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Educação & Realidade, Volume: 40, Número: 3, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Dorneles, Beatriz Vargas
  • Apresentação - Educação do Campo Seção Temática: Educação Do Campo

    Duarte, Claudia Glavam; Santos, Simone Valdete dos
  • El Modelo de Escuela Rural ¿Es un Modelo Transferible a Otro Tipo de Escuela? Seção Temática: Educação Do Campo

    Abós Olivares, Pilar

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo presenta el diseño y los primeros datos de la investigación realizada en el marco de un Proyecto I+D+I1 del Ministerio de Ciencia e Innovación español y en el que han participado diferentes universidades europeas y latinoamericanas2 y que pretendía abrir vías de reflexión y diseñar propuestas sobre la adquisición de competencias en la escuela rural y cómo estas competencias trabajadas en el marco de una metodología participativa-activa, con una gran atención a la diversidad cultural y también social, puede tener componentes didácticos y organizativos transferibles a las escuelas ordinarias.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents the design and preliminary data from a research conducted in the framework of an I + D + I project of the Spanish Ministry of Science and Innovation in which various European and Latin American universities have participated. It intended to open up avenues for reflection and to design proposals for the acquisition of skills in rural schools and how these skills, developed according to a participatory-active methodology framework, with great attention to cultural and social diversity, can have educational and organizational components transferable to regular schools.
  • Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente Seção Temática: Educação Do Campo

    Janata, Natacha Eugênia; Anhaia, Edson Marcos de

    Resumo em Português:

    O artigo trata da formação de professores que atuam nas escolas/classes multisseriadas do campo, tendo como base os princípios da Educação do Campo, em contraposição ao pacote educacional denominado como Programa Escola Ativa, implementado no Brasil em 1997. Inicia abordando o contexto dos anos 1990, com as políticas neoliberais que atingem a educação no país e da qual decorrem, entre outros, o fechamento das escolas/classes multisseriadas no campo. Aborda o Programa Escola Ativa e sua vinculação às políticas neoliberais no país, discorrendo sobre os princípios da Educação do Campo, finalizando com indicativos para a formação de professores de escolas/classes multisseriadas.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the graduation of teachers working in rural schools with multigrade classes, based on the principles of rural education, as opposed to the educational package termed as Programa Escola Ativa, implemented in Brazil in 1997. It starts addressing the context of the 1990s, with neoliberal politics affecting education in the country and which arise, among others, the closing of rural schools with multigrade classes. Addresses the Programa Escola Ativa and its link to neoliberal politics in the country, discussing the principles of the rural Education, ending with key indications to the teacher´s training in schools with multigrade classes.
  • La Educación Zapatista como Base de la Autonomía en el Sureste Mexicano Seção Temática: Educação Do Campo

    Baronnet, Bruno

    Resumo em Espanhol:

    Desde la perspectiva de los pueblos mayas zapatistas en Chiapas, la educación tiene como sujetos protagónicos a todos los miembros de la comunidad, quienes a menudo participan directamente mediante un sistema renovado de cargos y asambleas, en la construcción de la escuela, la elección de promotores de educación autónoma y la manutención y formación de los mismos. Con metas emancipadoras basadas en la praxis, los contenidos escolares son propuestos y discutidos por integrantes de las familias, autoridades comunitarias y educadores. A pesar de dificultades en la cotidianidad, la autonomía política educativa garantizaría las especificidades identitarias y organizativas propias de las comunidades indígenas al definir el quehacer educativo.

    Resumo em Inglês:

    From the perspective of the Mayan Zapatistas in Chiapas, the subjects promoting education are all the members of the community, who often participate directly through a renewed system of community labours and assemblies, in building schools, choosing autonomous education promoters and in maintaining and training them. With emancipatory goals based on praxis, classroom content is proposed and discussed by members of families, educators and community authorities. Despite difficulties in everyday life, the political autonomy in education guarantees the specific organizational identity of indigenous communities in defining their educational activities.
  • Pibid Diversidade e a Formação de Educadores do Campo Seção Temática: Educação Do Campo

    Sant'Anna, Paulo Afranio; Marques, Luiz Otávio Costa

    Resumo em Português:

    O presente artigo configura-se como relato de experiência de procedimento descritivo-analítico. Ao discutir a formação do professor da educação básica no Brasil, destaca a necessidade do diálogo entre os processos formativos e o contexto das escolas públicas. Apresenta o Pibid como uma alternativa para o desenvolvimento de parte da trajetória formativa do docente nas escolas públicas. Diferencia o Pibid Diversidade como demanda das escolas do campo e indígena que visa fortalecer a construção de práticas pedagógicas em parceria com os sujeitos do campo. Discute o potencial desse programa para fortalecer o projeto de Educação do Campo em construção no país. Apresenta os resultados de um projeto desenvolvido na comunidade Santa Luzia, MG.

    Resumo em Inglês:

    This article is an experience report with a descriptive-analytical procedure. By discussing the education of K-12 teachers in Brazil, it highlights the need for a dialogue between educational processes and the context of public schools. It presents the Pibid as an alternative that enables that part of the teacher's training may take place in public schools. It differentiates the Pibid Diversidade as a demand of rural and indigenous schools which aims at the construction of pedagogical practices in partnership with subjects from the countryside. It discusses the potential of this program to strengthen the Countryside Education being built in Brazil. It presents the results of a project developed in the community of Santa Luzia, Minas Gerais state.
  • Agrotóxicos no Ensino de Ciências: uma pesquisa na educação do campo Seção Temática: Educação Do Campo

    Fernandes, Carolina dos Santos; Stuani, Geovana Mulinari

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como foco analisar e discutir as compreensões de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a respeito da temática dos agrotóxicos no ensino de Ciências. Para apreensão das compreensões dos estudantes aplicou-se um instrumento em que os mesmos foram solicitados a discorrer a respeito da relevância de abordar a temática dos agrotóxicos na Educação Básica. A análise apontou a necessidade de entender a temática dos agrotóxicos em aspectos amplos que correspondem às dimensões teórico-metodológicas e conceituais, bem como econômicas, sociais, culturais, ambientais e éticas.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to analyze and discuss the students' understandings of undergraduate course in Field Education of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) on the thematic of pesticides in science teaching. To grasp the understandings of students it was applied an instrument in which the undergraduates were asked to writer about the importance of addressing the issue of pesticide in basic education. The analysis pointed out the need to understand the thematic of pesticides on broad aspects that corresponds conceptual contents from the area of Natural Science and Mathematics, as well as social, environmental, political, economics, ethnical and others aspects.
  • Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade Seção Temática: Educação Do Campo

    Britto, Néli Suzana; Silva, Thais Gabriella Reinert da

    Resumo em Português:

    Teceremos neste artigo reflexões sobre o processo de consolidação dos princípios e diretrizes para a Educação do Campo no currículo do curso de formação docente como balizadores para a ação educativa nas escolas do campo. Discutiremos sobre os princípios da Alternância Pedagógica e Formação por Área para a concretização de uma perspectiva educacional emancipatória articulada pelos elementos: ensino de Ciências, interdisciplinaridade e estudo da realidade em percursos formativos que tenham por aporte teórico os diálogos Freireanos. Focaremos alguns elementos da prática que vem sendo consolidada na Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal de Santa Catarina.

    Resumo em Inglês:

    In this article we reflect about the consolidation of the principles and guidelines for Countryside Education in the curriculum of Teachers Education as markers for the educational action in rural schools. We will discuss the principles of Pedagogical Alternation and Educational Field for the achievement of an emancipatory educational perspective articulated by the following elements: Science teaching, interdisciplinarity, and study of the reality in educational paths based on the theoretical contribution of Freirean dialogues. We will focus on some practice elements that have been consolidated in Countryside Education Degree in the field of Natural Sciences and Mathematics at the Federal University of Santa Catarina.
  • Currículo e MST: conflitos de saberes e estratégias na produção de sujeitos Seção Temática: Educação Do Campo

    Ribeiro, Vândiner; Paraíso, Marlucy Alves

    Resumo em Português:

    Este artigo trata dos conflitos em torno dos saberes disponibilizados nos currículos de duas escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e das estratégias ali inscritas para a produção de sujeitos. Insere-se no campo do currículo na vertente pós-crítica, incorporando ferramentas conceituais dos Estudos Culturais e dos estudos de Michel Foucault. O argumento desenvolvido é o de que apesar de as relações de poder-saber forjadas no currículo das escolas investigadas serem marcadas pela presença predominante dos conhecimentos autorizados, há ali um esforço de ensinar outros saberes que contribuem para disponibilizar algumas posições de sujeito que são de importância estratégica para a produção do sujeito Sem Terra.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on conflicts around the knowledge offered in the curriculum of two schools of the MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Movement of Landless Rural Workers) and the strategies present therein to produce subjects. It belongs to the field of curriculum in post-critical thinking, incorporating conceptual tools of Cultural Studies and the studies of Michel Foucault. The argument developed here is that although the power-knowledge relations forged in the curriculum of schools investigated have been marked by a predominance of sanctioned knowledge, there is an effort to introduce and teach other knowledges that contribute to develop attitudes in the subjects that are of strategic importance for the production of the Sem Terra (Landless) subject.
  • Aprendizagem Humana: implícita e explícita Thematic Section: Education In Rural Areas

    Jarvis, Peter

    Resumo em Português:

    Com base na visão de Polanyi em sua obra A Dimensão Tácita, na qual ele afirma que nosso conhecimento vai além do que conseguimos expressar, este artigo argumenta que realmente experienciamos mais da realidade do que estamos conscientes. Nossa experiência consciente torna-se a base da aprendizagem explícita, porém o que experienciamos sem estarmos conscientes, é a base da aprendizagem implícita e do conhecimento tácito.

    Resumo em Inglês:

    Building on Polanyi's insight in The Tacit Dimension that we know more than we can tell, this paper argues that we actually experience more of reality than that of which we are conscious. Our conscious experience becomes the basis of explicit learning but that which we experience but of which we are not conscious is the basis of implicit learning and tacit knowledge.
  • A Atualização dos Primeiros Métodos de Alfabetização em Propostas Contemporâneas Outros Temas

    Trindade, Iole Maria Faviero; Mello, Darlize Teixeira de; Silva, Thaise da

    Resumo em Português:

    Este trabalho contextualiza a trajetória dos discursos na área da alfabetização, por meio do exame de seus primeiros métodos com soletração e sem soletração, de ordens discursivas, como a analítica e a sintética, e de propostas de alfabetização veiculadas por políticas públicas, como a do Programa Nacional do Livro Didático e a Provinha Brasil, no que concerne à implementação e avaliação da alfabetização, a partir da implantação do ensino fundamental de nove anos nas escolas brasileiras, desde o ano de 2006. Tal contextualização objetiva localizar a atualização dos primeiros métodos de ensino da leitura e da escrita e suas ordens discursivas em propostas de alfabetização contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    This work contextualizes the path of discourses in the field of reading instruction by examining its early methods with and without spelling, discursive orders such as the analytic and the synthetic one, and proposals of literacy disseminated by public policies such as Programa Nacional do Livro Didático and Provinha Brasil, concerning the implementation and assessment of reading instruction by setting up the nine-year elementary/middle school education from 2006 on. This contextualization aims at situating the updating of early methods of reading and writing teaching and their discursive orders in proposals for contemporary reading instruction.
  • Análise Combinatória: do método aleatório à combinatória sistemática Outros Temas

    Duro, Mariana Lima; Becker, Fernando

    Resumo em Português:

    Nesta pesquisa busca-se compreender a psicogênese do pensamento combinatório na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Analisa-se os mecanismos utilizados por estudantes do ensino médio na resolução de situações experimentais de análise combinatória, no intuito de compreender como esta noção é construída por eles. O pensamento dos sujeitos é analisado ressaltando suas semelhanças, enquanto estruturas de raciocínio, na construção de possibilidades. Acredita-se que alguns métodos escolares possam prejudicar a construção do raciocínio formal, justificando as dificuldades dos jovens em compreender mecanismos combinatórios.

    Resumo em Inglês:

    This research seeks to understand the psychogenesis of the combinatorial thought from the perspective of the genetic epistemology of Jean Piaget. It analyzes the mechanisms used by high school students in solving combinatorial analysis of experimental situations in order to understand how this notion is built by them. The thought of the subjects is analyzed emphasizing their similarities, as reasoning structures, when building possibilities. We believe that some school methods can hinder the construction of the formal reasoning, explaining the difficulties of young people in understanding combinatorial mechanisms.
  • Por favor, chamem a professora! Relato de uma Experiência Clínica Outros Temas

    Pinheiro, Nadja Nara Barbosa; Maia, Maria Vitória Mamede

    Resumo em Português:

    O artigo propõe uma reflexão sobre a possibilidade do encontro com os conceitos teóricos psicanalíticos, na universidade, seja capaz de provocar certo mal-estar, em alguns alunos, diante do qual um pedido de ajuda pode ser endereçado aos professores de psicanálise. Em resposta, cientes de que, como professores, não respondemos do lugar do analista, acreditamos, entretanto, que devemos nos posicionar desde o lugar da psicanálise. Objetivando sustentar tal posicionamento, um episódio em que uma aluna da graduação se tranca em uma das salas da universidade chamando por sua professora será tomado como o exemplo paradigmático de uma experiência que se configurou como clínica para além dos domínios de um processo analítico.

    Resumo em Inglês:

    The article reflects on the possibility that the encounter with psychoanalytic theoretical concepts in the university may cause, in some students, a discomfort from what they ask for help to their psychoanalysis teachers. Being aware that, as teachers, we do not answer to them as their analyst, we believe, however, that we must stand up from the point of view of psychoanalysis. Aiming to support such position, an episode in which an undergraduate student locks herself in one of the rooms of the university calling for her teacher will be taken as a paradigmatic example of an experience that became clinical, beyond the domains of an analytical process.
  • Imagens de uma Nova Economia Identitária dos Corpos Grávidos Outros Temas

    Schwengber, Maria Simone Vione; Rohr, Denise Raquel

    Resumo em Português:

    A ideia orientadora deste artigo é a de que as imagens criam representações relativas às feminilidades, introduzindo uma nova economia identitária dos corpos grávidos. Investigamos a produção discursiva das identidades maternas divulgadas na revista brasileira Pais e Filhos. Como ferramenta teórico-metodológica, fizemos uso dos conceitos de análise de discurso de Michel Foucault. Selecionamos as imagens, observando os movimentos históricos em circulação, que exprimem, mediante transformações do lugar das práticas corporais e esportivas, a intervenção nos corpos, afirmando posições identitárias - a da mãe esportiva, delicada, moderada, equilibrada, forte, firme, preparada, sensual, limpa, sem manchas.

    Resumo em Inglês:

    The idea guiding this paper is that images create representations of femininities, thus introducing a new identitary economy of pregnant bodies. We investigated the discursive production of mother identities published in the Brazilian magazine Pais & Filhos. As a methodological-theoretical tool, we adopted the concepts of discourse analysis by Michel Foucault. We selected images considering mainstream historical movements that express, through transformation of places occupied by body and sports practices, the intervention in the bodies, thus stating identitary positions - a sportive, delicate, moderate, balanced, strong, tough, prepared, sensual, clean, immaculate mother.
  • Histórias de Vida e Saberes Docentes das Educadoras da Zona Urbana e Rural Outros Temas

    Brito, Daniel Bezerra de

    Resumo em Português:

    O artigo discute o perfil e as narrativas de histórias de vida de 40 educadoras municipais da Educação Infantil da zona urbana e rural do RN. As narrativas revelaram que as trajetórias de vida pessoal e profissional, a partir dos saberes da experiência, têm repercussões nas práticas pedagógicas das educadoras. As relações entre vida pessoal e profissional foram retomadas pela perspectiva sociológica neste artigo como história individual e social entre a educadora e seu grupo de pertença ou campo social. A subjetividade dessas relações contida nas narrativas foi compreendida como informações intencionais, mas que ocultam as retóricas dirigidas pelas educadoras aos grupos de pertença, entre outros, a família, a escola e a profissão.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the profile and life accounts of 40 local teachers working with preschool education in urban and rural areas within Rio Grande do Norte state. Stories revealed that their personal and professional careers, from experience-based knowledge, affect their pedagogic practices. Links between personal and professional life were assessed in this article from a sociologic perspective, as individual and social histories between educators and the groups or social field to which they belong. The subjectivity of such relations, comprised in the stories, was understood as intentional information, though hiding rhetoric discourses aimed by the educators at their groups - family, school and profession, among others.
  • La Inmortalidad de nuestras Culturas Milenarias Resenhas Críticas

    Zapata, Laura Marcela
  • Remuneração Variável: subjetivação e produção do professor-vendedor Resenhas Críticas

    Valentim, Igor Vinicius Lima
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