Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos Nietzsche, Volume: 37, Número: 3, Publicado: 2016
  • Cadernos Nietzsche completam 20 anos Editorial

    Silva, Ivo da; Lima, Márcio José Silveira
  • GEN - Grupo de Estudos Nietzsche 25 anos Dossiê "recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V"

    Marton, Scarlett

    Resumo em Português:

    Resumo trata-se de fazer um balanço, ainda que parcial, da atuação do GEN - Grupo de Estudos Nietzsche tanto no Brasil quanto no exterior nos seus vinte e cinco anos de existência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract this paper aims at taking stock of the achievements made by GEN - Nietzsche Studies Group since 1991 in Brazil and abroad.
  • Nietzsche no Brasil (1933-1943): Da ascensão do nacional- socialismo ao Grande Reich Alemão Dossiê "recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V"

    Rubira, Luís

    Resumo em Português:

    Resumo A recepção do pensamento de Nietzsche pela inteligência brasileira, entre o início da década de 1930 e a véspera do centenário de seu nascimento, constitui o tema do presente ensaio. Para tanto, busca-se analisar aproximadamente cinco dezenas de artigos que surgiram na imprensa nacional, dos quais dezoito foram trazidos ao público em sua íntegra nos Cadernos Nietzsche. Para bem compreender o debate, investiga- se também o papel desempenhado pelas traduções de livros de intérpretes do filósofo e das primeiras traduções das obras de Nietzsche editadas no Brasil. Em meio à complexidade de abordagens do pensamento nietzschiano entre nomes expressivos do cenário intelectual brasileiro, acaba por transparecer que muitos deles dissociaram o vínculo entre o nome do filósofo e o nazismo, reconhecendo-o como o pensador que antecipara as tensões imanentes do século XX - o "homem que foi um campo de batalha", tal como definiu Mário Ferreira dos Santos no prefácio que escreveu em 1943 para a sua tradução de A vontade de Potência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay discusses the reception of Nietzsche's thought by the Brazilian intelligentsia, between the early 1930's and the eve of his birth centenary. Near fifty articles that appeared in the national press are analyzed, among which eighteen were published in Cadernos Nietzsche. To better understand the debate, the role played by the translation of books by some of the philosopher's commentators and the first translations of his works published in Brazil are investigated as well. Amid the complexity of approaches to Nietzsche's though among relevant names in the Brazilian intellectual scene, many of them have erased the association between the German philosophy and Nazism, acknowledging him only as the thinker that had anticipated the immanent tensions of the 20th Century-the "man who was a battlefield," as defined by Brazilian philosopher Mário Ferreira dos Santos in the preface for his translation of The Will to Power, written in 1943.
  • A sublime loucura de Nietzsche* Dossiê "recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V"

    Mantain, Paul de

    Resumo em Português:

    Resumo: Analisando Ecce homo como uma obra que Nietzsche teria escrito "à beira da loucura definitiva", algo que transpareceria também em suas cartas finais, o autor julga que o filósofo alemão sobrestimava demais a si próprio, possuindo traços megalomaníacos que o conduziram a julgar-se como o "reformador do mundo" e o "guia espiritual da humanidade". Pretensões estas que, embora sob a influência do delírio, em nada desvaneceriam o gênio de Nietzsche.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Through the analysis of Ecce homo, a work written by Nietzsche "on the edge of absolute madness," which is visible as well in his final letters, the author concludes that the German philosopher overestimated himself, presenting megalomaniac features that led him into thinking of himself as the "world reformer" and "spiritual guide to humanity." These self-attributions, evenifdelusional, did not slender in anyway Nietzsche's genius.
  • Nietzsche e as consequências* Dossiê "recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V"

    Carpeaux, Otto Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: Na tentativa de compreender o dilema entre "os valores da civilização alemã e as forças destruidoras no seio do mesmo povo que os criou", Carpeaux refuta três teorias então vigentes e considera Nietzsche, o "Dionísio Crucificado", como aquele que experimentou e antecipou as forças contraditórias do espírito alemão. Após fazer um balanço dos mal-entendidos em torno da recepção de Nietzsche tanto na Alemanha quanto na Europa até o ano de 1942, o autor então parte da tese de que o pensador alemão seria simultaneamente poeta, filósofo e profeta, algo que somente seria possível no interior de um "homo religiosus", daquele que vivenciaria o conflito oriundo da antiga barbárie nórdica e da barbárie dos novos burgueses alemães. Dotado de um intelecto que possuía uma "estrutura heraclítica", tal como o de Hegel, Nietzsche, no entanto, na qualidade de "profeta do niilismo europeu", teria não somente descoberto "a estrutura heraclítica do espirito alemão", mas, sobretudo "o caminho da autodestruição deste espírito". Ou seja, antecipado "o caminho do nacionalismo e do socialismo à fusão no nacional-socialismo".

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In an attempt to understand the dilemma between the "values of the German civilization and the destructive forces within the same people that created them," the Austrian-born Brazilian literary critic Otto Maria Carpeaux refutes three theories held then and deems Nietzsche, the "Crucified Dionysus," as the one who experienced and anticipated the contradictory forces of the German spirit. After ananalys is of them is understandings about Nietzsche's reception both in Germanyand in Europe at large upto 1942, the author draws upon the thesis that the German thinker would be simultaneously a poet, a philosopher and a prophet, which could only be possible within a "homo religious," one who would experience the conflict arising from the old Norse barbarousness and that of the new Germanbourgeois class. Gifted with a "Heraclitically structured" intellect, such as that of Hegel, Nietzsche, however, in his position as the "prophet of Europe an nihilism," would have discovered not only "the Heraclitic structure of the German spirit," but, above all, "the path to self-destruction of this spirit." That is, he would have anticipated "the path of nationalism and socialism up to their fusion into National-Socialism."
  • As tendências políticas de Nietzsche* Dossiê "recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V"

    Lafayette, Pedro

    Resumo em Português:

    Resumo: Consciente das tentativas europeias de apropriação política do pensamento de Nietzsche, Lafayette conclui em 1942 que o filósofo alemão não pode ser tomado nem como baluarte revolucionário de esquerda nem como expoente reacionário de direita. Gênio singular, seria mais apropriado considerá-lo como a "expressão superlativa das imensas contradições de sua espécie". Pensador antidemocrático, ele estaria, como Platão, preocupado em formar uma "elite dirigente", cuja hierarquia política deveria estar fundamentada na hierarquia intelectual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Aware of the European attempts of political appropriation of Nietzsche’s thought, Lafayette concluded in 1942 that the German philosopher could not be considered neither the bastion of the revolutionary left nor the reactionary right-wing exponent. A singular genius, it would be more adequate to consider him the “superlative expression of the huge contradictions of his species.” An antidemocratic thinker, he would be, as Plato, worried in reforming a “guiding elite,” whose political hierarchy should be founded on the intellectual hierarchy.
  • Lou Salomé - A mulher a quem Nietzsche amou* Dossiê “recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V”

    Monzie, A. de

    Resumo em Português:

    Resumo: Partindo de uma referência inicial à tese que nomeia um de seus livros (As viúvas abusivas, 1937), o autor busca explorar o caráter de Lou-Andreas Salomé a partir da obra que ela publicou sobre Nietzsche. A "interpretação testamentária" de Lou sobre a personalidade do filósofo alemão em 1893 revelaria não a Nietzs- che, mas a psicologia de uma "coquete estudiosa", uma "sereia calculista", cujo "cinismo frio" seria, no mínimo, odioso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: From a first reference up to the thesis that names one of her books (The Abusive Widows, 1937), the author explores Lou-Andreas Salomé’s character from the work on Nietzsche published by her. Lou’s “testamentary interpretation” of the German philosopher’s personality in 1893 would reveal not Nietzsche, but the psychology of a “scholarly coquette,” a “calculating siren,” whose “cold cynicism” would be at least odious.
  • O Nietzsche de Hitler* Dossiê "recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V"

    Rego, José Lins do

    Resumo em Português:

    Resumo: Atento a uma passagem do livro Nietzsche de CraneBrinton - da edição brasileira de 1942 -, José Lins do Rego busca mostrar que os ideólogos do nazismo ignoraram Nietzsche como poeta, crítico e psicólogo, apropriando-se apenas de alguns conceitos que justificassem a almejada "teoria da raça eleita". Hitler, assim, ao fixar o busto do filósofo alemão em Weimar no ano de 1934, estaria vendo não a Nietzsche, mas a sua própria loucura e vontade de domínio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Focused on an excerpt of the 1942 Brazilian edition of the book Nietzsche by Crane Brinton, the Brazilian novelist José Lins do Rego attempts to demonstrate that the Nazi ideologists ignore Nietzsche as a poet, critic and psychologist, using only a few concepts that could justify the aimed-at “theory of the chosen race.” Hitler, then, in erecting the German philosopher’s bust in Weimar in 1934, would not be focusing on Nietzsche, but on his own madness and will to domination.
  • O pobre Nietzsche* Dossiê "recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V"

    Martins, Wilson

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir da leitura de dois livros sobre Nietzsche editados no Brasil, o de Heinrich Mann (1940) e o de CraneBrinton (1942), o jovem Wilson Martins busca mostrar sua compreensão acerca do autor da Genealogia da moral. Validando, sobretudo, a interpretação de Brinton, ele julga que Nietzsche não está com a verdade, visto ser apenas um "intelectual de classe média", um "pensador sutil e letrado" cujas ideias não servem para justificar nem a barbárie do nacional-socialismo nem a causa da civilização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: From the reading of two books on Nietzsche published in Brazil—those by Heinrich Mann (1940) and Crane Brinton (1942)—the then young literary critic Wilson Martins seeks to show his understanding of the author of The Genealogy of Morals. Emphasizing mainly Brinton’s interpretation, he rejects the truth of Nietzsche’s thought, whom he deems only a “Middle-class intellectual,” a “subtle and literate thinker,” whose ideas cannot justify neither the barbarousness of National-Socialism nor the cause of civilization.
  • Notas de um diário de crítica* Dossiê "recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V"

    Lins, Álvaro

    Resumo em Português:

    Resumo: Após iniciar a leitura da edição brasileira do livro Nietzsche de Crane Brinton, publicada em 1942, Álvaro Lins insurge-se contra a interpretação leviana do filósofo alemão por parte do historiador norte-americano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: After beginning reading the Brazilian edition of the book Nietzsche, by Crane Brinton, published in 1942, Álvaro Lins rejects the frivolous interpretation of the German philosopher proposed by the North-American historian.
  • Nietzsche contra osjudeus* Dossiê “recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V”

    Magalhães, Couto de

    Resumo em Português:

    Resumo: Criticando o caráter incongruente de algumas teses da Genealogia da moral (a aristocracia e a plebe, o ódio judeu e o amor cristão, a superioridade racial dos árias e os valores da democracia), bem como explorando a insuficiência das concepções de super-homem e de eterno retorno, o autor busca mostrar que o pensamento de Nietzsche tem um caráter destrutivo, sendo ele o principal responsável pela desordem e anarquia existentes no mundo. Na tentativa de ocupar o lugar dos sacerdotes judeus com uma reflexão que se distancia de Deus e prefere os valores decadentes da cultura e da civilização, o filósofo não somente teria nos precipitado no caos, mas, sem conseguir resolver a questão da felicidade humana, seria ele próprio conduzido à irracionalidade. Artigo dividido em três partes, publicadas em três domingos consecutivos, ele é concluído com uma ironia: seria desejável que Nietzsche retornasse à vida para ver os danos que seu pensamento trouxe para nós.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Criticizing the incongruous character of some theses found in the Genealogy of Morals (the aristocracy and the plebs, the Jewish hatred and the Christian love, the racial superiority of the Aryans and the values of democracy) as well as exploring the insufficiency of the conceptions of the Übermensch and of the eternal return, the authoraims to show that Nietzsche's thought has a destructive character and is the main responsible for the disorder and anarchy existing in the world. In an attempt to occupy the place of the Jewish priests with a reflection that distances itself from God and prefers the decadent values of culture and civilization, the philosopher would not only have pushed us into chaos, but, without being able to resolve the question of human happiness, would have also been he himself led into irrationality. The article is divided into three parts, published in three consecutive Sundays and concluded with an irony: it would be desirable that Nietzsche returned to life to see the damages caused by his thought.
  • Ideias de Nietzsche* Dossiê "recepção: Nietzsche No Brasil: Núcleo Histórico, Parte V"

    Vidal, Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo: Após denotar conhecimento sobre a polêmica em torno de Nietzsche, objeto de "inflamadas controvérsias" entre intelectuais de direita e de esquerda, entre partidários de Hitler e inimigos do nazismo, o autor busca fazer com que o próprio leitor reflita sobre as ideias do filósofo alemão. Para tanto, após ilustrar alguns dados de sua biografia, apresenta trechos de Assim falava Zaratustra nos quais seria possível verificar que o ideal de Nietzsche era a liberdade, para si e para os outros - razão pela qual ele gozaria de grande estima "no círculo dos escritores progressistas".

    Resumo em Inglês:

    Abstract: After presenting his knowledge of the controversy about Nietzsche an object of "raging discussions" between right and left wing intellectuals, between Hitler's enthusiasts and enemies of Nazism, the author leads the reader into reflecting on the ideas of the German philosopher. For such, after discussing some data of his biography, he presents excerpts from Thus Spoke Zarathustra in which it isvisible that Nietzsche's ideal was freedom for himself and others which is the reason why he is so highly esteemed "within the circle of progressive writers."
  • CAMPIONI, Giuliano. Nietzsche e o espiríto latino. (São Paulo; Edições Loyola, 2016)* Resenha

    Busellato, Stefano
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br