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CoDAS, Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2013
  • Editorial

    Dreux, Fernanda; Behlau, Mara
  • Levantamento e análise de dados de pacientes atendidos em um programa de concessão de aparelhos de amplificação sonora individual Artigos Originais

    Gresele, Amanda Dal Piva; Lessa, Alexandre Hundertmarck; Alves, Leonardo Carvalho; Torres, Enma Mariángel Ortiz; Vaucher, Ana Valéria de Almeida; Moraes, Anaelena Bragança de; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Traçar um perfil dos pacientes atendidos em um Programa de Concessão de aparelhos de amplificação sonora individual, do Ministério da Saúde, analisando-se as variáveis: faixa etária, gênero, tipo e grau da perda auditiva, número de pacientes adaptados, tipo de adaptação, se uni ou bilateral e a orelha adaptada. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de levantamento e análise de dados, de caráter observacional descritivo, retrospectivo de corte transversal, no qual foram incluídos os pacientes atendidos no período de fevereiro de 2006 a julho de 2010, totalizando 1572 indivíduos. RESULTADOS: As idades variaram entre três e 100 anos, sendo em sua maioria idosos (52,8%), não existindo diferença de frequência entre os gêneros. As perdas auditivas do tipo neurossensorial (73,12%) e grau moderado (54,7%) foram as mais frequentes, exceto em crianças, em que o grau mais encontrado foi o profundo (45,3%). Foram adaptados mais de 99% dos pacientes, sendo 258 unilateralmente e 1302 bilateralmente. CONCLUSÃO: A maioria dos pacientes atendidos no Programa apresenta idade superior a 60 anos, não existindo diferença de frequência entre homens e mulheres. O tipo de perda auditiva neurossensorial e o grau moderado foram os mais frequentemente diagnosticados nos gêneros e faixas etárias estudadas, exceto em crianças. Observou-se que mais de 99% dos pacientes atendidos foram adaptados, sendo a conduta definida de acordo com seus diagnósticos audiológicos e necessidades.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To establish a profile of the patients treated in a Hearing Aids Grant Program of the Brazilian Ministry of Health, by analyzing the variables: age, sex, type and degree of hearing loss, number of aided patients, adaptation type (unilateral or bilateral), and adapted ear. METHODS: This is a descriptive observational study, retrospective in a cross-sectional perspective, which included patients treated between February 2006 and July 2010, totaling 1,572 individuals; RESULTS: Their ages ranged from 3 to 100 years, mostly elderly (52.8%), with no frequency difference between the sexes. The sensorineural (73.12%) and moderate (54.7%) hearing losses were the most frequent ones, except in children, in whom the degree found was more profound (45.3%). More than 99% of the patients were aided, 258 unilaterally and 1,302 bilaterally. CONCLUSION: Mostly patients presents 60 years old or more, with no frequency difference between the sexes. The sensorioneural and moderate hearing losses were the most frequent ones, except in children. More than 99% of the patients were aided and the conducts were defined based in the audiological diagnosis and patient's needs.
  • Achados audiológicos em pacientes submetidos ao transplante renal Artigos Originais

    D'Andrea, Karlin Fabianne Klagenberg; Zeigelboim, Bianca Simone; Liberalesso, Paulo Breno Noronha; Sylvestre, Lucimary de Castro; Jurkiewicz, Ari Leon; Marques, Jair Mendes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar o comportamento auditivo de pacientes com insuficiência renal crônica submetidos ao transplante renal. MÉTODOS: Foram avaliados 30 pacientes, 10 do gênero feminino e 20 do gênero masculino, na faixa etária de 13 a 26 anos (média de idade 16,97 anos). Os sujeitos foram submetidos a anamnese, avaliação otorrinolaringológica, avaliação audiológica convencional e de altas frequências, medidas de imitância acústica e avaliação do processamento auditivo central. Para os resultados da audiometria de altas frequências foi utilizado um grupo controle. RESULTADOS: Os sujeitos não apresentaram queixas auditivas na anamnese. Os resultados da audiometria convencional demonstraram predomínio da normalidade; na audiometria de altas frequências, os pacientes apresentaram resultados piores do que os sujeitos do grupo controle. Na imitanciometria houve predomínio de curva tipo A bilateral. Na avaliação do processamento auditivo central, 14 sujeitos (46,67%) apresentaram resultados alterados no Staggered Spondaic Word Test (SSW). Houve diferença significativa entre a variável idade e o resultado da audiometria tonal limiar: quanto maior a idade, menor a sensibilidade auditiva nos limiares de 250 Hz a 8 kHz. Houve relação entre o tipo de doador (cadáver ou vivo) e o resultado do teste SSW: os índices de resultados alterados foram maiores quando o doador era cadáver, em comparação com casos de doador vivo. CONCLUSÃO: Houve alterações na avaliação audiológica convencional e de altas frequências e no processamento auditivo central de sujeitos com insuficiência renal crônica submetidos ao transplante renal, sugerindo a necessidade de orientação à equipe envolvida quanto aos cuidados, prevenção e identificação precoce de acometimentos audiológicos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the auditory behavior of patients with chronic renal failure (CRF) undergoing kidney transplantation. METHODS: Thirty patients were evaluated, 10 (33.33%) females and 20 (66.67%) males, aging from 13 to 26 years (average, 16.97 years; standard deviation, 3.60 years). Patients underwent the following procedures: anamnesis, otolaryngological examination, audiological evaluation (pure tone and high frequency), acoustic impedance measurements and central auditory processing evaluation. A control group was used to compare the high-frequency audiometry results. RESULTS: The following observations were made: absence of auditory complaints at the time of anamnesis; pure-tone audiometry was predominantly normal; patients presented lower hearing levels at the high-frequency audiometry, when compared to the control group, and as for the acoustic impedance measurements, curves of the type A were predominant; there was a change of the central auditory processing for 14 patients (46.67%) in the Staggered Spondaic Word Test (SSW); there was a significant difference between the age variable and the result of the pure-tone audiometry, that is, hearing sensitivity in thresholds from 250Hz to 8,000Hz decreased with advancing age; and the relation between the type of donor and the SSW test result was significant. Rates were higher when the patients had been transplanted from deceased donors compared to living donors. CONCLUSION: There were no changes in conventional audiological and high-frequency evaluation, or in the central auditory processing. Professionals involved in the care of kidney transplantation recipients must be better informed about the care, prevention, and early identification of auditory disorders.
  • Scale of Auditory Behaviors e testes auditivos comportamentais para avaliação do processamento auditivo em crianças falantes do português europeu Artigos Originais

    Nunes, Cristiane Lima; Pereira, Liliane Desgualdo; Carvalho, Graça Simões de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar as habilidades auditivas de crianças portuguesas e verificar se há correlação entre aquelas e o escore do Scale of Auditory Behaviors (SAB). MÉTODOS: Todas as crianças foram submetidas a audiometria tonal, logoaudiometria, medidas de imitância acústica e oito testes comportamentais do processamento auditivo, envolvendo tarefas de escuta dicótica, escuta monótica, processamento temporal e localização sonora. Os pais das 51 crianças portuguesas avaliadas preencheram o questionário SAB adaptado ao português europeu. Foram calculados os valores do coeficiente de correlação de Pearson entre os escores obtidos no questionário e os dos testes do processamento auditivo. RESULTADOS: Observou-se correlação significativa entre o escore do questionário e o dos testes comportamentais, tendo a maior sido observada nos testes relacionados ao processamento temporal (p=0,000). CONCLUSÃO: Houve correlação entre o escore da SAB e os resultados obtidos nos testes auditivos comportamentais em crianças portuguesas, sugerindo que este questionário pode ser utilizado em triagem do processamento auditivo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The objective of this research was to assess the auditory abilities of Portuguese children and compare such abilities to the score of the Scale of Auditory Behaviors (SAB). METHODS: Fifty-one children were evaluated with audiometry, speech audiometry, acoustic immittance measures, and eight behavioral tests involving dichotic listening, monotic listening, temporal processing, and sound localization. Their parents filled in the SAB questionnaire adapted to European A. SAB scores and auditory tests scores were submitted to Pearson's correlation coefficient. RESULTS: There is significant correlation between the score on SAB questionnaire and the auditory processing tests. The greatest coefficient was observed in temporal processing test (p=0.000). CONCLUSION: There was correlation between the score of SAB and the performance in auditory processing tests, suggesting that the SAB may be used for auditory processing screening.
  • O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para acompanhamento de pacientes usuários de Implante Coclear Artigos Originais

    Morettin, Marina; Cardoso, Maria Regina Alves; Delamura, Aline Malavasi; Zabeu, Julia Speranza; Amantini, Regina Célia Bortoleto; Bevilacqua, Maria Cecília

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar o perfil dos pacientes usuários de Implante Coclear a partir do proposto pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ). MÉTODOS: Tratou-se de um estudo descritivo, retrospectivo transversal, em que foram analisados 30 prontuários de pacientes usuários de Implante Coclear do Centro de Pesquisas Audiológicas. Para caracterização do perfil dos pacientes, foi utilizada a CIF-CJ. Para avaliação, os pesquisadores basearam-se em procedimentos realizados na rotina clínica, além de informações registradas no prontuário. Após a revisão dessas informações, estas foram relacionadas com o código da CIF-CJ, sendo acrescido posteriormente um qualificador. RESULTADOS: No total, 55 códigos da CIF foram relacionados com os instrumentos para caracterização desta população. Com relação ao domínio Funções do Corpo, a maioria dos participantes não apresentava deficiência quanto aos aspectos relacionados à recepção e expressão da linguagem oral e funções auditivas, sendo apenas encontrada deficiência na linguagem escrita. Esse mesmo achado foi observado no domínio Atividade e Participação. Quanto aos Fatores Ambientais, o ruído e a não disponibilidade de recursos tecnológicos para auxiliar na compreensão auditiva no ruído foram caracterizados como barreira, além da não realização da terapia fonoaudiológica. CONCLUSÃO: Este trabalho permitiu-nos concluir que a maioria das crianças participantes não apresentou deficiência nas Funções do Corpo, sendo observadas apenas dificuldades no desempenho escolar. Os fatores ambientais (ruído, não disponibilidade de recursos tecnológicos, não realização da terapia fonoaudiológica) foram caracterizados como barreira. Notou-se também a necessidade de ampliar as avaliações na rotina clínica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize the profile of patients with cochlear implant as proposed by the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth (ICF-CY). METHODS: This is a descriptive, cross-sectional retrospective study, which examined 30 medical records of patients using the cochlear implant of Centro de Pesquisas Audiológicas; To characterize the profile of the patients, the ICF-CY was used. Regarding the assessment, researchers relied on procedures performed in clinical routine, besides information registered in the medical record. After reviewing the information, it was related to codes from the ICF-CY; with the addition of a qualifier afterwards. RESULTS: Overall, 55 codes from the ICF were related to the instruments to characterize this population. Regarding the Body Functions field, most participants did not have disabilities related to reception and expression of oral language and auditory functions, with only written language disabilities being found. These same findings were observed in the Activity and Participation Field. Regarding environmental factors, noise and the non-availability of technology resources to assist in the auditory comprehension of noise were characterized as a barrier, as well as the absence of speech therapy. CONCLUSION: This study concluded that most of the participating children showed no deficiency in the body functions, with difficulties being only reported in relation to school performance. Environmental factors (noise, non-availability of technological resources, absence of speech therapy) were characterized as a barrier. The need to expand assessments in the clinical routine was also noted.
  • Estudo genético e audiológico em idosos com perda auditiva sensorioneural Original Articles

    Martins, Kelly; Fontenele, Marília; Câmara, Silva; Sartorato, Edi Lúcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo correlacionar prováveis fatores predisponentes para a perda auditiva sensorioneural em idosos, investigando as características audiológicas e a frequência de mutações em genes considerados responsáveis por perda auditiva não-sindrômica. MÉTODOS: Sessenta idosos foram separados em dois grupos: Grupo de Caso, composto por 30 indivíduos, 21 do gênero feminino e nove do gênero masculino, com 60 anos ou mais, apresentando diagnóstico de perda auditiva sensorioneural, e o Grupo Controle, composto por 30 idosos pareados com o grupo experimental por idade e gênero, apresentando audição normal. Os pacientes foram submetidos à anamnese e audiometria tonal liminar nas frequências de 250, 500, 1000, 2000, 3000, 4000 e 6000 Hz. Amostras de sangue foram coletadas de cada paciente para análise de mutações em genes nucleares e mitocondriais relacionados à perda auditiva sensorioneural não sindrômica. RESULTADOS: Houve uma maior tendência à exposição a ruído e consumo de bebidas alcoólicas no Grupo de Caso. Os sintomas estatisticamente significativos entre os grupos foram zumbido e dificuldade para ouvir em diversas situações como: ambiente silencioso, telefone, televisão, localização sonora e na igreja. Todos os indivíduos do Grupo de Caso apresentaram perda auditiva sensorioneural bilateral. A simetria e progressão da deficiência auditiva também foram estatisticamente significativas entre os grupos. Não foram identificadas mutações genéticas. CONCLUSÃO: Os sintomas mais relatados foram zumbido e dificuldades de comunicação. As características audiológicas predominantes foram perda auditiva sensorioneural, bilateral, simétrica e progressiva. Não foi evidenciada relação entre perda auditiva sensorioneural em idosos e genes considerados responsáveis por perda auditiva não sindrômica, pois não foram encontradas mutações genéticas neste estudo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: This study aimed to correlate probable predisposing factors for sensorineural hearing loss in elderly by investigating the audiologic characteristics and frequency of mutations in genes considered responsible for non-syndromic hearing loss. METHODS: Sixty elderly patients were separated into two groups: the Case Group, composed of 30 individuals, 21 females and nine males, all 60 years old or older and presenting diagnoses of sensorineural hearing loss, and the Control Group, composed of 30 elderly individuals matched to the experimental group by age and gender, presenting normal hearing. The patients underwent anamnesis and pure tone audiometry in frequencies of 250, 500, 1000, 2000, 3000, 4000 and 6000 Hz. Blood samples were collected from each patient for analysis of mutations in nuclear and mitochondrial genes related to non-syndromic sensorineural hearing loss. RESULTS: It was observed a greater tendency to noise exposure and consumption of alcohol in the Case Group. The statistically significant symptoms between the groups were tinnitus and hearing difficulty in several situations as: silent environment, telephone, television, sound location and in church. All the individuals of Case Group presented sensorineural and bilateral hearing loss. The symmetry and progression of the hearing impairment were also statistically significant between the groups. No genetic mutations were identified. CONCLUSION: The most reported symptoms were communication difficulties and tinnitus. The predominant auditory characteristics included sensorineural, bilateral, progressive and symmetrical hearing loss. It was not evidenced a relationship between sensorineural hearing loss in elderly and genes considered responsible for non-syndromic hearing loss as no genetic mutation was found in this study.
  • Aspectos do sistema estomatognático pré e pós-adenotonsilectomia Artigos Originais

    Andrade-Balieiro, Fernanda Bastos de; Azevedo, Renata; Chiari, Brasília Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar os aspectos fonoaudiológicos do sistema estomatognático, incluindo as estruturas fonoarticulatórias (lábios, língua e palato mole) e as funções de deglutição, respiração, fala e fonação (qualidade vocal e ressonância), pré e pós adenotonsilectomia. MÉTODOS: Participaram 22 crianças, 17 do gênero masculino e cinco do gênero feminino, na faixa etária entre 5 e 10 anos. Todas apresentavam hipertrofia de tonsilas palatina e faríngea com indicação cirúrgica de adenotonsilectomia e nenhuma delas havia passado por fonoterapia prévia. A avaliação fonoaudiológica foi realizada no período pré-operatório e entre um e seis meses após a adenotonsilectomia e constou de avaliação das estruturas (lábios, língua e palato mole), das funções de deglutição (líquido), respiração (modo), fala e fonação (qualidade vocal e ressonância). Para avaliar a qualidade vocal e a ressonância, participaram 15 sujeitos com avaliação pós-operatória realizada no período de um a dois meses. RESULTADOS: Houve diferença quanto ao modo respiratório nasal, postura de lábios ocluídos em repouso, tônus de língua alterado, mobilidade adequada de palato mole, postura de língua alterada na deglutição de líquido, e ausência do mecanismo compensatório de interposição de lábios na deglutição. Houve redução na frequência dos processos de distorção. Em relação à fonação, foi observada discreta melhora na qualidade vocal e ressonância. CONCLUSÃO: Após a adenotonsilectomia algumas estruturas e funções podem se readaptar ou apresentar melhora espontaneamente. No entanto, foi necessário encaminhar a maioria das crianças para o atendimento fonoaudiológico na busca da readaptação das estruturas estomatognáticas e funções avaliadas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the speech therapy aspects of the stomatognathic system, including phonoarticulatory structures (lips, tongue, and soft palate) and swallowing, respiratory, speech, and phonation (vocal quality and resonance) functions, before and after undergoing adenotonsillectomy. METHODS: The study included 22 children, 17 males and 5 females, aged between 5 and 10 years, suffering from hypertrophy of palatine and adenoid tonsils, with surgical indication for adenotonsillectomy and with no previous speech therapy. The speech-language pathology evaluation was performed before surgery and during the period between 1 and 6 months after adenotonsillectomy. It consisted of an evaluation of structures (lips, tongue, and soft palate) and of swallowing (liquid), respiration (mode), speech, and phonation (voice quality and resonance) functions. To evaluate vocal quality and resonance, 15 participants with the postoperative evaluation carried out in a period from 1 to 2 months were considered. RESULTS: There were differences regarding nasal respiratory mode, lips closed at rest posture, changed tongue tonus, adequate mobility of the soft palate, changed tongue posture during liquid swallowing, and absence of interposition compensatory mechanism of lips in swallowing. Reduction in the frequency of distortion processes was also found. With regard to speech, little improvement in vocal quality and resonance was seen. CONCLUSION: Following adenotonsillectomy, some structures and functions can spontaneously readapt or improve. However, most children needed to be referred to speech therapy for readapting stomatognathic structures and the assessed functions.
  • Avaliação do respirador oral: uso do espelho de Glatzel e do peak nasal inspiratory flow Artigos Originais

    Melo, Danielle de Lima e; Santos, Roberta Viviane Moreira; Perilo, Tatiana Vargas de Castro; Becker, Helena Maria Gonçalves; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Comparar o uso do espelho de Glatzel e do peak nasal inspiratory flow na avaliação de indivíduos respiradores orais, bem como analisar a correlação dos dois instrumentos. MÉTODOS: Foram avaliadas 64 crianças, sendo 32 respiradoras orais e 32 respiradoras nasais, na faixa etária de 4 a 12 anos. Os respiradores orais, diagnosticados de acordo com equipe multiprofissional, foram subdivididos de acordo com a causa da obstrução. Foram utilizados o espelho de Glatzel e o peak nasal inspiratory flow nos dois grupos para avaliação da permeabilidade e fluxo aéreo nasal. Os dados foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: O espelho de Glatzel diferenciou o modo respiratório considerando-se os estratos gênero, faixa etária, peso, altura e índice de massa corporal da amostra. Entretanto, não foi capaz de dar indícios sobre a causa da respiração oral. Com o uso do peak nasal inspiratory flow, não foi possível diferenciar o modo respiratório e tampouco a causa da respiração oral. Na amostra pesquisada, não houve correlação entre os instrumentos utilizados. CONCLUSÃO: O espelho de Glatzel mostrou ser capaz de identificar indivíduos com e sem obstrução nasal, embora não tenha sido possível diferenciar os subgrupos de respiradores orais entre si com o uso do instrumento. Já o peak nasal inspiratory flow mostrou-se capaz de diferenciar apenas respiradores nasais de respiradores orais cirúrgicos. Foi encontrada baixa correlação entre os dois instrumentos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To compare the use of the Glatzel mirror and peak nasal inspiratory flow in the evaluation of mouth-breathing participants and to analyze the correlation between these instruments. METHODS: Sixty-four children were evaluated - 32 mouth breathers and 32 nasal breathers; the children were aged 4 to 12 years. The mouth breathers were subdivided according to the cause of obstruction by a multidisciplinary team. The Glatzel mirror and peak nasal inspiratory flow were used in both groups to evaluate patency and nasal airflow. Data were then subjected for statistical analysis. RESULTS: The Glatzel mirror allowed us to differentiate the breathing mode considering gender, age, weight, height, and body mass index, but it did not help in identifying the cause of mouth breathing. The peak nasal inspiratory flow did not allow differentiation of the breathing mode and identification of the cause of mouth breathing. In our sample, there was no correlation between the instruments used. CONCLUSION: The Glatzel mirror was reliable in identifying participants with and without nasal obstruction, although it was not possible to differentiate subgroups of mouth breathers using this instrument. The peak nasal inspiratory flow showed differences only between nasal breathers and surgical mouth breathers. Low correlation was found between these two instruments.
  • Validação do protocolo Perfil de Participação e Atividades Vocais no Brasil Artigos Originais

    Ricarte, Adriana; Oliveira, Gisele; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi desenvolver a versão brasileira do protocolo Vocal Activity and Participation Profile (VAPP) e demonstrar suas propriedades de medida para que ele possa ser utilizado como um instrumento de autoavaliação da qualidade de vida de pacientes brasileiros com queixas vocais. MÉTODOS: A tradução e validação foram realizadas seguindo as orientações do Scientific Advisory Committee of Medical Outcomes Trust. O instrumento foi aplicado em 50 pacientes, sendo 25 com queixa vocal e 25 sem queixa vocal. O instrumento foi submetido à adaptação linguística/cultural, validação, confiabilidade, reprodutibilidade e sensibilidade ao tratamento. O protocolo VAPP é composto por 28 questões distribuidas em cinco aspectos: autopercepção da intensidade do problema vocal, efeitos no trabalho, na comunicação diária, na comunicação social, e na emoção. Dois escores adicionais são inclusos: limitação das atividades (PLA) e restrição de participação (PRP). RESULTADOS: Os resultados mostraram que a versão em português do protocolo VAPP, que recebeu o nome de PPAV - Perfil de Participação e Atividade Vocais é válida, confiável e apresenta um nível aceitável de reprodutibilidade, adotando-se p<0,05. A resposta ao tratamento (sensibilidade) foi determinada por mudanças significativas entre os resultados pré e pós-tratamento (autopercepção da intensidade do problema vocal: 5,33/0,35; efeitos no trabalho: 12,40/1,93; efeitos na comunicação diária: 42,55/6,75; efeitos na comunicação social: 7,05/2,42; efeitos na emoção: 62,5/61,9; PLA: 33,3/2,81; PRP: 28,7/8,28). CONCLUSÃO: A versão brasileira do VAPP, o PPAV - Perfil de Participação e Atividade Vocais é válida, confiável e sensível à mudança, recebendo nome de Perfil de Participação e Atividades Vocais (PPAV). Portanto, o PPAV pode ser proposto como um instrumento útil para avaliar a qualidade de vida de pacientes disfônicos e resultados do tratamento.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The purpose of this study was to develop the Brazilian version of the Voice Activity and Participation Profile (VAPP) protocol and to demonstrate its measure properties so that it could be used as a self-evaluation instrument about the quality of life of Brazilian patients with vocal complaints. METHODS: The translation and validation were performed following the guidelines of the Scientific Advisory Committee of Medical Outcomes Trust. The instrument was administered to 50 patients, 25 with vocal complaint and 25 without it. The instrument was submitted to linguistic/cultural adaptation, validation, reliability, reproducibility, and responsiveness. The VAPP protocol is composed of 28 questions distributed into five aspects: self-perception of the vocal problem intensity, effects at work, effects at daily communication, effects at social communication, and effects at emotion. Two additional scores are included: limitation in activities (LA) and participation restriction (PR). RESULTS: The results showed that the Portuguese version of the VAPP protocol, called Perfil de Participação e Atividades Vocais (PPAV), is valid and reliable, presenting an acceptable reproducibility level, considering p<0.05. Responsiveness to treatment was determined by significant changes between results before and after treatment (self-awareness of the vocal problem intensity: 5.33/0.35, effects at work: 12.40/1.93, effects at daily communication: 42.55/6.75, effects at social communication: 7.05/2.42, effects at emotion: 62.5/61.9; LA: 33.3/2.81; PR: 28.7/8.28). CONCLUSION: The Brazilian version of the VAPP protocol is valid, reliable, and responsive to changes. Therefore, it can be proposed as a useful instrument to evaluate quality of life of dysphonic patients and the treatment outcomes.
  • Efeitos da cafeína na voz avaliados por medidas acústicas e aerodinâmicas em mulheres adultas Original Articles

    Franca, Maria Claudia; Simpson, Kenneth Oliver; Schuette, Allison

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Explorar o efeito da cafeína na voz, evidenciado por medidas acústicas e aerodinâmicas, visto que a cafeína é considerada um agente desidratador. MÉTODOS: As participantes desta investigação foram 58 mulheres entre 18 e 35 anos de idade, que reportaram produção de voz normal. As participantes se abstiveram da ingestão de cafeína por 24 horas e de alimentos sólidos e líquidos por 12 horas antes do teste. Elas foram incluídas aleatoriamente em grupos controle e experimental e individualmente testadas. Após a fase preliminar, as integrantes do grupo experimental ingeriram um tablete de 100 mg de cafeína; o grupo controle ingeriu placebo e seguiu protocolo idêntico ao do grupo experimental. Todas as participantes foram retestadas 30 minutos após a administração de cafeína ou placebo. RESULTADOS: Não houve identificação de diferenças nas medidas em questão. CONCLUSÃO: Esses resultados sugerem que uma dose moderada (100 mg) de cafeína pode não ter impacto na acústica e aerodinâmica vocais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To explore the effect of caffeine on voice, as evidenced by acoustic and aerodynamic measures, based on the fact that caffeine is considered to be a systemic dehydrating agent. METHODS: The participants in this investigation were 58 females ranging in age from 18 to 35 years, who self-reported normal vocal production. The participants abstained from caffeine ingestion for 24 hours and from ingesting foods and liquids for 12 hours prior to the test. They were randomly assigned to one of two groups, control and experimental, and were individually tested. After the preliminary phase, participants in the experimental group ingested a 100 mg caffeine tablet; participants in the control group ingested placebo, and followed the same protocol as the experimental group. All participants were retested 30 minutes after ingesting caffeine or placebo. RESULTS: Differences were not identified in any of the acoustic or aerodynamic measures across both groups. CONCLUSION: These results suggest that a conservative (100 mg) dosage of caffeine may not have an impact on vocal acoustics and aerodynamics.
  • Análise da ortografia de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a partir de ditado de palavras Artigos Originais

    Santos, Maria Thereza Mazorra dos; Befi-Lopes, Debora Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar a ortografia de alunos de escolas públicas e particulares e apresentar ferramenta de ditado de palavras de fácil aplicação para o contexto clínico e educacional. MÉTODOS: Participaram deste estudo 82 alunos de 4º ano do Ensino Fundamental da Grande São Paulo, de 9 a 10 anos. O ditado consistiu de dez palavras de alta frequência (PAF), dez de baixa frequência (PBF) e dez pseudopalavras (PP), a partir do qual se analisou a tipologia e o número de erros ortográficos. Foi realizada análise estatística dos resultados e para comparar os números médios de erros entre as PAF, PBF e PP, utilizou-se a Análise de Variância e o método de comparações múltiplas de Tukey (p<0,05). Pela técnica de Análise de Agrupamentos formou-se grupos homogêneos de acordo com seu desempenho. RESULTADOS: As análises Indicaram que o número médio de erros nas PBF é maior que nas PAF (p=0,000) e que nas PP (p=0,000); o número de erros nas PAF é menor que nas PP (p=0,009). Maior número de erros ocorreu nos tipos "Outros", "Generalização de Regra", "Omissão", "Surdas-Sonoras" e "Acréscimo". Não houve erros do tipo "Ão-Am" em nenhuma das palavras e de "Junção-Separação" nas PAF. CONCLUSÃO: Erros fazem parte do processo de aprendizagem da escrita. Os alunos podem apresentar alguma variabilidade no domínio da ortografia, para tanto devem ser estimulados a analisar palavras em seus aspectos fonológicos, morfológicos e semânticos. A análise a partir dos tipos de erros não é suficiente para pensar a intervenção. É necessário que se compreenda as estratégias que a criança utiliza para escrever.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The purpose of this study was to establish a profile of the spelling patterns studied in students from public and private schools and to describe a word spelling task for clinical and educational settings. METHODS: Eighty-two fourth grade students belonging to the elementary school of public and private schools in São Paulo, ranging in age from nine to ten years, took part in this study. The spelling task consisted of a list of ten high frequency words (HFW), ten low frequency words (LFW), and ten pseudowords (PW), in which the typology and number of spelling errors were described. To compare the average number of mistakes on the HFWs, LFWs, and PWs, we used an analysis of variance and Tukey's multiple comparisons (p<0.05). Using a cluster analysis, homogeneous groups were formed based on their performance. RESULTS: Results indicated that the average number of mistakes in the LFWs was higher than in the HFWs (p=0.000) and PWs (p=0.000), and the number of mistakes in the HFWs was lower than in the PWs (p=0.009). The highest number of mistakes was found in the following categories: "others", "rule generalization", "omission", "voiced-voiceless", and "addition". There were no mistakes of the type "ão-am" and "blend-separation" in the HFWs. CONCLUSION: Spelling errors are a part of the process of learning to write, and students can show some variance in spelling performance. Furthermore, students need to be stimulated to analyze words and their aspects of phonology, morphology, and semantics. An analysis from the types of errors is not enough to plan intervention programs, but instead is necessary to understand the strategies that the child uses to write.
  • Utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes Artigos Originais

    Limongi, Suelly Cecilia Olivan; Oliveira, Emilia de Faria; Ienne, Livia Maria; Andrade, Rosangela Viana; Carvalho, Angela Maria de Amorim

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down e comparar esse uso em situações de interação com o terapeuta e com a mãe. MÉTODOS: Participaram 21 crianças com idades entre 5 e 11 anos, divididas em 3 grupos igualitários com base nas idades cronológica e mental, a partir da aplicação do Primary Test of Nonverbal Intelligence. A coleta de fala foi feita a partir de situações de interação livre, gravadas em vídeo por período de 30 minutos e transcritas em protocolo específico, sendo utilizados os primeiros 100 enunciados, a partir dos 5 minutos iniciais. O tempo de intervalo entre cada situação foi de 7 a 15 dias. A análise estatística utilizou o teste-t pareado e a análise de variância (ANOVA). Foi adotado o valor de significância de 5%. RESULTADOS: Foram produzidos mais verbos do que substantivos nas duas situações de interação, sendo mais verbos e substantivos com o terapeuta do que com a mãe. A comparação entre os grupos na interação com o terapeuta mostrou diferença tanto para substantivos quanto para verbos e, com a mãe, apenas tendência à diferença para os verbos. CONCLUSÃO: Os dados apontam para crescente desenvolvimento no uso de substantivos e de verbos de acordo com o aumento da idade. Houve maior utilização de verbos que de substantivos, principalmente na situação de interação com o terapeuta.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the use of nouns and verbs by children with Down syndrome and to compare this use between conditions of interaction with the mother and the Speech-language pathologist (SLP). METHODS: Participants were 21 children aged between 5 and 11 years, divided into three groups, according to chronological and mental age as established by the results of the Primary Tests of Nonverbal Intelligence. The speech sample was obtained through free interaction situations that were videotaped during session of 30 minutes and transcribed in specific protocols. The first 100 utterances from the first five minutes were used. The interval between each situation ranged from 7 to 15 days. T-test and analysis of variance were used for statistical analysis and the significance level adopted was of 5%. RESULTS: More verbs than nouns were used in both conditions; however, a higher number of nouns were observed during the interaction with the SLP. The between-group comparison in the interaction with the SLP shows significant differences for verbs and nouns, but during the interaction with the mother, there was tendency for difference only for the verbs. CONCLUSION: The data indicate the growing development on using of nouns and verbs according to the increase of age. There was a higher use of verbs when compared with nouns mainly in the condition of interaction with the SLP.
  • A relação entre regressão da linguagem e desenvolvimento sociocomunicativo de crianças com transtorno do espectro do autismo Artigos Originais

    Backes, Bárbara; Zanon, Regina Basso; Bosa, Cleonice Alves

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar a relação entre a ocorrência de regressão da linguagem e o desenvolvimento sociocomunicativo posterior de crianças pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). MÉTODOS: Participaram do estudo 30 crianças com TEA, divididas em dois grupos: com (n=6) e sem regressão da linguagem (n=24). A regressão da linguagem foi avaliada com base na Autism Diagnostic Interview-Revised e o desenvolvimento sociocomunicativo a partir do Autism Diagnostic Observation Schedule. RESULTADOS: Das 30 crianças que preencheram os critérios para participação neste estudo, seis (20%) apresentaram regressão das habilidades de linguagem oral, com uma média de idade de 25 meses no início da perda. No que se refere ao desenvolvimento sociocomunicativo, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas, entre os grupos com e sem regressão da linguagem. CONCLUSÃO: Os resultados desta pesquisa parecem não confirmar a relação entre a ocorrência de regressão da linguagem e o comprometimento posterior do desenvolvimento sociocomunicativo de crianças com TEA.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the relationship between language regression and the subsequent social-communicative development of preschool children with Autism Spectrum Disorder (ASD). METHODS: Thirty children with ASD participated in the study and were divided into two groups: with (n= 6) and without (n= 24) language regression. Language regression was assessed by the Autism Diagnostic Interview-Revised and the social-communicative development was measured by the Autism Diagnostic Observation Schedule. RESULTS: Of the 30 children who met the criteria for participation in this study, six (20%) had regression of oral language skills, with a mean age of onset of 25 months. There were no statistical significant differences in the social-communicative development between the groups with and without language regression. CONCLUSION: The findings of this research do not seem to confirm the relationship between the occurrence of language regression and the subsequent impairment on social-communicative development of children with ASD.
  • Análise comparativa do desempenho em leitura e escrita de crianças expostas e não expostas a níveis elevados de pressão sonora Artigos Originais

    Santos, Juliana Feitosa dos; Souza, Ana Paula Ramos de; Seligman, Lilian

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as possíveis relações entre níveis de pressão sonora elevados em sala de aula e o desempenho no uso das rotas lexical e fonológica na leitura e escrita. MÉTODOS: estudo quantitativo e exploratório. Medições acústicas por meio de dosímetro; inspeção visual do conduto auditivo externo; audiometria tonal e vocal; imitanciometria; instrumento de leitura e escrita de palavras isoladas. Foram utilizados o teste não paramétrico do χ² e teste exato de Fisher para análise de dados. Com base nos resultados das mensurações acústicas em quatro escolas de Santa Maria, foi possível dividir a amostra de 87 crianças do 3º e 4º anos do ensino fundamental, na faixa etária de 8 a 10 anos, em 2 grupos. O 1º grupo foi composto de crianças expostas a intensidades de som superior a níveis de 80 dB(A) (Grupo estudo) e o 2º grupo, com crianças expostas a níveis menores que 80 dB(A) (Grupo controle). RESULTADOS: maior prevalência de acertos nas pseudopalavras na leitura e escrita; na leitura de palavras irregulares e efeito de frequência; predomínio de acertos nas palavras irregulares na escrita para o Grupo controle. Para o Grupo estudo, maior número de erros de tipo neologismo na leitura e escrita, principalmente na escrita de pseudopalavras e efeito de extensão; menor número de erros de tipo lexicalização e paragrafias verbais na escrita. CONCLUSÃO: na avaliação das habilidades de leitura e escrita, considerando-se as rotas fonológica e lexical, as crianças do Grupo estudo, expostas a altos níveis de ruído, obtiveram pior desempenho no uso das rotas, tanto na leitura quanto na escrita.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the possible relationships between high sound pressure levels in the classroom and performance in the use of lexical and phonological routes in reading and writing. METHODS: This consisted on a quantitative and exploratory study. The following measures were carried out: acoustic measurement, using the dosimeter, visual inspection of the external auditory canal, tonal audiometry thresholds, speech recognition tests and acoustic immittance; instrument for evaluation of reading and writing of isolated words. The non-parametric χ² test and Fisher's exact test were used for data analysis. The results of acoustic measurements in 4 schools in Santa Maria divided the sample of 87 children of third and fourth years of primary school, aged 8 to 10 years, in 2 groups. The 1st group was exposed to sound levels higher than 80 dB(A) (Study group) and the 2nd group at levels lower than 80 dB(A) (Control group). RESULTS: Higher prevalence of correct answers in reading and writing of nonwords, reading irregular words and frequency effect were observed. Predominance of correct answers in the writing of irregular words was observed in the Control group. For the Study group, a higher number of type errors neologism in reading and writing were observed, especially regarding the writing of nonwords and the extension effect; fewer errors of lexicalization type and verbal paragraphy in writing were observed. CONCLUSION: In assessing the reading and writing skills, children in the Study group exposed to high noise levels had poorer performance in the use of lexical and phonological routes, both in reading and in writing.
  • Análise do reconhecimento das figuras do Teste MT Beta-86 modificado para uma adaptação: descrição e discussão de aspectos metodológicos Artigos Originais

    Ishigaki, Ellen Cristina Siqueira Soares; Lobrigate, Nádia Laís; Fonseca, Rochele Paz; Parente, Maria Alice Mattos Pimenta; Ortiz, Karin Zazo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar o reconhecimento das figuras do Teste MT Beta-86 modificado, descrever e discutir aspectos metodológicos da adaptação desse instrumento de avaliação da linguagem. MÉTODOS: O estudo foi dividido em duas partes. Na primeira, participaram 61 indivíduos com escolaridade superior a 9 anos. Solicitou-se nomeação de 266 estímulos visuais e verificou-se a concordância da nomeação das figuras entre os participantes. Para a concordância de respostas, utilizou-se o teste de Cochran, com nível de significância de 5%. Em seguida, alguns estímulos visuais foram redesenhados, e as imagens foram substituídas. As imagens passaram pela segunda parte do estudo, da qual participaram 110 indivíduos divididos em 4 faixas de escolaridade (A: 1 a 4 anos; B: 5 a 8 anos; C: 9 a 11 anos e D: acima de 12 anos), de ambos os sexos e idades entre 18 e 75 anos. Foram considerados adequados para serem utilizados na avaliação de linguagem os estímulos com índice de concordância de, no mínimo, 70%. RESULTADOS: Na parte A do estudo, a partir do índice de concordância de nomeação das figuras, foram escolhidas as consideradas apropriadas para fazer parte do teste em sua versão em adaptação. A segunda parte demonstrou que todas as figuras selecionadas apresentaram concordância de resposta acima de 70%. CONCLUSÃO: Identificaram-se quais figuras do Teste MT Beta-86 modificado poderão continuar presentes na próxima versão do instrumento e, por meio da análise do baixo reconhecimento populacional, verificaram-se quais pranchas deverão ser substituídas e quais poderão compor a nova versão do teste.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The purpose of this study was to analyze the recognition of figures from the modified MT Beta-86 test for subsequent refinement and adaptation of this language assessment instrument. METHODS: This study was organized into two parts. The first part of the study involved 61 subjects with educational level higher than nine years. Naming of 266 visual stimuli was elicited and concordance among participants on figure naming was also determined. Concordance of responses was assessed using Cochrane's test at a 5% level of significance. Some visual stimuli were subsequently re-designed and images were replaced. The second part of this study involved the re-testing of the new images among 110 individuals ranging in age from 18 to 75 years of both genders, stratified into four educational bands (A: 1 - 4 years; B: 5 - 8 years; C: 9 - 11 years; and D: more than 12 years). Stimuli with concordance level of 70% or higher were considered adequate. RESULTS: In part A of the study, from the index of agreement of naming, the figures considered suitable for inclusion in the adapted version were selected. In part B, all the figures had a response concordance level over 70%. CONCLUSION: Figures in the Modified MT Beta-86 test suitable for retention in the new version of the instrument were identified. Analysis of low sample recognition was used to identify boards for replacement, and those for retention, in the new version of the test.
  • Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura Artigos Originais

    Fernandes, Fernanda Dreux Miranda; Amato, Cibelle Albuquerque de la Higuera

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática da literatura envolvendo as propostas de terapia baseada na análise de comportamento aplicada (ABA) dirigida a pessoas portadoras de distúrbios do espectro do autismo (DEA), contribuindo, dessa forma, para uma prática efetivamente baseada em evidências. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: As bases de dados Web of Science, Medline, SciELO e Lilacs foram consultadas para o levantamento das referências bibliográficas publicadas nos últimos cinco anos. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Foram selecionados os artigos publicados em periódicos com revisão por pares. Foram utilizados como critérios de exclusão o idioma, o tipo de artigo, o tema e os artigos repetidos. Essa seleção resultou em 52 artigos, que foram analisados na íntegra. ANÁLISE DOS DADOS: Foram consideradas as informações referentes a autor, periódico e data; título; tema e abordagem; casuística; critérios de inclusão e exclusão e conclusões. RESULTADOS: Os artigos abordam processos de intervenção, revisões de literatura, formação profissional e a contribuição dos pais no processo de intervenção. Apenas quatro artigos relatam a contribuição dos pais na aplicação dos princípios da ABA no ambiente doméstico. Os estudos sobre formação profissional enfatizam a valorização da formação especializada. A maioria das revisões de literatura conclui que os processos de intervenção são controversos, caros e dependentes de fatores externos. Embora artigos que relatam processos de intervenção envolvam 663 participantes, não é possível a realização de meta-análise devido à ausência de critérios de inclusão e caracterização comparáveis. CONCLUSÃO: Não há evidência suficiente para corroborar a preponderância da ABA sobre outras alternativas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: Systematic literature review about Applied Behavior Analysis (ABA) proposals directed towards persons with Autistic Spectrum Disorders aiming to contribute to a truly evidence-based practice. RESEARCH STRATEGY: References from the last five years were obtained from the Web of Science, Medline, SciELO and Lilacs databases. SELECTION CRITERIA: Papers published in peer-reviewed journals were selected. Exclusion criteria were language, type of paper, theme and repeated papers. This selection resulted in 52 articles that were completely analyzed. DATA ANALYSIS: Information regarding author, journal and date; title; theme and approach; casuistic; inclusion and exclusion criteria and conclusion was considered. RESULTS: The papers refer to intervention processes, literature reviews, professional education, and parents' contributions to the intervention programs. Only four papers report the parents' role in the use of ABA principles at home. Studies about Professional education emphasize the specialized education. Most of the literature review papers conclude that the intervention programs are controversial, expensive and dependent of external variables. Although the articles describing intervention processes include 663 participants, a meta-analysis is not possible due to the lack of comparable inclusion and characterization criteria. CONCLUSION: There is not enough evidence of ABA's preponderance over other alternatives.
  • Disfonia como principal queixa num quadro de miastenia grave: diagnóstico e fonoterapia Relato De Caso

    Nemr, Nair Kátia; Simões-Zenari, Marcia; Ferreira, Tainá Soares; Fernandes, Heloisa Regina; Mansur, Letícia Lessa

    Resumo em Português:

    Miastenia grave é uma doença autoimune que se manifesta por fraqueza e fadiga muscular progressivas. São frequentes os sintomas oculares e bulbares, dentre eles, a disfonia. Este artigo relata um caso de disfonia, cuja avaliação fonoaudiológica contribuiu com o diagnóstico de miastenia grave e seu tratamento. A paciente em questão procurou o atendimento fonoaudiológico com diagnóstico otorrinolaringológico de presbifonia. A avaliação perceptivo-auditiva e acústica da voz identificou alterações em respiração, fonte glótica e filtro/ressonância. Como alguns dados obtidos com a anamnese e observados nas provas vocais não se relacionavam diretamente com a presença de presbifonia, houve a necessidade de discussão do caso com o médico, quando ambos concluíram a necessidade de encaminhar a paciente para avaliação neurológica. O neurologista consultado levantou a hipótese diagnóstica de miastenia grave e solicitou exames. A paciente seguiu em acompanhamento fonoaudiológico e medicamentoso. Na reavaliação vocal, ocorrida cerca de dois meses após o início do tratamento, foi constatada melhora na qualidade vocal, com grande impacto na qualidade de vida. Este trabalho evidencia a importância da avaliação fonoaudiológica detalhada e da participação do fonoaudiólogo na equipe interdisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    Myasthenia gravis is an autoimmune disease, manifested by progressive muscular weakness and fatigue. There are frequent ocular and bulbar symptoms, among them, dysphonia. This article reports a case of dysphonia that contributed to the diagnosis of myasthenia gravis through a speech evaluation. The patient sought speech therapy with the ENT diagnosis of presbyphonia. The perceptual voice assessment and acoustic analysis pointed out respiration, glottal voice source and resonance affections. Considering that some of the data obtained from anamnesis and vocal assessments were not directly related to presbyphonia, the speech therapist discussed the case with the physician and they both concluded it was necessary to refer the patient to a neurological evaluation. The neurologist then raised the diagnostic hypotheses of myasthenia gravis and requested further examinations. The patient underwent speech therapy and drug treatment. A vocal reassessment, which occurred two months after the initial treatment, showed improvement in voice quality, with great impact on quality of life. This article shows the importance of detailed clinical speech evaluation and participation of a speech therapist in an interdisciplinary team.
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