Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 99, Número: 252, Publicado: 2018
  • As contribuições da pesquisa-ação para a elaboração de políticas de formação continuada na perspectiva da inclusão escolar Estudos

    Almeida, Mariangela Lima de; Bento, Maria José Carvalho; Silva, Nazareth Vidal da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo objetiva analisar o movimento do grupo de gestores de educação especial da Região Serrana/ES, tanto no que se refere à perspectiva do diálogo coletivo, das indagações reflexivas e da corresponsabilização de todos os envolvidos como na proposta e na elaboração de um projeto comum à superintendência regional e aos municípios. Utiliza, como referencial teórico-metodológico, a pesquisa-ação colaborativo-crítica, sustentada pelos pressupostos da teoria do agir comunicativo. O estudo desdobrou-se em três momentos: no primeiro, empregou-se a estratégia dos grupos focais; no segundo, foi criado o grupo de estudo-reflexão; e, no terceiro, acompanhou-se a materialização da construção da proposta de uma política pública de formação continuada. A análise dos dados evidencia que os gestores públicos de educação especial atuam diretamente nos contextos da produção do texto e da colocação em prática das políticas públicas de formação continuada, bem como procuram construir, pela via da pesquisa-ação, outros modos de conceber políticas públicas educacionais, por meio da racionalidade comunicativa. No movimento do grupo, estão presentes sua intencionalidade e sua vontade de construção de uma política pública de formação continuada. A intenção, pressuposto fundante da teoria do agir comunicativo, constitui-se na identidade desse grupo de gestores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper analyzes the movement of a group of special-education managers from the Espírito Santo’s mountain region, either as regards the perspective of the collective dialogue, the reflections and the accountability of those involved in the process, or as regards the proposal and development of a project pertaining both to the Regional Superintendency and the municipalities. It takes the critical and collaborative action- research as a theoretical and methodological benchmark, supported by postulates of the theory of communicative action. The study unfolded in three parts: in the first, it was employed a focus-group strategy; in the second, a study-reflection group was created; and, in the third, the conception of a proposal for a continuing-education public policy was monitored. Data analysis shows that special-education managers act directly on the context of the writing and employment of continuing-education public policies, as they aim to develop, via action-research, other policy-making processes for education, through communicative rationality. Within the group’s movement, their intention and willingness to develop a continuing-education public policy is clear. Such intention, that is a key element of the theory of communicative action, presents itself as the identity of this group of managers.
  • As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações Estudos

    Thesing, Mariana Luzia Corrêa; Costas, Fabiane Adela Tonetto

    Resumo em Português:

    Resumo: Que ações são necessárias para a efetivação de uma escola, de fato, inclusiva, nos moldes propostos pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil. MEC 2008)? Com base nesse questionamento, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com professores de educação especial atuantes em quatro municípios do Rio Grande do Sul que indicam ações necessárias para a criação de uma nova escola: uma escola inclusiva. A pesquisa, baseada em uma abordagem qualiquantitativa (Marconi; Lakatos, 2009), com a utilização de um questionário disponível no Formulários Google, teve como objetivo conhecer as trajetórias formativas e as características dos contextos de atuação docente desses professores. Com base em referências como Garcia (2013, 2014), Kassar (2014), Michels (2011) e Correia (2010), este texto apresenta parte dos dados coletados na pesquisa e problematiza as proposições dos professores deeducação especial para a possibilidade de transformar as escolas em espaços efetivamente inclusivos. Como resultado deste estudo, percebe-se que a maioria dos professores participantes acreditam nos processos de inclusão nas escolas em que estão inseridos; contudo, sinalizam a importância de ações, de diferentes sujeitos envolvidos na educação escolar, para que a proposição de uma escola inclusiva se torne uma realidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: What are the necessary actions to implement a truly inclusive school, as proposed in the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - Brasil. MEC 2008)? Through this inquiry, this article presents the findings of a research involving special education teachers of four municipalities of Rio Grande do Sul who point out actions needed to create a new school: an inclusive school. This research, that follows a quanti-qualitative approach (Marconi; Lakatos, 2009), through the use of a Google Forms questionnaire, aims to uncover the formative paths and characteristics of these teachers’ instructing environments. Based on the likes of Garcia (2013, 2014), Kassar (2014), Michels (2011), and Correia (2010), this paper presents some of the data collected in the research and problematizes the proposals of special education teachers to turn schools into effectively inclusive spaces. As a result of this study, it was observed that most of the participants believe in the processes of inclusion implemented by the schools in which they are placed; however, they flag the importance of implementing initiatives, from different actors in the school education, so that an inclusive school proposal can be effectively realized.
  • A multiplicidade de sentidos e o condicionamento político da noção de qualidade em educação básica Estudos

    Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira; Dametto, Jarbas

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo problematiza a noção de “qualidade educacional” aplicada à educação básica mediante revisão bibliográfica temática. Para tal, são retomados alguns sentidos mais evidentes do significante qualidade, vinculando-os a seu contexto histórico de emergência e à pertinência política que possuíam. Essa leitura destaca a natureza discursiva da qualidade educacional, noção perpassada por diversas rupturas, pluralidades e coabitações de sentidos, e demonstra sua existência como objeto político capaz de equalizar demandas discrepantes existentes no campo educacional devido a sua aparente neutralidade e a seu potencial de gerar consensos. No momento atual, há uma aparente despolitização do debate acerca dos rumos da educação, emergindo critérios supostamente técnicos de qualidade, mas que elegem caminhos politicamente enviesados para a educação básica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper problematizes the notion of “educational quality” applied to basic education through a thematic bibliographic review. Thus, some of the most evident meanings of the signifier of quality are resumed, linking them to their historical context of origin and to their prior political relevance. This reading highlights the discursive nature of educational quality, a notion permeated by several ruptures, pluralities and coexistence of senses, demonstrating also its occurrence as a political object capable of equalizing disparate demands in the educational field due to its seeming neutrality and its potential to achieve consensus. At the moment, there is an apparent depoliticization of the debate on the paths of education, with the emergence of seemingly technical quality criteria that actually point towards politically skewed directions for basic education.
  • Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais Estudos

    Carmo, Tânia do; Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira; Kiouranis, Neide Maria Michellan; Triani, Felipe da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: A investigação refere-se às representações sociais de alunos do ensino médio sobre problemas ambientais de uma cidade do noroeste do Paraná e foi motivada pela importância da inserção, no ensino de ciências, das questões ambientais, bem como do seu reconhecimento para a tomada de atitudes. Os dados foram recolhidos por meio da técnica de evocação livre de palavras e analisados segundo a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, em uma turma de primeiro e outra de terceiro ano do ensino médio. Conclui que, nas duas turmas investigadas, há indícios de representações sociais naturalistas dos problemas ambientais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents research findings on possible social representations developed by high-school students about the environmental problems of a city in the northwestern Paraná. Reflections on the importance of incorporating environment-related topics in science teaching has motived this work’s investigative efforts, as well as the importance of a social recognition of those topics in the action-taking processes. Data collection was undertaken through the word free evocation technique and analyzed in accordance to the structuralist approach of the Theory of Social Representations, in first and second year high-school classes. Results reveal an ongoing necessity of striving for a teaching style that stirs new environment notions, in which social factors are acknowledged as existent; since, through the considerations in the study, it was indicated that two of the classes investigated harbor naturalistic social representations of environmental issues. Thus, this study aims to contribute to the search for reflections and actions that permeate socioenvironmental issues.
  • A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica Estudos

    Santos, Verônica Gomes dos; Almeida, Sandra Estefânia de; Zanotello, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo: Resultados positivos reportados na literatura (Zandvliet, 2012) sobre o uso da tecnologia de forma permanente e imersiva em sala de aula, ao livre dispor de professores e alunos, motivam a realização deste estudo qualitativo. Com o objetivo de identificar as contribuições de um ambiente tecnologicamente estruturado no processo de alfabetização de uma turma do 1º ano do ensino fundamental I de uma escola municipal da rede pública paulista, analisam-se as produções decorrentes de uma atividade relacionada à fabricação de massinha caseira pelas crianças. O envolvimento dos alunos na elaboração de textos, a utilização dos recursos tecnológicos, a motivação, a autonomia e a colaboração são evidências que mostram que tal estrutura pode ser um diferencial no cotidiano da sala de aula. São analisados também aspectos da constituição de saberes docentes para o uso didático da tecnologia com base no modelo TPCK (Mishra; Koehler, 2006), mediante relatos de quatro professores da escola. Há indícios de mudanças significativas no processo formativo rumo ao desenvolvimento da autonomia docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The motivation behind this qualitative study comes from positive results reported in literature (Zandvliet, 2012) on the permanent and immersive use of technology in the classroom. Aiming to pinpoint the contributions of a technologically-equipped environment to the literacy process in a first-year basic education class from a municipal public elementary school, this study assesses the output of a homemade-clay manufacturing activity carried by the children. The motivation, autonomy and collaboration; the students’ involvement in the text production; and the technological resources usage are all proof that such structure may be a positive differentiator on the daily routine of the classroom. Furthermore, some aspects of the development of teaching knowledge for the didactic usage of technology with basis on the TPCK model (Mishra; Koehler, 2006) are analyzed through the narrative of four of the school’s teachers. It was found indications of significant changes in the formative process, which leads towards the development of the teachers’ autonomy.
  • A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática: reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola Estudos

    Pozebon, Simone; Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos acerca do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se a partir da proposta de seleção de episódios. Especificamente, a ênfase foi dada às ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents reflections derived from a research carried out the initial training of teachers in an extension about math. The aim of this work is to discuss elements of the teaching learning process of future teachers who are undergraduate students in Special Education, Mathematics and Pedagogy, from a Didactic Unit about dimensions and measures developed by the project. The empirical data that compose this article and the investigation that originated it were collected through 15 meetings held during the development of the Unit, and the analysis was based on the proposal of episode selection. Specifically, the emphasis will be given to the actions taken by the future teachers in the school, on how they develop teaching situations related to the concept of measuring. Based on assumptions of the Historical-Cultural Theory, the considerations cover three aspects: the sense future teachers attribute to their actions; The needs that led them to act; And the appropriation of mathematical knowledge during the development of the Didactic Unit.
  • Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica Estudos

    Vieira, Karina Augusta Limonta

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta e discute as bases teórica e epistemológica da atual Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã (AEHCA), tendo duas questões norteadoras: (1) qual é o seu campo de conhecimento e (2) quais são suas bases epistemológicas e teóricas? A AEHCA reconhece a educação como ciência e tem como ponto de partida o ser humano e suas dimensões educacionais, fazendo da educação um campo de conhecimento construtivo e reflexivo por meio de uma abordagem interdisciplinar, transdisciplinar, intercultural e transcultural, aberta a teorias e métodos, o que leva à reflexão sobre o ser humano em si e sua educação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents and debates the theoretical and epistemological benchmarks of the current German Historical-Cultural Anthropology of Education (or AEHCA - from the Portuguese Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã), guided by two leading questions, namely: (1) what is your field of knowledge and (2) what are your theoretical and epistemological benchmarks? The AEHCA regards education as science and takes the human being and their educational dimensions as a starting point, which turns the education into a constructive and reflexive field of knowledge through a transdisciplinary, interdisciplinary, transcultural and intercultural approach, open to theories and methods. Ultimately, this is what leads to a reflection on the human being in itself and their education.
  • Contribuições do perspectivismo ameríndio para as pesquisas em Filosofia da Educação Estudos

    Freitas, Alexandre Simão

    Resumo em Português:

    Resumo: Este ensaio especulativo analisa o papel que sistemas de pensamento não ocidentais podem ocupar nas pesquisas filosófico-educacionais. A intenção é interrogar a maneira como o campo da Filosofia da Educação, no Brasil, tem reconhecido a pluralidade dos modos de pensar. O argumento ancora-se em alguns aspectos da chamada filosofia ameríndia, tematizando uma possível e desejável interlocução com outras vozes e sistemas de pensamento. Nesse percurso, aposta-se na possibilidade de pensar a formação humana sob os traços ainda tênues de uma abertura ao outro enquanto esforço sistemático para promover o diálogo efetivo com diferentes matrizes culturais e epistêmicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This speculative essay examines the role non-Western systems of thought can undertake in philosophical-educational research. It aims to query about the way in which the field of Philosophy of Education, in Brazil, has acknowledged plurality in the ways of thinking. The concept is underpinned in some aspects of the so-called Amerindian philosophy, thematizing a possible and desired interlocution with other voices and systems of thought. Following this path, there is an investment in the possibility of thinking human development through the still tenuous traces of openness to the other as a systematic effort to promote an effective dialogue with different cultural and epistemic matrices.
  • Abordagem das desigualdades de gênero e diversidade sexual em sindicatos de trabalhadoras/es em educação: o caso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Estudos

    Ferreira, Márcia Ondina Vieira; Orsato, Andréia; Santos, Luciano Pereira dos; Coronel, Márcia Cristiane Völz Klumb

    Resumo em Português:

    Resumo: Estudos sobre gênero e diversidade sexual em organizações sindicais do campo educacional ainda são incipientes, e os que existem se voltam especialmente à participação sindical das mulheres, sem discutir as concepções das organizações sindicais. Algumas análises atribuem motivos para tais lacunas: sendo os sindicatos instituições “públicas”, existem para a atuação masculina; ou estão centrados em lutas consideradas de caráter universal, portanto, as ações ligadas a políticas de gênero seriam secundárias e até mesmo prejudiciais. Contudo, nas últimas duas décadas, as discussões têm avançado, sendo possível encontrar políticas sindicais mais atentas às questões de gênero e sexualidade, paulatinamente incorporando que diferenças em relação a gênero e orientação sexual são componentes de processos de distribuição de poder e desigualdade social. Buscando colaborar com a compreensão desse tema, o artigo tem por objetivo examinar atribuições e competências das secretarias voltadas a gênero e diversidade sexual em 25 sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE/Brasil), identificando se suas/seus dirigentes são do sexo feminino ou do sexo masculino. Os dados foram coletados por consulta aos estatutos das organizações e nominatas de suas diretorias, obtidos nas páginas web, por e-mail ou contato telefônico. Em suma, foi verificada a presença absolutamente majoritária de mulheres nas coordenações das secretarias, que têm atribuições, competências e nomenclaturas muito variadas, bem como um número muito pequeno de menções a questões relativas à diversidade sexual. Isso parece indicar, por um lado, uma representação ainda existente sobre supostas competências de homens e de mulheres, delegando a essas últimas cargos considerados de menor prestígio político. Por outro lado, denota um estágio ainda inicial dos debates a respeito, pois parece haver uma aceitação maior da institucionalização das questões relativas a gênero/mulher quando comparada com o debate sobre diversidade sexual, indicando nova clivagem e invisibilidade e/ou desconsideração das diferenças em termos de orientação sexual e identidade de gênero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Studies on sexual diversity and gender in teacher´s labor unions are still incipient, and the existing ones focus mainly on the women’s involvement in labor unions, without discussing the institutions’ views on the issue. Some examinations assign reasons for such gaps: since unions are “public” institutions, they are there for male participation, or they revolve around the so-called common fights; thus, making the initiatives related to gender policies incidental and even hazardous. However, in the last two decades, the conversation has advanced, enabling the emergence of union policies more aware of issues concerning gender and sexuality, which gradually incorporates the fact that gender and sexual orientation distinctions are components in the processes of distribution of power and social inequality. Aiming to clarify the subject, this paper examines the attributions and responsibilities of the departments devoted to gender and sexual diversity issues in 25 unions affiliated to the Brazilian National Confederation of Teachers (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE), identifying whether they are headed by men or women. Data were collected through a query on the statutes of the organizations and the list of their board of directors, obtained from their webpages, or requested via telephone or e-mail. In short, it was observed an overwhelmingly larger presence of women in the coordination of these departments, which have assorted attributions, competencies and classifications; it was also verified a very small number of references to sexual diversity issues. This could indicate, on the one hand, a still existing representation of the supposed competencies of men and women, with the assignment of positions understood as politically understated to the last ones. On the other hand, it denotes still early-staged debates on the issue, since there seems to be a better acceptance of the institutionalization of matters related to gender and women, when compared to the debates on sexual diversity; which indicates a new cleavage and invisibility and/or disregard for the distinctions related to sexual orientation and gender identity.
  • Em busca de uma iniciativa histórica africana: possibilidades e limites das práticas pedagógicas na educação básica Relatos De Experiência

    Araujo, Débora Cristina de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta um conjunto de atividades desenvolvidas em turmas de 6º ano do ensino fundamental durante as aulas de língua portuguesa, com a proposta de promover rupturas epistemológicas na compreensão das crianças sobre cultura, estética e história africanas. Para tanto, utiliza como referenciais analíticos as produções das crianças, além de uma revisão teórica do campo das práticas pedagógicas e dos marcos legais que fundamentam a educação das relações étnico-raciais no Brasil. As modificações curriculares (ainda em curso) demandadas pela aprovação de um conjunto de leis, resoluções e diretrizes que fomentam o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação brasileira têm sido produzidas em campos de tensões, negociações e muitas vezes rupturas epistêmicas. Soma-se a forte tendência de conteúdos e práticas pedagógicas eurocêntricos, influenciados por um padrão de poder que emergiu como resultado do colonialismo moderno, a colonialidade. O que as práticas aqui descritas revelaram é que os limites ainda são muitos diante da força da colonialidade. O desafio que se apresenta à escola é, portanto, pensar outras possibilidades pedagógicas para subverter tal colonialidade e avançar na construção de um ensino fundamentado no reconhecimento de que a produção intelectual, política, cultural e social africana e afro-brasileira é necessária à formação escolar da população brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents a series of activities carried in sixth-grade Portuguese classes, aimed to facilitate epistemological ruptures in the children’s understanding of the African culture, aesthetics, and history. To do so, the study uses as analytical references the children’s productions, a theoretical review in the field of teaching practices, and the legal milestones that underpin the ethnic-racial relations education in Brazil. The (still ongoing) curricular amendments, required through the passing of a set laws, resolutions, and guidelines that promote the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture in the Brazilian education system, have been brought up amidst tensions, negotiations and often epistemic ruptures. The strong trend towards Eurocentric pedagogical content and practices are gathered, influenced by a power pattern that emerged out of modern colonialism, the coloniality. Furthermore, the practices herein uncover the fact that there are still too many limitations when compared to the power of coloniality. Therefore, the school faces the challenge of imagining new pedagogical outcomes to subvert the aforementioned coloniality and push towards the development an education grounded on the acknowledgment that the African and Afro-Brazilian intellectual, political, cultural and social production is fundamental to the education of the Brazilian population.
  • Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano Relatos De Experiência

    Ibiapina, Wilter Freitas

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo descreve os resultados de um estudo cujo objetivo foi a aplicação de uma alternativa didática com base no uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação, desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto analisado se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a investigação pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação, diário de bordo, questionários, entrevista e análise documental. Assim, com base nos resultados, pode-se indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents the results of a study on the implementation of an alternative approach to teaching multiplication, based on the use the roman abacus, carried with 2nd-year-elementary school students. The chosen methodological approach is the qualitative research, justified by the suitability of the analyzed object to the goals of this research mode. Furthermore, regarding the procedures, the investigation can be understood as a research-action, which is developed within the school environment. The instruments used to collect data were: observation, logbook, questionnaires, interviews and document analysis. Thus, based on the results, the pedagogical use of the roman abacus can be proposed for the teaching of the multiplication algorithm.
  • A duas vozes, todas as vozes: encontros biográfico-narrativos em formação entre Brasil e Colômbia Relatos De Experiência

    Bragança, Inês Ferreira de Souza; Ossa, Diego Leandro Marin

    Resumo em Português:

    Resumo: Diálogo entre os autores sobre os modos como vivem-pesquisam-formam no contexto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj) e da Universidade Tecnológica de Pereira (UTP), Colômbia. Trata-se de um desdobramento de programa desenvolvido, em dezembro de 2016, sobre o tema “Diálogos biográfico-narrativos em processos de transformação social, política e cultural”, com o objetivo de partilhar concepções-ações que expressam a potência do encontro e da narrativa nos movimentos de formação humana e docente, especialmente por meio de narrativas orais, escritas e videográficas. Os referenciais teórico-metodológicos se fundamentam na pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica, e o diálogo entre Brasil e Colômbia partilha princípios teórico-epistemológicos e compromissos éticos, estéticos e políticos, reafirmando a força das vozes e histórias dos jovens estudantes em processos de formação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente texto es el resultado del diálogo entre los autores sobre modos como viven-investigan-forman, en el contexto de la Facultad de Formación de Profesores de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (FFP/UERJ) y de la Universidad Tecnológica de Pereira (UTP), Colombia, consistiendo en desdoblamiento del programa desarrollado, en diciembre de 2016, sobre el tema "Diálogos biográfico-narrativos en procesos de transformación social, política y cultural". El objetivo consiste en compartir concepciones-acciones que expresan la potencia del encuentro y de la narrativa en los movimientos de formación humana y docente, especialmente por medio de narrativas orales, escritas y videográficas. Los referenciales teórico-metodológicos toman como fundamentación el abordaje de investigación-formación narrativa (auto)biográfica. En ese sentido, la conversación entre Brasil y Colombia, que aquí socializamos y que continúa, comparte principios teórico-epistemológicos y también compromisos éticos, estéticos y políticos, implicando en reafirmar la potencia de voces e historias de los jóvenes estudiantes en procesos de formación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents the dialogue between its authors regarding the living, teaching and researching arrangements in the context of the Teacher Training Program of the Rio de Janeiro State University (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ) and the Technological University of Pereira (Universidad Tecnológica de Pereira - UTP), Colombia. It evaluates the unfoldments of a program developed, in December 2016, themed: “Biographical-narrative dialogues in social, political and cultural transformative processes”, which aims to share conceptions and actions that portray the power existent in the gathering and in the narrative of the movements of teacher and human formation, specially through oral, written and videographic narratives. The theoretical and methodological benchmarks are based in the self-biographical narrative research/formation, and the dialogue between Brazil and Colombia shares theoretical and methodological values and ethical, esthetical, and political commitments, reaffirming the strength in the voices and stories of youngsters still developing.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br