dessas professoras está relacionada a novos posicionamentos referentes às noções de gênero nas políticas de direitos humanos, especificamente pelas lutas do movimento social. Por fim, afirmamos que a emergência dessas professoras não pode ser compreendida como suspensão da heteronormatividade, mas como o aparecimento de novas questões para se analisar no ambiente escolar.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes social aspects involved in the emergence of transgender (male-to-female) teachers at school. We use the notions of outsiders and heteronormativity to analyze how these teachers remain in the teaching profession. We believe that the emergence of such teachers is related to new positions relative to notions of gender in human rights policies, specifically the struggles of social movements. Finally, we argue that the emergence of these teachers cannot be understood as suspension of heteronormativity, but as the emergence of new issues to consider in the school environment.
  • Escola mista e igualdade entre os sexos no contexto francês Outros Temas

    Mosconi, Nicole

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a introdução da escola mista no contexto educacional francês, problematizando os desafios presentes na efetivação de uma educação escolar igualitária. Para tanto, retomam-se, inicialmente, estudos clássicos desenvolvidos no campo da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação francesas, e estabelece-se uma interlocução com a Sociologia da Educação inglesa. A noção de relação com o saber é apresentada como uma ponte para se discutir os efeitos que o processo de hierarquização dos saberes provoca na escolarização de meninas e meninos. O texto evidencia a necessidade de um trabalho contínuo que provoque mudanças nas desigualdades de gênero existentes na escola.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the introduction of mixed school in the French educational context, problematizing the current challenges for an egalitarian school education. Therefore, it resumes, initially, classical studies developed on Sociology of Education and Science of Education fields in France, and establishes a dialogue with the British Sociology of Education. The notion of knowledge relation is presented as a bridge to discuss the hierarchic knowledge effects provoked on the schooling of girls and boys. The text highlights the necessity of a continued work in order to promote changes in the existing school inequalities.
  • Materiais didáticos escolares e injustiça epistêmica: sobre o marco heteronormativo Outros Temas

    Oliveira, Rosana Medeiros de; Diniz, Debora

    Resumo em Português:

    As questões de gênero e sexualidade são pautas oficiais das políticas de educação em direitos humanos do Ministério da Educação. Implementar nas escolas públicas uma educação em direitos humanos requer a criação de condições para que as pessoas que não se enquadram nos marcos normativos de gênero e sexualidade possam viver livres da violência e da injúria. Uma transformação nos modos de representação e figuração sobre gênero e sexualidade é fundamental para a promoção da igualdade, sendo o principal desafio ético a desconstrução do marco da heteronormatividade, um registro discriminatório presente nas iniciativas pedagógicas do MEC, em particular nos livros e filmes didáticos. Neste artigo, a discussão desenvolve-se a partir da apresentação de duas pesquisas sobre os materiais didáticos distribuídos pelo MEC, livros e filmes, em que a heteronorma é um marco epistêmico.

    Resumo em Inglês:

    Gender and sexuality are official curriculum at the national agenda in human rights for the Ministry of Education. To implement a human rights perspective to education requires new conditions to allow people who are out of the hegemonic sexual frame to express themselves free of violence and injury. As a consequence, to transform the ways of represent and figurate gender and sexuality is essential to promote equality. This is the main ethical challenge to the heteronormative frame of the pedagogical initiatives of the Ministry of Education, mainly in the books and films distributed by the federal public policy. In this article the analysis is conducted from two different approaches on didactic materials distributed by the Ministry of Education, books and films, in which heteronormativity is the dominant episteme.
  • Pensando a História da Educação com Raymond Williams Outros Temas

    Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de

    Resumo em Português:

    O trabalho procura evidenciar a contribuição original do pensamento de Raymond Williams para a pesquisa em história da educação. Percorre um conjunto de conceitos-chave na obra do autor galês, sugerindo sua potência para a análise e a crítica das formas de organização da sociedade e da cultura no Brasil, com destaque para diferentes formas de educação. Conclui dimensionando a atualidade do seu pensamento não só para os intelectuais ligados ao campo educacional, ou para os historiadores da educação, mas para o próprio revigoramento do pensamento da esquerda no Brasil e no mundo.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to emphasize the original contribution of Raymond Williams' thought to the research in history of education. It goes through an amount of key concepts in the work of the Welsh author, suggesting its potential to critique and analyze forms of society and culture organization in Brazil, with highlight to different forms of education. It concludes dimensioning the actuality of his thought not only to intellectuals linked to the educational field or to historians of education, but to the reinvigoration of the left thought in Brazil and in the world.
  • Mapa de Rede de Impactos para gestão estratégica na universidade Outros Temas

    Almeida Filho, Naomar Monteiro de; Quintella, Rogério Hermida; Coutinho, Denise Maria Barreto; Mesquita, Francisco José Gomes; Barreto Filho, Osvaldo

    Resumo em Português:

    O trabalho introduz uma nova tecnologia de planejamento não linear, fundada na teoria da complexidade, a partir de um estudo de caso sobre sua aplicação em instituição universitária pública brasileira de grande porte. Apresenta os antecedentes da aplicação desta tecnologia de gestão no âmbito das organizações de produção de conhecimento e descreve as distintas escolas de pensamento estratégico-organizacional, enfocando suas bases lógicas. Na sequência, discute o caso da universidade, detalhando o uso da ferramenta Mapa de Rede de Impactos e os efeitos da utilização desta tecnologia em indicadores de desenvolvimento institucional. Na última parte, discute impactos e resultados alcançados.

    Resumo em Inglês:

    This paper introduces a new nonlinear planning technology based on complexity theory, with a case study of its application in a large Brazilian public university. We present the background of this management technology as applied to institutions of knowledge production. Furthermore, we describe different schools of organizational-strategic thinking, focusing on its logical bases. Following the presentation of the university case, we describe the use of the Outcome Network Mapping tool and its effects on indicators of institutional development. Finally, we discuss impacts and results.
  • A invenção de chacinas escolares: das representações psi às rotas de fuga Outros Temas

    Coutinho, Karyne Dias; Freitas, Alexander de

    Resumo em Português:

    A partir da ideia deleuziana de que o cinema possibilita a ativação e a potencialização do pensamento, este estudo se movimenta entre as representações de chacinas escolares inventadas pelo filme Elefante (Gus Van Sant, EUA, 2003) e pela revista Veja (ed. 2.212, n. 15, 13 abr. 2011). Ao evidenciar as diferenças dos modos como Elefante e Veja inventam as respectivas chacinas de que tratam, o estudo conclui que, por meio da multiplicidade como chave da representação, Elefante inaugura uma rota de fuga que permite outras possibilidades de pensar sobre chacinas escolares, impossível de ser traçada por meio das representações psi contidas nas reportagens de Veja.

    Resumo em Inglês:

    From the Deleuzian idea that cinema allows the activation and potentiation of thought, this study moves between the representations of school shootings invented by the movie Elephant (Gus Van Sant, EUA, 2003) and the Brazilian magazine Veja (ed. 2.212, n. 15, Apr. 13 2011). By focusing on the differences in the ways Elephant and Veja invent their shootings, the study concludes that, through the multiplicity as key representation, Elephant opens an escape route that allows other possibilities of thinking about school shootings, impossible to be traced through the psi representations contained in the reports of Veja.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br