Acessibilidade / Reportar erro
CoDAS, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

    Dreux, Fernanda; Behlau, Mara
  • Eficácia do programa de intervenção para dificuldades ortográficas Original Articles

    Sampaio, Maria Nobre; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Elaborar um procedimento de intervenção para as dificuldades ortográficas e verificar a eficácia do programa de intervenção em escolares com desempenho ortográfico inferior. MÉTODO: Foi elaborado um programa de intervenção para as dificuldades ortográficas segundo a semiologia dos erros. O programa foi composto por três módulos, totalizando 16 sessões. Participaram deste estudo 40 escolares do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental público da cidade de Marília (SP), de ambos os gêneros, na faixa de oito a 12 anos de idade, sendo distribuídos nos seguintes grupos: GI (20 escolares com desempenho ortográfico inferior) e GII (20 escolares com desempenho ortográfico superior). Em situação de pré e pós-testagem, todos os grupos foram submetidos à aplicação do Pró-Ortografia. RESULTADOS: Os resultados analisados estatisticamente evidenciaram que, de maneira geral, todos os grupos apresentaram médias de acertos que se tornaram superiores na pós-testagem, diminuindo os tipos de erros segundo a sua classificação semiológica, principalmente relacionada aos erros de ortografia natural. No entanto, os resultados também mostraram que os grupos submetidos à intervenção registraram melhor desempenho em relação aos não submetidos. CONCLUSÃO: O programa de intervenção elaborado foi eficaz uma vez que os grupos submetidos a ele apresentaram melhor desempenho nas provas ortográficas em relação aos não submetidos. Portanto, o programa de intervenção pode auxiliar profissionais da área da Saúde e da Educação a minimizar os problemas relacionados à ortografia, proporcionando aos escolares intervenção eficaz para o desenvolvimento do conhecimento ortográfico.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To develop an intervention procedure for spelling difficulties and to verify the effectiveness of the intervention program in students with lower spelling performance. METHOD: We developed an intervention program for spelling difficulties, according to the semiology of the errors. The program consisted of three modules totaling 16 sessions. The study included 40 students of the third to fifth grade of public elementary education of the city of Marilia (SP), of both genders, in aged of eight to 12 years old, being distributed in the following groups: GI (20 students with lower spelling performance) and GII (20 students with higher spelling performance). In situation of pre and post-testing, all groups were submitted to the Pro-Orthography. RESULTS: The results statistically analyzed showed that, in general, all groups had average of right that has higher in post-testing, reducing the types of errors second semiologycal classification, mainly related to natural spelling errors. However, the results also showed that the groups submitted to the intervention program showed better performance on spelling tests in relation to not submitted. CONCLUSION: The intervention program developed was effective once the groups submitted showed better performance on spelling tests in relation to not submitted. Therefore, the intervention program can help professionals in the Health and Education to minimize the problems related to spelling, giving students an intervention that is effective for the development of the spelling knowledge.
  • O desenvolvimento lexical de crianças com deficiência auditiva e fatores associados Original Articles

    Penna, Leticia Macedo; Lemos, Stela Maris Aguiar; Alves, Cláudia Regina Lindgren

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Estudar o desenvolvimento lexical de crianças com deficiência auditiva e analisar sua associação com aspectos assistenciais, características psicossociais da criança e socioeconômicas das famílias. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado em um Serviço de Atenção à Saúde Auditiva. Foram avaliadas 110 crianças com perda auditiva de grau leve a profundo, na idade de 6 a 10 anos de idade, usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Todas as crianças foram submetidas a testes de linguagem oral e escrita e de discriminação auditiva. Os responsáveis pelas crianças responderam a um questionário estruturado para levantamento dos dados da história pregressa e socioeconômicos, aos questionários sobre os recursos do ambiente familiar (RAF) e sobre capacidades e dificuldades dos comportamentos sociais (SDQ). Foi realizada análise multivariada pela técnica de regressão logística, sendo o modelo inicial composto pelas variáveis com valor p<0,20 na análise univariada. No modelo final, adotou-se nível de significância de 5%. RESULTADOS: O modelo final da análise multivariada mostrou associação entre o desempenho na prova de vocabulário e o resultado do teste de discriminação fonêmica (OR=0,81; IC95% 0,73-0,89). CONCLUSÃO: O resultado reforça a importância da estimulação do processamento auditivo, principalmente da habilidade de discriminação fonêmica, durante todo o processo de reabilitação da criança com deficiência auditiva. Essa estimulação poderá potencializar o desenvolvimento lexical e minimizar as dificuldades de metalinguagem e aprendizagem, frequentemente observadas nessas crianças.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: This study aimed at analyzing the association between the lexical development of children with hearing impairment and their psychosocial and socioeconomic characteristics and medical history. METHODS: An analytic transversal study was conducted in an Auditive Health Attention Service. One hundred and ten children from 6 to 10 years old using hearing aids and presenting hearing loss that ranged from light to deep levels were evaluated. All children were subjected to oral, written language and auditory perception tests. Parents answered a structured questionnaire to collect data from their medical history and socioeconomic status, and questionnaires about the features of the family environment and psychosocial characteristics. Multivariate analysis was performed by logistic regression, being the initial model composed by variables with p<0,20 in the univariate analysis. In the final model, we adopted a significance level of 5%. RESULTS: The final model of the multivariate analysis showed an association between the performance on the vocabulary test and the results of phonemic discrimination test (OR=0.81; 95%CI 0.73-0.89). CONCLUSION: The results show the importance of stimulating the auditory processing, particularly the phonemic discrimination skill, throughout the rehabilitation process of children with hearing impairment. This stimulation can enhance lexical development and minimize the metalanguage and learning difficulties often observed in these children.
  • Extensão média do enunciado em crianças brasileiras: estudo comparativo entre síndrome de Down, distúrbio específico de linguagem e desenvolvimento típico de linguagem Original Articles

    Carvalho, Angela Maria de Amorim; Befi-Lopes, Debora Maria; Limongi, Suelly Cecília Olivan

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Descrever o desempenho linguístico de crianças com síndrome de Down falantes do Português Brasileiro por meio da análise da Extensão Média do Enunciado, comparar esse desempenho ao de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem e com Desenvolvimento Típico e verificar se as crianças com síndrome de Down apresentam atrasos ou desvios do desenvolvimento linguístico. MÉTODO: Participaram do estudo 25 crianças com síndrome de Down (grupo pesquisa), pareadas pela idade mental ao grupo controle de crianças com desenvolvimento típico e ao grupo controle de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem. Os participantes foram divididos em subgrupos de acordo com a faixa etária (três, quatro e cinco anos). Foram colhidas amostras de fala do grupo pesquisa e realizadas análises por meio da Extensão Média do Enunciado medida em morfemas e em palavras. RESULTADOS: Observaram-se diferenças de desempenhos entre o grupo pesquisa e os grupos controle, sendo que o primeiro apresentou valores de Extensão Média do Enunciado inferiores em todas as faixas etárias, o que caracteriza o atraso do desenvolvimento gramatical e linguístico geral. CONCLUSÃO: A descrição das habilidades linguísticas de crianças com síndrome de Down falantes do Português Brasileiro apontou para déficits gramaticais importantes, principalmente no que se refere ao uso de palavras funcionais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To describe the linguistic performance of Brazilian Portuguese-speaking children with Down syndrome by analyzing their Mean Length Utterance; to compare their performance to that of children with Specific Language Impairment and Typical Development; and to verify whether children with Down syndrome present developmental language delay or disorder. METHOD: Participants were 25 children with Down syndrome (Research Group), matched by mental age to a Control Group of typically developing children, and to a Control Group of children with Specific Language Impairment. Participants were divided into subgroups, according to age range (three, four and five years). Speech samples were collected for the Research Group, and the Mean Length Utterance was analyzed for morphemes and words. RESULTS: Differences were observed between the performance of the Research Group and both Control Groups, and the former presented inferior Mean Length Utterance values for all age ranges, characterizing a delay in grammar and general language development. CONCLUSION: The description of the linguistic abilities of Brazilian Portuguese-speaking children with Down syndrome indicated important grammatical deficits, especially regarding the use of functional words.
  • Comparação entre os resultados dos protocolos DAADD e ABC de crianças incluídas nos Distúrbios do Espectro do Autismo Original Articles

    Barbosa, Milene Rossi Pereira; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a existência de comportamentos característicos de diferentes quadros incluídos nos Distúrbios do Espectro do Autismo identificados segundo o Differential Assessment of Autism and Other Developmental Disorders (DAADD) e a Autism Behavior Checklist (ABC). MÉTODO: Participaram desta pesquisa 45 indivíduos autistas e suas respectivas terapeutas. Todas as terapeutas são fonoaudiólogas pós-graduandas e atendiam os sujeitos há pelo menos um ano, tempo considerado suficiente para fornecer as informações solicitadas pelo DAADD. Ele é composto por três protocolos especificamente dirigidos a crianças entre dois e quatro anos de idade, quatro e seis anos, e seis e oito anos, o mesmo critério usado para dividir os grupos da pesquisa em G1, G2 e G3, respectivamente. Os dados referentes à ABC foram retirados dos protocolos dos sujeitos, registrados no acervo do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro do Autismo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, uma vez que ele é regularmente aplicado a todos os pacientes durante o processo de avaliação anual. RESULTADOS: As respostas do DAADD, por área, se aproximam das respostas do ABC, também por área. Os dados evidenciam que, conforme a idade aumenta, é mais fácil identificar o diagnóstico pelo DAADD. Apesar de não haver diferença estatisticamente significativa, a grande ocorrência do diagnóstico de SR obtida no DAADD associou-se à alta probabilidade no ABC para o G1. Conforme aumenta a idade, essa prevalência diminui, sendo o autismo mais prevalente no item alta probabilidade tanto para o G2 quanto para o G3. CONCLUSÃO: Apesar de os protocolos serem mais concordantes conforme aumentam as idades, por faixa etária, o DAADD se mostra mais sensível, enquanto o ABC é mais específico apenas para as crianças mais velhas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify if there are characteristic behaviors of the different diagnosis included in the autism spectrum according to the Differential Assessment of Autism and Other Developmental Disorders (DAADD) and to the Autism Behavior Checklist (ABC). METHOD: Participants were 45 individuals and their respective speech-language therapists. All therapists are graduate students working with the children for at least 1 year. This time was considered sufficient to the therapists to have the information required by the DAADD questionnaire. It is comprised by 3 protocols specifically designed to children with 2 to 4 years, 4 to 6 years and 6 to 8 years, the same criteria used to separate the research groups, G1, G2 and G3, respectively. Data referring to the ABC were retrieved from the subject's files at the Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro do Autismo (Research Laboratory on Language Disorders in the Autism Spectrum) of the School of Medicine, Universidade de São Paulo, where it is routinely applied during the annual assessment. RESULTS: Answers to the different areas of DAADD are similar to the different areas of ABC. These data show data the diagnosis by DAADD is easier in older children. Although there is no significant difference, the large occurrence of Rett's syndrome diagnosis according to the DAADD was associated to higher risk for autism according to the ABC in G1. With increasing age this tendency decreases and either in G2 and G3 Autism is the most frequent diagnosis. CONCLUSION: Although the results of both questionnaires tend to agree more with increasing age, the DAADD is more sensitive in the different ages while the ABC if more specific only to older children.
  • Habilidades do desenvolvimento global de crianças com paralisia cerebral usuárias de implante coclear: dois grupos experimentais Original Articles

    Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Santos, Maria Jaquelini Dias dos; Paiva, Cora Sofia Takaya; Silva, Leandra Tabanez do Nascimento

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar o desempenho motor grosso, motor fino-adaptativo, linguagem, pessoal-social e comportamentos comunicativos de crianças com paralisia cerebral (PC) usuárias de implante coclear (IC) e crianças com PC sem deficiência auditiva (DA), e compará-las com crianças com desenvolvimento típico de linguagem. MÉTODOS: Estudo prospectivo transversal de 12 crianças, idade média de 63 meses, distribuídas em dois grupos experimentais: G1 - quatro crianças com PC e IC; G2 - quatro crianças com PC sem DA; e G3 - quatro crianças do grupo controle. Seis crianças foram classificadas no nível II e duas no nível IV no Gross Motor Function Classification System (GMFCS). Foram utilizados o Teste de Screening do Desenvolvimento Denver-II (TSDD-II) e a Observação do Comportamento Comunicativo (OCC). RESULTADOS: G3 apresentou desempenho superior ao de G1 e de G2 em todas as avaliações. G2 foi superior a G1 em linguagem, comunicação, pessoal-social e motor fino-adaptativo, exceto na área motora grossa. Os aspectos de linguagem e comportamentos comunicativos foram inferiores nos dois grupos experimentais, especialmente no G1. As habilidades avaliadas na área pessoal-social não apresentaram diferenças entre os grupos. CONCLUSÃO: A limitação motora de G1 e G2 e a DA de G1 influenciaram o desenvolvimento nas áreas avaliadas, porém esses fatores não restringiram o desenvolvimento pessoal-social. A habilidade pessoal-social também esteve rebaixada para os grupos com PC, porém a diferença dessa função com G3 não foi significante. O IC proporcionou um canal de recepção da linguagem oral e interação social, o que o determina como uma ferramenta para a melhoria da qualidade de vida nessas crianças.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze gross motor, fine motor-adaptive, language, social function performance, and communicative behaviors among cochlear-implanted children with spastic cerebral palsy (CP) and children with CP without hearing loss (HL) and to compare them with children with normal development. METHODS: Prospective cross-sectional study involving 12 children with mean age of 63 months, distributed into two experimental groups: G1 - 4 children with CP and cochlear implant (CI) users and G2 - 4 children with CP without HL. A third group (G3) was the control group with four typically developing children. In the experimental groups, six children were classified in level II and two in level IV, using the Gross Motor Function Classification System. We used the Denver Developmental Screening Test II and the Communicative Behavior Observation (CBO). RESULTS: G3 showed better performance than G1 and G2 in all evaluations. G2 showed better results than G1 in language, communication, personal-social, and fine motor-adaptive areas, except in the gross motor area. Aspects of language and communicative behaviors were lower in both experimental groups, especially in G1. Skills related to personal-social area showed no differences among the groups. CONCLUSION: Motor impairment of G1 and G2 and HL in G1 affected the development in the assessed areas, but these factors did not restrict personal-social development. Children with CP did not achieve high development in social function; however, the difference with relation to G3 was not statically significant. The CI provided a channel for oral language reception and social interaction, which has a key role in determining the quality of life.
  • Emissões otoacústicas e biomarcadores do estresse oxidativo em escolares de região fumicultora Original Articles

    Kunst, Letícia Regina; Garcia, Michele Vargas; Machado, Alencar Kolinski; Barbisan, Fernanda; Silveira, Aron Ferreira da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a associação entre a amplitude das Emissões Otoacústicas Produto de Distorção (EOAPD) e biomarcadores do estresse oxidativo (EO) em escolares residentes de região fumicultora. MÉTODOS: Participaram do grupo estudo (GE) 21 escolares normo-ouvintes residentes de região fumicultora, e do grupo controle (GC), 25 escolares normo-ouvintes que não residiam na zona rural. O sistema auditivo foi avaliado por meio das EOAPD, e os biomarcadores do EO foram: Diclorofluoresceína diacetato (DCFH-DA) e teste de micronúcleos (MN). RESULTADOS: Os dois grupos apresentaram EOAPD presentes em ambas as orelhas. Detectou-se diferença significativa entre os grupos - na orelha direita, a frequência foi 4.000 Hz, e na esquerda, 2.000 Hz -, sendo a média de amplitude das EOAPD do GE menor que a do GC. Quanto às duas orelhas, o GE apresentou média inferior em todas as frequências, verificando-se diferença significativa em 2.000 e 4.000 Hz. Na média geral das EOAPD por orelha não foi observada diferença significativa. Na taxa de produção de radicais livres, a média do GE mostrou-se significativamente mais elevada que a do GC. Quanto à frequência de células alteradas no teste de MN, a média do GE também se apresentou significativamente mais elevada que a do GC. CONCLUSÃO: O GE apresentou nível de resposta das EOAPD menor em todas as frequências e índices elevados dos biomarcadores do EO, porém não foi verificada associação entre as avaliações.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the association between the amplitude of distortion-product otoacoustic emissions (DPOAE) and biomarkers of oxidative stress (OS) in resident students of the tobacco-producing region. METHODS: Participated in the study group (SG) 21 normal-hearing students from the tobacco-producing region, and in the control group (CG) 25 normal-hearing students who did not live in the countryside. The auditory system was assessed by DPOAE and the following biomarkers: dichlorofluorescein diacetate (DCFH-DA) and micronucleus test (MN). RESULTS: Both groups showed DPOAE present in both ears. Significant difference was detected between groups - in the right ear in the frequency of 4.000 Hz and in the left ear in the frequency of 2.000 Hz - with the mean amplitude of the DPOAE of the SG lower than the one found in the CG. Considering both ears, the SG presented lower mean across all frequencies and it was found a significant difference in the frequencies of 2.000 and 4.000 Hz. The overall mean of DPOAE, by ear, no significant differences were observed. In relation to the rate of production of free radicals, the mean of the SG was significantly higher than that of the mean of the CG. For the frequency of abnormal cells in the MN test, the mean of the SG was also considerate significantly higher than the mean of the CG. CONCLUSION: The SG showed a lower response level of DPOAE at all frequencies and high levels of biomarkers of EO, however there was no association between assessments.
  • Correlação dos achados do potencial evocado auditivo de estado estável e da avaliação auditiva comportamental em lactentes com perda auditiva sensorioneural Original Articles

    Farias, Vanessa Barcelos de; Sleifer, Pricila; Pauletti, Luciane Ferreira; Krimberg, Cristiane Fernandes Diehl

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Correlacionar os achados da audiometria infantil em campo livre com os limiares do Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (PEAEE) encontrados em lactentes de até 6 meses de idade com perda auditiva sensorioneural. MÉTODOS: Foram incluídos no estudo 19 lactentes, oito do gênero masculino e 11 do feminino, com idade mínima de 2 e máxima de 6 meses, que apresentaram perda auditiva sensorioneural. Foi realizada a pesquisa do PEAEE nas frequências de 500 e 2.000 Hz e realizada a audiometria em campo livre por meio da observação das respostas comportamentais frente a estímulos sonoros, nas mesmas frequências. RESULTADOS: Observamos correlação significativa entre os achados das duas testagens nas frequências de 500 e 2.000 Hz, sendo os valores de p=0,002 e p=0,013, respectivamente. Não houve diferença estatística entre orelhas (p=0,532) e gêneros (p=0,615). CONCLUSÃO: Concluímos que há correlação significativa entre os limiares do PEAEE e os achados obtidos na audiometria infantil em campo livre. Sendo assim, podemos afirmar que o PEAEE é um exame viável, capaz de predizer o grau e a configuração da perda auditiva em lactentes menores de 6 meses, podendo ser incluído na rotina clínica da avaliação audiológica infantil.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To correlate the findings of an open-field audiometry with the thresholds of steady-state auditory-evoked potentials (SSAEPs) found in infants of up to 6 months of age with sensorineural hearing loss. METHODS: This study included 19 infants with sensorineural hearing loss (8 males and 11 females), with minimum age of 2 months and maximum age of 6 months. The SSAEPs were assessed at 500 and 2000 Hz, and the audiometry was performed in open field through observation of behavioral responses to sound stimuli, at the same frequencies. RESULTS: We observed a significant correlation between the findings of both tests conducted at 500 and 2000 Hz, with p-values of 0.002 and 0.013, respectively. There was no statistical difference between ears (p=0.532) and genders (p=0.615). CONCLUSION: We conclude that there was a significant correlation between the SSAEP thresholds and the findings of the open-field audiometry. Therefore, we can affirm that the SSAEPs are a viable examination, able to predict the degree and configuration of hearing loss in infants of up to 6 months of age, and that they can be included in the clinical routine of hearing assessments conducted in children.
  • Associação entre presença de resíduos faríngeos e escape oral posterior e a ocorrência de penetração e aspiração no Acidente Vascular Encefálico Original Articles

    Santos, Rarissa Rúbia Dallaqua dos; Sales, André Vinicius Marcondes Natel; Cola, Paula Cristina; Ribeiro, Priscila Watson; Jorge, Adriana Gomes; Peres, Fernanda Matias; Dantas, Roberto Oliveira; Silva, Roberta Gonçalves da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Este estudo teve por objetivo verificar a associação entre a ocorrência de escape oral posterior e a presença de resíduos faríngeos com penetração laríngea e/ou aspiração laringotraqueal no acidente vascular encefálico (AVE). MÉTODOS: Estudo clínico transversal, retrospectivo e multicêntrico. Foram incluídos neste estudo 63 exames videofluoroscópicos de indivíduos pós-AVE isquêmico e disfagia orofaríngea do banco de dados dos serviços de três centros públicos de referência no atendimento do indivíduo disfágico, sendo 43 do gênero masculino e 20 do gênero feminino, faixa etária variando de 40 a 90 anos. Estes foram divididos em dois grupos. O Grupo I foi composto por exames de 35 indivíduos com presença de penetração e/ou aspiração laringotraqueal e o Grupo II, por exames de 28 indivíduos com ausência de penetração e/ou aspiração. Foram analisados exames de videofluoroscopia da deglutição para dividir os grupos e observou-se a presença de escape posterior e resíduos faríngeos. RESULTADOS: Não houve associação entre os grupos com o escape oral posterior (χ2=1,65; p=0,30; φ2=0,02), porém houve associação entre resíduos faríngeos (χ2=12,86; p=0,003; φ2=0,20) e os grupos. CONCLUSÃO: Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que há associação entre a presença de resíduos faríngeos com a ocorrência de penetração com aspiração laringotraqueal em indivíduos pós-AVE.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: This study aimed at showing association between the posterior oral spillage and pharyngeal residue with tracheal aspiration and/or laryngeal penetration in stroke. METHODS: Clinical cross-sectional retrospective multicenter study. The study included 63 videofluoroscopic tests of post-ischemic stroke individuals and oropharyngeal dysphagia data of the three reference centers providing care for patients with dysphagia (43 men and 20 women; age range: from 40 to 90 years). These individuals were divided into two groups. Group I consisted of 35 participants with the presence of penetration and/or laryngotracheal aspiration, and Group II consisted of 28 individuals with no penetration and/or aspiration. Videofluoroscopic swallowing test results were analyzed to divide the groups, and the presence of posterior oral spillage and pharyngeal residue was observed. RESULTS: No association was found between the groups with posterior oral spillage (χ2=1.65; p=0.30; φ2=0.02), but there was statistical difference for the association between pharyngeal residue (χ2=12.86; p=0.003; φ2=0.20) and the groups. CONCLUSION: There is an association between pharyngeal residue and penetration with tracheal aspiration in post-stroke individuals.
  • Evaluation of the force applied by the tongue and lip on the maxillary central incisor tooth Original Articles

    Valentim, Amanda Freitas; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes; Perilo, Tatiana Vargas de Castro; Berbert, Monalise Costa Batista; Motta, Andréa Rodrigues; Casas, Estevam Barbosa de Las

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To describe the development and testing of a system that measures forces exerted by the tongue and upper lip on a tooth during rest and during swallowing. METHODS: Twenty-eight subjects, aged 19-31 years (mean: 23.2 years) were submitted to measurement of forces exerted by the upper lip and tongue on the maxillary right central incisor tooth. Flexiforce resistive sensors were fixed on the labial and lingual surfaces of the tooth. They were connected to an amplifier circuit and a data acquisition board for processing and transmitting information to a computer. RESULTS: At rest, the tongue force on the tooth was 0.00±0.00 N and the lip force on tooth was 0.02±0.02 N. The difference between them was significant. During swallowing, the values were 0.31±0.38 N and 0.15±0.14 N, for the tongue and lip, respectively. This difference was not significant. CONCLUSION: At rest, the lip exerts a larger force than the tongue on the maxillary right central incisor tooth. During swallowing, there was no difference between lip and tongue force on the tooth.
  • Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva: um estudo avaliativo a partir da cobertura de serviços e procedimentos diagnósticos Original Articles

    Silva, Luciana Santos Gerosino da; Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira; Soares, Vânia Muniz Néquer

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva (PNASA) a partir da cobertura de serviços especializados e procedimentos diagnósticos em saúde auditiva no Brasil. MÉTODO: Estudo avaliativo com enfoque na cobertura de serviços especializados que oferecem procedimentos diagnósticos de média e alta complexidade por Região e no Brasil. Foram analisados dados do período 2004 a 2011 levantados a partir do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no ícone "Informações em saúde" e tabulados via software Tabwin. A seleção nesta plataforma foi direcionada a "procedimentos com finalidade diagnóstica", e a forma de organização selecionada foi "diagnóstico em otorrinolaringologia/fonoaudiologia" em média e alta complexidade. Foram realizados cálculos das estimativas de cobertura e evolução do número de procedimentos segundo as cinco macrorregiões brasileiras. RESULTADOS: Identificou-se aumento de 113% na cobertura de serviços e 61% no quantitativo de procedimentos de diagnóstico em saúde auditiva de média e alta complexidade em todo o país. A região Norte apresentou 78% de aumento no número de procedimentos, superior às demais regiões. No entanto, o Sudeste realiza proporcionalmente maior quantidade de procedimentos. Identificou-se aumento expressivo dos exames de emissões otoacústicas (EOA) para triagem auditiva, de estudos de EOA transitórias e produto de distorção, como também dos exames de reavaliação diagnóstico de deficiência auditiva em pacientes maiores de três anos. CONCLUSÃO: Houve incremento dos serviços e ações em atenção à saúde auditiva no Brasil desde a implantação da PNASA, porém persistem importantes desigualdades regionais na oferta de serviços.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To evaluate the National Policy on Hearing Health Care (PNASA) based on the coverage of specialized services and diagnostic procedures in hearing health care in Brazil. METHODS: This is an evaluation study focused on the coverage of specialized services that offer moderate- and high-complexity diagnostic procedures by region and in Brazil as a whole. We analyzed the data for the period of 2004-2011 collected from the Unified Health System's Informatics Department database (DATASUS), under the link "Information on health" and tabulated using the software Tabwin. While collecting data from this platform, we selected "procedures for diagnostic purposes", and the selected way of organization was "diagnoses in otorhinolaryngology/audiology" of moderate and high complexity. We estimated coverage and evolution of the number of procedures according to the country's five geographic macroregions. RESULTS: We identified an increase of 113% in service coverage and of 61% in the quantity of moderate- and high-complexity hearing health diagnostic procedures throughout the country. The northern region had an increase of 78% in the number of procedures, higher than all other regions. However, a proportionally larger number of procedures were performed in the southeast. We identified a significant increase in the number of examinations of otoacoustic emissions (OAE) for hearing triage, transient-evoked OAE and distortion product, as well as of diagnostic reassessments of hearing loss in patients older than 3 years. CONCLUSION: There has been an increase in services and actions in hearing health care in Brazil since PNASA was implemented, but regional inequalities in the distribution of these services still persist.
  • Contorno de língua dos sons /s/ e /∫/ em crianças com transtorno fonológico Brief Communication

    Wertzner, Haydée Fiszbein; Francisco, Danira Tavares; Pagan-Neves, Luciana de Oliveira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Descrever o contorno de língua na produção dos sons /s/ e /∫/ em três grupos de sujeitos com e sem transtorno fonológico. MÉTODOS: Os seis participantes foram separados em três grupos: Grupo 1 - duas crianças com desenvolvimento típico de fala e linguagem, Grupo 2 - duas crianças com transtorno fonológico apresentando processos fonológicos que não envolvessem a produção do /∫/ e Grupo 3 - duas crianças com transtorno fonológico apresentando processos fonológicos diversos e o de frontalização de palatal (as duas crianças produziam o /∫/ como /s/) com idade entre 5 e 8 anos, falantes do Português Brasileiro. As imagens do contorno da língua na produção dos sons-alvo inseridos nas palavras /'∫avi/ e /'sapu/ foram analisadas. Cada criança repetiu cinco vezes cada palavra-alvo. RESULTADOS: As crianças dos Grupos 1 e 2 apresentaram contorno de língua distinto para a produção do /s/ e do /∫/. Além disso, observou-se que a produção dessas crianças foi mais estável do que as do G3. A análise das imagens confirmou que a produção dos sons /s/ e /∫/ realizada pelas crianças do G3 foi indiferenciada. CONCLUSÃO: A análise das imagens ultrassonográficas feitas a partir da fala de crianças com transtorno fonológico foi eficaz para confirmar a análise perceptivo-auditiva feita pelo fonoaudiólogo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To describe the tongue shape for /s/ and /∫/ sounds in three different groups of children with and without speech sound disorder. METHODS: The six participants were divided into three groups: Group 1 - two typically developing children, Group 2 - two children with speech sound disorder presenting any other phonological processes but not the ones involving the production of the /∫/ and Group 3 - two children with speech sound disorder presenting any phonological processes associated to the presence of the phonological process of palatal fronting (these two children produced /∫/ as /s/) aged between 5 and 8 years old, all speakers of Brazilian Portuguese. The data were the words /'∫avi/ (key) and /'sapu/ (frog). Tongue contour was individually traced for the five productions of each target word. RESULTS: The analysis of the tongue contour pointed to evidences that both /s/ and /∫/ were produced using distinct tongue contours for G1 and G2. The production of these two groups was more stable than G3. The tongue contour for /s/ and /∫/ from the children in G3 was similar, indicating that their production was undifferentiated. CONCLUSION: The use of the ultrasound applied to the speech analysis was effective to confirm the perceptual analysis of the sound made ​​by the speech-language pathologist.
  • Cross-cultural adaptation of the Italian version of the Voice Activity Participation Profile Brief Communication

    Fava, Gaetano; Paolillo, Nico Paolo; Oliveira, Gisele; Behlau, Mara

    Resumo em Inglês:

    The Vocal Activity Participation Profile (VAPP), originally developed in English, is a self-assessment tool used to measure individuals' voice activity limitation and participation restriction. Based on the fact that the cultural/linguistic adaptation is an essential step of validating a protocol in another language, the purpose was to linguistically and culturally adapt the VAPP into Italian. The adaptation was performed in accordance to the Scientific Advisory Committee of the Medical Outcomes Trust. The translation was performed by one bilingual speech-language pathologist and by one bilingual interpreter, who knew about the purpose of this project. A bilingual English teacher, who had not participated in the previous step, performed the back translation. A committee composed by three speech-language pathologists specialized in voice and one laryngologist compared the forward and backward translations, to assess for any discrepancies. A final version was produced and called Profilo di Attività e Partecipazione Vocale (PAPV). A "not applicable" option was included to each item and was administered to 17 individuals with voice problems, six males and 11 females, aged between 21 to 55 years. All items were relevant, as no patients chose the "not applicable" option. However, four individuals, who had a lower educational level, did not fully understand the instructions of the opening statement. Therefore, the questionnaire was further reviewed and adjusted to clarify the information. Otherwise, no items were changed and/or deleted. The PAPV kept the same structure as the original version. The cultural equivalence of the Italian VAPP was demonstrated and entitled PAPV, whose validation is currently in process.
  • Fononcologia e novas tendências Letter To The Editor

    Nemr, Katia; Arakawa-Sugueno, Lica
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br