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CoDAS, Volume: 31, Número: 3, Publicado: 2019
  • Carta à Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) Brasil Carta Ao Editor

    Guimarães, Michelle Ferreira; Moreira, Márcio José da Silva; Lopes, Leonardo; Moreti, Felipe
  • Teste de Oclusão Contralateral (TOC): o efeito da oclusão do canal auditivo externo com a idade Original Article

    Reis, Luís Roque; Castelhano, Luís; Correia, Filipe; Escada, Pedro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da oclusão completa do canal auditivo externo nos limiares auditivos, em indivíduos de idades distintas, para apurar qual o diapasão mais adequado na realização do teste de oclusão contralateral (TOC). Método 42 indivíduos normo-ouvintes (21-67 anos) foram divididos em três grupos etários (20-30, 40-50 e 60-70 anos). Os participantes foram avaliados com testes de audiometria tonal liminar em campo livre, com e sem oclusão completa do canal auditivo externo. Cada ouvido foi testado para as frequências 250, 500, 1000 e 2000 Hz. No ouvido contralateral, foi realizado mascaramento, para evitar a ocorrência de audição contralateral. Resultados Verificou-se aumento dos limiares auditivos, diretamente proporcional ao aumento da frequência (desde 20.85 até 48 dB). A diferença nos limiares auditivos entre a condição de oclusão e de não oclusão foi estatisticamente significativa em todas as frequências e aumentou de forma diretamente proporcional com a frequência (desde 11.1 até 32 dB). Foram também encontradas diferenças estatisticamente significativas para os três grupos etários, em todos os parâmetros, exceto na diferença a 500 Hz e na diferença total média. A perda auditiva média resultante da oclusão aos 500 Hz foi de 19 dB. Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre o ouvido direito e o esquerdo, e entre o gênero. Conclusão A utilização do diapasão de 512 Hz é a mais adequada para o TOC. A sua utilização pode permitir aos clínicos, em ambiente de consulta e de forma rápida, a distinção entre perda condutiva de grau leve a moderada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aimed to evaluate the effects of complete external ear canal occlusion on hearing thresholds with aging. The goal was to decide which tuning fork is more appropriate to use for the contralateral occlusion test (COT), in individuals of different ages. Methods Forty-two normal hearing subjects between 21 and 67 years were divided into three age groups (20-30 years, 40-50 years, and 60-70 years). Participants underwent sound field audiometry tests with warble tones, with and without ear canal occlusion. Each ear was tested with the standard frequencies (250, 500, 1000, and 2000 Hz). The contralateral ear was suppressed by masking. Results Hearing thresholds showed an increase as the frequency increased from 20.85 dB (250 Hz, 20-30 years group) to 48 dB (2000 Hz, 60-70 years group). The threshold differences between occlusion and no occlusion conditions were statistically significant and increased ranging from 11.1 dB (250 Hz, 20-30 years group) to 32 dB (2000 Hz, 20-30 years group). We found statistically significant differences for the three age groups and for all evaluations except to 500 Hz difference and average difference. The mean hearing loss produced by occlusion at 500 Hz was approximately 19 dB. We found no statistically significant differences between right and left ears and gender for all measurements. Conclusion We conclude that the use of the 512 Hz tuning fork is the most suitable for COT, and its use may allow clinicians to distinguish mild from moderate unilateral conductive hearing loss.
  • Perfil miofuncional orofacial de pacientes com distúrbios do sono: relação com resultado da polissonografia Artigo Original

    Miranda, Vanessa Souza Gigoski de; Buffon, Gabriela; Vidor, Deisi Cristina Gollo Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este trabalho se propõe a caracterizar o perfil miofuncional orofacial de pacientes com distúrbios do sono e relacionar esses com a gravidade do resultado da polissonografia. Método Estudo transversal, de campo, realizado com pacientes encaminhados para polissonografia, com amostra aleatória, composta por pacientes adultos, de ambos os gêneros, com queixa de ronco e que não estivessem recebendo alguma forma de tratamento para o distúrbio do sono. Foi realizada avaliação fonoaudiológica antroposcópica e coletado o resultado do exame de polissonografia, a fim de responder aos objetivos do trabalho. Resultados Verificou-se associação significativa entre a gravidade do distúrbio de sono e variáveis ambientais, tais como tabagismo e etilismo; também com características individuais, tais como raça, índice de massa corporal, circunferência abdominal e hipertensão arterial sistêmica. Do ponto de vista das características miofuncionais, verificou-se relação positiva entre a gravidade da Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono com a contração do músculo mentual, classe de Mallampati, elevação de dorso de língua, espessura de língua, características da úvula, extensão e mobilidade de palato mole, e alteração no padrão respiratório. Conclusão A pesquisa possibilitou descrever uma tendência da existência de alterações miofuncionais orofaciais em indivíduos com Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono e revelou, ainda, que quanto maior o grau de comprometimento das estruturas orofaciais, maior também se revela o grau do distúrbio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aims to characterize the orofacial myofunctional profile of patients with sleep disorders and to relate them to the severity of the polysomnography result. Methods A cross-sectional, field study of patients referred to polysomnography with a random sample of adult patients of both genders complaining of snoring who were not receiving any form of treatment for sleep disorder. An anthroposcopic speech-language evaluation was performed and the results of the polysomnography examination were collected in order to respond to the objectives of the study. Results There was a significant association between the severity of the sleep disorder and environmental variables, such as smoking and alcoholism; also with individual characteristics, such as race, body mass index, waist circumference and systemic arterial hypertension. From the point of view of the myofunctional characteristics, there was a positive relationship between the severity of Obstructive Sleep Apnea and Hypopnea Syndrome with mental muscle contraction, Mallampati class, tongue dorsum elevation, tongue thickness, uvula characteristics, extension and mobility of the soft palate, and alteration in the respiratory pattern. Conclusion This study made it possible to describe a trend of the existence of orofacial myofunctional alterations in individuals with Sleep Apnea and Obstructive Hypopnea Syndrome and also revealed that the greater the degree of impairment of orofacial structures, the greater the degree of disturbance is also revealed.
  • Fadiga vocal em professores disfônicos que procuram atendimento fonoaudiológico Artigo Original

    Abou-Rafée, Mirna; Zambon, Fabiana; Badaró, Flávia; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a autopercepção de fadiga vocal de professores disfônicos em atividade letiva que procuram atendimento fonoaudiológico. Método Participaram desta pesquisa 60 professores com queixa vocal, dentre estes, 30 que buscaram tratamento no Programa de Saúde Vocal do Sindicato dos Professores de São Paulo – SinproSP (G1) e 30 professores que não buscaram atendimento (G2). Todos os participantes responderam a um questionário de identificação, a um de caracterização pessoal e do trabalho, a uma lista de sinais e sintomas vocais e ao Índice de Fadiga Vocal - IFV. Além disso, foram registradas contagem de números de 1 a 10 e vogal sustentada “é” para definição do grau de desvio vocal por meio da análise perceptivo-auditiva. Resultados Os professores que procuraram o atendimento (G1) apresentaram piores escores nos protocolos IFV, maior número de sinais e sintomas, além de pior autoavaliação da voz quando comparados aos professores que não procuraram tratamento (G2). Além disso, os docentes dos dois grupos estudados apresentaram desvios de voz de leve a moderado. Conclusão Professores disfônicos que procuram atendimento fonoaudiológico apresentam maior sensação de fadiga vocal, principalmente em relação aos domínios restrição vocal e desconforto físico do IFV. Além disso, apresentaram maior número de sintomas e pior autoavaliação vocal em relação àqueles que não procuraram o atendimento, apesar de ambos os grupos apresentarem vozes desviadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to verify the self-perception of vocal fatigue of dysphonic teachers in school year activity who sought speech-language pathology assistance. Methods Sixty teachers with voice complaints participated in the study, 30 of whom sought treatment in the Programa de Saúde Vocal do Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP), and 30 volunteers’ teachers who did not seek treatment (G2). All the participants answered a personal identification protocol and work characterization, vocal self-assessment, vocal signs and symptoms checklist, Vocal Fatigue Index protocol (VFI). In addition, a number counting from 1 to 10 and sustained vowel “e” were registered for the definition of the mean vocal deviation using perceptual-auditory judgment. Results Teachers who sought treatment (G1) obtained worst scores in the VFI, more numbers of signs and symptoms, and worst self-evaluation of the voice when compared with those who did not seek treatment (G2). In addition, teachers in both groups had light to moderate vocal deviation. Conclusion Dysphonic teachers who sought vocal treatment presented greater sensation of vocal fatigue, especially in the factors of tiredness of voice and voice avoidance and related to physical discomfort associated with voicing of the VFI. In addition, they reported greater number of symptoms and worse vocal self-assessment in relation to those who did not seek treatment, although both groups present deviated voices.
  • Avaliação do Programa de Treinamento para Memória de Trabalho em Idosos Artigo Original

    Brito, Vivian Veiga; Manhães, Aline Gesualdi; França, Aniela Improta; Marins, Mônica

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar os benefícios do Treinamento de Memória de Trabalho em DVD para idosos. Método Participaram do estudo 16 voluntários com idade superior a 60 anos (média etária de 67,43 anos) sem queixas de perda auditiva, problemas neurológicos ou psiquiátricos, avaliados inicialmente com o MEEM e posteriormente com a avaliação específica para memória de trabalho. Em seguida, os quatro participantes que não tinham disponibilidade para comparecer à Universidade formaram o grupo controle e os doze restantes foram incluídos no grupo experimental. O grupo experimental foi exposto aos três DVDs que compõem o primeiro conjunto de exercícios e reavaliado com o teste específico para memória de trabalho em intervalos regulares. O grupo controle também foi submetido às reavaliações nos mesmos períodos do grupo experimental. Resultados Enquanto o grupo controle não apresentou qualquer alteração nas avaliações, o desempenho no teste de memória do grupo experimental melhorou significativamente após a apresentação dos DVDs. Além disso, o grupo experimental relatou os benefícios do treinamento para suas atividades cotidianas. Conclusão O estudo demonstra os benefícios do Treinamento de Memória de Trabalho em DVD para idosos, que se revela uma ferramenta promissora para novos estudos longitudinais com populações maiores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the benefits of the Working Memory Training on DVD for the elderly. Methods Sixteen volunteers aged over 60 years (67.43 years on average), without hearing loss complaint nor neurological or psychiatric disorders participated in this study. All participants were evaluated by the MMSE and a dedicated working memory assessment. Among these, four participants, unable to go to the University formed the control group, while the other twelve were included in the experimental group. The participants in the experimental group were exposed to the first three DVDs with exercises, having been periodically reassessed by the dedicated working memory assessment. The control group participants were submitted only to the reassessments at the same periods as the experimental group. Results The assessments of the control group did not present any changes, while those in the experimental group significantly improved their results after exposure to the DVDs. Moreover, the experimental group participants reported the benefits of the training for their daily life activities. Conclusion The present study demonstrates the benefits of the Working Memory Training on DVD for the elderly. These results indicate that the cognitive working memory training may be a promising tool for new longitudinal studies with larger populations.
  • Autopercepção das condições alimentares de idosos usuários de prótese dentária Artigo Original

    Petry, Jaqueline; Lopes, Andrea Cintra; Cassol, Karlla

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a autopercepção das condições alimentares de idosos usuários de prótese dentária, verificando sua interferência na alimentação. Método Participaram 60 idosos com idade entre 60 e 88 anos, usuários de prótese dentária total ou parcial, que frequentam assiduamente o Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz – FAG em Cascavel, Paraná. Todos os indivíduos responderam a um questionário de identificação e ao protocolo Índice de Determinação da Saúde Bucal Geriátrica (GOHAI). Resultados Os idosos do estudo, maioria mulheres e usuários de prótese removível bimaxilar com mais de 30 anos, classificam sua alimentação como “boa” e não possuem preferência por consistência alimentar, embora frequentemente sintam dor ao mastigar os alimentos. A média pontuada no protocolo GOHAI foi classificada como “ruim” e o maior prejuízo dos idosos ocorreu no domínio físico, que engloba questões relacionadas à mastigação, deglutição e fala. Não foram constatadas relações entre o tempo de utilização da prótese dentária com a idade e os escores do GOHAI. Conclusão Embora os idosos raramente tenham queixa sobre o modo de se alimentar, referindo desconforto ou constrangimento, apresentam uma média abaixo do esperado no protocolo, indicando que, ainda que não relatem, muitas modificações podem estar acontecendo, gradativamente, e que soam como naturais, gerando prejuízos à qualidade de vida em alimentação do idoso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the self-perception of the food conditions of elderly users of dental prosthesis, in order to verify the interference that dental prosthesis has in their feeding. Methods The present study counted with 60 elderly, participants of the Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz (Community Center), aged between 60 and 88 years old. All participants answered to a questionnaire elaborated by the researchers and the Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI). Results The elderly who participated in this study, mostly women, used a bimaxillary removable prosthesis for over 30 years; although they classified their nutrition as “good” and did not present preference for specific food consistency, they frequently felt pain while chewing. The average score of the GOHAI was 29.73, considered “low”, the index dimension with worst score was physical function, that includes eating, speaking and swallowing. No relation was observed between time of use of dental prosthesis, age and the GOHAI scores. Conclusion The elderly rarely complaint about discomfort or embarrassment on feeding, however, they present an average lower than expected in the GOHAI index, which indicates that, although they do not report it, many deteriorations, that seem to be natural may be happening and may be the cause of worst quality of life.
  • Análise da efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva Artigo Original

    Lima, Maria Clara de Oliveira; Souza, Aline Santos de; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; Carvalho, Wanderson Laerte de Oliveira; Brazorotto, Joseli Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva. Método Pesquisa de intervenção, com delineamento longitudinal e análise estatística inferencial. Foram realizadas 20 sessões de intervenção, durante oito meses; destas, 19 ocorreram em situação de grupo e uma sessão foi individual. Para a análise dos dados pré e pós-intervenção, foram aplicados instrumentos específicos e realizado o registro em vídeo da interação da família com a criança após quatro e oito meses. Resultados Houve mudança clínica positiva confiável nas interações comunicativas das famílias com seus filhos, após 8 meses de intervenção. A necessidade de informações das famílias se modificou ao longo da intervenção e diminuiu para todas as famílias. Conclusão verificou-se a efetividade da proposta de programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva.

    Resumo em Inglês:

    RESUMO Objetivo Avaliar a efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva. Método Pesquisa de intervenção, com delineamento longitudinal e análise estatística inferencial. Foram realizadas 20 sessões de intervenção, durante oito meses; destas, 19 ocorreram em situação de grupo e uma sessão foi individual. Para a análise dos dados pré e pós-intervenção, foram aplicados instrumentos específicos e realizado o registro em vídeo da interação da família com a criança após quatro e oito meses. Resultados Houve mudança clínica positiva confiável nas interações comunicativas das famílias com seus filhos, após 8 meses de intervenção. A necessidade de informações das famílias se modificou ao longo da intervenção e diminuiu para todas as famílias. Conclusão verificou-se a efetividade da proposta de programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva.
  • Análise da implantação da política nacional de atenção à saúde auditiva em uma unidade federativa do Brasil Artigo Original

    Peixoto, Marcus Valerius da Silva; Chaves, Sônia Cristina Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O presente estudo objetivou analisar o grau de implantação da política nacional de atenção à saúde auditiva no âmbito estadual. Método Foi realizado um estudo avaliativo qualitativo dividido em duas etapas. Na primeira etapa, foi realizada a modelização da política com uma análise documental e aplicação da técnica Delphi de consenso de experts. Na segunda etapa, foi realizada uma pesquisa avaliativa do tipo qualitativa, exploratória, delineada em um estudo de caso único em uma unidade federativa do Brasil mediante entrevistas semiestruturadas com gestores da saúde. Resultados Foi obtido o consenso de um modelo lógico e uma matriz de avaliação da implantação da política entre os experts. Os resultados no âmbito Estadual evidenciaram o grau de implantação incipiente, com o nível das características de governo com 45% da pontuação máxima, a gestão com 41% e o nível da organização do sistema com 33%. Conclusão O Estado avaliado obteve o grau incipiente de implantação, com obstáculos identificados nos níveis de gestão, organização do sistema e contexto político.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The present study aimed to analyze the degree of implementation of the national health care policy at the state level. Methods This qualitative evaluation study was carried out in two stages. Firstly, the policy was modelled by means of document analysis and the application of the Delphi technique for consensus among experts. In the second stage, a qualitative, exploratory evaluative research was conducted, designed as a single case study in a Brazilian state through semi-structured interviews with health managers. Results The experts reached a consensus for a logical model and an evaluation matrix of the policy implementation. The results at the state level evinced an incipient degree of implementation, as the level of government characteristics achieved 45% of the maximum score; management, 41%; and system organization, 33%. Conclusion The degree of implementation in the state evaluated was classified as incipient. Barriers were identified in the management and organization levels of the system, as well as in the political context.
  • Ocorrência de condições psiquiátricas, uso de psicotrópicos e sua relação com o equilíbrio postural em sujeitos com tontura Artigo Original

    Pimentel, Bianca Nunes; Santos Filha, Valdete Alves Valentins dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo analisar a ocorrência do diagnóstico psiquiátrico e o uso de psicotrópicos em sujeitos com queixas vestibulares e relacionar a presença dessas condições aos resultados da vestibulometria. Método estudo quantitativo, observacional, transversal, com 131 pacientes, atendidos em um hospital universitário. Foram submetidos à anamnese, inspeção visual do meato acústico externo, provas de equilíbrio estático e dinâmico, Posturografia dinâmica foam laser e vectoeletronistagmografia computadorizada. Resultados amostra composta por 109 mulheres e 22 homens, com média de idade de 55 anos e nove meses. O tipo de tontura mais frequente foi vertigem, com presença de sintomas neurovegetativos. Observou-se expressiva porcentagem de queixa/diagnóstico psiquiátrico, bem como uso de psicotrópicos, sendo principalmente inibidores seletivos da recaptação da serotonina, seguidos dos benzodiazepínicos. Houve relação entre a presença de condições psiquiátricas e mulheres, alterações do equilíbrio estático e alterações nas posições III e VI do Teste de Organização Sensorial. Na vectoeletronistagmografia, houve relação entre a idade e a presença de nistagmo espontâneo de olhos fechados. Conclusão Constatou-se alta ocorrência de condições psiquiátricas entre pacientes com tontura, com uso de psicotrópicos maior que na população geral. Destaca-se a associação entre ansiedade/depressão e alterações nas posições de sobrecarga visual da posturografia dinâmica foam laser. No entanto, não foi observada relação entre essas condições e alterações nas provas da vectoeletronistagmografia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to analyze the occurrence of psychiatric diagnosis and the use of psychotropics medications in subjects with vestibular complaints and to relate the presence of these conditions to the results of vestibulometry. Methods quantitative, observational, cross-sectional study with 131 patients, treated in a university hospital. They were submitted to anamnesis, visual inspection of the external ear canal, static and dynamic balance tests, Foam laser dynamic posturography and Computerized Vectoelectronystagmography. Results sample composed of 109 women and 22 men, with average age of 55 years and nine months. The most common type of dizziness was vertigo, with the presence of neurovegetative signals. A significant percentage of psychiatric complaint/diagnosis was observed, as well as the use of psychotropic medications, mainly serotonin uptake inhibitors, followed by benzodiazepines. There was a relation between the presence of psychiatric complaints with the female gender, alterations of the static balance and alterations in the Sensorial Organization Test positions III and VI. In the Vectoelectronystagmography, there was a relation between age and the presence of spontaneous nystagmus. Conclusion There was a high occurrence of psychiatric complaint/diagnosis among patients with dizziness, with use of psychotropic medications substantially greater than the general population. The evaluation of postural balance revealed an association between anxiety/depression and alterations visual overload positions in the foam laser dynamic posturography. However, no relationship was found between these conditions and alterations in the Vectoelectronystagmography tests.
  • Análise da timidez na desvantagem vocal percebida em professores Artigo Original

    Gimenez, Sandra Rosa Machado Luz; Madazio, Glaucya; Zambon, Fabiana; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a relação entre a timidez autorreferida e a desvantagem vocal percebida em professores da Educação Infantil e Fundamental I e II. Método 200 professores (média de 41,8 anos), sem queixa vocal atual, preencheram 3 protocolos: uma ficha de identificação pessoal e caracterização do trabalho, composta por 11 questões, elaborada pelo Programa de Saúde Vocal do SinproSP; o Índice de Desvantagem Vocal, instrumento de autoavaliação que investiga a autopercepção do impacto de um problema vocal; e a Escala de Timidez, com 14 itens sobre sentimentos e comportamentos comunicativos relacionados ao cotidiano organizacional. Resultados Do total da amostra, 142 (71%) professores não apresentaram desvantagem vocal, sendo 42% (n=59) professores tímidos e 58% (n=83) não tímidos. Para os 58 (29%) professores que apresentaram desvantagem vocal, houve um maior número de tímidos (64%) do que não tímidos (26%). Entre o total de professores tímidos, houve uma proporção maior destes entre os professores que atuam exclusivamente na Educação Infantil, com faixa etária entre 20-30 anos, formados em até 10 anos e com queixa da presença de ruído na sala de aula. A presença de afecções de vias aéreas superiores foi o único aspecto que diferenciou tímidos com e sem desvantagem vocal, sendo mais frequente nos professores tímidos sem desvantagem vocal. Conclusão Professores tímidos percebem mais desvantagem vocal quando comparados aos não tímidos. Os docentes com faixa etária entre 20 e 30 anos, com até 10 anos de formados e que lecionam para Educação Infantil relatam timidez, porém sem associação com a desvantagem vocal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the relation between the self-reported shyness and perceived vocal handicap in teachers from Early childhood and Primary education (elementary and middle school). Methods 200 teachers (mean age 41.8 years old) without vocal complaint answered to personal identification protocol, work characterization information, the Vocal Handcap Index and the Shyness Scale. Results From the total sample, 142 (71%) teachers had no vocal disadvantage, 42% (n = 59) were shy and 58% (n = 83) were non-shy. Among the 58 (29%) teachers with vocal disadvantage, most of them were shy (64%) instead of non-shy (26%). Considering the shy teachers, most of them worked in Early Childhood Education, were aged between 20-30 years old, had from 1 to 10 years of teaching experience and were working in a noisy classroom. The presence of upper airway affections was more frequent in shy teachers without vocal disadvantage and this was the only aspect that differentiated shy and non-shy teachers. Conclusion Shy teachers showed higher frequency of vocal disadvantage when compared to non-shy teachers. Teachers between 20 and 30 years old, with up to 10 years of teaching experience and who teach in Early Childhood Education reported shyness, but there was no relation with vocal disadvantage.
  • Ensino por múltiplos exemplares e integração de comportamentos de ouvinte e falante com unidades sintáticas substantivo-adjetivo em crianças com DENA e IC Artigo Original

    Merlin, Adriana Maura Barboza; Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira; Neves, Anderson Jonas das; Silva, Leandra Tabanez do Nascimento; Moret, Adriane Lima Mortari

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o efeito do ensino por múltiplos exemplares na aquisição e integração dos comportamentos de ouvinte e falante, com substantivos e combinações substantivo-adjetivo, em crianças com Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva (DENA) e implante coclear (IC). Método Participaram duas crianças com DENA que usavam IC. Foram adotados estímulos ditados e figuras que correspondiam a palavras (substantivo) e unidades sintáticas substantivo+adjetivo. O estudo foi organizado em passos de ensino que foram intercalados por avaliações dos comportamentos de ouvinte e falante, com todos os estímulos. O ensino por múltiplos exemplares apresentou tarefas de imitação oral (ecoico), reconhecimento auditivo (ouvinte) e nomeação de figuras (tato) de maneira rotativa; os substantivos foram ensinados primeiro e, em seguida, as combinações substantivo-adjetivo. Resultados No pré-teste, os participantes mostraram variabilidade e discrepância nas porcentagens de acertos de ouvinte e de falante. Todos alcançaram primeiro 100% de acertos nas tarefas de ouvinte e os desempenhos de falante ficaram próximos aos de ouvinte após o ensino. Todos estenderam a aprendizagem dos substantivos para as unidades sintáticas substantivo-adjetivo. Conclusão Crianças com DENA e IC podem aprender e integrar comportamentos de ouvinte e de falante por meio do ensino por múltiplos exemplares, de palavras a unidades sintáticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the effect of the multiple exemplar instruction at the acquisition and integration of listening and speaking behaviors, with substantives and substantive-adjective combinations, in children with Auditory Neuropathy Spectrum Disorder (ANSD) and cochlear implant (CI). Methods Participants were two children with ANSD that were users of CI. We adopted dictated stimulus and pictures that corresponded to words (substantive) and substantive-adjective syntactic units. The study was arranged in teaching steps that were intercalated with listening and speaking behaviors probes, with all stimuli. The multiple exemplar instruction presented oral imitation (echoic), auditory recognition (listening) and pictures naming (touch) tasks, on a rotating way; the substantives were taught first and, after that, the substantive-adjective combinations. Results In the pre-test, the participants showed variability and discrepancy in the correct responses percentages of listening and speaking. All achieved firstly 100% correct responses in the listening task and the speaking performances were close to listening after the teaching. All extended substantive learning to substantive-adjective syntactic units. Conclusion Children with ANSD and CI can learn and integrate listening and speaking behaviors by multiple exemplar instruction, from words to syntactic units.
  • Efeito imediato da estimulação elétrica neuromuscular na deglutição após tratamento do câncer de laringe: relato de caso Relato De Caso

    Costa, Danila Rodrigues; Silva-Arone, Marcela Maria Alves da; Rubira, Cassia Maria Fischer; Santos, Paulo Sérgio da Silva; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho teve por objetivo verificar o efeito imediato da Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM) sensorial e motora, nas fases oral e faríngea da deglutição, em um homem de 64 anos, após tratamento de câncer de laringe. Foi realizado exame de videofluoroscopia durante a deglutição de 5 ml de mel e pudim, em três condições: sem estimulação, com EENM sensorial, com EENM motora, definidas de forma randomizada. Foi classificado o grau da disfunção da deglutição (DOSS), a presença de estase de alimentos (escala de Eisenhuber), de penetração laríngea e aspiração laringotraqueal (PAS), além da medida do tempo de trânsito oral e faríngeo, realizadas por uma avaliadora sem conhecimento sobre o estímulo aplicado. Na escala DOSS, houve melhora com a estimulação sensorial e motora. Na escala PAS, verificou-se melhora, tanto para o estímulo sensorial quanto motor na consistência mel, porém observou-se piora no estímulo motor para a consistência pudim. Houve diminuição dos resíduos em base de língua com estímulo sensorial e motor para as consistências pudim e mel; piora no estímulo motor na parede posterior da faringe para a consistência mel. Em relação ao tempo de trânsito oral e faríngeo, não foi observada diferença entre os níveis de estimulações. Os resultados demonstraram que a EENM em nível sensorial e motor melhorou o grau da disfagia em um indivíduo após o tratamento de câncer de laringe, com maiores benefícios do nível sensorial em relação ao motor no que diz respeito à presença de penetração e resíduos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study was to verify the immediate effect of sensory and motor neuromuscular electrical stimulation (NMES), in the oral and pharyngeal phases of deglutition, in a 64 year male patient after laryngeal cancer treatment. Videofluoroscopy was performed during deglutition of 5 ml of honey and pudding, under three conditions: without stimulation, with sensory NMES, with motor NMES, randomly defined. The degree of dysfunction of deglutition (DOSS), the presence of food stasis (Eisenhuber scale), laryngeal penetration and laryngotracheal aspiration (PAS) and oral and pharyngeal transit time were evaluated. An evaluator without knowing about the applied stimulus. On the DOSS scale there was improvement with sensory and motor stimulation. In the PAS scale, there was improvement, both for the sensorial and motor stimulus in the honey consistency, but the worsening of the motor stimulus for the pudding consistency was observed. There was reduction of the residues in the base of the tongue with sensorial and motor stimulus for the consistency of pudding and honey; worsening motor stimulus in the posterior wall of the pharynx for honey consistency. There was no difference between stimulation levels regarding to oral and pharyngeal transit time. The results showed that NMES at the sensory and motor levels improved the degree of dysphagia in an individual after the treatment of laryngeal cancer, with greater benefits of the sensory level in relation to the motor regarding to the presence of penetration and residues.
  • Equivalencia cultural de la Versión Chilena del Voice-Related Quality of Life (V-RQOL) Comunicaciones Cortas

    Contreras, Francisco; Gonzalez, Nury; Vivero, Martín; Guzman, Marco

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Lograr la equivalencia cultural de la versión Chilena del Protocolo V-RQOL, a través de su adaptación cultural y lingüística. Método Primero, dos Fonoaudiólogos bilingües realizaron una traducción de V-RQOL al español. En segundo lugar, una Fonoaudióloga que no participó en las etapas previas, realizó una retrotraducción al inglés. Luego, se efectuó una comparación entre la versión original y la versión retrotraducida. Las discrepancias fueron modificadas por un comité de cinco Fonoaudiólogos, traduciendo el nombre al español como “Medición de la Calidad de Vida en Relación a la Voz” (MCV-RV) “, con 10 preguntas y 5 opciones de respuesta. Para la equivalencia cultural, se aplicó el protocolo a 15 personas con trastornos de voz. Para cada pregunta, se agregó la opción “No aplicable” entre las alternativas de respuesta con el fin de identificar preguntas incomprendidas o inapropiadas por la población. Dos de los sujetos evaluados tuvieron dificultad para responder dos preguntas diferentes, así que fue modificada solo una de ellas. La versión final del protocolo MCV-RV se aplicó a cinco personas con patología vocal, sin dificultades para comprender las preguntas adecuadamente. Resultados La MCV-RV refleja la versión original en inglés, tanto en número como en tipos de preguntas (incluido el funcionamiento físico y aspectos socioemocionales). Conclusiones Existe adaptación cultural de V-RQOL para el español Chileno (MCV-RV). La validación del MCV-RV para el español de Chile está actualmente en curso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To achieve a cross-cultural equivalence of the Chilean version of the V-RQOL protocol, through its cultural and linguistic adaptation. Methods First, two bilingual speech therapists made a translation of the V-RQOL into Spanish. Second, a back-translation to English was performed by a speech therapist who did not participate in the previous stages. Then, a comparison between the original and the back-translation versions of the test was conducted. The existing discrepancies were modified by a committee of five speech therapists, translating the name of the Voice-Related Quality of Life (V-RQOL) instrument into Spanish as Medición de la Calidad de Vida en Relación a la Voz (MCV-RV), with 10 questions and 5 possible answers for each. In order to analyze cultural equivalence, the protocol was applied to 15 individuals with voice disorders. For each question, a ‘Not applicable’ option was added to the possible answers to determine which questions were not clearly understood by the individuals being tested. Two of the assessed individuals had difficulties in answering a distinct question, though only one of these two questions was modified. The final version of MCV-RV protocol was applied to five individuals with voice disorders who had no difficulty understanding the questions properly. Results The MCV-RV reflects the original English version, both in the number and types of questions (including physical functioning and the social-emotional aspects). Conclusion A cross-cultural equivalence of the V-RQOL was achieved, thereby creating an adapted Chilean-Spanish version (MCV-RV). The validation of the MCV-RV protocol for Chilean Spanish is currently in progress.
  • Terapia assistida por animais: revisão sistemática da literatura Revisão Sistemática

    Mandrá, Patrícia Pupin; Moretti, Thaís Cristina da Freiria; Avezum, Leticia Alves; Kuroishi, Rita Cristina Sadako

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar evidências sobre aplicação da TAA na saúde realizando revisão sistemática da literatura. Estratégia de pesquisa Foi realizado levantamento em quatro bases de dados com os descritores: terapia assistida por animais (Animal Assisted Therapy), terapia assistida por cavalos (Equine-Assisted Therapy), fonoaudiologia (speech therapy). Critérios de seleção Artigo publicado entre 2010 e 2018, em português ou inglês, com acesso eletrônico livre e que mencionava as características do programa de intervenção. Análise dos dados Critérios: casuística, área do conhecimento, característica do programa, tipo de pesquisa, ano e língua de publicação, nacionalidade, periódico e fator de impacto. Resultados 43 artigos publicados em 30 periódicos, 16 com fator de impacto, foram revisados. Os estudos clínicos prevaleceram (93,02%), 37,20% eram da Medicina, a população estudada tinha diferentes diagnósticos e idades, sendo 55,81% com adultos/idosos. A TAA foi usada preferencialmente para reabilitação física (67,44%) e o principal mediador foi o cão citado em 72,09% dos artigos. Foram descritos oito (n=8) programas com foco na intervenção em comunicação. Conclusão Há evidências científicas sobre o uso da TAA publicadas no período estudado, no Brasil e no mundo. Os programas eram utilizados por diferentes profissionais da saúde e educação. As metas da TAA eram específicas para o perfil dos participantes e condizentes com as características do animal mediador e do local.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to verify the applications of AAT in health by performing a systematic review of the literature. Research strategy a survey was carried out in four databases with the descriptors: animal assisted therapy, horse assisted therapy, speech therapy. Selection criteria article published between 2010 and 2018, in Portuguese or English, free electronic access and that mentioned the characteristics of the intervention program. Data analysis criteria: casuistry, area of knowledge, program characteristic, type of research, year and language of publication, nationality, periodical and impact factor. Results 43 articles published in 30 journals, 16 with impact factor, were reviewed. Clinical studies prevailed (93.02%), 37.20% were from Medicine, the population studied had different diagnoses and ages, 55.81% with adults / elderly. AAT was used preferentially for physical rehabilitation (67.44%) and the main mediator was the dog, mentioned in 72.09% of the articles. Eight (n = 8) programs with a focus on communication intervention were described. Conclusion There is scientific evidence on the use of AAT published in the period studied, in Brazil and in the world. The programs were used by different health and education professionals. The AAT goals were specific to the profile of the participants, and consistent with the characteristics of the mediator animal and the site.
  • Errata: Equivalencia cultural de la Versión Chilena del Voice-Related Quality of Life (V-RQOL) Errata

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