Acessibilidade / Reportar erro
História da Educação, Volume: 17, Número: 39, Publicado: 2013
  • Lugares de poder, produção e circulação de saberes pedagógicos Apresentação

    Revah, Daniel; Toledo, Maria Rita de Almeida
  • Inspeção técnica como dispositivo de formação de professores: estratégia de produção de um modelo escolar em Minas Gerais Apresentação

    Isobe, Rogéria Moreira Rezende

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o serviço da inspeção técnica do ensino como estratégia de produção de um modelo escolar em Minas Gerais no âmbito da Reforma João Pinheiro. No processo de constituição de um sistema educacional pautado no referencial da pedagogia moderna, os inspetores técnicos se configuraram como modeladores do ensino e buscaram capacitar os professores para o adequado exercício de novos métodos, dando-lhes a ver, por meio de aulas exemplares, modos de praticá-los. Nessa conjuntura, o inspetor técnico atuava sobre a prática docente, a partir de um lugar de poder determinado, o lugar de um intérprete autorizado cuja ação visava a aproximar as práticas dos professores das regras estabelecidas na conformação de um determinado modelo escolar de educação em Minas Gerais.

    Resumo em Francês:

    Cet article analyse le service d'inspection technique de l'éducation comme une stratégie pour produire un modèle d'école dans l'état de Minas Gerais au sein de la réforme João Pinheiro. Dans le processus de mis en place d'un système éducatif guidé par le référence de la pédagogie moderne, les inspecteurs techniques sont configurés comme de faiseurs d'enseignement, en permettant aux professeurs le correct exercice de les nouvelles méthodes, en donnant à voir, à travers des classes exemplaires, modes de leur pratique. À ce stade, l'inspecteur technique avait une action sur la pratique de l'enseignement, à partir d'un déterminé lieu de pouvoir, le lieu d'un interprète autorisé dont l'action était destinée à harmoniser les pratiques des professeurs avec les régles établies dans la conformation d'une certaine type de modèle scolaire dans l'état de Minas Gerais.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo analiza el servicio de inspección técnica de la educación como una estrategia para producir un modelo de escuela en Minas Gerais inserta en la Reforma de João Pinheiro. En el proceso de creación de un sistema educativo guiado por la referencia de la pedagogía moderna, los inspectores técnicos se configuran como modeladores de la enseñanza, que permiten a los profesores el ejercicio adecuado de los nuevos métodos, dándoles ver, a través de clases ejemplares, los modos de practicarlos. En este contexto, el inspector técnico que actúa en la práctica docente, desde un lugar de poder determinado, el lugar de un intérprete autorizado, cuya acción tenía por objeto armonizar las prácticas de los profesores con las reglas establecidas en la conformación de un tipo particular de modelo de escuela en Minas Gerais.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the service of technical inspection as a production strategy of a school model in the State of Minas Gerais under the João Pinheiro Reform. Within the process of constitution of an educational system guided by the reference of modern pedagogy, the technical inspectors were education shapers, enabling teachers to the proper exercise of new methods, making visible through exemplar classes the correct way to practice these new methods. Under this perspective, the technical inspector acted on the teaching practice, from an established place of power, the place of an authorized interpreter whose action intended to harmonize the teacher's practices with the rules determined in shaping of a certain school model in the State of Minas Gerais.
  • Cultura pedagógica e formação de professores: a biblioteca da escola normal de Piracicaba (1911-1920) Apresentação

    Nery, Ana Clara Bortoleto

    Resumo em Português:

    Pensando a biblioteca da escola de formação de professores como espaço de organização de cultura pedagógica, este artigo tem como objeto a biblioteca da Escola Normal de Piracicaba, interior de São Paulo, entre os anos de 1911 e 1920. Constituída ao longo do ciclo de vida da Escola Complementar de Piracicaba (1896-1911), e oficializada a partir de 1911, a biblioteca, além de espaço de formação do professor da Escola Normal e do aluno-leitor, teve o papel de organizar e disseminar uma determinada cultura pedagógica ao selecionar, ordenar e disponibilizar um conjunto de saberes, próprios da profissão docente. Sobre o estudo da cultura pedagógica incide a análise desta biblioteca.

    Resumo em Francês:

    Cet article a pour objet la Bibliothèque de l'École Normale de Piracicaba, à l'intérieur de São Paulo, entre les années 1911 et 1920, parce qu'elle représente un lieu de formation d'enseignants et organisation de culture pédagogique. Cette Bibliothèque qui a été constituée au long du cycle de vie de l'École Complémentaire de Piracicaba (1896-1911) et officialisée à partir de 1911 aura le rôle d'organiser et disséminer une certaine culture pédagogique en raison de sélectionner, trier et distribuer un ensemble de connaissances propres à la profession enseignante. Elle symbolise un espace de formation de l'enseignant de l'École Normale et de l'élève-lecteur. L'étude de la culture pédagogique se concentre sur l'analyse de cette bibliothèque.

    Resumo em Espanhol:

    Pensando en la biblioteca de la escuela de formación de profesores como espacio de organización de cultura pedagógica, este artículo tiene como objeto la biblioteca de la Escuela Normal de Piracicaba, interior de São Paulo, entre los años de 1911 y 1920. Constituida a lo largo del ciclo de vida de la Escuela Complementar de Piracicaba (1896-1911) y oficializada a partir de 1911, la biblioteca, además de espacio de formación del profesor de la Escuela Normal y del alumno-lector, tendrá el papel de organizar y diseminar una determinada cultura pedagógica al seleccionar, ordenar y disponer un conjunto de saberes, propios de la profesión docente. Sobre el estudio de la cultura pedagógica incide el análisis de esta biblioteca.

    Resumo em Inglês:

    Thinking the library at training school for teachers as a space that organizes the educational culture, this paper has as its object the library of Normal School of Piracicaba, interior of São Paulo, between the years 1911 and 1920. Constituted along the life cycle of Complementary School of Piracicaba (1896-1911) and officialized starting from 1911, the library, besides being a place for teaching education at Normal School and for the student-reader, plays the role of organizing and disseminating a particular educational culture when select, order and deliver a group of knowledge proper to the teaching profession. About the study of educational culture focuses the analysis of this library.
  • Estratégias editoriais e territorialização do campo pedagógico: um livro de Sampaio Dória sob a pena do editor da Biblioteca de Educação Apresentação

    Carvalho, Marta Maria Chagas de

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a inserção do livro Educação moral e educação econômica, de autoria de Sampaio Dória, na coleção Biblioteca de Educação, organizada por Lourenço Filho para a Companhia Melhoramentos de São Paulo. O texto analisa a territorialização promovida pelos dispositivos textuais e editoriais de repartição e apresentação dos volumes da coleção. Sustenta que, ao enquadrarem Dória como pedagogista social, esses dispositivos situam-no no que o editor entendia como periferia do programa de renovação da escola brasileira que a Coleção promovia. Mostra como os temas que Lourenço Filho considerava nucleares no movimento internacional pela Escola Nova foram atribuídos a outros autores, apesar de sua recorrência na produção de Sampaio Dória.

    Resumo em Francês:

    Le texte fait l'analyse de l'inclusion du livre Educação moral e educação econômica, écrit par Sampaio Dória,dans la collection Biblioteca de Educação organisée par Lourenço Filho pour la maison d´édition Companhia Melhoramentos de São Paulo. Le texte analyse la territorialisation promue par les dispositifs textuels et éditoriaux de division et présentation des volumes de la collection. Il défend que, à cause de leur classification de Dória en tant que pédagogue social, ils le situent dans une position définie comme la périphérie du programme de rénovation de l'école brésilienne promue par la collection. Il démontre comment les thèmes jugés nucléaires par Lourenço Filho dans le mouvement international pour l'école nouvelle ont été attribués à d'autres auteurs en dépit de leur occurrence dans la production de Sampaio Dória.

    Resumo em Espanhol:

    El ensayo hace el análisis de la inserción del libro Educação moral e educação econômica, escrito por Samapio Dória, en la colección Bilbioteca de Educação, organizada por Lourenço Filho para la editora Companhia Melhoramentos de São Paulo. El texto hace el análisis de la territorialización promovida por los dispositivos textuales y editoriales de partición y presentación de los volúmenes de la colección. Defiende que, por clasificar a Dória como pedagogo social, eses dispositivos lo sitúan en una posición entendida como periferia del programa de renovación de la escuela brasilera que la Colección promovía. Demuestra como los temas que Lourenço Filho juzgaba nucleares en el movimiento internacional por la escuela nueva fueron atribuidos a otros autores, a pesar de su recurrencia en la producción de Sampaio Dória.

    Resumo em Inglês:

    The essay analyses the inclusion of Sampaio Dória's book Educação moral e educação econômica in the collection Biblioteca de Educação organized by Lourenço Filho for Companhia Melhoramentos de São Paulo. The text analyses the territorialisation promoted by textual and editorial devices of division and presentation of the volumes of the collection. It assumes that, on account of their classification of Dória as a social pedagogue, they locate him in a situation defined as periphery of the program of renovation of Brazilian school promoted by the collection. It shows the ways the themes that Lourenço Filho judged central in the international movement for the new school were attributed to other authors in spite of their occurrence in Dória's production.
  • Traduções culturais do livro Como Pensamos, da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1981) Apresentação

    Toledo, Maria Rita de Almeida

    Resumo em Português:

    Com esse trabalho objetiva-se analisar os deslocamentos de sentido que são atribuídos à tradução do título de John Dewey Como pensamos, em cada uma das quatro versões, publicada na Coleção Atualidades Pedagógicas, pela Companhia Editora Nacional, ao longo do século 20. Para tanto, toma-se por objeto os dispositivos editoriais e tipográficos de apoio à leitura, acrescidos a cada uma das versões. A coleção estudada é tomada como objeto cultural que, constitutivamente, guarda as marcas de sua produção e de seus usos, entendida como estratégia editorial de difusão de saberes pedagógicos e de normatização das práticas escolares. Esta coleção foi utilizada nos cursos de formação docente, compondo as bibliotecas de faculdades de Pedagogia, Educação, Psicologia, de Escolas Normais e de Magistério. Ela é componente das práticas que se instauram no processo de constituição da cultura pedagógica e das práticas de formação dos professores no Brasil, nas décadas em que circulou.

    Resumo em Francês:

    Avec ce travail on a comme but analyser les déplacements de sens que sont attribués à la traduction du titre de John Dewey Comment nous pensons, dans chaqu'une des quatre versions, publiés à la Colection Actualité Pédagogique, à la maison d'édition Editora Nacional au parcours du 20e siècle. Pour faire cela, on prend comme but les dispositifs éditoriaux et typographiques de soutien à la lecture agrandi à chaqu'une des versions. La collection étudiée est prise comme but culturel que, de façon constitutive, garde les marques de sa production et de ses pratiques, entendue comme stratégie éditoriale de diffusions des savoirs pédagogiques et de normalisation des pratiques scolaires. Cette collection a été utilisée aux cours de formation de l'enseignement, qui constitu les bibliothéques de facultés de Pédagogie, Éducation, Psychologie, d'École Normale et d'enseignement. Elle est composante des pratiques qu'on s'établit dans le processus de constitution de la culture pédagogique et des pratiques de la formation des professeurs au Brésil, dans les décennies qu'elle a circulé.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es analizar los deslizamientos de sentido atribuidos a la traducción del título de John Dewey, Como pensamos, en cada una de las cuatro versiones publicadas en la Coleção Atualidades Pedagógicas, por la Companhia Editora Nacional, a lo largo del siglo 20. Para tanto, se toma como objeto los dispositivos editoriales y tipográficos de apoyo a la lectura agregados a cada una de las versiones. Aquí se considera que la colección estudiada es un objeto cultural que, constitutivamente, guarda las marcas de su producción y de sus usos, siendo entendida como estrategia editorial de difusión de saberes pedagógicos y de normalización de las prácticas escolares. Esa colección fue utilizada en los cursos de formación docente, componiendo las bibliotecas de las facultades de Educación, Psicología y institutos de formación docente. Ella compone las prácticas que se instauran en el proceso de constitución de la cultura pedagógica y de las prácticas de formación de profesores en Brasil, en las décadas en que circuló.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is the analysis of the meaning changes on the translation of John Dewey's How to Think in each one of the four versions, published in the Coleção Atualidades Pedagógicas, by the Companhia Editora Nacional, thru the Twentieth Century. The editorial and printing special style typefaces added in each of the versions are used to perform this study. The collection is taken as a cultural object that keeps its production and usage boundaries, understood as editing diffusion strategies of pedagogical knowledge and school practices standards. This collection was used at training colleges, included in libraries of Pedagogy, Education, Psychology and Teaching superior and technical level schools. This collection had strong influence on teaching practices and on the process of pedagogical culture constitution, beside the teaching training practices in Brazil, on the decades of its circulation.
  • Escola e Nova Escola: faces de um velho sonho Apresentação

    Revah, Daniel

    Resumo em Português:

    Este artigo compara as edições inaugurais de dois periódicos educacionais do Grupo Abril: ESCOLA e Nova Escola. O primeiro é editado durante a ditadura militar, entre outubro de 1971 e abril de 1974, totalizando 27 números. O segundo é lançado logo após a retomada do regime democrático, em março de 1986, sendo editado até hoje, numa média de dez números anuais. Cerca de 15 anos separam o início das duas publicações, ambas dirigidas aos professores do 1º Grau e muito semelhantes quanto à sua forma material. Outra característica comum e indissociável dessa forma material é o uso dos recursos do jornalismo e a sua venda em bancas de jornal. Apesar dessas semelhanças, a sua repercussão no campo educacional diferiu sobremaneira, pois a revista ESCOLA foi um fracasso do ponto de vista comercial e não parece ter alcançado relevância entre seus destinatários; ao contrário de Nova Escola, que teve forte penetração entre os professores. Ao comparar as edições inaugurais, este trabalho pretende analisar o modo como cada periódico busca situar-se diante de seus leitores, mas também em face de conjunturas políticas bem diversas (ditadura versus democracia). Com essa finalidade, serão focalizados e analisados os editoriais de apresentação e as capas da primeira edição, junto com as reportagens correspondentes e outros elementos dessas edições considerados importantes para desenvolver a questão proposta.

    Resumo em Francês:

    Cet article fait la comparaison entre les éditions inauguraux de deux périodiques éducationaux de la maison d'édition Grupo Abril: ESCOLA et Nova Escola. Le premier a été édité pendant la dictature militaire, entre octobre 1971 et avril 1974, totalisant 27 numéros. Le second est publié immédiatement après la reprise du régime démocratique, mars 1986, étant édité jusqu'aujourd'hui, en moyenne 10 números par an. Environ 15 ans separent le début des publications, les deux sont dirigées aux professeurs du 1er dégré et sont très pareille en ce qui concerne sa forme matérielle. L'autre caractéristique normale et inséparable de cette forme matérielle est l'utilisation des recours du journalisme et à sa vente en kiosque à journaux. Malgré ses similarités, sa répercussion dans le domaine éducatif diffèrent considérablement, puisque la revue ESCOLA a été un échec du point de vu commercial et ne semble pas avoir atteint importance parmis ses destinataires ; au contraire de Nova Escola, qu'a eu une forte pénétration parmis les professeurs. En comparant les éditions inauguraux, ce travail prétend analyser la façon de comment chaque périodique cherche se situer face à leurs lecteurs, mais aussi face à une conjecture politique bien différente (dictature x démocracie). Avec ce but, les éditoriaux de présentation et les couvertures de la première édition seront focalisés et analysés, et d'autres éléments de ces éditions considérées importantes pour développer la question proposée.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo compara las ediciones inaugurales de dos revistas educativas del Grupo Abril: ESCOLA y Nova Escola. La primera fue editada durante la dictadura militar, entre octubre de 1971 y abril de 1974, llegando a un total de 27 números. La segunda fue lanzada poco después de la retomada del régimen democrático, en marzo de 1986, con ediciones periódicas hasta hoy y una media de diez números anuales. Cerca de 15 años separan el inicio de las dos publicaciones, ambas dirigidas a los profesores de la escuela primaria y muy semejantes en cuanto a su forma material. Otra característica común y indisociable de esa forma material es el uso de los recursos del periodismo y su venta en kioscos. A pesar de esas semejanzas, su repercusión en el campo educativo fue muy diferente, pues la revista ESCOLA fracasó del punto de vista comercial y aparentemente no llegó a ser relevante entre sus destinatarios; al contrario de Nova Escola, que tuvo fuerte aceptación entre los profesores. Por medio de la comparación de las ediciones inaugurales, este trabajo pretende analizar la manera como cada revista busca situarse ante sus lectores, pero también delante de coyunturas políticas bien diferentes (dictadura x democracia). Con esa finalidad, serán focalizados y analizados los editoriales de presentación y las capas de la primera edición, junto con los reportajes correspondientes y otros elementos de esas ediciones considerados importantes para desarrollar la cuestión propuesta.

    Resumo em Inglês:

    This paper compares Inaugural editions for two Educational journals from April Group: ESCOLA and Nova Escola. The first was issued during the military dictatorship, between October 1971 and April 1974, with a total of 27 numbers in the circulation. Tthe second was released straight after the resumption of the democratic regime in March 1986, it has being published until today, with an average of ten issues a year. About 15 years separate the beginning of the two publications, both directed to primary school teachers and very similar in its material form. Another common characteristic and inseparable material is the use of the journalism resources and its sales at newsstands. Despite these similarities, their impact on the educational area differ greatly, because the ESCOLA magazine, in a commercial point of view was a failure and it does not seem to have achieved importance among of recipients, unlike Nova Escola, which had strong entry among teachers. By comparing the inaugural edition, this paper aims to examine how each journal seeks to situate itself in front of its readers, but also in the face of very different political circumstances (dictatorship x democracy). For this purpose, will be analyzed and focused the editorial presentation and the first edition covers along with the corresponding reportage and other elements of these issues considered important to develop the proposed question.
  • O modelo escolar paulistano na Revista Escola Municipal (1968-1985) Apresentação

    Godoy, Alexandre Pianelli

    Resumo em Português:

    O artigo pretende documentar um modelo escolar que foi implantado na cidade de São Paulo no processo de institucionalização do seu ensino municipal durante a ditadura militar por meio da revista Escola Municipal (1968-1985), principal veículo de divulgação e circulação desse modelo. Na primeira parte aborda o debate teórico e metodológico de modo a configurar um modelo escolar paulistano na transição entre uma sociedade disciplinar e uma sociedade de controle. A segunda parte procura desvendar os caminhos da produção e circulação da materialidade do impresso em suas diferentes fases, mostrando as características e fragilidades de tal modelo. A última parte procura estabelecer as relações entre o modelo escolar paulistano e o tipo de leitor desejado pela publicação e nas políticas municipais de educação do período.

    Resumo em Francês:

    L'article prétend documenter un modèle scolaire qui a été implanté dans la ville de São Paulo au processus d'institutionnalisation de son enseignement municipal durant la dictature militaire par la revue École Municipale (1968-1985), principal véhicule de divulgation et circulation de ce modèle. À la première partie, on aborde le débat théorique et méthodologique de manière à configurer un modèle scolaire de São Paulo à la transition entre une société disciplinaire à une société de contrôle. La deuxième partie essayer dévoiler les chemins de la production et circulation de la materialité des publications dans ces différentes fases, en montrant les caractéristiques et fragilités de tel type de modèle. La dernière partie essayer établiser les relations entre le modèle scolaire de São Paulo et le type de lecteur souhaité par la publication et dans les politiques municipaux de l'éducation de ce période.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo pretende documentar un modelo escolar que fue implantado en la ciudad de São Paulo en el proceso de institucionalización de su enseñanza municipal durante la dictadura militar por medio de la revista Escola Municipal (1968-1985), principal vehículo de divulgación y circulación de ese modelo. En la primera parte se aborda el debate teórico y metodológico con la intención de configurar un modelo escolar paulistano en la transición entre una sociedad disciplinar y una "sociedad de control. La segunda parte pretende desvendar los caminos de la producción y circulación de la materialidad del impreso en sus diferentes fases, mostrando las características y fragilidades de tal modelo. La última parte pretende establecer las relaciones entre el "modelo escolar paulistano" y el tipo de lector deseado por la publicación y en las políticas municipales de educación del período.

    Resumo em Inglês:

    The article aims to document a school model which was implemented in the city of Sao Paulo in the process of institutionalization of their Municipal teaching during the military dictatorship through the magazine Municipal School (1968-1985), the main vehicle for dissemination and circulation of this model. The first part discusses the theoretical and methodological debates in order to set up a "São Paulo school model" in the transition between a disciplinary society and a society of control. The second part seeks to uncover the ways of production and circulation of the materiality of print in its various stages, showing the features and weaknesses of a such model. The last part seeks to establish relations between the São Paulo school model and the publication desirable readers type and the municipal education policies of the period.
  • A instrução pública na França revolucionária: considerações a partir do Essais Sur L'enseignement En General Et Sur Celui Des Mathématiques En Particulier, de Sylvestre-François Lacroix Artigos

    Garnica, Antonio Vicente Marafioti; Gomes, Maria Laura Magalhães; Andrade, Mirian Maria

    Resumo em Português:

    O artigo aborda o livro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de Sylvestre-François Lacroix, publicado originalmente na França em 1805, enfatizando sua primeira parte, na qual o autor discute a instrução pública e, particularmente, as escolas centrais da França revolucionária.

    Resumo em Francês:

    L'article présente le livre Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier de Sylvestre-François Lacroix, à l'origine publié en France en 1805, mettant l'accent sur sa première partie, dans lequel l'auteur traite de l'instruction publique, et en particulier des écoles centrales crées pendant la Revolution Française pour remplacer des colléges et des facultés des arts des anciennes universités.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo aborda el libro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier de Sylvestre-François Lacroix, publicado originalmente en Francia, en 1805, haciendo hincapié en su primera parte, en la que el autor habla de la instrucción pública y en particular de las escuelas centrales en Francia en el período revolucionario.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the book Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, by Sylvestre-François Lacroix, originally published in France in 1805. The first part of the book, in which the author discusses public education, and particularly the central schools of revolutionary France, is emphasized.
  • Fazer história da edu com o influxo do Grupo de História da Prática Pedagógica na Colombia

    Echeverri Álvarez, Juan Carlos

    Resumo em Português:

    No âmbito desse artigo procura-se demonstrar a pertinência do desenvolvimento de projetos de em torno da história da educação na Colômbia, sob a inspiração do Grupo Historia de la Práctica Pedagógica - GHP. Essa pertinência se expressa na necessidade de se continuar a pensar em pedagogia, história e professores na direção aberta pelo Grupo e com base no trabalho de Michel Foucault, especialmente em termos de poder-saber. O GHPP é um exemplo, por excelência, de se fazer história sem desligar-se de uma teoria norteadora, demonstrado pela dinâmica de suas publicações e pela presença constante de seus membros no cenário acadêmico da educação.

    Resumo em Francês:

    Il montre la validité des projets de développement autour de l'histoire de l´éducation en Colombie avec l'influence du Grupo Historia de la Práctica Pedagógica - GHP. Validité exprimé dans la necessité de poursuivre la réflexion sur l'histoire, la pédagogie et les enseignants dans le sens de l'ouverture du Groupe s'appuie sur les travaux de Michel Foucault en termes de savoir-pouvoir aussi, parceque le groupe est l'exemple par excellence de faire histoire sans oter a partir d'une théorie de premier plan, et aussi parceque la dynamique de leurs publications et par la présence constante de ses membres dans la phase académique de l'éducation.

    Resumo em Espanhol:

    Se muestra la validez de elaborar proyectos en torno a la historia de la educación en Colombia con el influjo del Grupo Historia de la Práctica Pedagógica - GHP. Validez expresada en la necesidad de continuar pensando la historia, la pedagogía y los maestros en la dirección abierta por el Grupo con base en los trabajos de Michel Foucault, en términos de saber-poder; también, porque el Grupo es el ejemplo por antonomasia de hacer historia sin desligarse de una teoría conducente; además, por la dinámica de sus publicaciones y por la presencia constante de sus miembros en el escenario académico de la educación.

    Resumo em Inglês:

    It shows the validity of developing projects around the history of education in Colombia with the influence of the Grupo Historia de la Práctica Pedagógica - GHP. Validity expressed in the need to continue thinking about history, pedagogy and teachers in the open direction of the Group based on the work of Michel Foucault, in terms of knowledge-power, because the group is the quintessential example of doing story without taking away from a leading theory as well and also because the dynamics of their publications and by the constant presence of its members in the academic stage of education.
  • A língua portuguesa como uma nova língua clássica Artigos

    Mendonça, Ana Waleska Pollo Campos

    Resumo em Português:

    Este artigo se propõe a estudar o processo de constituição da Gramática Portuguesa como uma cadeira autônoma, no âmbito das Reformas Pombalinas dos Estudos Menores. Estuda, particularmente, um conjunto documental constituído de uma Lei e Alvará Régio de 1770, que obrigava os professores régios de Gramática Latina a lecionarem previamente a gramática portuguesa a seus alunos. Esses documentos se articulam com a controvérsia que opôs a gramática dos oratorianos à dos jesuítas, no que se refere à língua na qual se deveria ensinar o Latim. Esta lei foi, posteriormente, complementada com a criação de uma cadeira autônoma de Português e de outras línguas modernas. Tal processo representou uma mudança significativa no estatuto do Português e do próprio Latim no âmbito dos estudos secundários e é uma expressão da dimensão modernizadora das reformas pombalinas no que se refere à afirmação da identidade nacional.

    Resumo em Francês:

    L'objectif de ce travail est d'étudier le procès de constitution de la Grammaire Portugaise comme une discipline autonome, au sein de La Réforme Pombaline des Études Mineures. Il étudie un ensemble de documents qui s'est constitué d'une loi et d'un Édit Royal de 1770, qui obligeait les professeurs royaux de Grammaire Latine à enseigner premièrement à ses élèves la grammaire portugaise. Cette documentation se relie à la polemique qui s'est établie entre les grammaires latines des oratoriens et des jésuites, autour de la langue que l'on doit utiliser pour enseigner le Latin. Cette loi a été postérieurement complétée au moyen de la concession de licence pour l'enseignement du Portugais, comme une discipline clairement distincte du Latin, et d'autres langues modernes. Ce processus a provoqué un changement en ce qui concerne le statut de la langue portugaise et aussi de la langue latine et il est une expression de l'éffort de modernisation de la reforme pombaline du point de vue de l'affirmation de l'identité nationale.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo se propone a estudiar el proceso de constitución de la Gramatica Portuguesa como uma disciplina autónoma, en el ambito da las Reformas Pombalinas de los Estudios Menores. Su foco especifico es um conjunto documental que se constituye de uma ley y un Alvara Regio de 1770, que obligava a los profesores regios de gramática latina a enseñar previamente a sus discípulos la gramática portuguesa. Esta documentación se relaciona con la polémica en torno a las gramáticas latinas de los oratorianos y de los jesuitas, respeto a la lengua con la que se debería desarrollar la enseñanza del Latin. Esta ley fue posteriormente complementada por medio de la concesión de licencia para la enseñanza de Portugues, como disciplina claramente distinta al Latín y de otras lenguas modernas. Tales cambios le otorgaron un nuevo estatus a la lengua portuguesa y, claro está, a la lengua latina, que es una expresión de la dimensión modernizadora de las reformas pombalinas, en el que se refiere a la afirmación de la identidad nacional.

    Resumo em Inglês:

    This work intends to study the process of constitution of Portuguese Grammar as an autonomous chair in the context of Pombaline Reforms of Minor Studies. It focuses on a set of documents constituted of a Law and Royal Warrant from 1770 that compels the royal professors of Latin grammar to previously teach Portuguese grammar to their pupils. Those documents articulate to the controversy that opposes the Oratorians grammar to that used by Jesuits, refering to the language through which the teaching of Latin should be put trough. That law will be later complemented by the creation of an autonomous chair of Portuguese Grammar and other chairs of modern languages. This process implies a meaningful change in the status of Portuguese, and even Latin itself, within the field of secondary studies, that is an expression of the modernizing dimension of the pombaline reforms, regarding the affirmation of national identity.
  • O corpo diferente: representações das raças humanas nos manuais escolares de zoologia Artigos

    Cavadas, Bento Filipe Barreiras Pinto

    Resumo em Português:

    Este trabalho visou comparar o modo como os autores dos manuais escolares de Zoologia, da segunda metade do século 19 e do início do século 20, realizaram a transposição didática dos estudos antropológicos sobre as raças humanas para essas obras. Constataram-se diferenças na tipologia e nos carateres antropológicos utilizados para descrever as raças humanas. Aferiu-se, ainda, a existência de afirmações que vincularam o determinismo biológico porque alguns autores valorizaram física, moral e intelectualmente a raça caucasiana em detrimento das outras raças.

    Resumo em Francês:

    Ce travail visait à comparer comment les auteurs des manuels scolaires de zoologie de la seconde moitié du 19e siècle et au début du 20e siècle mené la transposition didactique des études anthropologiques sur les races humaines pour ces manuels. Ont des différences dans la typologie et les caractères anthropologiques utilisés pour décrire des races humaines. Aussi a rassemblées l'existence de déclarations qui ont lié le déterminisme biologique parce que certains auteurs valorisé physique, moral et intellectuellement la race blanche au détriment des autres races.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo comparar la forma en que los autores de los manuales escolares de Zoología de la segunda mitad del siglo 19 y principios del siglo 20 hizo la transposición didáctica de los estudios antropológicos sobre las razas humanas para estos manuales. Se encontraron diferencias en las características de la tipología y las características antropológicas utilizadas para describir las razas humanas. También se señaló que hay declaraciones que vinculaban el determinismo biológico debido a que algunos autores han valorizado física, moral e intelectualmente la raza caucásica sobre las otras razas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to compare how the authors of Zoology textbooks of the second half of 19th century and early 20th century made the didactic transposition of anthropological studies on the human races for these textbooks. The results show differences in the typology and anthropological characteristics used to describe the human races. It was also noticed the presence of statements related to the concept of biological determinism because the authors valued physic, morally and intellectually the Caucasian race instead other races.
  • Educação e transformação social: o projeto educacional para as mulheres na ideologia anarquista

    González Pérez, Teresa

    Resumo em Português:

    Ao longo da história, o movimento operário tomou várias medidas para melhorar o nível educacional de seus integrantes. Tanto socialistas, quanto anarquistas, se converteram em agentes educadores e criaram instrumentos próprios de educação e cultura para os seus membros. O programa alternativo dos anarquistas para os setores populares se refletiu nas escolas noturnas e dominicais, conferências, palestras, cursos e leituras. Esses espaços, além de servirem para instrução, também foram usados para propagar o ideário de emancipação. Nesse artigo, analisa-se a educação das mulheres no projeto de transformação social da ideologia anarquista. O objetivo principal é a análise das alternativas de formação defendidas pelos anarquistas espanhóis para as mulheres, entre a segunda metade do século 19 e o primeiro terço do século 20. Constatou-se que as mulheres foram integradas nos grupos anarquistas e a sua educação, em termos discursivos, se constituiu numa luta constante. Desde o século 19 defendia-se a igualdade e, em sua trajetória, desenvolveram-se várias medidas para esse fim. A emancipação da sociedade devia afetar os âmbitos públicos e privados, em uma sociade anti-autoritária e antihierárquica. No entanto, apesar das suas abordagens avançadas, esses grupos não se desprenderam dos estereótipos, nem se rompeu com o modelo tradicional e com crenças discriminatórias da época.

    Resumo em Francês:

    Tout au long de l'histoire du mouvement ouvrier a pris diverses mesures pour améliorer leur niveau d'éducation. Les deux socialistes et anarchistes est devenu le principal agent éducateur et aux instruments créés de l'éducation et la culture de leurs membres. Le programme de remplacement des anarchistes pour les secteurs populaires se reflète dans les écoles du soir et le dimanche, conférences, cours, stages et conférences. En plus de servir la déclaration aussi propager leur idéologie de l'émancipation. Dans cet article, nous analysons l'éducation des femmes dans ce projet de transformation sociale à l'idéologie anarchiste. L'objectif principal est d'explorer diverses options pour la défense de la formation pour les femmes anarchistes espagnols entre la seconde moitié du 19e siècle et le premier tiers du 20e siècle. D'après les résultats, nous constatons que les femmes ont été intégrés dans les groupes anarchistes et l'éducation dans son discours a été une lutte constante. Depuis le 19e siècle a soulevé l'égalité et de sa carrière au point diverses mesures à cette fin. L'émancipation de la société touchées publics et privés, anti-autoritaire et anti-hiérarchique. Toutefois, en dépit de ses approches avancées n'est pas hors des stéréotypes et des a rompu avec le modèle traditionnel et des croyances discriminatoires de l'époque.

    Resumo em Espanhol:

    A lo largo de la historia el movimiento obrero ha emprendido diversas acciones educativas para mejorar su condición social. Tanto socialistas como anarquistas se convirtieron en el principal agente educador y crearon instrumentos propios de educación y cultura para sus militantes. El programa alternativo de los anarquistas para los sectores populares se plasmó en escuelas nocturnas y dominicales, conferencias, charlas, cursos y lecturas. Además de atender a la instrucción también difundieron su ideario emancipador. En este artículo pretendemos estudiar la educación de las mujeres en el proyecto de transformación social presente en el ideario anarquista. El principal objetivo se centra en analizar las alternativas de formación que defendían los anarquistas para las mujeres españolas entre la segunda mitad del siglo 19 y el primer tercio del siglo 20. De los resultados obtenidos constatamos que las mujeres se hallaban integradas en los grupos ácratas y en su discurso la educación fue una constante en su lucha. Desde el siglo 19 planteaban la igualdad y en su trayectoria desarrollaron diversas acciones encaminadas a tal fin. La emancipación afectaba al ámbito público y privado, en una sociedad antiautoritaria y antijerárquica. No obstante, pese a sus avanzados planteamientos no se desprendió de los estereotipos ni rompió con el modelo tradicional y las creencias discriminatorias de la época.

    Resumo em Inglês:

    The working movement has taken several educational actions through history in order to improve its status condition. Socialists as well as anarchists became the main educational entity and they created their proper educational and cultural tools for their militants. The alternative programme of the anarchists for the popular sectors was visible in classes by night or on Sundays as well in conferences, talks, courses and lectures. Apart from taking into account instruction they also divulged their emancipating ideology. In this article we try to study women education concerning the social transformation in this anarchist ideology. The main objective is to analyze the alternative of training which the anarchists defended for Spanish women in the second half of the 19 century and in the beginning of the 20 century. So we have proved that women were integrated in anarchist groups and in their discourse education was a constant in their fight. Since the 19 century on they wanted equality and on their path they taken different kinds of action towards this goal. Their emancipation affected both the public and the private sectors, in an anti authoritarian and anti hierarchic society. Nevertheless, despite the advanced planning this emancipation did not get rid of stereotypes and it did not break off with the traditional model and the discriminatory tendencies of the time.
  • Método intuitivo e lições de coisas por Ferdinand Buisson Documento

    Bastos, Maria Helena Camara
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com