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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 98, Número: 249, Publicado: 2017
  • EDITORIAL Editorial

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  • The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions: a comparative study with Brazilian and Portuguese children Estudos

    Vasconcelos, Isabel Cristina Peregrina; Mamede, Ema Paula Botelho da Costa; Dorneles, Beatriz Vargas

    Resumo em Português:

    Resumo: A compreensão dos números racionais é um dos maiores desafios conceituais enfrentados pelos estudantes na aprendizagem matemática durante a educação básica. No que diz respeito às frações, estabelecer a relação inversa entre o numerador e o denominador torna-se uma habilidade fundamental na construção do conceito. Os objetivos deste estudo foram: verificar como a compreensão da relação inversa entre quantidades menores do que a unidade, apresentadas nas situações de quociente e parte-todo, influencia na aprendizagem das frações; e perceber se existe diferença no desempenho entre alunos brasileiros e portugueses quanto à compreensão da relação inversa entre quantidades em problemas de fração. Os resultados indicam que os estudantes apresentam uma melhor compreensão da relação inversa entre quantidades na situação quociente e apontam que os desempenhos dos estudantes portugueses são significativamente melhores do que os dos estudantes brasileiros, nos diferentes tipos de situação. A discrepância no desempenho dos estudantes pode ser explicada pelas diferenças nos programas curriculares de matemática no quarto ano nesses países. Implicações no ensino da matemática nesses dois países foram discutidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The understanding of rational numbers is one of the major conceptual challenges faced by students in mathematics learning in basic education. Regarding fractions, to establish the inverse relationship between the numerator and the denominator becomes a key issue in concept formation. The main goals of this study were: to understand if the inverse relationship between smaller quantities than the unit in quotient and part-whole situations influences the learning of fractions; and to compare Brazilian and Portuguese students’ comprehension of the inverse relationship between quantities in fraction problems, using quotient and part-whole situations. The results indicate that students have a better grasp of the inverse relationship between the quantities in the quotient situation and also showed that Portuguese students performed significantly better than Brazilian students in the both types of situations. The discrepancy in student performance can be explained by differences in the curricula of mathematics in grade four in these countries. Implications for the teaching of mathematics in these two countries were also discussed.
  • Argumentos para a formação do professor de ensino religioso no projeto pedagógico do curso de ciências das religiões da UFPB: que docente se pretende formar? Estudos

    Amaral, Daniela Patti do; Oliveira, Renato José de; Souza, Evelin Christine Fonseca de

    Resumo em Português:

    Resumo: Com base na análise retórica, o artigo discute o projeto político-pedagógico (PPP) do curso de Licenciatura em Ciências das Religiões ofertado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Traça um breve panorama do ensino religioso na legislação vigente, aborda a formação docente para a disciplina e aprecia o que está previsto para a formação de professores de ensino religioso na referida instituição. Em uma análise inicial, levantaram-se questões que levam à suposição de que a autonomia do campo educacional considerada a partir da premissa da laicidade poderia estar ameaçada. Acredita-se que as universidades públicas, na condição de centros que atuam na produção de saberes e na formação de professores para a educação básica, têm a responsabilidade de garantir que os projetos político-pedagógicos de seus cursos não adotem discursos cujos fundamentos possam comprometer os princípios basilares da laicidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on rhetorical analysis, this paper discusses the educational planning of the religious studies course-teaching degree-offered by Universidade Federal da Paraíba (UFPB). It presents a brief overview of religious education under the current legislation, an approach to the institution’s teacher training, and an assessment of what is expected of teacher training in this university. In a preliminary review, it is inferred that the autonomy of the educational field considered from the premise of secularism, could be under threat. This paper concludes that public universities, here understood as hubs of knowledge and basic education teacher formation, have the responsibility to ensure that their courses’ educational planning should not adopt a speech whose fundamentals would compromise the basic principles of secularism.
  • Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira Estudos

    Dantas, Jéferson Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo: A abordagem problematizada neste artigo, ancorada em estudos bibliográficos sobre a juventude, detém-se em análises documentais referentes à criação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e aos cadernos de formação do PNEM, tendo como destinatários os professores de ensino médio de todo o País, com destaque para o estado de Santa Catarina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Anchored in bibliographical studies on youth, the approach discussed in this article focus on the documental analysis around the creation of the National Pact for the Strengthening of High School Education (PNEM, Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio); the National Curriculum Guidelines for High School (DCNEM, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio); and the PNEM’s training material. This article is aimed at teachers throughout the country, in particular, those in the state of Santa Catarina.
  • Problematizando representações docentes nos Cadernos de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Estudos

    Klein, Juliana Mottini; Guizzo, Bianca Salazar

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo tem como principal objetivo problematizar as representações de professores alfabetizadores produzidas nos Cadernos de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, metodologicamente, é proposta uma análise cultural dos Cadernos de formação - ano um da área de linguagem - elaborados pela Secretaria de Educação Básica (SEB), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e publicados no ano de 2012. Como principal ferramenta teórica, utiliza-se o conceito de representação, entendido sob a perspectiva dos estudos culturais pós-estruturalistas. Os resultados mostram que as representações mais recorrentes se vinculavam a professores alfabetizadores reflexivos, por meio das quais os docentes são interpelados a refletir, avaliar e modificar suas práticas, objetivando a alfabetização de todos os alunos até os 8 anos de idade (principal propósito do programa). Ademais, apontam para a responsabilização imputada ao professor em relação aos resultados das aprendizagens de seus alunos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims at analyzing the representations of literacy teachers in the training books of the program National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Methodologically, it proposes a cultural analysis of the training material published in 2012-year one of the language subject-developed by Secretaria de Educação Básica (SEB), which is attached to Brazil’s Ministry of Education. The main theoretical tool employed is the concept of representation, understood here under the perspective of post-structuralist cultural studies. The results indicate that the most recurrent representations is that of reflective literacy teachers, through which the teachers are encouraged to reflect, assess and modify their praxis, with the purpose of promoting literacy to all students by the age of eight (which is the main goal of the program). Furthermore, the results point to the fact that teachers are held accountable for their student’s learning outcome.
  • Institucionalização da formação docente: análise de um programa de desenvolvimento profissional Estudos

    Xavier, Amanda Rezende Costa; Toti, Michelle Cristine da Silva; Azevedo, Maria Antonia Ramos de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo tem como objetivo principal analisar, com base na literatura discutida, a institucionalização de um programa de desenvolvimento profissional de uma universidade federal brasileira, com vistas a identificar seu nível de consolidação, bem como a concepção dos docentes sobre ele. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e foram utilizadas, para coleta de dados, a análise documental e a aplicação de questionário estruturado aos docentes participantes do programa. O referencial teórico que embasa a análise está pautado nos estudos da pedagogia universitária, especialmente de Cunha, Masetto, Morgado. Foi possível inferir que os documentos institucionais analisados reforçam a visão do programa de formação docente apenas como uma exigência legal para aprovação no estágio probatório, destinado, dessa forma, aos professores ingressantes. Verifica-se, ainda, maior interesse docente nas questões ligadas aos aspectos práticos e/ou burocráticos da docência (uso de sistemas acadêmicos, trâmites legais) em detrimento dos saberes específicos da atuação docente. No entanto, não podemos desconsiderar que a experiência analisada retrata um programa relativamente jovem, com apenas dez anos de existência, e que, frente às alterações que já experimentou, acreditamos haver uma preocupação em aprimorar o programa de formação pedagógica e de desenvolvimento profissional docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the discussed literature, this study has the main goal of analyzing the institutionalization of a professional development program in a Brazilian public university. It aims at identifying the level of the program’s consolidation and also the opinion that participant teachers have about it. The methodology applied was qualitative research. Document analysis and structured survey were also applied to raise data from teachers participating in the program. The theoretical referential is underpinned by university pedagogy studies, in particular, those by Cunha, Masetto, Morgado. It was possible to infer that the institutional documents analyzed reinforce the image of the teacher training program as a mere legal formality in the path for approval in the supervised traineeship and, as such, a program aimed at newcomers only. The study also demonstrates an increasing interest in issues related to practical and/or bureaucratic aspects of teaching (use of academic systems, legal procedures) over the specific knowledge related to teaching practice. However, the experience analyzed portrays a fairly new program, with no more than ten years. Considering the changes the program has already been through, there is the interest to improve the pedagogical training program and the teacher’s professional development program.
  • Produção acadêmica sobre financiamento da educação: 2000-2010 Estudos

    Cruz, Rosana Evangelista da; Jacomini, Márcia Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo investiga a produção acadêmica em financiamento da educação com base em levantamento e análise de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação em Educação no período de 2000 a 2010 cuja nota na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no triênio concluído em 2010 tenha sido igual ou superior a 5. O objetivo é examinar os resultados das pesquisas com o propósito de construir um quadro sobre financiamento da educação. O estudo, de cunho documental, baseia-se na análise dos resumos das teses e dissertações coletadas no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Os resultados indicam que o financiamento da educação tem conquistado espaço na agenda acadêmica e que o conjunto dos trabalhos observados converge para a conclusão da necessidade de mais recursos para a efetivação do direito à educação. Conclui-se que, para avançar na consolidação do campo de pesquisa em financiamento da educação, é fundamental que os pesquisadores considerem os avanços e as lacunas da produção na área e tragam novas contribuições em relação à abordagem teórico-metodológica, na perspectiva de contemplar aspectos ainda pouco analisados e debatidos na literatura relativa ao tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes the academic production on education funding. It focuses on the gathering and the study of thesis and dissertations in postgraduate education programs from 2000 to 2010 whose assessment by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) was equal or higher than five in the triennium ending in 2010. The goal is to analyze the findings of researchers to build a framework for education funding. The study was documental, based on the analysis of abstracts of thesis and dissertations from Capes’ database. The results indicate that education funding has conquered space in the academic agenda and also that all studies collected reach the conclusion that a greater allocation of resources is necessary to guarantee the right to education. The article concludes that to advance the field of research on education funding, it is imperative for researchers to consider both the progress and the gaps in the academic output on the subject. It is also important to foster new contributions on theoretical and methodological approaches, in order to contemplate aspects still not fully analyzed and discussed in the literature.
  • Associações comunitárias e políticas educacionais para a infância: entre relações de força e performances Estudos

    Silva, Antonia Almeida; Rehem, Faní Quitéria Nascimento

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo põe em relevo as funções políticas das associações comunitárias, buscando identificar como tais instituições têm se portado e influenciado na oferta da educação infantil e no delineamento de políticas públicas municipais para esse setor em Feira de Santana, Bahia. O estudo tomou como fontes documentos produzidos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do município e matérias que circularam no jornal Folha do Estado, na década de 2000. Para além do espaço local, o trabalho analisa os projetos sociais em disputa e as relações entre a sociedade política e a sociedade civil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discusses the political role performed by community associations and also identifies the usual practices of such institutions. Furthermore, it highlights the influence they have been exercising over the supplying of education for children and the outlining of local public policy for this sector in Feira de Santana, Bahia. This study was based on documents produced by the Secretaria Municipal de Educação (in Feira de Santana, Bahia) and reports from the newspaper Folha do Estado, throughout the 2000s. Beyond the local community, this paper analyzes controversial social projects and the relationship between civil and political society.
  • Os saberes e a formação profissional em lazer: uma análise no campo das políticas públicas Estudos

    Ungheri, Bruno Ocelli; Isayama, Hélder Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo objetiva identificar e analisar os saberes necessários para atuação de profissionais em elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas de esporte e lazer. Para a realização da pesquisa de campo, optou-se pela análise do trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Belo Horizonte, órgão responsável pela coordenação das políticas públicas de esporte e lazer no município. Utilizou-se uma abordagem qualitativa que envolveu pesquisa bibliográfica e de campo, tendo esta ocorrido em duas etapas distintas, sendo a primeira uma imersão no campo de estudo, complementada pela realização de nove entrevistas semiestruturadas com oito analistas de políticas públicas e um gestor. Identificou-se que as dificuldades e as problemáticas vivenciadas em campo permitem ao profissional identificar as lacunas de sua formação, que, no contexto analisado, se relacionam, principalmente, aos saberes ligados à gestão. Por fim, notou-se que os saberes mobilizados para atuação nas políticas públicas de esporte e lazer são compostos por quatro eixos que compreendem: saberes específicos da área de atuação (esporte e lazer); conhecimentos sobre política e políticas públicas; domínio de conteúdos relacionados à gestão; e conhecimentos sobre o contexto e os sujeitos da ação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims at identifying and analyzing the know-how needed to professionally engage in the making, implementation, development, and evaluation of leisure and sports public policies. In order to conduct field research, the work done by Secretaria Municipal de Esporte e Lazer from Belo Horizonte was analyzed, an entity responsible for local sport and leisure public policies. A qualitative approach using both bibliographic and field research was employed. The field research was conducted in two different stages, the first one being an immersion in the field of study; the second, a nine semi-structured interviews with eight public policy analyst and one manager. It was verified that difficulties and problems experienced in the field only aid professionals to identify gaps on their training that, in the analyzed context, were primarily related to issues of management. Ultimately, it was observed that the handling of sports and leisure public policies encompasses four pillars, namely: specific know-how on the area (sports and leisure); knowledge of politics and public policies; grasp on management; and knowledge of the context and the subjects involved in the policies.
  • Alfabetização e educação científicas: consensos e controvérsias Estudos

    Vitor, Fernanda Cavalcanti; Silva, Ana Paula Bispo da

    Resumo em Português:

    Resumo: Atualmente, educação científica e alfabetização científica estão estritamente relacionadas. Mesmo não sendo expressões sinônimas, nem mutuamente exclusivas, a correlação é enfatizada ao tratar-se do ensino de ciências. Assim, supõe-se que uma educação científica ideal pode promover a alfabetização científica. Entretanto, uma análise das principais referências da área mostra que tais conceitos não estão suficientemente claros quando é considerada a prática do professor. Neste artigo, apresentamos um estudo da literatura e mostramos que há uma lacuna entre propostas teóricas sobre alfabetização científica e ações reais do professor em aulas de ciências. Observamos ainda que não há consenso para afirmar quando um estudante pode ser considerado “cientificamente alfabetizado”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Nowadays, scientific education and scientific literacy are closely related, in spite of the fact that these expressions are not interchangeable or mutually exclusive. The correlation between these expressions lies on the fact that both deal with science teaching. Thus, it is the general belief that an ideal science education promotes scientific literacy. However, from the perspective of the educator’s practice, an analysis of the main references in the field show that such concepts are not properly defined. This paper presents a study of the literature and demonstrates that there is a gap between theoretical propositions on scientific literacy and educators’ real-life actions in class. This study also demonstrates that there is no consensus in establishing when a student may be qualified as ‘scientific literate’.
  • A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora Estudos

    Carvalho, Sandra Maria Gadelha de; Pio, Paulo Martins

    Resumo em Português:

    Resumo: Os ensaios freireanos encontrados em Pedagogia do Oprimido se concretizam na relação teórico-prática e inovam-se associando o conceito de práxis à educação, a qual está a serviço da libertação, fundada na criatividade, no diálogo, na reflexão, na conscientização e em ações dos homens sobre a realidade visando a sua transformação. Na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre o vínculo entre práxis e educação, o presente estudo, teórico-bibliográfico, tem como principal propósito identificar e analisar os sentidos da categoria práxis na obra Pedagogia do Oprimido. Debruçando nosso olhar investigativo sobre a obra em questão e dialogando com os escritos de Sánchez Vázquez (1977), Marx (2007), Konder (1992), entre outros, observamos a preponderância, nos sentidos de práxis propiciados por Freire, do caráter político, possibilitador do processo de conscientização dos homens e orientador de suas ações sobre o mundo real com vistas à sua transformação. A práxis em Freire remete à ideia de um conjunto de práticas visando à transformação da realidade e à produção da história. O que nos leva a crer que é sobre o tripé formado pela transformação de uma realidade injusta, pela transformação baseada na crítica dessa realidade e pelo seu conhecimento que Freire, a exemplo de Sánchez Vázquez (1977), elabora uma noção de práxis histórica e social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The essays of Paulo Freire's Pedagogy of the Oppressed come to life in the connection between theory and practice and they innovate by associating the concept of praxis to the field of education. In turn, education is employed as a mean to reach freedom, based on creativity, reflection, awareness, and people’s attitudes towards real life, and striving to transform it. Adding to the discussion vis-à-vis the connection between praxis and education, this theoretical and bibliographic paper intends mainly to identify and analyze the meanings assumed by the category of praxis in Pedagogy of the Oppressed. Scrutinizing Freire’s book and dialoguing with the works of Sánchez Vázquez (1977), Marx (2007), Konder (1992), among others, the predominance of the political nature in the meanings of praxis offered by Freire is made visible; this political nature of the concept enables the consciousness-raising process and guides people’s attitudes towards the real world, aiming at changing it. Praxis in Freire’s conception invokes the idea of a set of practices that focus on altering reality and on creating history. Ultimately, this study suggests that Freire, based on Vazquez (1977), crafted a notion of social and historical praxis that is supported by a tripod that includes the transformation of an unjust reality, the transformation motivated on the critical view of said reality, and also the knowledge of said nature.
  • Dando voz às crianças: percepções acerca do papel da dimensão afetiva na atividade pedagógica Estudos

    Loos-Sant'Ana, Helga; Barbosa, Priscila Mossato Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta parte de um estudo, de caráter exploratório e qualitativo, que teve como objetivo investigar representações de crianças acerca da relação afetiva estabelecida com seus professores, bem como suas percepções a respeito de como essa relação implica na aprendizagem escolar. Os participantes foram 12 crianças da 4ª série do ensino fundamental oriundas de uma escola municipal de Curitiba (Paraná, Brasil), com idade média de 10 anos. O delineamento metodológico foi pautado em três instrumentos: desenhos com histórias, produzidos pelas crianças; histórias inacabadas, a serem completadas pelas crianças; entrevista semiestruturada, na qual se buscou identificar os significantes predominantes no discurso das crianças. Como resultados, cinco categorias de representações foram obtidas: (1) atenção, conversa e ajuda; (2) afeto, carinho e estima; (3) momentos divertidos e de proximidade; (4) desejo de aprender; (5) desejo de ensinar. Análises de conteúdo, bem como estudos individualizados de cada participante, permitiram observar que tais categorias se manifestam na relação entre as crianças e seus professores por meio de variados formatos, sendo que o investimento afetivo dos professores em seus alunos é percebido por estes últimos como de importância capital para o desencadeamento de processos motivacionais e cognitivos necessários à aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents part of an exploratory and qualitative study that investigated children’s depictions of the affective relationship they established with their teachers and their perceptions of the implications of this relationship in the learning process. The participants in the study were 12 children in the fourth grade, with an average of ten years and from a local elementary school (in Curitiba, Paraná). Three tools guided the methodological outline: stories draw and conceived by the children; unfinished stories to be completed by the children; and semi-structured interviews used to identify significant elements in the children’s discourse. As a result, five categories of description arose: (1) attention, dialogue and support; (2) affectivity, kindness and esteem; (3) funny moments and togetherness; (4) desire to learn; (5) desire to teach. The analysis of the content and the observation of each participant demonstrated that these categories appear in the teacher-student relationship through various means of interaction and that students perceive the teacher’s affective investment as something of paramount importance, capable of unleashing the motivational and the cognitive processes needed in learning.
  • O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses Estudos

    Rocha, Jefrei Almeida; Breves, José de Sousa; Gomes, Marcos José Negreiros

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo relata não apenas a construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), voltado para o desenvolvimento e ensino da leitura em escolas públicas do estado do Ceará, mas também a construção de uma proposta metodológica própria e a sua utilização em três escolas públicas estaduais por professores e alunos. Inicialmente, idealizou-se a organização dos conteúdos numa proposta de sequência didática. No segundo momento, criou-se um AVA, estruturado de acordo com as necessidades da proposta idealizada. Por fim, fez-se uso do ambiente em três escolas da rede pública do estado do Ceará. Após esse período, os sujeitos da pesquisa preencheram um questionário avaliativo, a respeito de aspectos pertinentes ao ambiente e à proposta metodológica. Concluída a análise das respostas, constatou-se uma significativa contribuição do ambiente e da proposta metodológica para o desenvolvimento do ensino da leitura nas escolas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article describes not only the elaboration of a Virtual Learning Environment (VLE), suited to the development and teaching of reading in public schools of the State of Ceará but also to the advancement of a scientific methodological proposal and its use by students and educators in three public schools. Initially, the content was organized in a lesson sequencing proposal; subsequently, a VLE was developed and structured in consonance with the necessities described in the proposal. Ultimately, the VLE was used in three public schools in the State of Ceará. After the term the learning environment was applied, the subjects filled a questionnaire about it and also about the methodological proposal. The analysis of the answers demonstrated that the environment and the methodological proposal contributed significantly to the improvement of the teaching of reading in public schools.
  • O ensino primário como propaganda do projeto de formação das Associações Cristãs de Moços no Brasil (1893-1929) Estudos

    Baía, Anderson da Cunha; Moreno, Andrea

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo procurou compreender o papel do ensino primário no projeto de formação intelectual das Associações Cristãs de Moços (ACMs) brasileiras, no período de 1893 a 1929. Criada em 1844 na Inglaterra, a associação inseriu-se no Brasil em 1893, na cidade do Rio de Janeiro, por meio do missionário norte-americano Myron A. Clark. As fontes pesquisadas foram: periódicos, panfletos, cartilhas, estatutos e atas. Como uma das ações da formação intelectual, a instituição oferecia o ensino primário - ler, escrever e contar; no entanto, esse nível de ensino não era o foco principal da ACM. Caracterizava-se como o ponto de partida para a inserção do associado no projeto formador da instituição, uma vez que o alfabetizado poderia se apropriar diretamente do texto bíblico que orientava a formação moral-religiosa, considerada central pela associação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims at understanding the role of primary school in the intellectual formation program of the Brazilian Young Men’s Christian Associations (YMCA) from 1893 to 1929. Founded in 1844 in England, the YMCA came to Rio de Janeiro, Brazil, in 1893, through the influence of the North American Missionary Myron A. Clark. The sources of this research were: journals, pamphlets, booklets, statutes, and records. YMCA offered primary education (reading, writing, and counting) as one of the intellectual formative actions; however, it was not the main focus of the institution. Primary education was merely a starting point for the recruiting of new members in the formative program of the institution, as the now-literate could learn directly from the biblical text that guided moral and religious education, core tenets of the association.
  • Prática de modelagem matemática(na formação inicial de professores de matemática: relato e reflexões Relatos De Experiência

    Oliveira, Wellington Piveta

    Resumo em Português:

    Resumo: A pesquisa sobre a prática de modelagem nos diversos níveis de ensino vem ganhando espaço nos debates da comunidade de pesquisadores, principalmente no âmbito da formação de professores. Partindo dessa constatação e com aporte de uma investigação mais ampla desenvolvida no mestrado, cuja temática é a modelagem na formação inicial de professores de matemática, indaga-se sobre a própria prática com modelagem na condição de docente. A partir dessa indagação, relato o trabalho desenvolvido com quinze acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, em uma instituição privada no oeste do estado do Paraná. Este relato de experiência detém-se a uma das atividades desenvolvidas por um dos grupos e foi orientado pelas etapas propostas por Burak (2004). Os resultados e reflexões mostraram que a prática possibilitou aos estudantes conhecerem e reconhecerem a modelagem como metodologia por meio de suas especificidades teóricas e práticas, vislumbrando sua implementação na educação básica. Além disso, apesar de os acadêmicos mostrarem-se céticos quanto à adoção da modelagem, o debate é direcionado para a necessidade de se refletir sobre as propostas de formação em modelagem, deixando-as mais presentes no solo da formação para que possam ser incorporadas às ações pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Research on the practice of modeling in different levels of teaching has been receiving greater emphasis within the researcher community, especially when it comes to teacher training. Based on this observation and on a more comprehensive research for a Master’s degree, in which the main subject is the use of mathematical modeling in the early formation of teachers, this article inquiries into the practice of modeling by educators. Subsequently, it analyzes the report of a work developed with fifteen academic students from a mathematics course – teaching degree – in a private institution in the west of the State of Paraná. The report of this experience is limited to one activity developed by the group and was guided by the steps proposed by Burak (2004). The results and reflections demonstrated that the practice helped students to learn and recognize modeling as a methodology by means of its theoretical and practical specificities, accepting it as part of basic education. Furthermore, in spite of the fact that academic researchers are skeptical about the use of modeling, the discussion shifts to the necessity to discuss the current propositions for modeling training, as to make it noticeable in the formation process and possibly incorporate it in pedagogical actions.
  • Educação, ambiente e aprendizagem social: metodologias participativas para geoconservação e sustentabilidade Estudos

    Santos, Vânia Maria Nunes dos; Jacobi, Pedro Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo: O texto apresenta reflexões de uma pesquisa de pós-doutorado que analisou a contribuição do ensino em geociências com uso de metodologias participativas focadas no (re)conhecimento do ambiente local para a promoção de processos de educação e aprendizagem social destinados à geoconservação e à sustentabilidade. Busca identificar a emergência de processos participativos mediados pela escola no contexto de um projeto de implantação de geoparque na região metropolitana de São Paulo. A proposta inédita de formação de professores, realizada por diferentes instituições de ensino e pesquisa e de gestão pública, visou a educar no ambiente, mesclando diferentes atividades teórico-práticas, associando o estudo de geossítios à atuação de diferentes atores sociais locais, por meio de trabalhos de campo e práticas de mapeamento socioambiental, world café, jogo de papéis, entre outras. As propostas escolares relacionaram educação e ambiente numa perspectiva crítica, dialogada, participativa e corresponsável, visando ao desenvolvimento de práticas colaborativas para proteção de patrimônios geoambientais e socioculturais, considerando o complexo cenário de degradação socioambiental local. Dentre os resultados, destacam-se as seguintes contribuições: novas metodologias e práticas ao ensino em geociências; produção de recursos didático-pedagógicos elaborados por professores; e colaboração da escola em processos socioambientais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article assesses a post-doctoral research on geoscience education that uses participative methodologies focused on the knowledge and recognition of local environment to promote education and social learning for geo-conservation and sustainability. It also aims at identifying the emergence of participative processes intermediated by the school of a geopark development project in São Paulo’s metropolitan area. Performed by different educational-research and public management institutions, the unprecedented initiative in teacher formation strived to perform education on the environment. It mixed different theoretical-practical activities and associated the study of geosites to the performance of different local and social stakeholders through field work and environmental mapping, world café, role playing, among others. The research related education and environment in a critical, dialogue-based, participative, and jointly responsible perspective. It aimed at developing collaborative actions to protect geoenvironmental and socio-cultural patrimonies, considering the complex local environmental degradation. Among the results, the following stand out: novel practices and methodologies for geoscience teaching; production of teaching-learning resources elaborated by educators; and collaboration of schools in environmental processes.
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