Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 47, Publicado: 2016
  • Apresentação - Além do livro: literatura e novas mídias Literatura E Novas Mídias

    Rocha, Rejane C.
  • Faces da literatura contemporânea: o caso da poesia viral Literatura E Novas Mídias

    Prado, Márcio Roberto do

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende discutir uma das faces da literatura contemporânea - a poesia viral, presente em fanpages brasileiras do Facebook, colocando-a em perspectiva frente a uma demanda da lírica a partir da modernidade literária: a necessidade de concentração da linguagem poética e de exercício crítico. Além disso, serão discutidos alguns motivos para a resistência ante a dinâmica literária e comunicacional da internet que ainda hoje pode ser sentida por parte de professores e pesquisadores de literatura, tendo em vista a problemática do valor.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El propósito de este artículo es analizar una de las facetas de la literatura contemporánea, la poesía viral, presente en fanpages brasileñas de Facebook, poniéndola en perspectiva frente a una demanda de la lírica que se remonta a la modernidad literaria: la necesidad de concentración del lenguaje poético y del ejercicio crítico. Además, se discutirán las razones para la resistencia a la dinámica literaria y comunicacional del internet, que todavía hoy se nota por parte de los profesores e investigadores de la literatura, teniendo en cuenta la problemática del valor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims at discussing an aspect of contemporary literature, the viral poetry in Brazilian fanpages on Facebook, in perspective from a lyrical demand of literary modernity: the need for concentration of poetic language and critical exercise. In addition, we discuss some reasons for the resistance that still can be felt by literature teachers and researchers, with focus on the problem of value.
  • Sobre vivências poéticas no campo da mídia digital Literatura E Novas Mmídias

    Oliveira, Sayonara Amaral de

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo aborda aspectos da experiência literária no campo da mídia digital, considerando o papel significativo da internet como canal de expressão, de visibilidade e de participação coletiva para novos escritores, na contemporaneidade. Para desenvolver a reflexão, toma-se como objeto de análise o movimento poético Poetrix, enfocando a proposta estética desse grupo e as suas formas de inserção e sustentação no espaço da internet.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo trata de los aspectos de la experiencia literaria en el campo de los medios de comunicación digitales, teniendo en cuenta el importante papel que juega internet en la actualidad como canal de expresión, de visibilidad y de participación colectiva para los nuevos escritores. Para desarrollar la reflexión, se analiza el movimiento poético Poetrix, centrándose en la propuesta estética de este grupo y sus formas de inserción y mantenimiento en internet.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article addresses some aspects of the literary experience in the world of digital media, considering the meaningful role the internet plays as a channel of expression, of visibility and participation of new authors in our contemporary world. To develop a reflection on this subject, we will base our analysis on the literary movement Poetrix, focusing on its aesthetical proposal and its ways of insertion and maintenance in the internet space.
  • Sobre a produção de valor: a recente circulação do poema "Viva Vaia", de Augusto de Campos Literatura E Novas Mídias

    Salgado, Luciana Salazar

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe algumas considerações sobre o estatuto do material literário na contemporaneidade a partir de um estudo de caso: um poema usado como ilustração de material jornalístico. Mobilizando categorias discursivas, pretende: i) contribuir para investigações sobre os fluxos de texto na cibercultura, entendendo-a como uma cultura hegemônica no atual período, na qual se complexifica a problemática da autoria; ii) contribuir para a abordagem dos materiais literários nas suas formas de inscrição atuais ou atualizadas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo propone algunas consideraciones sobre el estatuto del material literario en la contemporaneidad desde un estudio de caso: un poema utilizado como ilustración de material periodístico. Movilizando categorías discursivas, pretende: i) contribuir para investigaciones sobre los flujos de texto en cibercultura, y se la entiende como una cultura hegemónica en el período actual, en la que se complejifica la problemática de la autoría; ii) contribuir para el enfoque de los materiales literarios en sus formas de inscripción actuales o actualizadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article raises some questions about the status of "the literary" in contemporary society focusing on a case: a poem used as an illustration for the news. Based on some discursive categories, it intends to: i) contribute to researches on text flows in cyberculture, considering it as an hegemonic culture that complexifies the problem of authorship; ii) contribute to the approach of literary materials in its current or updated forms of inscription.
  • Questões provisórias sobre literatura e tecnologia: um diálogo com Roger Chartier Literatura E Novas Mídias

    Ribeiro, Ana Elisa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho discute noções de leitura e tecnologia, em intenso diálogo com o historiador Roger Chartier. No Brasil, ele é considerado leitura obrigatória no campo da edição e das tecnologias do livro. Com base em uma bibliografia bastante relevante sobre o tema, são compiladas e discutidas algumas afirmações de Chartier sobre movimentos da cultura escrita com a chegada das tecnologias digitais, especialmente no que se relaciona à edição de livros e à literatura.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Chartier. En Brasil, el historiador es considerado lectura obligatoria en el campo de las tecnologías y da publicación de libros. Sobre la base de una literatura muy relevante sobre el tema, habemos compilado y analizado algunas afirmaciones de Chartier acerca de cómo se mueve la cultura escrita despues de la llegada de las tecnologías digitales, especialmente en lo que se refiere a la publicación de libros y a la literatura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses reading and technology, in an intense dialogue with the works of famous French history researcher Roger Chartier. In Brazil, he is considered an obligatory reference in subjects like edition, publishing and technologies of books. Based on a relevant bibliography by Chartier, published in Portuguese, some of his ideas and concepts about writing culture, especially before digital technologies, are compiled and discussed here. Also, relations between books publishing and literature are linked and discussed.
  • Literatura: contexto digital, hipercolonialismo e materialidades Literatura E Novas Mídias

    Corrêa, Alamir Aquino

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, discuto aspectos do mundo digital e o lugar da literatura, a perseguir a qualidade do livro enquanto objeto contemplado e sua transmediação digital, em ligeira discussão sobre a pesquisa literária, suas potencialidades e desafios. Essa circunstância do domínio do material provoca o questionamento sobre as maneiras de sua organização, tomados como partícipes os donos dos meios de produção e seus vários usuários, em uma estratégia que pode ser chamada de hipercolonialismo (vários senhores atuando sobre um mesmo território que busca ainda sua própria identidade). Em estreita observação do meio enquanto significância e significado, trato do interesse contemporâneo sobre as maneiras de produção, circulação e recepção do objeto literário, com especial preocupação sobre o papel do artista na sua construção, apontando inquietações sobre a intermedialidade. Por fim, abro a porta para a discussão da figura do autor a suplantar a importância do objeto literário.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo, discuto los aspectos del mundo digital y su lugar en la literatura, buscando la cualidad del libro como objeto contemplado y su transmediación digital, a través de una ligera discusión de la investigación literaria, su potencial y sus desafíos. La circunstancia del dominio material plantea cuestiones sobe las formas de su organización, al tener como participantes a los dueños de los medios de producción y sus diversos usuarios, en una estrategia a la que se puede denominar un hipercolonialismo (varios señores actuando en un mismo territorio que aún busca su propia identidad). Mirando estrictamente al medio como significancia y significado, discuto el interés contemporáneo sobre las formas de producción, circulación y recepción del objeto literario, con especial énfasis en el papel del artista en su construcción, señalando inquietaciones acerca de la intermedialidad. Por fin, abro la puerta para discutir la figura del autor sustituyendo a la importancia del objeto literario.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, I try to discuss some aspects of the digital world and the place literature occupies in it, especially as its digital transmediation renders both challenges and new possibilities to literary studies. In fact, this situation encourages the discussion about who detains control over the literary databases, how they are organized and how access to them is granted, in a strategy that may seem as hipercolonial (several masters control the same territory still in search of an identity). In a strict observation of medium as signified and as a signifier, I discuss the contemporary interest on the manners of production, circulation and reception of the literary object, with special concern about the role of the artist in the construction of the object in relation to the notion of intermediality. Finally, I initiate a discussion about the author figure shadowing the importance of the literary object.
  • Histórias por um fio: narração mediada em tempo real Literatura E Novas Mídias

    Maduro, Daniela Côrtes

    Resumo em Português:

    RESUMO O ato milenar de contar histórias tem vindo a permear o meio digital, graças à adoção do computador como um instrumento de expressão artística. As "histórias por um fio" são histórias cuja integridade é de alguma forma ameaçada pelas condições em que é transmitida. Nestas histórias existe uma exploração estética das propriedades ou limitações do meio. O presente artigo pretende ser uma reflexão sobre a influência deste na transmissão de uma história, tornando evidente a ligação entre diversas formas de narrar, desde a tradição oral até ao uso de sensores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El acto milenar de contar historias ha invadido el medio digital, gracias a la adopción del ordenador como un instrumiento de expression artistica. Las "historias que penden de un hilo" son historias cuya integridad fue de alguna manera amenazada por las condiciones en que son transmitidas. En estas historias hai una exploración estética de las propriedades o limitaciones del medio. El presente articulo pretende ser una reflexión sobre la influencia del medio en la transmissión de una história, tornando evidente el enlace entre diversas formas de narrar, desde la tradición oral hasta el uso de sensores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The ancient act of storytelling has permeated the digital environment thanks to the adoption of the computer as an artistic tool. "Stories hanging by a thread" are stories whose integrity is somehow threatened by the conditions under which they are transmitted. In these stories we may find an aesthetic exploration of the medium's affordances and limitations. The following article aims to address the influence of the medium on the transmission of a story, while underlining a link between several forms of storytelling, ranging from the oral tradition to the use of tracking devices.
  • "Monstro esperançoso": a respeito de Oratório, de André Vallias Literatura E Novas Mídias

    Rocha, Rejane C.

    Resumo em Português:

    RESUMO A apreensão das obras literárias produzidas em contexto digital e que fazem uso das potencialidades das novas mídias deve levar em consideração que o conceito de literatura e os parâmetros utilizados para valorar os objetos literários são provenientes da era da cultura impressa. Embora não se trate de decretar o fim dessa era, é inegável que o contexto digital tem engendrado novas formas de produzir, ler e fazer circular o texto literário, o que acarreta, também, outros critérios de valoração, apreensão e definição da literatura. Atento a essas questões, este texto procura ler o poema digital Oratório , de André Vallias, delineando as suas especificidades enquanto texto literário produzido (e lido) no contexto digital.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La aprehensión de las obras literarias producidas en ámbito digital y que tratan de las posibilidades de las nuevas midias debe considerar que el concepto de literatura y los parámetros utilizados para valorar los objetos literarios son advenidos de la era de la cultura impresa. Aunque no se trate de dictar el fin de esa era, es innegable que el ámbito digital ha engendrado nuevas maneras de producir, leer y repercutir el texto literario, lo que exige también otros criterios de valoración, aprehensión y definición de literatura. Atento a esas cuestiones, este texto busca leer el poema digital Oratório , de André Vallias, delineando sus especificidades como texto literario producido (y leído) en el ámbito digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The apprehension of literary works produced on digital context and which make use of the new media's potential should take into consideration that the concept of literature and the parameters used to value literary objects are descendent from the print culture's era. Although it's not about to decree the end of that era, it's undeniable that the digital context has engendered new ways to produce, read and circulate the literary text, which also carries other valuation's criteria, apprehension and definition of literature. Aware of these issues, this text seeks to read the digital poem Oratório, by André Valias, outlining its specificities as a literary text produced (and read) in the digital environment.
  • Literatura infantil na sociedade multimidiática Literatura E Novas Mídias

    Guimarães, Glaucia; Ribas, Maria Cristina Cardoso

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva a articulação de linguagens na literatura infantil no contexto da sociedade multimidiática. Fundamentado na análise de discurso crítica, trata dos modos pelos quais textos em diferentes suportes se relacionam, apropriando- se da articulação dos diferentes materiais semióticos (ou linguagens, em perspectiva não ortodoxa). Na tentativa de dar conta das dimensões envolvidas, este artigo está organizado em quatro seções. A primeira discute a maneira como a literatura pode ser compreendida no contexto da convergência midiática. A segunda seção aborda o potencial analítico do conceito de intertextualidade para observar as relações entre diversos textos e como elas fazem parte das mudanças discursivas e sociais transnacionais. A terceira sistematiza os modos pelos quais as linguagens são articuladas na produção dos sentidos, as tendências discursivas em que este movimento está inscrito e os efeitos de sentido que tendem a ser produzidos na sociedade multimidiática, na análise de um livro infantil intitulado Aperte aqui , de (Hervé Tullet 2011). A análise focaliza a imbricada relação entre o contexto digital, os textos contemporâneos e a produção literária, neste caso, a literatura infantil. Com base nessa análise discutimos o alcance das novas mídias no redimensionamento da escrita e da leitura literárias.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este artículo es la articulación de lenguajes en la literatura infantil en el contexto de la sociedad multimediática. Basado en el análisis crítico del discurso, estudia la relación entre textos de diversos medios, apropiándose de la articulación de diferentes materiales semióticos (o lenguajes, en una perspectiva poco ortodoxa). En un intento de alcanzar todas las dimensiones involucradas, este artículo está organizado en cuatro secciones. La primera discute la manera como la literatura puede ser comprendida en el contexto de la convergencia mediática. La segunda sección expone el potencial analítico del concepto de intertextualidad para observar las relaciones entre los diferentes textos y como ellas se integran a los cambios discursivos y a sociales transnacionales. La tercera sistematiza las formas en que las lenguas se articulan en la producción de significados, las tendencias discursivas en que este movimiento se inscribe y los efectos de sentido que tienden a ser producidos en la sociedad multimediática, en el análisis de un libro infantil, titulado Aperte aqui , de Hervé (Tullet 2011). El análisis focaliza la relación entrelazada entre el contexto digital, los textos contemporáneos y la producción literaria, en este caso, la literatura infantil. A partir de este análisis se discute el alcance de las nuevas tecnologías en la reconfiguración de la escritura y lectura literarias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims at the articulation of language in children's literature in the context of multimedia society. Grounded in critical discourse analysis, the essay addresses the ways in which texts relate in different medias, appropriating the articulation of different semiotic materials (or languages in an unorthodox perspective). In an attempt to account for the dimensions involved, this article is organized in four sections. The first discusses how literature can be understood in the context of media convergence. The second section discusses the analytical potential of the concept of intertextuality to observe the relationships between different texts and how they are part of transnational discursive and social changes. The third systematizes the ways in which languages are articulated in the production of meanings, the discursive trends in which this movement is inscribed and the effects of meaning that tend to be produced in multimedia society, in the analysis of a children's book, titled Aperte aqui , by Hervé (Tullet 2011). The analysis focuses on the imbricated relationship between the digital environment, contemporary texts and literature, in this case, children's literature. By means of this analysis we discuss the scope of the new media in the resizing of writing and literary reading.
  • Como ler os textos literários na era da cultura digital? Literatura E Novas Mídias

    Kirchof, Edgar Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta um panorama das principais transformações do campo literário devido ao surgimento da tecnologia digital e aborda algumas discussões e teorizações sobre leitura de obras literárias nesse novo contexto. As principais transformações apresentadas são a liberdade propiciada pelo ciberespaço para produzir e publicar textos em blogs e sites, a produção e o consumo de literatura na cultura da convergência, o fenômeno transmídia, a literatura digitalizada e a literatura digital, aplicativos produzidos para aparelhos móveis. Em seguida, apresentam-se algumas das principais concepções sobre leitura literária no universo digital. São abordadas inicialmente as discussões motivadas pela Teoria da Informação ainda nas décadas de 1950 e 1960, a polarização entre uma visão celebratória e uma visão apocalíptica, a partir da década de 1990, a concepção conciliadora de Nancy Katherine Hayles, que propõe um modelo que leve à sinergia entre habilidades mais vinculadas à leitura em suporte impresso (leitura profunda) e outras mais vinculadas à leitura em suporte digital (hiperleitura). Por fim, após alertar para o perigo do determinismo tecnológico em discussões polarizadas sobre a leitura no universo digital, o artigo finaliza defendendo a posição segundo a qual a leitura literária na era digital requer investimento em múltiplos letramentos, destacando-se o letramento literário e o letramento digital.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo presenta un panorama de las principales transformaciones del campo literario debido al surgimiento de la tecnología digital y aborda algunas discusiones y teorizaciones sobre lectura de obras literarias en ese nuevo contexto. Las principales transformaciones presentadas son la libertad propiciada por el ciberespacio para producir y publicar textos en blogs y sitios, la producción y el consumo de literatura en la cultura de la convergencia, el fenómeno transmédia, la literatura digitalizada y la literatura digital, aplicativos producidos para aparatos móbiles. En seguida, se presentan algunas de las principales concepciones sobre lectura literaria en el universo digital. Son abordadas inicialmente las discusiones motivadas por la Teoría de la Información, aun en las décadas de 50 y 60, la polarización entre una visión celebratoria y una visión apocalíptica, a partir de la década de 90, la concepción conciliadora de Nancy Katherine Hayles, que propone un modelo que lleve a la sinergia entre habilidades más vinculadas a la lectura en soporte impreso (lectura profunda) y otras más vinculadas a la lectura en soporte digital (hiperlectura). Por fin, después de alertar para el peligro del determinismo tecnológico en discusiones polarizadas sobre la lectura en el universo digital, el artículo finaliza defendiendo la posición según la cual la lectura literaria en la era digital requiere inversiones en varios letramientos, destacándose el letramiento literario y el letramiento digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article I present an overview of the major changes in the literary field due to the emergence of digital technology and I approach some theories about reading literary works in this new context. The main changes that I approach are as follows: the freedom afforded by cyberspace to produce and publish literary texts on blogs and sites; the production and consumption of literature in the convergence culture; transmedia; digitized and digital literature; book apps. In addition I introduce some theories about literary reading in the digital universe. I begin by addressing the discussions motivated by Information Theory, still in the 50's and 60's. Then I present the polarization between a celebratory and an apocalyptic perspective from the 90s, the conciliatory approach by Nancy Katherine Hayles, who proposes a model based on the synergy between skills related to reading in print (close reading) and skills related to reading in the digital format (hyper reading). Finally, after warning of the danger of technological determinism in polarized discussions about reading in the digital universe, I conclude this article by defending the position that literary reading in the digital age requires investment in multiple literacies, especially in literary literacy and in digital literacy.
  • A contravenção do patriarcado na ficção de Cíntia Moscovich Outros

    Hussar, James

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo focaliza a dinâmica pai-filha como um meio pelo qual a autora gaúcha Cíntia Moscovich (1958- ) contesta padrões patriarcais na sua ficção. O arquétipo do pai serve como ponto da partida para Moscovich apresentar as normas patriarcais da lei judaica e do Estado brasileiro da época da ditadura militar. No entanto, as filhas, sempre personagens-narradoras, questionam e transgridem essas normas. Suas transgressões incluem relações amorosas vedadas (entre pessoas do mesmo sexo e/ou entre judeus e góis) e inconformismo no que se refere à escolha de carreira. Ao longo das narrativas, as protagonistas tentam reconciliar as diferentes facetas identitárias - a brasileira, a judaica e a sexual - que compõem seu sentido de si. A presente análise literária considera os principais pontos da teoria queer e a trajetória do pensamento progressista nos quatro maiores ramos do judaísmo durante os últimos 40 anos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio se centra en la dinámica padre-hija como un elemento a través del cual la autora Cíntia Moscovich (Rio Grande do Sul, 1958- ) desafía patrones patriarcales en su ficción. El arquetipo del padre sirve como punto de partida desde el cual Moscovich presenta las normas patriarcales de la ley judaica y del Estado brasileño de la época de la dictadura militar. Mientras tanto, las hijas, siempre personajes-narradoras, cuestionan y violan esas normas. Sus transgresiones incluyen relaciones amorosas prohibidas (entre personas del mismo sexo y/o entre judíos y goyim ) e inconformidad en cuanto a la selección de una profesión. A lo largo de las narrativas, cada protagonista trata de reconciliar las diferentes facetas de su identidad - la brasileña, la judía y la sexual - que componen el sentido de sí mismas. El presente análisis literario considera tanto los conceptos fundamentales de la teoría queer como la trayectoria del pensamiento progresista en los cuatro ramos principales del judaísmo durante los últimos 40 años.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study focuses on father-daughter relationships as a vehicle through which Rio Grandian author Cíntia Moscovich (1958- ) challenges patriarchal standards in her fiction. The father archetype serves as a starting point for Moscovich to present the patriarchal norms of Jewish law as well as of the Brazilian government under the military dictatorship. The fictional daughters, who double as narrators, question and violate these norms. Their transgressions include prohibited amorous relationships (between same-sex couples and/or between Jews and goys) and nonconformity with regard to career choices. Throughout the narratives, the protagonists attempt to reconcile the contrasting aspects of their identities - Brazilianness, Jewishness, and sexual orientation - that comprise their sense of self. The literary analysis herein considers the fundamental concepts of queer theory as well as the trajectory of progressive thought in the four main branches of Judaism over the last 40 years.
  • Academia, criação literária e temática lésbica: a produção de Lúcia Facco Outros

    Leal, Virgínia Maria Vasconcelos

    Resumo em Português:

    RESUMO A escritora Lúcia Facco destaca-se, com suas obras de ficção e ensaios acadêmicos, em um nicho específico e "marginal" do campo literário: a temática lésbica. O artigo analisa sua obra a partir da perspectiva de seu posicionamento político de promoção da visibilidade de sexualidades não hegemônicas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La escritora Lucía Facco se ha destacado por su ficción y ensayos académicos en un ámbito específico y "marginal" del campo literario: la temática lesbiana. El artículo analiza su obra desde la perspectiva de su posicionamiento político para el desarrollo de la visibilidad de las sexualidades no hegemónicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Writer Lucia Facco stands out with her fictional work and scholar essays on a specific and "marginal" niche of the literary field: the lesbian issues. This article analyses her work from the perspective of her political positioning to promote the visibility of non-hegemonic sexualities.
  • A angústia diante da morte em "Lázaro", de Hilda Hilst Outros

    André, Willian

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo construir uma reflexão sobre o tema da "angústia diante da morte" a partir da análise da narrativa "Lázaro" (1970), da escritora brasileira Hilda Hilst. Propondo uma releitura do episódio bíblico que narra a morte e ressurreição de Lázaro, o texto em questão permite-nos estabelecer um diálogo com o conceito de ser para a morte , de Martin Heidegger, bem como com a teoria do sublime de Edmund Burke, em cujo cerne se encontra a manifestação da morte. Ao traçar tais diálogos, pretendemos observar como o narrador-protagonista do texto de Hilst pode ser pensado como uma encarnação do ser para a morte heideggeriano.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como objetivo construir una reflexión sobre el tema de "la angustia ante la muerte" a partir del análisis de la narrativa "Lázaro" (1970), de la escritora brasileña Hilda Hilst. Al proponer una nueva lectura del episodio bíblico que narra la muerte y resurrección de Lázaro, el texto en cuestión nos permite establecer un diálogo con el concepto de ser para la muerte , de Martin Heidegger, así como con la teoría de lo sublime , de Edmund Burke, en cuyo núcleo se encuentra la manifestación de la muerte. Al delinear dichos diálogos, tenemos la intención de observar cómo el narrador-protagonista del texto de Hilst puede ser pensado como una encarnación del ser para la muerte heideggeriano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims at building a reflection on the subject "anguish in face of death", based on the analysis of the narrative "Lázaro" (1970), by Hilda Hilst. Proposing a rereading of the biblical episode of Lazarus‟ death and resurrection, such text allows us to establish a dialogue with the concept of being-toward-death , by Martin Heidegger, as well as with Edmund Burke‟s theory of sublime , whose core is the manifestation of death. By drawing these dialogues, we expect to point out how the protagonist narrator of Hilst‟s text can be thought as an incarnation of Heidegger‟s being-toward-death .
  • Entre experiência e invenção: incidências autobiográficas em Antônio Torres Outros

    Gonçalves, Rogério Gustavo

    Resumo em Português:

    RESUMO Na literatura de Antônio Torres, a presença de elementos que remetem a experiências pessoais e a características específicas de sua vida, trabalhados artisticamente, faz com que o memorialismo que rege a narração da história dos personagens mescle-se, em alguns momentos, com as memórias íntimas do escritor. Com base nessas características, este artigo tem por objetivo explorar, nos romances de Antônio Torres, os procedimentos de ficcionalização de dados vivenciais, dada a sua relevância no processo de construção narrativa e na relação autor-texto-leitor. A partir da leitura dialogal do conjunto de sua obra, buscamos apreender o delineamento de um "mito do escritor" ou de uma personalidade literária e a consequente edificação de um espaço autobiográfico, que se traduz num universo ficcional singular, em que personagens, temas e situações reaparecem com frequência, produzindo um elo comunicativo entre os textos e provocando a familiarização imediata do leitor. Além da produção de uma imagem literária de Antônio Torres, verificamos como a migração de elementos de ordem pessoal para a sua obra deixa penetrar, no plano ficcional, informações da realidade político-social que o autor presencia. Aproveitando-se da sua terra natal e de sua gente para retratar o impacto das transformações sociais sobre o povo do sertão, a obra de Torres acaba refletindo a preocupação em mostrar a crise de identidade do sertanejo nordestino, apegado às lembranças de um passado que não se une ao presente.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En la literatura de Antonio Torres, la presencia de elementos que hacen referencia a las experiencias personales y a las características específicas de su vida, elaborados artísticamente, hace que el memorialismo, que gobierna la narración de la historia de los personajes, mézclese, a veces, con recuerdos íntimos del escritor. Basando-se en estas características, este artículo pretende estudiar, en las novelas de Antonio Torres, los procedimientos de ficcionalización de la experiencia, dada su importancia en el proceso de construcción narrativa y en la relación autor-texto-lector. De la lectura dialógica de la totalidad de su obra, buscamos comprender la delineación de un "mito del escritor" o de una personalidad literaria y la consiguiente construcción de un espacio autobiográfico, que se traduce en un universo ficticio singular donde personajes, temas y situaciones reaparecen con frecuencia, produciendo un enlace comunicativo entre los textos y causando la familiaridad inmediata del lector. Además de la producción de una imagen literaria de Antonio Torres, nos fijamos en cómo la migración de elementos personales a su obra permite la entrada de información de la realidad socio-política de que es testigo en la esfera ficcional. Aprovechando su tierra y su pueblo para retratar el impacto del cambio social en la gente del sertão del noreste de Brasil, la obra del autor termina expresando la preocupación de mostrar la crisis de identidad de estos sujetos del noreste, unida a los recuerdos de un pasado que no se reconcilia al momento actual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In Antônio Torres‟ literature, the presence of artistically elaborated elements that refer to personal experiences and specific features of his life causes the memorialism that governs the telling of the characters‟ story to interfuse, at times, with the writer‟s own intimate memories. Based on these aspects, this paper aims to explore the procedures of fictionalization of experiential data in Antônio Torres‟ novels, given its relevance to the development of the narrative and to the author- text-reader relation. From the dialogic reading of the author‟s body of work, we seek to define a "writer‟s myth" or a literary personality and the consequent edification of an autobiographical space that translates to a singular fictional universe where characters, issues and situations are often recurring, producing a communicative connection between the texts and causing the immediate familiarization of the reader. Besides the production of a literary image of Antônio Torres, we examine how the migration of personal elements to his work allows the social-political reality he witnesses to penetrate into the fictional plan. Resorting to his homeland and his people to portrait the impact of social transformations on the backwoods population, the author‟s work ends up reflecting the need to show the identity crisis of the backwoods northeastern, clinging to memories of a past that is no longer connected to the present.
  • Niilismo e alegoria em Lira de lixo , de Adriano Scandolara Outros

    Santiago, Emmanuel

    Resumo em Português:

    RESUMO Em Lira de lixo , Adriano Scandolara elabora poeticamente uma vivência social típica da modernidade, relacionada à vida num grande centro urbano (no caso, a Curitiba do século XXI). Tal vivência pode ser percebida não apenas na temática desenvolvida nos poemas do autor como também nas determinantes formais de sua poesia. Conjuga-se, então, uma visão niilista da existência, que nega a vida e a história como unidades de sentido, com uma forma fragmentada (alegórica), que rompe com a noção clássica da obra de arte orgânica. A análise segue no sentido de colocar a poesia de Scandolara em constante fricção com o pensamento de Walter Benjamin a respeito da vida moderna e a expressão desta no campo das artes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En Lira de Lixo , Adriano Scandolara elabora poéticamente una experiencia social típica de la modernidad relacionada con la vida en un gran centro urbano (en este caso, Curitiba del siglo XXI). Esta experiencia puede ser sentida no sólo en el tema desarrollado en los poemas del autor, pero también en los determinantes formales de su poesía. El libro combina una visión nihilista de la existencia, que rechaza la vida y la historia como unidades de sentido, con una forma fragmentada (alegórica), que rompe con la noción clásica de la obra de arte orgánica. El análisis sigue con el propósito de poner la poesía de Scandolara en contacto con el pensamiento de Walter Benjamin acerca de la vida moderna y su expresión en las artes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In Lira de Lixo , Adriano Scandolara poetically elaborates a typical social experience of modernity related to life in a large urban center (in this case, 21st century Curitiba). Such experience can be perceived not only in the theme developed in his poems as well as in the formal determinants of his poetry. Therefore, it brings together a nihilistic view of existence which rejects life and history as units of meaning, with a fragmented way (allegorical) which breaks with the classical notion of the organic work of art. The analysis proceeds in order to stimulate the dialogue between the poetry of Scandolara and the thought of Walter Benjamin concerning modern life and its expression in the field of arts.
  • Ezio Flavio Bazzo - Inventário de cretinices: ou o prazer de jogar pérolas aos porcos Brasília: Siglaviva, 2014 Resenha

    Carvalho, Erivelto da Rocha
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com