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Sociologia & Antropologia, Volume: 1, Número: 2, Publicado: 2011
  • DO MITO GREGO AO MITO AMERÍNDIO: UMA ENTREVISTA SOBRE LÉVI-STRAUSS COM EDUARDO VIVEIROS DE CASTRO Artigos

    Lagrou, Elsje; Belaunde, Luisa Elvira

    Resumo em Português:

    Resumo: Nesta entrevista, Eduardo Viveiros de Castro discorre sobre os "dois Lévi-Strauss" presentes na obra do autor, a partir de uma reflexão sobre a importância das Mitológicas, série coroada pelo História de Lince. Nota-se nesta sequência de estudos uma progressiva "etnologização" do escopo analítico da antropologia estrutural. Esse movimento é ambíguo, com idas e vindas, mas se mostra claro em História de Lince, no qual se percebe a importância do tema da "abertura ao outro", tema este que se ligaria às fontes filosóficas e éticas do dualismo ameríndio. Trata-se, portanto, em História de Lince, de realizar uma reflexão sobre a especificidade do modo como os povos indígenas pensam a questão do humano. Do primeiro volume das Mitológicas ao História de Lince observa-se também a transformação de uma mitologia grega, ponto de partida filosófico do autor, embora nunca revelado de forma explícita, em uma mitologia ameríndia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this interview, Eduardo Viveiros de Castro discusses the "two Lévi-Strauss" beginning with a reflection on Mythologiques, the series crowned by The story of Lynx. In this sequence of studies one can observe a progressive "ethnologization" of the analytical scope of structural anthropology. This movement is an ambiguous one, with ups and downs, but it is clear in The story of Lynx, where one realizes the importance of "openness to others", theme that would connect to the philosophical and ethical sources of Amerindian dualism. Therefore, analyzing The story of Lynx is concerned with the specificity of indigenous people's thought about the human issue. From the first volume of Mythologiques to The story of Lynx one also sees a Greek mythology, philosophical starting point of the author, albeit never explicitly revealed, transforming into an Amerindian mythology.
  • AS DUAS NATUREZAS DE LÉVI-STRAUSS Artigos

    Descola, Philippe

    Resumo em Português:

    Resumo: Aborda-se aqui a complexidade do status do par conceitual natureza e cultura no pensamento de Lévi-Strauss. Ao mesmo tempo ferramenta de análise, cena filosófica dos primórdios e antinomia a superar, revisita-se os diferentes usos e significados na obra de Lévi-Strauss do conceito de natureza e sua relação com o de cultura. Mostra-se como é possível reconhecer na obra de Lévi-Strauss dois conceitos de natureza: por um lado, uma natureza que se opõe à cultura num programa científico formulado em termos classicamente dualistas e, por outro, uma teoria do conhecimento decididamente monista que considera o espírito como parte e produto desse mesmo mundo. Argumenta-se que se o dualismo entre cultura e natureza fundou o pensamento estruturalista de Lévi-Strauss, é na própria obra deste que encontramos os argumentos e meios de superá-lo. A vocação do estruturalismo na antropologia de hoje, no entanto, é de ir mais longe neste caminho do que foi o próprio fundador.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The paper address the complexity of the status of the conceptual pair nature and culture in Lévi-Strauss' thought. At the same time analysis tool, early philosophical scene and antinomy to be overcome, one revisits different uses and meanings in Lévi-Strauss' work of the concept of nature and its relationship with the one of culture. It is shown how it is possible to recognize in Lévi-Strauss' work two concepts of nature: on the one hand, a nature that is opposite to culture in a scientific program classically formulated in a dualistic way and, on the other, a decidedly monistic theory of knowledge that considers the spirit as part and product of this same world. It is argued that if dualism between culture and nature founded the structuralist thought of Lévi-Strauss, it is in his own work that one finds the arguments and means to overcome it. The vocation of structuralism in current anthropology, however, is to go further than its founder.
  • A IDEIA, A SÉRIE E A FORMA: DESAFIOS DA IMAGEM NO PENSAMENTO DE CLAUDE LÉVI-STRAUSS Artigos

    Severi, Carlo

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo, parte-se da abordagem teórica da arte por Lévi-Strauss para aplicá-la a um objeto não explorado pelo próprio autor: a arte abstrata no Ocidente. O texto inicia com uma polêmica entre Lévi-Strauss e o teórico do surrealismo, André Breton, em torno da magia da arte. A polêmica põe a nu a originalidade de Lévi-Strauss enquanto teórico da arte, em diálogo permanente com os Modernistas de sua época, assim como a centralidade da arte na sua teoria estruturalista. Se para Breton a magia da arte é universal porque apela para processos de apreensão intuitivas, opostos à razão, para Lévi-Strauss o desafio da universalidade da arte consiste no fato de este ser um dos lugares privilegiados de exploração do pensamento formal. Lévi-Strauss propõe interpretar paralelamente, no interior de cada universo cultural, as coordenadas constitutivas da imagem e as operações mentais que essas coordenadas implicam. Se Lévi-Strauss seguiu este caminho para dar sentido aos arabescos kadiwéu, propõe-se aqui seguir esta trilha na exploração da arte abstrata.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper, one attempts to apply Lévi-Strauss' theoretical approach to art to an object he himself has not examined: abstract art in the West. The text begins with a controversy between Lévi-Strauss and the theorist of Surrealism, Andre Breton, over the magic of art. The controversy highlights the originality of Lévi-Strauss as a theorist of art, in permanent dialogue with the Modernists of his time, as well as the centrality of art in his structural theory. If for Breton the magic of art is universal because it appeals to processes of intuitive apprehension, opposite to reason, for Lévi-Strauss the challenge of universality of art consists in being one of the privileged places for exploration of formal thought. Lévi-Strauss proposes to interpret simultaneously the constitution of image and the mental operations within each cultural universe. If Lévi-Strauss followed this path to make sense of the kadiwéu arabesques, it is proposed here to follow this trail in the analysis of abstract art.
  • DOM QUIXOTE NA AMÉRICA: CLAUDE LÉVI-STRAUSS E A ANTROPOLOGIA AMERICANISTA Artigos

    Taylor, Anne-Christine

    Resumo em Português:

    Resumo: Em D. Quixote na América, Anne-Christine Taylor aborda o paradoxo da identidade americanista de Lévi-Strauss. O alcance geral e abstrato da obra de Lévi-Strauss e a pouca expressividade teórica e empírica do americanismo na época em que este realizou suas primeiras e curtas experiências de campo poderiam sugerir que a região onde o autor se formou enquanto antropólogo não teve influência sobre o desenvolvimento teórico de sua obra. A autora mostra, pelo contrário, que se americanista ele se tornou quase por acaso, a influência da experiência e do pensamento ameríndio sobre o estruturalismo de Lévi-Strauss foi tamanha que se pode falar em uma Eindianizaçãoi do imaginário científico de Lévi-Strauss, mesmo quando sua meta é o universal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In D. Quixote in America, Anne-Christine Taylor addresses the paradox of Lévi-Strauss' Americanist identity. The general and abstract range of Lévi-Strauss' work and the little theoretical and empirical expressivity of Americanism at the time of his first and short field experiences could suggest that the region where the author became an anthropologist had no influence on the theoretical development of his work. The paper shows, on the contrary, that if he became Americanist almost by chance, the influence of Amerindian experience and thought over the structuralism of Lévi-Strauss was such that one can speak of an "Indianization" of his scientific imaginary even when his goal is the universal.
  • REAVALIANDO CULTURA E POBREZA Artigos

    Small, Mario Luis; Harding, David J.; Lamont, Michèle

    Resumo em Português:

    Resumo: Nosso objetivo é fazer um balanço da literatura emergente sobre a relação cultura-pobreza; é identificar questões que permanecem sem resposta; e defender a posição de que o estudo judicioso da cultura, com fundamento teórico e base empírica, pode e deve ser uma componente permanente da agenda da pesquisa sobre a pobreza. Começamos identificando as razões científicas e políticas pelas quais os estudiosos da pobreza deveriam preocupar-se profundamente com a cultura. Então, abordamos uma pergunta difícil - o que é "cultura"? - e argumentamos que sociólogos e antropólogos culturais, com a finalidade de entenderem o processo de criação de significado, desenvolveram pelo menos sete instrumentos analíticos distintos, mesmo que parcialmente coincidentes, que poderiam ajudar a responder perguntas sobre casamento, educação, vizinhanças, participação em comunidades e outros tópicos centrais ao estudo da pobreza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Our objective is to take stock of the budding literature on the relationship culture-poverty; identify issues that remain unanswered; and make the case that the judicious, theoretically informed, and empirically grounded study of culture can and should be a permanent component of the poverty research agenda. We begin by identifying the scholarly and policy reasons why poverty researchers should be deeply concerned with culture. We then tackle a difficult question - what is "culture"? - and make the case that sociologists and anthropologists of culture have developed at least seven different, though sometimes overlapping, analytical tools for capturing meaning-making that could help answer questions about marriage, education, neighborhoods, community participation, and other topics central to the study of poverty.
  • EMPREENDIMENTOS URBANOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: ALTERNATIVA DE EMPREGO OU POLÍTICA DE INSERÇÃO SOCIAL? Artigos

    Lima, Jacob Carlos; Araújo, Angela Maria Carneiro; Rodrigues, Cecília Carmen Pontes

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo buscamos analisar o perfil dos empreendimentos de economia solidária: como são organizados, seus indicadores de gestão participativa, suas condições de sustentabilidade e possibilidades de garantir inserção social de trabalhadores excluídos do mercado de trabalho. Consiste em uma análise dos dados de 2007 da base Sies (Sistema de Informação em Economia Solidária) do Ministério do Trabalho e Emprego. Procuramos verificar o que se entende por organização de trabalho solidário num mercado caracterizado por seu oposto, e em que a gestão coletiva se efetiva. Foram priorizados os empreendimentos caracterizados pelo trabalho coletivo ou cooperativo dos seguintes subsetores econômicos: reciclagem, costura, calçado e alimentação. Também foram consideradas as fábricas recuperadas e associações/cooperativas de profissionais qualificados dos setores de engenharia, informática e educação. Concluímos que, de forma geral, os empreendimentos solidários correspondem mais a políticas compensatórias do que efetivamente a uma alternativa ao emprego formal ou assalariado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article tries to analyze the profile of solidarity economy enterprises: how are they organized, which are their indicators of participatory management, their conditions to ensure sustainability and social inclusion of workers excluded from the labor market. It consists of an analysis of 2007 data base from the SIES (Information System of Solidarity Economy) created by the Ministry of Labor and Employment. We attempted to verify what is meant by organizing solidarity work in a market characterized by its opposite, and also in what extent collective management is effective. We prioritized the enterprises characterized by cooperative or collective work of the following economic sectors: recycling, sewing, shoes, and food. We also considered the recovered factories and professionals associations or cooperatives from the sectors of engineering, computing and education. We concluded that, in general, the solidarity enterprises can be more effectively considered as a result of compensatory policies than as an alternative to formal employment or wage labor.
  • O GÊNERO DA "NOVA CIDADANIA": O PROGRAMA MULHERES DA PAZ Artigos

    Sorj, Bila; Gomes, Carla

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo discute o novo paradigma de políticas sociais, nomeado de diferentes maneiras, como pós-Consenso de Washington, cidadão-consumidor ou investimento social e as formas que assume no contexto brasileiro. Toma-se como referência empírica o Programa Mulheres da Paz, do Rio de Janeiro, que visa a capacitar mulheres de comunidades pobres a "resgatar" jovens em situação de risco e criminalidade e a atuarem como lideranças locais. O artigo analisa a tensa convivência entre diferentes discursos e práticas que, ao mesmo tempo, mobilizam pressupostos maternalistas, associados à feminilidade e colocados a serviço dos objetivos do desenvolvimento e os novos conceitos de "cidadania ativa", que se baseiam na ideia de investir nos sujeitos como indivíduos e na promoção da autonomia e do autodesenvolvimento, o chamado empoderamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discusses the new paradigm of social policies named post-Washington Consensus, citizen-consumer or social investment and the forms it assumes in the Brazilian context. The empirical reference is the Women for Peace Program in Rio de Janeiro which aims at empowering women in poor communities to "rescue" young people at risk of joining organized crime and to act as local leaders. The article analyzes the tense coexistence of different discourses that mobilize maternalist assumptions associated with femininity placing them at the service of development goals and the new concepts of "active citizenship", which are based on the idea of investing in the subjects as individuals and promoting autonomy and self-development, the so-called empowerment.
  • JORGE AMADO E SEUS CAMARADAS NO CÍRCULO COMUNISTA INTERNACIONAL Artigos

    Ridenti, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo busca elucidar aspectos da relação de artistas brasileiros e latino-americanos com a imprensa cultural comunista francesa e com o movimento comunista internacional do fim dos anos 1940 a meados dos 1950, no contexto da Guerra Fria. Os contatos no exterior foram fundamentais para a inserção internacional de latino-americanos, bem como para sua formação intelectual e política. A imprensa comunista francesa desempenhou papel importante para divulgar a obra de artistas latino-americanos, notadamente os que moraram em Paris. Alguns deles conseguiram lugar de destaque na rede comunista, especialmente por sua atuação no movimento pela paz mundial, como o poeta chileno Pablo Neruda e o romancista brasileiro Jorge Amado. Ele foi o principal artista brasileiro a beneficiar-se da internacionalização a partir do exílio em Paris, abrindo caminho também para a difusão de obras de amigos estrangeiros no Brasil e de brasileiros no exterior. São abordados ainda os dilemas dos artistas comunistas diante das perseguições e recompensas no auge do stalinismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article seeks to elucidate aspects of the relationship of Latin American artists with the French Communist press and the international communist movement in the context of the Cold War. The overseas contacts were crucial for the international insertion of Latin Americans, as well as for their intellectual and political education. The French Communist press has been important to promote the work of Latin American artists, especially those who lived in Paris. Some of them managed to get a place in the communist network. The Chilean poet Pablo Neruda and the Brazilian novelist Jorge Amado have played a relevant role in the movement for world peace in the late 1940s and the 1950s. Amado has been the main Brazilian artist to benefit from the internationalization, also paving the way for the dissemination of works of his foreign friends in Brazil and Brazilians abroad. The article analyses also the dilemmas faced by communist artists: persecution and rewards in the heyday of Stalinism.
  • O OLHO DO ETNÓGRAFO Artigos

    Peixoto, Fernanda Arêas

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo propõe uma leitura do texto do escritor e antropólogo Michel Leiris (1901-1990), "L'œil de l'ethnographe (à propos de la Mission Ethnographique Dakar-Djibouti)", publicado na revista Documents (1930, 7), e escrito pouco antes de sua primeira viagem de campo à África, quando ele integra a Missão Etnográfica e Linguística Dacar-Djibouti (1931-1933). Trata-se de exercitar um olhar aproximado sobre esse relato de viagem (ou sobre a viagem) antes de sua realização, pensando os seus rendimentos para uma reflexão sobre a viagem etnográfica, sobre o papel de Leiris na redação de Documents, na Paris do entre-guerras e sobre sua obra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The paper proposes a reading of "L'oeil de l'ethnographe (à propos de la Mission ethnographique Dakar-Djibouti)", published in the journal Documents (1930, 7) and written by the anthropologist Michel Leiris (1901-1990) shortly before his first research expedition to Africa, when he joined the Ethnographic and Linguistic Mission Dacar-Djibouti (1931-1933). It looks at this journey report before the journey happened, examining its benefits for a reflection on the ethnographic journey, on Leiris' role as one of the editors of Documents in Paris between the wars, and on his work.
  • IMAGEM - PALAVRA: A PRODUÇÃO DO CORDEL CONTEMPORÂNEO Registros De Pesquisa

    Gonçalves, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo: Câmara Cascudo, ao descrever o cordel, atribui a sua função poética à capacidade de "fotografar", isto é, de apresentar uma imagética por meio das palavras. Partindo da intuição de Cascudo, procuro apresentar a força da imagem produzida pela rima no cordel que, por sua vez, permite ao ouvinte-leitor imaginar e compreender mundos outros apresentados pelo poeta cordelista. Partindo desta questão empreendo uma reflexão sobre a poética do cordel demonstrando que a dimensão afetiva e cognitiva da imagem e do tropos são inseparáveis, construindo, por sua vez, a poética e o estilo discursivo enquanto algo "encorporado" (embodied) na própria natureza material da fala e da comunicação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: While describing cordel, Câmara Cascudo attributes its poetic function to the capacity of "photographing", that is, of presenting an imagery through words. From Cascudo's intuiton, the paper tries to show the strength of image produced by rhyme in cordel that allows the listener-reader to imagine and grasp other worlds presented by the poet. Starting from this question I reflect upon the poetics of cordel demonstrating that the affective and cognitive dimension of image and trope are inseparable, building poetic and discursive style as something embodied in the very material nature of speech and communication.
  • WILHELM DILTHEY EM NOVAS TRADUÇÕES Resenha

    Waizbort, Leopoldo
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com