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Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 9, Número: 2, Publicado: 2014
  • Editorial

    Brait, Beth; Pistori, Maria Helena Cruz
  • Entre adquirir e aprender uma língua: subjetividade e polifonia Artigos

    Coracini, Maria José

    Resumo em Português:

    Pretende-se discutir e desconstruir as dicotomias aprendizagem/aquisição, língua materna/língua estrangeira, a partir de um corpus extraído de relatos de dez falantes de língua(s) estrangeira(s). Em geral, eles apre(e)deram a(s) língua(s) em situações informais ou, como dizem eles, em situações autodidatas. A análise efetuada tomou por base a perspectiva discursivo-desconstrutivista, que inclui pensadores como Bakhtin, Foucault, Derrida e Lacan. Todos eles partilham concepções como língua(gem), sujeito e cultura. A análise empreendida permitiu perceber que, ao falarem de como aprenderam a(s) língua(s) estrangeira(s), a maioria dos participantes da pesquisa só consideram as estratégias, as metodologias (formais e informais), os meios utilizados para terem acesso à língua-cultura do outro, esquecendo que adentrar a língua do outro pressupõe o desejo que se manifesta no amor da(s) língua(s) e do outro.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at discussing and deconstructing dichotomies such as learning/acquisition, mother tongue/foreign language, drawing upon a corpus extracted from reports of ten foreign language speakers. In general, they learned (grasped) those languages in informal situations or, as they say, in autodidactic ones. The analysis was based on the discursive-deconstructive perspective, which includes thinkers such as Bakhtin, Foucault, Derrida and Lacan, who share concepts of language, subject and culture. The analysis has allowed us to realize that when talking about how they learned the foreign language(s), the majority of the participants only consider strategies, (formal and informal) methodologies, the means used to have access to the other person's language-culture, forgetting that entering the other's language presupposes the desire that manifests itself in the love for the language(s) and for the other.
  • A produção dos diferentes letramentos Artigos

    Geraldi, João Wanderley

    Resumo em Português:

    Neste texto questionamos o conceito de letramento, da "modernidade", observando-o como se fosse a nova teoria que vem para substituir o conceito de "alfabetização" e suas práticas, de modo a construir modos efetivos de inserção do sujeito no mundo da escrita. Utilizando-nos especialmente dos conceitos bakhtinianos de gêneros do discurso e também de ato responsável, a partir de enunciados concretos que exemplificam a prática docente atual, buscamos mostrar que o problema fundamental no ensino não está na mudança de nome de uma prática de ensino, mas tanto na mistura de duas realidades distintas quando se fala em diferentes níveis de letramento ou de diferentes letramentos, quanto na distribuição desigual dos bens culturais na sociedade.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we question the "modern" concept of literacy, observing it as it is a new theory aiming at replacing the concept of "alphabetization" and its practices so as to produce effective ways of inserting the subject in the worlds of writing and reading. We especially employ the Bakhtinian concepts of speech genres and responsible act on concrete utterances that exemplify the current teaching practice in order to show that the key problem in education is not the name change of a teaching practice, but it is both the mixture of two different realities when it comes to different levels of literacy or to different literacies and the unequal distribution of cultural goods in society.
  • O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização Artigos

    Goulart, Cecília M. A.

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é analisar relações político-pedagógicas entre os conceitos de alfabetização e de letramento. O conceito de letramento é considerado como uma estratégia de compensação, enquanto o processo de alfabetização é compreendido em perspectiva discursiva. O Brasil tem apresentado historicamente dificuldades para universalizar a aprendizagem da leitura e da escrita de maneira socialmente significativa. Na direção da formação do cidadão crítico, discutimos modos de funcionamento da escola, no movimento de aprender-ensinar, com base na teoria da enunciação de Bakhtin.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze the political and pedagogical relations between the concepts of alphabetization and literacy, as they are studied in Brazil. The concept of literacy is examined in terms of a compensatory strategy and the process of alphabetization is understood as a discursive process. In Brazil, there has been a historical struggle to universalize both reading and writing learning knowledge in a socially meaningful way. Bakhtin's enunciation theory is a theoretical basis to examine alternative ways to discuss this question.
  • Letramento em língua inglesa: uma reflexão bakhtiniana a partir de um estudo de caso Artigos

    Guilherme, Maria de Fátima Fonseca; Santos, João Bôsco Cabral dos

    Resumo em Português:

    Com este trabalho, buscamos refletir e problematizar, numa perspectiva bakhtiniana, e tendo como foco um estudo de caso, como se dá o letramento em língua inglesa, a partir da análise de textos escritos por meio de diários crítico-reflexivos dialogados entre o professor e um licenciando de primeiro período de um Curso de Letras. O diário crítico-reflexivo dialogado é concebido como uma forma de interação verbal entre o professor formador e o professor em-formação, elaborado por este ao final de cada aula. O conteúdo deste diário se refere a uma descrição interpretativa em que o professor em-formação vai descrever, interpretar e relacionar como está vivendo o processo de interação verbal em seus estudos em língua inglesa. Nesse sentido, abordamos noções da arquitetura bakhtiniana, as quais hipotetizamos serem fundadoras desta prática pedagógica em estudo, discutimos analiticamente como o diário crítico-reflexivo, como prática de letramento, pode incidir na formação do (futuro) professor de língua inglesa e, finalmente, relacionamos o referencial teórico bakhtiniano com esta prática dialógica de linguagem traduzida em aspectos metodológicos da/na formação do professor de línguas na universidade.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we reflect and problematize, from a Bakhtinian perspective and having a study case as the focus, how literacy in English is developed by analyzing dialogued critical-reflective journals exchanged between the English teacher and a student majoring in Letters (first term). The dialogued critical-reflective journal, written at the end of each class by the student, is conceived as a form of verbal interaction between the teacher-educator and the pre-service teacher. The content of this journal is concerned with an interpretative description in which the pre-service teacher describes, interprets and relates how he experiences the process of verbal interaction in his English studies. Thus, we approach some notions from the Bakhtinian architecture which are hypothesized to be the foundation of the pedagogical practice in focus; we analytically discuss how the journal, as literacy practice, may influence the education of the (future) English teacher; and we finally relate the Bakhtinian theoretical framework to this dialogical language practice translated into methodological aspects of/in the education of language teachers at the university.
  • Letramento na contemporaneidade Artigos

    Kleiman, Angela B.

    Resumo em Português:

    Neste trabalho examino a relação entre letramento e contemporaneidade, tomando como base para a discussão o letramento no mundo escolar e sua relação com os letramentos de outras instituições do mundo contemporâneo, a fim de determinar as relações entre as finalidades contemporâneas da leitura e da escrita (em outras palavras, o que significa ser letrado na contemporaneidade) e as práticas mobilizadas e as atividades realizadas na escola para atingir essas finalidades. Através de diversos exemplos de situações de ensino e de aprendizagem, são discutidas práticas de letramento digital e textos multimodais, os multiletramentos das culturas impressa e digital, mantendo como pano de fundo da discussão os objetivos e funções do letramento escolar e a formação do professor que quer efetivamente atuar como agente de letramento do mundo contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I examine the relationship between literacy and contemporaneity. I take as a point of departure for my discussion school literacy and its links with literacies in other institutions of the contemporary scene, in order to determine the relation between contemporary ends of reading and writing (in other words, the meaning of being literate in contemporary society) and the practices and activities effectively realized at school in order to reach those objectives. Using various examples from teaching and learning situations, I discuss digital literacy practices and multimodal texts and multiliteracies from both printed and digital cultures. Throughout, I keep as a background for the discussion the functions and objectives of school literacy and the professional training of teachers who would like to be effective literacy agents in the contemporary world.
  • Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima: estudo etnográfico em comunidades de prática jurídica Artigos

    Kraemer, Márcia Adriana Dias

    Resumo em Português:

    Este estudo apresenta uma reflexão acerca das práticas de letramento acadêmico/científico em contextos específicos, delimitando o escopo, em particular, na participação periférica legítima de aprendizes nas práticas concretas de especialistas em um escritório de prática jurídica de um curso de Direito. No âmbito teórico, de perspectiva multidisciplinar, associamos, dentre outras, a Teoria Sócio-Cultural, no tocante à atividade social na aprendizagem da linguagem e desta na formação de conceitos, relacionando-a ao construto da perspectiva sociológica da linguagem, de cunho bakhtiniano, sobre o aspecto heterogêneo, dialógico e intertextual dos enunciados. A pesquisa busca compreender o processo de construção do conhecimento no contexto disciplinar do âmbito jurídico, expondo um recorte da geração de dados a partir de uma entrevista com discentes e com a coordenação do laboratório delimitado. Explicitamos a situação de produção de textos do entorno e a percepção desses partícipes em relação a essa prática social.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses the practices of academic/scientific literacy in specific contexts, in which the focus is on the legitimate peripheral participation of learners in concrete practices of specialists in an office of legal practice in a Law School. At the theoretical level, from a multidisciplinary perspective, we associate several theories, such as the Socio-Cultural theory, regarding the social activity in the learning of a language and how such theory helps in the formation of concepts. We relate it to the construct of the language sociological perspective, from Bakhtin, on the heterogeneous, dialogical and intertextual aspect of the utterances. The research seeks to understand the process of knowledge construction in legal disciplinary contexts, presenting a clipping of data production from an interview with students as well as the legal laboratory coordinators. We present the background of text production and the perception of these participants regarding this social practice.
  • Refletindo sobre letramento e responsividade na formação docente Artigos

    Lima, Antônio Carlos Santos de; Santos, Lúcia de Fátima; Maior, Rita de Cássia Souto

    Resumo em Português:

    Neste artigo, objetivamos problematizar a formação inicial de professores do curso de Letras como sujeitos responsivos em contexto de pesquisa, dentro da perspectiva do letramento, com base em análise das orientações adotadas por uma graduanda, em atividades de leitura e de escrita desenvolvidas com alunos do ensino fundamental. Para tal, utilizamos os conceitos bakhtinianos de dialogicidade e compreensão responsiva ativa, aliados ao conceito de letramento. Isso por entendermos que a formação do professor de língua portuguesa, a partir da inserção do aluno em pesquisas que reflitam sobre sua prática pedagógica, possibilita a ele promover uma prática de ensino com um enfoque em eventos de escrita e leitura vinculados às práticas sociais. Observamos que, a partir dos dados analisados, quando o professor assume a postura de agente de letramento, ele tem condições de responder ativamente às determinações da contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to problematize the initial education of teachers at Undergraduate Language Courses. Teachers are considered responsive subjects in the context of research, from the literacy perspective. The study is based on the analysis of the guidelines used by an undergraduate student in writing and reading activities, applied to elementary school students. The concepts of dialogicity and active responsive understanding, along with the concepts of literacy were adopted. We understand that education programs for Portuguese Language teachers, by involving students in research that fosters reflections on teaching practice, allow them to promote tasks focused on writing and reading in connection with social practices. From the analyzed data we have observed that, when the teachers take the position of literacy agents, they are qualified to actively respond to the determinations of contemporary times
  • Letramentos de surdos: práticas sociais de linguagem entre duas línguas/culturas Artigos

    Lodi, Ana Claudia Balieiro; Bortolotti, Elaine Cristina; Cavalmoreti, Maria José Zanatta

    Resumo em Português:

    Este artigo, construído à luz das obras de Bakhtin, tem como objetivo discutir algumas especificidades das práticas de letramento de surdos, considerando que elas são constituídas a partir de práticas sociais de linguagem que envolvem duas línguas - Libras e português, línguas que compartilham o mesmo espaço/tempo nas diferentes esferas de atividade e que possuem forças socioculturais e ideológicas assimétricas. Essa particularidade linguístico-discursiva determina que práticas de letramento em ambas as línguas sejam postas em relação, estabelecendo, no interior delas, um diálogo (nem sempre pacífico) entre línguas/culturas. Considerando esses pressupostos, será apresentada uma proposta educacional na qual os alunos, a partir da vivência da Libras em sua dimensão discursiva/genérica, têm desenvolvido práticas de letramento nas duas línguas. Embora ainda inicial, acredita-se que este processo possa vir a (re)significar e transformar a relação histórica que tem constituído o diálogo que as comunidades surdas têm estabelecido com a língua portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    This paper, written in the light of Bakhtin's work, aims to discuss some specificities of literacy practices for deaf people, since they are constituted on the basis of social practices involving the two languages - Brazilian Sign Language (LIBRAS) and Portuguese. These languages share the same space/time in different spheres of activities and have asymmetric social-cultural and ideological forces. This linguistic-discursive feature relates literacy practices in both languages by establishing, within them, a dialogue (not always peaceful) between languages/cultures. Based on these assumptions, an educational proposal will be presented in which students have developed literacy practices in both languages using their experience in Libras in its discursive/generic dimension. Although still in an early stage, this process might (re)signify and change the historical relationship that has been constituting the dialogue that deaf communities have established with Portuguese.
  • Letramento, linguagem e escola Artigos

    Micarello, Hilda A. L. S.; Magalhães, Tânia Guedes

    Resumo em Português:

    Neste artigo, propomos uma reflexão sobre as contribuições da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin para a abordagem do conceito de letramentos na escola de educação básica. O projeto teórico do Círculo, que persegue a superação do dualismo entre vida e teoria, buscando compreender o vivido como evento, permite pensar as esferas da vida humana como instâncias nas quais se produzem enunciados em que os sujeitos assumem uma posição, uma atitude responsável em relação à vida. O fenômeno do letramento deve ser compreendido, para além da posse de novas tecnologias do ler e escrever, como a assunção pelos sujeitos de um posicionamento frente ao mundo. Essa perspectiva traz implicações para a abordagem dos letramentos, necessitando considerar, nas práticas pedagógicas, as relações de alteridade que se estabelecem entre alunos e professores e como, nessas relações, alteram-se os sujeitos e suas perspectivas sobre o que represente ler e escrever na contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    We propose a debate on the contributions of the Bakhtin Circle's philosophy of language in order to approach the concept of literacies at basic education schools. The Circle's theoretical project (which seeks to overcome the dualism between life and theory by understanding experiences as events) allows us to assume the spheres of human life as instantiations in which utterances - in which subjects assume a position, a responsible attitude towards life - are produced. The phenomenon of literacy must be understood as the assumption of an attitude before the world, going beyond new writing and reading technologies. This perspective carries implications in regards to the literacies approach. So, it is important to consider alterity relationships established between students and teachers in the pedagogical practices and how the subjects and their perspectives about what reading and writing contemporarily represent are altered.
  • Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem sob a ótica dos estudos bakhtinianos Artigos

    Tanzi Neto, Adolfo; Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo

    Resumo em Português:

    Embasados nas concepções de forma arquitetônica de Bakhtin, procuramos demonstrar como as dimensões dos enunciados praticados nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) estão diretamente ligadas ao design (concepção, idealização e forma), ou seja, à forma arquitetônica de realização, defendido como o design de um AVA, que pode propiciar (novos) multiletramentos, flexibilizar ou não, em sua forma de realização, gêneros multissemióticos advindos do mundo contemporâneo. Para tanto, observamos o design de duas ferramentas em dois AVA distintos e concluímos que, no primeiro, o ambiente digital está baseado nas relações de tempo e espaço (e poder) da escola tradicional, gerando uma forma arquitetônica de realização de uma escola marcada pelos gêneros e letramentos escolares convencionais. No segundo, ao observarmos o todo arquitetônico, concluímos que o seu design propicia o uso de diferentes modos de linguagem - textual, gráfica, sonora, com imagens estáticas e dinâmicas, com fácil comunicação/interação com os meios tecnológicos da contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    Grounded on the conceptual framework of Bakhtin's architectonic form, we seek to demonstrate that the dimensions of a genre practiced in a virtual learning environment (VLE) are directly related to its design (conception, idealization, and form), that is, to its architectonic form as the design of a VLE, which can foster (new) multiliteracies, provide flexibility or not for multisemiotic genre practices in the contemporary world. To achieve this aim, we observed the design of two tools from two distinct VLEs; in one of them we found the influence of traditional school relationships of time and space (and power), generating an architectonic form of the traditional school characterized by its genres and literacies. In the other VLE, considering its architectonic form, we concluded that the design tends to favor the use of different modes of language - textual, graphic, sound, with static and dynamic images with easy communication/interaction in the contemporary technological media.
  • Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade Artigos

    Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; Szundy, Paula Tatianne Carréra

    Resumo em Português:

    Compartilhando com Rojo a assunção de que a filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin está imbuída da leveza de pensamento e plasticidade necessárias para compreensão e análise das práticas de multiletramentos na contemporaneidade, este artigo propõe-se a refletir sobre os significados de educar como ato responsável. Partimos do pressuposto de que uma educação responsável deve, a um só tempo, ser responsiva aos usos das múltiplas linguagens que (re)desenham as performances na contemporaneidade e propiciar o posicionamento crítico sobre esses usos. Relacionamos, então, concepções do Círculo como ideologia, dialogismo, gênero, hibridismo, responsividade, ato responsável, entre outras, com concepções sobre saberes docentes, visões de língua e linguagem construídas nos atravessamentos entre a Linguística Aplicada e os Estudos Culturais e a pedagogia dos multiletramentos desenhada pelo Grupo de Nova Londres para pensar sobre processos de formação responsivos à contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    Sharing with Rojo the assumption that Bakhtin's Circle philosophy of language owns the necessary lightness of thought and plasticity for the comprehension and analysis of contemporary multiliteracies practices, this paper aims, from a Bakhtinian perspective, at reflecting about the meanings of educating as a responsible act. Parting from the idea that a responsible education should not only be responsive for the multiple uses of languages that (re)design performances in our contemporary world, but also lead to the critical positioning about these uses, we relate some of the Circle's constructs such as ideology, dialogism, genre, hybridism, responsiveness, responsible act, etc. with the notion of teacher's knowledge, views of language constructed in the dialogues between Applied Linguistics and Cultural Studies and the pedagogy of multiliteracies proposed by the New London Group so as to think of educational processes that are responsive to contemporaneity.
  • Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia Artigos

    Santaella, Lucia

    Resumo em Português:

    A pluralidade em devir dos gêneros discursivos foi enfatizada por Bakhtin. Para ele, os gêneros do discurso tendem a crescer à medida que se desenvolvem e se complexificam as esferas da práxis humana. Em função dessa antecipação já anunciada por Bakhtin, o objetivo deste artigo é ampliar a noção de gêneros discursivos para as manifestações que ocorrem nas redes sociais digitais, batizando esse gênero de híbrido, dado o fato de que, nas redes, a discursividade estritamente verbal vaza as fronteiras não só da linearidade típica do verbo, no hipertexto, quanto também da exclusividade do discurso verbal nas misturas que este estabelece com todas as formas das imagens fixas e em movimento e com as linguagens sonoras, do ruído, à oralidade e à música, na multimídia.

    Resumo em Inglês:

    The future plurality of discursive genres was emphasized by Bakhtin. For him, the discursive genres tend to grow as the spheres of human praxis develop and become complex. Due to this anticipation already announced by Bakhtin, the purpose of this paper is to extend the notion of discursive genres for occurrences in digital social networks, baptizing them as hybrid genres, given the fact that in the web, the strictly verbal discourse leaks the borders not only of the typical linearity of verbal language, in hypertext, but also of the exclusivity of verbal discourse in its mixtures with all forms of fixed and moving images and also with sound, music, noise, and speech, in multimedia.
  • TIHANOV, Galin. Narrativas do exílio: cosmopolitismo além da imaginação liberal. Série Diálogos dirigida por Maria Isabel de Moura. Trad. Camila Caracelli Scherma; Marina Haber de Figueiredo; Mateus Yuri Passos; Michele Viana Trevisan; Nanci Moreira Branco; Rômulo Augusto Orlandini; Tatiana Aparecida Moreira. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013, 186 p. Resenhas

    Américo, Ekaterina Vólkova
  • BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013. 120 p. Resenhas

    Andrade, Carlos Augusto Baptista de
  • CARETTA, Álvaro Antônio. Estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2013. 217 p. Resenhas

    Magalhães, Anderson Salvaterra
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
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