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Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 36, Publicado: 2010
  • Apresentação Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Turchi, Maria Zaira
  • Literatura infantil contemporânea: o passado (revestido) bate à porta Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Ramos, Flávia Brocchetto; Panozzo, Neiva Senaide Petry

    Resumo em Português:

    Resumo A literatura infantil contemporânea tem revelado uma tendência de atualizar discursos do passado por meio da criação de enredos que revelam conflitos localizados num tempo distante do leitor contemporâneo. Além dessa característica da literatura ela tem sido enriquecida pelo investimento na visualidade, de modo que os livros se constituem como objetos híbridos, e a leitura destas obras deve considerar, pois, aspectos postos tanto pela linguagem verbal como pela visual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Contemporary children’s literature has revealed a tendency to upgrade speeches of the past by means of creating scenarios, which show conflicts situated within a distant time from the contemporary reader. Besides this feature, literature has been enriched by visual investment in such a way that books have become hybrid objects, and the reading of these works must consider, therefore, two characteristics on both the verbal and the visual language.
  • Alice ainda mora aqui: narrativa juvenil contemporânea Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Martha, Alice Áurea Penteado

    Resumo em Português:

    Resumo A compreensão de que reside na possibilidade de reconhecer nos textos que lemos aquilo que experimentamos na realidade, expressar, traduzir e dar forma às emoções e aos sentimentos que nos atormentam ou alegram, leva-nos à abordagem do tema da identidade, que conduz a escolhas, relacionamentos, enfim, a situações limites, que configurem, no plano ficcional, etapas da evolução vividas pelo ser humano e que possam traduzir, ao mesmo tempo, modos de preservação da identidade cultural e de participação do processo de universalização. Tais aspectos serão focalizados em narrativas da literatura juvenil contemporânea brasileira, Alice no espelho, de Laura Bergallo, e A maldição do olhar, de Jorge Miguel Marinho, considerando, especialmente, a diversidade das visões oferecidas pelas perspectivas internas dos textos, cuja interação possibilita a emergência do objeto estético, na perspectiva de Wolfgang Iser.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The understanding that lies in the possibility of recognizing in the texts we read what we experience in real life, express, translate and nourish our emotions and feelings of pain or happiness, making us approach the identity of the “subjectmatter” leading us towards choices, relationships and extreme situations. It typifies on the fiction plan, evolution stages experienced by humans, and which may translate, at the same time, ways of preserving the cultural identity and participate in the process of universalization. Such aspects shall be emphasized in juvenile narratives selected from the contemporary Brazilian literature, such as Laura Bergallo’s “Alice no espelho” [Alice in the Mirror] and Jorge Miguel Marinho’s “A maldição do olhar” [The Curse of the Gaze]. This, if we mainly consider the diversity of views offered by the internal perspective of the texts, the interaction of which allows the aesthetic object to emerge, according to Wolfgang Iser.
  • Floresta de símbolos: bicho e poesia para crianças e adultos inteligentes Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Silva Junior, Augusto Rodrigues da

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho serve-se de produções estéticas nos quadros da literatura infantojuvenil brasileira e a representação do animal no livro. O referencial é a criação poética de Manuel Bandeira para uma comparação entre as obras A arca de Noé, de Vinícius de Moraes, e Rimas da floresta, de José Santos. O eixo central para a comparação é a imagem do bicho e o modo de representá-lo na poesia contemporânea. Estes livros têm características, expressas em diversas correntes e múltiplas imagens, que os aproximam: a brincadeira, o humor, imaginação e realismo, aspectos ecoliterários, cultura popular e linguagem coloquial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work utilizes aesthetic productions on the framework of Brazilian children’s and youth literature and animal representation in the book. The framework is the poetic creation of Manuel Bandeira for a comparison between the works Arca de Noé, by Vinícius de Moraes, and Rimas da floresta, by José Santos. The main point for comparison is the image of the animal and the way of representing it within contemporary poetry. However, expressing different trends and multiple images, these books contain features in common that resemble them, such as fun and diversion, humor, imagination, realism, eco literature aspects, popular culture and colloquial language.
  • O mundo nas mãos do adolescente: entre Apolo e Dioniso Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Mastroberti, Paula

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da série Poderosa, de Sérgio Klein, analiso a representação do adolescente na personagem-heroína Joana Dalva, que tem o dom de mudar os acontecimentos através da escrita. A análise parte da polaridade Apolo/Dioniso conforme Friedrich Nietzche e começa por apresentar a série em seu contexto gráfico, mostrando como ele contribui para a identificação entre texto e destinatário; a seguir, apresento a protagonista em suas relações com os demais elementos narrativos, refletindo sobre o modo como ela exerce seu poder e seu significado enquanto metáfora dos conflitos psíquicos e corpossensuais causados pelas transformações próprias da idade. O trabalho inclui um breve panorama historiográfico da juventude a partir das relações do seu corpo com o corpo coletivo, ou sociocultural, auxiliando a localizar a obra de Klein na pós-modernidade e confirmando-o como sintoma de uma visão apolinizada do adolescente pela sociedade contemporânea. Para concluir, junto com o relato das informações obtidas a partir de uma rápida enquete feita com bibliotecárias de Porto Alegre e de outras cidades do Rio Grande do Sul, situo a série no sistema literário e procuro diagnosticar as causas do seu êxito junto ao jovem público leitor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the series Poderosa, by Sergio Klein (Sao Paulo: Fundamento), this work analyses the representation of the adolescent in the personage-heroine, Joana Dalva, who has the power of changing daily events by re-writing them. The study begins with the polarity Apollo/Dionysus, as conceived by Friedrich Nietzche. It begins to present the series within its graphic context showing how it contributes to an identification between text and reader; following the protagonist in a relation with the remaining narrative elements, reflecting about the way she uses her power and its meaning while metaphor of the psychic and body-sensual conflicts, caused by typical age changes. The work also includes a brief historical overview of youth, from the relations of his body with the collective or socio-cultural body, between the young individual body and the social body, which helps placing Klein’s piece in post-modernity and confirms it as a sign of an Apollonius vision of adolescence by contemporary society. To conclude, and based on reports obtained from a quick interview with some librarians from Porto Alegre and other cities in Rio Grande do Sul State, I place the Series in the literary system and try to discover the causes of its success among its young readers.
  • Representação feminina na narrativa infantojuvenil brasileira contemporânea Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Silva, Leda Cláudia da

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de ampla pesquisa acerca do perfil das personagens da narrativa infantojuvenil brasileira contemporânea, este artigo investiga a representação feminina na literatura voltada para o público em questão. Pretende-se refletir acerca da construção do papel feminino, numa tentativa de identificar e problematizar questões relacionadas à ausência de representação, ao estereótipo, ou, ainda, à possibilidade de uma construção literária da identidade feminina de forma múltipla e representativa. As narrativas analisadas foram retiradas de acervo selecionado e distribuído pelo Ministério da Educação para escolas públicas do Brasil, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola. Dentre as narrativas, duas serão investigadas mais detidamente: Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?, de Sandra Branco, e Amanhecer esmeralda, de Ferréz.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigates female representation turned to the public in question, based on a large research regarding the profi le of the personage of the Brazilian contemporary children’s and youth narrative. It is our aim to refl ect about the building of the feminine role in a tentative of identifying and questioning matters related to the absence of representation, to the stereotype, or still to the possibility of the literary building of the feminine identity in a multiple and representative manner. The narratives, under examination, were withdrawn from the collection selected and distributed by the Ministry of Education for public schools in Brazil, by means of the National School Library Program. Among the narratives, two shall be studied in detail. Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos? (Why do boys have big feet and girls have small feet) by Sandra Branco and Amanhecer esmeralda (Emerald Dawn), by Ferréz.
  • Literatura infantil brasileira e estudos literários Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Lajolo, Marisa

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute algumas feições assumidas pela produção e circulação de obras brasileiras contemporâneas voltadas para crianças e jovens a partir das transformações sofridas pela sociedade brasileira nos últimos 40 anos, sobretudo no que diz respeito ao financiamento e legitimação de bens culturais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses some features undertaken by production and circulation of contemporary Brazilian works aimed at children and adolescents, with base on the changes that affected Brazilian society for the last 40 years, mainly regarding financial investments and legitimization of cultural property.
  • A literatura juvenil brasileira no início do século XXI: autores, obras e tendências Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Luft, Gabriela

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta um estudo sobre a literatura juvenil brasileira publicada na primeira década do século XXI, por meio da análise de obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e pela Câmara Brasileira do Livro, que outorga o prêmio Jabuti. A partir de dados sistematizados por Marisa Lajolo e Regina Zilberman, apresenta-se um breve panorama da literatura infantojuvenil brasileira entre o período de 1890 a 1980, contextualização que permite o delineamento do percurso e das tendências do gênero ao longo do tempo. Após, com base nos estudos desenvolvidos por Teresa Colomer, expõem-se os principais traços da literatura juvenil atual, os quais são cotejados com as características das narrativas juvenis brasileiras premiadas entre os anos de 2001 e 2009. Por meio da leitura, da observação, da análise e da comparação das obras que integram o corpus, procura-se demonstrar as características da literatura juvenil brasileira produzida na primeira década do século XXI, de maneira a responder quais as principais tendências do gênero e qual sua posição no cenário nacional. Verificase o surgimento de um bom número de autores novos, a diversidade de temáticas trabalhadas e o aumento da complexidade narrativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present research offers a study on Brazilian youth literature published in the first decade of this century, by analyzing the books awarded by National Foundation of Children’s and Youth Books, and Brazilian Book Chamber, which awards the prize Jabuti. Based on systematized data by Marisa Lajolo and Regina Ziberman, it shows a brief overview of Brazilian children’s and youth literature from 1890 to 1980, the context of which allows tracing the paths and trends of the genre over time. After that, based on studies developed by Teresa Colomer, this study discusses the main features of the current juvenile narratives awarded from 2001 to 2009. Through reading, observation, analysis and comparison of works that make up the corpus, this research aims to show the characteristics of the Brazilian youth literature produced in the first decade of the XXI century, in order to answer what are the main trends of the genre and what is its position in the national scenery. We can observe a number of new authors who have turned up, the diversity of themes worked, and the increase of the narrative complexity.
  • De (re)conto e (des)encanto: uma leitura de Fita verde no cabelo Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Pereira, Elvya Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Fita verde no cabelo: nova velha história, conto de Guimarães Rosa, apresenta uma leitura de Chapeuzinho Vermelho. Como indica o subtítulo - nova velha história -, a narrativa rosiana ressignifica as versões tradicionais de Chapeuzinho, projetando a história em meio à perplexidade do mundo contemporâneo, desconstruindo certezas, deslocando fantasias. A partir de reflexões sobre a tradição oral, narrativa e memória, negação da experiência no mundo contemporâneo, pretendemos mostrar como o conto de Guimarães Rosa problematiza a trajetória da protagonista, Fita-Verde, num desdobrar-se em simbiose com a fala-fato de um narrador que trama o destino desta lendária menina, agora em situação dramática, evocando gestos e arquétipos que lhe escapam nos desvãos de uma consciência desencantada. A velha fantasia do tempo das fadas, requisitada pelo seu ser de linguagem e seu universo ontologicamente situado no próprio enredo do conto, sofre os refluxos de um tempo de crises, em que o confronto com a solidão é uma face da morte.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Fita verde no cabelo: nova velha história (Green ribbon in her hair: new old story), tale of Guimarães Rosa, presents a reading of Chapeuzinho Vermelho (Little Red Riding Hood). As the sub-title indicates - new old story - Rosa’s narrative reframes traditional versions of Little Red Riding Hood, projecting the story amid the bewilderment of the modern world, deconstructing certainties, shifting fantasies. Based on reflection about oral tradition, narrative and memory, denial of the contemporary world experience, we aim to show how the tale of Guimarães questions the protagonist’s trajectory, Green-Ribbon, unfolds in a symbiosis with speechfact of a narrator plotting the destiny of this legendary girl, now in a dramatic situation, evoking gestures and archetypes that escape through the spaces of her disenchanted consciousness. The old time fairy fantasy, required by her language being and her universe ontologically situated on the very plot of the tale, about the reflux of a time of crisis, in which confrontation with loneliness is a face of death.
  • Monteiro Lobato e suas fases Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Zilberman, Regina

    Resumo em Português:

    Resumo Exame do conjunto da obra de Monteiro Lobato, considerando sua trajetória e modificações suscitadas pela condições de produção e recepção.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study focuses on Monteiro Lobato’s literary work, in order to understand his trajectory, as well as the changes caused by conditions of production and reception.
  • Da literatura para a infância à literatura de fronteira: Agustín Fernández Paz e Lygia Bojunga Dossiê: Literatura Infantojuvenil

    Rechou, Blanca-Ana Roig

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe uma análise comparativa, de natureza panorâmica, da obra infantil e juvenil de dois autores bastante significativos dos sistemas literários galego e brasileiro - Agustín Fernández Paz e Lygia Bojunga, respectivamente. Com base no método geracional de Karl Mannheim, que permite maior flexibilidade epistemológica ao se basear mais nos processos sócio-político-culturais, isto é, nos agentes que intervêm na comunicação de um sistema literário, do que em cronologias e ideologias, são abordados, segundo um contínuo jogo de distanciamentos e, sobretudo, aproximações, tanto aspectos biográficos dos dois escritores quanto uma ampla gama de tópicos temático-formais que dão corpo ao projeto literário de ambos, com ênfase particular no comentário da obra de Fernández Paz, bem menos conhecida no Brasil do que a de Bojunga. Dentre os diversos tópicos abordados, que apontam para a aproximação da obra dos dois autores, podem ser citados com destaque o manejo esmerado de formas narrativas e registros; a exploração da tendência fantástico-realista; a intertextualidade; o uso frequente de peritextos; o protagonismo feminino; o gosto pelos temas-tabu; a crítica social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article proposes a comparative analysis, of an overview nature, of children’s and youth works of two very important authors of Galician and Brazilian literature systems - respectively Agustín Fernández Paz and Lygia Bojunga. The biographical features of the two writers, according to a continuous game of distances and mainly of approaches, are addressed, as well as a wide range of thematicformal topics that embody the literary project of both, with particular emphasis on the comment of Fernandez Paz, less well known in Brazil than Bojunga. This is based on the generational method of Karl Mannheim, which allows a greater epistemological flexibility when it relies more on socio-political-cultural processes, that is to say, on agents that intervene on communication of a literary system, than on chronologies and ideologies. Among several topics discussed, pointing the work of the two authors, it can be mentioned, to highlight the painstaking handling of narrative forms and records, the exploring of the fantastic-realist trend; inter-textuality; the frequent use of peritexts; female protagonists, the taste for taboo topics; and social criticism.
  • Histórias de índios entre assimilação e resistência: O rastro do jaguar Artigos

    Olivieri-Godet, Rita

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa a representação do índio na literatura brasileira contemporânea, a partir da leitura de O rastro do jaguar (2009), primeiro romance do jornalista Murilo Carvalho. A obra inscreve-se numa linha ficcional de questionamento da formação histórica da nação. A análise destaca a opção por recuperar a memória histórica de dois povos indígenas, os botocudos e os guarani, confrontando os projetos divergentes das nações indígenas e da nação brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses the Indian representation in contemporary Brazilian literature, from O rastro do Jaguar (2009), first romance of the journalist Murilo Carvalho. This work is inserted in the fictional line of questioning of the historical formation of the country. The analysis emphasizes the option to recover historical memory of two indigenous peoples, the Botocudos and the Guarani, confronting the divergent projects of indigenous nations and Brazilian nation.
  • As estratégias discursivas e a evolução do sujeito poético feminino: de Adélia Prado a Maria Lúcia Dal Farra Artigos

    Cabañas, Teresa

    Resumo em Português:

    Resumo O texto propõe uma linha de comunicação entre a poesia de Adélia Prado, a partir de Bagagem (1976), e a de Maria Lúcia Dal Farra e seu Livro de auras (1994). A intenção radica em observar como os modos de suas respectivas estratégias discursivas, além de revitalizar o código poético local, sugerem mudanças no estatuto da condição histórico-social dos agentes femininos produtores de poesia. Acreditase que isso pode assinalar uma ampliação dos rumos da poesia brasileira, como mostrar uma trajetória de evolução dessa entidade feminina na sua definição de ser social dentro das circunstâncias históricas do seu existir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text aims at building a line of communication between Adélia Prado’s poetry, beginning with Bagagem (1976), and Maria Lúcia Dal Farra’s Livro de auras (1994). The intention is set on observing how the writers’ discursive strategies, in addition to revitalizing the local poetry code, suggest changes to the status of historical and social condition of female agents producing poetry. It is believed that this may indicate an expansion of the Brazilian poetry course, as well as showing an evolution path of that feminine entity as a social being within the historical circumstances of her existence.
  • O entrelugar da experimentação no romance latinoamericano contemporâneo: Manuel Puig e Caio Fernando Abreu Artigos

    Alves, Wanderlan da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Analisamos os discursos e as formas de experimentação da narrativa romanesca desenvolvidos por Manuel Puig, em Boquitas pintadas, e por Caio Fernando Abreu, em Onde andará Dulce Veiga?, a partir da noção de entrelugar. Por meio de tal lugar, instável e marcado por trocas e reelaborações simbólicas, é possível pensar, em ambos os romances, as condições em que se deflagram as experiências subjetivas e estéticas que se apresentam como possíveis no contexto em que tais obras se produzem, marcado pelo excesso de informação, pelas demandas do mercado editorial, pelas determinações da indústria cultural e pelo diálogo com a cultura de massa e um público massivo e diversificado. Sempre que possível, tais considerações se estendem, ainda, a certa produção literária experimentalista desenvolvida no âmbito mais geral da América Latina, entre os anos 70-90, aproximadamente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We analyze the speech and forms of narrative experimentation developed by Manuel Puig and Caio Fernando Abreu in Boquitas pintadas and Onde andará Dulce Veiga? from the notion of inter-place. Such a place, unstable and marked by symbolic exchanges, allows us to think, in both novels, about the conditions under which subjective experiences and aesthetic are triggered. By presenting themselves as possible in the context in which such works are produced, marked by the excess of information, the publishing of market demands, the cultural industry determinations, and by the dialogue with mass culture and a massive and diversified public. Whenever it is possible, such considerations extend even to determined experimentalist literary production, developed in Latin America, between the 70s and 90s approximately.
  • Poéticas do dilaceramento e da desolação: Bernardo Carvalho e Sergio Chejfec Artigos

    Thomaz, Paulo César

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho consiste em uma análise de como as narrativas contemporânea brasileira e argentina, especificamente os romances Teatro (1998), do escritor brasileiro Bernardo Carvalho, e Los incompletos (2004), do argentino Sergio Chejfec, ficcionalizam diferentes poéticas da experiência contemporânea, com ênfase principalmente na impossibilidade e nos obstáculos em transformar o momento vivido em matéria narrativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work consists of an analysis of how the Brazilian and Argentine contemporary narrative, specifically the romances Teatro (1998) by the Brazilian writer, Bernardo Carvalho, and Los incompletos (2004) of the Argentine Sergio Chejfec, fictionalize different poetics of the contemporary experience, with emphasis mainly on impossibility and impediments to transform the lived moment in narrative material.
  • Marcas da violência e jogos do poder no romance urbano de Patrícia Melo Artigos

    Castanheira, Cláudia

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho realiza uma análise do romance O matador, de Patrícia Melo, cujo universo temático e estratégias discursivas rompem não só com as perspectivas da crítica literária feminista mais contemporânea, mas com o sistema ideológico burguês, de forma mais ampla. O objetivo é apontar como o aproveitamento da voz e da experiência cultural masculinas, levado às últimas consequências, pode converter-se numa crítica subliminar às formas como se constroem os discursos de discriminação por critérios sexuais, econômicos e sociais em nossa sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work analyzes the romance O Matador (The Killer) by Patrícia Melo. Its thematic universe and discursive strategies break not only with the prospects of the more contemporary feminist literary criticism, but also with the bourgeois ideological system, more broadly. The object is to highlight how the use of the male voice and masculine cultural experiences, taken to its ultimate consequences, may be converted into a subliminal criticism regarding the ways of how the discriminating speeches are built, through sexual, economic and social criteria in our society.
  • Ana Paula Pacheco - A casa deles São Paulo: Nankin, 2009. Resenhas

    Oliveira, Anelito de
  • Délcio Teobaldo - Pivetim São Paulo: Edições SM, 2009. Resenhas

    Cruvinel, Maria de Fátima
  • Alva Martínez Teixeiro - O herói incómodo: utopia e pessimismo no teatro de Hilda Hilst Coruña: Biblioteca-arquivo teatral “Francisco Pillado Mayor”, 2009. Resenhas

    Destri, Luisa
  • Benedito Antunes e Sérgio Vicente Motta (orgs.) - Machado de Assis e a crítica internacional. São Paulo: Ed. Unesp, 2009. Resenhas

    Rocha, Janine Resende
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
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