Acessibilidade / Reportar erro
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 14, Número: 3, Publicado: 2019
  • As fronteiras se abrem: as artes do espetáculo e o Círculo de Bakhtin Apresentação

    Brait, Beth; Pistori, Maria Helena Cruz; Lopes-Dugnani, Bruna; Melo, Orison Marden Bandeira de
  • Bakhtin e as artes do espetáculo Editorial

    Gonçalves, Jean Carlos; McCaw, Dick
  • Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues Artigos

    Gonçalves, Jean Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Nas fronteiras entre teatrologia e dialogismo, o presente artigo propõe reflexões sobre o processo de encenação do texto A serpente, de Nelson Rodrigues, nos anos de 2017 e 2018 pelo Carmen Group - Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação. A partir de uma perspectiva que relata e, ao mesmo tempo, analisa etapas de criação cênica, o texto dialoga com a teoria bakhtiniana, buscando compreender aspectos constitutivos de três experimentos teatro[dia]lógicos: a mostra do trabalho laboratorial do grupo, denominada Serpentes de laboratório, a montagem de A Serpente em seu formato de Espetáculo e a sessão de Desmontagem Cênica. Os resultados sinalizam, para além das especificidades teóricas, técnicas e metodológicas características de cada um dos experimentos, aspectos relacionados à autoria, recepção e significação nas diferentes situações de comunicação teatral vivenciadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT On the border between theater and dialogism, this article proposes reflections on the process of staging A Serpente, by Nelson Rodrigues in 2017 and 2018 by the Carmen Group - Body, Art, Movement and Staging Training Center. From a perspective that reports and analyzes at the same time steps of scenic creation, the text dialogues with the Bakhtinian theory, seeking to understand the constitutive aspects of three dialogical-theatrical experiments: the group's laboratory work, called Serpentes de laboratório, the assembly of A Serpente [The Serpent]in its Show format and the session of Disassembly Scenic. In addition to the theoretical, technical and methodological specificities of each one of the experiments, results signal aspects concerning authorship, reception and significance of the different situations of theatrical communication experienced by the group.
  • Corpos em Bakhtin Artigos

    McCaw, Dick

    Resumo em Português:

    RESUMO O pensamento de Bakhtin, dos primeiros e dos últimos textos, se concentrou nas imagens do corpo humano. Entende-se o corpo ao contemplá-lo: ver é saber. Esse “contemplar” não tem nenhuma das qualidades objetivantes do que hoje é conhecido como “olhar”. A filosofia inicial de Bakhtin é baseada em um compromisso compassivo pelo qual uma pessoa ajuda a outra a ver e a se conhecer como um todo e, além disso, como um todo amado. Por mais limitante que seja, argumentarei que sua concepção inicial de corpo ainda tem muito valor. O argumento então se volta para as imagens posteriores e muito mais familiares de Bakhtin sobre o corpo grotesco. Enquanto, inicialmente, suas ideias voltam-se para um corpo estático, agora vemos o corpo envolvido em uma interação tumultuada e interminável com seu ambiente social e natural. Seria essa uma alegoria antissoviética ou uma visão alternativa do corpo humano que remonta à pré-história? Ofereço duas ilustrações em defesa da ideia de que esta era, na verdade, uma filosofia do corpo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Bakhtin's thinking, early and late focused upon images of the human body. A body is a thing understood by looking at it: to see is to know. This 'looking' has nothing of the objectivising qualities of what is known today as the 'gaze'. Bakhtin's early philosophy is based on a compassionate engagement whereby one person helps another see and know themselves as a whole, and moreover, as a loved whole. As limiting as it is, I shall argue his early conception of the body still has much value. The argument then turns to Bakhtin's later and much more familiar images of the grotesque body. While his early body is static, now we see the body engaged in a tumultuous and unending interaction with its social and natural environment. Was this an anti-Soviet allegory, or an alternative vision of the human body that reaches back into pre-history? I offer two illustrations in defence of the idea that this was indeed a philosophy of the body.
  • A percepção sensorial do espectador na teatralidade contemporânea: diálogos com Bakhtin Artigos

    Rosseto, Robson; Pluschkat, Patricia

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente texto tem como objeto a organização da sociedade atual, afetada e impactada pela tecnologia, cenário no qual o aparato sensorial é profundamente afetado por diversas modalidades de comunicação interativa. Nesse contexto, apresenta-se uma reflexão sobre as formas pelas quais o espectador interatua com as proposições cênicas e uma análise sobre a experiência enquanto espectadores de um determinado espetáculo do encenador Robert Wilson. A reflexão desenvolvida evidenciou os níveis diferenciados de percepção alcançados por estes pesquisadores/espectadores no momento da recepção. O artigo propõe, no diálogo com a teoria bakhtiniana, reflexões sobre a alteridade e a interação entre espectador e obra no campo do teatro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The object of this article is the organization of current society, affected and impacted by technology, a scenario in which the sensory apparatus is deeply affected by different modalities of interactive communication. In this context, this text presents a reflection on the ways in which the spectator inter-acts with scenic propositions and an analysis of the experience as viewers of a Robert Wilson’s spectacle. This reflection evidenced the differentiated levels of perception achieved by these researchers/spectators at the time of reception. In a dialogue with the Bakhtinian theory, the article proposes reflections on otherness and on the interaction between spectator and work in the theater context.
  • Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana Artigos

    Santos, Felipe Augusto de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo, um recorte de nossa dissertação de mestrado, tem como objetivo apresentar uma análise da peça A última gravação de Krapp, de Samuel Beckett, a partir de conceitos teóricos provenientes dos escritos do teórico da literatura russo Mikhail Bakhtin, tais como dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco. Com o intuito de problematizar a questão das vozes presentes na peça, de acordo com a estrutura dramatúrgica criada por Samuel Beckett, tais conceitos servirão de suporte para uma reflexão que busque compreender a questão das relações existentes entre Krapp e suas alteridades; os jogos e conflitos desenvolvidos entre as diferentes consciências dos diferentes Krapps presentes no texto a partir da materialidade de suas gravações; a questão do espaço-tempo proposto por Beckett na peça; bem como a caracterização grotesca de Krapp e sua relação com a gênese do personagem, dentro do que denominamos, em nossa pesquisa, de poética do fracasso. Este trabalho foi originalmente apresentado como parte de nossa dissertação de mestrado1.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to present an analysis of Samuel Beckett’s Krapp’s Last Tape, based on theoretical concepts from the writings of Russian literature theorist Mikhail Bakhtin, such as dialogism, polyphony, chronotope and grotesque in order to investigate the voices present in the play, according to the dramaturgical structure created by Samuel Beckett. Such concepts will serve as a support for a reflection that seeks to understand the relations between Krapp and his alterities as well as the games and conflicts developed through the different selves of the different Krapps present in the text, sprung from the materiality of his recordings. It will focus on the space-time question proposed by Beckett in the play, as well as the grotesque characterization of Krapp and its relation to the genesis of the character, within what we call in our research of poetics of failure. This work was originally presented as part of our master’s thesis.1
  • Carnavalização no teatro ibérico barroco Artigos

    Rosa, Carlos Gontijo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo é oriundo da pesquisa resultante na tese de doutorado Antônio José da Silva: uma dramaturgia de convenções1. No presente texto, discute-se o princípio de carnavalização no teatro ibérico a partir de diferentes perspectivas teóricas, dentre as quais a de Mikhail Bakhtin. Nesse sentido, a partir da descrição da personagem-tipo do gracioso, o criado carnavalizado originalmente inserido no teatro pelos autores do Século de Ouro espanhol, pretende-se problematizar embates de classe e artifícios discursivos da narrativa tragicômica. Tal análise é embasada pela teoria de análise de textos barrocos ibéricos desenvolvidas em Espanha, nos estertores do século XX e no início do XXI, especialmente em Hermenegildo (1995). Desse modo, analisa-se como a personagem-tipo, seja em sua formulação tradicional masculina ou na feminina, como criada, participa das intrigas, de modo a tornar mais contundentes as questões centrais do enredo disparador. Como exemplificação da teoria trabalhada, trazemos a obra do autor português setecentista Antônio José da Silva, Precipício de Faetonte. Nela, é possível perceber a participação dessas personagens baixas entremeando a intriga principal: o que pode ser lido, em nossa perspectiva, como uma forma de carnavalização do teatro ibérico de tal período, dentro da perspectiva bakhtiniana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article derives from the research which resulted in the doctoral thesis Antonio Jose da Silva: a dramaturgy made of conventions.1 It discusses the principle of carnivalization in Iberian theatre from different theoretical perspectives, including that of Mikhail Bakhtin. Through an analysis of the stock character of the gracioso, the carnivalized servant figure originally introduced by the dramatists of the Spanish Golden Age, the intention is to problematize the class tensions and discursive artifices of the tragicomic narrative. This analysis is based on the theory for studying Iberian baroque texts developed in Spain at the end of the 20th century and the beginning of the 21st, and which is particularly present in Hermenegildo (1995). This article therefore examines the ways in which this stock character, either in its traditional male version or as its female counterpart - the maid -, participates in the development of dramatic intrigue, amplifying the impact of the central issues of a given play’s main plot. To demonstrate the aforementioned theory, this article will examine the play Precipício de Faetonte by 18th-century Portuguese playwright Antonio José da Silva. In this work the actions of these low-status characters can be seen to be interwoven with the development of the central intrigue, a fact which, from a Bakhtinian perspective, can be interpreted as a form of carnivalization explored by the Iberian theatre of the period.
  • Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana Artigos

    Gonçalves, Michelle Bocchi; Castilho, Thais; Gabardo, Jair Mario

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo propõe um diálogo entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana, a partir de reflexões sobre o corpo dançante como potência transformadora na/da/sobre a escola. Ao se compreender a comunicação do corpo como materialidade da consciência individual que, ao dançar enuncia por cadeias dialógicas infinitas, é imprescindível conceber o movimento como texto sígnico, carregado de vozes passíveis de leitura e interpretação. Ao investigar pressupostos de base da educação performativa em relação com uma abordagem dialógica de um corpo que enuncia dançando (enunciado-dançado), este ensaio, de cunho estritamente teórico, busca apontar possíveis caminhos para (re)pensar as práticas a respeito de formas de comunicação e expressão do corpo na escola.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article proposes a dialogue between performative education and the Bakhtinian perspective based on reflections on the dancing body as a transformative force in/of/about the school. In understanding the communication of the body as a materiality of the individual consciousness that enunciates infinite dialogic chains through dancing, it is essential to conceive movement as a sign text, filled with voices that can be read and interpreted. By investigating basic assumptions of performative education in a dialogical approach to a body that enunciates through dancing (danced-utterance), this strictly theoretical article seeks to point out possible paths to (re)think practices regarding the communication and expression of the body at school.
  • Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um a(u)tor? Artigos

    Cavalcante, Cláudia Garcia; Santos, José Luiz de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa promover um diálogo entre os sentidos de “protagonismo” nos campos teatral e educacional, a partir dos estudos de Bakhtin e o Círculo. Para tanto, analisa enunciados presentes em uma pesquisa documental, considerando as ocorrências da palavra “protagonismo” entre os sentidos emergentes, a fim de estabelecer possíveis pontos de contato com a categoria bakhtiniana de autoria. Para a investigação, partimos do texto da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2017) e do Projeto Político-Pedagógico de uma universidade federal em diálogo com os sentidos de protagonismo no teatro, em perspectiva educacional. Ao resgatar as cadeias discursivas de cada esfera em particular, a análise permitiu compreender que essa apropriação pela BNCC-EM assume uma nova dimensão discursiva, descaracterizando seus enunciadores e interlocutores originais e não oferecendo subsídios para a construção do protagonismo/autoria. Além disso, evoca um sujeito estudante passivo, refém das determinações do documento que impacta as ações da escola.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to promote a dialogue between the senses conveyed by the word “protagonism” in the theatrical and educational fields based on the studies of Bakhtin and the Circle. It analyzes utterances from a documentary study, considering the occurrences of emerging meanings of the word “protagonism” so as to establish possible points of contact with the Bakhtinian category of authorship. From an educational perspective, the investigation stems from the analysis of the Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) [High School National Common Curricular Base] (2017) and the Political-Pedagogical Project of a federal university in dialogue with the meanings of protagonism in the theater. By retrieving the discursive threads of each sphere, the analysis allowed the understanding that this appropriation of “protagonism” by BNCC-EM assigns a new discursive dimension to it, decharacterizing its original enunciators and interlocutors and denying subsidies for the development of protagonism/authorship. In addition, it takes learners as passive subjects, who are a hostage to the document’s impositions that impact school actions.
  • A peça Mãe de Alencar e as vozes sociais sobre a questão afro-brasileira Artigos

    Fanini, Angela Maria Rubel; Ventura, Maria Domingos Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a peça Mãe, de José de Alencar, que tem por cenário o Rio de Janeiro da segunda metade do séc. XIX, retratando a escravidão africana doméstica. Fundamenta-se nas ideias de Bakhtin e do Círculo, focalizando as vozes sociais sobre a escravidão presentes nas falas das personagens. A investigação leva o leitor a perceber os posicionamentos sobre a escravidão presentes no cotidiano nacional que migram para o interior do drama alencariano. Também se mobilizaram discursos historiográficos do século XX que estabelecem dialogia com a obra alencariana. As falas retratam as personagens ora submetidas ao regime escravista, ora em situação autonômica, representando a resistência ao cativeiro. A leitura da peça é importante para as gerações atuais, visto que a cultura escravocrata perdura em nossa sociedade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the drama Mãe, written by Jose de Alencar. The narrative takes place in Rio de Janeiro in the second half of nineteenth-century and portrays domestic African slavery. The theoretical background is based on the ideas of Bakhtin and the Circle, focusing on the social discourses about slavery in Brazilian society present in the characters’ speeches. This investigation leads readers to perceive the positions on slavery that society supported and that penetrate Mãe. Some historical discourses written in the twentieth century are analyzed, offering a dialogical dimension to Alencar’s play. The characters’ voices portray either their submission to slavery or their autonomy, the latter representing their resistance to captivity. Reading this drama today is important because of the slave culture that still prevails in our society.
  • Iuri Lótman e a semiótica do teatro Artigos

    Nascimento, Rodrigo Alves do

    Resumo em Português:

    RESUMO O semioticista Iuri Lótman escreveu contribuições decisivas no campo da semiótica da literatura. No entanto, ao longo dos anos 70 passa a ampliar seu universo de interesses para além do texto literário, trazendo contribuições para os estudos do cinema, das artes plásticas e mesmo das normas de etiqueta da nobreza russa. Neste artigo pretendo introduzir as contribuições de Lótman no campo da semiótica da cena e demonstrar como o semioticista russo realiza reflexões importantes em um campo até então pouco explorado dentro dos estudos semióticos. Ao analisar o caráter do espaço teatral, as relações entre texto e código, o papel da semiótica teatral e do ensemble cênico, Lótman retoma o caminho aberto pelo Círculo Linguístico de Praga e antecipa flancos de interesse que só recentemente seriam explorados pela semiótica teatral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The semiotician Yuri Lotman wrote decisive contributions to the field of semiotics of literature. However, throughout the 1970s he expanded his universe of interests beyond the literary text contributing to the study of cinema, fine arts and even Russian nobility’s code of behavior. In this article, I introduce Lotman’s writings in the field of theatre semiotics to demonstrate how the Russian semiotician brings important considerations to a field until then underexplored within semiotic studies. His reflections on the nature of the theatrical space, on the relations between text and code, on the role of theatre semiotics, and on the theatrical ensemble enlarged the path opened by the Linguistic Circle of Prague and anticipate discussions that only recently started to be explored by the semiotics of theatre.
  • GONÇALVES, Jean Carlos. Teatro e universidade: Cena. Pedagogia. [Dialogismo]. São Paulo: Hucitec, 2019, 172p Resenhas

    Fomin, Carolina Fernandes Rodrigues
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com