SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.22 número55vol.23 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

 

Sumário
Hist. Educ. vol.22 no.56 Santa Maria set./dez. 2018

 Apresentação
  
 ·  REGRAR O TUMULTO DAS PALAVRAS, PENSAR AS PRÁTICAS DE ESCRITA DA NARRATIVA HISTÓRICA
Stephanou, Maria

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Sessão Especial
  
 ·  PENSAR O SUJEITO MODERNO ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ENTREVISTA COM CARLOTA BOTO
Ripe, Fernando Cezar; Amaral, Giana Lange do

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  ENTRE IDAS E VINDAS: VICISSITUDES DO MÉTODO CASTILHO NO BRASIL DO SÉCULO XIX
Boto, Carlota; Albuquerque, Suzana Lopes de

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  INVESTIGAÇÃO E DOCÊNCIA COM FOTOGRAFIAS: FUNDOS FOTOGRÁFICOS DE INTERESSE HISTÓRICO-EDUCATIVO EM REVISTAS ILUSTRADAS (MALLORCA, ESPANHA, 1902-1936)
Salas, Xavier Motilla; Gómez, Sara González

        · resumo em Português | Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )
  
 ·  HORACE LANE: CONSULTOR DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PAULISTA E PARTICIPAÇÃO NA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ST. LOUIS (1885-1912)
Silva, Ivanilson Bezerra da

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A IMPRENSA PEDAGÓGICA NA RECONSTRUÇÃO DO PASSADO EDUCATIVO: O CASO DA REVISTA ESCUELAS DE ESPAÑA (1929-1936)
Santos, Rosa Ortiz de; Egido, Luis Torrego

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  LITERATURA PARA A ESCOLA PRIMÁRIA E EDUCAÇÃO DO CIDADÃO REPUBLICANO, NA REVISTA DE ENSINO (SP-BRASIL) - 1902/1918
Mortatti, Maria do Rosário Longo

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  POR UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS: AS PERSPECTIVAS FORMATIVAS EM DOIS JORNAIS REVOLUCIONÁRIOS DURANTE AS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Trujillo, Eduard Esteban Moreno

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  DENTRE A REFORMA ROCHA VAZ E O ESTADO NOVO: OS PROFESSORES SUPLEMENTARES DO COLÉGIO PEDRO II
Soares, Jefferson da Costa; Silva, Gustavo da Motta

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS E NATURAIS NO ENSINO SECUNDÁRIO (1882-1950)
Alves, Eva Maria Siqueira; Gama, João Paulo Oliveira

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A HISTÓRIA DO ENSINO DA FILOSOFIA NO SISTEMA ESCOLAR FRANCÊS E BRASILEIRO
Sardá, Daniela Nienkötter

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRGS E A DIFUSÃO DAS CLASSES EXPERIMENTAIS SECUNDÁRIAS: ENTRE O ARQUIVO E A MEMÓRIA ORAL (1959- 1981)
Lima, Valeska Alessandra de; Almeida, Doris Bittencourt

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O IMAGINÁRIO SOCIAL DE DEMOCRACIA NO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL (1985-1990)
Feldman, Ariel; Feldman, Marina

        · resumo em Português | Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Resenha
  
 ·  TEACHER IDENTITY IN THE NEW EDUCATIONAL DEBATES: AN ANALYSIS FROM HISTORY OF EDUCATION
González-Delgado, Mariano

        · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 Documento
  
 ·  DISCURSOS PROFERIDOS PELO REI D. PEDRO V NAS SESSÕES SOLENES DE ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS NA ESCOLA REAL DE MAFRA (1858-1860)
Silva, Carlos Manique da

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons