Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 98, Número: 250, Publicado: 2017
  • EDITORIAL Editorial

    Dias, Ana Maria Iório; Werle, Flávia Obino Corrêa; Rios, Guilherme Veiga; Assis, Jacira Helena do Vale Pereira; Pierro, Maria Clara Di; Junqueira, Rogério Diniz; Weller, Wivian
  • Contribuições para a defesa da escola pública como garantia do direito à educação: aportes conceituais para a compreensão da educação como serviço, direito e bem público Estudos

    Araújo, Gilda Cardoso de; Cassini, Simone Alves

    Resumo em Português:

    Resumo: A educação vem sendo proclamada como direito público e, ao mesmo tempo, como serviço e bem público. Embora se interpenetrem no discurso acadêmico e político, essas concepções são distintas. Partindo dessa premissa, abordam-se essas distinções, analisando como o direito à educação é concebido no âmbito da prestação positiva do Estado. Apresenta-se a configuração do serviço público como modo de atuação do Estado, discute-se como o direito à educação é concebido nas legislações e, por fim, analisam-se as concepções que atribuem à educação a característica de bem público. Para tanto, utilizam-se aportes do direito administrativo. As conclusões apontam para a necessidade de novos debates em torno das concepções jurídicas da educação, do modo de prestação pelo Estado e dos riscos da concepção de educação como bem público.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Education has been viewed as public right and, simultaneously, as service and public good. Those are distinct concepts, albeit appearing intertwined in current academic and political discourse. On this premise, those distinctions are approached by analyzing the treatment of the right to education within the scope of the State’s positive obligation. The notion of public service as a form of government intervention is presented, the legal treatment of the right to education is discussed and, ultimately, the principles under which education is given a public good status are analyzed. To do so, administrative law grounds are used. The findings reveal a need for further discussions on the legal understanding of education, government intervention and the risks in calling education a public good.
  • Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico Estudos

    Guedes, Josenilson Viana; Silva, Angela Maria Ferreira da; Garcia, Luciane Terra dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo examina a relação entre projeto político-pedagógico (PPP) e discussões sobre os direitos humanos na instituição escolar, considerando o posicionamento político quanto ao referencial de educação que a comunidade pretende construir. O objetivo é analisar a elaboração desse projeto na perspectiva da educação em direitos humanos. Trata de ensaio em que se realiza pesquisa teórica e utiliza como procedimentos revisão de literatura e análise documental. A promoção de formação em direitos humanos requer a construção coletiva de proposta pedagógica que atenda às exigências da comunidade, tendo em vista o desenvolvimento de cidadãos capazes de compreender e modificar a própria realidade, desde que todos sejam respeitados e tenham seus direitos garantidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper discusses the relation between the political-pedagogical project (PPP) and the debates on human rights in school, considering the political positioning on the education referential that the community intends to develop. It also analyzes the elaboration of this project through the perspective of a human rights education. This is an essay in which a theoretical research is performed using literature review and documentary analysis as procedures. The promotion of human rights education requires the collective construction of a pedagogical proposal that meets the demands of the school community, aiming to shape citizens capable to understand and alter their own reality, provided that all are respected and warranted their rights.
  • Trabalho e educação entre jovens de 15 a 29 anos residentes no campo: desafios à ampliação da escolaridade Estudos

    Santos, Robson dos

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo compara as distintas formas de inserção no mundo do trabalho de jovens entre 15 e 29 anos de idade residentes no campo e respectivas características educacionais. A base de dados para a investigação foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE), relativa aos anos de 2004 e de 2014. A análise recorreu às estatísticas descritivas, com base nas quais busca explorar relações entre as diferentes formas e etapas de inserção laboral e as condições educacionais dos sujeitos. As análises apontaram a existência de associações entre o tipo de inserção laboral, a idade em que ela ocorre e os anos de estudo acumulados pelos sujeitos que vivem no campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper compares the different forms of labor market entry for young people aged 15 to 29 living in the countryside and their educational characteristics. The database for the research was the National Household Sample Survey (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad) carried by The Brazilian Institute of Geography and Statistics (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE) for the years ranging from 2004 to 2014. The analysis drew on descriptive statistics, from which it seeks to explore connections between the different types and stages of labor integration and the educational conditions of the subjects. The analysis suggests linkages between the forms of labor integration, the age in which it occurs and the years of studies gathered by people living in the countryside.
  • A análise do trabalho em didática profissional Estudos

    Pastré, Pierre

    Resumo em Português:

    Resumo: A didática profissional tem como objetivo analisar o trabalho com vistas à formação de competências. Na origem dessa abordagem, encontram-se duas correntes: a psicologia do trabalho (Faverge, Leplat), que evidenciou a dimensão cognitiva existente em qualquer trabalho; e a psicologia do desenvolvimento (Piaget, Vygotski, Vergnaud), que enfatizou o papel da conceituação na ação. Apresentam-se alguns exemplos de análise do trabalho em didática profissional, mapeando os conceitos pragmáticos que são verdadeiros organizadores da ação, no sentido em que permitem aos atores diagnosticar a situação na qual se encontram. Essa análise só pode ser feita em relação à atividade dos atores; assim, é possível visualizar a estrutura conceitual da situação, mais exatamente a representação que fazem dela.

    Resumo em Francês:

    Résumé: La didactique professionnelle a pour but d’analyser le travail en vue de la formation des compétences. À l’origine de cette démarche, on trouve la rencontre de deux courants : la psychologie du travail (Faverge, Leplat) a mis en évidence la dimension cognitive existant dans tout travail. La psychologie du développement (Piaget, Vygotski, Vergnaud) insiste sur le rôle de la conceptualisation dans l’action. On présente dans cet article quelques exemples d’analyse du travail en didactique professionnelle, en insistant sur deux points. Il s’agit de repérer des concepts pragmatiques qui sont de véritables organisateurs de l’action, en ce sens qu’ils permettent aux acteurs de faire un diagnostic de la situation dans laquelle ils se trouvent. Or cette analyse ne peut se faire qu’en allant au-delà du travail prescrit: c’est en analysant l’activité des acteurs qu’on peut repérer la structure conceptuelle de la situation, plus exactement la représentation qu’ils s’en font.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Professional didactics aims at analyzing work duties for the purpose of gaining competences. In the origins of this approach, there are two trends: work psychology (Faverge, Leplat), which underlines the cognitive dimension existing in every work; developmental psychology (Piaget, Vygotski, Vergnaud), which emphasizes the role of conceptualization in action. This paper offers a few examples of work analysis on professional didactics, tracing the pragmatic concepts that are the real action organizers, in the sense that they enable actors to identify the situation in which they find themselves. This analysis can only be carried from the perspective of the actors' activity; thus, it is possible to reflect on the situation's conceptual structure, or more precisely their representation of it.
  • Investigación narrativa con docentes sobre mundos posibles para la educación: la recreación de otros sentidos Estudos

    Gutiérrez Serrano, Norma Georgina

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo é parte de um trabalho mais amplo de investigação narrativa com professores em uma escola rural de educação básica no México que tem por objetivo coproduzir, entre docentes e pesquisadores, um livro sobre a história de formação dessa escola rural. É evocada a memória coletiva mediante os relatos sobre o fazer educativo cotidiano, no tocante à construção de um espaço escolar, no cenário rural e em um contexto histórico particular. Como parte dos resultados dessa investigação está a identificação de mundos possíveis que, como núcleos temáticos de sentido dentro dos relatos, permitem inspirar e orientar a prática docente da escola. Com entrevistas abertas e geração de diálogos com os membros da comunidade escolar, recuperam-se as narrativas de trabalho profissional de sete docentes, que expressam sonhos, aspirações e ações realizadas por eles para a construção do espaço escolar ao qual pertencem - por exemplo, o estabelecimento de um refeitório, a construção de espaços físicos necessários para o trabalho educativo (quantidade de salas de aula para cada ano de ensino, quadra de esportes, praça cívica, sala de informática) e as condições de segurança (cerca, organização de vigilância e comissão de segurança). Os mundos possíveis dos docentes se recriam nas formas autogestivas e comunitárias escolares, com forte vínculo com a história e os modos de existência da população local.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo se desprende de un trabajo más amplio de investigación narrativa con docentes de una escuela rural de educación básica, en México, que tiene por objetivo coproducir, entre docentes e investigadores, un libro sobre la historia de conformación de dicha escuela. Evoca la memoria colectiva por medio de relatos docentes del hacer educativo cotidiano, sobre la construcción del espacio escolar, en escenario rural y en un contexto histórico particular. Como parte de los resultados de esta investigación está la identificación de mundos posibles, que como núcleos temáticos de sentido dentro de los relatos, permiten inspirar y orientar la práctica docente dentro de la escuela. Con entrevistas abiertas a los miembros de la comunidad escolar y la generación de diálogos, se recuperaron los relatos de la labor profesional de siete docentes, quienes expresaron sus sueños, aspiraciones y acciones educativas con sus estudiantes y la comunidad de padres en relación con las acciones desplegadas por ellos para la construcción del espacio escolar al que pertenecen - por ejemplo, el establecimiento de un comedor escolar, la construcción de los espacios físicos necesarios para la labor educativa (aulas suficientes para cada grado, canchas de juegos, plaza cívica, salones de cómputo) y logro de condiciones de seguridad (barda perimetral, organización de vigilancia y comisiones de seguridad). Los mundos posibles de los docentes se recrean en las formas autogestivas y comunitarias escolares, en fuerte vínculo con la historia y los modos de existencia de su pueblo originario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper stems from a larger body of narrative inquiries with teachers from a basic education rural school in Mexico, that aims at a co-producing, with teachers and researchers, a book about the formation history of that school. The collective memory is evoked through stories of everyday educational practices regarding the development of the school environment in a particular historical context of a rural setting. Among other things, the inquiry unveiled new possible worlds that, as thematic nuclei of meaning within the stories, inspire and guide teaching practices. Thus, through open interviews and dialogues with members of the school community, it is registered the professional report of seven teachers. In it, they express dreams, aspirations and educational activities carried in the development of their school environment - such as, the construction of a school cafeteria, the provision of an adequate physical infrastructure for educational activities (enough classrooms for each grade, sports courts, a schoolyard, computer rooms), as well as the establishment of security conditions (fences, security crews, security commissions). The educator’s new possible worlds are recreated in the self-organizational and communal processes of the school, strongly connected with the history and the way of life of the local population.
  • Edward P. Thompson e a pesquisa em educação: a formação de professores em questão Estudos

    Mira, Marilia Marques; Aksenen, Elisângela Zarpelon; Castex, Lilian Costa; Michalovicz, Cátia Corrêa

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo objetiva sistematizar contribuições de Edward Thompson às pesquisas educacionais, especialmente as relacionadas à formação de professores. Baseia-se nas proposições da lógica histórica e nas categorias experiência, cultura e classe social, buscando inferir relações e contribuições para o tema em questão. A análise teórica baseou-se em algumas obras de Thompson, em diálogo com outros autores que o tomam como referência. Os resultados apontam a relevância do referencial thompsoniano, sobretudo por salientar que a construção do conhecimento ocorre no diálogo entre teoria e empiria, conduzido pela lógica histórica. Considerando as três categorias analisadas, pode-se conceber a docência como uma construção dialética fundamentada nas experiências vividas na trajetória escolar e profissional docente, em confronto com as contradições presentes na realidade escolar. Nesse contexto, destaca-se a importância de avaliar de que forma as políticas educacionais se materializam no chão da escola, com base em valores, cultura e ideologia vigentes. A pesquisa sobre formação de professores, ao se utilizar desse referencial, pode trazer novas contribuições a esse campo, seja pela valorização do professor como sujeito produtor de saberes e conhecimentos, seja pela compreensão da escola como espaço de formação docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aims to systematize Edward Thompson's inputs to educational research, particularly those related to teacher training. It is based on the propositions of historical logic and the categories of experience, culture and social class, seeking to infer relations and contributions to the theme. The theoretical analysis is grounded on some of Thompson’s works, in dialogue with other authors who reference him. The results indicate the relevance of Thompson’s referential, especially for emphasizing that the construction of knowledge takes place in the dialogue between theory and empirical evidence, led by historical logic. Considering the three analyzed categories, teaching is observed as a dialectical construction grounded on school experiences and on the teacher’s professional trajectory, while conflicting with the contradictions of the reality in school. In this respect, it stands out the importance of evaluating the way in which educational policies are implemented in school, considering current values, culture and ideology. Research on teacher training, using this referential, may bring new contributions to this field, either through the appreciation of the teacher as a knowledge producer, or through the understanding of the school as a space for teacher training.
  • Didática e docência no ensino superior Estudos

    Cruz, Giseli Barreto da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo objetiva discutir a relação entre didática e docência no ensino superior, considerando três frentes analíticas: conceitual, contextual e investigativa. Na perspectiva conceitual, procura esboçar ângulos epistemológicos que estruturam a didática e o lugar que ocupa na base de conhecimento profissional docente; na contextual, delineia o cenário de produção sobre a docência do ensino superior no Brasil; e, na investigativa, apresenta resultados de duas pesquisas sobre a formação em didática de futuros professores, sendo uma na visão de professores do ensino superior e outra na visão de estudantes de cursos de licenciatura. A análise é realizada em interlocução com autores de referência da base de conhecimento profissional docente a fim de sustentar a ideia-chave de que o domínio da didática é potente para constituir expressão-síntese do conhecimento especializado do professor para ensinar em qualquer nível, inclusive na educação superior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper discusses the relation between didactics and teaching in higher education, considering three analytical approaches: conceptual, contextual and investigative. On the conceptual perspective, it drafts epistemological angles that structure didactics and its place in the professional knowledge base for teaching; on the contextual perspective, it outlines the production scenario on higher education teaching in Brazil; and on the investigative perspective, it presents results of two researches on the training in didatics for future teachers, one from the higher education professors' point of view and the other from the point of view of students in the university teacher-training courses. The analysis promotes a dialogue among reference authors in the professional knowledge base for teaching, aiming to sustain the key idea that the mastery of didactics is potent to constitute a synthesis expression of the educator’s specialized knowledge, in order to teach at any level, including higher education.
  • Por uma didática mediada pela sensibilidade: no caminho de um ser professor Estudos

    Capecchi, Maria Candida Varone de Morais; Gomes, Vivilí Maria Silva; Marques, Marissel

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa aulas da componente curricular didática, comum a cursos de licenciatura de uma universidade federal, como forma de investigar ações formativas que vêm sendo realizadas pelas autoras em aulas de graduação. A componente curricular aqui analisada visa problematizar as concepções dos estudantes acerca do ser professor por meio de discussões em sala de aula fundamentadas em teóricos da área, de modo a despertar nos discentes uma postura professoral que, além do saber e do fazer docentes, intelectualmente apreendidos, seja impregnada por elementos sensíveis, ampliando seus repertórios de representações para atuação profissional. Busca-se, assim, promover uma discussão sobre caminhos possíveis na formação inicial de professores que ultrapassem a ideia de profissional técnico-reflexivo-crítico e contemplem a sensibilidade como parte do processo. Os dados analisados mostraram que as interações ocorridas em aula, pautadas por elementos artísticos, levaram ao desenvolvimento de um respeito mútuo entre os participantes e promoveram uma educação para a autonomia. Foi notoriamente evidenciado um rompimento com alguns dispositivos de controle dos corpos, que vinham imbuídos em uma atitude inicialmente passiva dos estudantes diante da relação pedagógica. Dessa forma, foi possível identificar meios para fomentar nos futuros professores o vislumbrar de novas possibilidades de interpretação e intervenção nos processos educativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper analyzes didactics lessons, standard for teacher-training courses in a federal university, as a tool to investigate training activities performed by the authors in higher education classes. The curricular component here analyzed aims to problematize student’s conceptions on teaching via in-class discussions based on theorists in the field. Therefore, it seeks to stimulate in students a teacher behavior that, beyond the knowledges related to teaching, intellectually taught, is steeped in sensitivity, broadening their repertoire of concepts to be employed in their professional performance. Thus, it intends to initiate a debate on possible paths to follow in the initial education of teachers surpassing the idea of a technical-reflective-critical professional and contemplating sensitivity as part of the process. Analyzed data shows that in-class interactions, supported by artistic elements, led to mutual respect among participants and promoted an education for autonomy. Notably, there was a departure from some systems of control over bodies that permeated the initially passive demeanor of the students in face of pedagogical interactions. Ergo, it was possible to identify means to instigate in future teachers an urge for new possibilities to interpret and intervene in the educational procedures.
  • A antessala do paraíso: o lugar da observação nos estágios curriculares supervisionados das licenciaturas Estudos

    Brito, Eliana Povoas Pereira Estrela

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo aprofunda a discussão sobre as práticas de estágios curriculares obrigatórios nos cursos de licenciaturas por meio de uma perspectiva conceitual que considera a cultura como instituinte de sentidos que interferem nos modos pelos quais desenvolvemos a docência e exercemos nossas funções sociais no mundo escolar. Focaliza as práticas de observação na escola - fase inicial do estágio curricular obrigatório dos cursos de licenciaturas interdisciplinares da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - para analisar os relatórios finais, resultantes dos Estágios I e II, produzidos por um grupo de sete estudantes cujas práticas de estágio foram orientadas pela autora deste artigo. De acordo com a análise, as práticas de observação consistem em processo significativo de preparação/qualificação de futuros professores para o exercício da docência, na medida em que, enquanto experiência a que se atribuem sentidos, abrem espaços de enunciação entre os saberes escolares e as práticas pedagógicas. É nesses espaços de enunciação que a singularidade emerge e marca a diferença.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper adds to the debate on the practices of compulsory internships in teacher-training programs through a conceptual perspective that understands culture as a sense-giver. Such senses are capable to intervene with the way in which teaching occurs and social duties are done in school. Therefore, it is focused on observation practices in school - first stage of the compulsory internship in teacher-training programs of the Federal University of Southern Bahia (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB) - aiming to examine the final reports of a group of 7 students, enrolled in the subjects Internship I and II, supervised by the author of this article. In accordance with the analysis, observation practices are a meaningful process of preparation and qualification for future educators, considering that, as an experience to which senses are correlated, they open enunciation loci between school knowledge and pedagogical practices. It is within these enunciation loci that uniqueness arises punctuating differences.
  • A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática Estudos

    Voigt, Jane Mery Richter; Aguiar, Wanda Maria Junqueira de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os sentidos e significados conferidos pelos egressos da Licenciatura em Matemática à sua formação inicial, além de descrever o método de análise utilizado na interpretação das informações. Participaram da pesquisa egressos do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Os instrumentos para a coleta de dados foram: questionário, cuja análise permitiu a seleção dos sujeitos para entrevista e os temas a serem aprofundados; e entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006). A análise permitiu destacar três núcleos: a) preparação para a sala de aula: atividade constituída por meio de múltiplas experiências; b) conhecimento sobre a profissão: caminhos e desafios para a sua construção; c) aula de matemática e a relação professor-aluno. Ouvir os egressos foi importante para pensar e teorizar não somente sobre esse curso como também sobre os demais cursos de formação de professores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents the findings of an investigation on the senses and meanings attributed by the alumni of an undergraduate mathematics course to their initial education, as well as describes the methodological approach used to interpret information. Research participants were alumni of an undergraduate mathematics course in a higher education institution of Santa Catarina. To collect data, the instruments used were: a survey, which enabled the selection of interviewees and topics to be further developed; and a semi-structured interview, whose results were analyzed in accordance with the cores of meaning as proposed by Aguiar and Ozella (2006). The analysis highlighted three cores: a) the classroom preparation: activity developed through multiple experiences; b) professional knowledge: challenges and paths for its construction; c) math class and the teacher-student relationship. Listening to alumni was important to reflect and theorize about not only this course but the remaining undergraduate teacher-training courses.
  • Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área Estudos

    Felden, Eliane de Lourdes

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo focaliza o desenvolvimento profissional docente mediante inquirição no campo da pedagogia universitária. Resulta de pesquisa que envolveu a docência na educação superior, examinada com apoio em autores contemporâneos, que tradicionalmente investigam esse nível de ensino. Constitui estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de área que também assumem a função de professores universitários, com o objetivo de conhecer os desafios e tensionamentos para qualificar a ação docente no ensino superior. Infere que essa qualificação pressupõe investir na formação continuada dos profissionais, na tentativa de superar desafios e tensionamentos vividos. Compreende que o trabalho articulado da universidade e dos professores pode provocar rupturas necessárias no processo de ensinar e aprender, na perspectiva de qualificar a ação docente na universidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research focuses on teacher professional development through an inquiry in the field of university pedagogy. It stems from a research on higher education teaching, substantiated by contemporary authors that traditionally investigate this level of education. This paper constitutes a qualitative study, using semi-structured interviews with heads of department who double as university professors, aiming to learn the challenges and tensions faced in the betterment of higher education teaching. It is inferable that this improvement entails continuing professional-training investment in an effort to overcome experienced challenges and tensions. There is an understanding that the articulated work of the university and its professors can spark needed ruptures in the teaching/learning process, in the perspective of improving teaching in the university.
  • A implantação de sistema apostilado de ensino e o trabalho docente: os problemas e as decisões de uma rede escolar pública municipal Estudos

    Bego, Amadeu Moura

    Resumo em Português:

    Resumo: Como decorrência da Reforma Gerencial do Estado brasileiro e do vertiginoso processo de municipalização do ensino fundamental, muitos municípios passaram a estabelecer parcerias com o setor privado. Objetiva-se abordar as motivações para a implantação de um sistema apostilado de ensino (SAE) por uma rede escolar pública municipal (REPM) e suas implicações no trabalho docente. Realizou-se pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso em uma REPM do interior do estado de São Paulo. Identificou-se que as motivações dos gestores giravam em torno da possibilidade de melhoria de aspectos estrutural-organizacionais que possibilitariam a superação de problemas de recursos humanos e que contribuiriam para a padronização do trabalho escolar da rede e para a melhoria dos índices em avaliações externas. A implantação se caracterizou como processo verticalizado, ferindo o princípio legal da gestão democrática nas escolas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: As a result of the Managerial Reform of the Brazilian State and the staggering process of elementary school municipalization, several towns established partnerships with the private sector. This paper addresses the motivations behind the implementation of a handout teaching system (sistema apostilado de ensino - SAE) in the municipal public school network (rede escolar pública municipal - REPM) and its implications for the teachers’ work. The research was a qualitative case study carried in a REPM in São Paulo’s countryside. It was verified that managers were motivated by the possibility of improving structural-organizational aspects that could provide a solution to human resource problems as well as contribute to the standardization of the municipal public school system and to the improvement of external evaluation scores. The implementation has been seen as an autocratic process, violating the legal principle of democratic management in schools.
  • Design educacional e material didático impresso para educação a distância: um breve panorama Estudos

    Heinsfeld, Bruna Damiana de Sá Sólon; Pena, Ana Lucia

    Resumo em Português:

    Resumo: No contexto da educação a distância, o material didático impresso (MDI) constitui uma das principais mídias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem no Brasil. Contudo, também figura como um dos mecanismos didáticos com piores índices nas avaliações discentes. A partir dessas questões, analisa-se o desenvolvimento do MDI, com base no estudo do corpus, investigando as nuances do design educacional e seus componentes: objetivos de aprendizagem, seções temáticas, atividades, linguagem e imagens. Ratificando a análise, obtêm-se as impressões dos alunos usuários do material acerca desses elementos, a partir de questionário estruturado. Os trabalhos de Barreto et al. (2007), Barreto (2012), Filatro (2009), Filatro e Cairo (2015) e Preti (2010) são utilizados como subsídios teóricos relacionados ao design educacional. Embora demande adequações aos estudos recentes, o corpus selecionado se mostrou satisfatório quanto à experiência de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In Brazilian distance education, printed teaching materials are one of the primary media used in the teaching-learning process. However, they are also one of the worst-rated pedagogical mechanisms in students’ evaluations. Hence, the development of these materials is analyzed, based in the study of a corpus, through the nuances of the instructional design and its components: learning objectives, thematic sections, activities, language and images. To confirm the analysis, a structured questionnaire was used to gather students’ impressions on the material, in view of the aforementioned components. As theoretical basis on instructional design, it was employed the views of Barreto et al. (2007), Barreto (2012), Filatro (2009), Filatro and Cairo (2015) and Preti (2010). In conclusion, although the analyzed material requires adjustments to match the most recent studies, the selected corpus proved satisfactory with respect to the learning experience.
  • Avaliação do letramento digital de alunos ingressantes do ensino superior: uma abordagem exploratória do conhecimento computacional, comunicacional e informacional Estudos

    Suguimoto, Hélio Hiroshi; Rolim, Anderson Teixeira; Mazzafera, Bernadete Lema; Moura, Flavio Aparecido Antonio Franco de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa o letramento digital de alunos ingressantes no ensino superior, destacando os aspectos do conhecimento computacional, comunicacional e informacional. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória quantitativa analítica e, como técnica específica para obter as informações requeridas, utilizou-se um questionário composto por 12 questões sobre aspectos relacionados à competência computacional, comunicacional e informacional, adaptadas dos estudos de Ribeiro e Behar (2013), além de campos referentes ao perfil dos respondentes. Nesta pesquisa, que obteve 410 respostas, foi possível verificar a associação entre idade e conhecimento computacional, conhecimento comunicacional e conhecimento informacional. Os discentes mais jovens possuíam maior conhecimento nas dimensões pesquisadas, segundo o Teste de Mann-Whitney (p<0,05). Não houve diferenças entre as Regiões Centro-Oeste e Nordeste, locais das pesquisas. Evidenciou-se que o conhecimento de programas de computador não implicava domínio das ferramentas computacionais inerentes a eles. Não houve correlação entre conhecer programas computacionais e possuir habilidades computacionais. Ademais, 8% de ingressantes do ensino superior não possuíam conhecimento acerca de qualquer programa computacional, e 18% dos respondentes declararam ter dificuldades para localizar informações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper analyzes digital literacy in students entering higher education, highlighting aspects of the computational, communicative and informational knowledge. It was conducted an analytical quantitative descriptive exploratory research and, as a specific technique to collect data, a questionnaire with 12 questions was designed about aspects related to the computational, communicative and informational skill, adapted from studies by Ribeiro and Behar (2013), with fields about the profile of the participants. This study, in which 410 answers were gathered, found that there is a relation between age and the computational, communicative and informational knowledge. Younger students were more knowledgeable in the surveyed areas, according to Mann-Whitney test (p <0.05). When it comes to the places in which the research took place, was found no difference between the midwest and the northeast regions. Moreover, a knowledge of computer programs does not imply mastery of their computational tools. No correlation was found between knowing computer programs and having computational skills. Thus, eight percent of freshmen in higher education had no knowledge of computer programs and eighteen percent of the participants reported difficulties to find digital information.
  • Pesquisa-ação: as experiências de João Bosco Guedes Pinto Resenhas

    Gasparoni, Caroline Lisian; Pielke, Luciane Rocha Ferreira
  • Capitalismo: e depois? Resenhas

    Gomes, Candido Alberto
  • AGRADECIMENTOS Articles

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br