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Journal of Transport Literature, Volume: 8, Número: 4, Publicado: 2014
  • Editorial

  • Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários Diretório De Pesquisas

    Bandeira, Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto; Borille, Giovanna Miceli Ronzani; Maia, Marina Ciarlini Duarte; Moser, Rodrigo Flório

    Resumo em Português:

    O presente trabalho selecionou três importantes aeroportos brasileiros para pesquisas de campo, observação e entrevista com passageiros nas áreas de check-in e inspeção de segurança. O objetivo do trabalho foi obter a importância de indicadores, qualitativos ou quantitativos, que afetam a percepção da qualidade de serviço no Aeroporto Internacional de São Paulo (SBGR), Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) e Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR). A metodologia adotada foi: (i) seleção dos indicadores, (ii) método de coleta, (iii) dimensionamento da amostra e, (iv) método de regressão linear. Os resultados finais revelaram que os modelos obtidos indicaram que há uma relação forte entre a percepção, ou seja, a visão que o passageiro tem sobre o componente e/ou serviço oferecido no terminal de passageiros e o tempo decorrido, seja este de espera na fila ou de atendimento. Os resultados mostraram ainda, que cada aeroporto apresentou variáveis independentes diferentes atuando fortemente sobre as mesmas variáveis dependentes dos modelos analisadas. Adicionalmente, alguns indicadores avaliados neste trabalho não foram relatados na literatura, trazendo uma contribuição importante para os resultados, além de subsídios para a melhoria destes serviços.

    Resumo em Inglês:

    This paper selected three major Brazilian airports for field research, observation and interviews with passengers in the areas of check-in and security screening. The objective was to obtain the importance of indicators, qualitative or quantitative, that affect the perception of service quality at the International Airport of São Paulo (SBGR), Airport of São Paulo/Congonhas (SBSP) and Brasilia International Airport (SBBR). The procedures used for the research were:: (i) selection of indicators, (ii) collection method, (iii) scaling the sample and, (iv) regression method. The final results show that the models obtained indicated that there is a strong relationship between perception, that is, the view that the passenger is about the component and /or service offered in the passenger terminal and the time -wait time in queue or time of attendance The results also showed that each airport presented different independent variables, acting in the same heavily dependent variables of the models considered. Additionally, some indicators evaluated in this study were not reported in the literature, obtaining an important contribution to the results, and subsidies to improve these services.
  • Aplicação de novo modelo simulação de fusões ao transporte aéreo Diretório De Pesquisas

    Souza, Sergio Aquino de

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta o Antitrust Mixed Logit Model (AMLM), uma metodologia nova que demonstra como calibrar os parâmetros de um modelo de demanda mixed-logit e simular os efeitos unilaterais decorrentes de uma fusão horizontal. A principal vantagem sobre a versão mais simples que utiliza o modelo logit (Antitrust Logit Model, ALM, desenvolvido por Werden e1994) é a flexibilidade da demanda, o que resulta em elasticidades mais plausíveis e, conseqüentemente, previsões mais plausíveis sobre o efeito de fusões. Ao contrário de abordagens econométricas, o AMLM compartilha com o ALM atributos interessantes para autoridades de defesa da concorrência: requer poucos dados e é rápido de processar. Utilizam-se dados fictícios para ilustrar a operação, principais inputs e outputs do AMLM e comparar os resultados com outros modelos como ALM e o PCAIDS (Proportionally Calibrated Almost Ideal Demand System). Adicionalmente, aplica-se o modelo AMLM às simulações entre várias empresas que compõem o mercado de transporte aéreo de passageiros, incluindo a recente fusão real entre GOL e WEBJET.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the Antitrust Mixed Logit Model (AMLM), a novel methodology that shows how to calibrate the parameters of a mixed-logit demand model and simulate the competitive effects of horizontal mergers. The major advantage over the simpler Logit version (the Antitrust Logit Model, ALM, developed by Werden and Froeb,1994) is flexibility, resulting in more reasonable elasticities and consequently more plausible predictions of merger effects. Moreover, unlike the econometric approaches, the AMLM shares with the ALM the attributes that are particularly appealing to antitrust agencies, given time and data constraints they usually face: low data requirement and high computational speed. The methodology is illustrated with fictitious data to compare the results with other competing models, such as ALM and PCAIDS. Additionally, the model is applied to simulate several mergers in the Brazilian airline industry, including the recent actual merger between GOL and WEBJET merger.
  • Avaliando a divisão modal do transporte terrestre de carga geral no Brasil usando um modelo de market share Research Directory

    Gonçalves, Brunno Santos; D'Agosto, Márcio de Almeida; Leal Jr., Ilton Curty; Silva, Francisco Gildemir Ferreira da

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta metodologia desenvolvida para avaliar a divisão modal do transporte terrestre de carga geral no Brasil e possíveis razões para a prevalência do transporte rodoviário sob o transporte ferroviário, usando um modelo de market share. Não foram encontrados estudos que utilizaram o modelo de market share para o planejamento de transporte de carga, apesar de sua natureza genérica que permite que ele seja aplicado a qualquer mercado, serviço, utilidade ou produto. A metodologia foi aplicada em três corredores de transporte, dois grupos de carga geral e permitiu entender que as operações ferroviárias brasileiras continuam pouco competitivas em termos de custos logísticos para o transporte de carga geral de alto valor agregado. Além disso, constatou-se que a oferta de transporte é um fator determinante para o maior uso do transporte rodoviário na matriz de transporte de carga geral e que a demanda para o transporte de carga geral é elástica a esse fator. Para cargas de baixo valor agregado (VA1), a redução de 1% no gap entre oferta de transporte rodoviária e ferroviária leva a um aumento de 4,5% no market share ferroviário no CT1 (São Paulo -Porto Alegre -São Paulo), 4,9% no CT2 (Santos -Brasília -Santos) e 3,3% no CT3(São Paulo -Rio de Janeiro -São Paulo). Para cargas de alto valor agregado (VA2) a elasticidade foi mais intensa. A redução de 1% no gap entre oferta de transporte rodoviária e ferroviária leva a um aumento no market share ferroviário de 4,2% no CT1, 119% no CT2 e 9,6% no CT3.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a methodology developed to evaluate the modal split of land transport of general cargo in Brazil and possible reasons for the prevalence of road transport over rail, using a market share model. No studies were found using the market share model for planning cargo transport, in spite of its generic nature which makes it readily applicable to any market, service, utility or commodity. The methodology was applied in three transport corridors, two groups of general cargo and enabled us to establish that Brazilian rail operations are still uncompetitive in terms of logistics costs when transporting general cargo of high aggregate value. Moreover, transport supply is a determinant factor for the greater use of road transport in Brazil's general cargo transport matrix, and the demand for general cargo transport in Brazil is elastic in relation to this factor. For low aggregate value general cargo (AV1), a 1% reduction in the gap between road and railway supply leads to an increase in the railway market share of 4.5% through TC1 (São Paulo -Porto Alegre -São Paulo), 4.9% through TC2 (Santos -Brasilia -Santos), and 3.3% through TC3(São Paulo -Rio de Janeiro -São Paulo). For high aggregate value general cargo (AV2), this elasticity was more pronounced. A 1% reduction in the gap between road and railway transport supply leads to an increase in the railway market share of 4.2% through TC1, 11.9% through TC2, and 9.6% through TC3.
  • Um modelo heurístico baseado em localização-designação aplicado ao estacionamento rotativo Diretório De Pesquisas

    Antiqueira, Liliane Silva de; Pereira, Elaine Corrêa; Machado, Catia Maria dos Santos

    Resumo em Português:

    O presente trabalho propõe um modelo heurístico de resolução para a melhoria do Serviço de Estacionamento Rotativo Regulamentado na cidade de Rio Grande-RS, baseado na formação de agrupamentos (clusters). Tem como objetivo, obter de forma eficaz e eficiente os setores e áreas de fiscalização no estacionamento rotativo. A metodologia apresentada utiliza técnicas da pesquisa operacional e divide o trabalho em três fases: na primeira é feita uma pesquisa de campo; na segunda são formados os setores de fiscalização e na terceira são formadas as áreas do estacionamento rotativo. Para a formação dos setores, foi utilizado comparativamente a heurística clássica Teitz e Bart e Busca Tabu definindo assim, as p-medianas necessárias para o problema. Estas medianas servem como "sementes" para a formação dos setores de fiscalização, obtidos através do algoritmo de designação de Gillett e Johnson. Um aplicativo dinâmico processa os dados georreferenciados tornando possível a informatização do atual sistema, bem como permite analisar os diferentes mapas que podem ser obtidos a partir da construção de cenários, quando os trechos de quadra são adicionados ou removidos ou ainda da contratação ou redução de pessoal.

    Resumo em Inglês:

    The present work proposes a heuristic model of solution to improve the regulated Rotating Parking Lot Service situated in Rio Grande, Brazil, based on the formation of the clusters. It has as a goal to obtain an effective and efficient way the sectors and areas of inspection in the rotating parking lot. The methodology uses techniques of operational research and divides the work in three phases: first, a field research is performed; second, sectors of inspection are formed; and third, the areas of the rotating parking lot are formed. To the sectors formation, it was used comparatively the classic heuristic Teitz and Bart and Tabu Search defining that way the p-median needed to the problem. These medians are used as "seeds" to the formation of the inspection sector, obtained by the designation algorithm of Gillet and Johnson. A dynamic application processed the georeferenced data making possible the computerization of the current system, as well as allowing the analysis of the different maps that may be obtained from the building of scenarios, when the block stretches are added or removed or still from the recruitment or reduction of people.
  • Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana Diretório De Pesquisas

    Oliveira, Leise Kelli de; Correia, Vagner de Assis

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma metodologia desenvolvida para avaliar a implantação de um modelo de centros de distribuição de mercadorias em áreas urbanas (CDU) com critérios econômicos e ambientais. A metodologia é composta por quatro etapas: modelo de adesão (etapa 1), utilizando a técnica de preferência declarada, para a definição dos cenários de atendimento da demanda do sistema de entrega de produtos proposto para a cidade (etapa 2). Para cada um dos cenários, foram realizados estudos de localização de instalações e de roteirização de veículos (etapa 3) utilizando o software Transcad. Na etapa 4 foram feitas as avaliações econômica, ambiental e logística dos cenários analisados. A metodologia foi aplicada em Belo Horizonte (MG) e os resultados indicaram que o CDU reduziu o número de veículos de carga em circulação na cidade em até 51,4%, além de aumentar a produtividade destes equipamentos com uma elevação de 264% no número de rotas alocadas por veículo e diminuir em 37,27% a emissão de poluentes e o consumo de combustíveis fósseis. Estes resultados apontam que o CDU pode aperfeiçoar os processos logísticos urbanos e mitigar as externalidades negativas do transporte de produtos nas cidades.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a methodology to evaluate the implementation of urban distribution centers of products model (UDC) with economical and environmental criteria. The methodology is shared in four steps: adoption model (step 1), based on stated preference, in order to define scenarios to achieve the demand offered by the product delivery system to the city (step 2). To each scenario, it was performed facility location and routing studies (step 3) by using Transcad software. In step 4, it was made economical, environmental and logistic evaluations of each scenario analyzed. This methodology was applied in Belo Horizonte (MG) and showed that the UDC reduced the number of cargo vehicle to drive in the city by up 51.4%, besides that, the model increased the productivity of these vehicles by elevating in 264% the routes numbers allocated in each truck and decreased in 37.27% the pollutant emission and the fossil fuel consumption. These results indicated that the UDC can improve urban logistics processes and it can mitigate negatives externalities of products transportations in cities.
  • O efeito do tráfego de carga aérea na geração de empregos na Turquia Research Directory

    Ozcan, Ismail Cagri

    Resumo em Português:

    Embora exista uma vasta literatura sobre o impacto do tráfego aéreo de passageiros e a geração de emprego, a interação entre o tráfego de carga aérea e o emprego local permanece relativamente intocado. Este trabalho tenta preencher a lacuna, analisando o impacto do tráfego de carga aérea no emprego local em 20 províncias turcas usando dados do Censo de 2000. Os resultados de uma regressão com método de mínimos quadrados em dois estágios mostram que o tráfego de carga aérea estimula emprego em finanças, seguros, imobiliário e serviços de negócios e aumenta o número total de trabalhadores em administração e gerência e o número total de trabalhadores de escritório e afins, enquanto ele tende a reduzir emprego na agricultura, caça, silvicultura e atividades de pesca e o número total de produtores agrícolas, de criação de animais, trabalhadores florestais, pescadores e caçadores.

    Resumo em Inglês:

    While there is a large body of literature on air passenger traffic's impact on local employment, the interaction between air cargo traffic and local employment remains relatively untouched. This paper tries to fill in the gap by analyzing the impact of air cargo traffic on local employment in 20 Turkish provinces using Census 2000 data. The results of 2-stage least squares estimations show that air cargo traffic stimulates employment in finance, insurance, real estate and business services and increases the total number of administrative and managerial workers and the total number of clerical and related workers while it tends to reduce employment in agriculture, hunting, forestry and fishing activities and the total number of agricultural, animal husbandry, forestry workers, fishermen and hunters.
  • Análise de viabilidade econômica da participação de cooperativas populares na cadeia de fornecimento de óleo residual de fritura a fábricas de biodiesel Diretório De Pesquisas

    Guabiroba, Ricardo César da Silva; D'Agosto, Márcio de Almeida; Franca, Luíza Santana

    Resumo em Português:

    O óleo residual de fritura (ORF) é a matéria-prima mais barata para a produção de biodiesel. É uma prática de cooperativas populares a coleta e o agrupamento do ORF de modo a gerar escala de fornecimento a fábricas de biodiesel. No entanto, para a sobrevivência e atuação dessas cooperativas, estas devem gerar lucro. Assim sendo, este artigo tem como contribuição a estruturação e a apresentação de um procedimento composto por quatro etapas, voltado a auxiliar cooperativas populares quanto à análise de geração de lucro referente à operação de coleta do ORF. Esse procedimento foi aplicado à realidade de uma associação de cooperativas localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. A partir dessa aplicação, verificou-se que se a coleta fosse realizada de modo planejado a partir de um software de roteirização, o seu custo teria uma redução de quase 34% em relação ao custo real praticado e a associação de cooperativas estaria apta a gerar lucro, mesmo se o preço do ORF atingisse seu menor preço de mercado, estando protegida contra variações de preço estabelecidas pelo mercado.

    Resumo em Inglês:

    The residual oil frying (ROF) is the cheapest raw material for biodiesel production. The collection and grouping of ROF is a popular practice of cooperatives, that's supply biodiesel plants. However, for the survival and performance of these cooperatives, these should generate profit. Therefore, this article represents a contribution by structuring and presentation a procedure of four stages, consisting in assist popular cooperatives in the analysis of generating profit by the ROF's collection and operation. This procedure was applied in an association of cooperatives located in the metropolitan region of Rio de Janeiro. From this application, it was concluded that the collection should planned by a software routing and her cost would have a reduction of almost 34% over the actual cost applied and the association of cooperatives would be able to generate profits and will be protected against market fluctuations, even if the price of ROF reached its lowest market price.
  • Custos e fretes praticados no transporte rodoviário de cargas: uma análise comparativa entre autônomos e empresas Diretório De Pesquisas

    Araújo, Maria da Penha S.; Bandeira, Renata Albergaria de Mello; Campos, Vania Barcellos Gouvea

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como principal propósito investigar a hipótese de que existem diferenças entre os valores de fretes praticados pelos principais atores envolvidos no transporte rodoviário de cargas no Brasil (empresas e autônomos), sendo o principal problema o valor pago ao autônomo, que, na maioria das vezes, é contratado por empresas transportadoras. Além de investigar esta hipótese de pesquisa, o estudo também se propõe a analisar se a diferença entre os fretes pagos é indevida ou não, identificando as principais causas para esta suposta diferença. A importância deste estudo está no fato de que este tipo de análise, apesar de relevante, ainda não ter sido observado na literatura nacional. Desta forma, a partir de um estudo das metodologias de formação de preços de frete e de uma pesquisa de campo com 20 empresas transportadoras e 96 autônomos, procurou-se identificar as possíveis diferenças em relação ao valor do frete pago e o valor dos custos inerentes à operação do transporte, tomando-se como objeto de análise o eixo São Paulo a Rio de Janeiro no transporte de carga geral. A pesquisa de metodologias de cálculo de frete possibilitou identificar os custos envolvidos nesta operação, bem como todas as características e peculiaridades deste ofício, propondo-se um método de cálculo que inclui todos os custos envolvidos na operação de transporte. Com a metodologia proposta, foi possível determinar o valor do preço final do frete que seria suficiente para remunerar todos os gastos percebidos pelos diferentes atores em seus trabalhos. Também foram realizadas comparações entre os fretes reais praticados por transportadores autônomos e os valores que deveriam ser praticados caso todos os custos operacionais do transporte fossem, de fato, aplicados. Enfim, verificou-se que a diferença de valores de frete existe, porém, com base na pesquisa, observou-se que esta diferença é coerente em função dos custos relativos às empresas e aos autônomos. Além disso, foi possível observar que existe uma baixa lucratividade para todos os atores deste mercado, havendo indícios de que os autônomos realmente são os mais prejudicados.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims to investigate the hypothesis that there are discrepancies between the freights charged by the major actors involved in cargo road transportation in Brazil (companies, carrier owners and cooperative). Therefore, the present study aims to identify possible distortions in the freight rates paid and the costs inherent in the operation, considering the transport of general cargo from São Paulo to Rio de Janeiro as the object of study. Consequently, different methodologies for calculating freights of cargo transportation were analyzed in order to identify the costs involved in this type of operation, as well as all the features and peculiarities involved, defining a method of calculation of all costs involved in this type of transport operation. As a result, it became possible to estimate a final freight value that would be fair to pay all costs involved in the transport operation. Comparisons were also made between the actual freight charged by owner operators and the values that should be practiced in fact if they actually managed all operating costs of transport. Finally, a reduction in profitability was verified for all players in this market, but there are indications that carrier owners are the most harmed.
  • Um estudo de diferentes metaheurísticas para resolver o problema de programação de tripulações do sistema de transporte público Research Directory

    Silva, Gustavo Peixoto; Reis, Allexandre Fortes da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo explora diferentes métodos de busca associados à metaheurística Iterated Local Search (ILS) para resolver o Problema de Programação de Tripulações de um Sistema de Transporte Público. Os resultados obtidos com o ILS foram comparados com um trabalho prévio, dos mesmos autores, que utilizou a metaheurísica Variable Neighborhood Search (VNS). Inicialmente ambas as metaheurísticas foram implementadas utilizando como procedimento de busca o método clássico First Improvement, realizando realocação e troca "guiada" das tarefas das tripulações. Esta realocação/troca guiada substitui a componente randômica dos métodos clássicos por uma busca da melhor posição para a inserção das tarefas. Posteriormente, foi utilizada a técnica denominada Very Large-scale Neighborhood Search (VLNS) como procedimento de busca nas respectivas metaheurísticas. Esta técnica produz um número muito maior de vizinhos do que vizinhanças 2-opt, pois ela permite a realocação de tarefas entre uma série de diferentes tripulações. Ambas as versões das metaheurísticas foram aplicadas a um conjunto de dados reais de uma empresa que opera em Belo Horizonte, produzindo programações mais econômicas do que aquelas adotadas pela empresa. Os resultados são apresentados e discutidos neste trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This paper explores different local search methods associated with the metaheuristic Iterated Local Search (ILS) to solve the Crew Scheduling Problem (CSP) of a Public Transportation System. The results from ILS were compared to those obtained in a previous work from the same authors that used the Variable Neighborhood Search (VNS). Initially, both metaheuristics were implemented using, as local search, the classical First Improvement Method, performing "guided" reallocation and exchange of crew tasks. The guided reallocation/exchange replaces random components from the classical method by searching the best position to insert the task. Further, the Very Large-scale Neighborhood Search (VLNS) technique was used as a local search procedure in the metaheuristics. This technique has substantially more neighbors than the 2-opt neighborhoods, since it performs a chain exchange of tasks from different crews. Both versions of metaheuristics were applied to a set of real data from a company operating in the city of Belo Horizonte, producing more economical schedules than those adopted by the company. The results are presented and discussed in this work.
  • As potencialidades do mercado da aviação chinesa para o aeroporto internacional de Lisboa: análise de modelagem empírica Diretório De Pesquisas

    Vicente, José Manuel; Dionísio, Andreia; Oliveira, Manuela; Simão, Cátia

    Resumo em Português:

    A elaboração do presente artigo tem como principal objectivo analisar as potencialidades do mercado da aviação chinesa que se encontra em franca expansão no âmbito do desenvolvimento do aeroporto internacional de Lisboa através de uma análise empírica baseada em modelos com dados de painel aplicados ao contexto dos transportes, nomeadamente o sector do transporte aéreo. Para além do objectivo apresentado anteriormente foi analisado o conceito de nível de circuito e, pela primeira vez, aplicado ao contexto português de forma a verificar o seu carácter benéfico para o desenvolvimento e adequado aproveitamento das condições geográficas da principal infra-estrutura aeronáutica portuguesa. Utilizou-se dois modelos gravitacionais com dados em painel. Estes modelos econométricos permitem o estudo da atractividade entre a origem e o destino no transporte aéreo. Neste trabalho encontra-se uma breve reflexão e introdução de um conceito ainda pouco explorado na bibliografia mundial e nomeadamente no sector do transporte aéreo, o nível de circuito. A aplicabilidade deste conceito no presente trabalho de investigação permitiu aferir a qualidade geográfica de um conjunto de infra-estruturas aeroportuárias que servem de hub em determinadas rotas, concluindo-se que quanto menor for este parâmetro melhor a qualidade de serviço deste hub, sendo como tal possível afirmar que nenhum outro desvio de rota permite transportar os passageiros num período de tempo mais reduzido.

    Resumo em Inglês:

    The development of this paper aims to analyze the potential of the Chinese aviation market that is booming in the development of the Lisbon International Airport through empirical analysis based on panel data models applied to the transport context, in particular in the air transport sector. In addition to the previously stated objective was analyzed the concept of circuit level and, for the first time, applied to the national context in order to verify its beneficial nature for the development and appropriate use of geographical conditions of the main Portuguese aviation infrastructure. Two gravity models with panel data were used. These econometric models allow the study of attractiveness between origin and destination in air transport. In this paper there is a brief reflection and introducing of a new concept that is still little explored in the world literature and particularly in the aviation sector, the circuit level. The applicability of this concept in this research work allowed the assessment of the geographical quality of a set of airport infrastructure serving hub on certain routes, concluding that the lower this parameter the best is the quality of service at this hub, and as such possible to say that no other route diversion let them to carry passengers in a shorter period of time.
  • Metodologia para estimativa de fluxos de carga a partir de dados secundários: uma aplicação em Belo Horizonte Diretório De Pesquisas

    Pereira, Lílian dos Santos Fontes; Oliveira, Leise Kelli de

    Resumo em Português:

    O bom planejamento dos fluxos de mercadorias no meio urbano requer o conhecimento da matriz Origem Destino de cargas. Esse estudo tem como objetivo geral propor uma metodologia para estimar fluxos de cargas a partir de dados secundários, empregando princípios de modelos baseados em atividades e avaliar sua aplicabilidade. Os métodos tradicionalmente utilizados para obtenção de uma matriz OD têm um custo elevado e dificuldades metodológicas de coleta de dados, inviabilizando, muitas vezes, sua atualização. A metodologia proposta se baseia nas variáveis localização, tipo de atividade, e variável explicativa do modelo de geração de viagens e compreende as etapas de definição da área de estudo, zoneamento, escolha dos segmentos econômicos, coleta e tratamento de dados secundários, geração de viagens, modelagem da distribuição e calibração. A metodologia foi aplicada em Belo Horizonte (MG), tendo como base de dados o Cadastro Municipal de Contribuintes de 2011. O modelo foi construído a partir dos princípios de Integração de Uso do Solo e Transportes, com aplicação do modelo TRANUS. Para calibração, foram utilizados dados oficiais do município e pesquisas de campo anteriores. A metodologia se mostrou aplicável, sendo obtida uma matriz OD estimada compatível com os dados de referência.

    Resumo em Inglês:

    Good planning of freight flows in the urban environment requires knowledge of the freight Origin Destination matrix. This study aims to propose a methodology to estimate freight flow from secondary data, employing the principles of activity-based models and evaluate its general applicability. The methods traditionally used for obtaining OD matrix have a high cost and methodological difficulties in data collection, making impracticable its updating. The proposed methodology is based on the location, type of activity and the explain variable of the generation model and it consists of seven stages, including the definition of the study area, zoning, choice of economic segments, collection and treatment of secondary data, trip generation, distribution modeling and calibration. The methodology was applied in Belo Horizonte (MG), based on data from the Municipal Register Contributors from 2011. The model was built based on the principles of Integrated Land Use and Transport, applying the model TRANUS. For calibration, it was used official data from the municipality and previous research. The methodology proved being applicable, and it provided an estimated OD matrix compatible with the reference data.
  • Uma métrica complementar para definir uma zona tampão em aeroporotos brasileiros Research Directory

    Carvalho, Luiz André de; Slama, Jules Ghislain; Nassi, Carlos David

    Resumo em Português:

    A legislação sobre o ruído de aeronaves no Brasil reconhece a métrica DNL como a única ferramenta para implementar zoneamento de ruído em aeroportos. Este artigo analisa a importância da adoção de uma métrica auxiliar para caracterizar os impactos do ruído das aeronaves em construções específicas sensíveis ao ruído, especialmente na análise de interferência na fala e nos distúrbios do sono. Foi utilizado neste trabalho uma métrica complementar, LAeq, associada a norma brasileira de controle da poluição sonora, NBR 10151 (Avaliação do ruído em áreas habitadas para o conforto da Comunidade). Uma curva de controle baseada no LAeq e na norma foi criada e a área tampão entre a curva de controle e o DNL 65dB(A) foi o objeto de estudo deste trabalho. Os resultados mostraram um número elevado de pessoas que são atingidas pelo ruído aeronáutico e são desprezadas pelas autoridades públicas, só no aeroporto de Congonhas este número atinge a marca de 596.808 pessoas. A adoção da métrica complementar tem o intuito de auxiliar os tomadores de decisão na identificação das pessoas altamente incomodadas pelo ruído aeronáutico, permitindo a criação de medidas de mitigação nas áreas afetadas.

    Resumo em Inglês:

    The legislation on aircraft noise in Brazil recognizes the DNL metric as the only tool to perform noise airport zoning. This paper examines the importance of adopting an auxiliary metric to characterize the impacts of aircraft noise at a specific building sensitive to noise, especially in analysis of speech interference and sleep disturbance. A complementary measure, LAeq, associated with the Brazilian standard for controlling noise pollution, NBR 10151 (Assessment of noise in inhabited areas, for Community comfort), was used in this work. A control curve based the LAeq and on the standart was created and the buffer area between the control curve and DNL 65dB (A) was the object of study of this work. The results showed a high number of people who are affected by aircraft noise and are despised by the public authorities, only at Congonhas airport this number reaches the mark of 596,808 people. The adoption of complementary metric is intended to assist decision makers in identifying people highly annoyed by aircraft noise, allowing the creation of mitigation measures in the affected areas.
  • Avaliação de processos licitatórios de embarcações de apoio marítimo offshore com utilização de análise envoltória de dados Diretório De Pesquisas

    Maciel, Gustavo da Silva; Lima, Gilson Brito Alves; Meza, Lidia Angulo; Gomes Júnior, Silvio Figueiredo

    Resumo em Português:

    O trabalho apresenta uma proposta de utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA) em processos licitatórios para contratação de embarcações tipo PSV (Platform Supply Vessel) de apoio marítimo pela Petrobras. A relevância do trabalho está em considerar as variáveis econômicas e técnicas envolvidas no processo, em alternativa ao processo atual de contratação, que considera apenas o menor preço. A escolha da proposta de menor preço pode gerar custos extras ao longo do tempo, pois não considera aspectos técnicos na avaliação das propostas concorrentes. Utiliza-se o modelo DEA CCR para análise das propostas concorrentes com o uso complementar da fronteira invertida para o cálculo da eficiência. A vantagem desta proposta é que são considerados os aspectos econômicos e técnicos sem qualquer interferência do decisor. Os resultados mostram que a melhor proposta é a embarcação HW, única com eficiência máxima, seguida da embarcação LT. É feita ainda uma comparação dos resultados obtidos pelo modelo DEA proposto com um processo licitatório real.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes the use of Data Envelopment Analysis (DEA) models in bidding processes for hiring offshore support vessels type PSV (Platform Supply Vessel) for Petrobras. The relevance of the work lies in taking into account economical and technical variables as an alternative to the current process of hiring, which selects the bid with the lowest price. The choice of the lowest bid can generate extra costs over time, because it does not take into account technical aspects in the evaluation of competing proposals. We use the CCR DEA model to evaluate the competing proposals using also the inverted frontier technique. The advantage of this approach is that technical and economic aspects are taking into account and this is done without any value judgement from the decision maker. The results show that the best bid is the HW vessel (only one with maximum efficiency) then the vessel LT. Also, we compare the results of the DEA proposed approach with a real bidding process.
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