Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 38, Publicado: 2011
  • Transgredir o gênero: políticas da escritura na literatura hispano-americana atual Dossie: Cena Latino-Americana

    Olmos, Ana Cecilia

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo propõe uma reflexão sobre políticas de escritura da literatura hispanoamericana atual que trabalham nas margens das formas estéticas institucionalizadas, socavando as convenções do gênero literário. Para tanto, analisamos os romances de Mario Bellatin, que se deslocam com irreverência entre a autobiografia e a ficção, e os livros raros que organiza Diamela Eltit, nos quais modela a matéria do testemunho em sintonia com seu universo ficcional. A partir da noção foucaultiana de transgressão, abordamos essas formas estéticas como políticas de escritura que resistem ao encerramento da palavra literária na transparência natural dos limites de gênero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes reflection on the writing policies in current Hispanic American literature that work on the borderline of institutionalized aesthetic forms, which undermines the tradition of the literary genre. To do so, we analyze Mario Bellatin’s novels, which deviate from autobiography to fiction in an irreverent way, and the rare books organized by Diamela Eltit, in which she shapes the matter of testimonial in tune with her fictional universe. With the Foucaultian notion of transgression, we approach these aesthetic forms as writing policies that resist the confinement of the literary word in the natural transparency of genre limits.
  • Novas paisagens e passagens da literatura brasileira contemporânea Dossie: Cena Latino-Americana

    Mello, Jefferson Agostini; Barreto, Ricardo Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio, testamos a hipótese de que, apesar da persistência tanto do que alguns entendem ser o “fantasma do realismo” quanto do medo do mercado, o campo literário brasileiro tem-se tornado cada vez mais autônomo, isto é, voltando uma atenção maior para os meios de expressão e para as modificações operadas na linguagem e criando princípios estéticos, formas de recepção e estratégias de legitimação e prestígio no interior do próprio campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this essay we will test the hypothesis that Brazilian literary field is becoming more autonomous, i.e., more concerned to means of expression and to modifications operated in literary language, although it may still retain some marks of Realism, and although authors and critics disseminated fear of the economic market. In spite and because of this, the field creates aesthetical principles, forms of reception and strategies of prestige inside itself.
  • Após a nacionalidade: história do romance e produção romanesca no Brasil e na América Latina Dossie: Cena Latino-Americana

    Chagas, Pedro Dolabela

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda a representação da identidade local como termo orientador da produção romanesca e da crítica e da historiografia literária no Brasil e na América Latina. Comentam-se as teses de Roberto Echevarría sobre o romance latino-americano, que permitem situar num quadro geográfico mais amplo as proposições de Flora Süssekind sobre o romance brasileiro. As proposições de Echevarría e Süssekind orientam uma leitura da desconstrução, empreendida nas décadas de 1980 e 1990, do “paradigma da nacionalidade”. Sugere-se a exaustão daquele gesto crítico, dada a mudança recente na relação da literatura brasileira e latino-americana com a representação da identidade local. Defende-se que esta mudança demanda uma nova abordagem historiográfica: como estratégia para revelar padrões históricos ainda invisíveis, defende-se o revigoramento da crítica voltada para a análise da singularidade das obras. Por fim, a leitura de alguns autores contemporâneos sintetiza as proposições sugeridas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The essay debates the representation of local identity as a guiding theme of the novel, as well as of critique and literary history in Brazil and Latin-America. We comment the theses of Roberto Echevarría about the Latin-American novel, which place on a wider geographical frame the propositions by Flora Süssekind about the Brazilian novel. Echevarría’s and Süssekind’s propositions orient our reading of the deconstruction, made in the 1980s and 90s, of the “nationality paradigm”. We then suggest the exhaustion of that critical gesture, given the recent changes in the representation of local identity in Brazilian and Latin-American literature. We argue that such changes demand a new historiographical approach: as a strategy to reveal historical patterns that are still invisible, we defend an analytical focus on the singularities of individual works. Finally, the readings of some contemporary authors synthesize the propositions forwarded.
  • Promessas antológicas: o conto latino-americano contemporâneo a partir de algumas antologias Dossie: Cena Latino-Americana

    Alves-Bezerra, Wilson

    Resumo em Português:

    Resumo O que as antologias contemporâneas de literaturas americanas têm a mostrar sobre as formas de ler, organizar e selecionar a narrativa curta contemporânea da América Latina? Por meio de algumas considerações sobre três antologias do gênero recentemente publicadas - Antologia pan-americana; Os outros: antologia de narrativa argentina contemporânea; Les bonnes nouvelles de l´Amérique latine - serão problematizadas algumas questões relativas ao lugar do mercado, os critérios utilizados pelos antologistas e a vigência de visões calcificadas sobre a produção continental, como o boom literário latino-americano dos anos 1950 e o realismo mágico. Ao comentar os critérios adotados pelas antologias será possível refletir sobre o gênero em nosso contexto atual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What do contemporary anthologies of Latin American literature portray in regards to the ways of reading, organizing and selecting the short contemporary narratives of Latin America? Some issues will be approached, grounded in considerations made over three recently published anthologies within this genre - Antologia pan-americana; Os outros: antologia de narrativa argentina contemporânea; Les bonnes nouvelles de l´Amérique latine. The issues are related to the market influences, the criteria employed by anthologists and the endurance of fossilized views on the continental production such as the boom of Latin American Literature from the fifties and the magical realism. Addressing, mainly, the criteria adopted by the anthology of Gallimard Publisher will yield reflection over the genre in our current context.
  • Transformações do literário: a politização do corpo e do desejo em Caio Fernando Abreu e Jaime Bayly Dossie: Cena Latino-Americana

    Alós, Anselmo Peres

    Resumo em Português:

    Resumo A articulação de uma epistemologia queer permite pensar a textualidade como o lugar de encenação de uma ficção política que questiona os regimes heteronormativos do sexo e do gênero, e propõe uma estratégia de resistência baseada tanto nos corpos e nos prazeres quanto nas políticas de representação e reinvenção das masculinidades e das feminilidades. Busca-se evidenciar as contradições e impasses que emergem nos romances Onde andará Dulce Veiga (1990) e No se lo digas a nadie (1994), particularmente em relação a questões de raça, classe e gênero, bem como as potencialidades e os pontos problemáticos da poética queer como lugar de intervenção cultural, no qual são performativamente projetados novos arranjos de legibilidade social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The articulation of a queer epistemology allows us to think about textuality as a place of dramatization of a politic fiction that questions the heteronormative patterns of sex and gender, and proposes a strategy of resistance based both on bodies and pleasures and on politics of representation and reinvention of masculinities and femininities. The contradictions and impasses that emerge from the novels Onde andará Dulce Veiga (1990) and No se lo digas a nadie (1994) are analyzed, particularly in which concerns questions of race, class and gender, as well as the potentialities and problematic points of a queer poetics as a place of cultural intervention, intending the construction and the comprehension of this queer poetics, where new arranges of social legibility are projected in a performative way.
  • Sobre a perda da grandiloquência na literatura hispano-americana pós-noventa: notas sobre a des-representação do exílio em Lemebel e Bolaño Dossie: Cena Latino-Americana

    Gasparini, Pablo

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de referências pontuais às diferentes representações do exílio em Respiración artificial, de Ricardo Piglia, Loco afán: crónicas de sidario, de Pedro Lemebel e 2666 e o conto “El Ojo Silva”, de Roberto Bolaño, o artigo tenta ilustrar a passagem de certo imaginário político da literatura hispano-americana na década de 1980 para um outro imaginário que suporia a ressignificação de certas funções e especificidades do discurso literário dentro do processo de redemocratização das sociedades latino-americanas e do crescente fortalecimento da cultura de massas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to analyze the transition from the political comprehension of the Hispanic-American Literature on the ’80 to another paradigm that involves specific changes on the functions and characteristics of the literary discourse due to the Latin-American democratization and the strengthening of the mass culture. For this aim, will be done references to the exile representations on Respiración artificial by Ricardo Piglia; Loco afán. Crónicas de sidario by Pedro Lemebel, and 2666 and the short story “El Ojo Silva” by Roberto Bolaño.
  • Saer versus Aira: versões de uma antropologia especulativa Dossie: Cena Latino-Americana

    Pereira, Antonio Marcos

    Resumo em Português:

    Resumo Saer versus Aira: versões de uma antropologia especulativa Antonio Marcos Pereira O artigo propõe um confronto do trabalho de dois autores, Juan José Saer e César Aira, marcadamente distintos no que diz respeito às estruturas de recepção convocadas por suas obras, e que podemos traduzir particularmente na maneira como é percebida a relação de cada um com “o contemporâneo”, o que resulta em seu alojamento específico em certas genealogias e na produção de suas respectivas inscrições na história literária latino-americana recente, aqui instanciadas em trabalhos de Anália Gerbaudo e Sandra Contreras. O exame de objetos ficcionais como La pesquisa, de Saer, e Parmênides, de Aira, nos leva a encontrar solicitações ambivalentes do fato supostamente histórico e de sua relação com a ficção, que são aqui apresentadas como oportunidades para operar criticamente com relação a estruturas estabelecidas de recepção e crítica do trabalho dos autores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper proposes a confrontation of the work of two authors, Juan José Saer and César Aira, markedly different in the structures of reception their works bring forth, and that we might translate particularly in the way their relationship with “the contemporary” is perceived, resulting in specific placings in certain genealogies and in the production of their respective inscriptions in recent literary history in Latin America. The examination of fictional objects such as Saer’s La pesquisa and Aira’s Parmenides leads one to find ambivalent solicitations of the allegedly historical fact and its relation to fiction that are hereby presented as oportunities to operate critically towards the structures of established reception and criticism of the work of both authors.
  • Aira como autor de si-próprio? Dossie: Cena Latino-Americana

    Azevedo, Luciene

    Resumo em Português:

    Resumo O ensaio pretende discutir a relação entre a constituição de uma obra e a elaboração de uma figura autoral, tematizando o processo de construção da fatura literária e o esboço da trajetória de formação de um nome de autor, a fim de relativizar a simplicidade da associação direta entre vida e obra. Por meio do comentário de alguns procedimentos encontrados nas narrativas do argentino César Aira, pretende-se pensar na maneira como um escritor inscreve-se autor no campo literário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The essay intends to discuss the relationship between the constitution of a work and the development of an authoral figure, discussing the relationship between the process of elaboration of the literary workings, available to be read by inspecting the work, and the outline of a trajectory of formation of an author’s name, what is done in order to relativize the simplicity of a direct association between work and life. Through the commentary of some procedures found in the narratives of Aira, we intend to think about how a writer inscribes him/himself as author in the literary field.
  • A narrativa entre aspas de Bernardo Carvalho: legitimação e paratopia em um estudo de Onze: uma história Dossie: Cena Latino-Americana

    Oliveira, Paulo César Silva de

    Resumo em Português:

    Resumo A situação paratópica do escritor latino-americano e a questão da legitimação são os pontos de partida desta reflexão, concentrada na análise do romance Onze: uma história, de Bernardo Carvalho. As relações entre local e global; entre as políticas de autor e políticas do texto, bem como o lugar da ficção brasileira no contexto das narrativas contemporâneas serão investigados na máquina textual de Carvalho visando a uma reflexão acerca dos alcances e limites de sua escrita em face de uma modernidade constituída por deslocamentos, cruzamentos e diluição das fronteiras políticas, geográficas e narrativas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paratopic situation of the Latin American writer and the legitimating process are the starting point of this article, concentrated on the analysis of the novel Onze: uma história, by Bernardo Carvalho. The connections between local and global; author policies and text policies; as well as the place held by the Brazilian fiction in the contemporary scenario will be investigated inside Bernardo Carvalho’s textual machine, aiming at establishing limits and reaches of his writings regarding a modernity constituted by displacements, border crossings, and the dilution of political, geographical and fictional frontiers.
  • Sergio Pitol e os disfarces da autobiografia Dossie: Cena Latino-Americana

    Gutiérrez, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo O texto analisa os últimos livros do escritor mexicano Sergio Pitol (1933), El arte de la fuga (1997), El viaje (2000) e El mago de Viena (2005), reunidos na Trilogía de la memoria (2007). Em conjunto estes textos conformam uma espécie de autobiografia literária construída mediante uma mistura de crítica, relato de viagem e narração autobiográfica. No ensaio analiso a maneira como o escritor reconstrói sua vida por meio de suas leituras e seu processo criativo, as pistas sobre sua obra que podem ser encontradas nestes textos, assim como as principais características e antecedentes destas formas híbridas contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analizes the books of mexican writer Sergio Pitol (1933) El arte de la fuga (1997), El viaje (2000) and El mago de Viena (2005), included in Trilogía de la memoria (2007). These texts conform a literary autobiography created from a mixture of critic, road diaries and autobiographical narrative. The article analizes the way in which the writer tells his life through his readings and his creative process, the clues about his work that can be found in these texts, as well as the main characteristics and precedents of these hybrid contemporary forms.
  • Além do hibridismo: a cidade ch’ixi de Juan Pablo Piñeiro Dossie: Cena Latino-Americana

    Marsal, Meritxell Hernando

    Resumo em Português:

    Resumo A cidade de La Paz mostra seu rosto distinto e pródigo na festa do Gran Poder, retratada no romance de Juan Pablo Piñeiro Cuando Sara Chura despierte (2003). Esta é uma narrativa desvairada que reconstrói a cidade nas formas da mistura, procurando a contemporaneidade em que o ocidental e o andino se transformam. O relato se reconhece como um tecido fenomenal em que passado e presente, castelhano e aimará, se imbricam para sonhar o fim da desigualdade, encarnada na festa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumem La ciudad de La Paz muestra su rostro abigarrado y pródigo en la fiesta del Gran Poder, retratada en la novela de Juan Pablo Piñeiro Cuando Sara Chura despierte (2003). Es esta una narrativa disparatada que reconstruye la ciudad en las formas de la mezcla, procurando la contemporaneidad donde se transforman lo occidental y lo andino. El relato se reconoce como un fenomenal tejido en que pasado y presente, castellano y aymara, se imbrican para soñar el fin de la desigualdad, encarnada en la fiesta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The city of La Paz shows its plentiful face in the festival of Great Power, represented by Juan Pablo Piñeiro in the novel Cuando Sara Chura despierte (2003). This is a nonsensical narrative that reconstructs the city in mixed forms, looking to the contemporary in which the Western and Andean are transformed. The story is organized as an extraordinary tissue in which past and present, Spanish and Aymara, gather each other to dream with the end of inequality, embodied in the party.
  • O sujeito reconstruído: sobre algumas imagens mallarmaicas na obra de Alejandra Pizarnik Dossie: Cena Latino-Americana

    Bento, Sérgio

    Resumo em Português:

    Resumo A leitura da obra poética da argentina Alejandra Pizarnik revela ao leitor atento um emaranhado de imagens que remetem a um dos ícones da poesia moderna, o francês Stéphane Mallarmé. Entretanto, nota-se, ao mesmo tempo, uma radical mudança de comportamento do sujeito poético da autora, que em vez de desaparecer no teatro autorreferente do significante - como na obra mallarmaica -, infla-se e transforma o mundo externo em sua extensão. O que tal artigo sustenta é que esse movimento se dá em resposta ao enfraquecimento e à fragmentação que caracterizam o dito sujeito contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The analysis of Alejandra Pizarnik´s poetry displays (to an attentive reader) a tangle of images that refer to one of the icons of Modern Poetry, the french writer Stéphane Mallarmé. However, it is noted, simultaneously, an extreme shift in the behavior of the poetic subject of the Argentinian writer, who - instead of vanishing in the self-referent significant theater - as in Mallarmé´s -, gets inflated and turns the external world into her extension. What this article defends is that such action happens as a feedback to the weakening and fragmentation processes that afflict the so-called contemporary self.
  • A narrativa mediada e a permanência da tradição: percurso de um anti-herói brasileiro Artigos

    Motta, Luiz Gonzaga

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo relata um exercício de análise da narrativa da musica “Faroeste caboclo”, composição de Renato Russo. O exercício aplica livremente os procedimentos propostos pelo narratólogo russo Vladimir Propp em um produto típico da indústria cultural para compreender a narrativa de um anti-herói brasileiro contemporâneo. O primeiro objetivo é observar se a proposta de Propp ainda é válida como processo básico de interpretação semântica de um produto da indústria cultural (de natureza comercial, diferente dos contos infantis nos quais o autor russo se baseou). Um segundo objetivo, mais denso, verifica se essa narrativa mediada guarda alguma identidade com o ciclo universal do herói e a natureza simbólica das narrativas tradicionais. Conclui que as narrativas mediadas não são menos autênticas: estão apenas ancoradas em novos suportes de comunicação. Permanecem como autênticos modelos dramáticos de experiência e de representação da vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article describes a narrative analysis of the song “Faroeste Caboclo”, written by the Brazilian composer Renato Russo. It freely applies the procedures proposed by the Russian narratologist Vladimir Propp in a typical product of the cultural industry to comprehend the narrative of a Brazilian modern anti-hero. The first objective is to observe whether Propp proposals are still valid as procedures for semantic interpretation of a product of the cultural industry (which retain a commercial nature, different from children’s tales in which the Russian author based his procedures). The second objetive tests whether the mediated narrative still keeps an identity with the universal cycle of the hero and the symbolic nature of traditional narratives. The article concludes that mediated narratives are not less authentic: they have been reincorporated into new contexts and re-anchored in new communication supports. They still retain, however, the authentic dramatic models to represent human life.
  • Aspectos do grotesco na poesia de João Cabral de Melo Neto Artigos

    Faria, Zênia de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar alguns poemas de João Cabral de Melo Neto, à luz de algumas teorias do grotesco, particularmente as de Bakhtin e de Kayser, tentando mostrar a presença dessa “categoria negativa” na obra do referido poeta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyse some poems of João Cabral de Melo Neto in the light of some theories of the grotesque, particularly those of Bakhtin and Kayser, trying to point out the presence of this “negative category” in the work of this poet.
  • Sérgio Sant’Anna - O livro de Praga: narrativas de amor e arte Resenhas

    Graciano, Igor Ximenes
  • Ana Gabriela Macedo e Francesca Rayner (orgs.) -Género, cultura visual e performance: antologia crítica V. N Famalicão: Ed. Húmus e Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2011. Resenhas

    Góis, Edma Cristina de
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com