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Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 40, Publicado: 2012
  • Apresentação

    Bernd, Zilá
  • Colocar-se em palavras: memórias de um percurso íntimo Estética Dos Vestígios

    Dalcastagnè, Regina

    Resumo em Português:

    A partir de uma aproximação entre o premiado romance Nur na escuridão, de Salim Miguel, que retoma a saga da família libanesa em sua imigração para o Brasil, e os manuscritos inéditos de José Miguel, pai do autor, que conta a mesma história, este artigo pretende discutir as razões da escrita e o emprego de recursos narrativos para a construção de um sentido de vida. Entre o texto de um escritor legitimado e o de um velho vendeiro que escrevia em árabe e escondeu seu caderno até a morte, há uma mesma vontade de verdade, muito embora os resultados possam ser diferentes, com destaque seja para o "típico" da experiência, seja para o que ela possui de "singular".

    Resumo em Inglês:

    Based on a rapprochement between the award-winning novel Nur na escuridão (Nur in darkness), by Salim Miguel, which tells his family's saga during his immigration from Lebanon to Brazil, and the unpublished manuscripts of Jose Miguel, the author's father, who tells the same story, this article discusses the reasons for writing and the use of narrative resources to build a meaning for his life. Amid the text of a legitimate writer and the one of an old grocer who wrote in Arabic and has hidden his notebook to death, there is a common will to truth, although the results may be different, with emphasis either to the "typical" character of the experience or to what it has of "singular".
  • Em busca dos rastros perdidos da memória ancestral: um estudo de Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves Estética Dos Vestígios

    Bernd, Zilá

    Resumo em Português:

    O artigo se detém em uma reflexão teórica sobre o conceito de vestígios (traces), evocando os principais autores que o definiram, como P. Ricoeur, C. Ginzburg, J.-M. Gagnebin, E. Glissant e S. J. Pesavento, entre outros, e introduzindo variantes terminológicas como "rastros", "restos", "resíduos", "marcas" etc.. Leva-se em conta a importância desse conceito para repensar o trabalho da memória em textos literários contemporâneos e, em particular, no romance Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (Record, 2010), que se constitui em valioso exemplo de resgate da memória coletiva afro-brasileira, por meio de vestígios.

    Resumo em Inglês:

    The article provides a theoretical reflection upon the concept of traces, evoking the main authors who have defined it, such as P. Ricoeur, C. Ginzburg, J.-M. Gagnebin, E. Glissant and S. J. Pesavento, among others, and introducing terminological variants such as vestiges, ruins, residues, marks etc. We consider the importance of this concept in order to rethink the memory work in contemporary literary texts, especially in Ana Maria Gonçalves' novel Um defeito de cor (Record, 2010), which is an outstanding example of the recovery of African-Brazilian collective memory from traces.
  • Os convivas da morte no banquete das almas: presença de eguns em um conto de João Antônio Estética Dos Vestígios

    Martins, Gilberto Figueiredo

    Resumo em Português:

    A literatura escrita tem sido um espaço privilegiado para a representação e, consequentemente, para o registro e divulgação dos valores e costumes de variados grupos e segmentos sociais. No conto analisado neste ensaio – "Eguns" –, o escritor paulistano João Antônio (1937-1996) traz um narrador que descreve com detalhes uma rara festa religiosa ocorrida na Bahia, destinada ao culto dos ancestrais. Contemplativo e respeitoso, limita-se a contar o que a tradição religiosa permite. O contato com a alteridade ganha foros de rito iniciático e a experiência – em sentido forte – é transferida ao leitor.

    Resumo em Inglês:

    Written literature has become a privileged space for performance and, consequently, for recording and fostering of values and practices of various groups and social segments. In the short story analyzed in this essay – "Eguns" – João Antônio (1937-1996), a writer from São Paulo, presents a narrator who describes in detail an unusual religious celebration held in Bahia, meant for the cult of ancestors. Contemplative and respectful, it sticks to tell what is allowed by the religious tradition. Contact with alterity achieves the status of initiation rite and the experience – in a strong sense – is transferred to the reader.
  • Traumas e travessias: a alteridade ameríndia e as fronteiras simbólicas da nação Estética Dos Vestígios

    Olivieri-Godet, Rita

    Resumo em Português:

    Exame das questões relativas aos processos de apagamento e de resgate da memória, a partir de textos ficcionais que refletem sobre as negociações identitárias e as travessias de fronteiras culturais, centrados no ameríndio como instância de alteridade.

    Resumo em Inglês:

    Examination of issues related to the processes of extinguishment and retrieval of memory, through fictional texts dealing with both identity negotiations and crossings of cultural frontiers, focusing on Amerindians as instances of alterity.
  • Ficções da memória ou a memória da ficção: Dulce María Loynaz e Cecília Meireles Estética Dos Vestígios

    Bolaños, Aimeé G.

    Resumo em Português:

    Dulce María Loynaz e Cecília Meireles são lidas como poetas que compartilham, com suas poéticas singulares, uma estética memorialista e reflexiva, simbolistas extemporâneas, inclassificáveis. Sobre temporalidade, saberes e genealogia, funções principais da memória, reflete este artigo que se aprofunda em Últimos dias de una casa (1958) e Solombra (1963), poemas-livros da problemática do ser na temporalidade e dos processos de constituição/destruição da identidade que acontecem, precisamente, no tempo humano da memória. Estudam-se esses poemas de ficção do memorável nas suas diferenciadas formas de compor e significar ao coletar e preservar vestígios da memória injuriada, mutilada, ferida de morte, configurando uma volta ao passado imaginado, mas também uma abertura às "memórias do porvir" em uma poética paradoxal da memória incólume e devastada.

    Resumo em Inglês:

    Dulce María Loynaz e Cecília Meireles are read as poets that share, with their singular poetics, a memorialistic and reflexive aesthetics, in the condition of symbolist poets untimely. This article thinks about temporality, knowledge and genealogy, main memory's functions, and examines Últimos días de una casa (1958) and Solombra (1963), poems-books on the problematic of the being in the temporality and the process of doing/undoing identity that occur, precisely, in the human time of memory. These poems of memorable fiction are studied in their different forms of composition and meanings when they pick up and preserve traces of offended, mutilated and deadly hurt memory in order to look at the pass and, also, to the future in a paradoxical poetics of a wasted and uninhabited memory.
  • Chaves para ler as Memórias inventadas, de Manoel de Barros Estética Dos Vestígios

    Souza, Raquel R.

    Resumo em Português:

    Elegendo o livro Memórias inventadas: a infância, do poeta goiano Manoel de Barros, o artigo pretende se deter na memória e observar os mecanismos por meio dos quais ela atua. A partir do pressuposto básico de que a memória é imaginação, busca-se o apoio teórico da fenomenologia de Gaston Bachelard, relevantemente em um de seus últimos textos no qual se dedica ao exame do devaneio e do devaneio sobre a infância. Ao mesmo tempo, ressaltar-se-á a face referencial da metapoesia como foco irradiador dessas memórias.

    Resumo em Inglês:

    Electing the book Memórias inventadas: a infância, by Brazilian poet Manoel de Barros, from the state of Goiás, the article intends to observe memory and assess the mechanisms through which it operates. From the basic assumption that memory is imagination, we search the theoretical support of the Phenomenology studies of Gaston Bachelard, relevantly in one of his last texts, which is dedicated to the examination of daydreaming and daydreaming about childhood. At the same time, we highlight the face of referential metapoetry as a focus of radiaton of those memories.
  • Ruínas de mundos perdidos: a estética residual de Brennand Estética Dos Vestígios

    Andrade, Ana Luiza

    Resumo em Português:

    O estudo busca compreender a ruína moderna de uma leitura benjaminiana. Além de analisar as cabeças de Brennand como vestígios de mundos perdidos nas catástrofes, relaciona as esculturas de Francisco Brennand às ruínas presentes em textos de diversos escritores e poetas como Osman Lins, Antonio José Ponte, João Cabral de Melo Neto e Jorge Luis Borges.

    Resumo em Inglês:

    This study tries to understand modern ruins through a Benjaminian reading. Besides analyzing Brennand's heads as remainders of worlds which were lost in catastrophes, it relates Brennand's sculptures to ruins in the works of some writers and poets such as Osman Lins, Antonio José Ponte, João Cabral de Melo Neto and Jorge Luis Borges.
  • Cidade de Deus: entre o testemunho e a ficção Outros

    Barros, Sandro R.

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute a problemática em torno da separação epistemológica entre o romance Cidade de Deus e seu autor, Paulo Lins, bem como as conotações referentes a possíveis leituras da obra no tangente ao seu "valor-verdade". O estudo busca ainda analisar a recepção do texto de Lins no que convencionalmente veio chamar-se, dentro do contexto latino-americano, de testimonio. A análise da obra de Lins sob a rubrica testemunhal nos permitirá meditar sobre problemáticas questões relacionadas a qualquer texto fictício cujo conteúdo se faz demasiadamente próximo a eventos reconhecidamente fatuais, o que leva a obra literária e seus possíveis rótulos a uma crise ontológica cuja repercussão problematiza a literatura como um veículo de denúncia social e o autor como o mediador de tal processo.

    Resumo em Inglês:

    The following article discusses the problematic epistemological separation between Paulo Lins's novel and the author's identity as a construct that redirects the text's message in very specific ways. This construct phenomenon affects the novel's fictional status on the account of its truth-value. In this sense, this study also analyses the reception of Lin's text under what has been epistemologically termed in Latin American subaltern studies as testimonio. The analysis of Lins's novel under the testimonial rubric allows for a meditation on questions related to any fictional text whose content stands too close to factually recognizable events, which takes the literary work and its possible classifications to an ontological crisis whose repercussions problematize literature as a vehicle of social denunciation, and the author as the mediator of such a process.
  • À terceira margem, a terceira imagem: os afetos triangulares nas narrativas de Carola Saavedra Outros

    Aragão, Maria Fernanda Garbero de

    Resumo em Português:

    O presente artigo é uma proposta de leitura das relações afetivas, a partir da análise dos três romances publicados pela escritora Carola Saavedra, Toda terça (2007), Flores azuis (2008) e Paisagem com dromedário (2010), ora compreendidos como um projeto de trilogia dos afetos. Protagonista dessas narrativas, o objeto amoroso recria-se na porosidade viável à sua emergência numa perspectiva de "terceira margem", à qual o lugar imaginado empresta suas imagens às projeções experienciadas pelas personagens. Com efeito, uma nova dimensão espaço-afetiva é inscrita na planta-baixa sobre a qual são edificados os relatos sobre o afeto, que, assim como o lugar, também desvela uma instabilidade constitutiva, o seu "não-lugar".

    Resumo em Inglês:

    The present article proposes a reading of affective relations in the analysis of three novels by the writer Carola Saavedra, Toda terça (2007), Flores azuis (2008) and Paisagem com dromedário (2010), here understood as a project of a trilogy of affections. The object of affection, the protagonist of these stories, recreates itself in a porosity feasible to its emergence in a "third bank", which lends the imagined place to its images to projections experienced by the characters. Indeed, a new spatial-affectionate dimension is recorded in the floor plan where the author builds reports about the affection, as well as the space, which also reveals a constitutive instability of its "non place".
  • Representações interculturais de gênero no romance A república dos sonhos, de Nélida Piñon Outros

    Zolin, Lúcia Osana

    Resumo em Português:

    O romance A república dos sonhos (1984), da escritora brasileira Nélida Piñon, empreende representações de gênero ambientadas, por um lado, em uma Galícia de inspiração medieval e de tradição oral, terra de peregrinações e de emigrantes. Por outro lado, as representações de gênero ambientadas no Brasil do século XX constituem um interessante painel da trajetória da emancipação da mulher, galgada a partir dos movimentos feministas. O romance, nesse sentido, integra o processo de implantação de vozes dissonantes em relação a ideologias dominantes como o patriarcalismo e o falogocentrismo, comumente representadas e reduplicadas na literatura canônica. Trata-se de inscrever, no lugar da tradicional identidade feminina, fixa e presa aos papéis de gênero, estabelecidos pelo pensamento patriarcal, a multiplicidade e a heterogeneidade, portanto, o descentramento de identidades, por meio da intersecção com múltiplas outras questões como raça, etnia, classe e orientação sexual. Fundamentando nossa investigação no feminismo crítico e, de modo geral, no pós-estruturalismo, nosso propósito é empreender uma discussão acerca do modo como a escritora, em diálogo com a tradição espanhola, representa identidades femininas, bem como, as relações de gênero nesse importante romance do século XX.

    Resumo em Inglês:

    Brazilian author Nélida Piñon's novel A república dos sonhos (The Republic of Dreams) (1984) engages, on the one hand, gender representations of a medieval-inspired Galicia, with its oral traditions, pilgrimages and emigrants. On the other hand, the gender representations in 20th century Brazil provide a highly interest view of female emancipation brought about by feminist movements. The novel reveals the process of discordant voices with regard to hegemonic ideologies such as patriarchy and phallogocentrism commonly represented and replicated in canonical literature. Instead of the traditional feminine identity characterized and fixed by patriarchy-established gender female roles, she inscribes multiplicity and heterogeneity. In other words, the decentralization of identities intersects with other issues such as race, ethnicity, class and sexual orientation as constitutive of the contemporary Brazilian society. Foregrounded on concepts from critical feminism and post-structuralism, a discussion ensues on the way a contemporary Brazilian female writer, dialoging with Spanish tradition, represents feminine identities and gender relationships in this important 20th century novel.
  • Gênero e ambivalência sexual na ficção de Caio Fernando Abreu: um olhar oblíquo sobre Onde andará Dulce Veiga? Outros

    Alós, Anselmo Peres

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo investigar como Caio Fernando Abreu simultaneamente constrói, representa e esfacela a ideia de identidades sexuais monolíticas em seu romance Onde andará Dulce Veiga? (1990). Usando ferramentas analíticas advindas da narratologia e dos estudos de gênero, esta leitura do romance de Abreu tenta compreender o papel dos entrecruzamentos culturais no que diz respeito aos modos de narração disruptivos no que tange às noções preconcebidas de identidade nacional/sexual brasileira.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to investigate how Caio Fernando Abreu simultaneously constructs, represents and crashes the idea of monolithic sexual identities in his novel Onde andará Dulce Veiga? (1990). Using analytical tools from narratology and gender studies, this reading of Abreu's novel tries to understand the role of the cultural crossings when it comes to the disruptive modes of narration of the readymade notions of Brazilian national/sexual identity.
  • O a(u)tor e suas "interversões" em Retrato desnatural, de Evando Nascimento Outros

    Padilha, Fabíola

    Resumo em Português:

    Busca-se empreender uma leitura do livro Retrato desnatural (diários - 2004 a 2007), de Evando Nascimento, publicado em 2008, observando-se no modus operandi dessa escrita que se alberga sob a rubrica ficção a maneira como o autor, em consonância com a noção de "texto escrevível", de Roland Barthes, entretém um diálogo com diversas linguagens artísticas (artes plásticas, música, teatro, cinema, literatura), bem como com a filosofia ocidental. Será verificado também que esse diálogo, por sua vez, desemboca na ideia de expropriação do sujeito, uma vez que o autor reconhece, sob a marca do "próprio", os inúmeros rastros deixados pelo outro em sua escrita. Os copiosos eus que integram a confecção de seu autorretrato, vestígios deixados pelo outro em si, compõem a imagem exata de sua inata "movência" – pantomimas do a(u)tor a exibir suas múltiplas interversões, redefinindo a tarefa mesma de autoengendramento pela escrita, ao postular que "tudo então são ficções diárias, ou seja, infixões, deslizes, rolagens de um eu e seus outros. até onde" (Nascimento, 2008, p. 160). Singulares snapshots a ostentarem para nós, leitores/espectadores, sua única face possível: um retrato desnatural.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at proposing a reading of the supposedly fictional book Retrato desnatural (diários – 2004 a 2007), by Evando Nascimento, published in 2008, by observing the way through which the author, in consonance with the notion of "writable text" by Roland Barthes, entertains a dialogue with diverse artistic languages (plastic arts, music, theater, cinema, literature) as well as with the western philosophy. It will also be verified that this dialogue, on its turn, flows into the idea of expropriation of the subject, since the author recognizes, under the sign of the "self", the innumerable traces of the others in his writing. The copious "mes" that integrate the manufacturing of the self-portrait, vestiges left by the other in the self, compose an exact image of his innate movability – pantomimes of the author/actor exhibiting multiple interversions, redefining the task of self-reengendering through writing, by postulating that "everything then are daily fictions, that is, infictions, slips, rollings of an I and its others. Until when." (Nascimento, 2008, p. 160). Singular snapshots showing us, readers/spectators, their only possible face: an unnatural portrait.
  • Análise cultural do torrão dos infernos: imaginário do mal nas poéticas de Dante Milano e Nauro Machado Outros

    Corrêa, Alexandre Fernandes

    Resumo em Português:

    O artigo faz uma introdução à análise cultural do imaginário do mal expresso nas obras de dois poetas brasileiros de regiões diferentes do país. Trata-se de um estudo comparativo entre as poesias de Dante Milano (RJ) e Nauro Machado (MA), por meio do qual propomos uma escavação arqueológica dos vestígios da representação do mal no inconsciente social e literário.

    Resumo em Inglês:

    This is an introduction to the cultural analysis of the imaginary of evil expressed in two works by Brazilian poets from different regions of the country. It is a comparative study of the poetry of Dante Milano (RJ) and Nauro Machado (MA), through which we propose an archaeological excavation of the remains of the representation of evil in social and literary unconscious.
  • A revolução pelos sentidos: traços surrealistas em A fúria do corpo, de João Gilberto Noll Outros

    Vieira, Miguel Heitor Braga

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo relacionar a obra A fúria do corpo (1981), de João Gilberto Noll, com concepções que remetam a uma escrita surrealista, indo além das ideias comuns da estética vanguardista proposta por André Breton e seus seguidores.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to relate João Gilberto Noll's work, A fúria do corpo (1981), to the conception of surrealistic writing, surpassing the common ideas presented in the surrealistic movement as purposed by André Breton and his followers.
  • Dalton Trevisan: Desgracida Resenhas

    Sanches Neto, Miguel
  • Walter Benjamin: Escritos sobre mito e linguagem (1915-1921) Resenhas

    Poiana, Fernando Aparecido
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
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