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Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 37, Publicado: 2011
  • Literatura e cinema: interseções Dossiê: Literatura E Outras Linguagens

    Figueiredo, Vera Lúcia Follain de

    Resumo em Português:

    Resumo As interseções entre literatura e cinema serão abordadas, neste artigo, à luz do fenômeno mais amplo de deslizamento das narrativas por diferentes meios e suportes, acentuado com o avanço das tecnologias da comunicação e com a atuação do mercado como grande mediador na esfera da cultura. Por esse viés, focalizamse as alterações que a expansão dos meios audiovisuais tem provocado nas pautas de produção, consumo e valoração das obras literárias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article will focus on intersections and convergences motivated by market mediation in the field of cultural assets and technological advances that indicate a change of the position of literature in the cultural hierarchy. For this reason, it is questioned the eventual effects of the expansion of audio-visual means on the production, consumption and valuation agendas of literature works.
  • Brava gente brasileira e o “Brasil 500”: o espetáculo do descobrimento Dossie: Literatura E Outras Linguagens

    Bezerra, Kátia da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Tendo por base os estudos de Diana Taylor, Anthony Pagden e Jean Starobinski, este ensaio analisa a forma como o filme Brava gente brasileira dramatiza alguns dos conflitos presentes na reencenação da descoberta durante os festejos do “Brasil 500”. O propósito é refletir sobre alguns dos intertextos envolvidos no processo de construção de um sentido de brasilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on studies of Diana Taylor, Anthony Pagden and Jean Starobinski, this essay examines how the film Brava gente brasileira, dramatizes some of the conflicts present in the reenactment of the discovery during the celebrations of the “Brazil 500.” The purpose is to reflect on some of intertexts involved in the process of building a sense of Brazilianness.
  • Reflexões sobre a escrita intersemiótica em “A antevéspera”, de Olney São Paulo Dossie: Literatura E Outras Linguagens

    Novaes, Claudio Cledson

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, discutimos a singularidade do discurso intersemiótico no estilo da escrita literária do cineasta Olney São Paulo, através da análise do seu conto “A antevéspera”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we discuss the singular intersemiotic narrative in Olney São Paulo’s literary style by analyzing his short story “A antevéspera”.
  • Mulheres, arte e poder: uma narrativa de contrapoder? Dossie: Literatura E Outras Linguagens

    Macedo, Ana Gabriela

    Resumo em Português:

    Resumo Meu objetivo neste artigo é construir sobre o ensaio fundamental de Linda Nochlin, precisamente intitulado “Mulher, Arte e Poder” (1988), em que a autora investiga de forma convincente as relações dessa tríade. Em suas palavras, ela “desembaraça vários discursos sobre as relações de poder existentes nas diferenças de gênero simultaneamente - a superfície tanto quanto o substracto - o discurso da iconografia ou da narrativa”. Proponho estender a análise de Nochlin, de alguma forma a mais, sem deturpar suas premissas, introduzindo uma mudança de foco no debate, da análise da representação de mulheres por artistas do sexo masculino, para o papel da mulher na arte contemporânea, ou seja, da mulher como objeto de representação para a mulher agente e sujeito da representação. Essa situação ganhou, efetivamente, um significado mais amplo a partir do final dos anos 1980. Sugiro, a partir da visualização de algumas imagens, que isso pode ser compreendido no contexto de produção de narrativas de empoderamento das mulheres ou, alternativamente, de criação de narrativas de contrapoder.

    Resumo em Inglês:

    Abstract My aim in this paper is to build on a fundamental essay by Linda Nochlin precisely titled “Women, Art and Power” (1988), where the author convincingly investigates this triad while, in her own words, she “disentangles various discourses about power related to gender difference existing simultaneously with - as much surface as substractum - the master discourse of the iconography or narrative”. I propose to extend Nochlin’s analysis somehow further and, without twisting her premises, to introduce a shift of focus in this debate, from the analysis of the representation of women by male artists, to the role of the woman artist in contemporary art scene, i.e., from women as objects of representation, to women as agents and subjects of the representation. This situation, which has indeed gained wider significance since the late 80s, I suggest (through the viewing of some examples), can be read within the context of the production of women’s narratives of empowerment or, alternatively, as creating challenging narratives of counter-power.
  • A Babel suspeita de Nelson de Oliveira Dossie: Literatura E Outras Linguagens

    Tonus, José Leonardo

    Resumo em Português:

    Resumo As fotomontagens realizadas pela artista plástica Tereza Yamashita, inseridas na antologia Babel Babilônia, de Nelson de Oliveira, publicada em 2007, sugerem a presença de um enredo iconográfico que, concomitantemente aos dispositivos paratextuais e ao conjunto das narrativas aqui presentes, vêm apoiar uma reflexão acerca da crise de valores que atravessa nossa sociedade. Estas criam um efeito de redundância que, para além de assegurar a legibilidade discursiva, aponta para a emergência de uma voz autoral compromissada que nos leva a nos interrogar sobre as funções e os limites das relações semântico-pragmáticas existentes entre texto, imagem, intertexto e arquitexto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The photomontages made by artist Teresa Yamashita included in the anthology Babel Babilônia from brazilian writer Nelson de Oliveira published in 2007, suggests the presence of a pictorial story concomitantly that, with also the paratextuals devices and all narratives, requires for a reflection on the crisis values that runs through our society. They create an effect of redundancy that, in addiction to ensuring the readability speech, pointed of an authorial voice that committed us to ask ourselves about the functions and limits of semantic-pragmatic relations between text, image, intertext and architext.
  • Tom, volume e arranjo no chiaroscuro da memória: Sinfonia em branco, de Adriana Lisboa Dossie: Literatura E Outras Linguagens

    Félix, Regina R.

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho mostra o paralelo entre o processo psicológico dos personagens Tomás, Maria Inês e Clarice e as formas musical, plástica, cinematográfica, literária, pelas quais expressam seu esclarecimento gradativo ao lidar com seus traumas. Tom, volume e arranjo se fundem. Configuram-se como aparições e ausências, em sombras e luzes, em vozes que modulam silêncios e protestos. As memórias desconexas e repetitivas dos personagens se orquestram segundo aqueles padrões estéticos como tentativa de desvendar o absurdo de sua situação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article shows the parallel between the psychological process of the characters Tomás, Maria Inês and Clarice and the musical, plastic, cinematographic, and literary forms through which they express their gradual awareness in dealing with their traumas. Tone, volume, and arrangement merge with each other. They are configured as appearance and absence, in shadow and light, and in voices that modulate silences and protests. The characters’ memories, disconnected and repetitive, are orchestrated according those aesthetic patterns as an attempt to unravel the absurdity of their situation.
  • Os sons das palavras: possibilidades e limites da novela gráfica Dossie: Literatura E Outras Linguagens

    Vigna, Elvira

    Resumo em Português:

    Resumo A novela gráfica, que hoje aspira a um status literário, tem especificidades de linguagem que, ao mesmo tempo, permitem um uso crítico e criativo de seus instrumentos e a este uso se contrapõem. Nesta análise, demonstro como a manipulação do tempo é o ponto nodal deste processo. Ao ralentar o receptor, retirando sua atenção do eixo narrativo, a novela ganha em seu apelo de sedução mais imediato e perde na construção propriamente literária. Entre nós, brasileiros, a coisa adquire tonalidades específicas, na medida em que esta comunicação traz com ela os vestígios das condições de produção que lhe deram origem, e que nos são estrangeiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The graphic novel today aims to a literary status, but its attributes at the same time favor such possibility and frustate it. In this analysis, I demonstrate how time control by the artists is at the center of this process. Halting the reader, distracting him/her from the narrative, the novel can increase its appeal but will loose in the literary construction. Between us, Brazilians, the graphic novel brings another question to be considered, since it contains traces from its origin of a different cultural context.
  • Memórias fraturadas: passado, identidade e imaginação em Borges e Mutarelli Dossie: Literatura E Outras Linguagens

    Araújo, Pedro Galas

    Resumo em Português:

    Resumo A memória constitui a identidade de uma coletividade e também a do indivíduo: é a partir dela que construímos a narrativa que organiza nossa subjetividade. No entanto, ela é falha, omissa, conveniente. Como é possível, então, ter a identidade alicerçada em terreno tão movediço? Ainda assim, as últimas décadas do século XX foram marcadas pelo que Andreas Huyssen chamou de “cultura da memória”: uma valorização do passado como elemento que dá coerência à nossa própria experiência, em oposição a um presente fraturado em instantes, que não nos oferece nenhum vislumbre de um futuro promissor. Este trabalho procura discutir tal questão a partir do diálogo entre os contos “O outro” e “Funes, o memorioso”, de Jorge Luis Borges, e a narrativa em quadrinhos A caixa de areia ou eu era dois em meu quintal, de Lourenço Mutarelli, incluindo aspectos como a construção da identidade e o recurso à imaginação nessa operação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Memory forms the identity of a collectivity as well as that of the individual: it is the point from which we construct a narrative that organizes our subjectivity. However, it is defective, lacking, accomodating. How can we thus have the identity built upon such unstable ground? Still, the last decades of the twentieth century were marked by what Andreas Huyssen calls of “culture of memory”: an appreciation of the past as an element that gives coherence to our own experience, as opposed to a fractured present, which offers no glimpse of a promising future. This paper discusses such issues through the dialogue between the stories “O outro” and “Funes, o memorioso”, by Jorge Luis Borges, and the comics narrative “A caixa de areia ou eu era dois em meu quintal” by Lourenço Mutarelli, including aspects such as identity construction and the use of imagination in that operation.
  • Midiologia, linguagem e poesia Dossie: Literatura E Outras Linguagens

    Justino, Luciano Barbosa; Aranha, Simone Dália de Gusmão

    Resumo em Português:

    Resumo As novas possibilidades abertas pela comunicação em rede, no que diz respeito a sua produção, circulação e consumo, e as instigantes possibilidades que a cultura digital abre para a literatura em suas diversas formas, na medida em que implicam modificações significativas nos seus usos, necessitam de novos aportes teórico-metodológicos. Cremos, contudo, que uma tal necessidade, diríamos crítica em toda amplitude, deve estar articulada a uma reflexão sobre os processos técnicos que agiram diretamente sobre a literatura ao longo de todos estes séculos de sua existência. Pensamos ainda que a poesia, exatamente por ter dialogado sem interrupção com tais processos, tenha muito a nos dizer a respeito do que consideramos, na esteira de Régis Debray (1995) e Lévy (1997), as três idades da inteligência, centradas na voz, na escrita e no vídeo digital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract New possibilities opened up by web communication as regarding its production, circulation and consume, as well as the challenging possibilities that digital culture opens up to literature in its different forms, insofar as they imply significant changes in their usages, require new theoretical-methodological approaches. However we believe this necessity - although altogether critical - must be connected with a reflexion over the technical processes that have directly influenced literature throughout the centuries it has existed. We also think that poetry, mainly because it has dialogued on a non-stop basis with such processes, has much to tell us about what we hold, following the track of Régis Debray (1995) and Lévy (1997), to be the three ages of intelligence, centered on voice, writing and on digital video.
  • Poemas entre músicas: dialogia melopoética e(m) uma didática contemporânea Dossie: Literatura E Outras Linguagens

    Tinoco, Robson Coelho; Alexandria, Marília de

    Resumo em Português:

    Resumo A partir do sentido dialógico de uma dada linguagem poético-musical pode se estruturar um processo didático com atividades que melhor relacionem literatura e música (popular e clássica). Referente à audição de músicas e leitura literária, essa didática objetiva entender os alunos como indivíduos representados por um forte componente dialógico de recepção ético-estética. Assim, no atual contexto social de globalização hiperfacetada e informações multissemióticas acredita-se que, à medida que o aluno-indivíduo perceba a relação dessa dialogia artística, a percepção da musicalidade implícita nos versos de poemas possibilitará que ela seja apreendida, também, como elemento melopoético contemporâneo. Para tanto, e apoiados em conceitos de Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, os fundamentos teóricos de tal processo didático valorizam, basicamente, uma concepção comparada, dialógica e interacionista dessas linguagens artísticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Under the dialogical notion of a given poetic-musical language can be structured a didactic process with activities that best relate literature and music (popular and classical). Referring to hearing music and literary reading, the teaching aims to understand students as individuals represented by a strong dialogic ethical and aesthetic reception. In that current context historical of globalization and multisemiotic informations it is believed that, in the measure in the individual-student notices the due relation / integration of those levels, the contact with the implicit musicality in the verses of poems will make possible that she is apprehended better until as contemporary melopoetic element. With such concern, and leaning on in analyses of Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, the theoretical foundations of the didatic process consider, basically, a conception dialogical and interactionist of that of those artistics language).
  • Entre o violoncelo e o cavaquinho: música e sujeito popular em Machado de Assis Dossie: Literatura E Outras Linguagens

    Avelar, Idelber

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute a tensão entre a cultura erudita, a emergente cultura popular e a incipiente cultura de massas através de uma análise do estatuto da música na obra de Machado de Assis. Dedicando atenção especial a um conjunto de crônicas sobre o tema e aos contos “Um homem célebre” e “O machete”, o artigo propõe que a obra de Machado foi a primeira reflexão literária sobre a música como cifra privilegiada da nacionalidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article discusses the tension between high culture, the emerging popular culture, and the incipient mass culture through an analysis of the status of music in Machado de Assis’s work. Devoting special attention to a set of newspaper chronicles and to the stories “Um homem célebre” and “O machete”, the article postulates that Machado’s work was the first literary reflection on music as a privileged cipher of nationality.
  • A “experiência irrespirável”: memória e esquecimento em Ricardo Domeneck Artigos

    Cintra, Elaine Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo Esse texto pretende discutir como o poeta Ricardo Domeneck problematiza a memória e seu duplo/avesso, o esquecimento, como elementos primordiais para o entendimento do sujeito em seu tempo, propondo uma lírica conceitual-reflexiva, na qual a efetivação da memória se dá através do ritmo descontínuo do poema composto de justaposições e fragmentos. Assim, são analisados uma série de três poemas nos quais alguns elementos representativos da poesia desse autor emergem na discussão do papel da memória na contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to discuss how the poet Ricardo Domeneck reflects about the memory and its double/opposite term, the forgetfulness, as a primordial element for the understanding of the subject in its time, proposing a lyrics of concepts and reflexion, in which the effectiveness of the memory is metaphorized by the discontinuous rhythm, composed by appositions and fragments. Thus, this paper analyses a series of three poems in which some representative elements of this author’s poetry emerge in the discussion of the role of the memory in contemporaneity
  • O parricídio como espetáculo da violência: O dia em que matei meu pai Artigos

    El-Kadi, Aileen

    Resumo em Português:

    Resumo A voz narrativa em primeira pessoa no romance de Mario Sabino, O dia em que matei meu pai, constrói um universo composto por duas coordenadas: uma segue a lógica subjetiva do prazer/perversão em que os personagens descritos pelo narrador evidenciam sociopatologias como resultado de um contexto regido pela violência psicológica e pela amoralidade, e onde a dinâmica erótica é sempre tanática; a outra tem como eixo o componente espetacular desde onde os personagens pareceriam representar papéis construídos em base a estereótipos que provêm da cultura de massas. O assassinato do pai pelo protagonista e o modo como confessa o crime no começo do romance conjugam os dois valores centrais que encontramos na proposta estética do autor: o valor da violência e do espetáculo para a representação da sociedade contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The first person narrative voice in the novel by Mario Sabino, O dia em que matei meu pai, builds an universe composed of two coordinates, one follows the logic of subjective pleasure/perversion where the characters show social pathology described by the narrator as a result of a context governed by psychological violence and amorality, and where the dynamics is always erotic, the other component is spectacular as the axis from which the characters seem to represent roles built based on stereotypes that arise from mass culture. The father’s murder by the protagonist and the way he confesses the crime at the beginning of the novel combine the two core values we find in the author’s aesthetic proposed: the amount of violence and spectacle for the representation of contemporary society.
  • O deslocamento inaugural de Laços de família Artigos

    Gomes, Carlos Magno

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio apresenta uma leitura do espaço da mulher nos contos “Amor” e “Os laços de família”, da coletânea Laços de família (1960), de Clarice Lispector. A partir da ideia de aula inaugural, proposta por Silviano Santiago, analisa-se o deslocamento da mulher para fora da família como uma marca original dessa obra. Tomando como base o conceito de heterotopia, de Michel Foucault, identifica-se a fuga da protagonista como um questionamento da opressão patriarcal. Nos dois contos, temos a mulher em busca de uma heterotopia de sua liberdade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay presents a reading of women’s place in the tales “Amor” and “Os laços de família”, from the collection Laços de família (1960), by Clarice Lispector. Taking the inaugural lecture idea as a starting point, proposed by Silviano Santiago, it is analyzed the displacement of women outside the family as an original mark of this masterpiece. Based on the concept of heterotopia, by Michel Foucault, the escape of the protagonist is identified as a patriarchal oppression questioning. In both stories, we have a woman in search of a heterotopia of her freedom.
  • Ricardo Lísias - Artes plásticas São Paulo: Edição do Autor, 2010. Fisiologia da solidão (plaquete) Rio de Janeiro: Espectro Editorial, 2010. Resenha

    Rosa, Victor da
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
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