Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 44, Publicado: 2014
  • Apresentação Literatura E Estudos Culturais

    Cordiviola, Alfredo; Costa, Claudia de Lima
  • Os estudos culturais e a crítica literária no Brasil Literatura E Estudos Culturais

    Pontes Jr., Geraldo Ramos

    Resumo em Português:

    Duas décadas após os primeiros debates acirrados sobre a corrente dos estudos culturais no campo do comparativismo literário no Brasil, pode-se fazer um balanço positivo das reflexões decorrentes como necessária postura de abertura em relação ao objeto da crítica, as mudanças no campo interdisciplinar da teoria literária e da literatura comparada e as perspectivas absorvidas por teóricos brasileiros que reagiram à repulsa inicial à corrente em questão.

    Resumo em Inglês:

    Two decades passed after the first intense discussions on the meaning of cultural studies for the comparativism as a literary field in Brasil, this article proposes an examination that leads to positive results on the reflexions about the necessity of new positions towards the critic subject, changes on the interdisciplinary fields of comparative literature and literary theory, as well as the incorporated perspectives by Brazilian specialists that criticized the initial refusal to those studies.
  • Uma associação itinerante Literatura E Estudos Culturais

    Mello, Jefferson Agostini

    Resumo em Português:

    Apesar do seu caráter disciplinar, foi nos congressos da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) ao longo dos anos 1990 que se deu um diálogo interessante dos estudos literários com os estudos culturais. Tal diálogo contou, também, com muitos adversários, críticos que prezavam, entre outros, os valores da chamada "civilização ocidental" e defendiam o cânone e a especificidade do texto literário. Analiso neste artigo um conjunto de discursos de agentes representativos desses polos em confronto. Meu objetivo é apreender avanços e retrocessos de uma relação profícua que, entretanto, foi sendo abandonada no processo de profissionalização e especialização da área.

    Resumo em Inglês:

    Although its disciplinary aspect, it was in the seminars of the AssociaçãoBrasileira de LiteraturaComparada (ABRALIC), during the 1990's that an interesting dialogue between cultural and literary studies took place. Such dialogue had also many opponents, i.e., critics who appreciated, among others, Occidental Civilisation values, defended the literary cannon and the specificity of the literary text. I analyze in this article an ensemble of discourses from significant agents of these two trends in confrontation. My goal is to apprehend advances and regressions of a fruitful relationship that, however, was left behind in the process of professionalization and specialization of the field.
  • Estudos culturais latino-americanos: configurações de um sintagma Literatura E Estudos Culturais

    Cordiviola, Alfredo

    Resumo em Português:

    Este ensaio revisa os debates e embates que, ao longo das últimas décadas, marcaram os vínculos entre os chamados estudos culturais e o latino-americanismo. Entre interesses comuns, pontos de convergência, contraposições e antagonismos, as tensões que caracterizam as duas partes de um sintagma como "estudos culturais latino-americanos" serviram para repensar os campos de estudo, as práticas e os saberes e também os modos pelos quais as ideias circulam e as políticas acadêmicas se estabelecem em um contexto marcado pela diversidade de locais enunciativos e pela reformulação das categorias epistêmicas.

    Resumo em Inglês:

    This paper reviews the debates and conflicts that, over the past decades, marked the links between the so-called cultural studies and Latin Americanism. Between common interests, points of convergence, contrasts and antagonisms, the tensions that characterize the two parts of a phrase such as 'Latin American Cultural Studies' served to rethink the field of study, the practices and knowledges and also the ways in which ideas circulate and academic policies are set in a context marked by the diversity of enunciative locus and by the reworking of epistemic categories.
  • Os estudos culturais na encruzilhada dos feminismos materiais e descoloniais Literatura E Estudos Culturais

    Costa, Claudia de Lima

    Resumo em Português:

    Neste artigo, refaço a trajetória dos debates nos estudos culturais feministas, principalmente nos Estados Unidos, tendo como foco três tipos de abordagem em relação às dicotomias realidade/representação e texto/contexto. Como apreender a materialidade do mundo sem abrir mão do fato de que nossas narrativas/representações são sempre constitutivas desse mundo? Argumento que vejo ecos do que as feministas materiais defendem nas propostas cosmopolíticas latino-americanas para um feminismo descolonial. Alego que a articulação desses dois projetos (um advindo dos debates no Norte e o outro do Sul) pode servir de inspiração para repensarmos - e descolonizarmos - as práticas dos estudos culturais na América Latina.

    Resumo em Inglês:

    In this article, I retrace the trajectory of the debates in feminist cultural studies, particularly in the United States, focusing on three types of approaches to the dichotomies reality/representation and text/context. How to grasp the materiality of the world without giving up the fact that our narratives/representations are always already constitutive of that world? I see echoes of what material feminists advocate vis-à-vis the thorny issue of the materiality of the world in the cosmopolitical proposals advanced by Latin American decolonial feminisms. I claim that the articulation of these two projects (one derived from debates in the North and the other from the South) can serve as an inspiration to rethink - and decolonize - the practices of cultural studies in Latin America.
  • Pós-colonialidade, pós-escravismo, bioficção e con(tra)temporaneidade Literatura E Estudos Culturais

    Carrascosa, Denise

    Resumo em Português:

    Este ensaio crítico promove uma conexão entre o conceito contemporâneo do campo da teoria literária - bioficção -, a teoria pós-colonial e a problemática da subjetivação afro-diaspórica, a partir do local brasileiro de experiência histórica e possibilidade de fala intelectual, cruzado com um estudo sintomal dos últimos romances de Toni Morrison, Home (2012), e de Jamaica Kincaid, Seenowthen (2013), bem como do romance A questionofpower(1970), de Bessie Head. O conceito de bioficção é tensionado como zona de embate de forças relacionadas aos processos históricos de subalternização vinculados à colonização, à escravidão e suas reverberações, em sua potência de divergência discursiva e produção "con(tra)temporânea" de subjetividades.

    Resumo em Inglês:

    This critical essay promotes a connection between the contemporary concept from the literary theory field named "biofiction", the post-colonial theory and the issue of African-diasporicsubjetivization, from the Brazilian historical experience and intellectual possibility of speech, crisscrossed with a symptomatic study of the last novels written by Toni Morrison, Home (2012), and Jamaica Kincaid, See now then (2013), as well as of the novel A question of power (1970) by Bessie Head. The concept of biofiction is problematized as a zone of forces related to the historical processes of subalternization linked to colonization, slavery and their reverberations, in its potential of discursive divergence and "co(unter)temporary" production of subjectivities.
  • Ricardo Guilherme Dicke e o processo de transculturação na literatura Literatura E Estudos Culturais

    Precioso, Adriana Lins; Falcão, Iouchabel Sarratchara de Fátima

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta um breve resumo acerca do surgimento dos estudos culturais na Inglaterra, os aportes de Stuart Hall e a apropriação dessas pesquisas pelos estudos literários, principalmente, na América Latina, representada pelas contribuições de Ángel Rama. Para exemplificação dessa proposta, analisam-se recortes dos contos "Toada do Esquecido" (2006), "Sinfonia equestre" (2006), "A proximidade do mar" (2011), "O Velho Moço" (2011) e "A perseguição" (2011) de Ricardo Guilherme Dicke, escritor mato-grossense que promove o diálogo entre as questões regionais e universais pelo viés da transculturação.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a brief overview of the emergence of the cultural studies in England, the concepts of Stuart Hall and the appropriation of these searches by the literary studies, mainly in Latin America represented through the contributions of Ángel Rama. To exemplify this proposal, we analyze excerpts of the short stories 'Toada do Esquecido' (2006), 'Sinfoniaequestre' (2006), 'A proximidade do mar' (2011), 'O Velho Moço' (2011) and 'A perseguição' (2011), by Ricardo GuilhermeDicke, writer from the state of MatoGrosso, who promotes the dialogue between regional and global issues by the transculturation bias.
  • A potência oralizante da multidão: por que os estudos culturais ajudam a compreender a experiência dos muitos na literatura contemporânea Literatura E Estudos Culturais

    Justino, Luciano Barbosa

    Resumo em Português:

    Meu objetivo neste artigo é fazer um triplo movimento, tendo sempre como horizonte de partida e de chegada o conceito de multidão: i) compreender como as questões abertas pelos estudos culturais transformam os espaços de legitimação da literatura na medida em que são sintomas de transformações sociais importantes no pós-guerra e no próprio conceito de cultura; ii) demonstrar que a autonomia da literatura baseada em valores estético-identitários não consegue dar conta dos muitos devires do contemporâneo; e iii) considerar a literatura brasileira contemporânea como um espaço aberto para uma multiplicidade de formas de vida que têm na oralização da literatura seu processo de semiotização mais significativo.

    Resumo em Inglês:

    My aim in this article is to make a triple movement: i) show how the questions made by cultural studies transform the spaces of legitimation of the literature in so far as are symptoms of important changes in the cultural sphere and in the own concept of culture; ii)demonstrate that the autonomy based exclusively in esthetic values of the literature is not possible in the contemporary context; and iii) understand the contemporary literature as an open space for a multiplicity of ways of life that find in oral literature their most significant process of semiotization.
  • A Carta Guarani Kaiowá e o direito a uma literatura com terra e das gentes Literatura E Estudos Culturais

    Librandi-Rocha, Marília

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe incluir a Carta Guarani Kaiowá no campo da literatura contemporânea produzida no Brasil. Essa inclusão impõe desafios teóricos em relação ao que entendemos por literatura, quais suas relações com os direitos humanos no âmbito dos estudos culturais, além de exigir um enfrentamento com a história literária do Brasil. O objetivo é pensar não apenas "nossa" literatura, historicamente vinculada ao sistema colonial e depois nacional, mas pensar uma literatura vinculada à terra, e não apenas da gente do Brasil, mas das gentes da América do Sul.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes to consider the Guarani Kaiowa's Letter as part of contemporary Literature produced in Brazil. This inclusion presents itself as a theoretical challenge because it obligates us to explicit what we understand by "literature", its connections to Human Rights, and which place this letter occupies within the history of Brazilian literature. The final aim is to think not only about "our" literature, historically linked to the colonial and then to the national system, but about a post-colonial literature produced and signed by the pluralities of people living in Brazil.
  • Reorientando a identidade nacional em Native speaker, de Chang-rae Lee, e O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho Literatura E Estudos Culturais

    Nielson, Rex P.

    Resumo em Português:

    Uma leitura comparativa entre os romances Native speaker (1995), do escritor norte-americano Chang-rae Lee, e O sol se põe em São Paulo (2007), de Bernardo Carvalho, permite uma reavaliação da construção das identidades minoritárias presentes nas duas megalópoles americanas de Nova York e São Paulo. Os enredos dos dois romances são marcados por uma crise de identidade vivida por um homem, descendente de imigrantes asiáticos (da Coreia num caso e do Japão no outro), que procura negociar sua identidade americana (falando em termos hemisféricos) em termos da origem e língua de sua família. Contudo, apesar das ansiedades parecidas sobre a assimilação presentes nos dois romances, ambos revelam diferenças significativas em relação às formas como os Estados Unidos e o Brasil responderam às diferenças culturais ao mesmo tempo que desafiam os mitos nacionais de inclusão e pertencer.

    Resumo em Inglês:

    A comparative reading of the novels Native speaker (1995), by the North American writer Chang-rae Lee, and O sol se põeem São Paulo (2007), by Bernardo Carvalho, allows for a reevaluation of how minority identities have been constructed in the two American megalopolises New York and São Paulo. The plotlines of both novels hinge on the identity crisis of a second-generation Asian immigrant (from Korea in one case and Japan in the other) who is seeking to negotiate his American identity (speaking in hemispheric terms) in terms of his family's origin and language. However, despite the similar anxieties over assimilation present in both novels, they both reveal significant differences regarding the ways in which the United States and Brazil have responded to cultural difference even as they challenge national myths of inclusion and belonging.
  • Abdias do Nascimento y Manuel Zapata Olivella: intelectuales del siglo XX en el sendero de la discursividad ancestral yoruba y bantú

    Santos, Denilson Lima

    Resumo em Espanhol:

    En este ensayo planteamos el texto literario como un espacio de re-escritura de las tradiciones yorubas y bantúes como fuerza motriz creadora de un discurso literario. Las voces africanas en las Américas aparecen recuperadas en un modelo estético diferente del hegemónico. Como ejemplo de eso, se propone describir las obras: Sortilégio II: mistério negro de Zumbi redivivo (1979), de Abdias do Nascimento (1914-2011), y Changó, el gran putas (1983), de Manuel Zapata Olivella (1920-2004). Los autores de estas obras, como intelectuales, se posicionan como insurrectos, como conscientes de las voces heterogéneas que habitan el mundo afrolatino y ponen esas voces como parte de la estética de sus textos. Así, los intelectuales afrolatinos proponen una escritura de la ancestralidad afro con propósitos estéticos y políticos en la tradición literaria latinoamericana.

    Resumo em Inglês:

    In this essay we propose the literary text as a spaceforthe re-writing of Bantu's and Yoruba'straditions like a creative motor force of literary discourse. African voices in the America's appear to regain power in a different, aesthetic, hegemonic model. An example of this can be seen in the literary works: Abdias do Nascimento's (1914-2011) Sortilégio II: mistério negro de Zumbi redivivo (1979) and Manuel Zapata Olivella's (1920-2004) Changó, el gran putas (1983). The authors of these works, as intellectuals, position themselves as rebels, conscious of the heterogeneous voices that in habit the Afro-Latin world and they give those voices a role in the aesthetics of their texts. Thus, these intellectuals propose an Afro-Latin writing of African an cestry with aesthetic and political purposes in the Latin American literary tradition.
  • Carolina Maria de Jesus e a autorrepresentação literária da exclusão social na América Latina: olhares reversos aos de Eduardo Galeano e Octavio Paz Literatura E Estudos Culturais

    Tirloni, Larissa Paula; Marinho, Marcelo

    Resumo em Português:

    A literatura comparada dedica-se ao estudo das questões identitárias e das representações literárias interétnicas ou intersociais pelo viés privilegiado das relações interculturais. Em razão de seu amplo espectro de possibilidades de interpretação literária e cultural, a literatura comparada torna-se uma producente ferramenta para a análise dos diálogos transculturais em que se manifestam a aceitação ou a recusa das diferenças. Nessa perspectiva, o presente trabalho resulta de um estudo comparativo acerca da imagem literária da exclusão social, tendo como foco precípuo o relato autobiográfico da brasileira Carolina Maria de Jesus, em sua intersecção socialmente assimétrica com a escrita do mexicano Octavio Paz e do uruguaio Eduardo Galeano. No que se refere à subjetividade autoral, a brasileira lança mão de um poder expressivo que alcança significados para além da mera representação, pois seu testemunho parte de um lugar de enunciação que é aquele do próprio excluído: o conhecimento empírico da existência de uma catadora de papel, mulher, negra, migrante, mãe, descendente de escravos no Brasil, migrante sem perspectivas de vida, chefe solitária de família, moradora em favela, ser humano privado de cidadania. Nas páginas desse diário de desventuras, o testemunho existencial de Carolina traz à luz representações literárias e imagens simbólicas sobre uma importante parcela da sociedade que se encontra à margem, invisível aos demais segmentos da população. Essa parcela invisível da sociedade corresponde àqueles que Octavio Paz batiza como "ninguneados", àqueles que Eduardo Galeano homenageia com seu poema "Los nadies": seres humanos cuja existência é voluntariamente apagada ou ignorada nas manifestações culturais e nas relações sociais que conformam as hierarquias cotidianas e os modos de experiência de vida. Em próprio conhecimento de causa, Carolina corporifica uma voz autoral poeticamente expressiva que traz a lume a vida e a história silenciadas dos que se encontram à margem, por mais que sejam parte integrante da história de seu povo e do conjunto da humanidade.

    Resumo em Inglês:

    The Comparative Literature is aimed at approaching cultural identity matters as well as interethnic or intersocial literary representations. Through its wide range of possible literary and cultural readings, the Comparative Literature becomes a useful tool to analyze transcultural dialogues as a locus of refusals or acceptations for human and social differences. Henceforth, this paper results of a comparative reading focused on Carolina Maria de Jesus autobiographical narrative and its implicit social exclusion literary images. In order to achieve that critical goal, this crisscrossed-reading takes into consideration the poetic and social ideas of Mexican diplomat Octavio Paz and Uruguayan journalist Eduardo Galeano. The selected text corpus brings forth literary representations and symbolic images of the society segment that lives in an extreme marginal position, making themselves invisible to other social groups. These out-of-sight people are called "ninguneados" by Octavio Paz, while Galeano pays a tribute to them in a denouncing poem that presents, from an external point of view, some aspects of their silenced life. Those people are the very human beings whose existence is voluntarily erased or ignored within every cultural manifestations or social relationships that configure hierarchical daily life as well as empirical ways of social living. From an internal point of view, Carolina de Jesus brings into light the silenced life and history of those people condemned to live as outsiders in modern social structures, despite their full belonging to their own people history as well as to the whole humankind history.
  • A censura ao direito de sonhar em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus Literatura E Estudos Culturais

    Coronel, Luciana Paiva

    Resumo em Português:

    O trabalho parte da consideração da literatura como direito fundamental do homem, passando a analisar a dimensão literária e o imaginário feminino presentes em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, a fim de evidenciar a habilidade da autora na criação de representações muito ricas do seu cotidiano miserável, e com isso contestar a consideração usual do texto como sendo um mero documentário sobre a fome no Brasil dos anos 50. Procurando evidenciar a existência de uma censura implícita por parte dos mediadores culturais, encarregada de impedir que uma mulher subalterna possa ser considerada escritora, e relegando-a ao âmbito do mero protesto, conclui-se que a palavra de Carolina, eco de muitas vozes autorizadas, enriquece a cena literária brasileira contemporânea, dando-lhe maior representatividade.

    Resumo em Inglês:

    This study is base don't he under standing of literature as a fundamental human right. It analyses the literary dimension and the feminine imagery that are found in Beyondall pity by Carolina Maria de Jesus. Our goal is to highlight the author's skill to create resourceful representations of her miserable daily routine and through this oppose to the usual perception of her text as a bare documentary on Brazil's starvation in the 1950s. We tried to point out that there was some implicit censor ship among cultural mediators to prevent a subaltern woman from being seen as a writer, so that she would only find a place in the mere protest scene. Therefore, we under stand that Carolina's work found echo of many authorized voices and thus enriches Brazilian contemporary literary scene with greater representativeness.
  • Para não ser trapo no mundo: as mulheres negras e a cidade na narrativa brasileira contemporânea Literatura E Estudos Culturais

    Dalcastagnè, Regina

    Resumo em Português:

    Este trabalho busca analisar, nas obras de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, as possibilidades estéticas e políticas da autorrepresentação da experiência feminina negra nas metrópoles brasileiras. A cidade, nesses livros, não é apenas paisagem ou retrato, mas elemento de subjetivação e espaço de empoderamento, que se efetivam a partir da própria escrita. Fugindo da perspectiva dominante - branca, masculina, elitizada - de nosso cânone literário, Jesus e Evaristo não apenas resgatam "histórias não contadas", como também produzem novos modos de pensar e dizer a relação entre cidade, gênero, raça e classe.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines, in the work of Carolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo, aesthetic and political possibilities of self-representation of black female experience in Brazilian metropolis. The city, in their books, is not just landscape or portrait, but element of subjectivation and space of empowerment, which become effective from the writing itself. Out of the dominant perspective in our literary canon - white, male, elitist -, Jesus and Evaristo not only rescue 'untold stories' as well as produce new ways of thinking and expressing the relationship between city, gender, race and class.
  • Donizete Galvão, Orides Fontela e o "reino do poeta" Outros

    Marques, Ivan

    Resumo em Português:

    O artigo aproxima as poéticas de dois nomes representativos da recente poesia brasileira, o mineiro Donizete Galvão (1955-2014) e a paulista Orides Fontela (1940-1998). A partir da análise de um poema feito por Donizete em homenagem a Orides, por ocasião de sua morte, e incluído no livro Ruminações (1999), o texto levanta e discute traços comuns às duas obras, especialmente a contaminação da poesia límpida e da busca do sagrado, ansiadas por ambos os autores, pela aspereza do real e pelas impurezas da matéria que servia de base aos poemas.

    Resumo em Inglês:

    This paper compares the works of two representative recent Brazilian poets, Donizete Galvão (1955-2014) and Orides Fontela (1940-1998). From the analysis of a poem written by Donizete in honor of Orides, on the occasion of her death, included in the book Ruminações (1999), the text raises and discusses characteristics that are common to both works, especially the contamination of limpid poetry and search of the sacred (long-awaited by both authors) by the harshness of reality and the impurities of matter that served as the basis for their poems.
  • Fetiches do desejo e da morte: sobre a literatura de Valêncio Xavier Outros

    Dias, Ângela Maria

    Resumo em Português:

    A estética bricoleur, concebida pela obra de Valêncio Xavier, experimenta uma espécie de clímax na última coletânea publicada pelo autor em vida, Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros, de 2006. O formato alegórico do conjunto de relatos convoca o leitor ao trabalho incerto da interpretação, sempre dificultada pelo efeito de nonsense, causado pela mistura de sensacionalismo e melancolia. A dominância da fotografia tem uma importância significativa na montagem de ilustrações e palavras característica do texto. Sua natureza ambivalente, pela dialética entre proximidade e distância do referente, dramatiza os fetiches da mercadoria e da sexualidade. Nesse sentido, a obra em questão propicia, simultaneamente, a denúncia da sociedade do espetáculo e a conivência prazerosa com seus objetos e imagens.

    Resumo em Inglês:

    The Valêncio Xavier's aesthetic aims a climax in his last work, Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (2006). The allegorical format of the narratives invites the reader to the uncertain task of interpretation, always intercepted by the nonsense effect caused by the mixture between sensationalism and melancholy. The dominance of photographs has a significant importance in the montage of pictures and words as a characteristic of the text. The photos, due to its dialectics between proximity and distance of the referent, have an ambivalent nature and dramatize the fetishism inherent to the commodities and to the sexuality. In this way, the work conceives simultaneously the denouncement of the society of spectacle and the pleasant connivance with its objects and images.
  • O projeto literário de Erico Verissimo Outros

    Santos, Donizeth

    Resumo em Português:

    O artigo traz uma reflexão sobre o projeto literário do escritor gaúcho Erico Verissimo, desde a sua primeira obra publicada, Fantoches e outros bichos, em 1932, até Incidente em Antares, romance publicado em 1971, tomando como ponto de partida o objetivo central desse projeto: realizar um corte transversal da sociedade através da literatura. De uma ponta a outra, são quase 40 anos de uma produção literária intensa que começa na segunda fase modernista e alcança o período contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    This article brings up a thought about the literary project of EricoVerissimo, starting from his first published work, Fantoches e outros bichos,in 1932, up to Incidenteem Antares, a novel published in 1971. The starting point is the main goal of his project, which was making a cross-section of the society through literature. From one end to another, it has been almost 40 years of a deep literary production that began in the second part of modernist literature and reached contemporary literature.
  • Narrativas ao Sul: viagem e música em quatro romances de Assis Brasil Outros

    Pelinser, André Tessaro; Cury, Maria Zilda Ferreira

    Resumo em Português:

    Visitantes ao Sul é o título do conjunto de romances publicados por Luiz Antonio de Assis Brasil entre 2001 e 2012. Neles, o escritor retoma o tema da viagem na literatura, pondo em cena personagens em constante deslocamento. Neste ensaio, analisa-se não só o trânsito por que passam os quatro protagonistas, em seus contatos com diferentes espaços culturais, como também a sua inserção na temporalidade específica da modernidade e do chamado fin de siècle. Característica do conjunto de romances, investiga-se também a temática musical que não raras vezes empresta cadência à mobilidade das personagens, desdobrando-se em metáfora expansiva e propondo novos significados às narrativas.

    Resumo em Inglês:

    Visitantes ao Sul is the title of a set of novels written by Luis Antonio de AssisBrasil and published from 2001 to 2012. In such novels, the writer deals with traveling as a literary theme, presenting characters in constant movement and, sometimes, in situations of displacement. This paper aims at analysing not only the transit experienced by the four protagonists of the novels, taking into account their contacts with diverse cultural spaces, but also intends to reflect upon their insertion in the specific temporality of modernity and in the so-called fin de siècle. This paper also discusses one feature that characterises that set of novels: music, which frequently provides the characters' mobility with a rhythm, implying the development of a comprehensive metaphor and suggesting new meanings to those narratives.
  • Em viagem: sobre outras paisagens e movimentos no romance contemporâneo Outros

    Pires, Maria Isabel Edom

    Resumo em Português:

    Sobre os diferentes deslocamentos de alguns protagonistas na literatura brasileira, talvez se possam destacar, no romance Lorde, de João Gilberto Noll, alguns aspectos que variam em gradação, como a consciência do exílio, a experiência entre dois mundos e o contato com a clandestinidade. Personagens que transitam nos romances Algum lugar, de Paloma Vidal; Azul-corvo, de Adriana Lisboa; e Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato, também apontam para essas motivações, encarnam a migração contemporânea e assinalam mapas culturais diversos. Pretende-se aqui indagar sobre os pontos de convergência entre as referidas obras, refletindo sobre como a literatura brasileira tem pensado a viagem a partir de alguns momentos fundamentais da sua constituição.

    Resumo em Inglês:

    On the different dislocations of some protagonists in Brazilian literature, we may highlight, in João Gilberto Noll's novel Lorde, some aspects which vary in gradation, such as the consciousness of exile, the experience between two words and the contact with clandestinity. Characters which travel in the novels Algum lugar, by Paloma Vidal; Azul-corvo, by Adriana Lisboa; and Estive em Lisboa e lembrei de você, by Luiz Ruffato, also point out to those motivations, embodying the contemporary migration and indicating diverse cultural maps. We aim to question about the convergence points between these novels, pondering on how Brazilian literature is thinking about traveling from some fundamental moments of its constitution.
  • Alejandro Reyes - Vozes dos porões: a literatura periférica/marginal do Brasil Resenhas

    Silva, Mário Augusto Medeiros da
  • Hal Foster - O retorno do real: a vanguarda no final do século XX Resenhas

    Lima, João Carlos Felix de
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com