Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos Nietzsche, Volume: 40, Número: 2, Publicado: 2019
  • Poesia e melancolia. A invenção da vontade de potência? Artigos

    Métayer, Guillaume

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo descreve o poema “An die Melancholie” (1871) como um momento crucial e essencial da evolução da filosofia de Nietzsche, aquele de uma primeira intuição da noção de “vontade de potência”. O filósofo se afasta da longa tradição alemã dos hinos à melancolia, ao mesmo tempo em que subverteu os poemas filosóficos - os darwinistas em particular - de sua época, para superar seu pessimismo schopenhaueriano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims at describing the poem “An die Melancholie”(1871) as an essential and crucial moment within the development of Nietzsche’s philosophy, which refers to the first intuition of the notion of “Will to Power”. The philosopher deviates from the long German tradition of odes to melancholy, whilst subverting the philosophical poems of his own time - specially the Darwinian ones -, in order to overcome his Schopenhauerian pessimism.
  • Sintomatologia e filosofia da afirmação em Nietzsche Artigos

    Corbanezi, Eder

    Resumo em Português:

    Resumo Estabelecida em Assim falava Zaratustra, a associação dos conceitos de vida, valor e vontade de potência se revela rica em consequências para o pensamento de Nietzsche. Nosso objetivo é investigar como essas noções operam na sintomatologia nietzschiana, procedimento que consiste em avaliar o valor dos valores, tomando-os como sinais de vida ascendente ou decadente. Esperamos mostrar que um modo de estimar valores só é considerado superior se traduz uma afirmação da concepção nietzschiana de vida ascendente. Por fim, contamos sustentar que esse critério para avaliar o valor dos valores implica, ele mesmo, valores, o que o torna injusto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The association of notions of life, value and will to power established in Nietzsche’s Thus Spoke Zarathustra reveals a great amount of consequences to the author’s philosophy. In this paper we propose to investigate how these concepts constitute a necessary condition for the Nietzschean symptomatology, which is a procedure that evaluates the value of the values, considering them as signs of an ascending or declining life. Furthermore, we attempt to demonstrate that the values may solely be regarded as superior and ascending if they translate an affirmation of the Nietzschean conception of ascending life. Finally, this study will support the idea that the criterion to evaluate the values itself implies other values, which renders it unjust.
  • A Grande Saúde e a Filosofia como Vivência (Erlebnis) Artigos

    Adami, Jackson Daniel

    Resumo em Português:

    Resumo Aproximar vivência e criação de si explorando suas relações será um dos objetivos deste artigo, bem como elucidar a capacidade humana de dotar de sentido suas vivências, o que também não deixa de ser uma atitude artística perante a própria existência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract To approach living and self creation exploring their relations will be one of the objectives of this paper, as well as to elucidate the human capacity to give meaning to their experiences, which is also an artistic attitude towards existence it self.
  • A ciência contra a metafísica: Nietzsche e o filosofar histórico em Humano, demasiado humano I Artigos

    Mignoni, Neomar Sandro

    Resumo em Português:

    Resumo Com Humano, demasiado humano I, Nietzsche estabeleceu sua definitiva ruptura com a metafísica de Schopenhauer e a arte de Wagner, ao mesmo tempo que concedeu à ciência maior destaque para que, juntamente com o filosofar histórico, pudesse lhe servir de principal aliada no combate aos erros e excessos da metafísica, da religião e da arte, sobretudo a romântica. O presente estudo pretende investigar como Nietzsche relaciona algumas características que vê na ciência de sua época com sua proposta de filosofia histórica, a qual se contrapõe à metafísica tradicional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: With Human, all too human I, Nietzsche established his definitive rupture with Schopenhauer's metaphysics and Wagner's art, while at the same time giving science greater prominence so that, along with historical philosophy, he could serve as the main ally in the struggle against errors and excesses of metaphysics, religion and art, especially the romantic. The present study intends to investigate how Nietzsche relates some characteristics that he sees in the science of his time with his proposal of historical philosophy, which contrasts with traditional metaphysics.
  • Nietzsche e o ecstase: o trágico a partir de uma reinterpretação dos conceitos de phobos e eleos Artigos

    Carneiro, Rafael Vieira Menezes

    Resumo em Português:

    Resumo Pretendemos, neste artigo, expor a noção trágica nietzschiana na conferência O Drama Musical Grego e os fragmentos póstumos escritos no mesmo período, mostrando que o desenvolvimento dessa concepção caminha peri passu à crítica ao pensamento moderno. Essa crítica é realizada por meio do conceito de ecstase, o qual se confronta com a ideia de tragédia entendida a partir da poesia, Deste modo, exporemos como Nietzsche articula o seu conceito de ecstase como um contraponto à compreensão moderna da “Poética” de Aristóteles, assim como as suas aproximações e distanciamentos da filosofia schopenhaueriana ao formular sua concepção trágica.

    Resumo em Inglês:

    Abtract In this article we intend to expose the nietzschean tragic notion in the conference The Greek Musical Drama and the posthumous fragments written in the same period, showing that the development of this conception goes peri passu to criticism of modern thought. This criticism is made through the concept of ecstase, which confronts the idea of tragedy understood from poetry. In this way, we will expose how Nietzsche articulates his concept of ecstase as a counterpoint to the modern understanding of Aristotle's Poetics, as well as his approximations and distances from Schopenhauer's philosophy in formulating his tragic conception.
  • Vontade de tragédia, tragédia da música: Controvérsias entre o jovem Nietzsche e Schopenhauer Artigos

    Debatin, Gabriel

    Resumo em Português:

    Resumo O presente ensaio tem como objetivo mostrar consequências teóricas de uma tensão latente entre a noção de tragédia no Nietzsche d’O nascimento da tragédia e a compreensão schopenhaueriana da música. Tal tensão se dá não apenas no âmbito de interpretações estéticas das referidas artes por parte dos filósofos mencionados, mas demonstra disparidades fundamentais no pensamento do jovem Nietzsche em relação à metafísica de O mundo como Vontade e Representação. A hipótese é que essas disparidades culminariam num ponto de cesura entre as filosofias de Schopenhauer e Nietzsche, bem como no fenecimento da amizade deste com Richard Wagner.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The following essay aims to show the theoretical consequences of a latent tension between the notion of tragedy in Nietzsche’s The Birth of Tragedy and the Schopenhauerian comprehension of music. This tension occurs not just within the aesthetics interpretations of the mentioned arts by the philosophers cited, but it demonstrates fundamental disparities in the young Nietzsche’s thought in respect to the metaphysics of The World as Will and Representation. The hypothesis is that these disparities would culminate in a caesura point between the philosophies of Schopenhauer and Nietzsche, as well in the decline of the friendship of this one with Richard Wagner.
  • Nietzsche e Quine: da naturalização da estética à epistemologia naturalizada Artigos

    Barros, Fernando R. de M.

    Resumo em Português:

    Resumo Longe de pretender esgotar possíveis semelhanças entre Nietzsche e Quine, o texto que se segue tenciona mostrar, mediante comparações paradigmáticas e admissíveis convergências metodológicas, como ambos os autores, lançando mão de hipóteses naturalistas para interpretar o conhecimento e a estética, respectivamente, tornam possível pensar num naturalismo menos confinante e mais inventivo, livre dos prejuízos do cientificismo e mais condizente com a sensibilidade artística em geral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Far from intending to exhaust all the possible similarities between Nietzsche and Quine, the following text aims at showing, through paradigmatic comparisons and admissible methodological convergences, how both authors - by making naturalistic assumptions to interpret knowledge and aesthetics respectively - allow us to think of a less confining and more creative naturalism, free from the prejudices of scientism and more compatible with the artistic sensibility in general.
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br