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CoDAS, Volume: 26, Número: 4, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

    Dreux, Fernanda; Behlau, Mara
  • Aquisição fonológica e lexical inicial e suas inter-relações Original Articles

    Wiethan, Fernanda Marafiga; Nóro, Letícia Arruda; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar possíveis inter-relações entre o desenvolvimento fonológico e lexical de crianças com idades entre 1 ano e 1 ano, 11 meses e 29 dias, matriculadas em escolas de educação infantil da rede pública municipal de Santa Maria (RS). MÉTODOS: A amostra foi composta por 18 crianças de ambos os sexos, com desenvolvimento típico de linguagem e idades entre 1 ano e 1 ano, 11 meses e 29 dias, divididas em três subgrupos etários. Foram realizadas filmagens da fala espontânea de cada sujeito e, após, realizou-se análise lexical quanto aos tipos dos itens lexicais produzidos e avaliação fonológica. Foram contabilizados o número de sons adquiridos e parcialmente adquiridos conjuntamente e considerados os 19 fonemas e os dois alofones do Português Brasileiro. Para análise estatística, foram utilizados os testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon, com nível de significância p<0,05. RESULTADOS: Quando comparadas as médias referentes aos fonemas adquiridos e média dos percentuais dos fonemas adquiridos e parcialmente adquiridos, houve diferença entre a primeira subfaixa e a segunda, e entre a primeira e a terceira subfaixa. Na comparação das médias dos itens lexicais produzidos entre as subfaixas etárias, pode-se observar novamente diferença entre a primeira subfaixa e a segunda, e entre a primeira e a terceira subfaixa. Na comparação entre o percentual de itens lexicais produzidos e fonemas adquiridos e parcialmente adquiridos em cada faixa etária, houve diferença apenas na subfaixa etária de 1 ano e 8 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, em que os fonemas se sobressaíram. CONCLUSÃO: Os domínios fonológico e lexical desenvolvem-se como um crescente e influenciam-se mutuamente, com pequena vantagem da fonologia.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: Verifying likely relationships between lexical and phonological development of children aged between 1 year to 1 year, 11 months and 29 days, who were enrolled in public kindergarten schools of Santa Maria (RS). METHODS: The sample consisted of 18 children of both genders, with typical language development and aged between 1 year to 1 year, 11 months and 29 days, separated in three age subgroups. Visual recordings of spontaneous speech of each child were collected and then lexical analysis regarding the types of the said lexical items and phonological assessment were performed. The number of sounds acquired and partially acquired were counted together, and the 19 sounds and two allophones of Brazilian Portuguese were considered. To the statistical analysis, the tests of Kruskal-Wallis and Wilcoxon were used, with significance level of p<0.05. RESULTS: When compared the means relating to the acquired sounds and mean of the acquired and partially acquired sounds percentages, there was difference between the first and the second age subgroup, and between the first and the third subgroup. In the comparison of the said lexical items means among the age subgroups, there was difference between the first and the second subgroup, and between the first and the third subgroup again. In the comparison between the said lexical items and acquired and partially acquired sounds in each age subgroup, there was difference only in the age subgroup of 1 year and 8 months to 1 year, 11 months and 29 days, in which the sounds highlighted. CONCLUSION: The phonological and lexical domains develop as a growing process and influence each other. The Phonology has a little advantage.
  • Trajetória de aquisição e desenvolvimento de fala de crianças autistas com e sem história de regressão autística Original Articles

    Tamanaha, Ana Carina; Machado, Gislaine Mara Guerra; Loebmann, Carla; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Comparar a trajetória de aquisição e desenvolvimento de fala de crianças autistas com e sem história de regressão autística. MÉTODOS: A amostra foi constituída por 64 crianças autistas, de três a dez anos, de ambos os gêneros, diagnosticadas por equipe multidisciplinar. Foram investigadas na anamnese: menção ou não ao episódio de regressão de fala relatada pelos pais; número de palavras produzidas num período mínimo de três meses anterior à detecção da regressão; menção ou não a episódio de regressão de comportamentos sociais concomitantes à parada na fala; e a produção verbal aos três anos de idade. Adotou-se nível de significância de 5%. RESULTADOS: Trinta e um por cento das crianças apresentaram menção à regressão. Destas, 100% também apresentaram perda de habilidades lúdicas e sociais. A média de palavras produzidas anteriormente à detecção de regressão foi cinco. Os grupos com e sem menção à regressão não diferiram quanto à trajetória de aquisição e desenvolvimento de fala. CONCLUSÕES: Foi possível comparar a trajetória de desenvolvimento de fala de crianças autistas com e sem história de regressão e verificar que as crianças acometidas por período de regressão autística não indicaram tendência de desfecho clínico mais positivo em relação à produção de fala.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To compare the trajectory of acquisition speech and development of autistic children with or without autistic regression. METHODS: The sample consisted of 64 children, aged 3-10 years, of both genders, diagnosed by a multidisciplinary team with autism. In the analysis were investigated during the interview: mention whether or not the episode regression speech reported by parents; number of words produced in a minimum period of three months prior to detection of regression; mention whether or not the episode regression social behaviors concomitant arrest in speech, verbal and production at three years of age. We adopted a significance level of 5% for statistical analysis. RESULTS: Thirty one percent of children had speech regression. These, 100% showed regression of social behaviors. Mean words produced before the detection regression were five. The groups did not show difference on the period of acquisition and development of speech. CONCLUSIONS: It was possible to compare the trajectory speech development of children with or without regression. And we did not find that the children affected by autistic regression period show more positive clinical outcome in relation to the production of speech.
  • Dificuldades de comunicação percebidas pelos pais de crianças com distúrbio do desenvolvimento Original Articles

    Sun, Ingrid Ya I; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: A inserção da criança no contexto sociocultural é de grande importância para a sua adaptação e bem-estar, e a família desempenha um papel primordial como mediadora desse processo, tornando as dificuldades familiares com a comunicação da criança com distúrbios de linguagem um importante aspecto a ser estudado para basear as orientações familiares frequentemente oferecidas a essa população. OBJETIVO: O presente estudo visou identificar e comparar as dificuldades na comunicação percebidas por pais de crianças com Síndrome de Down (SD), com Distúrbio do Espectro do Autismo (DEA) e com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). MÉTODOS: As informações foram colhidas a partir da aplicação de um questionário com 24 questões fechadas envolvendo a percepção dos pais a respeito da comunicação de seu(a) filho(a) e das dificuldades identificadas. Essas 24 questões foram divididas em quatro domínios: 1 - Dificuldades pessoais dos pais; 2 - Impressão dos pais sobre eles próprios em relação aos seus filhos; 3 - Impressões a respeito das atitudes dos outros em relação à criança e 4 - Impressão dos pais em relação aos seus filhos. Participaram desta pesquisa 60 pais, sendo 20 de crianças com SD, 20 de crianças com DEA e 20 de crianças com DEL; todos com idade entre 6 e 12 anos. RESULTADOS: Foi possível observar que houve diferença significativa entre o grupo de pais de crianças com DEA com SD e DEL nos domínios 2, 3 e 4. CONCLUSÃO: O questionário é efetivo para a identificação das dificuldades de comunicação das crianças portadoras de DEA a partir de dados colhidos com seus pais e/ou cuidadores, mas não para os outros distúrbios de desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: The child's inclusion in his/her social-cultural context is very important to his/her adaptation and well-being. The family has a major role as a facilitator of this process. Therefore the difficulties of these families in communicating with children with communication disorders are an important issue to be assessed in order to support orientations to families. PURPOSE: The present study aimed to identify and compare communication difficulties perceived by parents of children with Down Syndrome (DS), Autism Spectrum Disorders (ASD) and Specific Language Impairment (SLI). METHODS: Information was gathered with the use of a questionnaire with 24 questions regarding the perception of parents about their child communication disorders and the difficulties they identify. The questions were divided into four domains: 1 - Parents' personal difficulties; 2 - Parents' impression about themselves regarding their child; 3 - Parents' impressions about other persons' reactions to their child and 4 - Parents' impression about their child. Sixty parents were the subjects of this study: 20 had children with DS, 20 with SLI and 20 with ASD. All children had ages between 6 and 12 years. RESULTS: It was possible to observe that there was significant difference between the parents of ASD children with those of DS and SLI on the second, third and fourth domains. CONCLUSION: The questionnaire is effective to the identification of the communication disorders of ASD children based on their parents' reports but not to other developmental disorders.
  • Compreensão leitora nos últimos anos dos ciclos I e II do Ensino Fundamental Original Articles

    Chang, Eliane Mi; Avila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de escolares do Ciclo I e II do Ensino Fundamental (EF), em decodificação, compreensão leitora e habilidades subjacentes à leitura, e investigar correlações entre essas variáveis, na ausência e na presença de prejuízos da compreensão leitora, identificados pelos professores. MÉTODOS: Participaram 125 escolares do EF, agrupados segundo o Ciclo e a presença ou ausência de indicativos de prejuízos de compreensão leitora. Estabeleceram-se dois Grupos Controle (bons compreendedores de ambos os Ciclos) e dois Grupos Pesquisa (pobres compreendedores de ambos os Ciclos). Avaliaram-se: fluência e compreensão leitora; compreensão oral; memória fonológica de curto prazo e operacional; closura gramatical. Comparou-se (Teste de Mann-Whitney): em estudo intragrupo, os dois Grupos Controle e os dois Grupos Pesquisa; em estudo intergrupo, Controle e Pesquisa dos diferentes ciclos e Controle I e Pesquisa II. O coeficiente de Spearman investigou correlações entre as variáveis. RESULTADOS: Quanto à compreensão leitora, observou-se: melhor desempenho dos Controle em todas as tarefas, comparados aos respectivos Pesquisa; melhor desempenho do Controle II comparado ao Controle I. Os Pesquisa foram semelhantes na maioria das provas. Observaram-se correlações positivas entre a maioria das variáveis estudadas. CONCLUSÃO: Os Controle mostraram melhor desempenho em leitura, nos dois ciclos. Memória de trabalho e compreensão oral não diferenciaram escolares no Ciclo I, ao contrário do observado no Ciclo II. O Pesquisa II foi semelhante ou melhor que o Pesquisa I e semelhante ou pior que o Controle I. Habilidades subjacentes mostraram diferentes perfis de correlação com a capacidade de compreensão leitora, segundo o grupo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize students' performance in Cycle I and II of the Elementary School (EF), in decoding, reading comprehension and underlying skills of reading, and investigate correlations between these variables, in the absence and presence of reading comprehension deficits, identified by their teachers. METHODS: 125 students from ES were grouped according to Cycle and presence or absence of reading comprehension impairments. Two Control (good readers from both Cycles) and two Research groups (poor readers from both Cycles) were established. Assessment involved: fluency and reading comprehension; oral comprehension; working and short-term phonological memory; grammar closure. It was compared (Mann-Whitney test): in intragroup study, both Control and Research groups; in intergroup study, Control and Research from different cycles, and Control I and Research II. Spearman coefficient investigated correlations. RESULTS: Analyzing reading comprehension, we observed better performance of Control Groups in all tasks in comparison to the respective Research Groups, and better performance of Control II in comparison to Control I. Research Groups had similar results in most tests. Positive correlations have been observed between most of the variables. CONCLUSION: Students without reading comprehension impairments showed better performance in reading in both Cycles. Working memory and oral comprehension did not differentiate students with and without complaints in Cycle I, differently from what was observed in Cycle II. Research II presented similar or better performance than Research I and similar or worse performance than Control I. Underlying skills showed different profiles of correlation with reading comprehension capacity, according to the group.
  • Estudo maturacional da via auditiva em prematuros nascidos pequenos para a idade gestacional Original Articles

    Angrisani, Rosanna Giaffredo; Diniz, Edna Maria Albuquerque; Guinsburg, Ruth; Ferraro, Alexandre Archanjo; Azevedo, Marisa Frasson de; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Acompanhar a maturação da via auditiva em recém-nascidos prematuros pequenos para a idade gestacional (PIG), por meio do estudo das latências absolutas e interpicos do potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) nos primeiros seis meses de idade. MÉTODOS: Estudo transversal e longitudinal prospectivo multicêntrico, que avaliou 76 recém-nascidos, 35 PIG e 41 adequados para a idade gestacional (AIG), nascidos entre 27 e 36 semanas de gestação na primeira avaliação. O PEATE foi realizado em três momentos (período neonatal, três meses e seis meses). Retornaram para a segunda avaliação 29 PIG e 33 AIG (62 lactentes), entre 51 e 54 semanas (idade corrigida). Na terceira, retornaram 49 lactentes (23 PIG e 26 AIG), com faixa etária de 63 a 65 semanas (idade corrigida). Foi critério de inclusão a presença bilateral de emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente e curva timpanométrica normal. RESULTADOS: Verificou-se simetria interaural nos dois grupos. A comparação entre os dois grupos ao longo dos três períodos estudados não mostrou diferenças relevantes nos parâmetros do PEATE, exceto para as latências da onda III no período entre os três e seis meses. Quanto ao processo maturacional com tone burst 0,5 e 1 kHz, verificou-se que os grupos não se diferenciaram. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que, nos prematuros, o processo de maturação da via auditiva ocorre em tempo similar em PIG e AIG. Também sugerem que a prematuridade é um fator de maior relevância para a maturação da via auditiva que o fator peso ao nascer.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To follow up the maturation of the auditory pathway in preterm infants small for gestational age (SGA), through the study of absolute and interpeak latencies of auditory brainstem response (ABR) in the first six months of age. METHODS: This multicentric prospective cross-sectional and longitudinal study assessed 76 newborn infants, 35 SGA and 41 appropriate for gestational age (AGA), born between 33 and 36 weeks in the first evaluation. The ABR was carried out in three moments (neonatal period, three months and six months). Twenty-nine SGA and 33 AGA (62 infants), between 51 and 54 weeks (corrected age), returned for the second evaluation. In the third evaluation, 49 infants (23 SGA and 26 AGA), with age range from 63 to 65 weeks (corrected age), were assessed. The bilateral presence of Transient Evoked Otoacoustic Emissions and normal tympanogram were inclusion criteria. RESULTS: It was found interaural symmetry in both groups. The comparison between the two groups throughout the three periods studied showed no significant differences in the ABR parameters, except for the latencies of wave III in the period between three and six months. As for the maturation with tone burst 0.5 and 1 kHz, it was found that the groups did not differ. CONCLUSION: The findings suggest that, in the premature infants, the maturational process of the auditory pathway occurs in a similar rate for SGA and AGA. These results also suggest that prematurity is a more relevant factor for the maturation of the auditory pathway than birth weight.
  • Estudo eletrofisiológico longitudinal da via auditiva em crianças nascidas a termo e pequenas para a idade gestacional Original Articles

    Angrisani, Rosanna Giaffredo; Diniz, Edna Maria Albuquerque; Guinsburg, Ruth; Ferraro, Alexandre Archanjo; Azevedo, Marisa Frasson de; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Acompanhar a maturação da via auditiva de lactentes nascidos a termo pequenos para a idade gestacional, por meio do estudo das latências absolutas e interpicos do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) nos primeiros seis meses de vida. MÉTODOS: Estudo multicêntrico prospectivo longitudinal. PEATE realizado no período neonatal em 96 recém-nascidos, 49 pequenos para a idade gestacional (PIG) e 47 adequados para a idade gestacional (AIG). Destes, 77 lactentes (39 PIG e 38 AIG) retornaram para a segunda avaliação. Na terceira avaliação, retornaram 70 lactentes (35 PIG e 35 AIG). RESULTADOS: PIG e AIG não apresentaram diferenças significativas no período neonatal e aos três meses de vida. Aos seis meses, houve diferença estatística entre os grupos PIG e AIG para a onda III e interpico I-III. Latências das ondas do PEATE diminuíram mais rapidamente nos primeiros três meses que do terceiro para o sexto mês de vida para o grupo PIG. O grupo AIG mostrou diminuição progressiva da latência das ondas do PEATE durante os seis meses. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que a maturação da via auditiva nos PIG ocorre em ritmo diferente quando comparada aos AIG. Os PIG têm maturação mais rápida, especialmente nos três primeiros meses de vida; nas crianças AIG, esse processo ocorreu de modo constante e gradual ao longo dos seis meses estudados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To follow the maturation of the auditory pathway of infants born small for gestational age term, by studying absolute and interpeak latencies of Auditory Brainstem Response (ABR) in the first six months of life. METHODS: Multicentric prospective longitudinal study. The ABR was carried out in the neonatal period in 96 newborn infants, 49 small for gestational age (SGA) and 47 appropriate for gestational age (AGA). Of these, 77 infants (39 SGA and 38 AGA) returned for a second evaluation. In the third evaluation, 70 infants (35 SGA and 35 AGA) returned. RESULTS: SGA and AGA did not present significant differences in the neonatal period and at three months of life. However, at six months, there was statistical significant difference between SGA and AGA groups for the latencies of wave III and interpeak I-III. Latencies of ABR waves decreased more rapidly in the first three months than the third to the sixth month of life for the SGA. AGA group showed progressive decrease in latency of ABR waves during the six months. CONCLUSION: The findings suggest that, for SGA infants, the maturational process of the auditory pathway occurs in different rate when compared to AGA infants. The SGA infants have faster maturation especially at the first three months of life, while in infants AGA, this process occurred in a constant and gradual way throughout the six months studied.
  • Um novo paradigma para a avaliação do mascaramento temporal auditivo: estudo piloto Original Articles

    Filippini, Renata; Schochat, Eliane

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Determinar a viabilidade e aplicabilidade de um teste clínico do mascaramento temporal sucessor, com foco de análise nos intervalos interestímulos e não nos limiares de intensidade, como tradicionalmente realizado, propondo, assim, um novo paradigma para a avaliação do mascaramento temporal. MÉTODO: O teste contou com a apresentação de um tom alvo de 1.000 Hz seguido de um ruído mascarador de banda estreita (950-1.050 Hz), com intervalos entre os estímulos de 0, 10, 20, 50 e 100 ms. Os itens foram apresentados de forma monoaural em ambas as orelhas, com relação de intensidade entre o mascarador e o tom alvo variando entre -10, -20, -30 e -40 dB. Vinte universitários, sem queixas de audição ou de processamento auditivo, participaram deste estudo. RESULTADOS: Foi observada diminuição no desempenho médio de acordo com a diminuição do intervalo, independentemente da relação sinal-ruído. Observou-se também o indício de que pouco ou nenhum mascaramento ocorre para o intervalo de 100 ms, tornando-o inadequado para a avaliação do mascaramento temporal. O limiar de intervalo médio manteve-se abaixo de 27 ms para todas as intensidades avaliadas, e aumentou 9 ms a cada 10 dB de aumento na relação sinal-ruído. As melhores relações sinal-ruído para avaliação são -20 e -30 dB. CONCLUSÃO: O paradigma proposto neste estudo piloto provou-se factível, de fácil aplicação e confiável, mostrando-se compatível com resultados de pesquisas que fundamentam o estudo do mascaramento temporal. O tema merece outros estudos para aprofundar as análises aqui iniciadas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To determine the feasibility and applicability of a clinical backward masking test, focusing on the analysis of inter-stimuli interval, and not on the intensity thresholds as it has been traditionally done, thus proposing a new paradigm for temporal masking assessment. METHOD: The test consisted of the presentation of a target tone of 1.000 Hz followed by a broadband masking noise (950-1.050 Hz), with inter-stimuli interval of 0, 10, 20, 50 and 100 ms. The stimuli were presented monaurally to both ears, with intensity ratio between masker and target tone varying between -10, -20, -30 and -40 dB. Twenty undergraduate students, without hearing or auditory processing complaints, participated in this study. RESULTS: Regardless of the signal-to-noise ratio, we observed decrease of average performance according to the decrease of the interval between stimuli. We also observed the indication that little or no masking occurs at the 100 ms interval, suggesting this interval is unsuitable for temporal masking assessment. The average interval threshold was below 27 ms for all investigated intensities, and increased 9 ms with every increase of 10 dB at signal-to-noise ratio. The signal-to-noise ratios of -20 and -30 were the best ratios for the test application. CONCLUSION: The paradigm proposed in this pilot study proved to be feasible, easy to apply, and trustworthy, being compatible with other researches which are the foundation for the study of temporal masking. This theme deserves further studies, continuing the analysis initiated here.
  • Participação em sala de aula regular do aluno com deficiência auditiva: uso do Sistema de frequência modulada Original Articles

    Jacob, Regina Tangerino de Souza; Alves, Tacianne Kriscia Machado; Moret, Adriane Lima Mortari; Morettin, Marina; Santos, Larissa Germiniani dos; Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Traduzir e adaptar para o Português o questionário Classroom Participation Questionnaire (CPQ) e comparar a participação em sala de aula regular do aluno com deficiência auditiva com e sem o uso do Sistema de frequência modulada (FM). MÉTODOS: A tradução e adaptação do questionário CPQ incluiu tradução para o Português, adaptação linguística e revisão das equivalências gramatical e idiomática. O questionário foi aplicado em 15 crianças e adolescentes usuários de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e/ou implantes cocleares (IC), adaptados com Sistema de FM pessoal. RESULTADOS: A tradução do CPQ do Inglês para o Português resultou no instrumento "Questionário de participação em sala de aula" com o mesmo número de questões da versão original; quanto à adaptação linguística, não foi observada dificuldade na compreensão dos itens propostos na aplicação em alunos com deficiência auditiva. CONCLUSÃO: O instrumento CPQ foi traduzido e adaptado culturalmente para a população brasileira, sendo nomeado "Questionário de participação em sala de aula" na versão em Português. O estudo contribui para observação e acompanhamento da participação em sala de aula regular do aluno com deficiência auditiva usuário do Sistema de FM. De maneira geral, os alunos informaram maior confiança e participação em sala de aula com o uso do Sistema de FM.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: Translate and adapt to Portuguese the Classroom Participation Questionnaire (CPQ) and compare the participation in regular classroom of students with hearing impairment with and without the use of frequency modulation (FM) System. METHODS: The translation and adaptation of CPQ included the translation into Portuguese, linguistic adaptation and review of grammatical and idiomatic equivalences. The questionnaire was administered to 15 children and teenagers using hearing aids (HA) and/or cochlear implant (CI), fitted with personal FM System. RESULTS: The translation of the English CPQ into the Portuguese instrument resulted in the "Questionário de participação em sala de aula" with the same number of questions as the original version; regarding linguistic adaptation, no difficulty was observed in the understanding of the items proposed in the application for students with hearing loss. CONCLUSION: The CPQ instrument was translated and culturally adapted for the Brazilian population, being named "Questionário de participação em sala de aula" in the Portuguese version. The study contributes to observation and monitoring of participation in regular classroom of students with hearing impairment using FM System. In general, students reported increased confidence and participation in the classroom with the use of FM System.
  • Escolares nascidos com baixo peso inseridos no sistema de educação do Embu: formação de sentenças Original Articles

    Pessoa, Rebeca Rodrigues; Isotani, Selma Mie; Perissinoto, Jacy; Puccini, Rosana Fiorini

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar a construção frasal de escolares nascidos com baixo peso. MÉTODOS: Selecionados 413 escolares de Embu das Artes (SP). Aplicação do subteste Recriando Atos de Fala do Test of Language Competence. Analisou-se o número de palavras e o escore holístico. Faixa etária de 6 a 10 anos, ambos os sexos, baixo peso ao nascimento (<2.500 g) compondo Grupo Pesquisa (GP; n=238) e peso ao nascimento acima ou igual a 2.500 g compondo o Grupo Controle (GC; n=175). Excluídas as crianças com anomalias. Consideraram-se as respostas dos grupos e a associação das respostas com as variáveis peso ao nascimento, sexo, idade da criança e idade e escolaridade maternas, por meio dos testes t de Student, do χ2 e regressão linear. RESULTADOS: O GP obteve menor pontuação quanto ao número de palavras utilizadas e pior desempenho em itens que envolveram preposições com sentido de temporalidade e de local, com funções de advérbios. Não houve diferença entre os grupos quanto ao escore holístico. Constatou-se impacto positivo das variáveis peso ao nascimento (p=0,002), idade da criança, idade da mãe e escolaridade materna sobre a pontuação padrão do teste em ambos os grupos. CONCLUSÃO: O GP apresentou número menor de palavras quando comparado ao GC. Quanto mais alto o peso ao nascimento, maior a pontuação obtida. Evidenciou-se evolução relativa à idade nas habilidades morfossintáticas abordadas no estudo, e os fatores de proteção escolaridade e idade da mãe tiveram impacto positivo no desempenho da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize the construction of sentences in schoolchildren born with low weight. METHODS: We selected 413 students from Embu das Artes (SP), Brazil. Application of Recreating Speech Acts of Test of Language Competence sub-test. We analyzed the number of words and the holistic score. Age group of 6-10 years old, female/male, with low birth weight (<2,500 g) in Study Group (SG; n=238), and birth weight above or equal to 2,500 g composing the Control Group (CG; n=175). Children with anomalies were excluded. The both groups' responses were considered as well as the association of the responses with variables birth weight, gender, age of child and maternal age and education, through Student's t-test, χ2test and linear regression. RESULTS: The SG scored less on the total number of words and had worst performance in items that involved prepositions with a sense of temporality and place, with adverb functions. There was no difference between groups regarding the holistic score. It was found positive impact of the variables birth weight (p=0.002), age of child, age of mother and maternal education on standard test scores in both groups. CONCLUSION: The SG had fewer words compared to CG. The higher the birth weight, the higher the score test pattern. It was evident the age-related changes in morpho-syntactic skills addressed in the study, and protection factors mother's schooling and age had a positive impact on language performance.
  • Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Informatizado: usabilidade e validade Original Articles

    Felício, Cláudia Maria de; Folha, Gislaine Aparecida; Gaido, Alice Stahl; Dantas, Márcio de Mendonça Mancine; Azevedo-Marques, Paulo Mazzoncini de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Testar a usabilidade do protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE) Informatizado e analisar a validade do mesmo. MÉTODOS: Estudo dividido em três etapas: a primeira, produção da versão informatizada do AMIOFE. A segunda etapa consistiu na validação da interface do usuário, na qual 100 protocolos AMIOFE de um banco de dados, preenchidos em versão impressa, foram transferidos empregando o instrumento informatizado. Alterações necessárias no sistema ocorreram nessa etapa. Na terceira etapa, usabilidade da versão multimídia do protocolo AMIOFE, três avaliadoras transferiram os dados de outros 25 protocolos do banco de dados para a versão informatizada, sendo que o tempo para a transferência dos dados de cada protocolo foi computado e comparado entre os examinadores pelo teste ANOVA one-way. Além disso, essas avaliadoras analisaram a usabilidade do protocolo informatizado de acordo com os "Dez princípios de usabilidade Heurística", como descritos na literatura. RESULTADOS: O protocolo informatizado satisfez aos princípios de usabilidade heurística, de acordo com a avaliação das três avaliadoras fonoaudiólogas, e o tempo médio despendido pelas avaliadoras para a transposição dos dados de cada protocolo para o software variou de 3,1±0,75 a 3,83±0,91 minutos. CONCLUSÃO: O protocolo AMIOFE Informatizado é válido e teve sua usabilidade/funcionalidade confirmada.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To test the usability of Computerized Orofacial Myofunctional Evaluation (OMES) protocol and analyze its validity. METHODS: The study was divided into three stages: the first stage, production of the computerized version of OMES. The second stage was the validation of the user's interface, in which 100 OMES protocols of a database, filled in printed version, were transferred using the computerized instrument. Necessary changes to the system have occurred at this stage. In the third stage, usability of the OMES protocol in multimedia version, three evaluators transferred data from other 25 printed protocols from database for the computerized version, and the time to transfer the data of each protocol was computed and compared between examiners by one-way ANOVA. Moreover, these evaluators analyzed the usability of computerized protocol according to the "Ten principles of Heuristics usability" as described in the literature. RESULTS: The computerized protocol satisfied the principles of heuristics usability, according to the evaluation of the three Speech-Language Pathology evaluators, and the average time spent by the evaluators to transpose the data of each protocol to the software ranged from 3.1±0.75 to 3.83±0.91 minutes. CONCLUSION: The Computerized AMIOFE protocol is valid and had its usability/functionality confirmed.
  • Preschool Language Assessment Instrument, segunda edição, em crianças falantes do Português Brasileiro Brief Communication

    Lindau, Tâmara Andrade; Rossi, Natalia Freitas; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Apresentar um breve relato com os primeiros resultados da aplicação do Preschool Language Assessment Instrument, segunda edição, em falantes do Português Brasileiro (PB). MÉTODOS: Participaram deste estudo 300 crianças com desenvolvimento típico de linguagem, de ambos os gêneros, entre as faixas etárias de 3 a 5 anos e 11 meses, conforme propõe a versão original do teste. Após a tradução, a retrotradução e a adaptação da segunda edição do Preschool Language Assessment Instrument, foi realizada a aplicação para investigar as habilidades receptivas e expressivas da linguagem. RESULTADOS: Observou-se diferença significante entre as médias dos escores brutos dos três grupos tanto para a habilidade de linguagem "receptiva" quanto "expressiva", e tendência crescente dos escores em função da idade. CONCLUSÃO: Após análise, verificamos que a versão traduzida e adaptada para o PB permite avaliar e discriminar o desempenho de crianças em habilidades receptivas e expressivas da linguagem, segundo a faixa etária, assim como em sua versão original.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To present a brief report on the initial results of the application of Preschool Language Assessment Instrument, second edition, in Brazilian Portuguese-speaking children. METHODS: The study included 300 children with typical language development, from both genders, aged from 3 to 5 years and 11 months, as proposed by the original test version. After translation, back-translation, and adaptation of the second edition of the Preschool Language Assessment Instrument, the instrument was administered to investigate the receptive and expressive language skills. RESULTS: There was a significant difference between the average gross scores of the three groups for both "receptive" and "expressive" language skills, and a growing tendency of scores according to age. CONCLUSION: After analysis, we found that versions translated and adapted for Brazilian Portuguese speakers allow one to evaluate and discriminate the performance of children in receptive and expressive language skills, according to age group, as well as the original version.
  • Sintomas vocais e autoavaliação do desvio vocal em diferentes tipos de disfonia Brief Communication

    Moreti, Felipe; Zambon, Fabiana; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Identificar a relação entre o tipo de disfonia, o grau de desvio vocal autoavaliado e a presença de sintomas vocais em indivíduos adultos. MÉTODOS: Participaram do estudo 164 indivíduos de ambos os gêneros (58 homens e 106 mulheres, média de idade de 42,89 anos) com diagnóstico médico otorrinolaringológico de disfonia, divididos em três grupos, de acordo com o tipo de disfonia. Ao todo 87 indivíduos com disfonia funcional, 35 com disfonia organofuncional e 42 com disfonia orgânica responderam a versão validada para o Brasil da Voice Symptom Scale (VoiSS) (Escala de Sintomas Vocais - ESV), composta por 30 questões, com quatro escores: Limitação, Emocional, Físico e Total, e autoavaliaram suas vozes em excelente, muito boa, boa, razoável ou ruim. RESULTADOS: Houve diferenças na ESV de acordo com o tipo de disfonia para as médias dos resultados nos escores Limitação, Emocional e Total, o que não foi verificado no escore Físico. As médias dos resultados nos escores Limitação, Emocional e Total da ESV foram maiores nas disfonias orgânicas, seguidas pelas organofuncionais e pelas funcionais. Quanto pior a autoavaliação, maior o desvio nos escores Limitação, Emocional e Total da ESV. CONCLUSÕES: Indivíduos com disfonias orgânicas relataram maior percepção de sintomas vocais, seguidos pelos sujeitos com disfonias organofuncionais e com disfonias funcionais. De forma geral, os indivíduos disfônicos apresentaram sintomas vocais físicos independente do tipo da disfonia. Por fim, existem correlações diretas entre os escores Limitação, Emocional e Total da ESV com a autoavaliação vocal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To identify the relationship among the type of dysphonia, vocal deviation self-assessed and the presence of voice symptoms in adults. METHODS: One hundred sixty-four subjects of both genders (58 males and 106 females, mean age 42.89 years) diagnosis of dysphonia, divided into three groups according to the type of dysphonia: 87 individuals with functional dysphonia, 35 individuals with organofunctional dysphonia and 42 individuals with organic dysphonia, answered the Brazilian validated version of Voice Symptom Scale (VoiSS) (Escala de Sintomas Vocais - ESV), that consists of 30 questions with four scores: Impairment, Emotional, Physical and Total, and self-assessed their voices as excellent, very good, good, fair or poor. RESULTS: According to the dysphonia type, there were differences in ESVImpairment, Emotional and Total mean scores, which was not found in the Physical score. The Impairment, Emotional and Total mean scores were higher in organic dysphonia, followed by organofunctional dysphonia and finally functional dysphonia. When the vocal self-assessment is poor, the higher are the deviations in the Impairment, Emotional and Total ESV scores. CONCLUSIONS: Individuals with organic dysphonia reported higher perception of voice symptoms, followed by subjects with organofunctional dysphonia and finally individuals with functional dysphonia. In general, individuals with dysphonia presented physical voice symptoms, regardless of the type of the dysphonia. Finally, there are direct correlations between Impairment, Emotional and Total ESV scores and the vocal self-assessment.
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