Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 46, Número: 1, Publicado: 2021
  • O Jovem ‘Sem Qualidades’ e o Desejo de Fascismo: enlaces entre psicanálise, educação e política Seção Temática: Adolescência Na Cidade: Questões Para Os Campos Da Psicanálise, Educação E Política

    Gurski, Rose; Perrone, Cláudia Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo realiza uma leitura sobre a construção da adolescência que vive atmosferas sociais totalitárias, através da análise das variáveis sócio-políticas presentes no romance de formação O Jovem Törless, de Robert Musil. Na interlocução entre psicanálise, educação e política, articulamos a inquietação do autor ante a ambivalência moral de sua geração, com as propostas educacionais e políticas apresentadas aos jovens deste tempo. No romance, a noção de formação foi corroída na Modernidade e substituída pela socialização com práticas homogeneizantes e massificadoras. Diante da adolescência sem qualidades, cabe um trabalho de restauração do desejo, forjando uma versão singular do destino do corpo político do sujeito e do social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents a reading about the construction of adolescence that experiences totalitarian social atmospheres through the analysis of socio-political variables present in the coming-of-age novel Young Törless, by Robert Musil. In this dialogue between psychoanalysis, education and politics, we articulate the author’s concern about the moral ambivalence of his generation, with the educational and political proposals presented to the youth of our time. In the novel, the notion of formation was eroded in Modernity and replaced by socialization with homogenizing and massifying practices. In the face of adolescence without qualities, it is necessary to restore desire, forging a unique version of the fate of the subject’s political body and society.
  • ‘Librados A Sí Mismos’: escenas contemporáneas de las adolescencias Seção Temática: Adolescência Na Cidade: Questões Para Os Campos Da Psicanálise, Educação E Política

    Mangas, Segundo Moyano; Pereira, Marcelo Ricardo

    Resumo em Espanhol:

    En su obra La Crisis de la Educación (1954), Hannah Arendt ya planteaba la necesidad de reflexionar acerca de la autoridad del adulto y el lugar de los adolescentes librados a sí mismos. El texto que proponemos pretende esbozar, entre dos orillas, Brasil y España, las palabras, los actos y las puestas en escena de las adolescencias confinadas en nuestras ciudades. El objetivo es poder formular nuevas preguntas, en tiempos de excesivas respuestas, en torno a los abandonos, la protección, la ausencia y la presencia del adulto en las vidas adolescentes, el papel de la educación pública y la atención clínica. Para ello, intentamos, en el marco de una investigación en curso, dar la palabra a adolescentes en diferentes situaciones sociales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In her work The Crisis of Education (1954), Hannah Arendt already raised the need to reflect on the authority of the adult and the place of adolescents left to themselves. The text that we propose tries to outline, between two shores, Brazil and Spain, the words, the acts and the staging of adolescents confined to our cities. The objective is to be able to formulate new questions, in times of excessive responses, about dropouts, protection, the absence and presence of the adult in adolescent lives, the role of public education and clinical care. To do this, we try, as part of an ongoing investigation, to give the floor to adolescents in different social situations.
  • A Juventude En-Cena na Escola: a educação no encontro com a cidade Seção Temática: Adolescência Na Cidade: Questões Para Os Campos Da Psicanálise, Educação E Política

    Rocha, Lorenna Pinheiro; Lima, Maria Celina Peixoto

    Resumo em Português:

    Resumo: A tradicional aliança entre educação e trabalho vem-se configurando numa aparente adesão das práticas educativas às engrenagens do capitalismo. Partindo da análise dos efeitos da entrada dessa configuração discursiva no espaço escolar, problematiza-se a hipótese da transição de um modelo educativo fundamentado numa formação cultural, tal como discutida por Adorno, em direção ao que entendemos como formação profissional. Segue-se a apresentação de uma pesquisa-intervenção no contexto de uma oficina de fotografias, cujos resultados apontam para o potencial da arte em subverter a lógica do ensino tecnicista, criando outro cenário de encontro da experiência educativa com a cidade, para além do norteado pela inserção no mercado do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The traditional alliance between education and laborhas been taking shape in the apparent adherence of educational practices to the machinations of capitalism. Starting from the analysis of the effects of the entry of this discursive configuration into schools, our hypothesis is that we are watching the transition from a cultural qualification, as discussed by Adorno, to a professional qualification. In this article, we intend to present the results of a research through intervention we accomplished in the context of a photography workshop, and which point to the potential of art to subvert the logic of a technical education, creating another scenario for the encounter between education and the city, beyond one that is guided by inserting the young into the labor market.
  • O Sujeito na Cidade: psicanálise, laço social e invenção Seção Temática: Adolescência Na Cidade: Questões Para Os Campos Da Psicanálise, Educação E Política

    Ponnou, Sébastien

    Resumo em Português:

    Resumo: A clínica psicanalítica testemunha cotidianamente os tesouros simbólicos e imaginários que os adolescentes extraem na cidade, a fim de enfrentar às situações psíquicas e sociais complexas. Se consideramos o laço social como um fato de linguagem ou modalidade singular de inscrição do sujeito na linguagem, então, a psicanálise se torna um recurso inesgotável para acompanhamento e apoio de adolescentes vulneráveis. Discutiremos essa proposição tomando como referência os ensinos de Sigmund Freud, Jacques Lacan, Jacques-Alain Miller e apoiando-nos em uma apresentação clínica extraída de nossa prática com adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The clinic testifies daily the symbolic and imaginary treasures that adolescents draw on the city in order to face the complex psychic and social situations. If we consider the social bond as a fact of language, or a particular way of inscribing the subject in language, then psychoanalysis becomes an inexhaustible resource in the accompaniment and support of these vulnerable adolescents. We will discuss this proposal with reference to the teachings of Sigmund Freud, Jacques Lacan, and Jacques-Alain Miller - and with the support of a clinical presentation taken from our practice with adolescents.
  • Os Cortes na Adolescência e a Busca por um Lugar na Cidade Seção Temática: Adolescência Na Cidade: Questões Para Os Campos Da Psicanálise, Educação E Política

    Coutinho, Luciana; Madureira, Bruna

    Resumo em Português:

    Resumo: Diante do alto índice de atos autolesivos em adolescentes no Brasil e no mundo, pretende-se analisar o apelo recorrente a esse recurso na adolescência, discutindo questões relativas ao laço social nele implicadas. Tal discussão será feita a partir do caso clínico de uma adolescente de 14 anos, encaminhado pela escola para o SPIA/IPUB-UFRJ e marcado pela presença da angústia e do desamparo, cujas possibilidades de inscrição psíquica e endereçamento parecem vacilar. O artigo é fruto de pesquisa em andamento sobre autolesões e suicídio na adolescência, que pretende contribuir para a construção de dispositivos, particularmente nos âmbitos da saúde e da educação, para intervir e manejar esse problema clínico-político de nossos tempos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Given the high rate of self-injury among adolescents in Brazil and worldwide, this paper intends to analyze this resource’s recurrent use in adolescence, discussing issues related to the social bond implied in it. This discussion is based on the clinical case of a 14-year-old adolescent referred by her school to SPIA/IPUB-UFRJ. The youngster showed apparent anguish and helplessness, whose possibilities of psychic inscription and addressing seem to falter. The article results from ongoing research on self-injury and suicide in adolescence, which aims to contribute to developing strategies, particularly in the fields of health and education, to intervene and manage this clinical-political problem of our times.
  • Adolescentes, Professores e Psicanalistas: uma intervenção clínicopolítica Seção Temática: Adolescência Na Cidade: Questões Para Os Campos Da Psicanálise, Educação E Política

    Primo, Joana Sampaio; Rosa, Miriam Debieux; Carmo-Huerta, Viviani

    Resumo em Português:

    Resumo: O que fazem psicanalistas nas escolas? Esse artigo, debate uma intervenção psicanalítica clínicopolítica na escola, que interpela adolescentes e equipe de ensino a constituir e partilhar seus saberes. Distinguimos três tempos na intervenção em que pudemos constatar o sofrimento dos adolescentes quando as funções da escola estão atravessadas pelo recorte da raça e da classe, atravessamento que se concretiza na correlação entre desenvolvimento, pobreza, raça e perigo social. Quando os saberes puderam circular em diálogo pode-se localizar os conflitos e o mal-estar da escola diante da adolescência e das complexidades da situação histórico-social brasileira, de modo a tornar a construção dos conflitos como motor de trabalho e não como fracasso das equipes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: What do psychoanalysts do in schools? This article discusses a clinical-political psychoanalytic intervention at school that interpellates teenagers and the teaching staff into constituting and sharing their knowledge. During the intervention, three moments are distinguished at which we could assert the suffering of adolescents when the school’s functions are cross-cut by race and class, a crossing mimicked in the correlation among development, poverty, race, and social danger. When knowledge could be shared through dialogue, the school’s conflicts and discomfort vis-à-vis adolescence and the complexities of the Brazilian historical-social situation could be located, thereby highlighting the establishment of conflicts as engines of work rather than as failure of the teaching staff.
  • Juventude e Desamparo: relato de uma pesquisa intervenção Seção Temática: Adolescência Na Cidade: Questões Para Os Campos Da Psicanálise, Educação E Política

    Klautau, Perla; Macedo, Maria Manuela Dias Ramos de; Siniscalchi, Marcella

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente trabalho é fruto de uma intervenção realizada com um grupo de alunos de uma ONG da cidade do Rio de Janeiro, dedicada ao ensino de música clássica para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O trabalho de campo se deu em um contexto de educação não-formal, visando conceber a clínica psicanalítica em uma perspectiva ampliada e, ainda, inserir a psicanálise como uma prática capaz de produzir efeitos clínico-políticos. A partir do Diário de Campo produzido ao longo dos encontros, reflexões são tecidas no sentido de analisar quais as repercussões do espaço grupal de acolhimento e de escuta ofertado aos jovens, em um entrelaçamento de teoria e prática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present work is the result of an intervention carried out with a group of students from an NGO in the city of Rio de Janeiro, dedicated to teaching classical music to children and young people in a situation of social vulnerability. The fieldwork took place in a context of non-formal education, aiming to conceive the psychoanalytic clinic in an expanded perspective and, still, to insert psychoanalysis as a practice capable of producing clinical-political effects. Based on the Field Journal produced during the meetings, reflections are made in order to analyze the repercussions of the group space of reception and listening offered to young people, in an intertwining of theory and practice.
  • Uma Juventude à Flor da Pele: o dilema de adolescer ou adoecer Seção Temática: Adolescência Na Cidade: Questões Para Os Campos Da Psicanálise, Educação E Política

    Saggese, Edson

    Resumo em Português:

    Resumo: O crescimento das lesões de pele autoprovocadas e a elevação das taxas de suicídio em faixas etárias mais jovens indicam um profundo mal-estar no adolescer contemporâneo. A tendência a medicalização de diversos aspectos da vida tem produzido uma abordagem reducionista desses fenômenos, dificultando o estabelecimento de fronteiras entre o adolescer e o adoecer. A pandemia do Covid-19 acentuou o sofrimento psíquico entre os adolescentes. Como alternativa a medicalização das crises subjetivas é necessário dar voz aos jovens para que possam transformar a angústia e o desalento em participação ativa no processo de mudanças da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The growth of self-inflicted skin lesions and the increase in suicide rates in younger age groups show a deep malaise in contemporary adolescents. The trend towards medicalization of various aspects of life has produced a reductionist approach to these phenomena, making it difficult to set boundaries between adolescence and illness. The Covid-19 pandemic accentuated the psychological distress among the adolescents. As an alternative to the medicalization of subjective crises, it is necessary to give a voice to the young people so that they can transform anguish and dismay into an active participation in the process of changing society.
  • Crianças e Mídias Digitais: um diálogo com pesquisadores Outros Temas

    Loureiro, Carla Cristiane; Marchi, Rita de Cássia

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo debate a relação das crianças com as mídias digitais, propondo uma visão não alocada no modo determinista e polarizado no qual esta discussão vem sendo realizada. O problema é apresentado de ângulo não usual na literatura brasileira, deslocando o olhar dos riscos para aquilo que as crianças, efetivamente, fazem com as mídias. Estão em diálogo a literatura, trechos de entrevista com a pesquisadora Dra. Cristina Ponte (coordenadora da equipe portuguesa do EU Kids Online), e dados quantitativos e qualitativos sobre o fenômeno. Como resultado, surge a importância de pesquisas feitas com as próprias crianças na construção e interpretação dos dados sobre suas relações com as mídias digitais em diferentes e desiguais contextos sociais e culturais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article discusses the relationship of children with digital media, proposing a view, which is not allocated to it on the deterministic and polarized mode in which it has been done. The problem is presented from an unusual angle in the Brazilian literature, shifting from the view of risks to what children actually do with the media. Are in discussion the literature, excerpts of interviews with researcher Dr. Cristina Ponte (coordinator of the Portuguese team of EU Kids Online), and quantitative and qualitative data on the phenomenon. As a result, arises the importance of research done with children themselves in the construction and interpretation of data about their relationships with digital media in different and unequal social and cultural contexts.
  • Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar Outros Temas

    Grilo, Jaqueline de Souza Pereira; Barbosa, Jonei Cerqueira

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo discute como o discurso da Matemática específica para ensinar tem proposto a condução da conduta de professores(as) de Matemática. Trata-se de um ensaio teórico decorrente de uma problematização foucaultiana que incidiu sobre estudos que tratam do Conhecimento Matemático para o Ensino, do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática e da Matemática para o Ensino. Esse discurso põe em exercício diferentes tipos de poder, mobilizando estratégias e táticas a fim de acionar a tecnologia nomeada Tecnologia da Especificidade Matemática. Os resultados sugerem que as condutas disponibilizadas por esse discurso transitam entre a lógica individual e disciplinar à lógica governamental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article discusses how the Mathematics discourse specific to teaching has proposed the conduct of mathematics teachers. It is a theoretical essay resulting from a Foucaultian problematization that focused on studies dealing with Mathematical Knowledge for Teaching, the Specialized Knowledge of the Math Teacher and Mathematics for Teaching. This discourse puts into practice different types of power, mobilizing strategies and tactics in order to activate the technology named Technology of Mathematical Specificity. The results suggest that the behaviors made available by this discourse move between individual and disciplinary logic to government logic.
  • (In)Eficiência Educacional sob a Perspectiva dos Gastos Públicos Desagregados Outros Temas

    Bernardo, Joyce Santana; Almeida, Fernanda Maria de; Nascimento, Ana Carolina Campana

    Resumo em Português:

    Resumo: Para verificar a eficiência dos municípios brasileiros na aplicação dos recursos públicos desagregados na qualidade da educação pública, de 2009 a 2013, utilizou-se o método de Análise de Fronteira Estocástica, conforme Battese e Coelli (1995). Os resultados apontaram que aspectos sociais (gastos com saúde e infraestrutura) não foram propulsores da eficiência, apesar da maior destinação de recursos por parte dos mais eficientes. Dos gastos públicos educacionais desagregados, foram positivos os com infraestrutura, serviços terceirizados por pessoas jurídicas e com outras despesas. Ainda, os municípios mais eficientes foram os com menos alunos em sala de aula e, principalmente, com 90% dos alunos matriculados na série coerente à idade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: To verify the efficiency of Brazilian municipalities in the application of public resources disaggregated in the quality of public education, from 2009 to 2013, the Stochastic Frontier Analysis method was used, according to Battese and Coelli (1995). The results showed that social aspects (health and infrastructure expenditures) were not drivers of efficiency, despite the greater allocation of resources by the most efficient. Of the disaggregated public educational expenditures, the infrastructure, outsourced services by legal entities and other expenses were positive. In addition, the most efficient municipalities were those with the fewest students in the classroom and, especially, with 90% of the students enrolled in the age-consistent grade.
  • Dominação e Resistência na Escolarização Cristianizada na Amazônia Outros Temas

    Câncio, Raimundo Nonato de Pádua; Araújo, Sônia Maria da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo é demonstrar como a escolarização cristianizada, mobilizada por missionários norte-americanos, foi apropriada pelos indígenas Waiwai da Aldeia Mapuera, estado do Pará, Amazônia brasileira. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico realizado no Território Indígena Nhamundá-Mapuera/PA com professores e sujeitos indígenas. No plano teórico, a análise dos dados se inspira na teoria decolonial. Os resultados mostram que os Waiwai não aceitaram passivamente o processo imposto, não obstante compreenderem a escolarização como um valor irremediável. Práticas de dominação e resistência, contraditoriamente, foram sendo estabelecidas e hoje atuam como instrumental de sobrevivência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this study is to demonstrate how Christianized schooling, mobilized by American missionaries, was appropriated by the Waiwai indigenous people from Aldeia Mapuera, state of Pará, in the Brazilian Amazon. Methodologically, this is an ethnographic case study carried out in the Indigenous Territory Nhamundá-Mapuera in Pará, with teachers and indigenous people. At the theoretical level, data analysis is inspired by decolonial theory. The results show that the Waiwai did not passively accept the imposed process, despite understanding schooling as an irremediable value. Practices of domination and resistance, contradictorily, were being established and today they act as instruments of survival.
  • Triple Triangulación Compleja: análisis de discursos de formación y empleo Outros Temas

    Amber, Diana; Domingo, Jesús

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las dificultades económicas y la precariedad laboral sufrida por España en la crisis, generó un incremento del desempleo de los mayores de 45 años. En este contexto, este estudio pretende comprender el drama social presente en los diferentes discursos que giran en torno a ello mediante el uso de un nuevo diseño metodológico: la triple triangulación compleja. Con este diseño se contrasta el discurso de cuatro fuentes: mayores de 45 años, datos oficiales, medios de comunicación y expertos. Los principales hallazgos muestran discursos dispares con algunos puntos de encuentro entre las fuentes. Se concluye que muchos factores que intervienen en el desempleo de los mayores, rebasan el ámbito de la formación, siendo un problema multidisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The economic difficulties and job insecurity suffered by Spain during the crisis produced an increase in unemployment among people older than 45 years. In this context, this study aims to understand the social drama that surrounds them - which is present in various discourses - by using a new methodological design known as complex triple triangulation. With this design the discourses of four sources are analysed: people older than 45 years, official datum, mass media, and experts. The main findings reveal certain differences and similarities between the discourses derived from these sources. It is concluded that a number of factors are involved in the unemployment rates of older people, with training overflow being a multidisciplinary problem.
  • A Metodologia Mora no Tema: infância e cultura em pesquisa Outros Temas

    Pereira, Rita Ribes

    Resumo em Português:

    Resumo: Este texto tem por objetivo problematizar a relevância do tema na atividade de pesquisa, mais especificamente, na construção da metodologia. As Ciências Humanas e Sociais são ciências discursivas e a voz dos interlocutores - o pesquisador e a criança - têm ocupado a centralidade na construção metodológica. A proposta deste texto é ampliar esse debate deslocando o foco para um terceiro elemento crucial na constituição dessa alteridade e que, muitas vezes, é pensado de forma apartada da metodologia: o tema. A problematização é feita a partir da análise de cinco pesquisas do campo interdisciplinar dos estudos da infância e assenta-se na filosofia da Linguagem de Walter Benjamin e do círculo de Mikhail Bakhtin e Valentin Volochnov.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The following text discusses the relevance of the subject in the research activity, specifically when the construction of a methodology is concerned considering that Human and Social Studies are indeed discursive science and the interlocutors’ voices - researcher and child - have been central to methodological construction. The text purpose is to broaden such debate, shifting the focus to a third crucial element in this otherness constitution that, very often, is considered apart from the methodology: the topic. The discussion is made from the analysis of five researches in the interdisciplinary field of childhood studies and based on philosophy of the language by Walter Benjamin and also Mikhail Bakhtin and Valentin Volochnov’s circle.
  • Formadores de Profesores Memorables: perspectiva de docentes noveles Outros Temas

    Gajardo-Asbún, Karen Paulina; Turra-Díaz, Omar; Aravena-Ramirez, Lorenzo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La investigación que aquí se presenta tiene por objetivo reconocer los componentes característicos con que son significados los académicos formadores de profesores considerados memorables, desde la perspectiva de profesores noveles de Pedagogía en Educación General Básica y Pedagogía en Historia y Geografía que cursaron estudios en universidades de la macrozona centro sur de Chile. A partir de un estudio cualitativo de corte interpretativo, se obtuvo resultados que evidencian la configuración de cuatro categorías de análisis, las cuales exponen diversas características que revelan la importancia del rol del formador y su impacto en el profesorado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: There search presented here aims to recognize the characteristic components with which academic teacher educators considered memorable are meant, from the perspective of novice teachers of Basic General Education Pedagogy and History and Geography Pedagogy who studied at universities in the south central macrozone of Chile. From a qualitative study of an interpretive nature, results were obtained that show the configuration of four categories of analysis, which expose various characteristics that reveal the importance of the role of the trainer and its impact on the teaching staff.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br