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CoDAS, Volume: 30, Número: 1, Publicado: 2018
  • Comparison between early and delayed facial nerve decompression in traumatic facial nerve paralysis - A retrospective study Original Article

    Irugu, David Victor Kumar; Singh, Anoop; CH, Sravan; Panuganti, Achyuth; Acharya, Anand; Varma, Hitesh; Thota, Ramya; Falcioni, Maurizio; Reddy, Sridhar

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To study the intraoperative findings in case of early and delayed decompression of facial nerve paralysis and compare their results. Methods Retrospective data analysis of 23 cases of longitudinal temporal bone fracture with House-Brackmann grade V and VI facial nerve paralysis. All cases were thoroughly evaluated and underwent facial nerve decompression through the transmastoid approach. All cases were under regular follow-up till the date of manuscript submission. Results Clinical improvement of the facial nerve function was observed for early vs. delayed facial nerve decompression. In the early decompression group, facial nerve function improved to grade II in eight cases (80%) and grade III in two cases (20%), whereas in the delayed decompression group it improved to grade II in one case (7.70%), grade III in four cases (30.76%), grade IV in seven cases (53.84%), and grade V in one case (7.70%). Conclusions Early decompression of facial nerve provides better results than delayed decompression because it enables early expansion of the nerve.
  • Tradução e adaptação transcultural do Detailed Assessment of Speed of Handwriting 17+ para o português brasileiro: equivalência conceitual, de itens e semântica Artigo Original

    Cardoso, Monique Herrera; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar a adaptação transcultural do Detailed Assessment of Speed of Handwriting 17+ (DASH 17+) para brasileiros. Método (1) Avaliação de equivalências conceitual e de itens e (2) Avaliação da equivalência semântica, sendo necessários quatro tradutores e aplicação do estudo piloto em 36 estudantes. Resultados (1) Os conceitos e os itens são equivalentes na cultura britânica e brasileira. (2) Foram realizadas adaptações quanto à frase classificada como pangrama na língua inglesa utilizada nas tarefas de cópia e a escolha pela letra cursiva minúscula na tarefa de escrita do alfabeto. Com a aplicação do pré-teste, constatou-se aceitabilidade e compreensão dos estudantes nas tarefas propostas. Conclusão Com a finalização da Equivalência conceitual, de itens e semântica do DASH 17+, apresentou-se a versão em português brasileiro. Como continuidade, novos estudos sobre as propriedades psicométricas devem ser realizados, a fim de mensurar a velocidade de escrita de jovens e adultos com maior confiabilidade e validade ao procedimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Perform a cross-cultural adaptation of the Detailed Assessment of Speed of Handwriting 17+ (DASH 17+) for Brazilians. Methods Evaluation of (1) conceptual, item and (2) semantic equivalence, with assistance of four translators and application of a pilot study to 36 students. Results (1) The concepts and items are equivalent in the British and Brazilian cultures. (2) Adaptations were made concerning the English language pangram used in copying tasks and selection of the lower-case, cursive handwriting in the alphabet-writing task. Application of the pilot study verified acceptability and understanding of the proposed tasks by the students. Conclusion The Brazilian Portuguese version of the DASH 17+ was presented after finalization of the conceptual, item and semantic equivalence of the instrument. Further studies on psychometric properties should be conducted with the purpose of measuring the speed of handwriting in youngsters and adults with greater reliability and validity to the procedure.
  • Avaliação de intervenção educativa voltada à preservação auditiva de trabalhadores de uma lavanderia hospitalar Artigo Original

    Fontoura, Francisca Pinheiro; Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira; Willig, Mariluci Hautsch; Lüders, Debora

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a efetividade das ações educativas em saúde auditiva desenvolvidas em uma lavanderia hospitalar. Método Pesquisa avaliativa de abordagem quantitativa realizada numa lavanderia hospitalar. A população do estudo foi constituída por 80 trabalhadores, de ambos os gêneros, subdivididos em Grupo Intervenção GI e Grupo Sem Intervenção GSI. Foram avaliadas as ações educativas sobre preservação auditiva realizadas na abordagem teórica da Metodologia Problematizadora e Participativa, num total de 5 oficinas. Para avaliar os resultados das oficinas, foi utilizado um instrumento com 36 questões sobre conhecimentos, atitudes e práticas em preservação auditiva no trabalho. A Versão “A” foi aplicada antes da intervenção e a Versão “B”, após um mês de seu término. Analisaram-se as respostas dos questionários A e B por grupos com e sem intervenção em relação ao gênero e escolaridade. Resultados Os resultados encontrados na fase pré-intervenção demonstraram que os dois grupos apresentaram problemas no conhecimento relacionado à saúde auditiva no trabalho. Após a intervenção educativa, houve aumento significativo do conhecimento em relação à saúde auditiva no trabalho do GI com 77,77% das questões que apresentaram diferenças significantes entre os grupos. Houve melhora na média de pontuação com 35 (97,22%) questões apresentando pontuação maior que 4 (considerada resposta adequada). O gênero feminino apresentou conhecimentos inferiores ao masculino, porém, após as oficinas, essas diferenças não foram observadas no GI. A escolaridade não foi um fator relevante neste estudo. Conclusão A proposta educativa pautada na metodologia problematizadora ampliou o conhecimento referente à saúde auditiva no trabalho entre os participantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Evaluate the effectiveness of educational interventions on hearing health developed at a hospital laundry. Methods Quantitative assessment conducted at a hospital laundry. The study sample comprised 80 workers of both genders divided into two groups: Study Group (SG) and Control Group (CG). The educational interventions in hearing preservation were evaluated based on a theoretical approach using the Participatory Problem-based Methodology in five workshops. To assess the results of the workshops, an instrument containing 36 questions on knowledge, attitudes, and practices in hearing preservation at work was used. Questionnaires A and B were applied prior to and one month after intervention, respectively. The answers to both questionnaires were analyzed by group according to gender and schooling. Results Results of the pre-intervention phase showed low scores regarding knowledge about hearing health in the work setting for both groups, but significant improvement in knowledge was observed after intervention in the SG, with 77.7% of the answers presenting significant difference between the groups. There was also an improvement in the mean scores, with 35 responses (95.22%) presenting scores >4 (considered adequate). The women presented lower knowledge scores than the men; however, these differences were not observed in the SG after the workshops. Schooling was not a relevant factor in the assessment. Conclusion The educational proposal grounded in the Participatory Problem-based Methodology expanded knowledge about hearing health at work among the participants.
  • Caracterização das afasias na hemorragia subaracnóidea aneurismática Artigos Originais

    Maranhão, Deborah Karolyne Mendes; Souza, Moysés Loiola Ponte de; Costa, Maria Lúcia Gurgel da; Vieira, Ana Cláudia de Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar o perfil dos quadros afásicos determinados pela hemorragia subaracnóidea aneurismática (HSA) da artéria cerebral média esquerda. Método Estudo analítico, retrospectivo, transversal, tendo como banco de dados as avaliações cognitivas de 193 pacientes do Hospital da Restauração com HSA aneurismática no período de março de 2007 a novembro de 2009. Destes, foram selecionados 26 pacientes com HSA em território da ACM-E, confirmada por angiografia digital. Os quadros afásicos foram classificados através do desempenho da linguagem dos pacientes através do Protocolo Montreal Toulose - Versão Alpha e a tarefa de fluência verbal da bateria CERAD. A pesquisa foi realizada no período de junho a agosto de 2015. Resultados Foi identificado comprometimento da linguagem e fluência verbal nos pacientes com HSA em território de ACM–E quando comparados com a população controle (50 indivíduos). Dos 26 pacientes com HSA, 11 apresentaram quadros afásicos ainda no período pré-operatório. Conclusão Os resultados da pesquisa corroboram com a literatura, mostrando que o quadro da HSA promove comprometimentos cognitivos ainda na fase pré-operatória para oclusão de aneurisma. Tendo em vista os aspectos observados, os quadros afásicos predominantes caracterizam afasia de compreensão por sequelas nas áreas cerebrais posteriores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Characterize the profile of aphasic syndromes determined by aneurysmal subarachnoid hemorrhage (aSAH) of the left middle cerebral artery (LMCA). Methods An analytical, retrospective, cross-sectional study was conducted using a database of cognitive assessments of 193 patients with aSAH admitted to Hospital da Restauração between March 2007 and November 2009. Of these, a total of 26 patients with aSAH in the LMCA territory confirmed by digital angiography were selected. Aphasia was assessed through the Montreal-Toulouse Language Assessment Alpha Version Protocol (Alpha Version) and the CERAD Neuropsychological Test Battery (Verbal fluency). Results Language and verbal fluency impairments were identified in patients with aSAH in the LMCA territory when compared with the control population (50 individuals). Of the 26 patients with aSAH, 11 presented aphasic characteristics preoperatively. Conclusion The results of this research corroborate the literature, showing that the aSAH frame causes cognitive impairments even in the preoperative phase for aneurysm occlusion. Considering the observed aspects, the predominant aphasic syndromes characterize comprehension aphasia due to sequels in the posterior cerebral artery territory.
  • Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos Artigos Originais

    Souza, Paula Colvara de; Gigoski, Vanessa Souza; Etges, Camila Lúcia; Barbosa, Lisiane da Rosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever os achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos de um hospital de referência do sul do Brasil. Método Trata-se de um estudo transversal, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, no qual participaram lactentes com diagnóstico médico de cardiopatia congênita e idade entre 0 e 6 meses, após procedimento cirúrgico. Foram excluídos da amostra aqueles que apresentaram: comprometimento neurológico, malformação craniofacial, alterações estruturais de vias aéreas superiores, comprometimento respiratório, suspeita ou diagnóstico de síndrome genética. A avaliação clínica foi realizada por meio de aplicação parcial do Protocolo de Avaliação da Disfagia Pediátrica. Em relação às análises estatísticas, as variáveis quantitativas foram descritas por mediana e amplitude interquartílica e as variáveis qualitativas foram descritas por frequências absolutas e relativas. Testes não paramétricos foram aplicados para avaliar as associações. Resultados Dos 31 lactentes que compuseram a amostra, 23 (74,2%) foram classificados com algum grau de disfagia. Houve diferença significativa na avaliação clínica realizada com a oferta de mamadeira quando comparada à oferta em seio materno, em mamadeira também foi observado maior número de alterações da deglutição. A relação entre o tempo de intubação orotraqueal maior que 24 horas e a presença de disfagia apresentaram associação estatisticamente significativa. Conclusão Por meio da ACD foi possível descrever as alterações de deglutição em lactentes cardiopatas após procedimento cirúrgico, independentemente do modo de oferta. Além de identificar a presença de disfagia em número elevado da amostra e sua associação com o período de IOT maior de 24 horas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Describe the findings of postoperative clinical evaluation of swallowing in infants with congenital heart disease (CHD) in a reference hospital in southern Brazil. Methods This is a cross-sectional study conducted postoperatively with infants with medical diagnosis of CHD aged 0-6 months in a Pediatric Intensive Care Unit. Exclusion criteria comprised infants with neurological and respiratory impairments, craniofacial malformation, structural alteration in the upper airways, and suspicion or diagnosis of genetic syndromes. Clinical evaluation was performed through partial application of the Assessment of Pediatric Dysphagia protocol. Regarding statistical analysis, the quantitative variables were described by median and interquartile range and the qualitative variables were described by absolute and relative frequencies. Non-parametric tests were used to evaluate the associations. Results Of the 31 infants in the sample, 23 (74.2%) were classified with some degree of dysphagia. Significant difference was observed in the clinical evaluation performed with bottle-feeding compared with breast-feeding; a larger number of swallowing disorders was also found in bottle-feeding. Statistically significant correlation was observed between duration of orotracheal intubation (OTI) >24 h and presence of dysphagia. Conclusion Postoperative clinical evaluation enabled description of swallowing impairments in infants with CHD regardless of the type of feeding offered, as well as identification of presence of dysphagia in a large number of individuals in the sample and its association with duration of OTI >24 h.
  • Prevalência de distúrbios da comunicação, deglutição e motricidade orofacial em crianças e adolescentes no momento da matrícula em um hospital oncológico Artigos Originais

    Coça, Kaliani Lima; Bergmann, Anke; Ferman, Sima; Angelis, Elisabete Carrara de; Ribeiro, Márcia Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever a prevalência dos distúrbios da comunicação, deglutição e motricidade orofacial em um grupo de crianças e adolescentes, no momento da matrícula hospitalar em um instituto oncológico. Método Estudo transversal, com a inclusão de crianças com dois anos ou mais e adolescentes de ambos os gêneros, matriculados na Seção de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) no período de março de 2014 a abril de 2015 para investigação e/ou tratamento de tumores sólidos. Foi utilizado um protocolo para registro das informações sociodemográficas e clínicas e os achados da avaliação clínica fonoaudiológica, que contemplava aspectos do sistema sensório-motor oral, deglutição, fala, linguagem, voz e audição. Resultados Oitenta e oito crianças/adolescentes (41,3%) avaliados apresentavam algum tipo de distúrbio fonoaudiológico. As alterações fonoaudiológicas mais frequentes foram o distúrbio miofuncional orofacial, a disfonia e os transtornos de linguagem. Os menos frequentes foram a disacusia, a paralisia de língua e o trismo. A variável clínica que teve associação estatisticamente significante com a presença de alterações fonoaudiológicas foi o local da lesão. Conclusão O estudo demonstrou uma alta prevalência de alterações fonoaudiológicas em crianças e adolescentes no momento da matrícula hospitalar em um hospital oncológico. A ocorrência de transtornos fonoaudiológicos foi maior nos grupos de participantes com lesões localizadas no sistema nervoso central e na região da cabeça e pescoço.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Describe the prevalence of communication, swallowing and orofacial myofunctional disorders in a group of children and adolescents at the time of registration at a cancer hospital. Methods A cross-sectional study conducted with children aged ≥2 and adolescents, of both genders, admitted to the Pediatric Oncology Section of the Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) from March 2014 to April 2015 for investigation and/or treatment of solid tumors. A protocol was used to record the sociodemographic and clinical information and findings of the speech-language pathology clinical evaluation, which included aspects of the oral sensorimotor system, swallowing, speech, language, voice, and hearing. Results Eighty-eight children/adolescents (41.3%) presented some type of speech-language disorder. The most frequent speech-language disorders were orofacial myofunctional disorder, dysphonia, and language impairments, whereas the less frequent ones were dysacusis, tongue paralysis, and trismus. Site of the lesion was the clinical variable that presented statistically significant correlation with presence of speech-language disorders. Conclusion High prevalence of speech-language disorders was observed in children and adolescents at the time of admission at a cancer hospital. Occurrence of speech-language disorders was higher in participants with lesions in the central nervous system and in the head and neck region.
  • Contribuições da Fonoaudiologia na inserção de pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho Artigos Originais

    Barbosa, Talita Maria Monteiro Farias; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos; Delgado, Isabelle Cahino

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar as contribuições da Fonoaudiologia no processo de inserção no ambiente laboral de jovens com síndrome de Down (SD), tendo em vista sua profissionalização. Método Foi aplicado um questionário em oito alunos de graduação, que fazem parte de um projeto de extensão com pessoas com síndrome de Down, cinco mães das pessoas com SD e quatro funcionários da instituição onde são realizados os estágios. As temáticas exploradas nas questões envolviam aspectos da comunicação, comportamento, interação social, autonomia e independência dos estagiários com síndrome de Down. Os jovens participantes do projeto com SD, denominados estagiários, passaram a fazer parte da rotina de trabalho de cinco setores da universidade em que se realizou a pesquisa. O estudo se caracteriza como descritivo e transversal e os dados foram analisados quanti e qualitativamente, e foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da instituição de origem. Resultados Segundo os dados pesquisados as habilidades de linguagem das pessoas com SD foram consideradas boas, no entanto as mesmas não estavam efetivas para o mercado de trabalho. Após a inserção em um ambiente de trabalho, foi visto que houve mudanças significativas tanto na comunicação como na autonomia dos sujeitos do estudo. Os mesmos, não são independentes, mas após o estágio também foram perceptíveis mudanças no comportamento social, bem como na sua autonomia. Conclusão Houve mudanças no comportamento social, maior uso da autonomia e ganhos na comunicação, contribuindo no empoderamento dos jovens com síndrome de Down.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the contributions of speech-language therapy in the integration of young individuals with Down syndrome (DS) into the workplace, with reference to their professionalization. Methods A questionnaire was distributed to eight undergraduate students (tutors) who participated in a project with individuals with DS, five mothers of individuals with DS, and five employees from the institution in which the present study was conducted. The questionnaire assessed the communication, memory, behavior, social interaction, autonomy and independence of the participants with DS, called “trainees”. The trainees were employed in one of five routine work sectors at the university that conducted the present study. The data collected in this descriptive and cross-sectional study were analyzed quantitatively and qualitatively. The Research Ethics Committee of the affiliated institute approved the project. Results Mothers and tutors rated the trainees’ language skills as “good”. However, their ratings differed from those of the participating employees. After the trainees with DS were placed in a work environment, significant changes were observed in their communication and autonomy. There was no improvement in the trainees’ independence, but after training noticeable changes were observed in their social behavior and autonomy. Conclusion Speech-language therapy during vocational training led to positive changes in the social behavior of individuals with DS, as evidenced by an increase in their autonomy and communication.
  • Competências iniciais para o processo de alfabetização Artigos Originais

    Côrrea, Kelli Cristina do Prado; Machado, Maria Aparecida Miranda de Paula; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo examinar competências iniciais em crianças em processo de alfabetização e se há correlação positiva com o nível de escrita que apresentam. Método foram selecionados 70 estudantes, de seis anos de idade, ingressantes no 1º ano do Ensino Fundamental I de Escolas Municipais. As crianças foram submetidas à Bateria de Avaliação de Competências Iniciais para a Leitura e a Escrita (BACLE) e ao Protocolo de Diagnóstico de Sondagem para classificação do nível de escrita. Foi utilizada a análise estatística descritiva e o coeficiente de Spearman para correlação entre os instrumentos. Resultados os escolares tiveram desempenho satisfatório nas tarefas da BACLE. Relativo à hipótese de escrita, a maioria das crianças apresentou o nível silábico com valor sonoro. A correlação foi positiva e significante para as habilidades de esquema corporal/orientação espaçotemporal e linguagem. Conclusão o grupo de escolares teve desempenho em nível satisfatório em provas que aferem pré-competências para a leitura e escrita. As áreas de esquema corporal/orientação espaçotemporal e linguagem apresentaram significância com o nível de hipótese de escrita, indicando que as crianças com melhores pontuações nestas áreas são aquelas com melhores níveis de escrita. A identificação de competências necessárias para a aprendizagem da leitura e da escrita podem instrumentalizar o professor e profissionais da área de Fonoaudiologia Educacional quanto à avaliação e à intervenção precoce em determinadas habilidades para o desenvolvimento da leitura e escrita.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Examine a set of competencies in children beginning the process of literacy and find whether there is positive correlation with their level of writing. Methods Study conducted with 70 six-year-old students enrolled in the first year of Elementary School in municipal schools. The children were submitted to the Initial Reading and Writing Competence Assessment Battery (BACLE) and the Diagnostic Probing Protocol for classification of their level of writing. Descriptive statistical analysis and the Spearman coefficient were used for correlation between instruments. Results The students presented satisfactory performance in the tasks of the BACLE. Regarding the writing hypothesis, most children presented syllabic level with sound value. Significant positive correlation was observed between body scheme/time-space orientation and language skills. Conclusion The group of schoolchildren performed satisfactorily on tests that measure pre-reading and writing skills. The areas of body scheme/time-space orientation and language presented significant correlation with the level of writing hypothesis, indicating that children with higher scores in these areas present better levels of writing. Identification of the necessary competencies for learning of reading and writing can provide teachers and educational audiology professionals with conditions for evaluation and early intervention in certain abilities for the development of reading and writing.
  • Correlação entre funcionalidade bulbar e penetração e/ou aspiração laringotraqueal na doença do neurônio motor Artigo Original

    Brandão, Bárbara Carolina; Galdino, Alline de Sousa; Lourenção, Luciano Garcia; Trindade, Glaucia Santana; Silva, Magali Aparecida Orate Menezes da; Silva, Roberta Gonçalves da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever e correlacionar a funcionalidade bulbar com penetração e aspiração laringotraqueal em distintas consistências de alimento na Doença do Neurônio Motor (DNM). Método Participaram do estudo 18 indivíduos diagnosticados com DNM, independentemente do tipo e tempo da doença. Foi aplicada a escala Amyotrophic Lateral Sclerosis Functional Rating Scale–Revised/BR (ALSFRS-R/BR), sendo analisado apenas o parâmetro bulbar que compreende fala, salivação e deglutição, com pontuação de 0 (incapacidade) a 12 (funcionalidade normal). Realizou-se videofluoroscopia da deglutição com aplicação da Penetration-Aspiration Scale (PAS) descrita por Rosenbek et al. (1996). Realizado Teste de Correlação de Pearson. Resultados Considerando a consistência do alimento, o nível da PAS variou de 1 a 5 na consistência pastosa, de 1 a 4 na líquida espessada e de 1 a 3 na líquida rala, e não houve aspiração laringotraqueal. Para todas as consistências de alimentos, houve correlação negativa entre funcionalidade bulbar e penetração laríngea (pastoso: r=-0,487, p=0,041; líquido espessado: r=-0,442, p=0,076; líquido ralo: r=-0,460, p=0,073), porém somente na consistência pastosa houve diferença estatística significante, ou seja, indivíduos com baixa funcionalidade bulbar apresentaram maior nível de penetração laríngea. Conclusão Houve correlação negativa entre funcionalidade bulbar e penetração laríngea na DNM. Os parâmetros bulbares da escala ALSFRS-R/BR mostraram-se significantes para predizer risco de penetração laringotraqueal na consistência pastosa na DNM.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Describe and correlate bulbar functionality with laryngeal penetration and/or laryngotracheal aspiration for different food consistencies in Motor Neuron Disease (MND). Methods Study participants were 18 individuals diagnosed with MND regardless of the type and time of onset of disease. The Amyotrophic Lateral Sclerosis Functional Rating Scale - Revised/BR (ALSFRS-R/BR) was applied, and only the bulbar parameter, which includes speech, salivation and swallowing, was analyzed, with scores raging from 0 (disability) to 12 (normal functionality). Swallowing videofluoroscopy was performed using the Penetration-Aspiration Scale (PAS) described by Rosenbek et al. (1996). The Pearson correlation test was used for data analysis. Results According to food consistency, the PAS level ranged from 1 to 5 for puree consistency, 1 to 4 for thickened liquid, and 1 to 3 for liquid, and no laryngotracheal aspiration was observed. Negative correlation between bulbar functionality and laryngeal penetration was observed for all food consistencies (pasty: r=-0.487, p=0.041; thickened liquid: r=-0.442, p=0.076; liquid r=0.460, p=0.073), but statistically significant difference was found only for the puree consistency, that is, individuals with poor bulbar functionality presented higher levels of laryngeal penetration. Conclusion Negative correlation was observed between bulbar functionality and laryngeal penetration in MND. The bulbar parameters of the ALSFRS-R/BR are significant for predicting risk of laryngotracheal aspiration for pasty consistency in MND.
  • Adaptação para o português do teste de habilidades pragmáticas de Shulman Artigo Original

    Santos, Thaís Helena Ferreira; Cortez, Ana Carolina Martins; Sauini, Gabrielle; Nascimento, Ana Carolina Carvalho do; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo A proposta do presente estudo foi aplicar o Test of Pragmatic Skills em crianças brasileiras com desenvolvimento típico. Método Foram participantes desta pesquisa 60 crianças de 3:00 a 8:11 anos, divididas igualmente entre os gêneros. As examinadoras tiveram contato prévio com o grupo de crianças e aplicaram o TOPS – um teste tradicional composto por quatro conjuntos de atividades simples, com material comum, aplicáveis em um curto período de tempo – segundo o proposto pelo autor. Resultados Nos resultados, observamos bastante variabilidade no desempenho, exemplificando que as habilidades linguísticas e pragmáticas vão se desenvolvendo de acordo com a idade. Foi possível observar, ainda, que os participantes apresentaram as categorias de intenções comunicativas pretendidas por Shulman, indicando que não é a presença ou ausência de alguma intenção específica que influencia a pontuação nesse teste, mas a qualidade das respostas fornecidas, que evolui com a idade. Conclusão Desta forma, podemos concluir que o TOPS mostrou-se importante por permitir respostas em contextos informais de conversação, verificando-se que o teste é eficaz para avaliar as habilidades pragmáticas de crianças de desenvolvimento típico e pode ser um instrumento relevante a ser empregado na avaliação das intenções comunicativas de crianças brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The purpose of this study was to apply the Test of Pragmatic Skills in Brazilian children with normal development. Methods Participants of this study were 60 children 3:00 to 8:11 years old, equally divided between genders. The examiners had prior contact with the group of children and applied the TOPS – a traditional test that proposes four sets of simple activities, with the common material, applicable in a short period of time – according to the procedure proposed by the author. Results The results showed a large variability in performance, illustrating that the linguistic and pragmatic skills develop according to the age. It was also observed that the subjects performed all the categories of communicative intentions required by Shulman, indicating that it is not the presence or absence of a specific intent that influences the score in this test, but the quality of the answers provided, which evolves with age. Conclusion Thus, we can conclude that the TOPS proved to be an important instrument that allows answers in informal conversation contexts, verifying that the test is effective in assessing the pragmatic skills of typically developing children and can be an important tool to be used in the assessment of communicative intentions in Brazilian children.
  • Sintomas de disfagia em crianças com fissura labial e/ou palatina pré e pós-correção cirúrgica Artigo Original

    Freitas, Jordana da Silva; Cardoso, Maria Cristina de Almeida Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a ocorrência dos sintomas de disfagia em crianças com fissura labial e/ou palatina pré e pós-correção cirúrgica. Método Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal, de caráter quantitativo. Os critérios de inclusão e/ou exclusão foram de portadores de fissura labial e/ou palatina, sem outras síndromes associadas. Os responsáveis responderam a um questionário com questões de caráter recordatório quanto à identificação de ocorrência dos sinais e sintomas: tosse, engasgo, vômito e escape nasal no momento pré-correção cirúrgica, e o seu desaparecimento ou não, pós-correção cirúrgica. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o protocolo número 1573164. Resultados Amostra composta por 23 crianças com idade mediana de 48 meses, sendo a maioria do gênero masculino e portadora de fissura transforame incisivo unilateral. Houve diferença estatística da presença de sintomas de disfagia entre o momento pré e pós-cirúrgico. Conclusão A correção cirúrgica dos portadores de FLP se mostrou um recurso de prevenção da ocorrência dos sintomas de disfagia, quando associada ao tempo adequado da cronologia de intervenção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Determine the occurrence of dysphagia symptoms in children with cleft lip and/or palate (CLP) pre- and post-surgical correction. Methods Quantitative observational cross-sectional study. Existence of clef lip and/or palate without association with other syndromes was the study inclusion and/or exclusion criterion. Parents and/or legal guardians responded to a recall questionnaire on the identification of occurrence of coughing, choking, vomiting, and nasal escape pre- and postoperatively and whether these symptoms disappeared after surgical correction. The study was approved by the Research Ethics Committee of the aforementioned Institution under protocol no. 1573164. Results The sample comprised 23 children with mean age of 48 months, mostly male and with unilateral trans-foramen incisor clefts. Statistically significant difference was observed between the pre- and post-surgical periods regarding the presence of dysphagia symptoms. Conclusion Surgical treatment of patients with cleft lip and/or palate proved to be a resource to prevent the occurrence of dysphagia symptoms when associated with adequate intervention chronology.
  • Elaboração de um Protocolo de Avaliação Instrumental da Fala (PRAINF) baseado em critérios linguísticos e psicométricos Artigo Original

    Portalete, Caroline Rodrigues; Fernandes, Eduarda Giovelli; Pagliarin, Karina Carlesso

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Propor um protocolo para avaliação instrumental da fala de adultos, considerando critérios linguísticos e psicométricos. Método A escolha das palavras para compor o protocolo foi baseada em critérios linguísticos do Português Brasileiro (PB), previamente definidos, após busca no banco de dados do Portal da Língua Portuguesa, utilizando o Vocabulário Ortográfico Português (VOP). Os critérios definidos foram em relação à classe gramatical, ao contexto vocálico, ao número de sílabas, à tonicidade e à presença das palavras no cotidiano dos adultos brasileiros. A escolha das figuras para representarem as palavras levou em consideração os critérios de imageabilidade, clareza da figura e aspectos culturais da imagem. Resultados O instrumento foi composto por 19 palavras/figuras, prevalecendo substantivos em relação aos adjetivos, cada palavra contemplando um fonema-alvo na posição de Onset Medial, no contexto vocálico seguinte e precedente à vogal [a], trissílabas e paroxítonas. As palavras e figuras passaram por criteriosa avaliação de 13 juízes não especialistas e 6 juízes especialistas. Após a fase de apreciação pelos juízes, as palavras foram testadas em adultos mediante avaliação instrumental. Os adultos que realizaram as avaliações instrumentais conseguiram produzir a lista de palavras espontaneamente, e os dados obtidos através das avaliações possibilitaram adequada análise. Conclusão Este estudo forneceu informações a respeito de critérios psicométricos e linguísticos, e disponibilizou um protocolo para avaliação instrumental de fala para adultos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective Propose a protocol for instrumental assessment of adult speech considering psychometric and linguistic criteria. Methods The choice of words was based on previously defined Brazilian Portuguese linguistic criteria after a search on the “Portal da Língua Portuguesa” database using the Portuguese Orthographic Vocabulary (VOP). The defined linguistic criteria considered grammatical class, vowel context, number of syllables, stress, and presence of words in the daily life of Brazilian adults. The choice of the images to represent the words considered the criteria of imageability, clearness, and cultural aspects. The words and images were rigorously evaluated by 13 non-specialist judges and six specialist judges. After being examined by the judges, the words were tested in adults through instrumental assessment. Results The protocol was composed of 19 words and images, with prevalence of nouns over adjectives. Each word included one target sound in Onset Medial position, in the context precedent and following the vowel [a], trisyllabic and paroxytone words. The adults that attended the instrumental assessments succeeded in producing the list of words spontaneously. The data obtained through the assessments provided adequate analysis. Conclusion This study provided additional information on psychometric and linguistic criteria in addition to providing a protocol for instrumental assessment of adult speech.
  • Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva Relato De Caso

    Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; Brazorotto, Joseli Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Para melhoria do desenvolvimento das habilidades auditivas e da linguagem na criança com deficiência auditiva, além da terapia fonoaudiológica, a família deve ser o agente modificador para uma resposta terapêutica satisfatória. Estudos que analisem a efetividade de programas de intervenção fonoaudiológica por meio de videofeedback são importantes, dados os efeitos positivos desta ferramenta para a modificação de comportamentos com famílias de crianças com deficiência. Acredita-se, assim, que a intervenção por meio do videofeedback contribuirá para a melhoria das interações comunicativas entre as famílias e crianças atendidas pelos serviços de reabilitação auditiva. Os objetivos deste estudo foram investigar a interação entre as famílias e as crianças com deficiência auditiva, analisar a autoestima e a satisfação das famílias antes e após um programa de intervenção por meio do videofeedback. Ensaio clínico não randomizado, com estudo de casos em dois grupos, experimental (n=5) e controle (n=5). A intervenção contou com o apoio do vídeo de interação e de instrumentos adaptados. Protocolos pré e pós-intervenção foram aplicados. Observou-se melhora nas interações entre as famílias e crianças com deficiência auditiva nos casos do grupo experimental, bem como melhora na autoestima dos participantes deste grupo. O grupo experimental demonstrou satisfação com a intervenção realizada. Concluiu-se que o programa de intervenção fonoaudiológica baseado no videofeedback teve efeitos positivos na interação entre a família e criança e na autoestima dos pais. Estudos com controles metodológicos rigorosos deverão ser realizados para a comprovação de sua eficácia para famílias de crianças com deficiência auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In order to improve speech-language development in children with hearing impairment, in addition to speech-language therapy, the family should be the modifying agent for a satisfactory therapeutic response. Studies that analyze the effectiveness of speech-language pathology (SLP) intervention programs through video feedback are important, given the positive effects of this tool on the modification of behaviors with families of children with disabilities. Therefore, it is believed that video feedback interventions contribute improve the communicative interactions between the families and children assisted by auditory rehabilitation services. The objectives of this study were to investigate the interaction between families and children with hearing loss and analyze the self-esteem and satisfaction of families before and after the intervention program. This is a non-randomized, clinical trial with case report in two groups: Experimental (n=5) and Control (n=5). The intervention was supported by family-child interaction videos and adapted instruments. Pre- and post-intervention protocols were applied. In the EG, improvement was observed in the interaction between the families and children with hearing loss and in the self-esteem of participants. The EG showed satisfaction with the intervention. We conclude that the SLP intervention program based on video feedback has positive effects on the family/child interaction and on parent self-esteem. Further studies with stricter methodological controls should be conducted to prove the efficacy of video feedback intervention for families of children with hearing loss.
  • Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental Comunicação Breve

    Celeste, Letícia Corrêa; Pereira, Edlaine Souza; Pereira, Naira Rúbia Rodrigues; Alves, Luciana Mendonça

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Characterize and compare melodic variation and reading speed and verify their evolution throughout the development of schooling. Methods The reading of 78 Elementary School (2nd to 5th grade) students was analyzed using the Praat program with regards to the parameters of melodic variation (F0) and reading speed (Duration). Statistical measures (mean and standard deviation) were taken and the Student´s t-test was applied at significance level of 5%. Results Melodic variation and reading speed increased as schooling progressed, especially during 5th grade. Conclusion Melodic variation increases as schooling progresses, mainly during 5th grade. First minute of reading analysis is sufficient to assess reading speed, not being necessary to analyze the full text.
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