Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 97, Número: 247, Publicado: 2016
  • EDITORIAL Editorial

    Galvão, Ana Maria de Oliveira; Dias, Ana Maria Iório; Werle, Flávia Obino Corrêa; Rios, Guilherme Veiga; Pierro, Maria Clara Di; Junqueira, Rogério Diniz; Weller, Wivian
  • Padrões educacionais e a Austrália: mudança de cenário Estudos

    Lambert, Phil

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo traz perspectivas sobre o desenvolvimento dos padrões educacionais na Austrália, que resultou de um alinhamento do currículo, da avaliação e dos padrões de ensino e da mudança para um teste on-line adaptado. Fornece-se um histórico da evolução e da natureza dos padrões, bem como das áreas que estão sendo consideradas para futuras reformas. Reconhecem-se os desafios encontrados para se chegar a um acordo em relação às reformas que estabelecem normas em uma Federação como a australiana. Descrevem-se ainda os significativos benefícios que se percebe agora como resultado de um esforço colaborativo para se chegar a um currículo nacional, a um programa de avaliação nacional e a padrões nacionais de ensino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article provides insight into the development of Australia's educational standards, the resultant alignment between curriculum, assessment and teaching standards and the move to online tailored testing. Background to the development and nature of the standards is provided as well as areas being considered for further reform. The article acknowledges the challenges in reaching settlement in relation to the standards-setting reforms in a Federation such as Australia. It also outlines the significant benefits now being realised as a result of the collaborative effort to achieve a national curriculum, a national assessment program and national teaching standards.
  • A política educacional do Acre e os resultados do Ideb Estudos

    Gusmão, Joana Buarque de; Ribeiro, Vanda Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresenta resultados preliminares de pesquisa que investiga se as políticas educacionais do Acre explicam o crescimento do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e se houve ampliação da equidade na rede de ensino. Compartilham-se aqui a descrição e a análise de parte das informações coletadas sobre a política educacional acreana. Os achados indicam a chegada de novos atores ao poder, que formularam políticas após diagnóstico e análise de testes padronizados. Depoimentos denotam que tais políticas são fruto de estratégia de planejamento, além de terem inserido a escola e a aprendizagem no centro de ações de valorização do professor, melhoria da infraestrutura das escolas, respeito à identidade acreana e fortalecimento da cooperação entre estado e municípios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents preliminary results of a research that investigates whether Acre educational policies explain the growth of the state at the Basic Education Development Index (Ideb) and whether there was an increased equity in the school network. A description and analysis of part of the information collected on Acre educational policy are presented. The findings indicate the entrance of new players in the administration, who have formulated policies after making a diagnosis and analysis of standardized tests. Testimonials denote that such policies are the outcome of planning strategies, and have included the school and learning in the center of the actions that value the teacher, improvement of schools infrastructure, respect for Acrean identity and strengthening of the cooperation between state and municipalities.
  • Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses Estudos

    Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira

    Resumo em Português:

    Resumo: Intenta contribuir ao debate sobre gestão democrática do ensino público mediante o mapeamento de legislações municipais sobre o tema, focalizando o provimento do cargo de gestor escolar e tendo como lócus de pesquisa as redes municipais dos 12 municípios mais populosos do Rio Grande do Sul. No mapeamento e exame dessas legislações municipais, a pesquisa contribui para o debate em duas vertentes: a) necessidade contextual e premente da existência de legislações que regulamentem a questão da gestão democrática pois, b) no silêncio da lei, há um possível emparelhamento desse conceito ao mecanismo/ação da eleição de diretores/gestores. Adotando metodologia analítico-reconstrutiva, a investigação baseia-se em análise documental e no estabelecimento de categorias-chave que auxiliam na problematização dos achados da pesquisa. Conclui que o avanço democrático conquistado pelos municípios foco da análise ratifica a necessária regulamentação da gestão democrática, a fim de evitar que um dos mecanismos ou ações desta - a eleição de diretores - represente a integralidade do conceito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article intends to contribute to the debate on the democratic management of public education based on the mapping of municipal legislation on this subject. The focus is placed on filling the position of school manager and the research is made at the municipal network of the 12 most populous cities in the state of Rio Grande do Sul. By mapping and examining these municipal laws, the research contributes to the debate in two ways: a) contextual and urgent need of having laws that regulate the democratic governance issue, since, b) where the law is absent, there is a possible pairing of the concept of democratic management to the mechanism/action for the election of school directors/managers. Adopting an analytical-reconstructive methodology, the research is based on document analysis and on the creation of key categories that help questioning the findings of the research. It concludes that the democratic progress made by the municipalities under analysis confirms the need of rules for the democratic management aiming at preventing that one of its mechanisms or actions - the election of directors - represents the whole concept.
  • Que educação é pública? Análise preliminar do atendimento conveniado na educação infantil nas diferentes regiões administrativas brasileiras Estudos

    Borghi, Raquel Fontes; Bertagna, Regiane Helena

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresenta e discute dados referentes ao atendimento conveniado na educação infantil nas regiões administrativas brasileiras. Além do estudo bibliográfico sobre a temática, realizou-se um levantamento acerca do número de municípios brasileiros de cada estado da Federação com matrículas conveniadas de educação infantil por meio dos dados disponíveis no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), referentes ao ano de 2013. O objetivo foi discutir a atuação do setor privado no atendimento da educação infantil. Os resultados evidenciam uma maior consolidação nas regiões Sudeste e Sul de uma política de conveniamento pautada em subsídios públicos ao setor privado e indicam a urgente necessidade de afirmação e luta por uma educação pública, laica e de qualidade para todos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents and discusses data about private subsidized service in early childhood education in Brazilian administrative regions. In addition to the bibliographical study on the subject, we used the data available at the National Fund for the Development of Education (FNDE) for 2013 to make a survey on the number of municipalities in each state of the Federation with private subsidized enrollments in child education. The aim was to discuss the role of the private sector in providing early childhood education. Results showed that the agreement policy based on public subvention to the private sector is more solid in the Southeast and South regions and point out to an urgent need of affirmative actions for a secular and high quality public education for all.
  • Refletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil Estudos

    Morais, Artur Gomes de; Albuquerque, Eliana Borges Correia de; Brandão, Ana Carolina Perrusi Alves

    Resumo em Português:

    Resumo: Acreditando que as crianças das camadas populares têm direito de vivenciar situações nas quais possam, na escola, refletir sobre textos de diferentes gêneros escritos, principalmente os literários, e sobre os princípios do sistema de escrita alfabética, objetiva-se discutir o ensino e a aprendizagem da linguagem escrita envolvendo meninos e meninas de 5 anos. Para isso, foram acompanhadas duas turmas na última etapa da educação infantil durante um ano letivo. Nota-se que aquelas crianças que puderam explorar narrativas de ficção, cantigas rimadas e outros textos da tradição oral, além de jogos fonológicos, apresentaram progressos marcantes. Conclui-se que, quando o tema é o lugar da escrita na educação infantil, é importante não se ater às duas posições que têm polarizado o debate: a alfabetização precoce com métodos tradicionais ou a supressão do ensino da língua escrita e de sua notação, em nome de preservar-se a ludicidade naquela fase da educação básica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: We believe that working class children have the right to fully experience situations in which they can reflect upon texts on different written genres, mainly literary ones, and upon the principles of the alphabetic writing system. Thus, our aim is to discuss the teaching and learning of written language involving five-year-old boys and girls. Therefore, we followed two last term pre-school class groups during a school year. We observed that those children who explored narrative tales, rhyming songs and other texts of oral tradition, as well as phonological games, experienced a significant progress. We conclude that as to writing, we must avoid the two positions that have polarized the debate over that issue: early literacy with traditional methods and the suppression of written language teaching and its notation, in the name of preserving recreation during pre-school.
  • Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito Estudos

    Franco, Maria Amélia do Rosario Santoro

    Resumo em Português:

    Resumo: Tem por objeto as práticas pedagógicas, da dificuldade de sua compreensão como conceito à complexidade da análise de seus fundamentos como práxis. Objetiva elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas, que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Destaca que as práticas docentes são respostas às configurações provenientes das práticas pedagógicas, afirmando que não é da natureza das práticas docentes encontrarem-se avulsas, desconectadas de um todo, sem o fundamento das práticas pedagógicas que lhes conferem sentido e direção. Conclui que a prática docente avulsa, sem ligação com o todo, perde o sentido e a direção.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper focuses on pedagogical practices, from the difficulty of understanding them as a concept up to the complexity of analyzing their foundations as a praxis. The aim is to describe the principles underlying the pedagogic practices that, according to the theoretical perspective adopted, can only be understood in a perspective of totality, i.e., as a synthesis of multiple contradictions. We emphasize that the teaching practices reflect the pedagogical practices and that it is not the nature of teaching practices to be understood as single practices, disconnected from the whole, without the foundation of pedagogical practices that provide them with meaning and direction. We conclude that isolated teaching practices, disconnected from the whole, lose meaning and direction.
  • Indivíduos do sexo masculino no curso de letras: performances discursivas, gênero e profissão docente Estudos

    Oliveira, Helvio Frank

    Resumo em Português:

    Resumo: São analisadas e problematizadas as performances discursivas de indivíduos do sexo masculino do curso de Letras relacionadas à licenciatura como opção de curso e à docência como futura profissão. Para isso, um estudo de caso interpretativista de orientação qualitativa foi conduzido com sete acadêmicos de uma universidade pública localizada no interior de Goiás. Compõem o material de análise os discursos produzidos a partir das entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes, as quais foram posteriormente discutidas sob o viés da linguística aplicada crítica. Os resultados indicam a existência de performances discursivas heteronormativas masculinizadas, hegemônicas, essencialistas e segregacionistas de gênero em relação ao homem que cursa Letras. Determinados estigmas são históricos, ideológicos, sociais, culturais e, portanto, urgentes de problematização, tendo em vista que a escolha do curso não pode ser balizada por uma matriz exclusiva de gênero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: We analyze and problematize discourse performances of male students majoring in Languages - Teacher Education as choice at the graduation course for professional teaching. Therefore, an interpretative and qualitative case study was conducted with seven undergraduate individuals of a public university of Goiás state. Discourses produced as from semi-structured interviews with the participants make up the material analyzed, which was subsequently discussed considering the Critical Applied Linguistics approach. Results indicate the existence of performances more heteronormative, male marked, hegemonic, essentialist and segregationist of gender discourse about men who major in Languages aiming to become teachers. Certain stigmas are historical, ideological, social, and cultural and, therefore need to be addressed at once, since the choice for a course should not be motivated only by a gender matrix.
  • Rodas de pesquisa e formação em educação especial: as trajetórias de estudantes com deficiência Estudos

    Haas, Clarissa; Pantaleão, Edson; Orlando, Rosimeire Maria; Baptista, Claudio Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo: Objetiva discutir as trajetórias dos estudantes com deficiência por meio da produção acadêmica da educação especial e da documentação oral proveniente de uma ação de investigação e formação a qual envolve três grupos de pesquisa, de três universidades federais brasileiras distintas, que investigam essa área. A abordagem do estudo é de natureza qualitativa, sendo que as análises foram organizadas em três eixos temáticos tratados como dimensões emergentes de reflexão para a análise da política de educação especial na atualidade: 1) trajetória escolar do sujeito com deficiência e a relação com o espaço institucional; 2) sujeitos que desafiam a inclusão escolar - estudantes com deficiência mental/intelectual e jovens e adultos com deficiência; 3) trajetórias de interpretação da política de educação especial nos cotidianos. O estudo identifica como desafio central da política da educação especial na perspectiva da educação inclusiva a promoção da inclusão escolar como uma ação de autogestão dos cotidianos que requer o planejamento e o investimento persistente ao longo do tempo, favorecendo a construção das trajetórias escolares dos estudantes com deficiência e conciliando a necessidade de propor uma configuração coletiva capaz de acolher o aluno em sua individualidade e integralidade, independentemente de sua faixa etária ou tipologia de deficiência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper discusses the paths of disabled students, by means of academic production at special education and oral documentation derived from an investigation and educational action involving three research groups from three Brazilian federal universities. The study has a qualitative approach, and the analyses were organized in three main themes treated as emerging dimensions to consider the analysis of today's educational policies: 1) school path of the disabled person and the relationship with the institutional space; 2) individuals that defy inclusive education - students with mental/intellectual disabilities and youths and adults with disabilities; 3) interpretation paths of the special education policy in everyday life. The study identifies as a central challenge of the special education policy, in the inclusive education perspective, the promotion of school inclusion as an action of everyday self-management, which requires persistent planning and investment over time, favouring the construction of school paths for students with disabilities, and accommodating the need to propose a collective environment that welcomes the student in his/her individuality and entirety, regardless of his/her age or kind of disability.
  • Avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na educação superior Estudos

    Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro

    Resumo em Português:

    Resumo: Aborda a avaliação de estudantes com deficiência no contexto da educação superior na perspectiva da educação inclusiva e evidencia as inquietações docentes diante desse desafio. Parte da concepção da avaliação como um processo multifacetado e destaca alguns de seus aspectos, como a aprendizagem discente. O texto está inspirado em um excerto da tese de doutorado da autora, cujo objetivo foi tensionar a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior e compreender os efeitos desse processo na docência universitária. O material empírico, gerado por meio de entrevistas narrativas realizadas com professores que atuam junto a estudantes com deficiência em diferentes cursos de graduação, em duas universidades de Santa Catarina, foi examinado sob a perspectiva da análise do discurso, amparada em referenciais foucaultianos. O estudo aponta que a presença de estudantes com deficiência na docência universitária potencializa os conflitos inerentes à prática avaliativa da aprendizagem, caracterizada, predominantemente, como classificatória e seletiva, enquanto os movimentos da inclusão produzem subjetividades solidárias. No encontro com estudantes com deficiência, os professores descobrem a pluralidade da inclusão, passando a compreendê-la como um desafio que provoca desassossegos, mas também a desconstrução de olhares padronizados e a compreensão de que, para ensinar e avaliar, é preciso aprender com a diferença.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article approaches the disabled undergraduate students´ assessment in the perspective of inclusive education and highlights the concerns of professors faced by these challenges. It starts with the conception of assessment as a multifaceted process, bringing up some of its aspects such as student learning. The text is based on an excerpt of my doctorate thesis, which aimed at discussing the inclusion of disabled students in undergraduation and to understand the effects of this process in college teaching. Empirical data - produced by means of narrative interviews with professors working with disabled students in different undergraduate courses of two universities of Santa Catarina - was examined under the perspective of discourse analysis, supported by Foucauldian references. The study shows that the presence of disabled students in college enhances the conflicts inherent to the learning assessment, predominantly characterized as qualifying and selective, while inclusion movements produce solidary subjectivities. In contact with disabled students, professors discover the plurality of inclusion, and understand it as an unrest that brings up challenges, as well as the deconstruction of standardized views and the understanding that, in order to teach and evaluate students, it is necessary to learn from the differences.
  • Processos de escolarização de jovens rurais de Governador Valadares-MG: entre sonhos e frustrações Estudos

    Alves, Maria Zenaide; Dayrell, Juarez Tarcísio

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresenta resultados de uma pesquisa etnográfica que analisou a condição juvenil e os projetos de vida de jovens estudantes do ensino médio, moradores de um município rural da microrregião de Governador Valadares, Minas Gerais. O objetivo é discutir alguns aspectos dos processos de escolarização desses jovens. A análise fundamenta-se em estudos contemporâneos da sociologia da juventude e da educação. Constatou-se que ter acesso ao ensino médio foi um grande feito para essa geração, com histórico familiar de baixa escolaridade; no entanto, o sonho de ir além esbarra em frustrações como condições precárias de estudos; falta de sentido do currículo, desarticulado da realidade em que os alunos vivem; e falta de identidade desse nível de ensino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents some results of an ethnographic study that analyzed the youth situation and life projects of a group of high school students. The purpose is to discuss some aspects of the educational process of these students, which live in a rural municipality of the micro region of Governador Valadares, Minas Gerais state. The analysis is based on contemporary studies of youth sociology and education. The research evidenced that reaching high school was a great achievement for this generation, with a family history of low educational level. However, the dream to go beyond come across frustrations such as poor learning conditions in rural areas, meaninglessness of the curriculum, which is inconsistent with the reality in which they live, and lack of identity of the high school.
  • Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história Relatos De Experiência

    Yoshimoto, Elton Mitio; Yoshimoto, Graziele Maria Freire; Santos, Givan José Ferreira dos; Oliveira, Marilu Martens

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: We present here an experience report on a retextualization practice of didactic texts on History based on production of conceptual maps. This research was carried out with students of the 6th grade of the elementary school II, at the state school located in the city of Cambé (Paraná state). In the study, we investigated whether new knowledge was built by students as from the production of such conceptual maps. We supported our study on the Theory of Meaningful Learning, the Theory of Text Genre and the procedural approach to text production. Results indicate that by retextualizing didactic texts, students established new relationships and gave a new meaning to the contents studied, compared to their previous knowledge about the subject. We also observed that the collaborative and dialogical practice was essential to the construction of new knowledge for the relationship they established in the diagrams produced. We expect to contribute to the debates involving the production of conceptual map as a possibility of retextualization and as an important academic genre to develop a meaningful learning.
  • Educação ambiental crítica para a conservação da biodiversidade da fauna silvestre: uma ação participativa junto ao Projeto Flor da Idade, Flor da Cidade (Itirapina-São Paulo) Relatos De Experiência

    Silva, Nathália Formenton da; Ruffino, Paulo Henrique Peira

    Resumo em Português:

    Resumo: Diante das diversas ameaças que vêm comprometendo a biodiversidade, são de suma importância ações de educação ambiental (EA) que sejam voltadas para a conservação. Nesse contexto, a presente pesquisa foi desenvolvida no Projeto Flor da Idade, Flor da Cidade (PFIFC), cujo funcionamento se dá na Estação Experimental Itirapina, interior do estado de São Paulo. A pesquisa baseia-se numa perspectiva de EA crítica e tem como objetivo identificar as concepções dos jovens do projeto socioambiental em relação à conservação da fauna silvestre, de maneira a promover ações ambientais proativas de conservação a partir de práticas educativas e do desenvolvimento de material educativo pelos próprios participantes. Todos os 29 jovens do projeto tinham entre 13 e 17 anos e, de 2014 a 2015, participaram dos 14 encontros, nos quais diferentes temas foram abordados por meio de apresentações interativas, materiais didáticos dinâmicos, visita à exposição "Bicho: quem te viu, quem te vê" e saídas de campo nas áreas protegidas. Assim, de acordo com a metodologia qualitativa, realizou-se o levantamento das concepções desses jovens sobre o tema mediante um questionário e, considerando a análise dos dados, concluiu-se que a maioria dos jovens compreendeu os conceitos acerca dos temas e mostrou uma maior preocupação com a conservação da fauna, apresentando uma mudança de atitude por meio de produção e divulgação de materiais relativos à preservação da biodiversidade local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Given the various threats that endanger biodiversity, it is very important to take actions based on environmental education (EE) aimed at conservation. In this context, this study was developed in the environmental social project "Flor da Idade, Flor da Cidade" (PFIFC) which takes place at the Experimental Station Itirapina, São Paulo state. The research is based on an EE critical perspective and aims to identify the views of young people as to the socio-environmental project in relation to wildlife conservation in order to promote proactive environmental conservation actions based on educational practices and the development of educational materials by participants themselves. The 29 youths of the project were aged 13 to 17 years old, and from 2014 to 2015 participated in 14 meetings in which different issues were addressed with interactive presentations, use of dynamic learning materials, visits to exhibition "Bicho: quem te viu, quem te vê!" and field trips to the protected areas. Thus, according to the qualitative methodology, a survey of the points of views of these young people on the subject was carried out by means of a questionnaire. Considering the data analysis, we concluded that most of them understood the concepts about the issues and showed a greater concern for wildlife conservation. They changed their attitude by producing and disseminating communication material regarding the conservation of local biodiversity.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br