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CoDAS, Volume: 28, Número: 5, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Navas, Ana Luiza; Silva, Roberta Gonçalves da
  • Potenciais evocados auditivos corticais em neonatos nascidos a termo e pré-termo Artigos Originais

    Melo, Ândrea de; Biaggio, Eliara Pinto Vieira; Rechia, Inaê Costa; Sleifer, Pricila

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Mensurar os potenciais exógenos do potencial evocado auditivo cortical (PEAC) em neonatos nascidos a termo e pré-termo, além de compará-los, considerando as variáveis latência e amplitude dos componentes. Método Estudo transversal, prospectivo, contemporâneo e comparativo. Foram avaliados 127 neonatos; destes, foram considerados 96, após análise dos exames por três juízes, distribuídos em dois grupos: Grupo Termo: 66 neonatos e Grupo Pré-termo: 30 neonatos. Os registros do PEAC foram feitos com os neonatos posicionados no colo da mãe e/ou responsável, em sono natural, por meio de eletrodos de superfície. Foram apresentados estímulos verbais binauralmente, sendo /ba/ o estímulo frequente e /ga/ o estímulo raro, na intensidade de 70 dBNA, por meio de fones de inserção. Foi analisada a presença ou ausência dos componentes exógenos em ambos os grupos, bem como, latência e amplitude de P1 e N1. Para análise dos dados, utilizaram-se os testes pertinentes. Resultados A latência da onda P1 bilateralmente e N1 na orelha esquerda foi menor no Grupo Termo. No entanto, não houve diferença estatisticamente significante quanto à amplitude de P1 e N1 entre os grupos. Na comparação entre presença e ausência dos componentes P2 e N2, também não foi observada diferença entre os grupos. Conclusão É possível mensurar os PEAC, em neonatos nascidos a termo e pré-termo. Verificou-se influência do processo maturacional apenas na medida da latência dos componentes P1 bilateralmente e N1 na orelha esquerda, sendo estas menores no Grupo Termo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To measure the exogenous components of the cortical auditory evoked potential (CAEP) in term and preterm newborns and compare them considering the variables latency and amplitude. Methods This is a cross-sectional, prospective, comparative, contemporary study. One hundred twenty-seven newborns were evaluated; 96 of these were included in the study after analysis of the exams by three referees. Participants were divided into two groups: Term Group: 66 infants and Preterm Group: 30 neonates. The recordings of CAEP were performed using surface electrodes with newborns comfortably positioned in the lap of their mothers and/or guardians in natural sleep. To this end, binaural verbal stimuli were presented with /ba/ as the frequent stimulation and /ga/ the rare stimulus, at an intensity of 70 dB HL, through insert earphones. The presence or absence of exogenous components and the latency and amplitude of P1 and N1 were analyzed in both groups. Pertinent tests were used in the statistical analysis of data. Results The latency of the waves P1 and N1 was smaller in participants in the Term Group. However, there were no statistically significant differences in the amplitude of P1 and N1 between the groups. No difference between the groups was found when comparing the presence and absence of the components P2 and N2. Conclusion It is possible to measure the CAEP in term and preterm neonates. There was influence of the maturational process only on the measure of latency of the components P1, binaurally, and N1, in the left ear, which were smaller in participants in the Term Group.
  • Um estudo sobre associação semântica de palavras do português brasileiro Artigos Originais

    Calais, Lucila Leal; Lima-Gregio, Aveliny Mantovan; Arantes, Pablo; Gil, Daniela; Borges, Alda Christina Lopes de Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo coletar normas de associação semântica de 96 palavras do português brasileiro e aplicá-las, posteriormente, na elaboração de um teste de reconhecimento de fala com frases com controle da previsibilidade da palavra. Método participaram 67 voluntários com idades entre 18 e 27 anos. Foi aplicada uma tarefa de associação semântica com delimitação de classe de palavras. Resultados o tamanho médio do conjunto total e do significativo foi maior para a segunda evocação para as classes de verbos e substantivos. A força de associação semântica que prevaleceu na primeira recordação foi forte para a primeira e média para a segunda palavra. Na segunda recordação, a força de associação com maior prevalência foi média para a primeira e para a segunda palavra. Foi observada correlação negativa significativa entre a força de associação e os tamanhos total e significativo do conjunto. Conclusão Normas de associação semântica de 96 palavras do português brasileiro foram coletadas conforme proposto e resultaram em palavras associadas semanticamente para cada alvo nas categorias de verbo e substantivo, as quais foram utilizadas em um teste de reconhecimento de fala com frases considerando a previsibilidade da palavra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To collect the semantic association norms of 96 Brazilian Portuguese words for further application in the formulation of a speech recognition test using sentences with controlled word predictability. Methods Study participants were 67 volunteers aged 18 to 27 years. A semantic association task with word class delimitation was used. Results The mean sizes of the total and meaning sets were larger in the second recall to both verb and noun classes. The prevalent semantic association strength in the first recall was strong to the first word and moderate to the second word. In the second recall, the prevalent semantic association strength was moderate to both the first and second words. Significant negative correlation was observed between association strength and total and meaning set sizes. Conclusion The semantic association norms of 96 Brazilian Portuguese words were collected as proposed and resulted in semantic associates for each target word in the verb and noun classes that were used in a speech recognition assessment considering sentences with controlled word predictability.
  • Adaptação cultural do Test of Narrative Language (TNL) para o Português Brasileiro Artigos Originais

    Rossi, Natalia Freitas; Lindau, Tâmara de Andrade; Gillam, Ronald Bradley; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar a tradução e a adaptação cultural do Test of Narrative Language (TNL) para o Português Brasileiro. Métodos O TNL é um instrumento formal que avalia a compreensão e a narração oral de crianças entre cinco e 11 anos e 11 meses. O processo de tradução e adaptação do TNL teve as seguintes etapas: (1) tradução para a língua-alvo; (2) síntese das versões traduzidas; (3) retrotradução; (4) verificação do processo de equivalência conceitual, semântica e cultural; e (5) estudo-piloto (56 crianças, mesma faixa etária do teste e de ambos os gêneros). Resultados A versão adaptada manteve a mesma estrutura da versão original: número de tarefas (três de compreensão narrativa e três de narração oral), formatos de narrativa (sem apoio de figura, figuras em sequência e figura única) e sistema de pontuação. Não foram realizadas adaptações nas figuras do teste. A história “McDonald’s Story” foi substituída pela história “História da Lanchonete”, para atender à equivalência semântica e experiencial da população-alvo. Nas demais histórias, foram realizadas adaptações semânticas e gramaticais. Diferenças estatisticamente significantes foram encontradas nas comparações entre os escores brutos (compreensão, narração e total) dos grupos etários, a partir da versão adaptada. Conclusão Adaptações foram necessárias para atender à equivalência semântica e experiencial da população-alvo, considerando o contexto sociolinguístico-cultural do Brasil. A versão adaptada apresentou equivalência conceitual de itens, semântica e operacional em relação à versão original. A equivalência de mensuração para fins de validação e normatização do TNL está em andamento e poderá complementar os resultados deste estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To accomplish the translation and cultural adaptation of the Test of Narrative Language (TNL) into Brazilian Portuguese. Methods The TNL is a formal instrument which assesses narrative comprehension and oral narration of children between the ages of 5-0 and 11-11 (years-months). The TNL translation and adaptation process had the following steps: (1) translation into the target language; (2) summary of the translated versions; (3) back-translation; (4) checking of the conceptual, semantics and cultural equivalence process and (5) pilot study (56 children within the test age range and from both genders). Results The adapted version maintained the same structure as the original version: number of tasks (both, three comprehension and oral narration), narrative formats (no picture, sequenced pictures and single picture) and scoring system. There were no adjustments to the pictures. The “McDonald's Story” was replaced by the “Snack Bar History” to meet the semantic and experiential equivalence of the target population. The other stories had semantic and grammatical adjustments. Statistically significant difference was found when comparing the raw score (comprehension, narration and total) of age groups from the adapted version. Conclusion Adjustments were required to meet the equivalence between the original and the translated versions. The adapted version showed it has the potential to identify differences in oral narratives of children in the age range provided by the test. Measurement equivalence for validation and test standardization are in progress and will be able to supplement the study outcomes.
  • Desempenho de crianças com risco para dificuldade de leitura submetidas a um programa de intervenção Artigos Originais

    Silva, Nathane Sanches Marques; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar a aplicabilidade de um programa de intervenção em crianças com risco para dificuldade de leitura. Método Trata-se de uma pesquisa experimental, na qual o grupo estudado de crianças com risco para dificuldade de leitura (formado por 10 crianças) foi submetido ao programa de intervenção de decodificação fonológica para a comparação com o grupo controle de crianças com risco para dificuldade de leitura (formado por 10 crianças), não submetido ao programa de intervenção. O programa foi elaborado com base em dois estudos internacionais, contém 24 sessões, sendo que as 12 primeiras sessões são realizadas em grupos de duas a três crianças e as demais individualmente, as sessões apresentaram duração de 50 minutos e foram realizadas duas vezes por semana. Aplicou-se o teste “t” de Student e o teste de Wilcoxon. Resultados As crianças com risco para dificuldade de leitura, submetidas ao programa de intervenção de decodificação fonológica, demonstraram melhora na pós-testagem estatisticamente significativa para o desempenho das habilidades de: nomeação de letras; relação grafema-fonema; consciência fonológica; memória de trabalho fonológica para não palavras; memória de trabalho fonológica para dígitos na ordem direta; escrita do alfabeto em sequência; escrita sob ditado de palavras e pseudopalavras; leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão O programa de intervenção de decodificação fonológica mostrou ter aplicabilidade para aprimorar as habilidades de pré-requisitos e as habilidades de leitura e escrita de crianças com risco para dificuldade de leitura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To assess the applicability of an intervention program to children at risk for reading disabilities. Methods This experimental study compared 10 children at risk for reading difficulty submitted to a phonological decoding intervention program (study group) with 10 other children at risk for reading difficulty not submitted to the program (control group). The intervention program was based on two international studies. It comprised 24 sessions: the first 12 sessions were conducted with groups of two to three children, whereas the others were performed individually. The sessions lasted 50 minutes and were held twice a week. Statistical analysis was conducted using the Student’s t-test and the Wilcoxon Signed-Rank test. Results Children at risk for reading difficulties submitted to the phonological decoding intervention program showed statistically significant improvement at post-assessment in the performance of the following skills: letter naming; phoneme-grapheme relationship; phonological awareness; phonological working memory for non-words; phonological working memory for digits in direct order; alphabet recognition in sequence; writing under dictation of words and pseudowords; reading of words and pseudowords. Conclusion The phonological decoding intervention program showed applicability to improve the prerequisite skills of reading and writing of children at risk for reading disabilities.
  • Interpretação de ambiguidades de escolares de Embu das Artes (SP) nascidos com baixo peso Artigos Originais

    Pessoa, Rebeca Rodrigues; Araújo, Sarah Cueva Cândido Soares de; Isotani, Selma Mie; Puccini, Rosana Fiorini; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Observar o desenvolvimento de linguagem quanto às habilidades de reconhecer e interpretar ambiguidades lexicais, em escolares nascidos com baixo peso e inseridos na rede de ensino do município de Embu das Artes (São Paulo/SP) em comparação a escolares nascidos com peso adequado. Método Estudo retrospectivo, transversal, caso-controle de 378 escolares, de 5 a 9,9 anos, de ambos os gêneros, da rede municipal de ensino de Embu das Artes (SP). Grupo Pesquisa/GP de 210 escolares, nascidos com peso inferior a 2500 gramas/g. Grupo Controle/GC de 168 escolares, nascidos com peso maior ou igual a 2500g. Por meio do Test of Language Competence, os grupos foram comparados quanto às habilidades de: reconhecer e interpretar verbalmente sentenças que contenham ambiguidade. Variáveis de interesse: idade e gênero das crianças; idade e escolaridade maternas. Análises estatísticas: descritiva para a caracterização da amostra e pontuação por grupo; t-Student para a comparação entre as pontuações totais de cada habilidade/subteste; quiquadrado para comparação por itens de cada subteste; e regressão mútipla para análise das variáveis intervenientes. Resultados O GP teve menor pontuação em sentenças que continham ambiguidade, quando comparado ao GC. Na análise de regressão múltipla, no GC e no GP a idade atual da criança foi fator preditor para todas as habilidades metalinguísticas de interpretação de ambiguidades. Conclusão O GP teve menor pontuação do que o GC para habilidades de Ambiguidades no total e em item específico. O fator idade atual da criança interferiu positivamente no GC e no GP para as habilidades de Ambiguidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To assess the development of language regarding the ability to recognize and interpret lexical ambiguity in low-birth-weight schoolchildren enrolled at the school system in the municipality of Embu das Artes, Sao Paulo state, compared with that of schoolchildren with normal birth weight. Methods A case-control, retrospective, cross-sectional study conducted with 378 schoolchildren, both genders, aged 5 to 9.9 years, from the municipal schools of Embu das Artes. Study Group (SG) comprising 210 schoolchildren with birth weight < 2500 g. Control Group (CG) composed of 168 school children with birth weight ≥ 2500 g. Participants of both groups were compared with respect to the skills of recognition and verbal interpretation of sentences containing lexical ambiguity using the Test of Language Competence. Variables of interest: Age and gender of children; age and schooling of mothers. Statistical analysis: Descriptive analysis to characterize the sample and score per group; Student’s t test for comparison between the total scores of each skill/subtest; Chi-square test to compare items within each subtest; multiple regression analysis for the intervening variables. Results Participants of the SG presented lower scores for ambiguous sentences compared with those of participants of the CG. Multiple regression analysis showed that child’s current age was a predictor for all metalinguistic skills regarding interpretation of ambiguities in both groups. Conclusion Participants of the SG presented lower specific and total scores than those of participants of the CG for ambiguity skills. The child’s current age factor positively influenced the ambiguity skills in both groups.
  • Culturally diverse attitudes and beliefs of students majoring in speech-language pathology Original Articles

    Franca, Maria Claudia; Smith, Linda McCabe; Nichols, Jane Luanne; Balan, Dianna Santos

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Academic education in speech-language pathology should prepare students to provide professional services that mirror current knowledge, skills, and scope of practice in a pluralistic society. This study seeks to examine the impact of speech-language pathology (SLP) students prior multicultural experiences and previous formal education on attitudes and beliefs toward language diversity. Methods A survey to investigate SLP students attitudes toward language diversity was applied. After the research study and instructions to complete the consent form questionnaire was presented by a research assistant, an announcement was given by a graduate student who speaks English as a second language with an accent. The participants then completed a questionnaire containing questions related to attitudes about the presentation of the announcement in particular and toward language diversity in general. Results Responses suggested a relationship between self-reported cultural bias and ability to concentrate on speech with an accent, and the extent of interaction with individuals from a cultural and linguistic diverse (CLD) background. Additional outcomes revealed that cultural bias may be predicted by factors related to amount of CLD exposure. Conclusion Results of this study indicated critical areas that need to be considered when developing curricula in speech-language pathology programs. The results will be useful in determining procedures applicable in larger investigations, and encourage future research on attitudes and beliefs toward aspects of cultural diversity.
  • Relação entre a percepção da posição de língua pelo indivíduo e medidas de força da língua nos dentes Artigos Originais

    Valentim, Amanda Freitas; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes; Perilo, Tatiana Vargas de Castro; Motta, Andréa Rodrigues; Casas, Estevam Barbosa de Las

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar se existe diferença nos valores de pressão da língua nos dentes entre participantes que percebem a posição de língua adequada e alterada, tanto em repouso como em deglutição. Métodos Avaliou-se a força da língua sobre o dente de 28 participantes hígidos com idades de 19 a 31 anos. Para tal, um sensor resistivo Flexiforce® foi fixado na face palatina do dente incisivo central superior direito e conectado a um circuito amplificador, a uma placa de aquisição de dados e a um computador. Foram realizadas medições em posição habitual e deglutição de saliva. Além disso, o participante foi questionado sobre qual era sua posição habitual de língua e onde o ápice da língua tocava durante a deglutição. Utilizou-se o teste Mann Whitney ao nível de 5% para análise estatística. Resultados Durante a posição habitual, a força da língua no dente foi de 0,00 N, tanto para os participantes que relataram toque da língua nos dentes como para os sem toque. Na deglutição dirigida, a força foi de 0,34 N para o grupo com língua tocando os dentes nesta tarefa e 0,08 N para o grupo sem toque, sendo a diferença significante. Conclusão Não houve diferença nos valores de força de língua sobre os dentes de participantes que apresentavam posição habitual da língua tocando os dentes e os que não apresentavam. Porém, na deglutição dirigida, participantes que relataram anteriorização de língua apresentaram valores maiores de força da língua nos dentes do que aqueles com deglutição sem toque nos dentes superiores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify whether there are differences of tongue force on the teeth at rest and during swallowing between individuals who report appropriate tongue position and those who report tongue thrust. Methods Tongue forces on the teeth were evaluated in 28 participants aged 19 to 31 years. To this end, a Flexiforce® resistive sensor was fixed to the palatal surface of the maxillary right central incisor (tooth 8) and was connected to an amplifier circuit, a data acquisition board, and a computer. Measurements were taken at rest and during saliva swallowing. Participants were asked about their habitual tongue position and where the apex of tongue touched when they swallowed. The Mann Whitney test was used for statistical analysis at 5% significance level. Results At habitual position, tongue force on the teeth was 0.00 N both for participants that reported tongue touch and for those who did not. At directed swallowing, tongue force was 0.34 N for the group of individuals whose tongues touch the teeth and 0.08 N for the group of individuals whose tongues do not touch the teeth. This difference was significant. Conclusion No significant difference was found between the tongue forces of participants of both groups at habitual position. However, participants with tongue thrust during directed swallowing presented greater force than those whose tongues do not touch the teeth during this task.
  • Influência da hipermobilidade articular generalizada sobre a articulação temporomandibular e a oclusão dentária: estudo transversal Artigos Originais

    Chiodelli, Lais; Pacheco, Andrielle de Bitencourt; Missau, Taiane Secretti; Silva, Ana Maria Toniolo da; Corrêa, Eliane Castilhos Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a oclusão dentária e a articulação temporomandibular de mulheres com e sem hipermobilidade articular generalizada. Método A hipermobilidade foi avaliada pelo Escore de Beighton, e as voluntárias foram distribuídas, conforme o escore obtido, em dois grupos: com e sem hipermobilidade. A articulação temporomandibular foi avaliada por meio do instrumento Critérios de Diagnóstico para Pesquisa de Desordens Temporomandibulares, e a avaliação oclusal compreendeu a classificação de Angle, presença de sobremordida, sobressaliência e mordida cruzada, padrão de desoclusão e interferências oclusais. Resultados 43 mulheres participaram voluntariamente da pesquisa, 17 no grupo com hipermobilidade e 26 no grupo sem hipermobilidade. A frequência de ruídos articulares e de desvio na abertura da boca foi maior no grupo com hipermobilidade (52,9% versus 38,5% e 76,5% versus 50%, respectivamente), sem diferença significante. Quanto à oclusão, nenhuma voluntária apresentou uma oclusão ideal e não se verificou diferença significativa na Classe de Angle entre os grupos. As alterações na oclusão obtiveram percentual maior no grupo com hipermobilidade (29,4% de sobremordida, 47,1% de sobressaliência e 17,6% de mordida cruzada), sendo que a mordida cruzada apresentou diferença estatística entre os grupos. Conclusão A hipermobilidade não influenciou a oclusão e as amplitudes de movimentos mandibulares nas mulheres avaliadas. Contudo, o maior percentual de ruídos articulares e de desvio não corrigido apresentado pelo grupo com hipermobilidade, mesmo sem diferença entre os grupos, pode constituir um indício de relação entre hipermobilidade e disfunção temporomandibular.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the dental occlusion and temporomandibular joint in women with and without generalized joint hypermobility. Methods Generalized joint hypermobility was assessed by the Beighton score. Individuals were divided into two groups: with and without hypermobility. The Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders was used to evaluate the temporomandibular joint. Dental occlusion was assessed according to Angle classification, overjet and overbite measures, presence of open bite or crossbite, pattern of disocclusion, and occlusal interference. Results Forty-three women participated voluntarily in the study: 17 in the group with hypermobility and 26 in the group without hypermobility. The frequencies of joint noise and deviation during mouth opening were greater in the hypermobility group (52.9% vs. 38.5% and 76.5% vs. 50%, respectively), but without statistical significance. None of the volunteers presented ideal occlusion and no significant difference was found in Angle Class between the groups. The hypermobility group presented a higher percentage of changes in occlusion (29.4% of overbite, 47.1% of overjet, and 17.6% of crossbite), with crossbite showing statistical difference between the groups. Conclusion Hypermobility does not influence occlusion and range of mandibular motion in the women assessed. Nevertheless, the higher percentage of articular noise and uncorrected deviation during mouth opening shown by the group with hypermobility, even without statistical difference, may constitute evidence of correlation between hypermobility and temporomandibular disorder.
  • Caracterização miofuncional orofacial e eletromiográfica de pacientes submetidos à correção da fratura condilar por redução aberta e fechada Artigos Originais

    Silva, Amanda Pagliotto da; Sassi, Fernanda Chiarion; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar a caracterização da performance motora orofacial de indivíduos adultos com fratura em côndilo, comparando indivíduos submetidos à redução aberta e fechada. Método 26 adultos divididos em três grupos: G1 – composto por 8 indivíduos submetidos à redução aberta para correção da fratura em côndilo; G2 – composto por 9 indivíduos submetidos à redução fechada para correção da fratura em côndilo; GC – 9 indivíduos voluntários saudáveis, sem alterações do sistema miofuncional orofacial. Todos os participantes foram submetidos à avaliação que consistiu na aplicação de um protocolo clínico para a avaliação da motricidade orofacial, a amplitude dos movimentos mandibulares e a avaliação da musculatura mastigatória por meio da eletromiografia de superfície (EMGs). Resultados Os resultados indicaram que ambos os grupos com fratura de côndilo se diferenciaram significantemente do grupo controle, apresentando prejuízo na mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios e nas funções de mastigação e deglutição. Para as medidas de amplitude mandibular, os grupos se diferenciaram do grupo controle apresentando maior restrição de movimentos. Na avaliação dos músculos mastigatórios por meio da EMGs, G2 se diferenciou de G1 e de GC, apresentando maior assimetria no funcionamento do músculo masseter. Conclusão Os resultados sugerem que, independentemente do tratamento adotado para correção da fratura no período de até 6 meses após a correção, o desempenho motor oral e a amplitude dos movimentos mandibulares se mantêm iguais para os pacientes submetidos à redução aberta ou fechada das fraturas condilares. A redução aberta parece favorecer a simetria no funcionamento do músculo masseter.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize the oral-motor system of adults with mandibular condyle facture comparing the performance of individuals submitted to open reduction with internal fixation (ORIF) and closed reduction with mandibulomaxillary fixation (CRMMF). Methods Study participants were 26 adults divided into three groups: G1 – eight individuals submitted to ORIF for correction of condyle fracture; G2 – nine individuals submitted to CRMMF for correction of condyle fracture; CG – nine healthy volunteers with no alterations of the orofacial myofunctional system. All participants underwent the same clinical protocol: assessment of the orofacial myofunctional system; evaluation of the mandibular range of motion; and surface electromyography (sEMG) of the masticatory muscles. Results Results indicated that patients with condyle fractures from both groups presented significant differences compared with those from the control group in terms of mobility of the oral-motor organs, mastication, and deglutition. Regarding the measures obtained for mandibular movements, participants with facial fractures from both groups showed significant differences compared with those from the control group, indicating greater restrictions in mandibular motion. As for the analysis of sEMG results, G1 patients presented more symmetrical masseter activation during the task of maximal voluntary teeth clenching. Conclusion Patients with mandibular condyle fractures present significant deficits in posture, mobility, and function of the oral-motor system. The type of medical treatment does not influence the results of muscle function during the first six months after fracture reduction. Individuals submitted to ORIF of the condyle fracture present more symmetrical activation of the masseter muscle.
  • Índice de Vulnerabilidade à Saúde e triagem auditiva neonatal: diferenciais intraurbanos Artigos Originais

    Januário, Gabriela Cintra; Alves, Claudia Regina Lindgren; Lemos, Stela Maris Aguiar; Almeida, Maria Cristina de Mattos; Cruz, Ramon Costa; Friche, Amélia Augusta de Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar os diferenciais intraurbanos associados ao resultado da triagem auditiva neonatal (TAN) de crianças residentes em Belo Horizonte e avaliadas em um Serviço de Referência de TAN, tendo como referência o Índice de Vulnerabilidade à Saúde (IVS). Método Estudo observacional com amostra de crianças residentes em Belo Horizonte e avaliadas por um Serviço de Referência de TAN, entre 2010 e 2011. O IVS do setor censitário de cada criança foi obtido por georreferenciamento de seu respectivo endereço. Foi elaborado modelo estatístico para as variáveis respostas: “resultado da TAN”, “resultado no reteste”, “absenteísmo no reteste” e realizada análise multivariada, utilizando-se a técnica de árvore de decisão. Foi elaborado mapa temático de pontos para representar a distribuição espacial das crianças avaliadas pelo Programa, segundo seu resultado na TAN. Resultados A probabilidade de falhar na TAN para as crianças residentes em áreas de IVS muito elevado é 1,5 vez maior do que para as crianças residentes nas demais áreas. Para as crianças que residem em áreas de IVS baixo, médio e elevado e que fizeram a TAN após os 30 dias de vida, a probabilidade de falhar é 2,1 vezes maior nas crianças que apresentam indicador de risco para deficiência auditiva (17,2%), em relação às sem indicador de risco (8,1%). Observou-se também distribuição heterogênea de realização da TAN e de resultado da avaliação entre as regiões do município. Conclusão Foram evidenciados importantes diferenciais intraurbanos no Município de Belo Horizonte, indicando associação entre a vulnerabilidade à saúde e o resultado da TAN.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the intra-urban differentials related to the outcome of the Newborn Hearing Screening (NHS) of children living in Belo Horizonte tested in a reference service using the Health Vulnerability Index (HVI). Methods cross-sectional study with children living in Belo Horizonte evaluated by a Newborn Hearing Screening Reference Service (NHSRS) between 2010 and 2011. The HVI of the census tract of each child was obtained by the georeferencing of their respective addresses. Multivariate analysis was conducted using the decision tree technique, considering a statistical model for each response. A thematic map of points representing the geographic distribution of the children evaluated by the NHS program was also developed. Results The NHS failure rate for children living in areas with very high HVI, or without HVI data, was 1.5 times higher than that for children living in other census tracts. For children living in areas of low, medium, and high HVI, who underwent NHS after 30 days of life, the NHS failure rate was 2.1 times higher in children that presented Risk Indicator for Hearing Loss (RIHL) (17.2%) than in those who did not (8.1%). Uneven distribution was observed between areas for children that underwent the NHS and those who failed it. Conclusion Significant intra-urban differentials were found in Belo Horizonte, indicating correlation between health vulnerability and NHS outcomes.
  • Percepção e conhecimento dos profissionais da saúde da atenção primária sobre notificação da perda auditiva induzida pelo ruído em Curitiba - Paraná Artigos Originais

    Pedroso, Hugo Carlos; Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a percepção e o conhecimento dos profissionais de saúde que atuam na rede de Atenção Primária à Saúde do Município de Curitiba - Paraná sobre a notificação compulsória da Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) no, Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Método Utilizando como método o estudo transversal na cidade de Curitiba, analisando a percepção e o conhecimento dos profissionais de saúde que atuam na rede de Atenção Primária à Saúde do Município de Curitiba sobre a notificação compulsória da PAIR no SINAN. Aplicou-se ainda um questionário semiaberto em profissionais de saúde da atenção básica sobre conhecimento sobre a PAIR e sua notificação. Resultados Dos profissionais da atenção básica, 50% eram médicos com faixa etária de 26 a 30 anos. Dentre os profissionais, 56,2% relataram estarem preparados para identificar problemas de saúde relacionados ao trabalho, porém apenas 43,7% sentem-se aptos a identificar casos de PAIR. Entre as facilidades na notificação, relataram descentralização da assistência à saúde próxima à residência do usuário, encaminhamento para referência em medicina do trabalho e prontuário eletrônico na UBS; como dificuldades, relataram a não formação específica em saúde do trabalhador e falta de capacitação, tempo reduzido para consultas e receio. Conclusão os profissionais de saúde conhecem as características e sentem-se aptos para identificar os casos de PAIR, mas ainda não notificam os casos suspeitos de PAIR e não percebem a Saúde do Trabalhador como um programa institucionalizado fazendo parte do serviço.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective The article aims to analyze the perception and knowledge of health professionals working in primary health care networks in the Municipality of Curitiba – Paraná, regarding the compulsory notification of Induced Hearing Loss Noise (NIHL) in the National Notifiable Diseases Information System (SINAN). Methods We performed a transversal cohort study in Curitiba, analyzing perception and knowledge of health professionals working in the primary health care networks in the Municipality of Curitiba, regarding the compulsory notification of NIHL in SINAN, from 2007 to 2014, featuring the reported cases and exploring the situational analysis of the NIHL notification, through a questionnaire and a structured news conference. Results The primary care professionals’ survey showed that 50% were doctors and the predominant age group was 26-30 years, with 56.2% reported as being able to identify health problems related to work, but only 43.7% feel able to identify cases of NIHL. Conclusion It was found that health professionals know the features and feel able to identify cases of NIHL, but still do not report suspected NIHL cases and do not consider occupational health an institutionalized program that is part of the service.
  • Relação entre as condições de trabalho e de voz autorreferidas por teleoperadores de uma central de emergência Artigos Originais

    Santos, Claudionaria Torres dos; Santos, Ciro; Lopes, Leonardo Wanderley; Silva, Priscila Oliveira Costa; Lima-Silva, Maria Fabiana Bonfim de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo investigar se existe associação entre os sintomas vocais, a queixa vocal e as condições de trabalho e da voz autorreferidas por teleoperadores. Método participaram 72 teleoperadores, de ambos os gêneros, atuantes em uma central de atendimento em emergência. Eles responderam ao questionário que levantou dados pessoais, queixa vocal, sintomas vocais e condições de trabalho. A análise dos dados foi realizada por meio do Teste Quiquadrado, Teste exato de Fisher e do Teste Mann-Whitney. Resultados houve associação entre o grupo de teleoperadores com queixa de distúrbio da voz para os aspectos de condição de trabalho como empresa ruidosa, e para os aspectos de condição de voz: mudança na voz e faltas ao trabalho. Observaram-se diferenças entre a média de sintomas vocais auditivos para: eco na sala, mudança na voz e faltas ao trabalho, assim como se observou entre a média de sintomas vocais sensoriais dos participantes em relação às variáveis: ritmo de trabalho estressante, empresa ruidosa, barulho vindo de outras salas, eco na sala, uso do rádio, mudança na voz e faltas ao trabalho. Conclusão existe associação entre a presença de queixa vocal, o número de sintomas vocais auditivos e sensoriais e as condições de trabalho autorreferidas pelos teleoperadores pesquisados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate whether there is association between vocal symptoms, voice complaint, and working and voice conditions self-reported by telemarketers. Methods Study participants were 72 telemarketing operators, both genders, who work in an emergency call center. They responded to a questionnaire on personal data, voice complaints, vocal symptoms, and working conditions. Data analysis was performed using the Chi-square, Mann-Whitney, and Fisher’s Exact tests. Results Correlation was found between the telemarketers in the study group and voice disorder complaint for aspects of working condition, such as noisy working environment, and aspects of voice condition, such as change in the voice and workplace absence. Differences were observed between the mean of auditory vocal symptoms of participants for echo in the work room, change in voice, and workplace absence, as well as between the mean of their sensory vocal symptoms in relation to the variables stressful work rate, noisy working environment, noise from other rooms, echo in the work room, radio use, change in voice, and workplace absence. Conclusion Correlation was found between the presence of vocal complaints, number of auditory and sensory vocal symptoms, and working conditions self-reported by the telemarketers surveyed.
  • Associação entre a adesão da terapia vocal e perfil de atividades vocais em pacientes disfônicos comportamentais Artigos Originais

    Góes, Thales Roges Vanderlei de; Ferracciu, Cristiane Cunha Soderini; Silva, Deise Renata Oliveira da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a associação entre a adesão da terapia vocal, perfil de atividades vocais em pacientes disfônicos comportamentais e seus possíveis fatores associados. Método Participaram da amostra dezoito indivíduos com disfonia comportamental que estavam em tratamento regular no Serviço de Fonoaudiologia da instituição. Os participantes do estudo responderam ao protocolo Perfil de Participação e Atividades Vocais (PPAV) e à escala URICA-VOZ. As variáveis associadas (número de sessões, faixa etária, tipo de disfonia comportamental, gênero e tratamento fonoaudiológico anterior) foram coletadas por meio de entrevista com o paciente e análise dos seus respectivos prontuários. Os dados foram submetidos à análise estatística inferencial. Resultados A maioria dos pacientes encontrava-se no estágio de ação. Houve associação estatisticamente significante entre o aspecto Efeitos na Emoção do PPAV e os estágios de prontidão para a adesão da terapia vocal, porém os outros aspectos do PPAV não se associaram com a escala URICA-VOZ. Das variáveis associadas, o número de sessões, faixa etária e tipo de disfonia comportamental apresentaram associação com a adesão da terapia de voz. Constatou-se diferença estatisticamente significante entre o tipo de disfonia comportamental e os escores do PPAV. Conclusão O aspecto Efeitos na Emoção do PPAV e as variáveis número de sessões, faixa etária e tipo de disfonia mostraram-se associadas ao estágio de adesão da escala URICA-VOZ. Os indivíduos com disfonia organofuncional apresentaram maior impacto da alteração vocal em suas atividades diárias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the association between adherence to voice therapy and voice activity profile in patients with behavioral dysphonia and possible associated factors. Methods The study included eighteen individuals with behavioral dysphonia who were on regular treatment at the institution Hearing and Speech Therapy Service. The participants of this study responded to the Voice Activity and Participation Profile Protocol (VAPP) and URICA-VOICE scale. The associated variables (number of sessions, age, type of behavioral dysphonia, gender and previous speech therapy) were collected through interviews with patients and analysis of their medical records. The data were submitted to inferential statistical analysis. Results Most patients were in the action stage. There was a statistically significant association between the aspect of the VAPP Effects on Emotion and stages of readiness for adherence to voice therapy, but other VAPP aspects were not associated with the URICA-VOICE scale. Regarding the associated variables, the number of sessions, age and type of behavioral dysphonia were associated with the adherence to voice therapy. There was a statistically significant difference between the type of behavioral dysphonia and VAPP scores. Conclusion The aspect of VAPP Effects on Emotion and variables such as number of sessions, age and type of dysphonia were associated to the URICA-VOICE scale adherence stage. Individuals with organic dysphonia had greater impact of vocal disorders in their daily activities.
  • Índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais Artigos Originais

    Loiola-Barreiro, Camila Miranda; Silva, Marta Assumpção de Andrada e

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar o índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais de acordo com gênero, idade, tempo de atuação profissional e presença ou ausência de queixa vocal autorreferida. Método Participaram 132 cantores profissionais, 74 populares e 58 eruditos, que preencheram questionário com os dados: idade, gênero, tempo de experiência profissional no canto, gênero musical (cantores populares), classificação vocal (cantores eruditos), presença de queixa vocal autorreferida, além dos protocolos específicos para canto popular (Índice de Desvantagem Vocal para o Canto Moderno - IDCM) e erudito (Índice de Desvantagem Vocal para o Canto Clássico - IDCC). Resultados Houve maior proporção de mulheres e maior ocorrência de queixa vocal nos cantores populares, comparados aos eruditos. A maioria dos populares pertencia ao gênero da música popular brasileira. Quanto à classificação vocal dos eruditos, houve maior participação de sopranos e tenores. Não houve diferença estatística para idade e tempo de canto entre os grupos. Ao comparar os escores de IDCM e IDCC, nos populares e eruditos, não houve diferença estatisticamente significativa entre tais escores e o gênero e idade. O tempo de experiência profissional relacionou-se com escores total e subescalas incapacidade e defeito do IDCM, apenas para cantores populares com queixa. Nos eruditos não houve correlação entre essas variáveis e IDCC. Conclusão O impacto da dificuldade/problema vocal interfere de formas diferentes nos dois gêneros musicais, quando relacionados com a queixa vocal e o tempo de atuação profissional. Os protocolos IDCM e IDCC mostraram ser importantes não apenas para a identificação de problemas, mas como ferramenta para a compreensão essencial de como esses sujeitos relacionam a voz com a atividade ocupacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the voice handicap index of popular and erudite professional singers according to gender, age, professional experience time, and presence or absence of self-reported vocal complaints. Methods One hundred thirty-two professional singers, 74 popular and 58 erudite, who responded to a questionnaire with regards to identification, age, gender, professional experience time in singing, musical genres (for popular singers), vocal classification (for erudite singers), presence of self-reported vocal complaints, and the specific protocols for popular (Modern Singing Handicap Index - MSHI) and erudite (Classical Singing Handicap Index - CSHI) singing. Results Higher proportion of women and higher incidence of vocal complaints were observed in the popular singers compared with the erudite singers. Most of the popular singers belonged to the genre of Brazilian Popular Music. Regarding the classification of erudite singers, there was greater participation of sopranos and tenors. No statistical differences were observed with respect to age and professional experience time between the groups. Comparison of the MSHI and CSHI scores showed no statistically significant difference between these scores and genre or age in both groups of singers. Professional experience time was related to the total score and the subscales disability and impairment in the MSHI, only for popular singers with vocal complaints. There was no correlation between these variables and the CSHI for erudite singers. Conclusion The impact of vocal difficulty/problem interferes differently in these two musical genres when related to vocal complaint and professional experience time. The MSHI and CSHI protocols proved to be important tools not only for the identification of problems, but also for the understanding of how these individuals relate their voices with this occupational activity.
  • Margens de tolerância e valores de referência para os formantes de vogais orais para uso em terapias de voz para surdos em computador comercial Artigos Originais

    Leme, André Luis Maciel; Marcelino, Márcio Abud; Prado, Pedro Paulo Leite do

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este trabalho apresenta as margens de tolerâncias mínimas e máximas para as frequências dos três primeiros formantes (F1, F2 e F3) na pronúncia das vogais orais do português brasileiro para utilização em terapias de voz para surdos. Método As frequências foram obtidas a partir da colaboração voluntária de 53 indivíduos adultos que tiveram as vozes gravadas e convertidas em sinais digitais durante a emissão de cada uma das sete vogais (/a/, /e/, /Ɛ/, /i/, /o/, /ᴐ/, /u/), de maneira sustentada por cerca de um segundo. As amostras foram distribuídas em dois grupos, um masculino e outro feminino. A gravação e a extração dos formantes foram efetuadas através de software próprio desenvolvido para este fim na plataforma MATLAB, utilizando o algoritmo LPC (Linear Predictive Coding) de oito coeficientes. Resultados Os resultados mostraram que uma referência consistente para os valores médios das frequências de F1, F2 e F3 pôde ser obtida através da análise gráfica e estatística das amostras de sinais de voz coletada. Conclusão Os valores de referência encontrados foram analisados e podem ser usados para calibração de dispositivos e podem servir de base para o treinamento de oralização para surdos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study presents the margins of minimum and maximum tolerances for the frequencies of the first three formants (F1, F2, and F3) in the pronunciation of vowels of Brazilian Portuguese for use in voice therapy for the deaf. Methods The frequencies were obtained from the voluntary collaboration of 53 adults who had their voices recorded and converted into digital signals during the phonation of each of the seven vowels (/a/, /e/, /Ɛ/, /i/, /o/, /ᴐ/, /u/) sustained for approximately one second. The samples were divided into two groups: male and female. The recording and extraction of the formants were conducted by software developed exclusively for this purpose in MATLAB platform using the eight-coefficient LPC (Linear Predictive Coding) algorithm. Results The results showed that a consistent reference for the mean values of the F1, F2, and F3 frequencies can be obtained through graphical and statistical analysis of the samples collected from the voice signals. Conclusion The reference values obtained were analyzed and can be used for the calibration of devices and serve as a basis for training oralization for the deaf.
  • Efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído com Tubo LaxVox® em cantores Artigos Originais

    Fadel, Congeta Bruniere Xavier; Dassie-Leite, Ana Paula; Santos, Rosane Sampaio; Santos Junior, Celso Gonçalves dos; Dias, Cláudio Antônio Sorondo; Sartori, Denise Jussara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído (ETVSO) com tubo LaxVox® em cantores. Método Participaram 23 cantores, estudantes de canto lírico, com idades entre 18 e 47 anos (média de 27,2 anos). Inicialmente, a coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário contendo os dados de identificação e a gravação da vogal “ε”, contagem de números de um a dez e trecho de música do repertório atual. Na sequência, os participantes receberam orientações e realizaram o ETVSO com tubo LaxVox® por três minutos. Finalmente, as mesmas amostras vocais foram coletadas imediatamente após a execução e os cantores responderam a um questionário sobre sua autopercepção em relação às possíveis modificações vocais geradas pelo exercício. As amostras vocais foram analisadas por juízes fonoaudiólogos e professores de canto e por meio de análise acústica. Resultados A maior parte dos cantores referiu melhor emissão pós-exercício, tanto na fala quanto no canto. Na opinião dos juízes, não houve diferenças entre emissões pré e pós-exercício nas provas da avaliação perceptivo-auditiva (emissão sustentada, fala e canto). A análise acústica da vogal indicou aumento da Frequência Fundamental (F0) e redução da Proporção Glottal to Noise Excitation (GNE) pós-exercício. Conclusão O exercício de trato vocal semiocluído com tubo LaxVox® promove efeitos imediatos positivos quanto à autoavaliação e análise acústica da voz do cantor profissional sem queixas. Quanto à avaliação perceptivo-auditiva da fala e do canto, parece não haver modificações imediatas significativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The purpose of this study was to analyze the immediate effects of the semi-occluded vocal tract exercise (SOVTE) using the LaxVox® tube in singers. Methods Participants were 23 singers, classical singing students, aged 18 to 47 years (mean age = 27.2 years). First, data was collected through the application of a demographic questionnaire and the recording of sustained emission - vowel /ε/, counting 1-10, and a music section from the participants’ current repertoire. After that, the participants were instructed and performed the SOVTE using the LaxVox® tube for three minutes. Finally, the same vocal samples were collected immediately after SOVTE performance and the singers responded to a questionnaire on their perception regarding vocal changes after the exercise. The vocal samples were analyzed by referees (speech-language pathologists and singing teachers) and by means of acoustic analysis. Results Most of the singers reported improved voice post-exercise in both tasks - speech and singing. Regarding the perceptual assessment (sustained vowel, speech, and singing), the referees found no difference between pre- and post-exercise emissions. The acoustic analysis of the sustained vowel showed increased Fundamental Frequency (F0) and reduction of the Glottal to Noise Excitation (GNE) ratio post-exercise. Conclusion The semi-occluded vocal tract exercise with LaxVox® tube promotes immediate positive effects on the self-assessment and acoustic analysis of voice in professional singers without vocal complains. No immediate significant changes were observed with respect to auditory-perceptual evaluation of speech and singing.
  • Cross-cultural adaptation of the Chilean version of the Voice Symptom Scale – VoiSS Brief Communication

    Ruston, Francisco Contreras; Moreti, Felipe; Vivero, Martín; Malebran, Celina; Behlau, Mara

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo realizar la equivalencia cultural de la versión Chilena del protocolo Voice Symptom Scale – VoiSS por medio de su adaptación cultural y lingüística. Después de la traducción del VoiSS para el Español Chileno, por dos fonoaudiólogos bilingües, y de la retro traducción para el inglés, se realizó una comparación de los ítems del instrumento original con la versión traducida, surgiendo discrepancias; tales divergencias fueron resueltas por un comité compuesto por cinco fonoaudiólogos, que llegaron a un consenso de donde surgió la denominada Escala de Síntomas Vocales – ESV, compuesta de 30 preguntas y 5 respuestas: “Nunca”, “Casi nunca”, “A veces”, “Casi siempre”, “Siempre”. Con el objetivo de lograr la equivalencia cultural, la ESV fue aplicada a 15 individuos con problemas vocales. A cada pregunta se le agregó la opción “No aplicable” en las elecciones de respuesta, con el fin de identificar preguntas incomprendidas o inapropiadas para la población en cuestión. Dos de los individuos tuvieron dificultades en el momento de contestar dos preguntas, haciéndose necesario adaptar solamente la traducción de una de ellas. La ESV modificada fue aplicada a tres personas más con problemas vocales, no encontrándose preguntas incomprendidas o inapropiadas para la cultura Chilena. La ESV refleja la versión original de inglés, tanto en la cantidad de preguntas como en la limitación de los dominios emocional y físico. Existe una equivalencia cultural del VoiSS para el Español Chileno, que recibe el nombre de ESV. La validación de la ESV para el Español Chileno está en proceso de conclusión.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research aims to accomplish the cross-cultural equivalence of the Chilean version of the VoiSS protocol through its cultural and linguistic adaptation. After the translation of the VoiSS protocol to Chilean Spanish by two bilingual speech therapists and its back translation to English, we compared the items of the original tool with the previous translated version. The existing discrepancies were modified by a consensus committee of five speech therapists and the translated version was entitled Escala de Sintomas Vocales – ESV, with 30 questions and five answers: “Never”, “Occasionally”, “Sometimes”, “Most of the time”, “Always”. For cross-cultural equivalence, the protocol was applied to 15 individuals with vocal problems. In each question the option of “Not applicable” was added to the answer choices for identification of the questions not comprehended or not appropriate for the target population. Two individuals had difficulty answering two questions, which made it necessary to adapt the translation of only one of them. The modified ESV was applied to three individuals with vocal problems, and there were incomprehensible inappropriate questions for the Chilean culture. The ESV reflects the original English version, both in the number of questions and the limitations of the emotional and physical domains. There is now a cross-cultural equivalence of VoiSS in Chilean Spanish, titled ESV. The validation of the ESV for Chilean Spanish is ongoing.
  • Relação entre percepção auditiva e produção vocal em implantados cocleares: uma revisão sistemática Revisão Sistemática

    Cysneiros, Helena Renata Silva; Leal, Mariana de Carvalho; Lucena, Jonia Alves; Muniz, Lilian Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar uma revisão sistemática das publicações científicas que estudam a relação entre produção vocal e percepção auditiva em usuários de implante coclear. Estratégia de pesquisa Trata-se de uma revisão sistemática da literatura. Foram consultadas as plataformas/bases de dados Bireme, Pubmed, SciELO, Cochrane, Scopus e Web Of Science e utilizados os descritores voz, implante coclear e percepção auditiva. Critérios de seleção Artigos originais publicados nos idiomas inglês, francês, espanhol ou português, envolvendo o estudo da produção vocal e da percepção auditiva em usuários de implante coclear, foram selecionados e não houve restrição quanto ao ano de publicação dos artigos. Análise dos dados Os estudos selecionados foram analisados segundo autor, local, ano e periódico de publicação, bem como por número amostral, tipo de avaliação da produção vocal e da percepção auditiva, por seus principais achados e grau de recomendação/nível de evidência científica. Resultados Os resultados encontrados sugerem a existência de relação positiva entre produção vocal e percepção auditiva em usuários de implante coclear, bem como indicam que o tempo de implantação apresenta influência positiva nesta relação. Conclusão Nenhum estudo selecionado obteve nível 1 de evidência científica ou grau de recomendação A, o que se relaciona com o caminho metodológico que se pode percorrer com este objeto de estudo. Há uma grande carência de publicações relacionando percepção auditiva e produção vocal de usuários de implante coclear. Essa lacuna é ainda maior quando se trata da população adulta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To conduct a systematic review of the scientific literature studying the relationship between vocal production and auditory perception in cochlear implant users. Research strategies This is an integrative systematic review. The plattforms/databases Bireme, SciELO, Cochrane, Scopus and Web of Science were consulted and the descriptors used were voice, cochlear implant and auditory perception. Selection criteria Original papers published in English, French, Spanish or Portuguese involving the study of vocal production and auditory perception in cochlear implant users were selected and there was no restriction about year of publication of the articles. Data analysis The studies selected were analyzed according to the author, location, year and publication of the article, as well as for their sample size, type of vocal production and auditory perception assessment and for its major findings and recommendation grade/level of scientific evidence. Results The results suggest the existence of positive relationship between vocal production and auditory perception in cochlear implant users, and indicate that the deployment time has a positive influence in this relationship. Conclusion None of the selected studies were rated at level 1 of scientific evidence or grade A of recommendation, which is related to the methodological approach that can go with this subject matter. There is great lack of publications relating auditory perception and speech production in cochlear implant users. This gap is even greater when it comes to the adult population.
  • O que sabemos das alterações auditivas centrais em crianças expostas ao álcool na gestação? Revisão sistemática Revisão Sistemática

    Simões, Humberto de Oliveira; Zanchetta, Sthella; Furtado, Erikson Felipe

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar os efeitos da ingestão de álcool na gestação sobre o sistema nervoso auditivo central em relação aos seus possíveis diagnósticos, Síndrome Fetal do Álcool, Síndrome Fetal do Álcool Parcial, Distúrbios ao Nascimento Relacionados ao Álcool e Distúrbio do Neurodesenvolvimento Relacionado ao Álcool, sua extensão e o método de avaliação auditiva. Estratégia de pesquisa Busca sistemática e integrativa nas bases de dados PubMed, LILACS e SciELO, com os termos em português e inglês “síndrome fetal do álcool”, “desordens relacionadas ao uso do álcool” associadas a “audição”. Critérios de seleção Dos 123 resumos identificados, foram seis selecionados, publicados até maio de 2015. Análise dos dados Foram elencados tópicos a serem respondidos, caracterização da casuística; o diagnóstico decorrente da exposição fetal nas crianças; método de avaliação auditiva; e resultados descritos. Resultados Entre as avaliações comportamentais, foram utilizados os testes dicóticos verbais com sílabas e com sentenças e o teste fala com ruído. Entre os testes eletrofisiológicos, no Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, foi detectada alteração de sincronia neural, e no Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência – P300, valores de latência precoces. Conclusão Existem evidências de que as crianças e adultos jovens expostos ao álcool na gestação apresentam sinais de comprometimento do sistema nervoso auditivo central, mas não foi possível caracterizar essas alterações nos diferentes subtipos diagnósticos do espectro. As vias auditivas corticais foram as mais investigadas e o método eletrofisiológico o mais utilizado, com um resultado inesperado em dois deles, a latência precoce da N2 e da P300.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify the effects of alcohol intake during pregnancy on the central auditory nervous system in relation to their possible diagnosis, Fetal Alcohol Syndrome, partial Fetal Alcohol Syndrome, Alcohol-Related Birth Defects and Alcohol-Related Neurodevelopmental Disorder, his extension and the hearing assessment method. Research strategy Systematic and integrative review searched the databases PubMed, LILACS and SciELO, with terms in Portuguese and English “fetal alcohol syndrome”, “alcohol-related disorders” associated with “hearing”. Selection criteria: We identified 123 abstracts, six were selected and published until May 2015. Data analysis Were listed topics to be answered, characterization of the sample; the diagnosis result of fetal exposure; method of hearing assessment and described results. Results Among the behavioral assessments, Verbal Dichotic Tests with syllables and sentences and Speech in Noise Test, were used. Among the electrophysiological tests, the Brainstem Auditory Evoked Potential was detected change neural synchrony, and Long-Latency Auditory Evoked Potential – P300, early latency values. Conclusion There is evidence that children exposed to alcohol in utero present central auditory nervous system involvement signals, but it was not possible to identify the influence of different subtypes and their losses. Cortical auditory pathways were the most investigated and the electrophysiological method as used with an unexpected result in two of them, early N2 and P300 latency.
  • Fatores relacionados à disfagia orofaríngea no pós-operatório de cirurgia cardíaca: revisão sistemática Revisão Sistemática

    Werle, Roberta Weber; Steidl, Eduardo Matias dos Santos; Mancopes, Renata

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar os principais fatores relacionados à disfagia orofaríngea no pós-operatório de cirurgia cardíaca, por meio de uma revisão sistemática de literatura. Método Foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases PubMed e ScienceDirect, utilizando os termos cardiac surgery, deglutition disorders e dysphagia. Critérios de seleção Foram selecionados artigos sem limitação de ano escritos em português, inglês ou espanhol e que referissem disfagia orofaríngea no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Apenas os estudos disponíveis na íntegra foram incluídos. Análise dos dados Cada artigo passou pela análise de títulos e resumos, sendo posteriormente submetido à avaliação na íntegra por dois juízes cegados. Os seguintes dados foram extraídos: autores/ano, desenho do estudo, amostra, variáveis avaliadas e principais resultados. Resultados Os principais fatores relacionados à disfagia orofaríngea no pós-operatório de cirurgia cardíaca foram: idade avançada, presença de comorbidades e outras doenças associadas, tempo de intubação e condições cirúrgicas. Conclusão Os estudos foram bastante heterogêneos, demonstrando que sujeitos submetidos a procedimentos cirúrgicos cardíacos, em especial idosos, apresentam diversos fatores relacionados à disfagia orofaríngea no pós-operatório, como o uso de circulação extracorpórea e ecocardiografia transesofágica, comorbidades associadas, desenvolvimento de sepse pós-operatória e condições cardíacas prévias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify the main factors associated with oropharyngeal dysphagia following cardiac surgery through a systematic review of the literature. Methods A bibliographic search was conducted in the PubMed and ScienceDirect databases using the following keywords: “cardiac surgery”, “deglutition disorders”, and “dysphagia”. Selection criteria Articles published in Portuguese, English, or Spanish addressing oropharyngeal dysphagia following cardiac surgery were selected with no time limitation. Only studies available in full were included. Data analysis First, articles were screened for title and abstract. Subsequently, they were submitted to full assessment by two blinded referees. The following data were extracted: authors, year of publication, study design, sample size, variables evaluated, and main results. Results The main factors related to oropharyngeal dysphagia in post-cardiac surgery were advanced age, presence of comorbidities and other diseases, intubation time, and surgical conditions. Conclusion The studies showed high heterogeneity, demonstrating that individuals who undergo cardiac surgical procedures, especially the elderly, present several factors related to oropharyngeal dysphagia postoperatively, such as cardiopulmonary bypass, transesophageal echocardiography, associated comorbidities, development of postoperative sepsis, and previous heart conditions.
  • O trabalho fonoaudiológico em uma clínica dialógica bilíngue: estudo de caso Relato De Caso

    Mariani, Beatriz Zaki Porcelli; Guarinello, Ana Cristina; Massi, Giselle; Tonocchi, Rita; Berberian, Ana Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho fonoaudiológico em uma clínica dialógica bilíngue concebe a linguagem como fruto da interação e da história de cada sujeito, possibilitando ao sujeito surdo acesso tanto à língua brasileira de sinais quanto à língua portuguesa. Objetivo A presente pesquisa objetiva discutir a inserção da língua brasileira de sinais como primeira língua de um sujeito surdo que frequenta uma clínica fonoaudiológica dialógica bilíngue a partir de atividades dialógicas. Método Trata-se de um estudo de caso em âmbito longitudinal, de um sujeito surdo reconhecido pela inicial N, em interação com sua família e também com seus fonoaudiólogos. Resultados Ao longo do processo terapêutico pôde-se perceber que N, a partir da clínica fonoaudiológica dialógica bilíngue, participou de situações interativas e pôde constituir-se como sujeito autor de seus textos em língua de sinais. Além disso, ele passou a interagir dialogicamente utilizando-se de signos linguísticos verbais e não verbais. Conclusão Por meio das situações interativas e dialógicas oportunizadas na clínica fonoaudiológica, o sujeito apropriou-se da língua de sinais e passou a se interessar e a se apropriar, também, da língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Speech language therapies in a bilingual dialogical clinic conceive language as interaction and part of each inidividual’s history, enabling deaf people to access Brazilian sign language and the Portuguese language. Purpose this study aims to discuss the use of Brazilian sign language as the first language for a deaf individual going to a bilingual dialogic clinic from dialogic activities. Methods This is a longitudinal study, including one deaf individual, called N, interacting with his family and speech therapists. Results During the therapeutic process developed inside the bilingual dialogical clinic, N participated in interactive contexts and could constitute himself as author of his sign language texts. In addition, he started to act dialogically and use verbal and nonverbal signs. Conclusion Through interactive and dialogical situations developed inside the speech language therapy clinic, this deaf participant got control of his sign language, and started to get interest in and control of the Portuguese language, especially in the written form.
  • Doença de Moyamoya: impacto no desempenho da linguagem oral e escrita Relato De Caso

    Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Ribeiro, Camila da Costa; Ferraz, Plínio Marcos Duarte Pinto; Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi

    Resumo em Português:

    RESUMO A Doença de Moyamoya (DMM) é uma forma incomum de doença cerebrovascular oclusiva que acomete artérias do sistema nervoso central, acarretando alterações adquiridas de linguagem e dificuldades na aprendizagem. O objetivo foi descrever habilidades de linguagem oral/escrita e cognitivas em menina com diagnóstico de DMM de sete anos e sete meses. A avaliação constou de entrevista com pais, Observação do Comportamento Comunicativo, Teste de Vocabulário por Imagem Peabody, Teste de Desempenho Escolar, Perfil de Habilidades Fonológicas, Wechsler Intelligence Scale for Children, Teste Gestáltico Visomotor Bender, Wisconsin Card Sorting Test. Até os seis anos e cinco meses, ocorreram dois episódios de acidente vascular encefálico (AVE) em região temporoparietal esquerda e direita e área frontal esquerda. Realizou cirurgia para revascularização e tratamento medicamentoso. Avaliações audiológicas e oftalmológicas indicaram normalidade. Cursa o segundo ano do ensino fundamental. Apresentou alterações na linguagem oral e escrita (silábico-alfabética); não nomeação de todos os grafemas; escrita e aritmética média-inferior e leitura inferior à primeira série; habilidades do processamento fonológico em nível pré-escolar. A avaliação psicológica indicou nível intelectual satisfatório, porém prejuízo no desempenho cognitivo em tarefas verbais e de execução, limitações nas competências gráfico-percepto-motoras e na organização sequencial lógica. Os episódios de AVEs trouxeram interferências no desempenho dos processos de aprendizagem pelas especificidades das áreas afetadas, interferindo na análise, integração e interpretação de informações auditivas e visuais relevantes para os processos de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Moyamoya disease is an unusual form of occlusive, cerebrovascular disorder that affects the arteries of the central nervous system, causing acquired language alterations and learning difficulties. The study aim was to describe the oral/written language and cognitive skills in a seven-year-and-seven-month-old girl diagnosed with Moyamoya disease. The assessment consisted of interviews with her parents and application of the following instruments: Observation of Communicative Behavior, Peabody Picture Vocabulary Test, Academic Performance Test, Profile of Phonological Awareness, Raven’s Progressive Matrices Test, Special Scale, Wechsler Intelligence Scale for Children, Bender Visual Motor Gestalt Test, and Wisconsin Card Sorting Test. Two episodes of stroke in the left and right temporal-parietal and left frontal areas occurred until the age of six years and five months. Revascularization surgery and medication treatment were conducted. The audiologic and ophthalmologic assessments indicated normality. At the time of the study, the girl was attending the second grade of elementary school. She presented changes in oral and written language (syllabic-alphabetic), non-naming of all graphemes, low arithmetic and writing means, reading skill below first grade level and psycholinguistic delay, and pre-school level phonological processing skills. The psychological evaluation indicated satisfactory intellectual level; however, it also showed cognitive performance impairment in verbal and execution tasks and limitations on graphic-perceptual-motor skills and sequential logic organization. The stroke episodes influenced the performance of learning processes, affecting the analysis, integration, and interpretation of relevant visual and auditory information.
  • Letter to the editors Letter To The Editor

    Santos, Carlos Ferreira
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