Acessibilidade / Reportar erro
CoDAS, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Navas, Ana Luiza; Silva, Roberta Gonçalves da
  • A importância das produções científicas para o fortalecimento político da profissão Editorial

    Queiroga, Bianca Arruda Manchester de; Moura, Maria Cecília de; Pazini, Solange; Zorzi, Jaime
  • Emissões otoacústicas em recém-nascidos com hipóxia perinatal leve e moderada Artigo Original

    Leite, Juliana Neves; Silva, Vinicius Souza; Buzo, Byanka Cagnacci

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Atualmente, somente a hipóxia neonatal grave (evidenciada pelo valor do Apgar) é considerada risco para a deficiência auditiva. A hipóxia é uma das causas mais comuns de lesão e morte celular. Nos casos de hipóxia leve ou moderada, embora menor, a privação da oxigenação está presente e, dessa forma, algum dano ao sistema auditivo pode ocorrer. Objetivo Investigar as amplitudes das emissões otoacústicas em recém-nascidos a termo sem risco para deficiência auditiva que apresentaram hipóxia leve ou moderada. Métodos Foram selecionados 37 recém-nascidos de ambos os sexos, divididos em dois grupos: 25 do grupo controle, formado por recém-nascidos sem hipóxia, e 12 do grupo estudo, formado por recém-nascidos com hipóxia leve ou moderada. Resultados Foram pesquisadas as EOAT e EOAPD em ambos os grupos e comparados os seus resultados. Nas EOAPD foram encontradas diferenças estatísticas entre as amplitudes nas frequências 1.000, 2.800, 4.000 e 6.000 Hz. Nas EOAT foram encontradas diferenças estatísticas nas bandas de frequência de 1.000, 1.400, 2.000, 2.800 e 4.000 Hz, sendo as EOA do grupo estudo menores que as do grupo controle. Conclusão Embora a ocorrência de hipóxia neonatal leve e moderada não seja considerada risco para perda auditiva, a mínima privação do oxigênio durante o momento de hipóxia neonatal parece interferir no funcionamento das células ciliadas externas e, consequentemente, no nível de respostas das emissões otoacústicas. Dessa forma, faz-se necessário o acompanhamento longitudinal desses lactentes, a fim de identificar o possível impacto desses resultados na aquisição de linguagem e, futuramente, no desempenho escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Severe neonatal hypoxia (as evidenced by the Apgar value) is currently considered the only risk for hearing loss. Hypoxia is one of the most common causes of injury and cell death. The deprivation of oxygen in mild or moderate cases of hypoxia, although smaller, occurs and could cause damage to the auditory system. Objective To investigate the amplitude of otoacoustic emissions in neonates at term with mild to moderate hypoxia and no risk for hearing loss. Methods We evaluated 37 newborns, divided into two groups: a control group of 25 newborns without hypoxia and a study group of 12 newborns with mild to moderate hypoxia. TEOAE and DPOAE were investigated in both groups. Results The differences between groups were statistically significant in the amplitude of DPOAE at the frequencies of 1000, 2800, 4000 and 6000 Hz. In TEOAE, statistically significant differences were found in all tested frequency bands. OAE of the study group were lower than those in the control group. Conclusion Although the occurrence of mild and moderate neonatal hypoxia is not considered a risk factor for hearing loss, deprivation of minimum oxygen during neonatal hypoxia seems to interfere in the functioning of the outer hair cells and, consequently, alter the response level of otoacoustic emissions. Thus, hese children need longitudinal follow-up in order to identify the possible impact of these results on language acquisition and future academic performance.
  • Avaliação do protetor auditivo em situação real de trabalho pelo método field Microphone-in-real-ear Artigo Original

    Rocha, Clayton Henrique; Longo, Isadora Altero; Moreira, Renata Rodrigues; Samelli, Alessandra Giannella

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a eficácia da atenuação de um protetor auditivo em uma situação real de trabalho utilizando o método f-Microphone-in-real-ear (f-MIRE). Métodos Participaram 18 indivíduos, de ambos os gêneros (média de idade 47,17±8 anos). No local de trabalho, foi realizada a avaliação do nível pessoal de atenuação do Protetor Auditivo (PA) pelo método Field Microphone-in-Real-Ear (f-MIRE), seguido por orientações sobre a importância do uso do PA, higienização, armazenamento e treinamento para sua colocação efetiva. Resultados As análises mostraram que houve atenuação estatisticamente significante para todos os dados coletados (ruído total, por banda de frequência e dose) quando comparados os níveis de ruído no microfone lapela e no microfone sonda. Na comparação entre os valores de atenuação fornecidos pelo fabricante e os encontrados neste estudo, observou-se valores maiores para o fabricante em todas as bandas de frequência. Não houve diferença para os níveis de ruído nas diferentes atividades e horários avaliados. Conclusão Os achados do presente estudo possibilitaram conhecer o nível pessoal de atenuação do protetor auditivo durante uma situação real de trabalho, que estava dentro dos limites de tolerância. Também foi possível coletar informações sobre o ruído do ambiente em que esses trabalhadores estão expostos, onde observamos situações nas quais esse nível ultrapassava os valores de segurança, sendo assim recomendável o uso do PA. É importante que mais estudos sejam realizados utilizando o método f-MIRE, pois pode ser um aliado para avaliar a eficácia da atenuação do PA no local de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the effectiveness of the attenuation of a hearing protector (HP) in a real work situation using the field-microphone-in-real-ear method (f-MIRE). Methods Eighteen individuals of both genders (mean age of 47.17±8 years) participated in this study. In the workplace, the personal attenuation level of the HP was assessed using the f-MIRE method, followed by orientation about the importance of using the HP, cleaning and storing the device, and training for effective placement. Results The analyses showed a significant statistic attenuation for all of the collected data (total noise, by frequency band and dose) when the noise levels in the lapel microphone and the probe microphone were compared. In the comparison of the attenuation values provided by the manufacturer and those found in this study, we observed higher values for the manufacturer in all frequency bands. No difference was observed for the noise levels in the different activities and times evaluated. Conclusion The findings of this study enabled us to know the personal level of attenuation of the HP during a real work situation, which was within the limits of tolerance. It was also possible to collect information about the environmental noise to which these workers are exposed. We noticed situations where this level exceeded the safety values, and therefore it is recommended the use of the HP. It is important that more studies are conducted using the f-MIRE method, because it may be an ally to assess the effectiveness of the HP attenuation in the workplace.
  • Qualidade de vida em adultos usuários de implante coclear Artigo Original

    Angelo, Thais Corina Said de; Moret, Adriane Lima Mortari; Costa, Orozimbo Alves da; Nascimento, Leandra Tabanez; Alvarenga, Katia de Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a qualidade de vida (QV) de adultos usuários de implante coclear (IC), comparando-a com a QV de adultos com audição normal, além de estudar a influência, na QV dos adultos usuários de IC, destas variáveis: nível socioeconômico, escolaridade, idade na avaliação, tempo de privação sensorial auditiva, tempo de uso do dispositivo e desempenho nos testes de percepção auditiva da fala. Desenho A QV foi avaliada segundo o questionário genérico de avaliação World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-bref). Amostra do estudo Setenta adultos usuários de IC formaram o grupo experimental (GE) e 50 adultos com audição normal fizeram parte do grupo controle (GC). Resultados O GE apresentou escores muito próximos à pontuação máxima que representa QV satisfatória para todos os domínios do questionário WHOQOL-bref e houve resultados semelhantes entre os GE e GC. Na avaliação, as variáveis idade, tempo de privação sensorial auditiva, tempo de uso do IC e desempenho em percepção auditiva da fala não influenciaram os resultados de QV de adultos usuários de IC. Conclusão Avaliar a QV deve ser uma preocupação das equipes interdisciplinares em IC para uma intervenção com um cuidado humanizado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To evaluate the quality of life (QOL) of adult cochlear implant users (CI) and compare it with the QOL of adults with normal hearing; and study the influence of the variables socioeconomic status, education, age at assessment, auditory sensory deprivation time, device usage time and performance in auditory speech perception tests in the QOL of adult cochlear implant users. Design The QOL was assessed using the World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-BREF) generic assessment questionnaire. Study sample Seventy adult CI users formed the experimental group (EG) and 50 adults with normal hearing formed the control group (CG). Results The EG scores were close to the maximum score in satisfactory quality of life for all domains of the WHOQOL-BREF and there were similar results between the EG and CG. The variables age at assessment, duration of auditory sensory deprivation, duration of CI use and performance in auditory speech perception did not influence the results of the QOL of adult cochlear implant users. Conclusion Evaluating the QOL should be a concern of interdisciplinary teams in CI for an intervention with humanized care.
  • The effectiveness of the head-turn-plus-chin-down maneuver for eliminating vallecular residue Original Article

    Nagy, Ahmed; Peladeau-Pigeon, Melanie; Valenzano, Teresa Josephine; Namasivayam, Ashwini Marini; Steele, Catriona Margaret

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose When swallowing efficiency is impaired, residue accumulates in the pharynx. Cued or spontaneous swallows in the head neutral position do not always successfully clear residue. We investigated the impact of a novel maneuver on residue clearance by combining a head turn with the chin down posture. Methods Data were collected from 26 participants who demonstrated persistent vallecular residue after an initial head neutral clearance swallow in videofluoroscopy. Participants were cued to perform a head-turn-plus-chin-down swallow, with the direction of head turn randomized. Pixel-based measures of residue in the vallecular space before and after the maneuver were made on still frame lateral images using ImageJ software. Measures of % full and the Normalized Residue Ratio Scale (NRRS) were extracted. Univariate analyses of variance were used to detect significant reductions in residue. Results On average, pre-maneuver measures showed residue filling 56-73% of the valleculae, depending on stimulus consistency (NRRS scores: 0.2-0.4). More than 80% of pre-swallow measures displayed NRRS ratios > 0.06, a threshold previously linked to increased risk of post-swallow aspiration. Conclusion The head-turn-plus-chin-down maneuver achieved significant reductions in residue for thin and nectar-thick fluids, suggesting that this maneuver can be effective in reducing persistent vallecular residue with these consistencies.
  • Desempenho linguístico de prematuros de 2 anos, considerando idade cronológica e idade corrigida Artigo Original

    Monteiro-Luperi, Telma Iacovino; Befi-Lopes, Debora Maria; Diniz, Edna Maria Albuquerque; Krebs, Vera Lucia; Carvalho, Werther Brunow de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução O nascimento prematuro acarreta problemas que não se restringem à mortalidade perinatal. Alguns prematuros, mesmo na ausência de lesões cerebrais, apresentam consequências negativas em diversos aspectos do desenvolvimento, como dificuldades em adquirir linguagem. Objetivo O objetivo deste estudo foi verificar o desempenho linguístico de prematuros, na faixa etária de 2 anos, considerando a idade cronológica e a idade corrigida. Métodos Participaram do estudo 23 sujeitos prematuros e para verificar as habilidades linguísticas foi aplicado o Test of Early Language Development – TELD-3. Resultados Os sujeitos prematuros apresentaram desempenho total alterado no TELD-3 em 39,13% dos casos. Os prematuros também foram analisados considerando o atraso para a idade cronológica e a corrigida e não houve diferença no desempenho para os subtestes receptivo (p = 0,250) e expressivo (p = 1,000). Conclusão O grupo de prematuros aos 2 anos de idade constitui população de risco para alterações de linguagem que não podem ser compensadas com a correção da idade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Preterm birth causes problems that are not restricted to perinatal mortality. Some premature, even in the absence of brain damage, have negative effects on various aspects of development, such as language difficulties. Objective This study aimed to verify the linguistic performance of preterm children at 2 years old, considering the chronological age and corrected age. Methods The study included 23 preterm children and applied the Test of Early Language Development- TELD-3 to assess the language skills. Results The premature children showed the linguistic performance alterations in Teld-3 in 39.13% of cases. They were also analyzed considering the delay to the chronological and corrected ages and there was no difference in performance for both receptive subtests (p = 0.250) and significant (p = 1.000). Conclusion The group of premature children at 2 years is a population at risk for language disorders that cannot be compensated with age correction.
  • Desempenho ortográfico de escolares com dislexia do desenvolvimento e com dislexia do desenvolvimento associado ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade Artigo Original

    Alves, Débora Cristina; Casella, Erasmo Barbante; Ferraro, Alexandre Arcanjo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar e classificar o desempenho ortográfico, de acordo com a semiologia dos erros, de crianças com dislexia do desenvolvimento e com dislexia do desenvolvimento e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em relação a um grupo de crianças sem queixas de aprendizagem escolar. Métodos Participaram da pesquisa 70 crianças, estudantes do 3º ao 5º distribuídas em três grupos: 32 escolares sem queixa de dificuldade de aprendizagem (GI), média de idade de 9,5 anos; 22 escolares com dislexia do desenvolvimento (GII), média de idade de 10 anos; e 16 escolares com dislexia do desenvolvimento e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (GIII), média de idade de 9,9. A habilidade de ortografia das crianças foi avaliada por meio de um ditado de palavras padronizado. Resultados Os dados indicaram que os escolares do GII e do GIII apresentaram um pior desempenho quando comparados ao GI. Não houve diferença estatística entre o desempenho dos escolares do GII e do GIII quanto ao número de acertos na ortografia, embora o desempenho do GIII tenha sido pior. Os escolares do GII e do GIII diferiram apenas quanto ao tipo de erro ortográfico produzido por cada grupo. Conclusão Os dados da presente pesquisa contribuem para o delineamento de melhores programas interventivos para a população estudada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to analyze and classify the spelling performance according to the semiology of spelling error of children with developmental dyslexia (DD) and with developmental dyslexia associated to attention deficit disorder and hyperactivity(DD and ADHD) comparing them to a group of children without learning process complaints. Methods Seventy students, from the third to fifth grade, participated in this study divided as follows: 32 children without complaints of learning difficulties (GI), mean age 9.5 years; 22 students with developmental dyslexia (GII), mean age 10 years; 16 scholars with developmental dyslexia associated to attention deficit disorders and hyperactivity (GIII), mean age 9.9. Spelling skills were assessed through a standardized word dictation task. Results Data indicated that GII and GIII children presented lower performance when compared with typically developed children. There was no statistical difference between the performance of GII and GIII children regarding the score reached in spelling, although GIII children presented the lowest performance. We observed differences between GII and GIII only in the type of misspelling. Conclusion Data from this research contribute to develop better programs for intervention in the studied population.
  • Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e afasia: um estudo da participação social Artigo Original

    Pommerehn, Jodeli; Delboni, Miriam Cabrera Corvelo; Fedosse, Elenir

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este estudo identifica e analisa o impacto das afasias na participação social e nas atividades cotidianas das pessoas por elas acometidas, bem como visa conhecer as implicações dos fatores ambientais nas limitações e restrições da participação, segundo os critérios estabelecidos pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Método São apresentados e discutidos dados de 12 pessoas de ambos os sexos com afasia que participavam de um Grupo Interdisciplinar de Convivência. Os dados foram coletados entre outubro de 2011 e março de 2013 e analisados com base na check list da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Resultado Todos os sujeitos apresentaram restrições no desempenho e para a participação em suas atividades cotidianas, seja por determinantes biológicos, ambientais ou socioculturais. Conclusão A restrição na participação foi a mais evidente, decorrente mais dos fatores ambientais do que das sequelas advindas das lesões cerebrais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify and analyze the impact of aphasia on social participation and daily activities of people affected by this disease, as well as to understand implications of environmental factors on limitations and restrictions of participation according to the criteria established by the International Classification of Functioning, Disability and Health. Method Data presented and discussed were collected from 12 people of both sexes with aphasia participating in an Interdisciplinary Group for Coexistence. Data were collected between October 2011 and March 2013 and analyzed based on the International Classification of Functioning, Disability and Health checklist. Results All subjects had restrictions on performing and participating in their daily activities, either by biological, environmental or socio-cultural factors. Conclusions The restriction in participation was the most evident, mostly due to environmental factors than sequels resulting from the brain injury.
  • Influência do treinamento dos avaliadores no julgamento perceptivo da hipernasalidade Artigo Original

    Oliveira, Adriana Cristina de Almeida Santos Furlan de; Scarmagnani, Rafaeli Higa; Fukushiro, Ana Paula; Yamashita, Renata Paciello

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Alto índice de concordância no julgamento perceptivo da hipernasalidade entre diferentes avaliadores é difícil de ser alcançado. O treinamento prévio dos avaliadores e a padronização dos critérios de análise podem ser estratégias eficazes para minimizar o efeito da subjetividade do julgamento perceptivo e aumentar a concordância entre os avaliadores. Objetivo Investigar a influência do treinamento prévio sobre a concordância entre diferentes avaliadores no julgamento perceptivo da hipernasalidade. Métodos Três fonoaudiólogas experientes analisaram 77 amostras de fala, de indivíduos com fissura de palato reparada. Na primeira etapa, as avaliadoras classificaram a hipernasalidade utilizando seus próprios critérios, em uma escala de quatro pontos. Setenta dias depois, foram submetidas a um treinamento para a definição das amostras utilizadas como referências para o julgamento na etapa seguinte. Na segunda etapa as avaliadoras julgaram as mesmas amostras e classificaram a hipernasalidade com a mesma escala, utilizando como critério as referências definidas no treinamento. Índices de concordância intra e interavaliadores foram estabelecidos nas duas etapas utilizando-se o coeficiente Kappa e foram comparados por meio do teste Z. Resultados Os índices de concordância intra-avaliadores obtidos entre as duas etapas variou de 0,38 para 0,92, com diferença estatisticamente significativa para uma das avaliadoras (p=0,004). O índice de concordância quanto ao grau de hipernasalidade obtido entre as três avaliadoras após o treinamento (0,54) foi significativamente maior do que o obtido antes do treinamento (0,37; p=0,044). Conclusão O treinamento das avaliadoras e a definição de critérios para a classificação da hipernasalidade levam ao aumento do índice de concordância intra e interavaliadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction A high agreement in the perceptual assessment of hypernasality among different listeners is difficult to achieve. Prior listener training and the standardization of analysis criteria may be effective strategies to decrease the effect of perceptual assessment subjectivity and increase the agreement among listeners. Objective To investigate the influence of prior training on agreement among different listeners in the perceptual assessment of hypernasality. Methods Three experienced speech–language pathologists analyzed 77 audio-recorded speech samples of individuals with repaired cleft palate. During the first phase, the listeners classified hypernasality according to their own criteria, using a 4-point scale. Seventy days later, they were required to complete the training to define the stimuli to be used as anchors for the assessment in the following phase. During the second phase, the listeners analyzed the same samples and rated hypernasality in a 4-point scale, using the anchors defined during training as the criteria. Intra- and interrater agreement in both the phases were calculated by the kappa coefficient. These values were statistically compared using the Z-test. Results The intrarater agreement obtained between the two phases of the study ranged from 0.38 to 0.92, with a statistically significant difference for one of the listeners (p=0.004). The agreement for the hypernasality degree obtained among the three listeners after training (0.54) was significantly higher than that obtained before training (0.37; p=0.044). Conclusion Listener training and the definition of criteria to rate hypernasality lead to the increase of intra- and interrater agreement.
  • Validity and reliability of the quality of masticatory function questionnaire applied in Brazilian adolescents Original Article

    Hilasaca-Mamani, Maribel; Barbosa, Taís de Souza; Fegadolli, Claudia; Castelo, Paula Midori

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose proper chewing and swallowing functions have great importance in general health, since it potentially affects food’s digestion and the subject’s nutritional status. The aim was to assess the validity and reliability of the self-applied Quality of Masticatory Function Questionnaire (QMFQ) in a convenience (non-referred) sample of Brazilian adolescents divided into three groups: control (n=57), dental caries (n=51) and malocclusion (n=54). Methods caries and malocclusion were evaluated using DMF-S index (number of decayed, missing and filled primary and permanent surfaces) and Index of Orthodontic Treatment Need, respectively. The QMFQ comprises 26 items regarding frequency and intensity of chewing problems with five domains: Food-Mastication, Habits, Meat, Fruits and Vegetables. Data were submitted to descriptive statistics, Kolmogorov-Smirnov and Chi-square tests. Psychometric evaluation included measures of reliability (internal consistency - Cronbach's alpha and matrix of correlation) and discriminant validity (Kruskal-Wallis/Dunn post-test). Results the instrument showed satisfactory internal consistency, with significant positive correlations between the domains scores except between Habits and Vegetables. Total scale Cronbach's alpha coefficient was 0.87 and the coefficient did not increase significantly with the removal of each domain. Significant differences were found between controls and caries group in Food-Mastication, Meat and Fruits scores. Caries group also showed higher median values in Food-Mastication and Fruits than the malocclusion group. Conclusion the Quality of Masticatory Function Questionnaire showed acceptable properties regarding internal consistency, reliability, and discriminant validity in evaluating the impact of caries on the perception of the masticatory function quality of Brazilian adolescents.
  • Efeito do tempo de contração e repouso na atividade dos músculos masseter e temporal anterior em indivíduos com DTM Artigo Original

    Ries, Lilian Gerdi Kittel; Graciosa, Maylli Daiani; Soares, Licerry Palma; Sperandio, Fabiana Flores; Santos, Gilmar Moraes; Degan, Viviane Veroni; Gadotti, Inaê Caroline

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O principal objetivo deste estudo foi investigar o efeito do tempo de contração e repouso na atividade dos músculos masseter e temporal. Métodos 49 sujeitos do sexo feminino com idade entre 18 e 30 anos foram divididos em grupos DTM (n: 26) e controle (n: 23). A eletromiografia de superfície foi utilizada para avaliar os músculos temporal anterior e masseter durante protocolos de contração e repouso muscular. Foram analisados os parâmetros eletromiográfico raiz quadrada da média, frequência mediana e o coeficiente da inclinação da reta de regressão linear. Resultados Foi encontrado efeito significativo do tempo no protocolo de contração e de repouso muscular. No protocolo de contração, sujeitos com DTM apresentaram significativa diminuição da frequência mediana no masseter direito e do coeficiente de inclinação do músculo temporal direito comparados ao grupo controle. Conclusão Apesar de os sujeitos com DTM apresentarem maior suscetibilidade à fadiga, comparados aos controles, ambos os grupos devem respeitar o tempo máximo de 5 s de contração voluntária máxima e no mínimo 30 s de repouso entre sucessivas contrações da musculatura mastigatória durante protocolos de avaliação clínica ou de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The main objective of this study was to investigate the effect of time of contraction and rest on the masseter and temporal muscles activity. Methods 49 female subjects between 18 and 30 years of age were divided into TMD (n: 26) and control groups (n: 23). Surface electromyograph was used to evaluate the anterior temporal and masseter muscles during contraction and rest protocols. The root means square, median frequency and slope coefficient of the linear regression line parameters were analyzed. Results A significant effect of time in the contraction and rest muscle protocols was found. TMD patients showed a significant decrease in median frequency in the right masseter muscle and the slope coefficient in the right temporal muscle during the contraction protocol to control subjects. Conclusion Despite the TMD patients presented with higher fatigue susceptibility compared to the control group, both groups must meet the maximum time of 5 s of maximum voluntary contraction and at least 30 s rest between successive contractions of masticatory muscles during clinical or research assessment protocols.
  • Análise perceptivo-auditiva de vozes rugosas e soprosas: correspondência entre a escala visual analógica e a escala numérica Artigo Original

    Baravieira, Paula Belini; Brasolotto, Alcione Ghedini; Montagnoli, Arlindo Neto; Silvério, Kelly Cristina Alves; Yamasaki, Rosiane; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Determinar os valores de corte dos diferentes graus de rugosidade e soprosidade vocal em uma escala visual analógica, a partir de uma escala numérica. Métodos: Foram selecionadas 150 vozes, de indivíduos de ambos os gêneros, com qualidade variando desde a ausência de rugosidade e de soprosidade até a presença desses parâmetros em grau intenso. A avaliação perceptivo-auditiva foi realizada por quatro fonoaudiólogas especialistas em voz, com a utilização da escala visual analógica de 100 mm e da escala numérica de quatro pontos. A concordância intra e interjuízes foi verificada por meio do Coeficiente de Correlação Interclasse. Os valores de corte foram obtidos com base nos valores de sensibilidade, especificidade e eficiência. Resultados: A concordância intra e interjuízes foi excelente em ambas as escalas. Os valores de corte definiram as faixas de distribuição, encontrando-se para a rugosidade: grau 0 até 8,5 mm; grau 1 de 8,5 a 28,5 mm; grau 2 de 28,5 a 59,5 mm; e grau 3 a partir de 59,5 mm. Para a soprosidade encontrou-se: grau 0 até 8,5 mm; grau 1 de 8,5 a 33,5 mm; grau 2 de 33,5 a 52,5 mm; e grau 3 a partir de 52,5 mm. Conclusão: A partir dos valores de corte encontrados para a escala visual analógica foi possível concluir que o grau 0 (zero) da escala numérica, que representa a ausência do parâmetro, corresponde a uma pequena faixa de pontuação de presença do parâmetro na escala visual analógica. Além disso, o grau 3 da escala numérica correspondeu a uma extensa faixa da escala visual analógica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To determine the cut-off values of different degrees of vocal roughness and breathiness in an analogical visual scale, from a numerical scale. Methods: We selected 150 voices from both genders, with quality ranging from neutrality to intense deviations, and predominance of breathiness or roughness. The auditory-perceptual assessment through two scales: 100-mm analogical visual scales and 4-point numerical scale. Intra and interrater reliability of auditory-perceptual ratings was analyzed using the Intraclass Correlation Coefficient. The cut-off values for graduation of roughness and breathiness voices were determinate using the analysis of the Receiver Operating Characteristic (ROC) curve, which is based on the sensitivity, specificity and efficiency. Results: The intra and interrater reliability of auditory-perceptual ratings was excellent on both scales. The cut-off values (mm) in the analogical visual scale, from the numeric scale, indicated a roughness distribution: 0-8.5 absence of the parameter; 8.5- 28.5 mild presence; 28.5- 59.5 moderate and 59.5- 100 intense. For breathiness, the distribution was: 0-8.5 absence of the parameter; 8.5-33.5 for mild presence; 33.5-52.5 moderate and 52.5-100 intense. Conclusion: The cut-off values found for the analogical visual scale conclude that the numerical scale zero, which represents the absence of parameter, corresponds to a small range of scores in the analogical visual scale. Furthermore, the third degree of the numerical scale corresponded to a wide range of the analogical visual scale.
  • Voz do professor: sintomas de desconforto do trato vocal, intensidade vocal e ruído em sala de aula Artigo Original

    Mendes, Amanda Louize Félix; Lucena, Brunna Thaís Luckwu de; De Araújo, Aline Menezes Guedes Dias; Melo, Luciana Pimentel Fernandes de; Lopes, Leonardo Wanderley; Silva, Maria Fabiana Bonfim de Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Identificar se existe correlação entre a intensidade vocal das professoras e o ruído em sala de aula, assim como entre a intensidade vocal e os sintomas de desconforto do trato vocal, antes e após a aula. Métodos: Participaram 27 professoras do Ensino Fundamental I. Foram utilizados os questionários Condição de Produção Vocal do Professor e Escala de Desconforto do Trato Vocal, aplicados antes e após a aula. Para medição do ruído dentro da sala de aula e da intensidade vocal das professoras foi utilizado decibelímetro. Resultados: Houve correlação positiva moderada entre a intensidade vocal e o ruído. Observou-se diferença significativa entre a EDTV e as professoras com e sem queixa vocal antes e após a aula. Quando comparadas separadamente nos dois momentos, verificou-se aumento nos escores tanto para as professoras com queixa vocal quanto para as que não apresentaram queixa. Ocorreram associações dos sintomas do trato vocal antes e após a aula, da frequência de queimação, coceira, garganta irritada e garganta sensível. A intensidade dos sintomas foi significativa para garganta dolorida, coceira e bola na garganta. Observaram-se valores significativos sobre intensidade vocal e frequência e intensidade dos sintomas para garganta sensível e bola na garganta antes da aula e garganta irritada e bola na garganta após a aula. Conclusão: O aumento da intensidade vocal das professoras correlaciona-se aos altos níveis de ruído. Constata-se correlação entre intensidade vocal e sintomas de desconforto do trato vocal, sendo a maioria dos sintomas relatados com maior frequência e intensidade após a aula.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To identify a possible correlation between teachers vocal intensity and the noise in the classroom, as well as between vocal intensity and the symptoms of vocal tract discomfort before and after classes. Methods: 27 Elementary School I teachers participated in the study. We used the questionnaires “Vocal Production Condition of the Teacher” and “Vocal Tract Discomfort Scale - VTD” which were applied before and after the class. A properly calibrated noise meter was used for measuring noise in the classroom and the teachers’ vocal intensity. Results: There was a moderate positive correlation between vocal intensity and noise and also a significant difference between the VTD scale and the teachers with and without vocal complaint before and after classes. When compared separately on both occasions, there was an increase in the group's scores for both groups and with and without complaints. We found association of the vocal tract symptoms before and after classes, frequency of burning, itching, sore throat and sensitive throat were observed. The intensity of symptoms was significant for sore throat, itching and feeling of lump in the throat. We observed significant values of vocal intensity and frequency and intensity of symptoms for sensitive throat and lump in the throat before the class, and sore throat and lump in the throat after the. Conclusion: The increase in teacher’s vocal intensity correlates to high noise levels in the classroom. The evidence suggests correlation between vocal intensity and discomfort of the vocal tract, with most of the symptoms reported in greater frequency and intensity after the class.
  • Telerreabilitação vocal na doença de Parkinson Artigo Original

    Dias, Alice Estevo; Limongi, João Carlos Papaterra; Barbosa, Egberto Reis; Hsing, Wu Tu

    Resumo em Português:

    RESUMO A doença de Parkinson (DP) é uma moléstia neurodegenerativa associada a significantes prejuízos motores, neuropsicológicos e sensoriais. Alterações na qualidade da voz são frequentes durante o curso da doença e os pacientes enfrentam obstáculos no acesso a serviços de reabilitação fonoaudiológica adequada. A telerreabilitação é uma possível solução para esse problema, uma vez que pode ser implementada a distância, com recursos de telemedicina, via tecnologias de comunicação e informação. Objetivo: Investigar a eficiência da telerreabilitação da voz em pacientes com DP. Métodos: Participaram 20 pacientes com DP e queixas de voz. A telerreabilitação síncrona (em tempo real) ocorreu a partir de videoconferência (Adobe Connect 8), os pacientes foram telerreabilitados pela versão estendida do Lee Silverman Voice Treatment (LSVT-X) e avaliados, antes e depois dessa intervenção por meio de análise perceptual da qualidade vocal pela Escala GRBASI. No final da intervenção, todos responderam a questionário estruturado sobre a experiência com a telerreabilitação. Resultados: As análises revelaram diminuição na magnitude das alterações da qualidade da voz após a intervenção, indicando melhoria do padrão vocal. Todos os pacientes relataram satisfação e preferência pela telerreabilitação em comparação com a reabilitação presencial, assim como positiva percepção de áudio e vídeo. Algumas adversidades tecnológicas foram identificadas, mas não impediram as abordagens de avaliação e tratamento. Conclusão: Os resultados sugerem que a telerreabilitação seja uma intervenção eficiente para os sintomas da qualidade da voz associados à DP e pode ser indicada para pacientes com acesso a tecnologias e dificuldades no alcance de profissionais ou centros especializados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Parkinson’s disease (PD) is a neurodegenerative condition associated with motor, neuropsychological, sensorial, and vocal symptoms. It has been suggested that eventual obstacles faced by many patients to reach speech therapy rehabilitation centers could be overcome with the use of synchronous telerehabilitation (real time) approach employing communication technologies. Purpose: To investigate the efficacy of vocal telerehabilitation in PD patients. Methods: Twenty patients diagnosed with PD and with vocal complaints participated in this study. Patients were evaluated by videoconference (Adobe Connect 8) before and after treatment. Evaluation method consisted of perceptual analysis of vocal quality measured by the GRBASI scale. Treatment was conducted following the extended version of Lee Silverman method (LSVT-X). At the end of treatment all patients were requested to fill a questionnaire to assess their experience with telerehabilitation. Results: Analysis revealed decrease in magnitude of voice quality changes after the intervention, indicating improvement of vocal pattern. All patients reported satisfaction and preference for telerehabilitation compared to face-to-face rehabilitation, as well as positive perception of audio and video. Some technological adversities have been identified but did not prevent the approaches to assessment and treatment. Conclusion: Present results suggest that telerehabilitation methods can be considered as an effective treatment for speech symptoms associated with PD and can be indicated to patients presenting limited access to speech therapy centers and technological readiness.
  • Interferência dos bicos ortodônticos e convencionais no sistema estomatognático: revisão sistemática Revisão Sistemática

    Corrêa, Camila de Castro; Bueno, Mariana da Rocha Salles; Lauris, José Roberto Pereira; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Verificar se o tipo de bico, ortodôntico ou convencional, de chupeta e mamadeira, tem alguma influência sobre as alterações encontradas no sistema estomatognático causadas pela manutenção do hábito de sucção. Estratégia de pesquisa: Por meio de uma revisão de literatura sistemática com metanálise, realizada a partir das bases de dados Lilacs, Medline e Embase e com a ferramenta de busca Google Acadêmico™, com os seguintes descritores em português e inglês: “Má oclusão” + “Chupetas”; “Má oclusão” + “Alimentação Artificial”; “Má oclusão” + “Mamadeira”, além das palavras “Bico Ortodôntico” + “Bico Convencional”. Critérios de seleção: Foram incluídos estudos que apresentassem em seus métodos a comparação de grupos que utilizaram chupeta e/ou mamadeira com bico convencional com grupos que utilizaram o bico ortodôntico, sem delimitação temporal. Análise dos dados: A análise do artigo na íntegra foi realizada de modo sistemático, com as seguintes categorias tabelando os resultados pertinentes: objetivo, método - casuística e avaliação, resultados e conclusão. Resultados: Foram encontrados 1.041 trabalhos, período de 1969 a 2013, desses foram excluídos 848 trabalhos, devido aos critérios de exclusão, e outros 174 que eram repetições. Foram lidos na íntegra 19 trabalhos, dos quais quatro artigos atenderam aos critérios de inclusão propostos, e três trabalhos foram incluídos na metanálise. Tais resultados expressaram que não há diferenças significantes entre os bicos ortodôntico e convencional quanto às implicações no sistema estomatognático. Conclusão: Não há possibilidade de concluir a existência de diferenças quanto às consequências no sistema estomatognático ocasionadas por bicos convencionais e ortodônticos de chupetas/mamadeiras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Check if the type of nozzle, orthodontic or conventional, of pacifier and bottle have any influence on the changes found in the stomatognathic system caused by the maintenance of the sucking habit. Research Strategies: Through a systematic literature review with meta-analysis, performed from the databases Lilacs, Medline and Embase and Scholar Google, with the following key words in Portuguese and English: “malocclusion” + “Pacifiers “; “Malocclusion” + “Bottle Feeding”; “Malocclusion” + “Bottle feeding” beyond words “Orthodontic Beak” + “Conventional Beak”. Selection Criteria: We included studies that presented in their methods to compare groups who used pacifiers and/or bottle with conventional nozzle with groups using orthodontic nipple without temporal delimitation. Data Analysis: The analysis of the article in its entirety was performed systematically, ordering the relevant results in the following categories: objective, method—case studies and evaluation, results, and conclusion. Results: Found 1,041 jobs, from the period 1969 to 2013, 848 jobs were excluded based on the exclusion criteria and another 174 that were repetitions. A total of 19 articles were read in full of which 4 articles met the proposed inclusion criteria, and three studies were included in the meta-analysis. These results show that there are no significant differences between the orthodontic and conventional nozzles on the implications of the stomatognathic system. Conclusion: There is no way to conclude that there are differences as to the consequences to the stomatognathic system caused by conventional nozzles and orthodontic pacifier/bottle.
  • Dose vocal em professores: correlação com a presença de disfonia Comunicação Breve

    Gama, Ana Cristina Côrtes; Santos, Juliana Nunes; Pedra, Elisângela de Fátima Pereira; Rabelo, Alessandra Terra Vasconcelos; Magalhães, Max de Castro; Casas, Estevam Barbosa de Las

    Resumo em Português:

    RESUMO Professores são profissionais com alta prevalência de disfonia, para a qual os principais fatores de risco são as longas jornadas de trabalho em salas de aula com presença de ruído ambiental. O objetivo da pesquisa foi calcular o tempo de fonação e a dose cíclica de professoras com disfonia e de professoras sem alteração de voz durante a atividade letiva. Para o estudo, dois grupos foram analisados: cinco professoras com disfonia funcional constituíram o grupo de professores disfônicos, e cinco professoras sem alteração de voz constituíram o segundo grupo. Para a coleta dos dados foi utilizado o dosímetro marca VoxLog® e os parâmetros analisados foram: intensidade; frequência fundamental; tempo de fonação e dose cíclica. Na análise estatística foram utilizados os testes Anova, T de Student e Kruskal-Wallis. Observou-se que professores disfônicos apresentaram um maior tempo de fonação e de dose cíclica quando comparados com professores sem alteração vocal. A disfonia associa-se com um tempo maior de fonação e uma exposição maior do tecido da prega vocal a fonotraumas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Teachers are professionals with high prevalence of dysphonia, whose main risk factors are the large work hours in classrooms with the presence of background noise. The purpose of the study was to calculate the phonation time and the cycle dose of teachers with dysphonia and teachers without voice disorders during the class. There were two groups analyzed: five teachers with functional dysphonia were the first group and five teachers without voice disorders were the second group. For the data was used the VoxLog® dosimeter and the parameters were: intensity; fundamental frequency; phonation time and cycle dose. The statistical analysis used ANOVA, Student's T-test, and Kruskal–Wallis test. Dysphonic teachers showed major values of phonation time and cycle dose compared with teachers without voice disorders. The dysphonia is related to extended period of speech time and greater exposure of the tissue of the vocal fold to phonotrauma.
  • Características do percurso da movimentação mandibular dos diferentes tipos de Doença de Parkinson Comunicação Breve

    Albuquerque, Lucas Carvalho Aragão; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho foi caracterizar a amplitude e a velocidade dos movimentos mandibulares isolados e mastigatórios avaliados por eletrognatografia de dois indivíduos com Doença de Parkinson (DP) e confrontar esses dados com os de um voluntário sem a DP. Os três participantes foram divididos em três categorias: voluntário sem DP, paciente com DP e rigidez predominante (DP-rigidez) e paciente com DP e tremor predominante (DP-tremor). Foram encontradas diferenças entre as três categorias, porém com maior importância entre o indivíduo sem DP e o com DP-rigidez, na amplitude e na velocidade, quando da realização dos movimentos mandibulares e mastigatórios. Os fatores relacionados aos processos adaptativos e compensatórios derivados da diminuição da ação dopaminérgica pareceram explicar melhor as alterações observadas na movimentação mandibular no grupo com DP.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to characterize the amplitude and speed of isolated jaw movements and chewing using electrognathography in a volunteer and to compare these data with those of two other Parkinson Disease (PD) subjects, differentiated by the motor characteristics. Method: The 3 participants were divided into three categories: one with 1 non-PD volunteer, a second category with 1 volunteer characterized by Parkinson's hypokinesia, and a third with 1 volunteer characterized by Parkinson's tremor. Results: There were differences among the three groups; however the most significant was between the non-PD and the PD-rigidity, in the amplitude and speed when performing the jaw movements and chewing. Factors related to the adaptive and compensatory processes derived from rigidity process seemed to better explain the observed changes among the PD groups.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br