Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 49, Publicado: 2016
  • Apresentação Literatura E Periferia

    Nascimento, Érica Peçanha do; Tennina, Lucía
  • A árvore Carolina Maria de Jesus:uma literatura vista de longe Literatura E Periferia

    Penteado, Gilmar

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo discute a literatura produzida por empregadas domésticas, catadores de lixo, prostitutas, meninos de rua, usuários de droga, internos de instituições para menores, detentos, quase todos trazendo a herança da dificuldade de acesso à educação formal. Antes personagens de escritores cultos de classe média que, num determinado momento histórico, tornaram-se autores dos próprios relatos. Nossa suposição é que esse momento ocorreu com Carolina Maria de Jesus, autora do best-seller Quarto de despejo. Mas como o sucesso não se repetiu em seus outros livros, ela foi tratada como um fenômeno isolado, difícil de repetir-se. Franco Moretti, crítico mordaz ao velho vício de se prender a singularidades, abre um novo caminho com sua obra A literatura vista de longe. Desde Carolina surgiu um grande número de autores que precisa ser estudado, quantificado, tabulado, com gráficos, mapas e árvores evolutivas, ou seja, as armas do crítico italiano. A partir dele, o artigo vislumbra uma ramificação que nasce em Carolina. O problema é a dificuldade em conseguir dados quantitativos, principal matéria-prima de Moretti, o que nos exige uma garimpagem que tem de começar o mais rápido possível.

    Resumo em Espanhol:

    resumen En este artículo se analiza la literatura producida por empleadas domésticas, recolectores de basura, prostitutas, niños de la calle, usuarios de drogas, internos de instituciones para menores infractores, presos, todos herederos de la carga que conlleva el difícil acceso a la educación formal. Siendo anteriormente personajes de escritores cultos de clase media, en un determinado momento histórico todos ellos se convierten en autores de sus propias historias. Nuestra hipótesis es que este cambio se dió con Carolina Maria de Jesus, autora del éxito de ventas Quarto de despejo. Sin embargo, al no haber obtenido el mismo éxito con sus otros libros, la autora terminó siendo tratada como un fenómeno aislado. Franco Moretti, crítico mordaz del viejo vicio de preocuparse por singularidades, abre un camino alternativo de análisis con su obra A literatura vista de longe. A partir de Carolina surgió un gran número de autores que necesitan ser estudiados, cuantificados, tabulados con gráficos, mapas y árboles evolutivos, es decir, necesitan ser analizados con las herramientas del crítico italiano. Tomando como punto de partida las ideas de Moretti, el artículo visualiza el desarrollo de este proceso a partir de la aparición de Carolina. La dificultad yace en obtener datos cuantitativos, principal materia prima de Moretti, lo que nos exige una profunda investigación que tiene que empezar tan pronto como sea posible.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article discusses the literature produced by maids, garbage collectors, prostitutes, street children, drug users, inmates at detention centers for minors, detainees, individuals who carry the burden of a difficult access to formal education. Formerly the characters in the works of educated middle class authors, these subjects have, at a given moment, become writers of their own histories. We maintain that this is what happened with Carolina Maria de Jesus, the writer of the best-seller Quarto de despejo. However, as she did not experience the same success with her other books, she was treated as an isolated phenomenon, unlikely to repeat itself. Franco Moretti, a mordant critic to the old vice of holding to singularities, opens a new path with his work A literatura vista de longe. Since Carolina, a significant number of writers have appeared on the literary scene, who need to be studied, quantified, tabulated with graphics, maps and genealogical trees, in the other words examined using, the tools of the Italian critic. Taking as its point of departure Moretti's ideas, the article visualizes a development that begins with Carolina. Nonetheless, the problem lies in the difficulty in obtaining quantitative data, Moretti's main raw material, which requires a search for said materials that has to start as soon as possible.
  • A periferia em Conceição Evaristo e Esmeralda Ribeiro: questões de gênero, raça e classe Literatura E Periferia

    Pereira, Rodrigo da Rosa

    Resumo em Português:

    resumo O presente trabalho situa-se no contexto da produção contística de autoria feminina afro-brasileira na série literária Cadernos negros (1978-atual). O estudo tem por objetivo a análise crítica de alguns dos contos mais representativos das escritoras Conceição Evaristo e Esmeralda Ribeiro, de modo a discutir o retrato social da periferia construído pelas narrativas. Por serem construídos a partir de uma perspectiva feminina afro-brasileira, os contos compõem um mosaico de nossa sociedade, que revela a situação de exclusão vivenciada por uma parcela significativa de nossa população.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este estudio se desarrolla en el contexto de la producción cuentística de escritoras afrobrasileñas en la serie literaria Cadernos Negros (publicada desde 1978). El estudio tiene como objetivo el análisis crítico de algunos de los cuentos más representativos de Conceição Evaristo y Esmeralda Ribeiro, con el fin de discutir el retrato social de la periferia construido dentro de las narrativas. Por ser construidos desde una perspectiva femenina afrobrasileña, los cuentos conforman un mosaico de nuestra sociedad que revela la situación de exclusión experimentada por una parte significativa de nuestra población.

    Resumo em Inglês:

    abstract This study is developed in the context of short-story production by Afro-Brazilian female writers in the literary series Cadernos negros (Black Notebooks) (1978-present). The study is aimed to be a critical analysis of some of the most representative short stories of two writers: Conceição Evaristo and Esmeralda Ribeiro, in order to discuss the social portrait of the periphery within the stories. Since they are narrated from an African-Brazilian female perspective, the stories make up a mosaic of our society that reveals exclusion experienced by a significant portion of our population.
  • Elizandra Souza: escrita periférica em diálogo transatlântico Literatura E Periferia

    Castro, Sílvia Regina Lorenso

    Resumo em Português:

    resumo Neste artigo, discuto as conexões entre vida e obra de Elizandra Souza, escritora associada à produção literária da periferia de São Paulo, no âmbito das discussões teóricas sobre diáspora africana, pensamento negro feminista e pensamento descolonial latino-americano. Argumento que Elizandra parte de uma formação identitária espiralar/sampleada que atravessa e expande as páginas do livro na sua materialidade impressa para construir uma ponte entre música (hip-hop), literatura (Punga e Águas da cabaça) e tecnologia (Rádio Comunitária Heliópolis). Ao fazê-lo, Elizandra instaura uma presença política que rasura e contesta o imaginário sobre o morador da periferia como o sujeito modalizado pela falta. Defendo ainda que não é possível entender a obra de Elizandra, nem a atual periferia brasileira se não for levada em consideração uma multiplicidade de elementos, tais como: os mecanismos alternativos de comunicação comunitária, a cultura hip-hop e os saraus. Meu argumento final é de que seu livro Águas da cabaça desafia uma centralidade masculina que tem se tornado predominante nas narrativas da e sobre a periferia, ao mesmo tempo que aponta uma aliança transatlântica com outras escritoras da diáspora africana.

    Resumo em Espanhol:

    resumen En este artículo, se discuten las conexiones entre la vida y la obra de Elizandra de Souza, escritora asociada con la producción literaria de la periferia de São Paulo, en el contexto de las discusiones teóricas sobre la diáspora africana, el pensamiento feminista negro y el pensamiento decolonial latinoamericano. Argumento que Elizandra toma como punto de partida una formación identitataria espiralada/sampleada que atraviesa y expande las páginas del libro en su materialidad impresa con la intención de construir un puente entre la música (hip hop), la literatura (Punga e Águas da cabaça) y la tecnología (la Radio Comunitaria de Heliópolis). De este modo, Elizandra establece una presencia política que borronea e impugna la percepción que la sociedad tiene respecto a los habitantes de la periferia como sujetos definidos por la falta. Sostengo además que no es posible entender la obra de Elizandra o la actual periferia brasileña si no se toman en cuenta una multiplicidad de elementos, tales como: los mecanismos alternativos de comunicación comunitaria, la cultura hip hop y los saraus. Mi argumento final es que su libro Águas da cabaça desafía una centralidad masculina que se ha tornado predominante en las narrativas sobre la periferia, mientras que señala una alianza transatlántica con otras escritoras de la diáspora africana.

    Resumo em Inglês:

    abstract In this article, I discuss the connections between the life and work of Elizandra Souza, a writer associated with the literary production of the periphery of São Paulo. Her life and work are seen through the lens of black feminist thought and of Latin American decolonial thinking. I argue that Elizandra takes as her point of departure a spiraling and sampled identity formation that crosses and expands the materiality of the book's page to build a bridge between music, literature and technology. In so doing, Elizandra establishes a political presence that erases and challenges the perception about the inhabitant of the periphery as a subject defined by lack. I also argue that one might not fully capture the meaning of Elizandra's work, nor of Brazil's contemporary periphery if a multiplicity of elements is not taken into account, such as: alternative mechanisms for community communication, hip hop culture and the saraus. Finally, I argue that her book Águas da cabaça challenges the centrality of male discourse that has prevailed in peripheral narratives, while also articulating a transnational bond with other afro-diasporic women writers across the Atlantic.
  • Literatura e direitos humanos na obra de Sacolinha Literatura E Periferia

    Lehnen, Leila

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo propõe examinar como textos de escritores da periferia urbana brasileira, especificamente a obra de Ademiro Alves, o Sacolinha, reivindicam os direitos humanos dos residentes da periferia, portanto de sua inclusão dentro da polis, através do nexo entre a representação da cotidianidade e da injustiça social na periferia urbana brasileira. Através da representação da injustiça social e do retrato da cotidianidade na periferia, que ocorrem de forma paralela nos textos aqui examinados, Sacolinha tanto aponta as condições socioeconômicas adversas em que vivem muitos residentes das periferias brasileiras, como valoriza a comunidade e a cultura da periferia. Seus textos sugerem que os moradores das periferias brasileiras não somente são vítimas de violações de direitos humanos, mas que também têm direito a ter direitos (Arendt, 1951).

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este artículo examina cómo los textos de escritores de las periferias urbanas brasileñas, específicamente la obra de Ademiro Alves, o Sacolinha, reivindican los derechos humanos de los residentes de la periferia, y por consiguiente articulan su derecho de ser incluidos en la polis a través de la representación tanto de la vida cotidiana como de la injusticia social existente en la periferia urbana brasilera. A partir de la representación de estos planos, que ocurre de forma paralela en los textos aquí examinados, el autor revela las condiciones sociales adversas en las que viven muchos de los residentes de las periferias brasileñas, a la vez que articula una visión positiva de la comunidad y su cultura. Sus textos indican que los habitantes de las periferias no solamente son víctimas de violaciones de derechos humanos, sino que también tienen derechos a tener derechos (Arendt 1951).

    Resumo em Inglês:

    abstract This article examines how literary texts written by authors from Brazil's urban peripheries, specifically the work of Ademiro Alves, also known as Sacolinha, claim the human rights of residents from the periphery. In so doing, these works also demand their inclusion into the polis. Peripheral literary texts voice these demands by depicting both daily life and social injustice in Brazil's urban peripheries. Through this joint portrayal, which occurs concurrently in the works this essay discusses, Sacolinha signals the adverse socioeconomic conditions in which many peripheral subjects live. At the same time, his representation also valorizes peripheral communities and cultural production. Sacolinha's texts thus suggest that residents of Brazil's urban peripheries are not only the victims of human rights violations, but also that they have right to have rights (Arendt 1951).
  • Da margem à multidão:a centralidade e o êxodo dos pobres Literatura E Periferia

    Rena, Alemar S. A.

    Resumo em Português:

    resumo Com este artigo, buscamos problematizar a percepção da chamada "escrita periférica" como um delineamento cultural e linguístico que se confronta com um "centro" ou um "circuito hegemônico" ao qual a periferia deveria ser, uma vez superados os antagonismos, "incluída". Tendo em vista o conceito de multidão oferecido pelos pensadores Hardt e Negri, propomos, ao contrário, uma subversão desta relação centro/periferia, dando ao pobre e à literatura marginal uma centralidade não em relação a um outro delineamento periférico qualquer, mas enquanto paradigma de uma produção linguística marcada por linhas de resistência a um só tempo comunitárias, em rede e sincréticas.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Con este artículo, buscamos problematizar la percepción de la llamada "escritura periférica" como un diseño cultural y lingüístico que hace frente a un "centro" o "circuito hegemónico" en el cual la periferia debería, una vez superado los antagonismos, ser "incluída". Teniendo como referencia el concepto de multitud acuñado por Hardt y Negri, proponemos, en cambio, una subversión de esta relación centro/periferia, dando a los pobres y a la literatura marginal una posición central no en relación con otro diseño periférico cualquiera, sino como paradigma de una producción lingüística marcada no por líneas claras de segmentación, sino de resistencia al mismo tiempo comunitaria, en red y sincréticas.

    Resumo em Inglês:

    abstract With this article we seek to problematize the perception of the so called "periphery literature" as a cultural and linguistic tendency that opposes a center or a "hegemonic circuit" in which the periphery should be "included", once the antagonisms are overcome. In view of the concept of the multitude offered by thinkers Hardt and Negri, we propose, on the contrary, a subversion of the relation center/periphery, rendering the poor and "marginal" literature a centrality not in relation to yet another peripheral territory, but as paradigm of a linguistic production marked by resistance lines at once communitarian, networked and syncretic.
  • Poesia ao vivo: algumas implicações políticas e estéticas da cena literária nas quebradas de São Paulo Literatura E Periferia

    Minchillo, Carlos Cortez

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo é resultado da observação recente da cena literária dos saraus e slams de poesia na cidade de São Paulo. Organizados e frequentados especialmente por jovens de classes economicamente menos privilegiadas de regiões pobres e periféricas da cidade, saraus literários e slams de poesia sugerem interessantes questões de natureza política, ética e estética. Defendo que esses eventos em que predomina a performance de poesia são potencialmente revolucionários não apenas pelas mensagens de contestação e ameaça que muitos textos, flagrantemente inspirados pela cultura hip-hop, veiculam, mas, sobretudo, pelo modo como eles são apresentados e pela rede de sociabilidade "marginal" que eles ajudam a estabelecer. Atrelados ao movimento maior de fortalecimento das vozes subalternas na sociedade brasileira, slams e saraus têm contribuído para a construção de discursos contra-hegemônicos que potencialmente desestabilizam representações sociais cristalizadas. Ao mesmo tempo, desafiam noções amplamente aceitas sobre o que é literatura, como ela é produzida e difundida.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este artículo resulta de una reciente observación de la escena literaria marginal de São Paulo. Organizada y frecuentada sobre todo por los jóvenes de las clases menos favorecidas de las zonas periféricas y pobres de la ciudad, los saraus y slams que conforman esta escena plantean interesantes preguntas de naturaleza política, ética y estética. Sostengo que esos eventos en los cuales la poesía es presentada en vivo son potencialmente revolucionarios no sólo por los mensajes de revuelta social e intimidación política expresados por unos textos principalmente influenciados por el hip hop, sino también por el modo en que son ejecutados y por la red social alternativa que los eventos ayudan a establecer. Parte del proceso más amplio de empoderamiento de las voces subalternas en la sociedad brasileña, los slams y los saraus literarios en zonas pobres contribuyen a generar discursos contra-hegemónicos que pueden desestabilizar las representaciones sociales cristalizadas. Al mismo tiempo, pueden cuestionar ideas ampliamente aceptadas sobre lo que es la literatura, cómo es producida y distribuida.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article is the result of recent observations of the marginal literary scene of São Paulo. Interesting political, ethical and aesthetic issues arise from the study of literary salons and poetry slams organized and attended especially by economically underprivileged young people in peripheral, poor areas of the city. I argue that these events, in which poetry is performed, are potentially revolutionary not only because of the messages of social revolt and political menace conveyed by texts which are greatly influenced by hip-hop culture, but also for the way they are performed as well as the alternative social networks these events help to establish. Linked to the broader process of empowering subaltern voices in Brazilian society, slams and literary salons in poor areas are contributing to the creation of counter-hegemonic discourses that may deconstruct crystallized social representations. At the same time, they may challenge widely accepted ideas about what literature is, and how it is produced and delivered.
  • Sopapo Poético: sarau de poesia negra no extremo sul do Brasil Literatura E Periferia

    Fontoura, Pâmela Amaro; Salom, Julio Souto; Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato

    Resumo em Português:

    resumo Apresentamos o Sopapo Poético, sarau de poesia negra que acontece em Porto Alegre desde 2012. Entendemos que nesse evento ocorre um encontro de duas tendências: a recente difusão dos saraus periféricos em São Paulo e outras cidades do Brasil com a tradição da poesia negra brasileira, especialmente a produzida desde a década de 1970. Esse encontro ocorre em um contexto específico que condiciona a atuação do movimento negro gaúcho: Porto Alegre, significativa "cidade letrada" e capital do Rio Grande do Sul, estado marcado por uma identidade regional racializada no mito do gaúcho europeizado. Descrevemos o funcionamento do sarau, desenvolvido em três momentos: a roda de poesia, com participação espontânea da audiência; a apresentação do Sopapinho, onde as crianças são levadas ao centro da roda; e o homenageado da noite, que combina o relato de trajetória com a performance artística. Entre os homenageados, destacamos duas figuras relevantes para a estética do sarau: o poeta Oliveira Silveira e o sopapeiro Giba Giba. Analisando as intervenções poéticas nas suas dimensões textual e performática, somos levados a pensar na íntima ligação entre o estético e o político que se constrói no sarau. As ideias de Paul Gilroy sobre a política cultural diaspórica no Atlântico negro servem para compreender o contexto de conflito e as formas de elaboração da identidade cultural afro-gaúcha.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Presentamos el Sopapo Poético, sarau de poesía negra que se celebra en Porto Alegre desde 2012. Entendemos que en este evento se da el encuentro de dos tendencias: por un lado la reciente difusión de los saraus periféricos en São Paulo y otras ciudades de Brasil, y por el otro la tradición de la poesía negra brasileña, especialmente la producida desde la década de 1970. Este encuentro ocurre en un contexto específico que condiciona la actuación del movimiento negro gaúcho: Porto Alegre, significativa "ciudad letrada" y capital de Rio Grande do Sul, un estado marcado por una identidad regional racializada en el mito del gaucho europeizado. Describimos el sarau, que se desarrolla en tres momentos: la rueda de poesía, con la participación espontánea de la audiencia; la presentación del Sopapinho, en el que los niños y niñas son llevados al centro del círculo; y el homenajeado de la noche, que combina el relato de trayectoria personal con el performance artístico. Entre los homenajeados, destacamos dos figuras relevantes para la estética del sarau: el poeta Oliveira Silveira y el sopapeiro Giba Giba. Analizando las intervenciones poéticas en sus dimensiones textual y performática, pensamos en la íntima relación entre lo estético y lo político que se construye en el sarau. Las ideas de Paul Gilroy sobre la política cultural diaspórica en el Atlántico Negro nos sirven para comprender el contexto de conflicto y las formas de elaboración de la identidad cultural afro-gaucha.

    Resumo em Inglês:

    abstract We introduce Sopapo Poético, a black poetry sarau that occurs in Porto Alegre since 2012. We believe that this event is a meeting of two trends: the recent spread of peripheral saraus in São Paulo and other cities in Brazil, with the tradition of Afro Brazilian poetry, especially that produced since the 1970s. This meeting takes place in a specific context that determines the performance of local black activism: Porto Alegre, a significant "lettered city" and the capital of Rio Grande do Sul, a state marked by a regional race identity based on the myth of the European gaucho. We describe the sarau, developed in three stages: the open microphone recital, with spontaneous participation of the audience; the presentation of Sopapinho where children are brought to the center of the circle; and the honoree of the night, which combines a personal history report with artistic performance. Among the honorees, we highlight two important figures for the aesthetics of the sarau: the poet Oliveira Silveira and the sopapeiro Giba Giba. Analyzing the poetic interventions in their textual and performative dimensions, we are led to think of the intimate connection between the aesthetic and the political that is created in the sarau. Paul Gilroy's ideas on diasporic cultural politics in the Black Atlantic serve to understand the context of conflict and the development of afro-gaucho cultural identity.
  • Resistência e empoderamento na literatura urbana carioca Literatura E Periferia

    Alves, Rôssi

    Resumo em Português:

    resumo No estado do Rio de Janeiro, a ocupação do espaço público por coletivos de arte e cultura tem trazido inovadoras contribuições às linguagens artísticas. Trocas, hibridismos, experimentações de manifestações culturais variadas encontram nas ruas e praças um lugar de acolhimento. Este artigo tratará de uma forma de ocupação, a Roda Cultural, que, indo além da função de levar arte para o espaço público, propicia a produção de uma expressão literária singular - as rimas das ruas. No entanto, dado que o espaço público é regulado e disputado por segmentos diversos, a ocupação geralmente é marcada por tensões, as quais, por longo tempo, paralisavam os atores da arte de rua, que não acreditavam na possibilidade de uma negociação com os poderes públicos. Entretanto, com o acirramento da repressão e a necessidade cada vez maior de outras formas de lazer e cultura públicos, os agentes envolvidos nesta cena vêm envidando esforços no sentido de uma articulação com os órgãos responsáveis pelo ordenamento urbano, e estes, por sua vez, têm buscado promover alguns movimentos de maior visibilidade, como forma de terem suas políticas de cultura chanceladas pela "rua". A arte de rua descobre, a custo, que dialogar e instrumentalizar-se para lidar com a coisa pública é também uma forma de resistência.

    Resumo em Espanhol:

    resumen En el estado de Rio de Janeiro la ocupación del espacio público por colectivos de arte y cultura ha traído contribuciones innovadoras a los lenguajes artísticos. Intercambios, hibridismos, experimentaciones de variadas manifestaciones culturales encuentran en las calles y plazas un lugar de acogida. Este artículo tratará de una forma de ocupación, la Roda Cultural, que yendo más allá de la función de llevar el arte al espacio público, permite la producción de una expresión literaria particular - las rimas de la calle. Sin embargo, dado que el espacio público es regulado y disputado por diversos segmentos, la ocupación es marcada generalmente por tensiones. Éstas solían paralizar a los actores del arte de la calle, que no creían en la posibilidad de negociación con los poderes públicos. Sin embargo, con el aumento de la represión y la necesidad cada vez mayor de otras formas públicas de recreación y cultura, los agentes involucrados en esta escena vienen sumando esfuerzos hacia una articulación con los órganos responsables del planeamento urbano, al mismo tiempo que éstos intentan promover manifestaciones que les den más visibilidad para validar sus políticas culturales en las calles. El arte callejero está descubriendo, no sin dificultad, que dialogar e instrumentalizarse para tratar con la cosa pública también es una forma de resistencia.

    Resumo em Inglês:

    abstract In the state of Rio de Janeiro the occupation of public areas by art and culture collectives has brought innovative contributions to artistic languages. Exchanges, hybridisms, and experimentations of various cultural manifestations find a welcoming place in streets and public squares. This article will be studying the Roda Cultural in regards to its character as an occupation. This event not only takes art to public areas, but it also uncovers the production of a singular literary expression - the streets' rimes. Nevertheless, since the public areas are regulated and disputed by various segments, the occupation is usually marked by tensions. For a long time, these used to paralyze street art actors who did not believe a negotiation with the public powers was possible. However, with the growth in repression and the increasing need of other types of public leisure and culture, agents involved in the scene have incremented their efforts to negotiate with the sectors in charge of urban development, which, in turn, have attempted generate initiatives aimed at incrementing visibility in order to validate its cultural policies through the "streets." Street art is discovering, albeit it with some difficulty, that the interaction and sorting out of the right tools to cope with public powers, is also a way of resistance.
  • Subversões do lírico no contexto prisional feminino de Sergipe Literatura E Periferia

    Ribeiro, Maria Aparecida Silva

    Resumo em Português:

    resumo O texto analisa a escritura de internas do sistema prisional sergipano, fomentada em intervenção cultural de coletivo de artistas locais, durante o ano de 2012, quando o total da população carcerária contava 239 mulheres. O formato livro dado, então, à síntese de registros autorais das presidiárias configura-se em corpus privilegiado na investigação sobre regimes de práticas discursivas (Foucault), tanto quanto no interesse pelos modos de apropriação do gênero lírico, enquanto dicção.

    Resumo em Espanhol:

    resumen El texto analiza la escritura producida por internas del sistema penitenciario de Sergipe, Brasil, promovida durante el año 2012 bajo la guía de un grupo de artistas locales, cuando la población carcelaria contaba con 239 mujeres. El formato de libro dado a la síntesis de los registros autoriales de las presidiarias se configura como un corpus privilegiado en la investigación sobre la práctica de los regímenes discursivos (Foucault), así como también sobre el interés por los modos de apropiación del género lírico en cuanto dicción.

    Resumo em Inglês:

    abstract The text analyzes the writing of female inmates in the state prison system of Sergipe, created as a cultural intervention by the local collective of artists known as Penarte in 2012, when the total prison population totalled 239 women. The book format then given to the authorial narratives of prisoners configures a privileged corpus for research about the configuration of discursive practices (Foucault), as well as in the modes of appropriation of the lyrical genre in regards to its diction.
  • A autorrepresentação do judeu mediada pelo olhar do nacional em "Natal sem Cristo" de Samuel Rawet Outros

    Kirschbaum, Saul

    Resumo em Português:

    resumo Rawet nasceu na Polônia em 1929 e imigrou para o Brasil em 1936. Tendo vivido seus primeiros anos em um shtetl, sua infância foi marcada pela onipresença da ambiência judaica. O afastamento desse meio ambiente, colocando-o em contato com uma população majoritariamente não-judaica, irá desenvolver sua autopercepção de imigrante, um estranhamento que marcará toda sua obra. Por outro lado, Rawet acabou por afastar-se radicalmente da própria comunidade judaica, à qual acusou, em 1977, de mineralidade. Colocado, assim, na situação kafkiana de não ter para onde ir e nem para onde voltar, viu-se em posição privilegiada para refletir, em sua ficção, as dificuldades de convívio, que se manifestam, na literatura, como representação: como o judeu representa os nacionais e como se vê representado por eles. Em "Natal sem Cristo" (Diálogo, 1963), Nehemias, judeu, professor de história, 30 anos, é convidado por um amigo cristão para a ceia de Natal com sua família. É a ocasião perfeita para vermos como, na opinião de Rawet, cada membro da família vê aquele ser estranho, e como o protagonista avalia as atitudes de cada um em relação aos judeus.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Rawet nació en Polonia en 1929 y emigró a Brasil en 1936. Su infancia estuvo marcada por la omnipresencia del ambiente judio, después de haber vivido sus primeros años en un shtetl. La exclusión posterior de este ambiente lo puso en contacto con una población en su mayoría no judía, provocando el desarrollo de una conciencia de sí mismo como inmigrante, un distanciamento que marcará toda su obra. Por otro lado, Rawet vino a apartarse radicalmente de la propia comunidad judía, que acusó en 1977 de "mineralidad". Colocado de este modo en la posición kafkiana de no tener a donde ir así como de no tener a dónde volver, él se vio en una posición única para reflejar, en su ficción, las dificultades del convivir, que se manifiestan en la literatura como representación: la forma como el judio representa a los nacionales y como se ve representado por ellos. En "Natal sem Cristo" (Diálogo, 1963), Nehemias, judío, profesor de historia, de 30 años de edad, es invitado por un amigo cristiano para la cena de Navidad con su família. Es la ocasión perfecta para ver cómo, en la opinión de Rawet, cada miembro de la família ve a aquel ser extraño, y cómo el protagonista evalúa las actitudes de cada uno en relación con los judíos.

    Resumo em Inglês:

    abstract Rawet was born in Poland in 1929 and immigrated to Brazil in 1936. Having lived his early years in a shtetl, his childhood was marked by the omnipresence of a Jewish ambience. The departure from this environment puts him in touch with a mostly non-Jewish population, and develops his immigrant self-awareness, an estrangement that will mark all his work. Rawet departed radically from the Jewish community itself, which he accused in 1977 of minerality. Placed thus in the Kafkaesque situation of not having where to go nor where to return, he was in a unique position to reflect in his fiction about the difficulties of living, manifested in literature as representation: how the Jew represents national subjects and how he sees himself represented by them. In "Christmas without Christ" (Diálogo, 1963), Nehemias, a 30 year old Jew and a professor of history, is invited by a Christian friend for Christmas dinner with his family. It's the perfect occasion to see how, in Rawet's opinion, each family member sees that strange being - the Jew, and how the protagonist assesses the attitude of each one in relation to the Jews.
  • As performances da voz no espaço da poesia brasileira contemporânea Outros

    Busato, Susanna

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo tem como proposta evidenciar na poesia de Ademir Assunção, em seu livro ganhador do Prêmio Jabuti de 2013, A Voz do Ventríloquo, os conceitos de performance e de voz como elementos que emergem dos sujeitos do discurso e dos sujeitos da cultura.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este trabajo tiene como propuesta llamar la atención sobre los conceptos de "performance" y de "voz" en el libro de Ademir Assunção A Voz do Ventríloquo (ganador del Premio Jabuti de 2013), como elementos que emergen de las relaciones entre los sujetos del discurso y de los sujetos de la cultura.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article aims to point out the concepts of "performance" and "voice" in Ademir Assunção's award winning book 2013 A Voz do Ventríloquo - as elements that emerge from the relations between the subject of discourse and the subjects of culture.
  • Paisagens (des)montáveis de técnicos primitivos: Outros

    Andrade, Ana Luiza

    Resumo em Português:

    resumo Nos cruzamentos entre a literatura e as primeiras paisagens artísticas das Américas, a partir de Frans Post e dentro da concepção da Filosofia da paisagem, de Georg Simmel, busca-se pensar as pontes entre as paisagens de avião em Flávio de Carvalho, Torres-García e Tristão de Ataíde, articulando-as aos poemas de Luis Aranha sobre o voo de avião e sobre paisagens recifenses "do alto" cabralinos, resgatando pontos em comum com as cidades de Vicente do Rego Monteiro, Brennand e Osman Lins enquanto técnicos primitivos (Sarlo, 1992), para observar jogos desmontáveis, geométricos, deslocamentos distantes e próximos no poema e, em específico, no romance Avalovara, na representação novelesca de uma modernidade tardia. Olhar pré-cinemático.

    Resumo em Espanhol:

    resumen En las intersecciones entre la literatura y los primeros paisajes artísticos de las Américas, a partir de Frans Post, y tomando en consideración la concepción de la Filosofia del paisaje de Georg Simmel, se buscan pensar los puentes entre los paisajes de avión en Flavio de Carvalho, Torres-García y Tristão de Ataíde, articulándolos a los poemas de Luis de Aranha sobre el vuelo de avión y los paisajes recifenses "del alto" de Cabral, rescatando puntos en común con las ciudades de Vicente do Rego Monteiro, Brennand y Osman Lins, en tanto "técnicos primitivos"(Sarlo). Es posible entonces observar juegos desmontables, geométricos, dislocamientos distantes y próximos en los poemas, y específicamente en la novela Avalovara, como una representación novelesca de una modernidad tardía. Una mirada pre-cinematográfica.

    Resumo em Inglês:

    abstract In the crossroads between literature and the first artistic American landscapes painted by Frans Post, and according to Simmel's Philosophy of Landscape , the objective here is to show common traits among airplane landscapes (Flavio de Carvalho, Torres-Garcia and Tristão de Ataíde) and their connections to both Luis Aranha's flight and João Cabral de Melo Netos' view of Recife from above and, at the same time, to evoke the cities in Vicente do Rego Monteiro and Osman Lins as primitive technicians. It will be possible then, to observe a geometric game of displacement (near or far) in poems, and specifically in the novel Avalovara, as a novelistic representation of late modernity. A pre-cinematic view.
  • Cíntia Moscovich e Carol Bensimon: a personagem homossexual feminina na literatura brasileira contemporânea Outros

    Defilippo, Juliana Gervason

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo pretende apresentar uma análise das personagens homossexuais femininas nas obras Duas iguais, de Cíntia Moscovich, e Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon. Para tanto, apresenta um breve levantamento das abordagens presentes na literatura brasileira, do Barroco ao Modernismo, a partir do viés do amor entre mulheres. Ao realizar a comparação das duas obras contemporâneas com as obras antigas, busca-se compreender como se dá a representação da personagem homossexual feminina e o quanto essa representação foi se modificando ao longo dos anos no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este artículo intenta presentar un análisis de los personajes homosexuales femeninos en las obras Duas iguais, de Cíntia Moscovich, y Todos nós adorávamos caubóis, de Carol Bensimon. Para ésto presenta una breve investigación de los enfoques presentes en la literatura brasileña, desde el Barroco hasta el Modernismo, a partir del carácter del amor entre mujeres. Al hacer la comparación entre las dos obras contemporáneas y las obras antiguas, se pretende comprender cómo se da la representación del personaje homosexual femenino y la manera en que esa representación fue modificándose a lo largo de los años en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article aims to present an analysis of female homosexual characters in the works Duas iguais, by Cintia Moscovich, and Todos nós adorávamos caubóis, by Carol Bensimon. It presents a brief survey of how Brazilian literature, from Baroque to Modernism, has represented the conception of love among women. The comparison of the two contemporary works with the older texts, attempts to understand how the representation of female homosexual characters is construed nowadays and how this representation was changed over the years in Brazil.
  • Vestígios do topos do panegírico na poesia de Geraldo Carneiro Outros

    Sodré, Paulo Roberto; Quevedo, Rafael Campos

    Resumo em Português:

    resumo Este artigo analisa o poema "a ideia da mulher", de Geraldo Carneiro, inserido em Balada do impostor (2006), procurando observar sua relação com a tópica trovadoresca do panegírico da mulher amada estudada por Segismundo Spina (2009). Procura interpretar o poema, contrastando o modo e o efeito que o aproveitamento do tópico pode acarretar na produção de versos contemporâneos baseados em temas de origem tão remota (século XIII) e de suporte ideológico tão distinto: a misoginia que atravessa o elogio idealista dos trovadores.

    Resumo em Espanhol:

    resumen Este artículo analiza el poema "a ideia da mulher" de Geraldo Carneiro, inserto em Balada do impostor (2006), tratando de observar su relación con la tópica trovadoresca del panegírico de la mujer amada, estudiada por Segismundo Spina (2009). El artículo busca interpretar el poema, contrastando el modo y el efecto que el aprovechamiento del tópico puede provocar en la producción de versos contemporáneos basados en temas de origen tan remoto (siglo XIII) y de soporte ideológico tan distinto: la misoginia que permea el elogio idealista de los trovadores.

    Resumo em Inglês:

    abstract This article analyzes the poem "a ideia da mulher", by Geraldo Carneiro, that appears in Balada do impostor (2006), trying to observe its relation with the troubadour topic of the panegyric of the beloved woman, studied by Segismundo Spina (2009). It seeks to interpret the poem contrasting the mode and the effect that the use of the topic may have in the production of contemporary verses based on themes of such remote origin (XIII century) and of such different ideological support: the misogyny that runs through the idealistic praise of the troubadours.
  • Stefania Chiarelli e Godofredo de Oliveira Neto (Org.) - Falando com estranhos: o estrangeiro e a literatura brasileira Resenha

    Sá, Sérgio de
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com