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Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Volume: 23, Número: 1, Publicado: 2011
  • Editorial

    Behlau, Mara
  • Editorial

    Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
  • Editorial

    Ostiz, Heliane Campanatti; Gomez, M. Valeria Schmidt Goffi
  • Orientação a mães de crianças do espectro autístico a respeito da comunicação e linguagem Artigos Originais

    Fernandes, Fernanda Dreux Miranda; Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera; Balestro, Juliana Izidro; Molini-Avejonas, Daniela Regina

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar os resultados obtidos após a realização de dez sessões de orientação específica para mães de crianças do espectro autístico a respeito de comunicação e linguagem. MÉTODOS: Participaram 26 díades mãe-criança. As crianças eram pacientes de um serviço de Fonoaudiologia especializado em Distúrbios do Espectro Autístico. Foram realizadas cinco sessões de orientação e cinco de acompanhamento para pequenos grupos de mães, paralelamente à manutenção do processo de terapia fonoaudiológica das crianças. RESULTADOS: O foco direcionado à comunicação, possibilitou a identificação de elementos como a obtenção da atenção da criança, a iniciativa de comunicação ou de alguma atividade conjunta, a latência para a resposta e o uso de materiais ou brinquedos de interesse da criança como essenciais para o estabelecimento de interações bem sucedidas. A análise individualizada mostra que todos os sujeitos apresentaram progresso em pelo menos uma das áreas investigadas. CONCLUSÃO: Houve um impacto positivo do procedimento de orientações sistematizadas voltadas às questões de comunicação e linguagem, realizadas juntamente com o processo de terapia de linguagem das crianças (e não em substituição a ela). Embora as sessões de orientações tivessem roteiros de funcionamento e registro, elas permitiam ajustes às necessidades e demandas de cada grupo

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the results obtained by ten sessions of specific instruction about language and communication to mothers of children of the autistic spectrum. METHODS: Subjects were 26 mother-child dyads. The children attended language therapy in a specialized service. Five pre-planned instruction sessions and five accompanying sessions to small groups of mothers parallel to the children's language therapy were conducted. RESULTS: The focus directed to the child's communication allowed the identification of essential elements to the determination of successful interactive situation as joint attention, latency to answers and child's individual interests. The individualized analysis has shown that all subjects presented progress at least in one of the assessed areas. CONCLUSION: There was a positive impact of the systematic orientations to mothers about language and communication, conducted at the same time as language therapy (and not alternatively). The formal planning and recording were flexible enough to allow adjustments to group specific needs and demands
  • Comparação do processo evolutivo de crianças do espectro autístico em diferentes intervenções terapêuticas fonoaudiológicas Artigos Originais

    Tamanaha, Ana Carina; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar e comparar a extensão e a velocidade do processo evolutivo de crianças com Distúrbios do Espectro Autístico assistidas em intervenção terapêutica fonoaudiológica direta e indireta em detrimento à indireta. MÉTODOS: Trata-se de ensaio clínico piloto. A amostra constituiu-se de 11 meninos de quatro a dez anos diagnosticados por equipe multidisciplinar com Autismo Infantil (n=6) e síndrome de Asperger (n=5), que frequentavam terapia fonoaudiólogica especializada na instituição onde o estudo foi realizado. As crianças foram divididas aleatoriamente em dois grupos: Grupo Terapia (GT) - constituído por seis crianças assistidas em intervenção terapêutica fonoaudiológica direta e indireta; Grupo Orientação (GO) - com cinco crianças acompanhadas apenas indiretamente. Utilizamos o Autism Behavior Checklist para entrevistar as mães e a Avaliação do Comportamento Vocal, em três momentos: tempo zero, após seis (tempo 1) e doze meses (tempo 2). RESULTADOS: Verificamos tendência à maior velocidade e extensão do processo evolutivo no Grupo GT, tanto na análise dos valores totais do Autism Behavior Checklist e nas áreas que o compõem, quanto na avaliação do Comportamento Vocal, especialmente no item Faixa da Linguagem. O desempenho das crianças com síndrome de Asperger foi considerado mais positivo quando comparado ao das crianças autistas. Houve padrão evolutivo mais acentuado em crianças de maior faixa etária e com quociente social normal, leve e moderado. CONCLUSÃO: A tendência de melhor desempenho das crianças assistidas em ambas as intervenções mostrou que a associação de ações diretas e indiretas é fundamental no processo terapêutico fonoaudiológico de crianças com Distúrbios do Espectro Autístico.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze and compare the extension and the speed of the evolutional process of children with Autism Spectrum Disorders in direct and indirect interventions as opposed to only indirect intervention. METHODS: The design of this study is a clinical trial. The sample was composed of 11 children diagnosed with Autism (n=6) and Asperger syndrome (n=5) by a multidisciplinary team, that attended specialized speech-language pathology therapy at the institution were the study was carried out. These children were randomly divided into two groups: Therapy Group (TG) - composed by six subjects receiving both direct and indirect intervention; and Orientation Group (OG) - constituted by five subjects receiving exclusively indirect intervention. It was used the Autism Behavior Checklist (ABC) to interview the mothers, and the Sample of Vocal Behavior (SVB), in three occasions: at the beginning of the intervention process (time 0), six months later (time 1) and 12 months later (time 2). RESULTS: It was observed greater speed and extension in the evolutional process of the TG Group, both in the analysis of the Autism Behavior Checklist (total and partial scores) and the Sample of Vocal Behavior, especially in the item Full Language. The performance of children with Asperger syndrome was considered more positive when compared to that of children with autism. There was greater evolution in younger children and with normal, mild, and moderate adaptive functioning. CONCLUSION: The tendency towards better performance of the children attending direct and indirect intervention showed that this association is fundamental in the therapeutic process of children with Autism Spectrum Disorders.
  • Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem Artigos Originais

    Silva, Ana Paula de Castro; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram 40 escolares, de 2ª a 4ª séries do município de Marília (SP), de ambos os gêneros, faixa etária de oito anos e um mês a 12 anos, que foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 (G1), composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; e Grupo 2 (G2), composto por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Foram aplicados o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico e a prova de leitura oral e compreensão de textos em todos os escolares, pré e pós testagem. Os participantes do Grupo 1 foram submetidos ao programa de remediação fonológica após a pré-testagem. RESULTADOS: Ao final do programa de remediação fonológica o Grupo 1 apresentou diferença para as habilidades de leitura, processamento auditivo, visual e velocidade de processamento, evidenciada por desempenho superior na pós-testagem. CONCLUSÃO: Houve eficácia do programa de remediação fonológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura e compreensão de texto para escolares com dificuldade de aprendizagem

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the effectiveness of a phonological remediation program in students with learning difficulties. METHODS: Forty students from 2nd to 4th grades, from both genders, ranging from eight years and one month to 12 years old, were divided into two groups: Group 1 (G1), composed by 20 students with learning disabilities; and Group 2 (G2), composed by 20 students without learning disabilities. The Cognitive-Linguistic Performance Test and the oral reading and comprehension were applied in pre-test and post-test situations in all students. After the pre-test, only the students from Group 1 were submitted to the phonological remediation program. RESULTS: After the phonological remediation program, Group 1 presented differences for reading abilities, auditory and visual processing, and processing speed, evidenced by superior performance in the post-testing situation. CONCLUSION: The phonological remediation program was efficient to the development of cognitive-linguistic skills and reading and text comprehension of students with learning difficulties
  • Efeitos da estimulação da fluência de leitura com ênfase na prosódia Artigos Originais

    Pinto, Joana Cecilia Baptista Ramalho; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar a leitura de crianças com cinco anos de escolaridade segundo os parâmetros temporais, e comparar o desempenho da fluência de leitura pré e pós-estimulação de leitura por meio de programa baseado em padrões de prosódia. MÉTODOS: Participaram 32 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I. As crianças realizaram leituras de textos e descrição de uma figura. Foram observados: taxa de leitura, velocidade de fala, compreensão de textos e adequação da variação da prosódia durante a leitura. Em seguida, foi aplicado o programa de estimulação de leitura com ênfase na prosódia, composto por cinco sessões de 15 minutos cada, com tarefas de leitura. Ao final do programa, foi realizado o mesmo procedimento de avaliação, a fim de se verificar o desempenho pós-estimulação. RESULTADOS: Houve modificações quanto às médias da taxa de leitura, ao número de palavras lidas de forma incorreta e à qualidade da prosódia realizada durante a atividade de leitura. CONCLUSÃO: O programa de estimulação promoveu modificações positivas nas medidas de fluência de leitura

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize the reading ability of children with five years of education according to temporal standards, as well as to compare the reading fluency performance of these children before and after a reading program based on prosody standards. METHODS: Thirty two fourth-grade children participated in this study. They performed reading aloud and picture description tasks in order to verify reading rate, speech rate, text comprehension and the adequacy of prosody variation. Afterwards, it was carried out a reading stimulation program with emphasis on prosody, composed of five 15-minute sessions of reading tasks. At the end of the program, children were re-assessed, in order verify their performance after stimulation. RESULTS: Changes were observed in reading rate, number of words misread, and quality of prosody during the reading task. CONCLUSIONS: The reading program promoted positive changes in reading fluency measures
  • Efeito imediato do exercício de sopro sonorizado na voz do idoso Artigos Originais

    Siracusa, Maria das Graças de Paiva; Oliveira, Gisele; Madazio, Glaucya; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Observar o efeito imediato da realização do exercício de sopro sonorizado com o trato vocal semiocluído (ETVSO) na voz de indivíduos idosos. MÉTODOS: Participaram 33 indivíduos, com idade igual ou superior a 65 anos, sem queixa de distúrbio de voz e audição e boa saúde geral auto-referida. Todos responderam a questionário de autoavaliação vocal. Foi realizada gravação da vogal /ε/ sustentada em três momentos distintos: a primeira, denominada habitual (H), a partir da emissão regular do indivíduo; a segunda, uso (U), após um minuto de conversa espontânea, continuada; a terceira, exercício (E), realizada após um minuto de execução do ETVSO. Após a realização do exercício, foi solicitada uma autoavaliação do idoso quanto às mudanças percebidas na voz. As gravações foram editadas e pareadas, aleatoriamente, considerando dois momentos de um mesmo sujeito: H/U; H/E e U/E, para posterior julgamento auditivo da melhor emissão, por três fonoaudiólogos. RESULTADOS: Não houve diferença entre H e U (p=0,199) e U e E (p=0,773). Entretanto, a emissão E foi considerada melhor do que a H (p=0,004). Quanto à autoavaliação vocal, a maior parte dos idosos (n=25; 75,8%) não observou modificações na voz após a realização do exercício. CONCLUSÃO: O ETVSO produziu efeito imediato positivo na qualidade vocal dos idosos, observado apenas na avaliação perceptivo-auditiva

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To observe the immediate effect of the sounded blowing exercise with semi-occluded vocal tract (SOVTE) in the voices of elderly subjects. METHODS: Thirty-three subjects with 65 years of age or older, with no voice or hearing disorder complaints, and with good self-perceived general health participated in the study. All participants filled in a vocal self-evaluation questionnaire. The sustained vowel /ε/ was recorded in three distinct moments: the first, denominated habitual (H), based on the subject's regular production; the second, usage (U), after one minute of continuous spontaneous conversation; the third, exercise (E), carried out after a one-minute execution of the SOVTE. After the exercise, the subjects self-evaluated the changes perceived in their voices. The recordings were edited and randomly paired, considering two moments of the same subject: H/U; H/E and U/E, for further perceptual examination of the better production by three specialized speech-language pathologists. RESULTS: There were no differences between H and U (p=0.199) and between U and E (p=0.773). However, the E production was considered better than the H production (p=0.004). In the vocal self-evaluation, most subjects (n=25, 75.8%) did not observe immediate effects in their voices after the exercise. CONCLUSION: The SOVTE produced positive immediate effects on the vocal quality of elderly subjects, observed only at the perceptual-auditory evaluation
  • Da suspeita à intervenção em surdez: caracterização deste processo na região de Campinas/SP Artigos Originais

    Sígolo, Cássia; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar e detalhar a situação do diagnóstico e atendimento de crianças surdas de dois municípios que pertencem à região administrativa de Campinas (SP). MÉTODOS: Foi realizado levantamento de 320 prontuários referentes à pacientes com diagnóstico de surdez pré-lingual no período de 1996 a 2005, em duas instituições localizadas na região de Campinas: uma clínica especializada no atendimento à surdez e uma clínica universitária. RESULTADOS: Quanto a suspeita da perda auditiva, a média de idade foi de um 1 e 9 meses. A média de idade da primeira consulta com o médico ou fonoaudiológico foi de 3 anos e 6 meses; para o diagnóstico da surdez 4 anos e 3 meses; para o início de intervenção clínica 6 anos e 1 mês; e para a adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) 7 anos e 5 meses. CONCLUSÃO: A suspeita, primeira consulta médica, diagnóstico, intervenção e adaptação de AASI ocorreram tardiamente, se considerados os padrões diagnósticos e de acesso aos serviços preconizados na atualidade. Além disso, há um intervalo de tempo importante entre cada uma das etapas, destacando-se principalmente o período entre a suspeita da surdez e o início da intervenção clínica. A região de Campinas é bastante desenvolvida economicamente, dispõe de uma ampla rede de serviços de saúde, mas se mostra pouco eficiente no que se refere ao atendimento em surdez

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To identify and detail the current situation of diagnosis and assistance to deaf children in two cities belonging to the administrative region of Campinas (SP). METHODS: It was conducted a survey of 320 medical records of patients diagnosed with prelingual deafness in the period between 1996 and 2005, in two institutions located in the region of Campinas: a university clinic and a clinic specialized in the assistance to deaf individuals. RESULTS: Regarding the suspicion of hearing loss, the average age of the subjects was 1 year and 9 months. The mean age of children referred to medical or speech-language pathology service was 3 years and 6 months; the mean age for deafness diagnosis was 4 years and 3 months; the mean age for the beginning of clinical intervention was 6 years and 1 month; and the mean age for hearing aid adaptation was 7 years and 5 months. CONCLUSION: Suspicion of deafness, the first visit to a doctor, diagnosis, intervention and hearing aid adaptation were all delayed when compared to current recommended diagnostic standards and conditions of access to services. In addition, there was a significant delay between each stage, especially in the period between the suspicion of deafness and the beginning of clinical intervention. Although Campinas region is well developed in economic terms, offering a broad network of health assistance services, this network was little efficient regarding assistance to deafness
  • Verificação da efetividade de uma ação educativa sobre proteção auditiva para trabalhadores expostos a ruído Artigos Originais

    Rocha, Clayton Henrique; Santos, Livia Haisa Damha; Moreira, Renata Rodrigues; Neves-Lobo, Ivone Ferreira; Samelli, Alessandra Giannella

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a efetividade de uma ação educativa de treinamento, com ênfase na importância da proteção auditiva, para trabalhadores expostos a ruído ocupacional. MÉTODOS: Participaram 78 funcionários do gênero masculino. Todos os indivíduos passaram por avaliação audiológica completa e responderam a um questionário no momento do início do atendimento. Para a segunda aplicação do questionário, os participantes foram randomicamente divididos em dois grupos: Grupo Pesquisa, constituído por 44 funcionários, que responderam ao questionário após passarem por treinamento educativo, e Grupo Controle, constituído por 34 funcionários, que responderem ao questionário antes de passar por treinamento educativo. O treinamento foi feito com base em material gráfico com figuras e textos, sob a forma de conversa. Os temas abordados foram: importância da audição, efeitos do ruído sobre a saúde, importância da prevenção da perda auditiva e da utilização do protetor auditivo, conservação e higienização dos protetores, níveis de ruído no ambiente de trabalho e atenuação do ruído fornecida pelos protetores auditivos. O questionário continha 14 perguntas de múltipla escolha que abordavam os mesmos temas explorados no treinamento educativo. RESULTADOS: Houve aumento significativo do número de acertos durante a 2ª aplicação do questionário, somente para o Grupo Pesquisa, em todas as comparações realizadas. CONCLUSÃO: Ações educativas realizadas com trabalhadores expostos a ruído ocupacional são efetivas. Além disso, o questionário é uma ferramenta estável e viável para a verificação da efetividade de programas educativos

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the effectiveness of an educational action in the form of training, emphasizing the importance of hearing protection for workers exposed to occupational noise. METHODS: The study included 78 male individuals. All participants answered a questionnaire before they were submitted to audiological evaluation. For the second application of the questionnaire, participants were randomly divided into two groups: Research Group, constituted by 44 subjects that received educational training before the second questionnaire application, and Control Group, comprising 34 individuals that answered the questionnaire before the educational training. Training was based on material with graphic images and text, in the form of conversation. The topics covered included: the importance of hearing, noise effects on health, importance of preventing hearing loss and using hearing protection, conservation and cleaning of hearing protectors, levels of noise in the workplace and noise attenuation provided by hearing protectors. The questionnaire contained 14 multiple choice questions that addressed the same themes explored in the educational training. RESULTS: There was a significant increase of correct responses in the second application of the questionnaire, only in the Research Group, in all comparisons. CONCLUSION: Educational action performed with workers exposed to occupational noise are effective, and the questionnaire is a stable and viable tool to evaluate the effectiveness of educational programs
  • Comparação de diferentes protocolos de reabilitação vestibular em pacientes com disfunções vestibulares periféricas Artigos Originais

    Morozetti, Pâmela Garcia; Ganança, Cristina Freitas; Chiari, Brasília Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Comparar a eficácia terapêutica de dois protocolos de reabilitação vestibular em diferentes disfunções vestibulares. MÉTODOS: Participaram 20 pacientes com disfunções periféricas crônicas, de ambos os gêneros (prevalência do gênero feminino, com 60% da amostra), com média de idade de 55 anos e 9 meses. O Grupo 1 realizou exercícios baseados na estimulação do reflexo vestíbulocular vertical e horizontal, e o Grupo 2 realizou exercícios baseados em um protocolo de reabilitação vestibular personalizado. A análise de dados levou em consideração a queixa durante a anamnese e a evolução clínica do paciente a partir da execução dos exercícios. Além disso, foram obtidos os resultados do questionário Dizziness Handicap Inventory (DHI) e da escala analógica e visual de tontura (EVA), pré e pós reabilitação vestibular. RESULTADOS: Houve diferença nos valores da EVA e do DHI (escala física, funcional e no valor total), pré e pós-reabilitação vestibular, em ambos os grupos. Porém, na comparação dos dois grupos no momento pós-reabilitação, o Grupo 2 obteve melhores resultados que o Grupo 1, tanto na EVA quanto no DHI (escala funcional e no valor total). CONCLUSÃO: A reabilitação vestibular possibilitou melhora significativa do quadro otoneurológico clínico e na auto-percepção da tontura independentemente da terapêutica empregada. A reabilitação vestibular personalizada mostrou-se mais eficaz do que o protocolo de estimulação do reflexo vestibulocular na melhora da qualidade de vida de indivíduos com disfunções periféricas crônicas

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To compare the therapeutic efficacy of two protocols for vestibular rehabilitation in several vestibular disordes. METHODS: Twenty patients with chronic peripheral disorders of both genders (prevalence of females, with 60% of the sample) and mean age of 55 years and 9 months participated in this study. Group 1 carried out exercices based on stimulation of vertical and horizontal vestibulocular reflex, and Group 2 carried out exercices based on a protocol of personalized vestibular rehabilitation. Data analysis considered the complaint manifested during anamnesis and the clinical evolution of the patient during the execution of the exercises. The results obtained from the application of the Dizziness Handicap Inventory questionnaire (DHI) and the dizziness visual analog scale (VAS), both before and after vestibular rehabilitation, were also considered in the analysis. RESULTS: Differences were found in the values obtained in VAS and DHI (physical and functional scales and total score), in both groups. However, the comparison of the groups after rehabilitation showed that Group 2 obtained better scores than Group 1, both in VAS and DHI (functional scale and total value). CONCLUSION: Vestibular rehabilitation allowed significant improvement in otoneurological clinical profile and in self-perception of dizziness, regardless the therapeutic method used. Personalized vestibular rehabilitation was more efficient than the vestibulocular reflex stimulation protocol in improving quality of life of individuals with chronic periferal disorders
  • Avaliação da restrição de participação e de processos cognitivos em idosos antes e após intervenção fonoaudiológica Artigos Originais

    Magalhães, Ruth; Iório, Maria Cecilia Martinelli

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar a restrição de participação em atividades de vida diária e de processos cognitivos em idosos, de acordo com gênero e faixa etária, antes e após intervenção fonoaudiológica. MÉTODOS: Participaram 50 idosos, 23 do gênero feminino e 27 do gênero masculino. Os idosos foram distribuídos em dois grupos etários: Grupo 1 - 24 idosos, com idade entre 60 e 74 anos (11 do gênero feminino e 13 do gênero masculino); Grupo 2 - 26 idosos com idade igual ou superior a 75 anos (12 do gênero feminino e 14 do gênero masculino). Os idosos foram avaliados antes após um ano de adaptação da prótese auditiva, por meio do questionário HHIE e o teste MEEM. Foram realizados acompanhamentos bimestrais totalizando sete reuniões, a fim de garantir a utilização efetiva da prótese. Quanto à estatística, foram realizadas análises descritivas e análise de variância. RESULTADOS: Houve redução da restrição de participação nas escalas emocional e social do HHIE no período pós-intervenção, nos dois grupos, em indivíduos de ambos os gêneros. Os resultados do teste MEEM foram melhores no período pós-intervenção, independentemente do gênero e idade do participante. CONCLUSÃO: Há menor autopercepção das restrições de participação em atividades de vida diária após intervenção fonoaudiológica. Além disso, idosos de diferentes idades e de ambos os gêneros referem diminuição de restrições cognitivas após adaptação de prótese auditiva

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To evaluate the restriction of participation in activities of daily living and cognitive processes in older adults, according to gender and age, before and after rehabilitation. METHODS: The study included 50 individuals, 23 females and 27 males. The elderly were divided into two groups: Group 1 to 24 individuals aged between 60 and 74 years (11 females and 13 males), Group 2 - 26 elderly aged above 75 years (12 of female and 14 male). The elderly were evaluated before one year after the adaptation of hearing aids through the HHIE test and MMSE. Bimonthly follow-ups were conducted a total of seven meetings, to ensure the effective use of the prosthesis. As for the statistical analysis were performed descriptive and statistical analysis. RESULTS: There was a reduction of the restriction of participation in social and emotional scales HHIE post-intervention in both groups, individuals of both genders. The MMSE test results were better in the post-intervention, regardless of gender and age of the participant. CONCLUSION: There is little perception of the restrictions on participation in activities of daily living after rehabilitation. Moreover, the elderly of different ages and both genders decreased cognitive constraints refer after hearing aid fitting
  • Caracterização da técnica de transição da alimentação por sonda enteral para seio materno em recém-nascidos prematuros Artigos Originais

    Medeiros, Andréa Monteiro Correia; Oliveira, Aline Rosado Maia; Fernandes, Andréia Martins; Guardachoni, Geysler Angelica dos Santos; Aquino, Juliana Penteado de S. Pinto de; Rubinick, Michelli Lourenço; Zveibil, Natalia Mesniki; Gabriel, Teresa Carolina França

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a idade gestacional corrigida do início da dieta por via oral (mama parcialmente cheia) e da alimentação exclusiva em seio materno e o tempo dispendido (em dias) de atendimento fonoaudiológico para alta de recém-nascidos prematuros submetidos à técnica da transição da alimentação enteral direta para o seio materno. MÉTODOS: Fizeram parte do estudo 35 recém-nascidos prematuros (RNPT) divididos em dois grupos. O Grupo 1 (G1) foi composto por 22 RNPT que não apresentaram intercorrências médicas importantes durante a internação e o Grupo 2 (G2) por 13 RNPT com histórico de intercorrências médicas importantes. Foram registrados os seguintes dados: idade gestacional ao nascimento, peso ao nascimento, peso do recém-nascido e idade gestacional corrigida durante avaliação fonoaudiológica, idade gestacional corrigida no momento do início da alimentação por via oral, número de dias em que o recém-nascido realizou a técnica de sucção não nutritiva, idade gestacional corrigida no momento do início da alimentação por via oral exclusiva e da alta fonoaudiológica, e o número total de dias de atendimento fonoaudiológico. RESULTADOS: Não houve diferença entre os grupos (G1 e G2) para nenhum dos parâmetros analisados. De maneira geral, o início da oferta por via oral ocorreu com média de idade gestacional corrigida de 36 semanas. A alimentação por via oral exclusiva ocorreu com média de 36,6 semanas de idade gestacional corrigida. A média de dias de atendimento fonoaudiológico total foi de 12,3, sendo que o treino de sucção não nutritiva (SNN) em "dedo enluvado" ou "mama vazia" durou em média 4,54 dias. CONCLUSÃO: A técnica possibilitou a alta hospitalar do recém-nascido prematuro com alimentação exclusiva em seio materno em idade gestacional corrigida correspondente a do recém-nascido termo e saudável

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the corrected gestational age when oral feeding (breast half full) and exclusive breastfeeding were initiated in preterm newborns submitted to the transition technique from enteral feeding directly to breastfeeding, and time spent (in days) under speech-language pathology intervention until discharge. METHODS: Study participants were 35 preterm infants (PTI) divided into two groups. Group 1 (G1) was composed by 22 PTI who did not present any important medical complications during hospitalization, and Group 2 (G2) comprised 13 PTI with a history of major medical complications. The following data were recorded: gestational age at birth, birth weight, weight and corrected gestational age during speech-language pathology evaluation, corrected gestational age when started oral feeding, number of days stimulated through the non-nutritive sucking (NNS) technique, corrected gestational age when oral feeding started and when they were discharged from speech-language pathology intervention, and total number of days under speech-language pathology intervention. RESULTS: No differences were found between the groups (G1 and G2) for any of the analyzed parameters. In general, oral feeding started with an average of 36 weeks corrected gestational age. Exclusive oral feeding occurred with an average of 36.6 weeks corrected gestational age. In average, speech-language pathology intervention lasted 12.3 days, and the NNS technique in "gloved finger" or "empty breast" lasted an average of 4.54 days. CONCLUSION: The technique allowed the PTI to be discharged in exclusive breastfeeding at a corrected gestational age corresponding to that of healthy term newborns
  • O lúdico na remoção de hábitos de sucção de dedo e chupeta Artigos Originais

    Muzulan, Carina Fontana; Gonçalves, Maria Inês Rebelo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a eficiência de uma estratégia com atividades lúdicas de conscientização para remoção espontânea do hábito de sucção de dedo ou de chupeta em crianças. MÉTODOS: Participaram 15 crianças, nove do gênero feminino e seis do masculino, com faixa etária entre 4 e 8 anos (média de 5,6 anos). Foram desenvolvidas estratégias para a remoção espontânea dos hábitos orais com atividades lúdicas, realizadas uma vez por semana, com uma hora de duração cada, totalizando dez sessões. Ao final de cada sessão, os pais receberam a orientação semanal, esclareceram as dúvidas e relataram os comportamentos dos filhos durante a semana. RESULTADOS: Doze crianças (80%) eliminaram completamente o hábito de sucção. Não houve diferença quanto à remoção quando comparados os hábitos de sucção de dedo e de chupeta (p=0,34). CONCLUSÃO: A estratégia de conscientização por meio de atividades lúdicas foi eficaz na remoção de hábitos de sucção de dedo e de chupeta em crianças

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the efficacy of recreational strategies of awareness for spontaneous removal of finger sucking or pacifier habits in children. METHODS: Fifteen children (nine female and six male), with ages ranging from 4 to 8 years (mean age of 5.6 years) participated in the study. Recreational strategies were developed for the removal of oral habits. The program consisted of ten one-hour weekly sessions. At the end of each session, parents were oriented, solved questions, and reported their child's behaviors during the past week. RESULTS: Twelve children (80%) totally eliminated the suction habit after the program. No difference was found for the removal when data regarding finger and pacifier sucking were compared (p=0.34). CONCLUSION: The awareness strategies using recreational activities was effective to eliminate finger and pacifier habits in children
  • O tratamento com os róticos e a generalização obtida em dois modelos de terapia fonológica Relatos De Caso

    Donicht, Gabriele; Pagliarin, Karina Carlesso; Mota, Helena Bolli; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo analisar as modificações fonológicas e as generalizações obtidas após tratamento com sons róticos por meio de dois modelos de terapia fonológica. A amostra foi constituída por quatro sujeitos com desvio fonológico, com idades entre quatro anos e seis anos e quatro meses. Todos foram avaliados antes e após terapia fonológica. Foram estabelecidos dois grupos para o tratamento com róticos. Um grupo foi tratado com o Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas e o outro com o Modelo de Oposições Máximas. Analisou-se o sistema fonológico e a ocorrência de generalizações pré e pós-tratamento. Nenhum sujeito adquiriu os róticos trabalhados, porém observou-se generalização a itens não utilizados no tratamento apenas por sujeitos tratados pelo modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas. Os outros tipos de generalização ocorreram em ambos os modelos. O Modelo de Oposições Máximas favoreceu um número maior de modificações no sistema fonológico, o que pode ter sido favorecido pelo outro som-alvo do par

    Resumo em Inglês:

    This study had the aim to analyze both the phonological changes and the generalization obtained in the treatment with rothics in two models of phonological treatment. The sample consisted of four subjects diagnosed with phonological disorder, with ages between four and six years. All of them were assessed before and after the phonological therapy. Two groups were established for the treatment with rothics. One group was treated with ABAB - Withdrawal and Multiple Probes Model, and the other group with the Maximal Opposition Model. The phonological system and the occurrence of generalizations before and after the treatment were analyzed. It was found that none of the subjects acquired the rothics that were practiced in the treatment, however, the occurrence of generalization to untreated items was observed only in the subjects treated by the ABAB - Withdrawal and Multiple Probes model. The other types of generalization occurred in both models. The Maximal Opposition Model provided greatest changes in the phonological system of the subjects, which can have been favored by the other target-sound of the pair
  • Percurso e resultados da terapia fonoaudiológica na síndrome de Prader-Willi (SPW): relato de caso Relatos De Caso

    Misquiatti, Andréa Regina Nunes; Cristovão, Melina Pavini; Brito, Maria Claudia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi descrever o percurso e os resultados da terapia fonoaudiológica na síndrome de Prader-Willi, por meio do estudo longitudinal do caso de uma criança de 8 anos de idade, do gênero masculino, ao longo de quatro anos de terapia fonoaudiológica em uma clínica-escola. Foram realizadas filmagens de sessões de terapia e análise documental de informações dos prontuários referentes à anamnese, avaliação e relatórios terapêuticos fonoaudiológicos e avaliações multidisciplinares. A criança apresentou características típicas da síndrome de Prader-Willi como obesidade, hiperfagia, ansiedade, problemas de comportamento e auto-agressões. Em avaliação fonoaudiológica foram observados hipotonia orofacial, sialorréia, voz hipernasal, alterações cognitivas, dificuldades de compreensão oral, comunicação por meio de gestos e produção de palavras isoladas ininteligíveis. Inicialmente, a terapia fonoaudiológica teve o objetivo principal de promover o desenvolvimento da linguagem com ênfase na interação social por meio de atividades lúdicas. Com a evolução do caso o direcionamento principal passou a ser o desenvolvimento de habilidades conversacionais e narrativas. Foram observadas evoluções quanto à manutenção da atenção, brincadeira simbólica, contato social e comportamento. Além disso, houve aumento do vocabulário, evolução quanto à compreensão oral e desenvolvimento de habilidades narrativas. Dessa maneira, a intervenção fonoaudiológica em caso de síndrome de Prader-Willi foi eficaz em diferentes níveis, no que se refere às habilidades fonológicas, sintáticas, lexicais e pragmáticas da linguagem

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to describe the trajectory and the outcomes of speech-language therapy in Prader-Willi syndrome through a longitudinal study of the case of an 8 year-old boy, along four years of speech-language therapy follow-up. The therapy sessions were filmed and documental analysis of information from the child's records regarding anamnesis, evaluation and speech-language therapy reports and multidisciplinary evaluations were carried out. The child presented typical characteristics of Prader-Willi syndrome, such as obesity, hyperfagia, anxiety, behavioral problems and self aggression episodes. Speech-language pathology evaluation showed orofacial hypotony, sialorrhea, hypernasal voice, cognitive deficits, oral comprehension difficulties, communication using gestures and unintelligible isolated words. Initially, speech-language therapy had the aim to promote the language development emphasizing social interaction through recreational activities. With the evolution of the case, the main focus became the development of conversation and narrative abilities. It were observed improvements in attention, symbolic play, social contact and behavior. Moreover, there was an increase in vocabulary, and evolution in oral comprehension and the development of narrative abilities. Hence, speech-language pathology intervention in the case described was effective in different linguistic levels, regarding phonological, syntactic, lexical and pragmatic abilities
  • Alterações e avaliação das funções do olfato e do paladar em laringectomizados totais: revisão sistemática Fonoaudiologia Baseada Em Evidências

    Caldas, Ada Salvetti Cavalcanti; Facundes, Vera Lúcia Dutra; Melo, Thais Myriam Aragão; Dourado Filho, Mário Genuíno; Pinheiro Júnior, Paulo Fernando; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo foi rever de forma sistemática as alterações nas funções do olfato e do paladar em indivíduos submetidos à laringectomia total, bem como identificar na literatura os aspectos envolvidos na avaliação dessas funções nesta população. Foi realizada uma revisão sistemática a partir das bases de dados MedLine, LILACS e SciELO, tendo a busca de dados ocorrida em outubro/2010. Foram encontrados 84 artigos a partir da busca de descritores e termo livre, sendo 79 da Medline, via Pubmed, e cinco da LILACS e da SciELO. Destes, foram selecionados 16 artigos. A maioria dos estudos, nesta revisão, atestou diminuição das funções sensoriais do olfato e do paladar em indivíduos submetidos à laringectomia total e, embora haja consenso com relação aos prejuízos causados a essas funções pela interrupção do fluxo aéreo nasal, ainda não é possível evidenciar minuciosamente os mecanismos e estruturas envolvidas, principalmente no que se refere às alterações da mucosa olfatória

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to systematically review the alterations in smell and taste functions in individuals who underwent total laryngectomy, as well as to identify in the literature some aspects involved in the evaluation of these functions in this population. We performed a systematic review on the databases Medline, LILACS and SciELO, and this data search occurred in October/2010. The search used keywords and free terms, and retrieved 84 articles, 79 from Medline, via Pubmed, and five form LILACS and SciELO. Sixteen of these articles were selected. Most studies in this review attested decline in sensory of smell and taste functions in individuals who underwent total laryngectomy and, although there is consensus regarding the damage caused to these functions by the nasal airflow interruption, it is not yet possible to evidence details in the mechanisms and structures involved, especially regarding the modifications in the olfactory mucous
  • Indicadores de qualidade para o gerenciamento da disfagia em Unidades de Internação Hospitalar Comunicação Breve

    Moraes, Danielle Pedroni; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    Este estudo propõe um painel de indicadores de desempenho para a gestão de um programa de reabilitação da deglutição (PRD) em ambiente hospitalar. Para a elaboração do painel de indicadores foram estabelecidas quatro fases: identificação de processos a serem gerenciados; elaboração dos indicadores e padronização de obtenção dos dados; classificação e proposição de correlação de indicadores; elaboração do painel de indicadores. Os resultados apontam 12 indicadores: índice de avaliação da deglutição; índice de atendimento por paciente; índice de atendimento por fonoaudiólogo; índice de pacientes atendidos; taxa de gravidade; taxa de avaliação por unidade de internação hospitalar; índice de demanda para reabilitação da deglutição; tempo para avaliação da deglutição; índice de fonoaudiólogo por leito; tempo para retirada da via alternativa de alimentação; tempo para o retorno da alimentação por via oral; tempo para decanulação. O processo de medição de indicadores é essencial para entendimento e gerenciamento da disfagia em ambiente hospitalar e delineamento da qualidade. O gerenciamento por indicadores padronizados favorece a análise do desempenho ao longo do tempo, frente à inclusão de novos processos ou tecnologias, e a comparação a outros Serviços julgados como referências no setor. Este gerenciamento contribui para que a eficácia e eficiência dos programas de reabilitação sejam evidenciadas

    Resumo em Inglês:

    This article proposes a panel of quality indicators for the management of swallowing rehabilitation (SR) therapy in a hospital setting. There were four stages in developing these indicators: identifying procedures to be managed; generating indicators and standardizing data collection; identifying the correlation among indicators; and formulating the panel of indicators. The following 12 quality indicators were developed: swallowing evaluation index; individual care index; speech-language pathologist (SLP) care index; number of assisted patients index; severity rate; swallowing diagnosis rate per hospital unit; swallowing rehabilitation demand index; time until first swallowing evaluation; SLP index per hospital bed; time until removal of feeding tube; time until reintroduction of oral feeding; and time until decannulation. The proposed indicators were designed to improve the management of dysphagia in a hospital setting. Measuring these indicators is essential to understanding the patient's needs and providing quality care. Managing care using these indicators will make it easier to track the patient's rehabilitation process, measure the effectiveness of new therapeutic processes and technologies, and evaluate the performance of hospital units relative to other providers in the area. The management of SR using quality indicators allows the effectiveness and efficiency of rehabilitation programs to be clearly evaluated
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