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Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 41, Publicado: 2013
  • Apresentação

    Tonus, José Leonardo
  • Cinco mulheres: vozes em ricochete

    Walty, Ivete Lara Camargos

    Resumo em Português:

    Entre o campo e a cidade, transita a personagem de Marcelino Freire, que tem escrito como quem escuta o outro, em um exercício de alteridade. Tomando como ponto de partida o jogo de enunciação e encenação que move os textos, objetiva-se acompanhar o trânsito de cinco mulheres pobres, "Muribeca", "Comadre", "Darluz", "Da Paz" e "Totonha", para evidenciar como vozes sociais expõem-se em tensão com a voz autoral, fruto das estratégias utilizadas na composição de uma escrita explicitamente interlocutória que inclui o leitor.

    Resumo em Inglês:

    Marcelino Freire, whose character moves between the countryside and the city, has been writing as one who hears the others, exercising alterity. Taking as a starting point the texts' enunciation and inscenation dynamics, this work aims to follow the path of five poor women, "Muribeca", "Comadre", "Darluz", "Da Paz" and "Totonha", pointing to the tension exposed between the social voices presented and the author´s voice. The latter comes as the result of strategies used in the composing of an explicitly interlocutory writing, which includes the reader.
  • Poéticas da precariedade

    Cury, Maria Zilda Ferreira

    Resumo em Português:

    A precariedade é um dos efeitos perversos dos mecanismos inerentes à globalização. A literatura contemporânea, como outras formas de expressão artísticas, dela trazem a marca. O propósito deste ensaio é de abordar esta temática da precariedade tomando como objeto diferentes manifestações artísticas contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    Precarity is one of the perverse effects of globalization. Contemporary literature, as well as other forms of artistic expression, present its feature. The purpose of this essay is to deal with the subject of precarity considering some contemporary artistic manifestations.
  • O discurso sobre a precariedade em Luiz Ruffato e Arlindo Gonçalves

    Tonus, José Leonardo

    Resumo em Português:

    Este trabalho visa analisar a maneira como os dispositivos paisagísticos contribuem nos romances Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, e Desonrados e outros contos, de Arlindo Gonçalves, à emergência de um discurso sobre o precário. Se a paisagem ocupa, nesses textos, um lugar fulcral na reflexão sobre a degradação social, ela não se limita ao registro nostálgico de um mundo em ruínas. Em ambos os romances, ela constitue tanto o elemento desencadeador do processo de criação artística como o do seu fracasso. À imagem de nossa percepção retalhada do universo urbano degradado, a paisagem assinala aqui a nossa relação defasada com o território do alter.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze how, in the novels Eles eram muitos cavalos by Luiz Ruffato and Desonrados e outros contos by Arlindo Gonçalves, the literary device of landscape contributes to the emergence of a discourse about precariousness. If the landscape occupies, in these texts, a central place in thinking about social degradation, it is not limited to a nostalgic record of a world in ruins. In both novels, the device of landcape contibutes both to the triggering element of artistic creation as much as its failure. Like our fragmented perception of a degraded urban universe, here the landscape indicates our relationship with the alter territory.
  • A plenitude de um vazio em que a pobreza não é mais paisagem: a periferia em Paulo Lins e Ferréz

    Teixeiro, Alva Martínez

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende situar os romances Cidade de Deus de Paulo Lins e Capão Pecado e Manual prático do ódio de Ferréz no panorama dos 'novos realismos' brasileiros contemporâneos, avaliando as escolhas temáticas e as técnicas e procedimentos narrativos. Aliás, este estudo analisa a originalidade da sua prosa, notando a cautelosa distância da sua filosofia estética e os elementos fundamentais do seu universo literário - pobreza, crime e desigualdade - a respeito de qualquer cultura extrema da violência. A análise destes livros procura revelar outra perspectiva do problema da imagem da cidade e da pobreza urbana, normalmente sensacionalista, e contribuir a uma melhor compreensão da complexidade da violência quotidiana nas comunidades urbanas pobres.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to place Paulo Lins' novel Cidade de Deus and Ferréz's novels Capão Pecado and Manual prático do ódio in the panorama of Brazilian contemporary "new-realisms", evaluating thematic choices and narrative techniques and procedures. Also, this study analyses the originality of their prose, noting the cautious distance of their aesthetic philosophies and the fundamental elements of their literary universe -poverty, crime and inequality- from any extreme culture of violence. The analysis of this books seeks to reveal another perspective on the issue of the image of the city and urban poverty, usually sensationalist, and to contribute to a better understanding of the complexity of everyday violence in poor urban communities.
  • Litera-Rua: a cultura da periferia em Capão Pecado, de Ferréz

    Santos, Darlan; Fux, Jacques

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo debater a possibilidade de expressão, na sociedade contemporânea, daqueles que se situam à margem, condenados à vida e às narrativas residuais. Sob esse prisma, estudamos a obra Capão Pecado (2000), de Ferréz, apresentando a fala do subalterno e a cultura marginal, especificamente, na chamada "Litera-Rua".

    Resumo em Inglês:

    This article aims to tell the possibility of expression in contemporary society, by those who live on the margins of the society, condemned to residual life and narratives. From this standpoint, we study the book Capão Pecado (2000), by Ferréz, presenting the voice of the subaltern and the marginal culture, specifically, in the so-called "Litera-Rua".
  • Alessandro Buzo e o engajamento literário da periferia

    Oliveira, Rejane Pivetta de; Pellizaro, Tiago

    Resumo em Português:

    A literatura contemporaneamente produzida pelos escritores das periferias brasileiras constitui um novo modo de pensar a representação da pobreza, trazendo à tona questões como a posição do autor e o papel da literatura como ferramenta de ação coletiva com efeitos de mobilização e organização da vida das comunidades marginalizadas e socialmente excluídas. O objetivo deste artigo é discutir o tema do engajamento literário como componente indissociável da literatura periférica, a partir da trajetória de Alessandro Buzo como agente cultural, cuja intervenção confere à literatura uma função ao mesmo tempo prática e simbólica.

    Resumo em Inglês:

    The currently literature produced by writers from the Brazilian suburbs forms a new way of thinking the representation of poverty, bringing up issues such as the author's position and the role of literature as a tool of collective action with effects of mobilization and organization of the life of the marginalized and socially excluded communities. The objective of this article is to discuss the topic of literary engagement as an inseparable component of peripheral literature, from the trajectory of Alessandro Buzo as a cultural agent, whose intervention gives to literature a function at the same time practical and symbolical.
  • Narradores da exclusão ou a infância pobre na literatura brasileira contemporânea

    Martins, Georgina

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende investigar a representação literária da infância pobre na literatura brasileira contemporânea, bem como o alinhamento entre ética e estética na construção literária de um modelo de infância, a fim de promover o aprofundamento de questões relativas ao tema, como ainda ressaltar as semelhanças e diferenças entre as diversas formas de narrar e de compreender essa representação. Configuram-se em material de análise os contos de Antonio Carlos Viana, Marcelino Freire e Rubens Figueiredo. Autores cujos textos espelham a situação de precariedade em que se encontra uma parcela significativa da infância contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    This article's intension is to investigate the literary representation of the ''poor childhood" in the contemporary Brazilian literature, as well as its alignment between ethics and aesthetics for a literary construction of a model of childhood. Its purpose is also deepens the related questions, concerned to the subject, in order to show the differences and similarities amongst the various forms of narratives and the comprehension of such representation.The material for analysis are the short stories of Antonio Carlos Viana, Marcelino Freire and Rubens Figueiredo, whose texts reflect the situation of precariousness that we will find a significant part of the contemporary childhood.
  • Vidas desperdiçadas?: uma análise de Estamira, de Marcos Prado, e No quarto de Vanda, de Pedro Costa

    Azeredo, Mônica Horta

    Resumo em Português:

    Vanda e Estamira seriam apenas mulheres comuns, inseridas em universos sociais desfavorecidos e em vias de extinção. Mas, alçadas pelas mãos de cineastas, são transformadas em personagens de si mesmas e ganham o lugar que historicamente lhes foi sempre negado: o da fala. Ao mesmo tempo em que aproximam o real do representado essas docu-ficções convidam à reflexão acerca do que Zygmunt Bauman define como "vidas desperdiçadas". Com uma linguagem cinematográfica contrária à dos cânones, os cineastas Marcos Prado e Pedro Costa contribuem, por meio de um raro recorte, para a construção identitária de parte das sociedades portuguesa e brasileira. E ainda que seja grande a distância espaço-temporal que separa essas duas mulheres, a comparação das obras é algo possível e fecundo.

    Resumo em Inglês:

    Vanda and Estamira would only be taken as ordinary women placed in underprivileged social universes and on the brink of extinction. However, when hoisted by the hands of filmmakers, they are transformed into characters of their own and make room for something that has always been historically denied to them: the speech. While approaching the realistic to the represented, these docu-fictions are an invitation to ponder over what Bauman defines as "wasted lives". By making use of a cinematographic language contrary to the ones of the canons, the filmmakers Pedro Costa and Marcos Prado contribute to, by means of a rare snip, an identitary and partial construction of the Portuguese and Brazilian society. Despite of the substantial temporal-spatial distance between these two women, the comparison of the works of art is something possible and high-yielding.
  • "Realismo" e subalternidade na narrativa brasileira contemporânea: o caso de Tropa de elite

    Carneiro, Vinícius Gonçalves

    Resumo em Português:

    O artigo discute uma narrativa cinematográfica brasileira, Tropa de elite, de José Padilha, que tanta polêmica causou no país desde o seu lançamento. Para tentar compreender as forças de poder em jogo tanto na narrativa como na recepção do filme, busca-se contextualizar Tropa de elite em relação à cinematografia contemporânea hollywoodiana, a uma possível tradição real-naturalista nacional e à representação fílmica e literária brasileira do subalterno. Apenas após abordar tais relações, analisar-se-á dialogicamente como se dá a subordinação de personagens de diferentes classes sociais, gêneros e raças, constante e violentamente calados pelo protagonista do filme, o Capitão Nascimento.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the polemic Brazilian movie Elite squad. To understand the power games behind the movie and its reception, it is important to contextualize Elite squad in the contemporary Hollywood production, in a hypothetical Brazilian Realism tradition and in the cinematographic and literary representation of the subaltern. After that, using Bakhtin's dialogism, it will be possible to analyze how some characters, such as the woman, the poor and subordinate, are oppressed by Captain Nascimento.
  • Verdade, ficção e memórias da violência na narrativa de Valêncio Xavier

    Miguel, Fernanda Valim Côrtes

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe (re)pensar o conjunto da obra Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (2006), a partir de alguns dos sete contos que compõem esta publicação. Tomando a narrativa como ponto de partida, serão apontados rastros de memórias de uma violência social sistêmica, vendável, marcados pela pobreza, exploração e miséria humana. A proposta parte também da tentativa de recuperar e problematizar alguns aspectos da complexa discussão teórica que se estabelece entre a literatura, a história e a escrita do vivido. A reflexão passa pela finalidade da construção de conhecimentos que fundamentem o trabalho com a dimensão histórica de textos literários, procurando apontar para uma possível dissolução das fronteiras rígidas e binárias que por vezes se estabelecem entre esses campos do saber.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to reflect on the whole work Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (2006) from some of the seven stories that make up this publication. Taking the narrative as a starting point, we will point traces of memories of systemic and salable social violence, marked by poverty, exploitation and human misery. We also part from the attempt to recover and discuss some aspects of the complex theoretical discussion that takes place between literature, history and writing. This reflection parts from the purpose of construction of knowledge in support of the work with the historical dimension of literary texts, trying to point to a possible dissolution of the binary and rigid boundaries which sometimes are established between these fields.
  • Pobreza por subtração: a festa, de Ivan Ângelo

    Weiser, Frans

    Resumo em Português:

    Em "Nacional por subtração" (1987), Roberto Schwarz analisa a exclusão das classes marginalizadas do debate sobre o caráter nacional brasileiro. Ao incorporar o argumento de Schwarz, bem como os cinco discursos sobre pobreza de Engbersen (1999), o presente ensaio contextualiza o tema da pobreza e sua discussão na história literária brasileira para posteriormente argumentar que A festa (1976), de Ivan Ângelo, constitui um exemplo de literatura de pobreza por subtração. Embora Ângelo exclua a voz do pobre do romance, ele o faz precisamente para salientar a maneira problemática por meio da qual tanto a literatura como a mídia professam representar os socialmente excluídos.

    Resumo em Inglês:

    Roberto Schwarz highlights the exclusion of marginalized classes from discussions about Brazilian national identity in "Nacional por subtração" (1987). Incorporating Schwarz's claim, as well as Engbersen's five discourses of poverty (1999), this article first contextualizes poverty and its discussion in Brazilian literary history before arguing that Ivan Ângelo's A Festa (1976) constitutes a type of literature of poverty by subtraction. Ângelo excludes the voice of the poor from the novel, yet he does so precisely in order to call attention to the problematic manner in which literature, journalism, and bureaucratic reports claim to represent the disenfranchised.
  • Sobre restaurar fios: reflexões sobre a pobreza em A hora da estrela

    Rebello, Ivana Ferrante

    Resumo em Português:

    Este artigo lê o romance A hora da estrela, de Clarice Lispector, sob o fulcro da pobreza. Sob a história da nordestina pobre e fracassada para a vida cola-se uma escrita angustiada e autorreflexiva, metaforizada, no plano da narrativa, no ofício de cerzir, interrompido, e na prática deficiente de datilógrafa de Macabéa. A pobreza sem enfeites é recurso da autora para colocar em cena sua impotência de escritora.

    Resumo em Inglês:

    This article reads the novel A hora da estrela, by Clarice Lispector, through the lens of poverty. The story of a poor northeast girl and without success in life is an anguished and self-reflective narrative. The job of darning and typing are metaphors of the tension of the author. The novel about poverty brings into the scene the impotence of writing about the events.
  • Relações intersemióticas entre literatura, cinema, artes plásticas e desenho em dois romances de Márcio Souza Outros

    Castilo, Luís Heleno Montoril del; Santos, Francisco Ewerton Almeida dos

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo explorar as relações entre diferentes linguagens artísticas - literatura, cinema, artes plásticas e desenho -, investigando o funcionamento das técnicas de colagem (termo originário das artes plásticas) e montagem (técnica cinematográfica) e de que forma foram transpostas para a literatura. Para tal, tomaremos como objeto de análise os romances Galvez imperador do Acre ([1977] 1983) e A resistível ascensão do Boto Tucuxi (1982), do escritor amazonense Márcio Souza.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to explore the relationships between different artistic forms - li-terature, cinema, plastic arts and design - investigating the operation of the bonding techniques (originating end of the plastic arts) and assembly (film technique) and how they were implemented in literature. To this end, we as an object of analysis the novels of the writer amazon Márcio Souza Galvez imperador do Acre (1983) and A resistível ascensão do Boto Tucuxi ([1977] 1982).
  • Os fantasmas pornô de Santiago Nazarian e seus adolescentes bizarros Outros

    El-Kadi, Aileen

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o livro de contos Pornofantasma (Record, 2011) de Santiago Nazarian tendo como centro de análise a sua relação com o gênero pornografia e com a cultura de massa, assim como a maneira como o autor questiona centros e margens de poder a partir do uso de tais gêneros.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the book of short stories Pornofantasma (Record, 2011) by Santiago Nazarian. The focus of this analysis is the connections between the text and the genre of pornography and pop culture, as well as the way the author questions centers and margins of power using the aforementioned genres.
  • Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica, Eduardo de Assis Duarte e Maria Nazareth Soares Fonseca (orgs.) Belo Horizonte, UFMG, 2011 Resenhas

    Godoy, Maria Carolina de
  • Desde que o samba é samba, Paulo Lins Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2012 Resenhas

    Silva, Andressa Marques da
  • Mistura fina, Vera Casa Nova Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012 Resenhas

    Carmello, Patrícia
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
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