Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Estudos da Presença, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2018
  • Grotowski e a Política Política Em Cena

    Olinto, Lidia; Almeida, Karina Campos de

    Resumo em Português:

    Resumo: Discute-se a relação entre arte e política na trajetória de Grotowski e seu Teatro Laboratório, expondo como suas ações artísticas estavam imbuídas de resistência política que, em muitos momentos, determinaram as decisões e o destino do grupo. Após um breve panorama do contexto sócio-político-econômico polonês, apresentam-se determinadas ações de Grotowski que estavam conjugadas com estratégias de sobrevivência perante o regime comunista polonês. Diante dos fatos apresentados, é possível afirmar que Grotowski foi um verdadeiro mestre no jogo político, ganhando uma série de batalhas que garantiram não só a existência de seu grupo como também a realização de experiências artísticas.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Cet article traite de la relation entre l’art et la politique dans la trajectoire de Grotowski et son Théâtre Laboratoire, exposant la façon dont ses actions artistiques ont été imprégnés de résistance politique qui, dans de nombreux cas, ont déterminé les décisions et le sort du groupe. Après un bref aperçu du contexte polonaise, nous présentons certaines actions de Grotowski qui ont été combinées avec des stratégies de survie vis-à-vis le régime communiste. Devant les faits présentés, nous pouvons dire que Grotowski était un vrai maître dans le jeu politique, remportant une série de batailles qui assuraient non seulement l’existence de son groupe aussi bien que l’accomplissement de ses expériences artistiques.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discusses the relationship between art and politics within Grotowski’s trajectory and his Laboratory Theatre by demonstrating how his artistic actions were imbued with a political resistance which often determined the group’s decisions and destiny. After a brief overview of the Polish sociopolitical-economic context, we point out certain actions performed by Grotowski concurring with strategies of survival before the Polish communist regime. In conclusion, it is possible to affirm that Grotowski was a real master in the political game, winning a series of battles that ensured not only the existence of his group but also the accomplishment of his artistic experiences.
  • Tempo Fóssil: petróleo, arte e corpo na cosmopolítica do Antropoceno Política Em Cena

    Fraga, Mari

    Resumo em Português:

    Resumo: Uma investigação artística e teórica sobre os combustíveis fósseis, os agenciamentos industriais na natureza e seus reflexos nas estruturas sociais e sistemas de poder. Com o objetivo de examinar a atuação das artes nos embates cosmopolíticos do presente - especialmente diante da nova época geológica, Antropoceno - o artigo observa a performance e a escultura como práticas artísticas que podem materializar atravessamentos de temporalidades e dimensões, refletindo sobre o encontro entre as escalas do humano e do planeta. A teoria Ator-rede de Bruno Latour é ponto de partida para articulações conceituais, desenhadas com a liberdade e a experimentação características da pesquisa artística.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Une étude artistique et théorique sur les combustibles fossiles, les assemblages industriels dans la nature et ses réflexes dans les structures sociales et les systèmes de pouvoir. Afin d’examiner le rôle des arts dans les conflits cosmopolitiques du présent - en particulier en ce qui concerne le nouvel âge géologique de l’anthropocène - l’article observe la performance et la sculpture comme des pratiques artistiques qui peuvent matérialiser les passages des temporalités et dimensions, en reflétant la rencontre entre les échelles l’humain et la planète. La théorie de l’acteur-réseau de Bruno Latour est le point de départ des articulations conceptuelles, dessinées avec la liberté et l’expérimentation caractéristiques de la recherche artistique.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: An artistic and theoretical investigation on fossil fuels, industrial agencies in nature and their reflections on social structures and power systems. With the goal of inspecting the operation of the arts in the cosmopolitical battles of the present - especially in the new geological epoch called Anthropocene - the article analyses performance and sculpture as practices that could materialize crossings of temporalities and dimensions, reflecting on the encounter between the scales of the human and the planet. Bruno Latour’s Actor-network theory is a departing point for conceptual speculations, developed with the freedom and experimentation that moves artistic research.
  • Amor, modo de glosar: sobre escavar as terras dos corpos e das línguas Política Em Cena

    Almeida, Gil Roberto; Lignelli, César

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir da imagem do ato de escavar em um poema de Paul Celan, suscita-se uma potência do amor como ação poética capaz de criar novos afetos e sujeitos políticos. Tal noção de amor, avessa à tradição romântica, faz tensionar o limite do indivíduo e tudo aquilo que o caracteriza como pessoa e, por isso, insere-se numa perspectiva crítica em relação ao humanismo e ao projeto teológico-político do capital neoliberal. Para isso, o pensamento de alguns autores aqui se faz reverberar, como é o caso de Nietzsche, Deleuze, Derrida e Safatle. Esse escavar, como ato amoroso, implica num exercício ético e estético sobre os estratos da língua e do corpo como forma de fazer fugir outras potências que fazem marulhar uma política do inumano.

    Resumo em Francês:

    Résumé: À partir de l’image de l’acte de creuser dans un poème de Paul Celan, une puissance d’amour est suscitée en tant qu’action poétique capable de créer de nouvelles affections et sujets politiques. Telle notion d’amour, opposé à la tradition romantique fait tension à la limite de l’individu et tout ce qui le caractérise comme personne. Pour cela, cette notion est insérée dans une perspective critique en relation à l’humanisme et au projet théologique-politique du capital néolibéral. Par conséquent, la pensée de quelques auteurs ici fait réverbérer, c’est le cas de Nietzche, Deleuze, Derrida et Safatle. Cet acte de creuser, en tant qu’acte amoureux implique un exercice éthique et esthétique sur les substrats de la langue et du corps comme forme de faire fuir les autres puissances qui font clapotis une politique inhumaine.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The act of digging, as pictured in a Paul Celan’s poem, figures as the starting point to evoke the potential of love as a poetic act able to form new affects and political subjects. Such notion about love, contrary to the romantic tradition, leads to a tension between the individual borders and all that makes him a person, in the perspective of a criticism of the humanist perception and of the theological-political project of the neoliberal capital. For this provocative intent, the ideas of some authors, as Nietzsche, Deleuze, Derrida and Safatle, reverberate here. It is a kind of digging that, as the loving act itself, heads to an ethical and aesthetic exercise involving the languages and bodies’ stratum as a way of making escape other potentialities swashing a policy of the inhumane.
  • Carmelo Bene, uma Máquina de Guerra Gaguejante Política Em Cena

    Balestreri, Silvia

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo apresenta uma das temáticas suscitadas pela pesquisa, ainda em andamento, da obra do artista italiano Carmelo Bene. A autora retoma uma relação que já havia feito, no início da pesquisa, entre o conceito beneano de máquina atorial e o conceito deleuze-guattariano de máquina de guerra, acrescentando-lhe elementos de uma abordagem da gagueira em Gilles Deleuze e de materiais e experiências colhidos em pesquisas de campo na Itália e na França nos últimos três anos. A pesquisa teve por objetivo inicial um estudo dos conceitos que Carmelo Bene criou em cena, buscando uma aproximação ao que havia de original em sua obra. A partir do conhecimento da multiplicidade de alianças teóricas e artísticas de Bene, impôs-se a necessidade de interrogar e contaminar os próprios modos de pesquisa e escrita, estabelecendo-se uma produção por fragmentos e aproximações, dentre os quais o presente texto é uma tentativa.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Cet article presente l’un des sujets soulevés par la recherche de l’oeuvre de l’artiste italien Carmelo Bene, toujours en cours. L’auteur reprend une relation qu’elle avait faite au début de sa recherche entre la machine actorielle bénéenne et la machine de guerre deleuze-guattarienne, en les ajoutant un abordage du bégayage chez Deleuze et par le biais de matériels et d’expériences recueillis lors de recherches de terrain menées en Italie et en France depuis 2014. La recherche avait comme objectif initial une étude des concepts que Carmelo Bene avait créés sur la scene, en cherchant ce qui était original dans son travail. La connaissance de la multiplicité des aliances théoriques et artistiques de Bene imposait la necessite d’interroger et de contaminer les propres modes de recherche et d’écrite, établissant une production par fragments et approximations dont le présent texte en est une tentative.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article presents one of the topics raised by the research in progress on the work of the Italian artist Carmelo Bene. The author resumes a relation already made at the beginning of the research between the Benean actorial machine and the Deleuzean-Guattarian war machine, adding elements from an approach of stuttering in Gilles Deleuze, as well as from materials and experiences collected in the field research developed in Italy and France along the last three years. The initial goal of the research was to study the concepts that Carmelo Bene created in scene, seeking a closeness to what was original in his work. From the observation of the multiplicity of Bene’s theoretical and artistic alliances, it became necessary to interrogate and contaminate the research and writing modes themselves, establishing a production by means of fragments and closeness, being this text one of them.
  • Performance do Valor Politique En Scène

    Kinas, Fabio

    Resumo em Português:

    Resumo: O texto apresenta as noções de performance e valor como categorias que se consolidaram no imaginário social contemporâneo e que subordinam a maioria das relações humanas, sejam elas artísticas, mercantis, de amizades, éticas ou amorosas. Questiona-se como o processo de valorização se manifesta através da noção de performance ao mesmo tempo que a performance se tornou uma categoria e uma ferramenta de medida do valor. Assim, o artigo questiona as crises cíclicas do capitalismo neoliberal sob os efeitos da sua desmedida, a hubris grega, e também questiona a substância e a forma do valor que são, ao mesmo tempo, subordinadas às referências econômicas e aos comportamentos sociais apoiados nos paradigmas do direito. Finalmente, o texto pergunta se é possível, para além da forma - afformance ou paraformance - desarmar os mecanismos da performance do valor.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Le texte présente les notions de performance et de valeur comme des catégories qui se sont consolidées dans l’imaginaire social contemporain et qui asservissent la plupart des rapports humains, qu’ils soient artistiques, marchands, amicaux, éthiques ou amoureux. Il questionne comment le processus de valorisation se manifeste à travers la notion de performance en même temps que la performance est devenue une catégorie et un outil de mesure de la valeur. Ainsi, l’article questionne les crises cycliques du capitalisme néolibéral sous les effets de sa démesure, l’hubris grecque, ainsi que la substance et la forme de la valeur qui sont à la fois subordonnées aux références économiques et aux comportements sociaux appuyés par les paradigmes du droit. Finalement le texte se demande si allant au-delà de la forme - afformance ou paraformance - il est possible de déjouer les mécanismes de performance de la valeur.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The text presents the notions of performance and value as categories which have consolidated themselves in the contemporary social imagination and which subjugate most human relationships, whether artistic, merchant, friendly, ethical or loving. It questions how the valuation process manifests itself through the notion of performance at the same time that performance has become a category and a tool for measuring value. Thus, the article questions the cyclical crises of neo-liberal capitalism under the effects of its excess, Greek hubris, as well as on the substance and form of value that are both subordinated to economic references and social behaviors supported by the paradigms of law. Finally the text explores whether going beyond the form - afformance or paraformance - it is possible to thwart the mechanisms of performance of the value.
  • Da Análise de Textos ou Espetáculos às Oficinas de Escrita Dramática: uma breve reflexão sobre uma longa odisseia Autres Thématiques

    Pavis, Patrice

    Resumo em Português:

    Resumo: No período entre 1976 e 2016, a análise dos textos dramáticos, bem como a das encenações, passou por diversas evoluções. A renovação da própria encenação e das oficinas de escrita e de interpretação foi ainda mais admirável. Tendo, volens nolens, seguido o movimento dessa pedagogia tumultuada na era da depauperação e da comercialização da universidade, o autor relata suas experiências em diferentes contextos (Paris, Canterbury, Havana, Seul, Taipei).

    Resumo em Francês:

    Résumé: Sur une période de temps, allant de 1976 à 2016, la méthodologie de l’analyse des textes dramatiques comme celle des mises en scène a eu le temps d’évoluer. Le renouvellement de la mise en scène et des ateliers d’écriture et d’interprétation n’en a été que plus spectaculaire. Ayant, volens nolens, suivi le mouvement de cette pédagogie tumultueuse à l’ère de la paupérisation et de la commercialisation de l’université, l’auteur raconte ses expériences dans des cadres très différents et avec des bonheurs très divers (Paris, Canterbury, La Havane, Séoul, Taipei).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The analysis of playwriting texts and staging has passed through several evolutions between 1976 and 2016. The renewal of directing itself, as well as playwriting and performing workshops, was even more remarkable. Having, volens nolens, followed the movement of this tumultuous pedagogy in the era of impoverishment and commodification of the university, the author reports his experiences in various contexts (Paris, Canterbury, Havana, Seul, Taipei).
  • Um Olhar sobre Material for the Spine, de Steve Paxton Outros Temas

    Marengo, Mayana; Muniz, Zilá

    Resumo em Português:

    Resumo: A pesquisa detalha alguns pontos fundamentais de Material for the spine, de Steve Paxton, para estabelecer relações entre o mesmo e posições acerca dos fenômenos sensação e percepção no contexto da performatividade na cena contemporânea. Analisa, ainda, a relação entre sensação interna do corpo e o desenho do corpo em movimento, que Paxton define como forma. A partir desses conceitos, discute a potência artística nessa abordagem, pautada numa prática cênica cujo objetivo está em criar dança.

    Resumo em Francês:

    Résumé: Cette recherche porte sur quelques points fundament aux de Material for the Spine, de Steve Paxton, dans le but d´établir des rapports entre ce document et les positions concernant les phénomènes de la sensation et de la perception, dans le contexte de la performativité de la scène contemporaine. Le texte analyse également le lien existant entre la sensation interne du corps et le dessin de ce corps en mouvement, lequel Paxton définit comme étant de la forme. A partir de ces concepts, le travail étudie la puissance artistique de cette approche centrée sur une pratique de la scène dont l’objectif est celui de créer de la danse.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present research highlights some key points from Material for the Spine, by Steve Paxton, to establish links between Paxton’s work and positions on phenomena of sensation and perception in the context of contemporary performance. It also analyzes the relationship between internal body sensation and the design of the moving body, which Paxton defines as form. From these concepts, the present paper discusses the artistic power of this approach, based on a scenic practice which aim is to create dance.
  • Composição Instantânea: formação coreográfica do artista da dança e de seu corpo-realidade Outros Temas

    Santos, Maíra Simões Claudino

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo se propõe a discutir a formação e a preparação do corpo-real do artista da dança, a partir das práticas corporais relacionadas com o trabalho de composição instantânea, segundo a concepção do coreógrafo britânico Julyen Hamilton. Para tanto, realizou-se um estudo de prática artística em que o campo privilegiado foi o próprio estúdio e workshops. Da análise dos dados, emergiram categorias como: qualidade de movimento, arenas reflexivas e presença. O estudo sugere maneiras de se trabalhar o corpo e a formação coreográfica, almejando construir um corpo autônomo, de modo que os exercícios se transformem em performances que fujam aos padrões normativos.

    Resumo em Francês:

    Résumé: L’article se propose à discuter la formation et la préparation du corps-réel de l’artiste de la danse, en partant des pratiques corporelles liées au travail de composition instantanée, selon la conception du chorégraphe Julyen Hamilton. Pour ce faire, nous avons accomplis une étude de la pratique artistique. De l’analyse des données sont issues quelques catégories telles quelles: qualité de mouvement, arènes de réflexion et presence. Cette étude propose des manières pour travailler le corps et la formation chorégraphique ayant pour but la construction d’un corps autonome, de façon que les exercises deviennent des performances qui se dérobent des règlements de normalité.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article discusses the training and development of the dance artist’s corporeality drawing primarily from the bodily practices related to the work of instant composition, proposed by the British choreographer Julyen Hamilton. For that purpose, a field study of artistic practice was conducted both in the studio and over the workshops. Some of the categories emerging from the analysis of the data collected - quality of movement, reflective arenas and presence - are presented and discussed. This study further suggests ways of working up the body and the choreographic training that lead to an autonomous body, where exercises become performances, out of normative patterns.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com