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Sociologia & Antropologia, Volume: 8, Número: 2, Publicado: 2018
  • A REVISTA CADERNOS BRASILEIROS E O CONGRESSO PELA LIBERDADE DA CULTURA, 1959-1970 Articles

    Ridenti, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe reconstituir e analisar as ligações entre a revista Cadernos Brasileiros e o Congresso pela Liberdade da Cultura, que foram ao mesmo tempo de dependência e relativa autonomia, entre 1959 e 1970. As duas entidades nem sempre coincidiram plenamente - embora se reivindicassem como liberais e anticomunistas - diante de acontecimentos históricos decisivos do período, como o golpe de 1964, a colaboração com o regime militar e a resistência a ele. Os intelectuais envolvidos com Cadernos Brasileiros foram sujeitos nesse processo de lutas sociais, indo de posições anticomunistas tradicionais, favoráveis à "revolução de 1964", até a posterior formulação de críticas ao regime militar, abrindo o periódico para a colaboração de cientistas sociais considerados de esquerda, mas sem perder as oportunidades de acomodação com os donos do poder.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article reconstructs and analyses the links between the journal Cadernos Brasileiros and the Congress for Cultural Freedom, which involved a relation of both dependency and relative autonomy, between 1959 and 1970. Despite both institutions claiming to be liberal and anti-communist, they did not always fully coincide in their response to decisive historical events of the period, such as the 1964 military coup in Brazil, collaboration with the military regime and resistance to it. The intellectuals involved with the Brazilian journal were active in the ongoing social struggles, shifting from strong anti-communist positions, favourable to what they called the '1964 revolution,' to the later formulation of criticism of the military regime, opening up the journal to collaboration of social scientists considered left-wing, without losing the opportunity to accommodate the demands of the regime in power.
  • UMA CIDADE ENTRE SONHOS DE NÉON. ENCONTROS, TRANSAÇÕES E FRUIÇÕES COM AS CULTURAS MUSICAIS URBANAS CONTEMPORÂNEAS Artigos

    Guerra, Paula

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo decorre do desenvolvimento teórico-empírico de um projeto de doutoramento sobre as culturas urbanas e as cenas musicais contemporâneas portuguesas, que demarcou e interpretou as dinâmicas subjacentes à gênese, à constituição e ao funcionamento do subcampo do rock alternativo em Portugal ao longo dos últimos 40 anos. Enfoca especificamente os perfis de fruição cultural, artística e musical das cidades do Porto e de Lisboa na última década, observando tendências, dissemelhanças, perseveranças e especificidades. O estudo constata a emergência de uma juventude portuguesa enquadrada na esfera do cosmopolitismo estético e lúdico, detentora de um capital cultural cosmopolita - isto é, de um saber-fazer e saber-estar na experimentação e fruição da diferença cultural, por consumo e práticas musicais, artísticas e culturais urbanas marcadas pelo hibridismo e o ecletismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article derives from the theoretical and empirical development of the author's doctoral research on urban cultures and contemporary Portuguese music scenes, which sought to demarcate and interpret the dynamics underlying the genesis, constitution and functioning of the subfield of alternative rock in Portugal over the last 40 years. It focuses specifically on the cultural, artistic and musical fruition of the cities of Oporto and Lisbon over the last decade, observing dissimilarities, persistences and specificities. This study confirmed the emergence of a Portuguese youth framed in the sphere of aesthetic and playful cosmopolitanism, bearer of a cosmopolitan cultural capital - that is, a savoir-faire and savoir-vivre in the experimentation and enjoyment of cultural difference, through consumption and urban musical, artistic and cultural practices marked by hybridity and eclecticism.
  • QUANDO RELIGIÃO É CULTURA: OBSERVAÇÕES SOBRE POLÍTICAS ESTATAIS DIRIGIDAS A RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E OUTROS AFROPATRIMÔNIOS Articles

    Giumbelli, Emerson

    Resumo em Português:

    Resumo Para demonstrar esse argumento, trabalhos de diversos pesquisadores são sistematizados, compondo uma discussão em três partes. A primeira enfoca medidas estatais que atingem diretamente terreiros afrorreligiosos. Em seguida, são discutidas algumas dimensões da luta contra a intolerância religiosa, constatado o protagonismo que as religiões afro-brasileiras nela ocupam. Por fim, mostram-se conexões com o universo afrorreligioso nos discursos que suportam a patrimonialização do acarajé e da capoeira. Assim, alguns elementos do universo dos afropatrimônios, sobretudo nos seus vetores religiosos, são analisados, para revelar aquilo que seria um articulador desse universo - a noção de cultura em um sentido étnico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Religion conceived as culture is what supports government initiatives and social engagement aimed at diverse expressions that represent the legacies of Africa in Brazil. Papers by several researchers are systematized to demonstrate this argument, which serves as the discussion presented here in three sections. The first focuses on government measures that directly affect Afro-Brazilian terreiros (ceremonial places). Next, some dimensions of the struggle against religious intolerance are discussed with a look at the leadership role Afro-Brazilian religions play in this regard. Finally, the article points out connections between the Afro-religious universe and the discourse in support of designating acarajé and capoeira as heritage. Thus, some elements of the universe of Afro-heritage, especially in the area of religion, are studied to highlight what is at the heart of this universe - the notion of culture in an ethnic sense.
  • COMPARANDO IDEOLOGIAS DE MISTURA RACIAL NA AMÉRICA LATINA: OS CASOS MEXICANO E BRASILEIRO Articles

    Silva, Graziella Moraes; Saldivar, Emiko

    Resumo em Português:

    Resumo A partir do fortalecimento de discursos multiculturais e políticas identitárias no final do século XX, pesquisas em ciências sociais passaram cada vez mais a tratar as ideologias da mistura racial latino-americana como mitos que escondem (e, portanto, apoiam) a reprodução das desigualdades raciais. Esses estudos foram guiados principalmente por comparações entre países com mistura racial generalizada (geralmente Brasil, México ou Colômbia) e países em que a mistura foi censurada e menos visível (mais comumente, os EUA). Neste artigo, a mirada se orienta para as diversas maneiras pelas quais a mistura racial atualmente afeta as formações raciais na América Latina, olhando inicialmente para o Brasil e o México, dois dos maiores países da região, e também com a maior população afro-descendente e indígena do continente. Para tal comparação, analisamos os resultados do projeto PERLA.

    Resumo em Inglês:

    Abstract By the end of the twentieth century, with the rise of multicultural discourses and identity politics, Latin American ideologies of racial mixture had become increasingly denounced as myths that conceal (and thus support) the reproduction of racial inequalities. These studies have largely been guided by comparisons between countries with widespread racial mixing (usually Brazil, Mexico or Colombia) and countries in which it was less encouraged and visible (most commonly, the USA). In this paper we move the focus to the diverse ways in which racial mixture currently impacts racial formations in the Latin America, looking initially at Brazil and Mexico, two of the largest countries in the region, and also those with the largest Afro-descendent and indigenous populations in the continent. For comparison, we analyze survey data from the PERLA project.
  • ALEGORIAS E DESLOCAMENTOS DO "SUBÚRBIO CARIOCA" NOS ESTUDOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (1970-2010) Artigos

    Guimarães, Roberta Sampaio; Davies, Frank Andrew

    Resumo em Português:

    Resumo O "subúrbio carioca" possui delimitação territorial bastante consensual na produção acadêmica, que faz referência a um conjunto de bairros atravessados pelas linhas de trem, simbolicamente distante do que seria o "centro" da cidade e indexado à pobreza, subalternidade e classes populares. No campo das representações, entretanto, os pesquisadores mobilizam uma multiplicidade de olhares e afetos em torno da categoria, fazendo com que os conteúdos e formas de suas textualizações se apresentem variados. Este artigo discute os usos e deslocamentos da noção de subúrbio carioca nas ciências sociais, com foco especial na produção etnográfica. Sua análise ressalta a elaboração de escritas alegóricas sobre esse espaço do Rio de Janeiro, que permitem tanto descrever eventos como realizar afirmações culturais ou mesmo ideológicas, constituindo narrativas que buscam desestabilizar as fronteiras físicas e simbólicas da cidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The "carioca suburb" has consensual territorial delimitations in academic works, referring to a set of neighbourhoods crossed by train lines, symbolically distant from what would be the "centre" of the city and related to poverty, subalternity and working classes. But in what pertains to representations of the suburb, researchers have advanced a multiplicity of views and affects, with the result that the content and form of its textualizations is varied. This article discusses the uses and displacements of the notion of the "carioca suburb" in the social sciences, with special focus on ethnographic studies. This analysis highlights the elaboration of allegorical writings about this space in Rio de Janeiro, which enable both the description of cultural practices and senses and give voice to political, ethical and pedagogical messages of cultural diversity, thereby constituting powerful narratives that seek to destabilize the physical and symbolic boundaries of the city.
  • LULA CARDOSO AYRES: MODERNISTA EM PERNAMBUCO, FOLCLÓRICO EM SÃO PAULO Artigos

    Dimitrov, Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo A circulação de intelectuais e artistas pelo território nacional não se dá de maneira simples e livre de disputas políticas e simbólicas. Essas tensões tornam-se evidentes nas trajetórias de pernambucanos integrantes do modernismo e nas expectativas de reconhecimento desses artistas por seus pares paulistas e cariocas. A trajetória de Lula Cardoso Ayres é emblemática. Como herdeiro do açúcar, teve condições de formar-se pintor frequentando as melhores instituições e artistas renomados. Em Paris, seguiu percurso formativo comparável ao de outros expoentes do modernismo brasileiro. Sua carreira, porém, é marcada por um constante embate entre suas pretensões de reconhecimento nacional e a resistência do campo que, com frequência, o classificava de "regional" ou "folclórico". Ao se confrontar a obra pictórica com comentários críticos publicados na imprensa, textos de Gilberto Freyre e cartas trocadas entre Ayres e Pietro Maria Bardi, esse embate se explicita.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The movement of intellectuals and artists through the Brazilian national territory is not free from political and symbolic disputes. Some tensions become evident in the trajectories of Pernambuco's modernist artists as they sought recognition by their national peers. The trajectory of Lula Cardoso Ayres is emblematic. Born to a wealthy family, he was able to learn with the most renowned artists. In Paris, his course of training was similar to other exponents of Brazilian modernism. He is considered to be one of the great painters from Pernambuco. His career, however, is marked by a constant tension between his pretensions to national recognition and a resistance from the art world that often classified him as "regional" or "folkloric". This tension is made explicit when we confront his pictorial works with critical comments published in the press, texts by Gilberto Freyre and letters exchanged between Ayres and Pietro Maria Bardi.
  • NARRATIVAS ASSIMÉTRICAS: GÊNERO, FAMÍLIA E TRABALHO NO ABC PAULISTA Artigos

    Thibes, Mariana Z.; Menezes, Marilda Aparecida; Santos Júnior, Jaime

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, discutimos os achados parciais de uma pesquisa sobre trajetórias de homens e mulheres migrantes nordestinos que vieram para o estado de São Paulo (Brasil) nas décadas de 1960 e 1970. Os resultados revelam diferença significativa na forma de contar suas histórias de vida, que os homens narram a partir de suas experiências no mundo do trabalho e as mulheres a partir dos eventos relativos à esfera privada. Essa diferença nos relatos é aqui interpretada como vinculada não só às identidades de gênero, mas também aos significados atribuídos à família na empreitada conjunta da migração.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyises some results deriving from research on trajectories of northeastern men and women migrants who came to the state of São Paulo (Brazil) between the 1960s and 1970s. During interviews we found there to be a significant difference in the speech of men and women in the way that life histories were brought to light. Men usually recite their life histories taking job experiences as reference points, whereas women tell stories about events related to the private sphere. This difference is apprehended here not only as a matter of gender identities, but also with reference to the meanings attributed to the family.
  • A ETNOGRAFIA DE KARL VON DEN STEINEN NO CONTEXTO DO IMPÉRIO BRASILEIRO Articles

    Petschelies, Erik

    Resumo em Português:

    Resumo O início da etnografia sistemática no Brasil pode ser atribuído ao psiquiatra alemão Karl von den Steinen, que em 1884 liderou a primeira expedição ao Rio Xingu. As etnografias Durch Central-Brasilien (1886) e a sequência Unter den Naturvölkern Zentral-Brasiliens (1894), sobre a expedição de 1887 a 1888, o tornaram o maior especialista mundial em povos indígenas do Brasil. Este artigo busca explorar as expedições de von den Steinen e seus resultados dentro de um contexto cultural e político específico. De um lado, sua abordagem teórica fundamentava-se na incipiente antropologia alemã. Por outro, as pesquisas ocorreram no contexto da política indigenista imperial brasileira. O império brasileiro forneceu auxílio material e escolta militar, pois tinha interesses, muitas vezes conflitantes, nos seus resultados. O objetivo final deste artigo é contribuir para uma análise histórica das condições políticas da etnografia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The beginnings of systematic ethnography in Brazil can be attributed to the German physician and psychiatrist Karl von den Steinen, who in 1884 led the first expedition to the Amazonian River Xingu. The ethnographies Durch Central-Brasilien (1886) and its sequel Unter den Naturvölkern Zentral-Brasiliens (1894), about the expedition from 1887 to 1888, made him the world's leading expert on Brazilian indigenous peoples. This article seeks to explore von den Steinen's expeditions and their results within a specific political and cultural context. On the one hand, his theoretical approach was related to German ethnology and anthropology. On the other, the expeditions took place in the context of the indigenous policy of the Brazilian Empire. The Brazilian government provided material aid and military staff, because it had interests in the researches, although these interests at times were conflictive. This article's objective is to contribute to a historical analysis of the political conditions of ethnography.
  • DE DOCUMENTOS ETNOGRÁFICOS A DOCUMENTOS HISTÓRICOS: A SEGUNDA VIDA DOS REGISTROS SOBRE OS XETÁ (PARANÁ, BRASIL) Artigos

    Lima, Edilene Coffaci de

    Resumo em Português:

    Resumo Na metade do século passado, os Xetá, grupo indígena de língua tupi-guarani, violentado de diferentes formas, teve consolidado o contato com os brancos, na serra dos Dourados, no noroeste do estado do Paraná. Naquela ocasião, José Loureiro Fernandes e Vladimir Kozák, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, realizaram expedições ao local e legaram importantes registros (cadernetas de campo, artigos, filmes e correspondências) sobre o grupo recém-contatado. Neste artigo trato dos usos dos documentos produzidos por ambos, indicando, sobretudo, como vêm servindo, aos novos pesquisadores e aos próprios indígenas, para fins políticos, seja com vistas à demarcação do antigo território xetá - processo que ainda não foi concluído pelo Estado - seja pelo reconhecimento da memória da violência sofrida pelo grupo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the middle of the last century, the Xetá, an indigenous group of Tupi-Guarani speakers that had been subjected to different forms of violence, consolidated contact with the whites in serra dos Dourados, in the northwest of the state of Paraná. On that occasion, José Loureiro Fernandes and Vladimir Kozák, researchers from the Federal University of Paraná, made expeditions to the area, leaving for posterity important records (field notebooks, correspondence, articles and films) about the newly contacted group. In this article I deal with the uses of the documents produced by both, indicating, above all, how they have served new researchers and the Indigenous people themselves for political ends: either toward the demarcation of the traditional territory of the Xetá - a process that has not yet been concluded by the government - or toward the recognition of the violence suffered by the group.
  • O ESPELHO DE MACUNAÍMA: O ENSAIO SOBRE MÚSICA BRASILEIRA PARA ALÉM DO NACIONALISMO Artigos

    Hoelz, Maurício

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe um estudo analítico e a contrapelo do Ensaio sobre música brasileira de Mário de Andrade, publicado no final de 1928 e frequentemente considerado peça ideológica exemplar de rotinização de seu projeto nacionalista. Argumenta que o foco sobre a dimensão normativa acabou por cronicamente minimizar, senão eclipsar, a dimensão propriamente cognitiva do texto, obliterando as visões instrumental de nacionalismo e aberta de identidade aí formuladas ao discipliná-lo a partir do paradigma, que se tornaria hegemônico nos anos 1930, da unidade nacional e de uma cultura brasileira autêntica e homogênea. Sugere ainda que a ideia cosmopolita e descentrada de brasilidade do modernista expressa uma identidade aberta, plural e inacabada capaz de provocar o reconhecimento da cultura popular e da dignidade de seus portadores sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article undertake an against-the-grain study of Mario de Andrade's Ensaio sobre música brasileira, published at the end of 1928 and frequently taken to be a key ideological piece in the routinzation of his nationalist project. It argues that a focus on the normative dimension came to chronically minimize, when not actually eclipse, the more properly cognitive dimension of the text, eradicating its instrumental view of nationalism and open view of identity by making it conform to the paradigm - which would become hegemonic during the 1930s - of national unity and of an authentic and homogenous Brazilian culture. It also suggests that the cosmopolitan and decentred idea of "Brazilianness" expressed by the Modernist author conveys an open, plural and unfinished conception of identity, which enables us to recognize popular culture and the dignity of its social bearers.
  • ARQUIVOS E OBJETOS SONOROS ETNOGRÁFICOS: A COLEÇÃO FONOGRÁFICA DE LUIZ HEITOR CORRÊA DE AZEVEDO Artigos

    Barros, Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo problematiza o papel das coleções fonográficas e uso de gravações sonoras em pesquisas etnográficas. A primeira parte trata do impacto da invenção do fonógrafo em pesquisas etnográficas e investiga os diferentes sentidos atribuídos aos arquivos fonográficos pela antropologia e etnomusicologia. A segunda parte consiste num relato de pesquisa sobre o acervo fonográfico de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, formado entre 1942 e 1944, a partir de um projeto de documentação de "música folclórica brasileira" nos estados de Goiás, Ceará e Minas Gerais. A partir dessa experiência de pesquisa abordam-se lógicas de colecionamento e metodologias em um projeto baseado em documentação fonográfica, nos anos 40, no Brasil, bem como os diferentes sentidos atribuídos a fonogramas de Luiz Heitor em circulação por contextos não acadêmicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article concerns the role of sound archives and the use of sound recordings in ethnographic research. The first part presents a discussion of the impact of the invention of the phonograph in ethnographic research and investigates the different meanings attributed to phonographic archives by anthropology and ethnomusicology. The second part is a research report about Luiz Heitor Corrêa de Azevedo's phonographic collection, produced between 1942 and 1944, during his ethnographic trip to the states of Goiás, Ceará and Minas Gerais. Using Luiz Heitor's research as a case study, the article addresses the rationale and methodology behind projects of phonographic documentation in the 1940s as well as the different meanings attributed to Luiz Heitor's phonograms when they circulate in non-academic contexts.
  • O BANJO, A ABELHA E AS FLORES: ENTREVISTA COM ANTHONY SEEGER Entrevista

    Cavalcanti, Maria Laura; Gonçalves, Marco Antonio; Gordon, Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo A riqueza e multiplicidade de aspectos da trajetória profissional de Anthony Seeger expressam-se nesta entrevista realizada no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, em 5 de maio de 2015. A forte ligação de Seeger com o banjo conduz a conversa que percorre seus laços familiares e musicais; seu encontro com a antropologia na Universidade de Harvard e posteriormente de Chicago, em meio ao desenvolvimento também de seu contato com os estudos de folclore e da música; sua marcante passagem pelo Brasil com a pesquisa com os Kĩsêdjê e a docência no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. São também abordadas sua dinâmica experiência de gestão à frente da Coleção Folkways na Smithsonian Institution e de sua atuação internacional em prol das políticas de patrimônio cultural imaterial junto à Unesco.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Multiple aspects of Anthony Seeger's professional trajectory are approached in this interview, conducted in the Graduate Program in Sociology and Anthropology, on May 5, 2015. Seeger's strong connection with the banjo leads a conversation that runs through his family and musical ties; his encounter with anthropology at Harvard University and later in Chicago, in the midst of which he also developed his studies of folklore and music; his remarkable passage through Brazil, his research on the Kĩsêdjê and his teaching experience in the Graduate Program in Social Anthropology, at the National Museum of the Federal University of Rio de Janeiro. His dynamic experience at the forefront of the Folkways Collection at the Smithsonian Institution and his international involvement in intangible cultural heritage policies at UNESCO are also addressed.
  • A TEORIA SOCIAL DE NOVO EM MOVIMENTO Resenhas

    Falero, Alfredo
  • IMAGENS POLÍTICAS E A POLÍTICA DAS IMAGENS Resenhas

    Stumpf, Lúcia Klück
  • MÚSICA E VIDA SOCIAL NA ANTROPOLOGIA DE ANTHONY SEEGER Resenhas

    Sautchuk, João Miguel
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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