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CoDAS, Volume: 27, Número: 2, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

  • Screening para disfagia orofaríngea Original Articles

    Magalhães Junior, Hipólito Virgílio; Pernambuco, Leandro de Araújo
  • Comparação de escolares de escolas privadas e públicas quanto ao desempenho ortográfico Original Articles

    Silva, Nathane Sanches Marques; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro

    Resumo em Português:

    Objetivo: Comparar o perfil ortográfico dos escolares do quarto ao sexto ano do ensino fundamental de escolas privadas e públicas do município de Bauru, São Paulo, verificando se os erros são superados com o avanço na escolaridade, qual é a hierarquia de ocorrência e quais são os erros mais comuns. Métodos: Foi aplicado um ditado em 384 escolares, sendo 206 de escolas privadas, dos quais 74 eram do quarto, 65 do quinto e 67 do sexto ano; e em 178 escolares de escolas públicas, dos quais 56 eram do quarto, 63 do quinto e 59 do sexto ano do ensino fundamental. Foi aplicado o teste t de Student. Resultados: Quanto à comparação do escore total de erros ortográficos, houve diferença entre o quarto e o sexto ano das escolas privadas e públicas. Ocorreu diminuição da quantidade de erros ortográficos com o avanço da escolaridade, sendo os erros ortográficos do tipo irregularidades da língua os mais comuns. Conclusão: Não são semelhantes os perfis dos erros ortográficos dos escolares de escolas privadas e públicas quanto ao quarto e ao sexto ano, sendo esse perfil semelhante no quinto ano. Os erros ortográficos são superados de forma gradativa com o avanço na escolaridade, entretanto, a superação dos erros entre o quarto e quinto ano do ensino público foi considerável. A diminuição dos tipos de erros ortográficos segue a seguinte hierarquia: categoria conversor fonema/grafema, regras contextuais simples, complexas e irregularidades da língua. Por fim, o tipo de erro mais comum é devido às irregularidades da língua.

    Resumo em Inglês:

    Objective: To compare the spelling ability of schoolchildren from the fourth to sixth grades of the elementary schools in the private and public schools of Bauru, São Paulo, and to verify whether errors are overcome as studies progress and the hierarchy of errors as to how often they occur. Methods : A dictation was applied to 384 schoolchildren: 206 from the private schools: 74 were at the fourth grade, 65 at the fifth grade, and 67 at the sixth grade; and 178 from the public schools; 56 at the fourth grade, 63 at the fifth grade, and 59 at the sixth grade of elementary school. Student's t test was used. Results: In comparison of total spelling errors score, difference was found among the fourth and sixth grades of the private and public schools. Spelling errors decreased as education progressed, and those related to language irregularities were more common. Conclusion: Spelling ability and performance of students from the private and public schools are not similar in the fourth and sixth grades, but it is in the fifth grade. Spelling errors are gradually overcome as education progresses; however, this overcome rate was considerable between the fourth and fifth grades in the public schools. Decrease in the types of spelling errors follows a hierarchy of categories: phoneme/grapheme conversion, simple contextual rules, complex contextual rules, and language irregularities. Finally, the most common type of spelling error found was that related to language irregularities.
  • Protocolo de avaliação da linguagem de crianças na faixa etária de 2 meses a 23 meses: análise de sensibilidade e especificidade Original Articles

    Labanca, Ludimila; Alves, Cláudia Regina Lindgren; Bragança, Lidia Lourenço Cunha; Dorim, Diego Dias Ramos; Alvim, Cristina Gonçalves; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    Objetivo: Estabelecer pontos de corte para análise do Protocolo de Observação de Comportamentos (POC) na faixa etária de 2 a 23 meses completos e avaliar a sensibilidade e a especificidade por faixa de idade e por domínios (Emissão, Recepção e Aspectos cognitivos da linguagem). Métodos: A casuística consistiu em 752 crianças que foram submetidas ao POC. Cada criança foi classificada com desenvolvimento da linguagem adequado para a idade ou com possível risco de alteração da linguagem. Foram calculados os Índices de desempenho (ID) em cada domínio e o ID geral. Também foram calculados os valores de sensibilidade e especificidade e, por meio da curva ROC, determinados os pontos de corte para possível risco de alteração de linguagem para cada domínio e faixas de idade. Resultados: Os resultados do estudo revelaram que um terço das crianças avaliadas apresenta risco de alteração de linguagem nos dois primeiros anos de vida. A análise do POC revelou alta sensibilidade (>90%) em todas as categorias e em todas as faixas de idade, contudo a chance de resultados falso-positivos foi superior a 20% na maioria dos aspectos avaliados. Foi possível estabelecer os pontos de corte para todas as categorias e faixas de idade com boa correlação entre sensibilidade e especificidade, exceto para a faixa etária de 2 a 6 meses. Conclusão: O presente estudo traz contribuições importantes para a discussão sobre a avaliação do desenvolvimento de linguagem de crianças menores que 2 anos.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To establish cutoff points for the analysis of the Behavior Observation Form (BOF) of children in the ages of 2 to 23 months and evaluate the sensitivity and specificity by age group and domains (Emission, Reception, and Cognitive Aspects of Language). Methods: The sample consisted of 752 children who underwent BOF. Each child was classified as having appropriate language development for the age or having possible risk of language impairment. Performance Indicators (PI) were calculated in each domain as well as the overall PI in all domains. The values for sensitivity and specificity were also calculated. The cutoff points for possible risk of language impairment for each domain and each age group were obtained using the receiver operating characteristics curve. Results: The results of the study revealed that one-third of the assessed children have a risk of language impairment in the first two years of life. The analysis of BOF showed high sensitivity (>90%) in all categories and in all age groups; however, the chance of false-positive results was higher than 20% in the majority of aspects evaluated. It was possible to establish the cutoff points for all categories and age groups with good correlation between sensitivity and specificity, except for the age group of 2 to 6 months. Conclusion: This study provides important contributions to the discussion on the evaluation of the language development of children younger than 2 years.
  • Eficácia de um programa de intervenção percepto-viso-motora para escolares com dislexia Original Articles

    Fusco, Natália; Germano, Giseli Donadon; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    Objetivo : Verificar a eficácia de um programa de intervenção com habilidades percepto-viso-motoras para escolares com dislexia. Métodos: Participaram 20 escolares do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental público da cidade de Marília (SP), de 8 anos a 11 anos e 11 meses de idade, sendo distribuídos nos seguintes grupos: GI (dez escolares com dislexia do desenvolvimento) e GII (dez escolares com bom desempenho acadêmico). Foi aplicado um programa de intervenção percepto-viso-motora composto de exercícios para a coordenação viso-motora, a discriminação visual, a memória visual, a relação viso-espacial, a constância de forma, a memória sequencial, a figura-fundo visual e a closura visual. Em situação de pré e pós-testagem, ambos os grupos foram submetidos à aplicação do Teste de Habilidades Perceptivas Visuais (TVPS-3), e a análise da escrita foi realizada através da Escala de Disgrafia. Resultados: Os resultados estatísticos analisados evidenciaram que ambos os grupos de escolares apresentaram disgrafia na pré-testagem. Nas habilidades de percepção visual, o GI apresentou desempenho inferior em relação ao GII, assim como na qualidade da escrita. Após ser submetido ao programa de intervenção, o GI aumentou as médias de acerto no TVPS-3 e melhorou a qualidade de escrita. Conclusão: O programa de intervenção elaborado se mostrou apropriado para ser aplicado em escolares com dislexia, assim como mostrou efeitos positivos, pois proporcionou melhora das habilidades de percepção visual e na qualidade da escrita de escolares com dislexia do desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To verify the efficacy of a perceptual and visual-motor skill intervention program for students with dyslexia. Methods: The participants were 20 students from third to fifth grade of a public elementary school in Marília, São Paulo, aged from 8 years to 11 years and 11 months, distributed into the following groups: Group I (GI; 10 students with developmental dyslexia) and Group II (GII; 10 students with good academic performance). A perceptual and visual-motor intervention program was applied, which comprised exercises for visual-motor coordination, visual discrimination, visual memory, visual-spatial relationship, shape constancy, sequential memory, visual figure-ground coordination, and visual closure. In pre- and post-testing situations, both groups were submitted to the Test of Visual-Perceptual Skills (TVPS-3), and the quality of handwriting was analyzed using the Dysgraphia Scale. Results: The analyzed statistical results showed that both groups of students had dysgraphia in pretesting situation. In visual perceptual skills, GI presented a lower performance compared to GII, as well as in the quality of writing. After undergoing the intervention program, GI increased the average of correct answers in TVPS-3 and improved the quality of handwriting. Conclusion: The developed intervention program proved appropriate for being applied to students with dyslexia, and showed positive effects because it provided improved visual perception skills and quality of writing for students with developmental dyslexia.
  • Habilidades comunicativas em indivíduos com diplegia espástica Original Articles

    Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Paiva, Cora Sofia Takaya; Abramides, Dagma Venturini Marques; Biazon, Jamile Lozano

    Resumo em Português:

    Objetivo: Verificar habilidades comunicativas em crianças com diplegia espástica. Métodos : Participaram deste estudo 20 indivíduos, 10 crianças pré-escolares com diplegia espástica e 10 típicas, pareadas quanto ao gênero, idade mental e nível socioeconômico. Os procedimentos de avaliação foram: entrevista com os pais;Stanford-Binet; Gross Motor Function Classification System;Observação do Comportamento Comunicativo; Teste de Vocabulário por Imagem Peabody; Teste de Screening de Desenvolvimento Denver II; e Inventário de Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas MacArthur. O tratamento estatístico foi realizado por meio dos valores de média, mediana, valor mínimo e valor máximo, e a utilização dos testes Teste t de Student: Teste de Mann-Whitney e Teste t Pareado. Resultados : Os indivíduos com diplegia espástica, quando comparados aos seus pares, de mesma idade mental, não apresentaram diferenças significativas em relação ao vocabulário expressivo e receptivo, habilidades motora fino-adaptativas, pessoal-social e linguagem. A área motora grossa foi a mais prejudicada nos indivíduos com paralisia cerebral do tipo diplegia espásticaem relação às crianças com desenvolvimento típico. A participação em procedimentos de intervenção e o pareamento dos participantes pela idade mental pode ter aproximado o desempenho entre os grupos. Conclusão : Não houve diferença estatisticamente significativa na comparação entre os grupos, demonstrando habilidades comunicativas adequadas, embora o grupo experimental não tenha se comportado de forma homogênea.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To assess communication skills in children with spastic diplegia. Methods : The study included 20 subjects, 10 preschool children with spastic diplegia and 10 typical matched according to gender, mental age, and socioeconomic status. Assessment procedures were the following: interviews with parents, Stanford - Binet method, Gross Motor Function Classification System, Observing the Communicative Behavior, Vocabulary Test by Peabody Picture, Denver Developmental Screening Test II, MacArthur Development Inventory on Communicative Skills. Statistical analysis was performed using the values of mean, median, minimum and maximum value, and using Student's t-test, Mann-Whitney test, and Paired t-test. Results : Individuals with spastic diplegia, when compared to their peers of the same mental age, presented no significant difference in relation to receptive and expressive vocabulary, fine motor skills, adaptive, personal-social, and language. The most affected area was the gross motor skills in individuals with spastic cerebral palsy. The participation in intervention procedures and the pairing of participants according to mental age may have approximated the performance between groups. Conclusion : There was no statistically significant difference in the comparison between groups, showing appropriate communication skills, although the experimental group has not behaved homogeneously.
  • Estudo comparativo da habilidade de imitação no Transtorno Específico de Linguagem e no Transtorno do Espectro do Autismo Original Articles

    Souza, Aline Cristina Rocha Fiori de; Mazzega, Laís Carvalho; Armonia, Aline Citino; Pinto, Fernanda Chequer de Alcântara; Bevilacqua, Mônica; Nascimbeni, Renata Cristina Dias; Tamanaha, Ana Carina; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    Objetivo: Comparar as habilidades de imitação de esquemas gestuais simples e de sequências de ações em rotinas familiares de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e com Transtorno Específico de Linguagem e Fala (TEL) e analisar a relação entre o índice de imitação e a produção verbal das crianças do Grupo TEA. Métodos: A amostra foi constituída pelo pareamento 2:1 de 36 crianças, de acordo com gênero e faixa etária. Todas foram diagnosticadas por equipe multidisciplinar como pertencentes ao Grupo TEA (n=24) ou grupo TEL (n=12) e atendidas em intervenção direta e indireta em clínicaescola. Utilizamos a etapa de imitação da Avaliação da Maturidade Simbólica, que compreende a imitação de nove esquemas gestuais simples e de três esquemas gestuais sequenciais. Resultados: Observamos tendência de melhor desempenho do Grupo TEL na imitação de esquemas gestuais tanto simples como sequenciais. Ao relacionarmos a habilidade de imitação à produção verbal do Grupo TEA, verificamos relação direta entre produção de frases e imitação de esquemas sequenciais. Conclusão: Foi possível comparar a habilidade de imitação gestual e de esquema sequencial e verificar maior comprometimento de desempenho nas crianças com diagnóstico compatível com o Espectro do Autismo. Dentre estas, verificouse relação direta significativa entre a habilidade de imitação de sequências de rotinas familiares e a produção verbal de palavras e frases.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To compare abilities of imitating generic and sequential motion gesture schemes in family routines among children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and Specific Language Impairment (SLI) and to analyze the relation between imitation index and verbal production in the ASD group. Methods: The sample was constituted by 2:1 pairing of 36 children, according to gender and age. All of them were diagnosed by a multidisciplinary team as belonging to the ASD group (n=24) or SLI group (n=12) and were under direct and indirect intervention in a school clinic. We have used the stage of imitation of the Assessment of Symbolic Maturity, which entails the imitation of nine generic and three sequential motion gesture schemes. Results: There was a tendency to a better performance of the SLI group at imitating both generic and sequential gesture schemes. As we have related the ability of imitation to the verbal production in the ASD group, a direct relation between the production of phrases and the imitation of sequential schemes was detected. Conclusion: The ability to imitate gesture and sequential schemes could be compared, and a more prominent impairment was identified in children with autism. Among them, a direct significant relationship between the ability of imitating sequential gesture schemes in family routine and verbal production of words and sentences was verified.
  • Proposta de aplicação do Índice Percentual de Reconhecimento de Sentenças em indivíduos com distúrbio de audição Original Articles

    Costa, Maristela Julio; Santos, Sinéia Neujahr dos; Lessa, Alexandre Hundertmarck; Mezzomo, Carolina Lisboa

    Resumo em Português:

    Objetivos: Apresentar e descrever uma nova estratégia e protocolo para obtenção do Índice Percentual de Reconhecimento de Sentenças (IPRS), utilizando o teste Listas de Sentenças em Português, considerando palavras na análise das respostas; analisar e comparar os resultados usando a estratégia anterior e a nova, verificando sua aplicabilidade e adequação. Métodos: Para considerar cada palavra da sentença, estas foram classificadas de acordo com sua importância: palavras de conteúdo e funcionais, atribuindo-as, respectivamente, dois e um pontos. IPRS foram obtidos em 33 adultos normo-ouvintes e os resultados foram comparados utilizando as duas estratégias. Resultados: Foi construído novo protocolo. Cada ponto correspondeu à seguinte porcentagem, em cada lista: 1B, 1,11%; 2B, 1,13%; 3B, 1,17%; 4B, 1,16%; 5B, 1,20% e 6B, 1,11%. As medianas dos IPRS obtidas através das estratégias usual e nova foram, respectivamente, para a lista 1B: 60 e 82,57%; 2B: 70 e 80,79%; 3B: 50 e 76,60%; 4B: 70 e 82,60%, 5B: 50 e 77,20%, 6B: 60 e 82,14%. Ao comparar as estratégias, foi encontrada diferença significante. Conclusão: Nova estratégia e protocolo de avaliação do IPRS foram desenvolvidos, utilizando o teste Listas de Sentenças em Português, considerando cada palavra da frase. Ao comparar as respostas, foi evidenciado que ao considerar cada palavra da frase é possível dimensionar, de forma mais detalhada e com menos variabilidade, a real capacidade de reconhecer a fala de cada indivíduo. A nova estratégia e o protocolo desenvolvidos confirmaram sua aplicabilidade e adequação para avaliar o IPRS dos indivíduos com distúrbios de audição, em uma condição de escuta específica.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To present and describe a new strategy and protocol for obtaining the Sentences Recognition Indexes (SRI), using the Lists of Phrases in Portuguese test (LPP), considering words in the analysis of responses; to analyze and compare the results using the previous and the new strategies by checking their applicability and suitability. Methods: To consider each word of the sentence, words were classified according to their importance: functional and content words, assigning them, respectively, two and one points. SRI were obtained in 33 normal hearing adults, and results were compared using the two strategies. Results: A new protocol was established. Each point corresponds to the following percentages in each list: 1B, 1.11%; 2B, 1.13%; 3B, 1.17%; 4B, 1.16%; 5B, 1.20%; and 6B, 1.11%. The median SRI obtained through usual and new strategies were, respectively, for the list 1B: 60 and 82.57%; 2B: 70 and 80.79%; 3B: 50 and 76.60%; 4B: 70 and 82.60%; 5B: 50 and 77.20%; and 6B: 60 and 82.14%. A significant difference was found when these strategies were compared. Conclusion: New strategy and protocol for evaluating the SRI were developed using the LPP test, considering each word of the sentence. When comparing the responses it was noticed that when considering each word in the sentence it is possible to scale, more detailed and less variability, the actual ability to recognize speech of each individual, the new strategy and protocol developed confirmed its applicability and suitability to assess Sentence Recognition Indexes in Quiet in individuals with hearing disorders in a specific listening condition.
  • Potencial evocado auditivo de tronco encefálico em gerbils submetidos à isquemia e sepse Original Articles

    Lima, Janaina Patricio de; Velasco, Irineu Tadeu; Barbeiro, Denise Frediane; Schochat, Eliane

    Resumo em Português:

    Introdução: O acidente vascular cerebral do tipo isquêmico é um quadro clínico que afeta milhares de pessoas no mundo. Como resultado dessa injúria observamos morte neuronal, e no decorrer natural de recuperação o indivíduo pode desenvolver a sepse. A sepse é uma resposta inflamatória sistêmica que pode levar o indivíduo à morte. Para avaliar as condições clínicas de um paciente com esse quadro, o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) pode ser útil, uma vez que ele não é um procedimento invasivo, sua técnica é rápida e pode ser feita à beira do leito. Objetivo: Verificar os valores de latência do PEATE em gerbils submetidos à isquemia e sepse. Métodos: Foram coletados os PEATEs de 72 gerbils machos adultos que foram distribuídos em 6 grupos: controle, sepse, isquemia, sham, isquemia com sepse e sham com sepse. Para a indução de sepse, foi aplicado lipopolissacarídeo (LPS) intraperitoneal nos gerbils. Os animais foram anestesiados antes das coletas com ketamina associada à xilazina, seus PEATEs foram coletados antes de qualquer procedimento (coleta base), após isquemia e 24 horas após a aplicação de LPS. Foi avaliada a latência absoluta da onda IV, e os valores foram comparados intergrupos. Resultados: Houve diferença significativa nos grupos submetidos à sepse no valor da latência da onda IV em relação aos demais grupos. Conclusão: O PEATE se mostrou sensível à sepse com aumento de latência da onda IV no desenvolver da doença no modelo experimental utilizado.

    Resumo em Inglês:

    Introduction: An ischemic stroke is a clinical condition that affects thousands of people worldwide. As a result of this injury, neuronal death can be observed, and in the natural course of recovery, the individual may develop sepsis. Sepsis is a systemic inflammatory response that can lead the patient to death. To assess the clinical condition of a patient with this condition, the Auditory Brainstem Response (ABR) can be useful, since it is not an invasive procedure, it is a fast technique and it can be done at the bedside. Purpose: To assess auditory brainstem response (ABR) latency values in gerbils subjected to ischemia and sepsis. Methods: ABR values were collected from 72 adult male gerbils, which were divided into six groups: control, sepsis, ischemia, sham, ischemia with sepsis, and sham with sepsis. For the induction of sepsis, lipopolysaccharide (LPS) was applied intraperitoneally in gerbils. The animals were anesthetized with a ketamine/xylazine combination before collection; their ABR were collected before any procedure (base collection), after ischemia, and 24 hours after the application of LPS. The absolute latency of wave IV was evaluated, and the values were compared between groups. Results: There were significant differences in the groups submitted to sepsis in the latency value of wave IV in relation with the other groups. Conclusion: ABR was sensitive to sepsis with the increase in latency of wave IV during the development of the disease in the experimental model used.
  • Expressividade da fala de executivos: análise de aspectos perceptivos e acústicos da dinâmica vocal Original Articles

    Marquezin, Daniela Maria Santos Serrano; Viola, Izabel; Ghirardi, Ana Carolina de Assis Moura; Madureira, Sandra; Ferreira, Léslie Piccolotto

    Resumo em Português:

    Objetivo: Analisar a expressividade da fala de um grupo de executivos a partir de dados perceptivos e acústicos da dinâmica vocal. Métodos: Participaram quatro sujeitos (S1, S2, S3 e S4), do gênero masculino. Realizou-se aplicação do teste Kingdomality para obtenção dos descritores de atitudes comunicativas; avaliações: perceptivoauditiva da qualidade e da dinâmica vocal, realizada por três fonoaudiólogos juízes; perceptivo-auditiva para julgamento dos descritores; acústica da fala para avaliação de elementos prosódicos (software Praat) e análise estatística. Resultados: Segundo análise perceptivo-auditiva da dinâmica da voz, S1, S2, S3 e S4 não apresentaram alterações vocais e todos foram considerados com pitch habitual abaixado. S1: apontado como inseguro, não objetivo, não empático e não convincente, com uso inadequado de pausas, formadas principalmente por hesitações; separação inadequada dos grupos prosódicos, com quebra de constituintes sintagmáticos. S2: uso regular de pausas para recarga respiratória, organização de frases e ênfase; considerado seguro, pouco objetivo, empático e convincente. S3: apontado como seguro, objetivo, empático e convincente, com uso de pausas regulares para recarga respiratória e organização de frases e hesitações. S4: o mais seguro, objetivo, empático e convincente, com uso adequado das pausas para recarga respiratória, planejamento e ênfase; os grupos prosódicos coincidiram com o enunciado, sem separar os constituintes sintagmáticos. Conclusão: As características de fala e as atitudes comunicativas se destacaram em dois sujeitos de forma contraposta, de modo que a taxa de elocução lenta e as quebras dos grupos prosódicos transmitiram insegurança, pouca objetividade e não convencimento.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To analyze speech expressiveness in a group of executives based on perceptive and acoustic aspects of vocal dynamics. Methods: Four male subjects participated in the research study (S1, S2, S3, and S4). The assessments included the Kingdomality test to obtain the keywords of communicative attitudes; perceptive-auditory assessment to characterize vocal quality and dynamics, performed by three judges who are speech language pathologists; perceptiveauditory assessment to judge the chosen keywords; speech acoustics to assess prosodic elements (Praat software); and a statistical analysis. Results: According to the perceptive-auditory analysis of vocal dynamics, S1, S2, S3, and S4 did not show vocal alterations and all of them were considered with lowered habitual pitch. S1: pointed out as insecure, nonobjective, nonempathetic, and unconvincing with inappropriate use of pauses that are mainly formed by hesitations; inadequate separation of prosodic groups with breaking of syntagmatic constituents. S2: regular use of pauses for respiratory reload, organization of sentences, and emphasis, which is considered secure, little objective, empathetic, and convincing. S3: pointed out as secure, objective, empathetic, and convincing with regular use of pauses for respiratory reload and organization of sentences and hesitations. S4: the most secure, objective, empathetic, and convincing, with proper use of pauses for respiratory reload, planning, and emphasis; prosodic groups agreed with the statement, without separating the syntagmatic constituents. Conclusion: The speech characteristics and communicative attitudes were highlighted in two subjects in a different manner, in such a way that the slow rate of speech and breaks of the prosodic groups transmitted insecurity, little objectivity, and nonpersuasion.
  • Associação entre prontidão para mudanças de comportamento e queixa de disfonia em professores Original Articles

    Rossi-Barbosa, Luiza Augusta; Gama, Ana Cristina Côrtes; Caldeira, Antônio Prates

    Resumo em Português:

    Objetivo: Verificar a associação entre prontidão para mudanças de comportamento e queixa de disfonia autorreferida pelas professoras da rede municipal de ensino de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Métodos: Foi aplicada a escala URICA-VOZ para a mensuração dos estágios motivacionais em 138 professoras. A prontidão para mudança constituiu a variável desfecho e as variáveis independentes se referiram a questões sociodemográficas, econômicas, ocupacionais, estilo de vida, saúde geral e sobre a própria voz. Resultados: A maioria (59,4%) se encontrava no estágio de pré-contemplação da escala avaliada. As variáveis que permaneceram associadas à mudança comportamental quanto à voz foram o uso de medicamento, a percepção de falha na voz e a procura por tratamento fonoaudiológico. Conclusão: A baixa prontidão para mudança sugere a necessidade de conscientização quanto aos riscos do mau uso e abuso da voz e benefícios em relação à saúde geral e vocal. Os resultados obtidos poderão fornecer estratégias para intervenções de saúde pública ao lidar com as pessoas em diferentes estágios do processo de tomada de decisão.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To verify the association between readiness to behavioral change and self-reported vocal problems of teachers in schools from the municipal education network of Montes Claros, Minas Gerais, Brazil. Methods: The URICA-VOICE scale was used to measure the motivational stages of 138 teachers. Readiness to change was the variable outcome, whereas the independent variables referred to sociodemographic, economic, occupational, lifestyle, general health, and teacher's own voice factors. Results: The majority (59.4%) of teachers were in the pre-contemplation stage of the URICA-VOICE scale. The variables use of medication, perception of voice failure, and demand for speech and language therapy were retained for the final model. Conclusion : The low readiness to change showed the need for increased awareness of the risks and benefits related to the voice and general health. The results can provide public health intervention strategies that deal with individuals at various stages in the decision-making process.
  • Características vocais e de personalidade de pacientes com imobilidade de prega vocal Original Articles

    Almeida, Anna Alice Figueirêdo de; Fernandes, Luana Ramos; Azevedo, Elma Heitmann Mares; Pinheiro, Renata Serrano de Andrade; Lopes, Leonardo Wanderley

    Resumo em Português:

    Objetivo: Averiguar as características vocais e de personalidade de pacientes com diagnóstico de disfonia orgânica secundária à imobilidade de prega vocal. Métodos : O estudo foi composto por pacientes de ambos os gêneros, atendidos na Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, com diagnóstico otorrinolaringológico de imobilidade de prega vocal e fonoaudiológico de disfonia. Mensurou-se a autoavaliação da voz por meio de um Protocolo de Triagem Vocal e Escala de Sintomas Vocais (ESV), coletou-se a voz para a avaliação perceptivo-auditiva e aplicou-se a Bateria Fatorial de Personalidade (BPF). Realizou-se análise estatística descritiva para averiguar a frequência, média e desvio padrão das variáveis estudadas. Resultados: Participaram 8 pacientes, de ambos os gêneros, com a idade média de 40,4 ±16,9 anos. Os fatores de risco mais presentes foram os pessoais (4,7±2,1). Na ESV, os pacientes apresentaram maior média no escore de limitação (34,1±15,7). A partir da avaliação perceptivo-auditiva, obteve-se intensidade do desvio vocal moderada com qualidade vocal predominantemente rugosa (57,7±25,2). Na BFP, os pacientes tiveram médias maiores que o ponto de corte nos fatores neuroticismo (3,8±1,4) e realização (5,2±1,0). Conclusão: O parâmetro vocal predominante foi rugosidade. Os pacientes citaram poucos fatores de risco que comprometem o comportamento vocal e apresentaram os fatores neuroticismo e realização como destaque em sua personalidade. Assim, indivíduos com imobilidade de prega vocal demonstram características de personalidade que podem ser reflexo do seu distúrbio de voz, e não um fator que determine a sua disfonia.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To examine the voice and personality characteristics of patients diagnosed with organic dysphonia secondary to vocal fold immobility. Methods: The study comprised patients of both genders, attending the Clinic School of Speech Therapy of the Federal University of Paraíba, with otorhinolaryngological diagnosis of vocal fold immobility and speech therapy diagnosis of dysphonia. The self-assessment of voice was measured through a Vocal Screening Protocol and Voice Symptoms Scale (VoiSS), the voice was collected for auditory-perceptive evaluation, and the Factorial Personality Battery (FPB) was used. Descriptive statistical analysis was performed to determine the frequency, mean, and standard deviation of the studied variables. Results: Eight patients participated in the study, of both genders, with average age of 40.4±16.9 years. The more frequent risk factors were the personal ones (4.7±2.1). In the VoiSS, the patients presented a higher average in the limitation score (34.1±15.7). From the auditory-perceptive evaluation, moderate intensity of vocal deviation was obtained, with predominant vocal roughness (57.7±25.2). In the FPB, the patients had an average higher than the cutoff scores in neuroticism (3.8±1.4) and accomplishment (5.2±1.0). Conclusion: The predominant vocal parameter was roughness. The patients referred to a few risk factors that compromise the vocal behavior and presented the neuroticism and realization factors as a highlight in their personality. Thus, individuals with vocal fold immobility show personality characteristics that may be a reflection of their voice disorder, not a factor that determines their dysphonia.
  • Comparação entre as avaliações clínica e videofluoroscópica da deglutição em crianças com suspeita de disfagia Original Articles

    Silva-Munhoz, Lenice de Fatima da; Bühler, Karina Elena Bernardis; Limongi, Suelly Cecilia Olivan

    Resumo em Português:

    Objetivos: Verificar a acurácia da avaliação clínica da deglutição comparada à videofluoroscopia na detecção de penetração laríngea isolada e aspiração laríngea em crianças com suspeita de disfagia; identificar os sinais e sintomas clínicos associados à presença de penetração laríngea isolada e aspiração laríngea; e determinar a sensibilidade e a especificidade dos sinais e sintomas clínicos identificados. Métodos: Análise retrospectiva de dados de avaliações clínicas e videofluoroscópicas realizadas em 55 crianças de 1 mês a 7 anos e 11 meses de idade. Na avaliação clínica foi utilizado o Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica. Foram analisados: sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivo e negativo da avaliação clínica. Também foram utilizados os testes exato de Fisher e do χ2 na análise estatística. Resultados: A avaliação clínica apresentou, no geral, sensibilidade de 86% e especificidade de 32%. Para penetração laríngea isolada, a avaliação clínica apresentou sensibilidade de 88%. Para aspiração laríngea, a avaliação clínica apresentou sensibilidade de 86%. Contudo, os valores da especificidade foram baixos para ambas as alterações. Não houve associação significativa entre a avaliação clínica e os achados videofluoroscópicos. O engasgo foi o único sinal clínico associado à penetração laríngea isolada com líquido fino e apresentou sensibilidade de 53% e especificidade de 77%. Conclusões: A avaliação clínica foi sensível para detectar penetração laríngea isolada e aspiração laríngea em crianças com suspeita de disfagia, porém, apresentou baixa especificidade. O engasgo foi o único sinal clínico associado à penetração laríngea isolada com líquido fino. São necessários mais estudos prospectivos que confirmem esses achados nessa população.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To verify the accuracy of clinical evaluation compared with videofluoroscopic swallowing studies in the detection of isolated laryngeal penetration and laryngeal aspiration in children with suspected dysphagia; to identify clinical signs and symptoms associated with isolated laryngeal penetration and laryngeal aspiration; and to determine the sensitivity and specificity of the clinical signs and symptoms identified. Methods: Retrospective analysis of data from clinical and videofluoroscopic evaluations carried out in 55 children from 1 month to 7 years and 11 months old. For clinical assessment, the Protocol for Clinical Assessment of Pediatric Dysphagia was used. The sensitivity, specificity, and positive and negative predictive values of clinical evaluation were analyzed. For statistical analysis, the Fisher's exact and χ2 tests were used. Results: Clinical evaluation showed, in general, a sensitivity of 86% and a specificity of 32%. For isolated laryngeal penetration, clinical evaluation showed a sensitivity of 88%. For laryngeal aspiration, clinical evaluation showed a sensitivity of 86%. However, the specificity values were low for both alterations. There was no association between clinical evaluation and videofluoroscopic findings. Choking was the only clinical sign associated with isolated laryngeal penetration thin fluid and showed a sensitivity of 53% and a specificity of 77%. Conclusions: Clinical evaluation was sensible to detect isolated laryngeal penetration and laryngeal aspiration in children with suspected dysphagia. However, it showed a low specificity. Choking was the only clinical sign associated with isolated laryngeal penetration of thin fluid. More prospective studies are needed to confirm these findings in this population.
  • Proposta e validação do conteúdo de um protocolo de avaliação miofuncional orofacial para indivíduos com fissura labiopalatina Original Articles

    Graziani, Andréia Fernandes; Fukushiro, Ana Paula; Genaro, Katia Flores

    Resumo em Português:

    Objetivo: Elaborar e validar o conteúdo de uma proposta de protocolo de avaliação miofuncional orofacial para indivíduos com fissura labiopalatina. Métodos: Uma primeira versão do protocolo de avaliação miofuncional orofacial para indivíduos com fissura labiopalatina foi elaborada por duas fonoaudiólogas e contemplaram-se os aspectos estruturais e funcionais do sistema estomatognático. Essa versão foi analisada por outras duas fonoaudiólogas com experiência em avaliação de indivíduos com fissura labiopalatina, as quais apresentaram sugestões, e foi obtida a segunda versão. Foram registradas imagens dinâmicas e estáticas, necessárias à realização do exame miofuncional orofacial, de três indivíduos com fissura labiopalatina, representantes das três fases da vida: infância, adolescência e adulta. Cinco examinadores as analisaram e aplicaram o protocolo proposto; além disso, julgaram cada item quanto à clareza para a validação do conteúdo, a partir da aplicação do Índice de Validação do Conteúdo. Resultados: O instrumento foi finalizado em 13 itens, dez referentes aos aspectos estruturais e três funcionais, com seus respectivos subitens. Houve 100% de concordância na validação do seu conteúdo e, assim, foi necessária uma única etapa. Conclusão: Um protocolo para avaliação miofuncional orofacial de indivíduos com fissura labiopalatina foi elaborado com 13 itens, e os respectivos subitens, e teve seu conteúdo validado.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To create and validate the content of an orofacial myofunctional assessment protocol for individuals with cleft lip and palate. Methods: The first version of an orofacial myofunctional assessment protocol for individuals with cleft lip and palate was created by two speech-language pathologists, who contemplated the structural and functional aspects of the stomatognathic system. This version was analyzed by other two speech-language pathologists experienced in cleft lip and palate assessment, who suggested changes that led to the second version of the protocol. Dynamic and static images necessary for performing the orofacial myofunctional examination were recorded from three individuals with cleft lip and palate, who represented three life stages: childhood, adolescence, and adulthood. Five examiners evaluated the images, applied the proposed protocol, and judged each item regarding its clarity to validate the content, from Content Validity Index. Results: The assessment protocol was finalized with 13 items, ten related to structural aspects and three related to functional aspects, with their corresponding sub-items. The general agreement in the validation of its content was 100%, so that only one stage was required. Conclusion: A protocol to evaluate the orofacial myofunctional aspects of individuals with cleft lip and palate was created with 13 items, as well as their corresponding sub-items, and its content was validated.
  • Modo respiratório, patência nasal e dimensões palatinas Original Articles

    Trevisan, Maria Elaine; Bellinaso, José Humberto; Pacheco, Andrielle de Bitencourt; Augé, Luciana Barros; Silva, Ana Maria Toniolo da; Corrêa, Eliane Castilhos Rodrigues

    Resumo em Português:

    Objetivo: Verificar a influência do modo respiratório e da patência nasal nas dimensões palatinas, comparando adultos respiradores orais (ROs) e respiradores nasais (RNs). Métodos: Participaram do estudo 77 indivíduos, distribuídos em grupo de ROs (n=38) e grupo de RNs (n=39), de ambos os gêneros e idade entre 18 e 30 anos. O diagnóstico do modo respiratório se baseou na anamnese, nas características físicas e no exame otorrinolaringológico. Os voluntários foram avaliados quanto à patência nasal com um medidor do pico de fluxo inspiratório nasal (PFIN) e à sintomatologia de obstrução (escala NOSE - Nasal Obstruction Symptom Evaluation Scale), e tiveram as dimensões vertical e transversal do palato duro medidas por meio de um paquímetro digital em modelos de gesso. Resultados: Na comparação entre os grupos, os ROs apresentaram valores significativamente maiores na escala NOSE, menores no PFIN, menores na distância transversal do palato na região intercanina e maiores na distância vertical na região dos primeiros e segundos pré-molares e dos molares. O PFIN apresentou correlação inversa com a escala NOSE e direta com a distância transversal do palato na região dos primeiros pré-molares. Conclusão: Os adultos ROs apresentaram redução na patência nasal e maior grau de sintomatologia de obstrução nasal. O palato duro se apresentou mais estreito e alto nos adultos com modo respiratório oral, quando comparados aos com modo nasal. Ainda, concluiu-se que quanto menor a patência nasal, maior a sintomatologia de obstrução e mais estreito o palato duro.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To investigate the influence of breathing mode and nasal patency in the dimensions of the hard palate by comparing mouth breathing (MB) and nasal breathing (NB) adults. Methods: Seventy-seven individuals, distributed into the MB group (n=38) and the NB group (n=39), of both genders and aged between 18 and 30 years old, took part in the study. The respiratory mode diagnosis was based on anamnesis, physical characteristics, and otorhinolaryngological examination. The volunteers were evaluated in terms of nasal patency, with a peak nasal inspiratory flow (PNIF) meter, and obstruction symptoms, by a Nasal Obstruction Symptom Evaluation (NOSE) scale, and had their transversal and vertical hard palate dimensions measured with a digital caliper in plaster models. Results: Comparing both groups, the MB group presented significantly higher values in the NOSE scale, lower values in the PNIF, lower values in the transversal distance of the palate in the intercanine region, and significantly higher values in the vertical distance in the regions of the first and second premolars and molars. There was a negative correlation between PNIF and NOSE, and a positive correlation between PNIF and transversal distance of the palate in the region of the first premolars. Conclusion: MB adults presented reduced nasal patency and a higher degree of nasal obstruction symptoms. The hard palate was morphologically narrower and deeper in adults with the MB mode compared to the NB mode. Moreover, it was concluded that the smaller the nasal patency, the greater the obstruction symptoms and the narrower the hard palate.
  • O emprego do calor superficial para tratamento das disfunções temporomandibulares: uma revisão integrativa Systematic Review

    Furlan, Renata Maria Moreira Moraes; Giovanardi, Raquel Safar; Britto, Ana Teresa Brandão de Oliveira e; Britto, Denise Brandão de Oliveira e

    Resumo em Português:

    Objetivo: Realizar revisão integrativa sobre a produção científica referente ao emprego do calor superficial para tratamento das disfunções temporomandibulares. Estratégia de pesquisa: Foi realizado levantamento na literatura nas bases de dados PubMed, LiLACS, SciELO, Bireme, Web of Science e BBO. Os termos utilizados foram: temperatura alta, transferência de calor, articulação temporomandibular, transtornos da articulação temporomandibular, síndrome da disfunção da articulação temporomandibular e seus correspondentes em inglês e espanhol. Critérios de seleção: Foram incluídos artigos que abordaram o calor superficial no tratamento das disfunções temporomandibulares, publicados em inglês, espanhol ou português, no período de 1980 a 2013. Análise dos dados: Foram considerados: técnica de aplicação de calor superficial, duração de aplicação, área corporal estimulada, temperatura do estímulo, frequência de realização e benefícios. Resultados: inicialmente, foram encontrados 211 estudos, dos quais 13 contemplaram os critérios de seleção propostos. Os dados foram tabulados e apresentados em ordem cronológica. Conclusão: Várias técnicas de aplicação de calor superficial para tratamento das disfunções temporomandibulares foram encontradas na literatura. O calor úmido foi a modalidade mais empregada. Muitos estudos sugerem a aplicação de calor por 20 minutos, e a frequência mínima foi uma vez ao dia. A maioria dos autores recomenda a aplicação do calor nas regiões facial e cervical. O tratamento com calor apresentou benefícios como alívio da dor, redução da tensão muscular, melhora das funções da mandíbula e aumento da abertura de boca.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To perform an integrative review of scientific bibliographic production on the use of superficial heat treatment for temporomandibular disorders. Research strategy : Literature review was accomplished on PubMed, LiLACS, SciELO, Bireme, Web of Science, and BBO databases. The following descriptors were used: hot temperature, hyperthermia induced, heat transference, temporomandibular joint, temporomandibular joint disorders, temporomandibular joint dysfunction syndrome, and their equivalents in Portuguese and Spanish. Selection criteria : Articles that addressed the superficial heat for the treatment of temporomandibular disorders, published in English, Spanish, or Portuguese, between 1980 and 2013. Data analysis : The following data were collected: technique of applying superficial heat, duration of application, stimulated body area, temperature of the stimulus, frequency of application, and benefits. Results : initially, 211 studies were found, but just 13 contemplated the proposed selection criteria. Data were tabulated and presented in chronological order. Conclusion: Several techniques for superficial heat application on treatment of temporomandibular disorders were found in the literature. The moist heat was the most widely used technique. Many studies suggested the application of heat for at least 20 minutes once a day. Most authors recommended the application of heat in facial and cervical regions. The heat treatment resulted in significant relief of pain, reduced muscle tension, improved function of the mandible, and increased mouth opening.
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