Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos Nietzsche, Volume: 41, Número: 1, Publicado: 2020
  • Apontamentos sobre um excerto demasiado lido Artigos

    Trindade Santos, José Gabriel

    Resumo em Português:

    Resumo Lida sem atenção, a avaliação do Poema de Parmênides por Nietzsche corre o risco de frustrar, mais do que estimular, os leitores não-iniciados em Filosofia. Pois, nela o filósofo não só ignora a pesquisa sua contemporânea sobre o Eleata, como insere o seu pensamento numa polêmica antiracionalista, recheada de equívocos e intuições infundadas. É nosso objetivo aqui tentar restituir credibilidade a esta avaliação, apontando as linhas que orientam o diálogo do crítico com o seu objeto tanto para o senso-comum, como para o seu próprio pensamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Carelessly read, Nietzsche’s evaluation of Parmenides frustrates rather than stimulates non-initiate readers in Philosophy. For the German philosopher ignores any current research on the Eleatic thinker, inserting his arguments in an anti-rationalist polemic, mostly based on unfounded intuitions. We aim at establishing the credibility of Nietzsche’s criticism on the grounds of common sense and of his own heraclitean influenced philosophy.
  • Nietzsche e a sífilis: o polêmico diagnóstico do Dr. Möbius Artigos

    Niemeyer, Christian

    Resumo em Português:

    Resumo A intenção do artigo está em reabilitar o diagnóstico de sífilis de Nietzsche proposto pelo neurologista alemão Paul Möbius, autor da obra Nietzsche. Doença e filosofia (Nietzsche. Krankheit und Philosophie). Para tanto, ele traz a relação ambígua que o médico estabelece com a irmã do filósofo - sempre ávida em elucubrar versões para desviar da hipótese do acometimento por sífilis -, traz à luz o comentário de Möbius sobre o “acidente” que teria vitimado o pai de ambos, evidencia a correlação entre paralisia e sífilis, compara as versões de Elisabeth e do próprio Möbius para a anedota do bordel (1865), narrada por Paul Deussen, deslinda as excessivas (e sugestivas) preocupações do filósofo com o nariz, que poderia ser afetado como decorrência da sífilis. E, não por último, se Möbius erra ao excessivamente patologizar suas interpretações de Nietzsche, o texto faz ver o quanto a patologização de elementos do percurso intelectual do filósofo contribuiu para a transmissão despreocupada de sua obra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main purpose of the article is to rehabilitate the syphilis diagnosis proposed by the German neurologist Paul Möbius in his work Nietzsche. Illness and philosophie (Nietzsche. Krankheit und Philosophie). For this purpose, it reviews the ambiguous relation the physician maintains with the philosopher’s sister - always eager to elaborate versions to deviate from the hypothesis of a syphilis diagnosis -, brings to light Möbius’ comment about the “accident” that would have befallen their father, evinces the correlation between paralysis and syphilis, compares Elisabeth and Möbius’ versions to the brothel anedocte (1865), narrated by Paul Deussen, and eventually unravels the philosopher’s excessive (and suggestive) concerns about his nose, that could be affected as an outcome of syphilis. And if Möbius makes a mistake in excessively pathologizing his interpretations of Nietzsche, the text also points to how much the patologization of elements of the intellectual pathway has contributed to the unconcerned transmission of his work.
  • Pensar em opostos: a crítica cultural de Friedrich Schiller e Friedrich Nietzsche Artigos

    Gimber, Arno

    Resumo em Português:

    Resumo O entendimento de Friedrich Nietzsche sobre Friedrich Schiller é bem conhecido e culmina em 1888, na desqualificação que se tem com “Schiller: ou o trompetista moral de Säckingen”. Mas é sabido que suas considerações são contraditórias, mudando com frequência nas diferentes etapas de sua vida produtiva. A monografia de Nicholas Martin (1996) marca um ponto de viragem no que diz respeito a este tema, refutando a disseminada compreensão de que somente o jovem Nietzsche teria experimentado admiração por Schiller, depois vindo a assumir distância cada vez maior. A dívida de Nietzsche para com Schiller, segundo Martin, é constante, e manifesta-se sobretudo em sua recepção das cartas estéticas. O que se pretende fazer ver aqui, seguindo a tradição de Wolfgang Riedel (2011), é que o ensaio Sobre a poesia ingênua e sentimental [Über naive und sentimentalische Dichtung] é tão ou mais importante neste contexto sobretudo quando dirigimos nosso enfoque para o contexto da crítica cultural. Várias declarações de Nietzsche, por exemplo, formulada em 1870, “não estou em condições de empregar essa terminologia esplendorosamente schilleriana para o inteiro e mais amplo domínio de toda a arte” (Nachlass/FP 7 [126] KSA 7.184), confirmam tal suposição, e uma vez que, no mesmo momento de elaboração de O nascimento da tragédia no espírito da música, ele se propõe a “[…] fortalecer o conceito do ingênuo e do sentimental” (Nachlass/FP 7 [172], KSA 7.206), tem-se justificada a intenção de relacionar ambas as obras-chave de ambos os Dichterphilosophen [filósofos poetas] do ponto de vista da crítica cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Friedrich Nietzsche's opinion about Friedrich Schiller is well known and culminates in 1888 in the disqualification “Schiller: oder der Moral-Trompeter von Säckingen” (KSA 6.111), but at the same time it is recognized that his considerations are contradictory and that they change in the different moments of his productive life. Nicholas Martin's study from 1996 marks a caesura in this subject by refuting the widespread view that only the young Nietzsche experienced admiration for Schiller and that there was a growing distance afterwards. Nietzsche's debt to Schiller, according to Martin, is constant and is manifested above all in his reception of the aesthetic letters. We would like to demonstrate in the tradition of Wolfgang Riedel that the essay Über naive und sentimentalische Dichtung is equally or even more important in this context, especially when it is approached from the standpoint of cultural criticism. Several statements by Nietzsche, such as the one formulated in 1870 “Ich bin nicht im Stande, jene herrliche Schillersche Terminologie auf das ganze weiteste Bereich aller Kunst anzuwenden” (KSA, 7, 184) confirm this assumption, and when, at the very moment when Die Geburt der Tragödie aus dem Geist der Musik was being prepared, Nietzsche proposed that the “[…] Begriff des Naiven und des Sentimentalistischen ist zu steigern” (KSA, 7, 206), the attempt to link both key works of the two Dichterphilosophen from the point of view of cultural criticism is justified.
  • “Nós, deuses no exílio!”: Heine, Nietzsche e os “erros” do homem sobre si mesmo* Artigos

    Kaufmann, Sebastian

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da concepção de que filosofia, para Nietzsche, é a arte da transfiguração, o texto analisa como Nietzsche incorpora e transfigura Os deuses no exílio, de Heinrich Heine. Nietzsche teria invertido a perspectiva do problema posto por Heine, bem como o seu procedimento expositivo: se o poeta traz o que seria uma humanização e aburguesamento dos antigos deuses como ato de degradação cósmica pelo qual a ascensão do cristianismo seria culpada, Nietzsche analisa a equivocada autodivinização do homem por meio da moral como megalomania trágica, cuja consequência seria a invocação do sofrimento da existência terrena e a esperança numa vida melhor, supraterrena.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Taking Nietzsche´s comprehension of philosophy as the art of transfiguration, the text analyses how the philosopher incorporates and transfigures The Gods in Exile, from Heinrich Heine. The philosopher would have inverted the perspective of the problem settled by Heine and his expositive procedure: if the poet bring us what would be an humanization and a “gentifrication” of the ancient gods as a cosmic degradation act by which the ascension of Christianity would be blamed, Nietzsche analyses the mistaken autodivinization of man through morals as a tragic megalomania, whose consequence would be the invocation of a suffering at the core of earthly existence and a hope in a better, ethereal life.
  • O espírito livre de Nietzsche e o gênio de Schopenhauer: um paralelismo Artigos

    Langone, Laura

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem o objetivo de mostrar as semelhanças entre o espírito livre de Nietzsche e o gênio de Schopenhauer. Em primeiro lugar, ambos compartilham de uma abordagem mística do conhecimento: perdem sua individualidade e identificam-se aos objetos do conhecimento com o intuito de obter conhecimento do mundo. Em segundo lugar, ambas as figuras (gênio e espírito livre) encontram-se associadas à loucura. Em terceiro lugar, o espírito livre e o gênio são indivíduos excepcionais que, diferentemente do que se passa com a maior parte dos indivíduos, já não se encontram atrelados a questões mundanas. Conduzem-se na vida pacificamente, pairando sobre os valores em que as pessoas mais acreditam, cientes de sua falsidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to show the similarities between Nietzsche’s free spirit and Schopenhauer’s genius. First of all, both share a mystical approach to knowledge: they lose their individuality and identify themselves with the objects of knowledge in order to obtain knowledge of the world. Secondly, both figures are associated with madness. Thirdly, the free spirit and the genius are exceptional individuals who unlike the majority of people are no longer attached to worldly matters. They conduct their lives peacefully, hovering over the values in which most people believe, aware of their falsehood.
  • “Uma perigosa travessia”. Equilibrista e bufão em Assim falava Zaratustra Artigos

    Grätz, Katharina

    Resumo em Português:

    Resumo Livro para todos e para ninguém, Assim falava Zaratustra ocupa, com efeito, um lugar especial no conjunto da obra de Nietzsche. Já no Prólogo do livro, o filósofo alemão faz intervir concepções únicas e personagens sui generis, tais como, por exemplo, a noção de além-do-homem e as figuras do equilibrista e do bufão. Explorando a rica mediação narrativa e as finas referências textuais que constituem essas duas simbólicas personagens, bem como os possíveis sentidos conferidos à ideia de superação do tipo “homem”, o presente artigo conta lançar uma nova luz sobre um dos núcleos temáticos mais discutidos do legado nietzschiano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A book for all and none, Thus spoke Zarathustra definitely occupies a special place within Nietzsche’s writings. Already in its Prologue, the German philosopher introduces original conceptions and sui generis characters, such as the notion of overman and the tightrope walker and the jester. By exploring the rich narrative mediation and the fine text references that form these two symbolic personae, as well as the possible meanings conveyed to the overcoming of “human” type, the present article aims at shedding a new light on one of the most discussed topics of Nietzsche’s philosophical legacy.
  • “Uma lei da representação”: o eterno retorno do mesmo na filosofia de Giorgio Colli Artigos

    Attolini, Rossella

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo visa apresentar as peculiaridades da interpretação de Giorgio Colli para o pensamento do eterno retorno, numa interpretação que não lhe imputa traço ético nem estético, e sim metafísico. Para tanto, trata-se de, em primeiro lugar, apresentar Parmênides como precursor do eterno retorno, invocando-se a circularidade do ser e da consciência; num segundo momento, trata-se de tomar o eterno retorno como um contato pré-racional, próprio do tempo que expressa a esfera da imediaticidade; num terceiro momento, evidencia-se a força do eterno retorno em sua carga contraditória e seu caráter agonístico. Ao final tem-se o eterno retorno, para Colli, como uma terceira verdade, com a qual Nietzsche pretendeu contrabalançar a verdade do vir-a-ser (primeira verdade) a suscitar a dor metafísica (segunda verdade).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article aims to present the peculiarities of Giorgio Colli´s interpretation of the eternal recurrence thought - an interpretation that do not ascribe to it nor an ethical nor an aesthetical feature, but a metaphysical one. For this purpose, first of all it presents Parmenides as a forerunner of the eternal recurrence, invoking circularity of Being and consciouness; secondly, it takes the eternal recurrence as a pre-rational contact, a contact from the order of time expressing the sphere of immediacity; thirdly and lastly, eternal recurrence´s power is emphasized in his contradictory burden and agonistic character. After all, the the eternal recurrence would be, for Colli, a third truth, with which Nietzsche intended to counterbalance the truth of becoming (first truth) that arouses a metaphysical sorrow (second truth).
  • Nietzsche: Estilística para uma nova linguagem do pensamento Artigos

    García, Carmen Gómez

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo procura realizar uma análise do estilo de Nietzsche. O filósofo faz uso da linguagem para fundamentar e lançar suas críticas a todos os campos do saber. Desse modo, ele leva a linguagem, a matéria-prima do artista, a uma crise. Com isso, ele tenta, por meio de uma escrita renovada, a criação de um mundo mais artístico. Ao estabelecer uma relação entre estilo e vida, Nietzsche faz que a corporeidade desempenhe um papel fundamental em seus escritos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article intends to analyze Nietzsche’s style. Nietzsche uses language in order to ground and criticize established knowledge. Thus, he leads the raw-material of the artist, the language, to a crisis. He tries, by means of a renewed way of writing, to promote the creation of a more artistic world. Tracing a relationship between style and life, Nietzsche makes corporeality play a key role in his writings.
  • Descoberta e redescoberta de um espólio itinerante Resenha

    Nasser, Eduardo
  • Nietzsche por suas cartas Resenha

    Costa, Gustavo Bezerra do N.
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br