Acessibilidade / Reportar erro
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2013
  • Editorial

    Brait, Beth; Pistori, Maria Helena Cruz
  • Do sistema à ação, do homogêneo ao heterogêneo: movimentos fundantes dos conceitos de dialogismo, polifonia e interdiscurso Artigos

    Dominguez, Michelle

    Resumo em Português:

    Apesar de inicialmente fundamentados em uma perspectiva homogênea da linguagem - e, consequentemente, da enunciação e dos sujeitos - os estudos discursivos evoluíram no sentido de reconhecer uma heterogeneidade fundadora do discurso, capaz de sustentar conceitos como dialogismo, polifonia e interdiscursividade. Este artigo pretende apresentar essa evolução através de uma breve retrospectiva teórica, que vai dos atos de fala austinianos à heterogeneidade constitutiva de Authier-Revuz, passando pelo dialogismo bakhtiniano e pela polifonia de Oswald Ducrot. Derivados dessa virada paradigmática nos estudos discursivos, esses conceitos são considerados através de uma reflexão mais ampla, que compreende a instituição da heterogeneidade discursiva como seu fundamento.

    Resumo em Inglês:

    Although originally based on a homogeneous perspective of language and, consequently, of the utterance and subjects - the discursive studies have developed toward the recognition of a discourse founding heterogeneity, which is able to support concepts such as dialogism, polyphony and interdiscursivity. This article intends to present this evolution through a brief theoretical retrospective, that covers the Speech Acts by Austin, as well as the constitutive heterogeneity of Authier-Revuz, the dialogism of Bakhtin and also through the polyphony of Oswald Ducrot. Derived from this turning point of the discursive studies, these concepts are considered by means of a wider reflection, which understands the institution of the heterogeneous discourse as its foundation.
  • O romance: uma forma ético-política na perspectiva baktiniana Artigos

    Fanini, Angela Maria Rubel

    Resumo em Português:

    Este artigo discute alguns conceitos presentes na obra de Mikhail Bakhtin, tais como dialogismo, carnavalização e polifonia, sobretudo, a partir do gênero romanesco, objeto de estudo exaustivo do pensador russo. A discussão dos conceitos visa melhor entendê-los a fim de construir uma perspectiva teórica, metodológica e política para análise discursiva dos romances brasileiros. Ao longo do texto, ocorre exemplificação de possíveis análises de obras nacionais sob a perspectiva bakhtiniana. Destaca-se que, para o pensador russo, a linguagem é central na ontologia do ser social e que a reflexão sobre a linguagem enquanto realidade plural é a medida para se alcançar uma sociedade democrática.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses some major categories presented in Bakhtin's texts, such as dialogism, carnivalization, polyphony with a focus on the novelistic genre, which was the object of exhaustive study by the Russian thinker. The discussion aims to achieve a better understanding of a methodological, theoretical and political perspective of discourse analysis in Brazilian novels. Throughout the paper, there are some examples of Brazilian novels that can be read from the Bakhtinian perspective. It is emphasized that, for the Russian thinker, language is central to the ontology of social being and reflection about language as a plural reality is the measure to achieve a democratic society.
  • Cotas raciais em cartas de leitores da revista Caros Amigos: uma perspectiva dialógica Artigos

    Freitas, Irene de Lima

    Resumo em Português:

    Neste artigo pretendemos demonstrar alguns resultados obtidos em nossa tese de doutorado defendida no segundo semestre de 2011. Na pesquisa, analisamos textos da mídia impressa inseridos em uma cadeia discursiva de conflitos e embates que polemizam o sistema de cotas no Brasil. Nosso objetivo é analisar a forma como são engendradas as interações dialógicas entre os participantes do evento discursivo: como o autor dialoga com o objeto do discurso e com o destinatário, tomando por base a teoria dialógica do discurso, de Bakhtin e o Círculo. Os resultados evidenciam que o posicionamento assumido pelos interlocutores é construído a partir do valor que o outro atribui à sua construção; o embate entre os interlocutores é constitutivo dos enunciados; e a análise dialógica de enunciados da mídia contribui para uma melhor compreensão da natureza social do discurso e dos temas relevantes para a sociedade, no caso das cotas.

    Resumo em Inglês:

    In this article we intend to demonstrate some results obtained in our dissertation, which was presented in the second semester of 2011. In the research, we analyzed texts from printed media inserted in a discursive chain of conflicts and clashes, a real platform for polemic concerning the system of quotas in Brazil. Our purpose is to analyze the way in which the dialogic interactions are generated among the participants of the discursive event: how the author dialogues with the object of discourse and with the addressee, having as the basis for our work the Bakhtin Circle's dialogical theory of discourse. The results highlight the fact that the positioning assumed by the interlocutors is built from the value attributed to its construction by the other; the clash among the interlocutors is constitutive of the utterances; and the dialogic analysis of the media utterances contributes to a better understanding of the social nature of discourse and of the themes which are relevant to society, in this case, the quotas.
  • Dialogismo, argumentação e desenvolvimento humano: uma abordagem de gestos profissionais docentes por meio do método da autoconfrontação Artigos

    Lima, Anselmo Pereira de

    Resumo em Português:

    O foco deste trabalho é a prática de ensino concreta em situação de interação verbal professor-aluno. Seu objetivo é apresentar uma discussão sobre o processo de desenvolvimento de gestos profissionais docentes e um estudo detalhado de um gesto singular proveniente da prática de dois professores do ensino superior, com os quais trabalhamos em cooperação. O método adotado é o da autoconfrontação simples e cruzada. A fundamentação teórica para análise do material verbal proveniente das sessões de autoconfrontação articula os conceitos de dialogismo, de argumentação e de desenvolvimento humano.

    Resumo em Inglês:

    This text is focused on concrete teaching practices in teacher-student verbal interaction situations. Its objective is to present a discussion about the development process of teacher professional gestures and a detailed study of a singular gesture present in the practice of two higher education teachers, with whom we worked in cooperation. The method adopted is that of the simple and crossed self-confrontation. In order to analyze the verbal material produced in the self-confrontation sessions, we articulate the concepts of dialogism, argumentation and human development.
  • Sobre o pensamento bakhtiniano: uma recepção de recepções Artigos

    Marchezan, Renata Coelho

    Resumo em Português:

    São diversas as recepções da obra bakhtiniana: as que a situam em perspectiva histórica e cultural, dando a conhecer o contexto inerente a ela, as interlocuções com as quais se edificou e os caminhos de seu desenvolvimento; as que adotam, isoladamente, um ou outro de seus conceitos e as que buscam dela depreender um arcabouço, menos ou mais sistematizado, para a reflexão de um objeto em particular. Fixando-nos nestas últimas e no domínio dos estudos sobre a linguagem, examinamos as recepções do pensamento bakhtiniano como uma pragmática, uma sociolinguística, uma semiótica, uma teoria social, uma teoria do discurso. Na perspectiva desta disciplina, é que nos centramos, por último, para refletir sobre algumas de suas bases fundamentais.

    Resumo em Inglês:

    There are several receptions of the Bakhtinian work: those which situate it in a cultural and historical perspective, making it possible to understand the context inherent to it, the interchanges with which it was instituted and its development paths; those which separately take one or other of its ideas, and those which search to infer a less or more systemized framework from it in order to consider a specific object. When we concentrate on those last ones and on the field of studies about language, we examine the receptions of the Bakhtinian thought as a pragmatics, a sociolinguistics, a semiotics, a social theory, a theory of the discourse. The perspective of this branch of instruction is the one on which we lastly focus in order to reflect upon some of its fundamental basis.
  • Escrita acadêmica na escrita reflexiva profissional: citações de literatura científica em relatórios de estágio supervisionado Artigos

    Melo, Lívia Chaves de; Gonçalves, Adair Vieira; Silva, Wagner Rodrigues

    Resumo em Português:

    Neste artigo, investigamos práticas de citação de literatura científica na escrita reflexiva do gênero relatório de estágio supervisionado, produzido por professores em formação, em disciplinas de estágio obrigatório em Ensino de Língua Inglesa numa Licenciatura em Letras. Analisaremos, especificamente, como esses professores se representam a partir de citações de literatura científica, e caracterizaremos algumas funções exercidas pelas citações na escrita reflexiva emergente na esfera acadêmica. Utilizamos a abordagem dialógica da linguagem dos estudos bakhtinianos como referencial teórico de base, além de aportes teórico-metodológicos acerca de tipos de sequência e de discurso propostos por Adam e Bronckart. Os resultados da pesquisa mostram que a prática de citação da literatura científica é uma invocação de autoridade com função de erudição, amplificação e ornamentação do discurso produzido, podendo orientar a ação pedagógica desenvolvida pelo professor em formação no estágio supervisionado.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we investigate citation practices of scientific literature in reflexive writing from the genre of supervised pre-service training report produced by pre-service teachers enrolled in the mandatory pre-service training subject of English Language Teaching, at an undergraduate language teaching course. The aim of this research is to analyze how these pre-services teacher represent themselves based on citation practices of scientific literature, and characterize some of the functions deployed by the citations in the reflexive writing emerging in the academic sphere. We use the dialogic approach to language from Bakhtinian studies as a theoretical base, as well as theoretical and methodological contributions regarding types of sequences and of discourse proposed by Adam and Bronckart. The results of this research show that the practice of citation of scientific literature is an invocation of authority as a form of erudition, amplification and ornamentation of the discourse produced. This practice can also guide pedagogical action developed by pre-service teachers in their supervised training.
  • O batismo de terra, ou Yaka, um romance polifônico Artigos

    Miranda, Maria Geralda de

    Resumo em Português:

    Pretende-se com este estudo verificar o "jogo" discursivo polifônico presente no romance Yaka, do escritor angolano, Pepetela, a partir da observação do modo pelo qual os discursos dos narradores são elaborados, formando o todo romanesco. O objetivo não é apenas tentar compreender como as diferentes vozes dialogicamente constituídas colaboram para o acesso ao conteúdo e/ou significados da obra, mas como esse conteúdo é apresentado e significa para o leitor. Para tanto, serão analisados as vozes dos narradores e o discurso da personagem "Yaka" (estátua que, além de obra de arte africana, se apresenta como objeto mágico e dá título ao romance). Na tentativa de "desvendar" o emaranhado de discursos tecidos pelo autor, buscar-se-á, a partir dos conceitos de polifonia e dialogismo empreendidos por Bakhtin e o Círculo, embasar a leitura da obra, ambientada em Angola, durante quatro gerações de uma família de colonos portugueses. Tal abordagem crítica não exclui obviamente a análise da rede histórico-ficcional do romance, nem a análise de seu conteúdo político-ideológico.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims at investigating the polyphonic discourse played out in the novel Yaka by the Angolan writer, Pepetela, through the observation of the way which the narrators' discourses are constructed. Our objective is not only try to understand how the different voices dialogically composed contribute to make the content and/or meanings of the work apprehended, but also the way such content is shown and signifies to the reader. Thus, the narrators' voices and the discourse of the character Yaka (a statue that besides being an African work of art is also the magic object that provides the title of the novel) will be analyzed. Seeking to "unveil" the tangled discourses woven by the author, we will try, based on Bakhtin's concepts of polyphony and dialogism (1973, 1981, 1997), to support the reading of the novel, set in Angola for four generations of a Portuguese colonial family. Such critical approach, nevertheless, does not exclude either the analysis of the novel's historical-fictional network or its political-ideological content.
  • Da produtividade dialógica no espaço biográfico Artigos

    Mitidieri, André Luis

    Resumo em Português:

    No presente trabalho, buscamos situar, dentro do pensamento de Mikhail Bakhtin, o conjunto de textos nos quais podemos encontrar formulações acerca de formas e gêneros (auto)biográficos, assim como dos mais diversos diálogos por eles firmados com o gênero romanesco. Tais aportes encontram-se sobretudo naqueles escritos relativos à noção de cronotopo que, junto a outros conceitos bakhtinianos, dentre os quais, destacamos dialogismo, revelam-se como fundamentais à identificação das articulações que permitem compreender o lugar teórico ocupado pelo "espaço biográfico" no contexto da reflexão de Bakhtin. Essa expressão, formulada a partir da ideia de "espaço biográfico", estabelecida pelo estudioso francês Philippe Lejeune, e repensada pela pesquisadora argentina Leonor Arfuch, denomina a circunferência interdiscursiva que, atualmente, abriga não apenas a autobiografia, a biografia e gêneros vizinhos, mas também outras valorações culturais de ordem similar ou mesmo estilizadas, hibridizadas, matizadas por tonalidades (auto)biográficas.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we seek to situate, within Mikhail Bakhtin's thought, the set of texts in which we are able to find formulations about (auto)biographical forms and genres, as well as about the wide variety of dialogs established by them with the novelistic genre. Such contributions are mainly found in those texts regarding the notion of chronotope that, together with other Bakhtinian concepts, among which we shall underline the dialogism, are fundamental to identify the articulations that allow us to comprehend the theoretical place occupied by the "biographical space" in the context of Bakthin's reflection. This expression, formulated from the idea of "autobiographical space," established by the French scholar Philippe Lejeune, and rethought by the Argentinian investigator Leonor Arfuch, designates the interdiscursive circumference that, nowadays, encompasses not only the autobiography, the biography and its neighboring genres, but also other cultural notations of similar order or even stylized, hybridized, shaded by (auto)biographical traces.
  • Uma partitura da tensão: dialogismo e poesia em Lavoura arcaica Artigos

    Mota, Bruno Curcino

    Resumo em Português:

    Neste trabalho revisitamos conceitos centrais do Círculo de Bakhtin, sobretudo a noção de dialogismo, para pensar o tecido tenso de vozes que se confrontam no romance Lavoura arcaica, de Raduan Nassar. Pretendemos problematizar certa visão construída sobre a poesia nos escritos do Círculo, e retomada por teóricos dentro e fora do Brasil, para mostrar como o poético pode estar a serviço de posicionamentos ideológicos, reforçando o tom emocional-volitivo que anima a voz dos personagens centrais de Lavoura arcaica.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at revisiting main concepts of the Bakhtin Circle, especially the notion of dialogism, in order to think about the dense thread of voices that confront one another in the novel called Lavoura Arcaica (Tillage Passé) by Raduan Nassar. We intend to question a determined and concrete image about the poetry in the Circle's writings, reviewed by theorists in and outside Brazil, to demonstrate how the poetic can be influenced by ideological positions, reinforcing the emotional-volitional tone that stimulates the characters' central voices in Lavoura Arcaica.
  • Dialogismo no romance português contemporâneo Artigos

    Oliveira, Raquel Trentin; Werlang, Gérson

    Resumo em Português:

    Objetivamos, neste artigo, refletir sobre a constituição dialógica do romance contemporâneo português, retomando, para isso, as contribuições de M. Bakhtin sobre esse gênero literário. Bakhtin enfatiza, nos seus estudos, o discurso bivocal de orientação vária, as interações complexas entre diferentes pontos de vista num mesmo enunciado, que elevariam a um mais alto grau o dialogismo do romance. O romance atual diversifica as formas de transmissão do discurso de outrem, embaralhando as vozes das personagens e exigindo atenção redobrada do leitor para a instituição do sentido. Exemplificamos essa tendência por meio da análise do romance Levantado do chão (1980), do consagrado autor português José Saramago.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to reflect upon the dialogic constitution of the contemporary Portuguese novel using as basis for the analysis Mikhail Bakhtin's contributions on this literary genre. Bakhtin emphasizes, in his studies, the double-voiced discourse of varied orientation, the complex interactions between⁄among different points of view in one utterance that could elevate the dialogism in the novel to a higher degree. The contemporary novel diversifies the forms of transmission of the discourse of the other, shuffling the characters' voices, demanding redoubled attention on the part of the reader to the construction of meaning. To exemplify this tendency, the novel Raised from the ground (2012), by José Saramago, an acclaimed contemporary Portuguese writer, has been used.
  • A perspectiva dialógica em pesquisa de práticas de letramentos Artigos

    Orlando, Virginia

    Resumo em Português:

    Este trabalho procura mostrar algumas contribuições do dialogismo bakhtiniano para a conceituação da leitura e da escrita, assim como para a análise de eventos de letramento em relação com práticas de letramento. Um exemplo de tais contribuições é apresentado a partir de pesquisa das formas de relacionamento entre o componente axiológico da compreensão e os gêneros discursivos em cursos de leitura em línguas estrangeiras próximas. Analisam-se dois eventos de letramento a respeito de textos acadêmicos em sala de aula de um curso de leitura de português como língua estrangeira. Os aprendizes-leitores são hispano-falantes, alunos de graduação e pós-graduação de uma faculdade pública no Uruguai. O exame da dimensão axiológica expressa nas enunciações desses aprendizes-leitores nos eventos analisados busca mostrar sua apresentação identitária a respeito da comunidade discursiva acadêmica, assim como a percepção dos requerimentos específicos para ler como insider de uma comunidade acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to show some contributions of Bakhtinian dialogism for the conceptualization of reading and writing, as well as for the analysis of literacy events in relation with literacy practices. An example of such contributions is presented on the basis of an applied research about the relation between the axiological component of understanding and speech genres in proximal foreign language reading courses. Two literacy classroom events related to academic texts in a reading course in Portuguese as a foreign language are analyzed. The learners-readers are Spanish-speaking, undergraduates and graduates of a public university in Uruguay. The consideration of the axiological dimension expressed in the utterances of the learners-readers in the events analyzed seeks to show their identity presentation about the academic discourse community, as well as the perception of specific requirements to read as an insider of an academic community.
  • Implicações do estatuto ontológico do sujeito na teoria discursiva do Círculo Bakhtin, Medvedev, Voloshínov Artigos

    Pires, Vera Lúcia; Sobral, Adail

    Resumo em Português:

    Propõe-se neste artigo abordar o que se refere à ontologia dialógica em perspectiva bakhtiniana por ser um tópico essencial relacionado ao agir dos sujeitos no âmbito do dialogismo. Da definição desse agir decorre uma concepção de linguagem que embasa a teoria da enunciação do Círculo Bakhtin, Medvedev, Voloshínov. Assim, pretende-se, aqui, examinar as implicações do estatuto do sujeito na filosofia da linguagem bakhtiniana e sua consequente aplicação na teoria enunciativa do Círculo, o que torna necessário explorar as bases filosóficas da arquitetônica bakhtiniana quanto ao princípio dialógico, às concepções de identidade e intersubjetividade, à avaliação social, à responsabilidade ética e ao relacionamento entre os sujeitos. Pretende-se demonstrar que o sentido advindo da enunciação é da ordem do estatuto ontológico, de cunho social e histórico, dos sujeitos em interação.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to explore the dialogical ontology from a Bakhtinian perspective for this is an essential topic linked to subjects' agency in the context of dialogism. From this acting definition emerges a conception of language that is the basis of the Bakhtin, Medvedev, VoloŠinov Circle's theory of enunciation. Thus, one intends to examine here the implications of the statute of the subject in Bakhtin's philosophical theory and its resulting application in the Circle's enunciative theory, which makes necessary to explore the philosophical bases of the Bakhtinian architecture as regards the dialogical principle, the conceptions of identity and intersubjectivity, social evaluation, the ethics of responsibility and the relationship among subjects. One aims to show that sense, resulting from enunciation, has to do with the ontological statute, understood as a social and historical one, of interacting subjects.
  • O discurso citado na construção do ethos: análise discursivo-argumentativa de O país do carnaval, de Jorge Amado Artigos

    Piris, Eduardo Lopes; Nascimento, Darling Moreira do

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise discursivo-argumentativa do romance O país do carnaval, de Jorge Amado, focalizando as categorias do discurso citado e do ethos discursivo. Parte do pressuposto de que o ethos do romancista é construído com base no diálogo entre o "seu" discurso e as posições e valores ideológicos do discurso alheio. E assim articula o conceito de discurso citado postulado pelo Círculo de Bakhtin e o conceito de heterogeneidade enunciativa formulado por Authier-Revuz, para compreender os mecanismos de construção do ethos discursivo: um modo de dizer e de ser sócio-historicamente reconhecido, que legitima a inscrição do discurso numa determinada formação discursiva. Desse modo, pretende-se depreender o posicionamento ideológico do autor Jorge Amado na polêmica entre os vários discursos que tentam explicar o sentido da vida em O país do carnaval.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to present a discursive-argumentative analysis of the novel The Country of Carnival, by Jorge Amado, focusing on the categories of reported speech and discursive ethos. It is assumed that the novelist's ethos is built on the dialogue between "his" discourse and the ideological positions and values of the speech of other. Thus, the concept of reported speech postulated by the Bakhtin Circle is articulated with the concept of enunciative heterogeneity formulated by Authier-Revuz, in order to understand the mechanisms of construction of the discursive ethos: a way of saying and being socio-historically recognized that legitimates the inscription of the discourse in a particular discursive formation. Therefore, it is intended to infer the ideological positioning of the author Jorge Amado in the controversy among the discourses which attempt to explain the meaning of life in The Country of Carnival.
  • Reflexões sobre as vozes contribuintes para a constituição da subjetividade profissional do docente alfabetizador Artigos

    Szymanski, Maria Lidia Sica; Brotto, Ivete Janice de Oliveira

    Resumo em Português:

    A angústia com relação ao processo de alfabetização é uma constante entre alfabetizadores, seja porque várias teorias de ensino e aprendizagem da língua materna são veiculadas pelo discurso acadêmico e bibliográfico, seja porque as políticas educacionais as adotam. Neste artigo, objetiva-se abordar, por meio de enunciados de professores alfabetizadores, quais as diferentes vozes que os constituíram profissionalmente, determinando o que se configura como base teórica em suas práticas pedagógicas. A coleta de dados se realizou por meio de filmagens das atividades desenvolvidas em um curso de extensão, as quais, depois de editadas, foram analisadas com base nos pressupostos bakhtinianos de linguagem e dialogia. Os enunciados docentes revelam suas crenças e incertezas sobre os métodos de alfabetizar, apropriados de maneira fragmentada e superficial. É na compreensão de uma concepção de linguagem como interlocução, focalizando sujeito e história, que o professor alfabetizador poderá superar modismos e se fortalecer enquanto responsável pelo ensino crítico da leitura e da escrita escolarizada.

    Resumo em Inglês:

    The anxiety about the literacy process is constant among literacy educators, either because the various theories come through the academic and bibliographic discourse, or because the educational policies adopt them. This article aims at discussing, through the utterances of literacy teachers, which voices are contributing to their professional subjectivity, determining what makes up the theoretical basis of their pedagogical practice. Data collection was performed by filming the activities carried out in an extension course, edited and then analyzed based on Bakhtinian concepts of language and dialogism. The utterances reveal their teaching beliefs and uncertainties about the appropriate literacy methods, learned in a fragmented and superficial way. It is through the process of understanding a language concept as interlocution, focusing on the subject and his/her history, that the literacy teacher may surpass fads and strengthens himself/herself as the individual responsible for the critical appropriation of reading and writing as taught in school.
  • Sentidos de "revolução" e "revolución" na imprensa escrita golpista do Brasil (1964) e da Argentina (1966) Artigos

    Vitale, María Alejandra

    Resumo em Português:

    Neste artigo percorremos as conexões teóricas que podem ser estabelecidas entre o dialogismo do Círculo de Bakhtin e alguns aspectos da teoria do discurso de Michel Pêcheux, considerando a leitura que Jacqueline Authier-Revuz fez de ambos em sua proposta sobre as heterogeneidades enunciativas. Também nos propomos a descrever os sentidos adquiridos pela palavra "revolução" nos editoriais e comentários dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo que tematizaram no Brasil o golpe de Estado de 31 de março de 1964 e compará-los com o que aconteceu na imprensa escrita argentina com a palavra "revolución" frente ao golpe militar de 28 de junho de 1966.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo recorremos las conexiones teóricas que pueden ser establecidas entre el dialogismo del Círculo de Bakhtin y algunos aspectos de la teoría del discurso de Michel Pêcheux, considerando la lectura que hizo de ambos Jacqueline Authier-Revuz desde su propuesta sobre las heterogeneidades enunciativas. Nos proponemos, asimismo, describir los sentidos que adquirió la palabra "revolução" en los editoriales y comentarios de O Globo y Folha de S. Paulo que tematizaron en Brasil el golpe de Estado del 31 de marzo de 1964 y compararlos con lo que sucedió en la prensa gráfica argentina con la palabra "revolución" ante el golpe militar del 28 de junio de 1966.

    Resumo em Inglês:

    In this article we cross the theoretical connections that can be established between Bakhtin Circle dialogism and some aspects of the discourse theory of Michel Pêcheux, considering the reading of both made by Jacqueline Authier-Revuz in the frame of her proposal about enunciative heterogeneities. We also try to describe the senses of the word "revolução" in O Globo and Folha de S. Paulo related to the Brazilian coup d'état of March 31st, 1964 and compare it to what happened in the Argentinean press with the word "revolución" facing the military coup of June 28th, 1966.
  • História das ideias: diálogos entre linguagem, cultura e história Resenhas

    Dresch, Márcia
  • Enunciação e discurso: tramas de sentidos Resenhas

    Motta, Ana Raquel
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com