Acessibilidade / Reportar erro
CoDAS, Volume: 30, Número: 5, Publicado: 2018
  • Estimulação transcraniana por corrente contínua: estudo sobre respostas em tarefas de nomeação em afásicos Artigo Original

    Silva, Fabiane Rodrigues da; Mac-Kay, Ana Paula Machado Goyano; Chao, John ChiiTyng; Santos, Michele Devido dos; Gagliadi, Rubens José

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar os resultados nas tarefas de nomeação de pacientes afásicos após AVC dos grupos ativo e controle. Método Estudo duplo-cego, randomizado controlado com 14 pacientes. Os indivíduos foram submetidos a cinco sessões de 20 minutos de 2 mA em dias consecutivos. O catodo foi posicionado na área homóloga à Broca e o anodo sobre a região supraorbital do hemisfério esquerdo. Os testes de Boston e Snodgrass foram aplicados e os resultados comparados entre os grupos. Resultados Não houve resultados significativos para as sequências 1 e 2 no teste do Snodgrass. No teste de Boston, os dados indicaram uma diferença significativa para o tempo médio de acertos com estratégia. Conclusão Os resultados sugerem que a ETCC simultânea (anódica e catódica) é um método que pode auxiliar a reabilitação de pacientes com afasia do tipo anômica e de Broca, após AVC, e que as estratégias linguísticas deveriam ser consideradas nas análises das respostas dos testes de nomeação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Compare the results in naming tasks of after-stroke aphasic individuals divided into active and placebo groups pre- and post-transcranial direct current stimulation. Methods A double-blind, randomized, controlled study conducted with 14 individuals. Patients underwent five 20-min sessions with stimulation of 2mA’s on consecutive days. The cathode was placed over the Broca’s homologous area and the anode was placed over the supraorbital region of the left hemisphere. Boston and Snodgrass naming tasks were assessed before and after the stimulation sessions and the results were compared between the groups. Results No significant results were observed for sequences 1 and 2 in the Snodgrass test. The Boston test results indicated significant difference related to mean time for correct responses with strategy. Conclusion The results suggest that simultaneous transcranial direct current stimulation (anodic and cathodic) is a method that can improve the rehabilitation of patients with anomic and Broca’s aphasia after stroke, and that language strategies should be considered in the analysis of naming task responses.
  • Eficácia do treinamento auditivo utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER) em escolares com transtorno do processamento auditivo e baixo desempenho escolar Artigo Original

    Brasil, Priscilla Donaire; Schochat, Eliane

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo investigar a eficácia do treinamento auditivo nessa população, utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER), que aborda, entre as habilidades de processamento auditivo, a escuta no ruído. Método participaram deste estudo 18 crianças com idades entre 8 e 10 anos, de ambos os gêneros. Todos os sujeitos participaram das seguintes etapas: avaliação pré-intervenção, intervenção constituída por treino placebo, reavaliação do processamento auditivo e treino auditivo e reavaliação pós-intervenção, de forma que o sujeito seja controle dele mesmo. Resultados não houve diferença estatisticamente significante entre a avaliação pré-intervenção e a reavaliação do processamento auditivo pós-treino placebo, mas houve diferença estatisticamente significante entre as condições pré e pós-treinamento auditivo. Conclusão o presente estudo alcançou seu objetivo geral. O software PER se mostrou eficaz para o treinamento auditivo em escolares com transtorno do processamento auditivo e baixo desempenho escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Investigate the efficacy of auditory training in students with auditory processing disorders and poor school performance using the software Programa de Escuta no Ruído (PER), which addresses auditory processing skills, specifically listening in noise. Methods Eighteen children aged 8-10 years, of both genders, participated in this study. All individuals participated in the following stages: pre-intervention assessment, intervention (consisting of placebo training, re-evaluation of auditory processing, and auditory training), and post-intervention assessment, so that the same individual is self-control. Results No statistically significant difference was observed between the pre-intervention assessment and the post-training auditory processing re-evaluation of the placebo, but statistically significant difference was found between the pre- and post-auditory training conditions. Conclusion The present study achieved its general objective. The PER software proved to be effective for the auditory training of students with auditory processing disorders and poor school performance.
  • Adultos mayores que rehúsan usar audífonos: analizando las causas Artículo Original

    Carrasco-Alarcón, Pablo; Morales, Camilo; Bahamóndez, Mónica Chicuy; Cárcamo, Diego Alarcón; Schacht, Ángela Cayul

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Describir los elementos que interfieren en el uso de audífonos en adultos mayores beneficiarios del operativo de entrega de audífonos de un Centro de Salud en Chile. Método Estudio descriptivo con diseño de corte transversal en 24 usuarios beneficiarios, con un cuestionario de preguntas cerradas de elaboración propia. Resultados Se reporta un 75% de adherencia al uso de audífonos. Hubo una diferencia de 3.8 horas en el uso entre adherentes y no adherentes y en la frecuencia de utilización. Los principales motivos de no uso corresponden con incomodidad por molde y ruidos del audífono. Conclusión Es necesario entregar educación de calidad durante el proceso de implementación, así como también abordar dificultades técnicas relacionadas al ajuste auricular y calibración del audífono, ya que esto podría aumentar la adherencia a su uso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The present research sought to describe the elements that interfere with the use of hearing aids in the elderly beneficiaries of a hearing aid delivery from Chile in a Family Health Center. Methods A descriptive, cross-sectional study was conducted with 24 beneficiary users, with application of a closed-question questionnaire prepared by the researchers. Results A 75% adherence to the use of hearing aids is reported. There was a difference of 3.8 h in the use between adherents and non-adherents and in the frequency of use. The main reasons for not using the hearing aids are discomfort due to mold and noise. Conclusion It is necessary to provide quality education during the implementation process, as well as to address the technical difficulties related to atrial adjustment and calibration of the hearing aid in order to increase adherence.
  • Medidas acústicas e aerodinâmicas em cantores: comparação entre homens e mulheres Artigo Original

    Genilhú, Patrícia de Freitas Lopes; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar medidas acústicas e aerodinâmicas da voz em homens e mulheres cantores. Método Trata-se de um estudo transversal, observacional, comparativo, com amostra de conveniência. Participaram do estudo 30 homens e 30 mulheres cantores. Foi realizada avaliação das medidas acústicas (intensidade e frequência fundamental) e aerodinâmicas (tempo de expiração, pressão aérea, fluxo de ar expirado e vozeado, volume expiratório, potência e resistência aerodinâmica, impedância acústica e eficiência aerodinâmica) durante a emissão da sílaba /pá/ em frequência e intensidade habituais, sete vezes consecutivas. Estas emissões permitem a extração de medidas de pressão aérea (obtidas da consoante plosiva /p/ que estima a pressão glótica) e das medidas de fluxo aéreo e acústicas da voz (obtidas da vogal /a/ da sílaba /pá/). Resultados Na comparação de homens e mulheres cantores, as mulheres apresentam maiores valores de frequência fundamental, e não houve diferenças na avaliação de valores das medidas aerodinâmicas entre os gêneros. Conclusão Os valores das medidas aerodinâmicas não se diferenciam entre mulheres e homens cantores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Compare acoustic and aerodynamic voice measures between male and female singers. Methods A cross-sectional, observational, comparative study conducted with a convenience sample. Study participants were 30 male and 30 female singers. Acoustic (vocal intensity and fundamental frequency) and aerodynamic (expiration time, air pressure, expiratory and voice airflow, expiratory volume, aerodynamic power and resistance, acoustic impedance, and aerodynamic efficiency) measures were assessed during emission of the syllable /pá/, at usual frequency and intensity, for seven consecutive times. These emissions enable extraction of air pressure measures (obtained by the plosive consonant /p/, which estimates glottic pressure), as well as of airflow and acoustic voice measures (obtained by the vowel /a/ and the syllable /pá/). Results Women presented higher values of fundamental frequency compared with those of men. No differences were identified in the evaluation of aerodynamic measures between the groups. Conclusion Values of aerodynamic measures do not differ between male and female singers.
  • A influência da idade, escolaridade e gênero na ocorrência de pausas do teste DSI Artigo Original

    Andrade, Adriana Neves de; Rocha, Jessica Gonçalves Marques da; Iório, Maria Cecilia Martinelli; Gil, Daniela

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a influência das variáveis idade, escolaridade e gênero na ocorrência de pausas após o tempo padrão no teste de identificação de sentenças dicóticas. Método A amostra foi constituída por 200 indivíduos destros distribuídos em quatro grupos segundo a faixa etária: grupo I - 13 a 19 anos de idade, grupo II - 20 a 29 anos de idade, grupo III - 30 a 39 anos de idade e o grupo IV - 40 a 49 anos de idade. Cada grupo continha 50 sujeitos (25 homens e 25 mulheres) pareados por escolaridade. Foram adotados os seguintes critérios de elegibilidade: língua materna português brasileiro, normouvinte, leitura fluente independentemente do grau de escolaridade. O teste de identificação de sentenças dicóticas foi aplicado nas etapas de integração binaural e escuta direcionada e a necessidade de pausas no teste após o tempo padrão foi anotada. Foram realizadas estatísticas descritivas e inferenciais. Resultados Para as etapas de integração binaural, houve associação positiva entre idade e ocorrência de pausas. A variável escolaridade apresentou associação negativa com a ocorrência de pausas em todas as etapas do teste. A variável gênero não apresentou nenhuma associação com a ocorrência de pausa em nenhuma das etapas do teste. Conclusão Com o aumento da idade, há um aumento na incidência de pausas na etapa de integração binaural do teste. Quanto mais anos de estudo menor a chance de o indivíduo necessitar de pausas para realizar o teste em todas as etapas de apresentação. A variável gênero não influenciou na ocorrência de pausas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the influence of variables age, educational status and sex in the occurrence of pauses after the standard time in the dichotic sentence identification test. Methods This investigation included 200 right-handed subjects divided into four groups according to age: group I - from 13 to 19 years old, group II - from 20 to 29 years old, group III - from 30 to 39 years old and group IV - from 40 to 49 years old. Each group contained 50 subjects (25 men and 25 women) matched by educational level. The following eligibility criteria was adopted: Brazilian Portuguese mother language, listeners, and fluent readers independent of the educational level. It was applied the dichotic sentence identification test in the steps of binaural integration, directed listening, and it was noted the need for pauses in the test after the standard time. The descriptive and inferential statistics were performed. Results For the binaural integration stages there was a positive association between age and pause occurrence. The educational variable presented a negative association with the occurrence of pauses in all stages of the DSI test. The gender variable showed no association with the occurrence of pause in any of the test steps. Conclusion With increasing age, there is an increase in the incidence of pauses in the binaural integration stages of the test. The more years of study the less chance that the individual will need breaks to perform the test at all stages of presentation. The variable gender did not influence the occurrence of pauses.
  • A clinical training model for students: intensive treatment of stuttering using prolonged speech Original Article

    Georgieva, Dobrinka; Stoilova, Rositsa

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study describes a practical model for improving the quality of Speech-Language Pathology (SLP) education on a clinical setting in a Bulgarian University. During this study, adults who stutter (AWS) received intensive treatment (IT) to increase fluent speech. The intensive treatment was delivered by students trained in the SLP Master’s degree program “Logopedics Management in Fluency and Voice Disorders”. Methods The La Trobe University intensive program of prolonged speech was implemented. SLP students were trained and delivered the IT for AWS, under supervision in all stages. The treatment followed a clinical modeling pattern. Results The primary outcomes were measured according to (i) percent of syllables stuttered (%SS) within and outside the stuttering research center of the university; (ii) self-reported inventory scores; and (iii) speech naturalness score evaluations from pre-treatment, immediately following treatment, 11 months post-treatment, and 18 months after the intensive treatment using stutter-free speech samples. The outcomes were reported for the overall IT program delivered by the SLP Master students. Conclusion The treatment delivered by students can ensure objective speech outcomes. The evidence-based practice model allowed students to develop and master specific clinical skills in establishing fluent speech by applying a prolonged speech technique. During the IT experience, students began to incorporate elements of evidence-based practice (EBP), clinical expertise, and consider values held by AWS. After four outcome-sessions, the AWS developed self-consciousness about the quality of their prolonged speech during controlled fluent patterns. The participants produced objective speech fluency data and statistically significant differences before and immediately after the IT regarding %SS and overall speech naturalness.
  • Características acústicas de vozes saudáveis de adultos: da idade jovem à meia-idade Artigo Original

    Spazzapan, Evelyn Alves; Cardoso, Vanessa Moraes; Fabron, Eliana Maria Gradim; Berti, Larissa Cristina; Brasolotto, Alcione Ghedini; Marino, Viviane Cristina de Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar as vozes de indivíduos adultos sem queixas vocais e verificar o efeito de gênero e idade a partir de um conjunto de medidas acústicas. Método Foram analisadas 176 gravações de vozes pertencentes a adultos com idades entre 19 e 59 anos, divididas em quatro grupos etários, por década, armazenadas em uma base de dados. Todas as vozes analisadas foram classificadas com ausência de desvio na qualidade vocal. Realizou-se análise acústica dos parâmetros: Frequência Fundamental (vogal sustentada e fala encadeada), Jitter , Shimmer e Noise-to-Harmonic Ratio por meio software Multi Dimension Voice Program (KayPentax). O efeito de gênero, idade e possíveis interações foram verificados por meio do teste Anova Fatorial. Quando necessário, realizou-se post hoc com o teste Least Significant Difference. Resultados Houve mudanças na voz em função da idade, com diminuição da Frequência Fundamental nas modalidades vogal e fala encadeada em mulheres e na Frequência Fundamental da fala em homens. Em homens, foi observado aumento da medida de shimmer com o avanço da idade. Foram verificadas diferenças entre os gêneros nas medidas de Frequência Fundamental, Jitte r e Noise to Harmonic Ratio. Conclusão Mudanças vocais decorrentes do avanço da idade podem ser identificadas acusticamente, no final da fase adulta e, em mulheres, essas mudanças podem ser marcadas previamente ao período da menopausa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Characterize voices of adult individuals without vocal complaints and verify the effect of gender and age with the use of acoustic measures. Methods One-hundred and seventy-six voice recordings belonging to adults between 19 and 59 years old, divided into four age groups, for decade, recorded in a database were analyzed. All voices analyzed were classified with no deviation in vocal quality. Acoustic analysis of the parameters was performed: Fundamental Frequency (sustained vowel and connected speech), Jitter, Shimmer and Noise-to-Harmonic Ratio through Multi Dimension Voice Program (KayPentax) software. The effect of gender, age and possible interactions were verified through the Factorial Anova test. When necessary, post hoc was performed with the Least Significant Difference test. Results There were changes in the voice as a function of age, with a decrease in the Fundamental Frequency in the vowel and connected speech modalities in women and in the Fundamental Frequency of the speech in men. In men, an increase in shimmer measure was observed with the advancing age. Differences between genders were found in the measures of Fundamental Frequency, Jitter and Noise to Harmonic Ratio. Conclusion Vocal changes due to advancing age can be identified acoustically at the end of adulthood, and in women, these changes can be marked previously to the menopausal period.
  • Pseudopalavras para terapia fonológica validadas por juizes especialistas Artigo Original

    Bonini, Joviane Bagolin; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Criar uma lista de pseudopalavras baseada em ambientes favorecedores e submeter esta ao julgamento de juízes especialistas, a fim de se obter uma lista validada de pseudopalavras que possam ser utilizadas em terapia. Método Buscou-se um estudo que analisou os ambientes favorecedores de todos os fonemas do Português Brasileiro e, a partir de seus dados, criou-se uma lista de pseudopalavras para cada fonema, em diferentes níveis de favorecimento. A amostra julgadora da lista foi composta por dez juízes que analisaram as pseudopalavras. Esta análise foi realizada em duas etapas distintas. Na primeira etapa, cinco juízes analisaram quais as melhores pseudopalavras. Na segunda etapa, os outros cinco juízes julgaram se as pseudopalavras eram essenciais para a terapia. A análise de concordância entre os juízes foi realizada por meio da Razão de Validade de Conteúdo. Resultados Os juízes da primeira etapa analisaram e reduziram consideravelmente o número de pseudopalavras, que passou de 4000 no total para 1547. E, com a análise estatística utilizada sobre os dados obtidos com os juízes da segunda etapa, a lista de pseudopalavras com validade de conteúdo foi reduzida a poucas opções. Os juízes apontaram a simplicidade na estrutura das pseudopalavras como um critério de seleção. Conclusão O julgamento dos juízes especialistas resultou em um pequeno número de pseudopalavras que apresentam validade de conteúdo e podem ser utilizadas na terapia fonológica.werty

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Create a pseudowords list based on favorable environments and submit this to the judgment of expert judges, to obtain a validated list of pseudowords that can be used in therapy. Methods A study that analyzed the favorable environments of all phonemes of Brazilian Portuguese was sought and, from their data, a pseudoword list for each phoneme, at different levels of favoring, was created. The judging sample of the list was composed of ten judges who reviewed thepseudowords. This analysis was performed in two distinct stages. In the first stage, five judges analyzed the bestpseudowords. In the second stage, the other five judges judged whether pseudowords were essential for therapy. The concordance analysis among the judges was performed through the Content Validity Ratio. Results The judges of the first stage reviewed and considerably reduced the number ofpseudowords, from 4000 in total to 1547. And, with the statistical analysis used on the data obtained with the judges of the second stage, the pseudoword list with content validity was reduced to few options. The judges pointed to the simplicity in the structure of pseudowords as a selection criterion. Conclusion The expert judges' judgment resulted in a small number of pseudowords that have content validity and can be used in phonological therapy.
  • A complementaridade entre sinais PREAUT e IRDI na análise de risco psíquico aos nove meses e sua relação com idade gestacional Artigo Original

    Hoogstraten, Antônia Motta Roth Jobim van; Souza, Ana Paula Ramos de; Moraes, Anaelena Bragança de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar o nível de concordância estatística entre os Sinais PREAUT e os Indicadores Clínicos de Risco/Referência ao Desenvolvimento Infantil (IRDI) na identificação de risco e analisar a frequência de risco psíquico considerando a variável idade gestacional. Método A amostra total contou com 80 bebês, sendo 55 bebês nascidos a termo e 25 bebês nascidos pré-termo, considerando a idade corrigida. Foram excluídos todos os bebês que apresentaram qualquer espécie de síndrome genética, lesões neurológicas ou déficits sensoriais. O IRDI e os Sinais PREAUT, além de uma entrevista semiestruturada foram utilizados como instrumento de coleta de dados. A análise estatística avaliou o grau de concordância entre os Sinais PREAUT e o IRDI a partir do coeficiente de concordância kappa. Resultados Foi observada uma concordância perfeita na identificação de sujeitos em ambos protocolos aos nove meses, embora essa identificação se dê por sinais fenomênicos distintos. A frequência de risco psíquico em bebês prematuros foi superior (24%) à frequência em bebês nascidos a termo (20%). O risco psíquico foi considerável na amostra estudada aos nove meses (21,25%). Conclusão Houve uma concordância total entre ambos os protocolos na identificação de risco psíquico aos nove meses, cuja frequência foi importante na amostra estudada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Compare the level of statistical agreement between the PREAUT grid and the clinical indicators of risk/reference to child development (IRDI) in the identification of risk, and analyze the frequency of psychic risk considering the variable gestational age. Methods The sample consisted of 80 infants, 55 full term and 25 preterm, considering the corrected age. All infants who presented any genetic syndrome, neurological lesions, or sensory deficits were excluded from the study. The IRDI and the PREAUT grid, in addition to a semi-structured interview, were used as data collection instruments. The statistical analysis evaluated the degree of agreement between the PREAUT grid and IRDI levels considering the Kappa coefficient agreement. Results Perfect agreement was observed in the identification of individuals with psychic risk in both protocols at nine months of age, although this identification is due to different phenomena. The frequency of psychic risk in preterm infants was higher (24%) than that in full term infants (20%). Considerable psychic risk was observed in the sample studied (21.25%) at nine months of age. Conclusion Complete agreement was observed between both protocols in the identification of psychic risk at nine months of age, whose frequency was important in the studied sample.
  • Acurácia das medidas acústicas tradicionais e formânticas na avaliação da qualidade vocal Artigo Original

    Lopes, Leonardo Wanderley; Alves, Jônatas do Nascimento; Evangelista, Deyverson da Silva; França, Fernanda Pereira; Vieira, Vinícius Jefferson Dias; Lima-Silva, Maria Fabiana Bonfim de; Pernambuco, Leandro de Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a acurácia das medidas acústicas, isoladas e combinadas, na discriminação da intensidade do desvio vocal (GG) e da qualidade vocal predominante (QVP) em pacientes disfônicos. Método Participaram 302 pacientes do gênero feminino, com queixa vocal. A partir da vogal /ɛ/ sustentada, foram extraídas as medidas acústicas de média e desvio padrão (DP) da frequência fundamental (F0), o jitter, o shimmer e o Glottal to noise excitation (GNE) e a média dos três primeiros formantes (F1, F2, F3). A avaliação perceptivo-auditiva do GG e QVP foi realizada por três fonoaudiólogos especialistas em voz. Resultados Isoladamente, apenas o GNE obteve desempenho satisfatório na discriminação do GG e da QVP. Houve uma melhora na classificação do GG e QVP com a combinação das medidas acústicas. A média de F0, F2 e GNE (saudável × desvio leve a moderado), DP de F0, F1 e F3 (leve a moderado × desvio moderado), Jitter e GNE (moderado × desvio intenso) foram as melhores combinações para discriminar o GG. As melhores combinações para discriminação da QVP foram média de F0, Shimmer e GNE (saudável × rugosa), F3 e GNE (saudável × soprosa), média de F0, F3 e GNE (rugosa × tensa), média de F0, F1 e GNE (soprosa × tensa). Conclusão De forma isolada, o GNE mostrou-se o único parâmetro acústico capaz de discriminar o GG e a QVP. Houve um ganho no desempenho da classificação com a combinação das medidas acústicas tradicionais e formânticas, tanto para a discriminação do GG como da QVP.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Investigate the accuracy of isolated and combined acoustic measurements in the discrimination of voice deviation intensity (GD) and predominant voice quality (PVQ) in patients with dysphonia. Methods A total of 302 female patients with voice complaints participated in the study. The sustained /ɛ/ vowel was used to extract the following acoustic measures: mean and standard deviation (SD) of fundamental frequency (F0), jitter, shimmer, glottal to noise excitation (GNE) ratio and the mean of the first three formants (F1, F2, and F3). Auditory-perceptual evaluation of GD and PVQ was conducted by three speech-language pathologists who were voice specialists. Results In isolation, only GNE provided satisfactory performance when discriminating between GD and PVQ. Improvement in the classification of GD and PVQ was observed when the acoustic measures were combined. Mean F0, F2, and GNE (healthy × mild-to-moderate deviation), the SDs of F0, F1, and F3 (mild-to-moderate × moderate deviation), and mean jitter and GNE (moderate × intense deviation) were the best combinations for discriminating GD. The best combinations for discriminating PVQ were mean F0, shimmer, and GNE (healthy × rough), F3 and GNE (healthy × breathy), mean F 0, F3, and GNE (rough × tense), and mean F0 , F1, and GNE (breathy × tense). Conclusion In isolation, GNE proved to be the only acoustic parameter capable of discriminating between GG and PVQ. There was a gain in classification performance for discrimination of both GD and PVQ when traditional and formant acoustic measurements were combined.
  • Utilização de estéreos pessoais por alunos do ensino médio: mensuração da intensidade utilizada e hábitos de uso Artigo Original

    Silva, Eduarda Dandolini da; Teixeira, Júlio Alexandre de Matheucci e Silva; Scharlach, Renata Coelho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Esta pesquisa teve como objetivo mensurar em um ambiente ruidoso o nível de pressão sonora dos estéreos pessoais de jovens do ensino médio, levantar suas queixas auditivas e extra-auditivas e seus hábitos de uso. Considerando-se ainda a preocupação com a saúde auditiva e as fontes utilizadas pelos jovens para obtenção de informações sobre o assunto. Método Trata-se de um estudo observacional, descritivo, quantitativo, de delineamento transversal, do qual participaram jovens do ensino médio. Inicialmente foi realizado o exame de emissões otoacústicas evocadas por estímulos transientes, seguido da resolução de um questionário e a mensuração do nível de pressão sonora dos reprodutores de música utilizados em situação ruidosa simulada. Resultados A partir da mensuração dos estéreos pessoais, foram encontradas as intensidades mínima, de 69 dB(A), e máxima, de 93 dB(A). Os resultados mostraram hábitos nocivos à saúde auditiva sendo realizados pelos jovens, tais como tempo de uso (horas, dias e anos) e intensidade utilizada nos estéreos pessoais, assim como sintomas que podem indicar suscetibilidade a perdas auditivas. Observou-se que os jovens, em sua maioria, afirmam preocupar-se com sua audição, no entanto não há mudança de atitude diante dessas situações. Conclusão O hábito do uso do estéreo pessoal é iniciado muito cedo dentro da população escolar e, em muitos casos, esse costume é praticado com o equipamento em intensidades elevadas, o que pode acarretar diversos prejuízos a esses alunos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The main goal of this study was to measure the sound pressure level of digital audio players of high school students and investigate their auditory and non-auditory complaints, and their hearing habits. Another goal was to consider the concern with hearing health and the knowledge sources used by young people to gather information about the subject. Methods This is an observational, descriptive, quantitative, and cross-sectional study, which had the participation of high school students. The first step was an examination of transient-evoked optoacoustic emissions, followed by the application of a questionnaire and the measurement of the volume of audio players. Results The results showed harmful habits of young people regarding hearing health, such as an excessive time of use (hours, days and years) and high volume levels of digital audio players (DAPs), as well as symptoms that may point to hearing loss. It was found that most young people seem to be concerned about their hearing; however, there is no change of attitude to such situations. Conclusion The students develop the habit of using DAPs at very early ages and, in many cases, this habit is practiced with the equipment operating at high intensities, which can cause several hearing losses in these students.
  • Cuidados paliativos, esclerose lateral amiotrófica e deglutição: estudo de caso Relato De Caso

    Luchesi, Karen Fontes; Silveira, Isabela Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Tem-se por objetivo discutir aspectos da atuação fonoaudiológica em disfagia, voltada para os cuidados paliativos e a qualidade de vida em deglutição. Trata-se de um estudo de quatro casos com esclerose lateral amiotrófica (ELA) em acompanhamento fonoaudiológico. Foi aplicado o questionário de qualidade de vida em disfagia (SWAL-QOL), realizada entrevista estruturada, classificação da funcionalidade da deglutição pela Funcional Oral Intake Scale (FOIS), aplicação da escala de gravidade da ELA (EGELA), realizada videofluoroscopia da deglutição e classificação da severidade da disfagia pela Dysphagia Outcome Severity Scale (DOSS). Observou-se que os casos apresentavam tempo de doença entre 12 e 35 meses e possuíam o desejo de manter uma via oral de alimentação, mesmo que mínima, em caso de aceitação da via alternativa de alimentação. Quanto à severidade da disfagia, observada por meio do exame de videofluoroscopia e classificada pela DOSS, apresentavam desde deglutição funcional até disfagia leve a moderada. O impacto na qualidade de vida em deglutição foi mensurado entre discreto e severo. Nem todos apresentavam correspondência entre a severidade da disfagia e a qualidade de vida em deglutição, sendo observado impacto na qualidade de vida, mesmo nos casos com menor grau de disfagia. Os participantes relataram que se sentiriam desconfortáveis em caso de alimentação exclusiva por via alternativa e que a ingestão de alimentos por via oral, mesmo que mínima, apenas pelo prazer da alimentação, refletiria em sua qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to discuss Speech-language pathology (SLP) therapy intervention in dysphagia with a focus on palliative care and quality of life. It is a case study conducted with four participants with amyotrophic lateral sclerosis undergoing SLP therapy outpatient follow-up. The Swallowing Quality of Life Questionnaire (SWAL-QOL) and a structured interview were applied to the participants, who also underwent Videofluoroscopic Swallowing Study (VFSS). Participants were classified according to the Functional Oral Intake Scale (FOIS), the Amyotrophic Lateral Sclerosis Severity Scale, translated and culturally adapted to Brazilian Portuguese (ALSSS), and the Dysphagia Outcome Severity Scale (DOSS). Four patients showed interest in maintaining oral food intake, even if minimal, in the event of tube feeding. Regarding severity of dysphagia, observed in the SVF, the participants presented DOSS classification ranging from functional deglutition to mild-to-moderate dysphagia. The impact on swallowing quality of life was between discrete and severe. Not all participants presented correlation between severity of dysphagia and SWAL-QOL level of impairment, with impact on the quality of life observed even in cases of mild dysphagia severity. Participants reported that they would feel uncomfortable in the event of exclusive tube feeding, and that the oral intake of food, even if minimal only for the pleasure of eating, would have a direct or indirect impact on their quality of life.
  • Características da avaliação auditiva na síndrome de Williams: revisão sistemática Revisão Sistemática

    Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Kim, Chong Ae; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar por meio de uma revisão sistemática da literatura quais são as características da avaliação audiológica clínica de indivíduos com síndrome de Williams. Estratégia de pesquisa Inicialmente foi determinada a seguinte pergunta de pesquisa: “Quais são as características da avaliação auditiva clínica em indivíduos com síndrome de Williams?”. A partir desta, foi realizado um levantamento bibliográfico em 4 bases de dados, utilizando-se dos seguintes descritores: síndrome de Williams (Williams syndrome), perda auditiva (hearing loss) e audiologia (audiology). Critérios de seleção Foram selecionados artigos com nível de evidência 1 ou 2, publicados na íntegra nos idiomas português brasileiro ou inglês. Análise dos dados Foram analisados os resultados obtidos nos testes auditivos utilizados na rotina clínica, incluindo: imitanciometria, audiometria tonal, emissões otoacústicas e potencial evocado auditivo de tronco encefálico. Resultados 209 estudos foram encontrados, porém apenas 12 contemplaram os critérios de inclusão para o estudo. Foi possível observar prevalência de curva timpanométrica do tipo A, que pode ocorrer juntamente com ausência de reflexos acústicos, perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderado acometendo principalmente as frequências altas, emissões otoacústicas ausentes ou de menor amplitude e potencial evocado auditivo de tronco encefálico sem alteração retrococlear. Conclusão O comprometimento coclear é comum em indivíduos com síndrome de Williams e as principais alterações na avaliação auditiva nesta população são a ausência das emissões otoacústicas e dos reflexos acústicos bem como a presença de perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderado principalmente nas frequências altas na audiometria tonal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Identify the characteristics of the clinical audiological evaluation of individuals with Williams syndrome by means of a systematic literature review. Research strategies The following research question was initially determined: “What are the characteristics of clinical auditory assessment in individuals with Williams syndrome?”. From this, a bibliographic search was conducted in four databases using the descriptors: Williams syndrome, Hearing loss, and Audiology. Selection criteria Only full articles with evidence levels 1 or 2, published in Brazilian Portuguese or English, were selected. Data analysis Results obtained in the auditory tests used in the clinical routine, namely: immittance test, pure-tone audiometry, otoacoustic emissions, and brainstem auditory evoked potential were analyzed. Results Two hundred nine studies were found, but only 12 met the inclusion criteria for the study. It was possible to observe prevalence of type A tympanometry curve, which may occur with absence of acoustic reflexes, mild to moderate sensorineural hearing loss, affecting mainly the high frequencies, absent or less amplified otoacoustic emissions, and brainstem auditory evoked potential without retrocochlear alteration. Conclusion Cochlear impairment is common in individuals with Williams syndrome and the main disorders found in the hearing assessment in this population are absence of otoacoustic emissions and acoustic reflexes, as well as presence of mild to moderate sensorineural hearing loss, mainly in the high-frequency range, observed by audiometry.
  • O gênero e a idade influenciam as dimensões do palato duro? Revisão sistemática da literatura Revisão Sistemática

    Berwig, Luana Cristina; Marquezan, Mariana; Milanesi, Jovana de Moura; Montenegro, Márlon Munhoz; Ardenghi, Thiago Machado; Toniolo da Silva, Ana Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a influência do gênero e da idade nas dimensões do palato duro, bem como verificar os parâmetros de referência disponíveis na literatura. Estratégia de pesquisa Dois examinadores realizaram a pesquisa de forma independente nas bases de dados Cochrane Library, PubMed-Medline e Web of Knowledge utilizando os descritores de acordo com as regras de sintaxe de cada banco de dados. Critérios de seleção Estudos em humanos observacionais ou experimentais, que avaliaram as dimensões do palato duro ou do arco dentário maxilar com pelo menos uma mensuração no plano transversal, vertical ou sagital em oclusões normais ou más oclusões classe I e que realizaram comparações das dimensões entre os gêneros e/ou idades. Análise de dados Análise descritiva, seguindo subdivisões: delineamento, amostra, instrumentos de avaliação, medidas em milímetros e análise estatística. A qualidade dos estudos incluídos foi verificada através da escala “Newcastle - Ottawa Quality”. Resultados Foram selecionados 18 estudos. Destes, 11 apresentaram resultados das dimensões do palato duro ou do arco dentário maxilar conforme o gênero, seis em idade e gênero e um somente em idade. Conclusão As medidas foram maiores no gênero masculino e houve um aumento progressivo nas dimensões do nascimento até o período de dentição permanente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Analyze the influence of gender and age on hard palate dimensions and verify the reference parameters available in the literature. Research strategies Two reviewers independently performed a search at the Cochrane Library, PubMed-Medline and Web of Knowledge databases using descriptors according to the syntax rules of each database. Selection criteria Observational or experimental human studies evaluating the dimensions of the hard palate or maxillary dental arch, with at least one transverse, vertical or sagittal plane measurement, in normal occlusions or class I malocclusions, and comparisons of the dimensions between genders and/or ages. Data analysis Descriptive analysis with the following subdivisions: design, sample, evaluation instruments, measurements in millimeters, and statistical analysis. Quality of the included studies was verified by the Newcastle - Ottawa Quality scale. Results Eighteen studies were selected and 11 presented results for hard palate or maxillary dental arch dimensions according to gender, six in age and gender and one in age only. Conclusion The dimensions were larger in males and progressive increase in the measurements was observed from birth to the permanent dentition period.
  • Errata: Atenção Básica como ordenadora do cuidado ao bebê de risco para alterações do neurodesenvolvimento Errata

  • Errata: Influência da percepção olfativa e gustativa na fase oral da deglutição de indivíduos tabagistas Errata

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br