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CoDAS, Volume: 32, Número: 1, Publicado: 2020
  • Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação Breve – MAC B: fidedignidade e validade Artigo Original

    Casarin, Fabíola Schwengber; Pagliarin, Karina Carlesso; Altmann, Raira Fernanda; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Ferré, Perrine; Côté, Hélène; Ska, Bernardette; Joanette, Yves; Fonseca, Rochele Paz

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Buscar evidências de validade e fidedignidade da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação Breve (MAC B) para adultos com lesão do hemisfério direito. Método Trezentos e vinte e quatro adultos saudáveis e 26 adultos com lesão cerebral direita, com idades de 19 a 75 anos, com dois ou mais anos de escolaridade, foram avaliados com a Bateria MAC B. Essa bateria contém nove tarefas que visam avaliar habilidades comunicativas, como: discurso prosódia; processo léxico-semântico e pragmática. Duas fontes de evidências de fidedignidade foram utilizadas, ou seja, a consistência interna (alfa de Cronbach) e a concordância entre avaliadores. A validade foi avaliada comparando as tarefas da Bateria MAC na versão expandida e da MAC B. Resultados Em relação à fidedignidade, a consistência interna foi satisfatória e as taxas de concordância entre os avaliadores foram consideradas excelentes, assim como as correlações entre as tarefas da Bateria MAC e Bateria MAC B. Conclusão A Bateria MAC B apresentou evidências de fidedignidade e validade satisfatórias, podendo ser usada como medida para resultado de programas de intervenção, e também auxiliar o fonoaudiólogo a planejar o programa de reabilitação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Search for reliability and validity evidence for the Montreal Communication Evaluation Brief Battery (MEC B) for adults with right brain damage. Methods Three hundred twenty-four healthy adults and 26 adults with right brain damage, aged 19-75 years, with two or more years of education were evaluated with MEC B. The MEC B Battery contains nine tasks that aim to evaluate communicative abilities as discourse, prosody, lexical-semantic and pragmatic process. Two sources of reliability evidence were used: internal consistency (Cronbach’s alpha) and interrater reliability. Construct validity was evaluated comparing the Montreal Communication Evaluation Battery (MEC), expanded version and MEC B tasks. Results Internal consistence was satisfactory and the interrater reliability was considered excellent, as were correlations between MEC Battery and MEC B Battery tasks. Conclusion The MEC B Battery showed satisfactory reliability and validity evidences. It can be used as outcome measure of intervention programs and assist speech therapists to plan rehabilitation programs.
  • Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada Artigo Original

    Menotti, Ana Rubia Saes; Domeniconi, Camila; Costa, Aline Roberta Aceituno da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar os efeitos de uma capacitação realizada com professores do ensino infantil para a realização de estratégias específicas na leitura compartilhada e a generalização dessas estratégias em outras atividades cotidianas de estimulação da linguagem oral. Método Participaram do estudo 14 professores do ensino infantil de escolas de nível socioeconômico baixo. Os professores foram distribuídos aleatoriamente entre grupo experimental e grupo controle. O grupo experimental realizou uma capacitação, a qual tinha o objetivo de ensinar os professores a utilizarem cinco estratégias durante a leitura compartilhada com seus alunos e discutir sobre como estimular a linguagem oral. Para avaliar a eficácia da capacitação, foram aplicados dois instrumentos antes e após a intervenção. A escala de avaliação do ensino de linguagem oral em contexto escolar (EVALOE) foi aplicada para analisar a estimulação da linguagem oral e o Checklist para caracterizar as mudanças comportamentais dos professores durante a leitura compartilhada. Resultados No geral, observa-se que os dados da EVALOE foram mais elevados na análise pós-intervenção para 11 dos 13 participantes. Nota-se por meio do Checklist que, dos 13 professores, 10 apresentaram um total de pontos maior quando comparado com os pontos obtidos por cada um deles antes da capacitação. Conclusão A capacitação apresentou melhoras no comportamento dos professores durante as atividades de leitura compartilhada e demonstrou ter impacto positivo no aumento de interações, previamente apontadas pela literatura como importantes para a estimulação da linguagem oral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Verify the effects of a training program held with pre-school teachers to carry out specific strategies in shared reading and generalize these strategies in other daily activities of oral language motivation. Methods A total of 14 teachers from low socioeconomic level schools participated in the study. The teachers were randomly distributed in an experimental group and a control group. The experimental group attended training on how to use five strategies during shared reading in the classroom and discuss how to motivate their students towards oral language. To evaluate the effectiveness of training, two instruments were applied pre- and post-intervention. The Assessment Scale of Oral Language Teaching in School (EVALOE) was applied to analyze the teaching of oral language and the Checklist was used to characterize the behavioral changes of the teachers during shared reading. Results Overall, EVALOE data were higher at post-intervention analysis for 11 of the 13 participants. Checklist showed that 10 of the 13 teachers presented higher post-intervention total scores compared with their respective pre-intervention scores. Conclusion The training program provided improvement in teacher behavior during shared reading activities and demonstrated to have a positive impact on the increase of interactions, previously identified in the literature as important for oral language motivation.
  • Achados videoendoscópicos da deglutição em diferentes consistências de alimento na Esclerose Lateral Amiotrófica Artigo Original

    Gozzer, Marina Mendes; Cola, Paula Cristina; Onofri, Suely Mayumi Motonaga; Merola, Beatriz Novaes; Silva, Roberta Gonçalves da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este estudo teve por objetivo comparar os achados videoendoscópicos da deglutição orofaríngea em distintas consistências de alimento na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Método Estudo clínico retrospectivo com amostra de conveniência. Foram incluídos 20 indivíduos com diagnóstico de ELA e disfagia orofaríngea confirmada por avaliação clínica e objetiva de deglutição, independentemente do tipo, bulbar ou esquelética, e tempo de diagnóstico neurológico, 13 do sexo masculino e sete do sexo feminino, faixa etária variando de 34 a 78 anos, média de 57 anos. Foram analisados os achados da videoendoscopia de deglutição (VED) nas consistências líquida (N=18), líquida espessada (N=19) e pastosa (N=20) no volume de cinco ml. Os achados sobre escape oral posterior, resíduos faríngeos, penetração laríngea e/ou aspiração foram comparados nas três consistências de alimento e a análise estatística utilizou o teste ANOVA de Friedman. Resultados Não foi encontrada alteração na sensibilidade laríngea nessa população. Não houve diferença estatística significativa entre as consistências de alimento na presença de escape oral posterior, penetração e/ou aspiração. Houve diferença estatística significativa somente com resíduos faríngeos na consistência líquida espessada e pastosa na ELA. Conclusão Dentre os achados videoendoscópicos da deglutição na ELA, somente o resíduo faríngeo teve maior frequência na dependência da consistência de alimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aimed to compare the fiberoptic endoscopic findings of oropharyngeal swallowing of distinct food consistencies in Amyotrophic Lateral Sclerosis (ALS). Methods This was a retrospective clinical study of a convenience sample of 20 individuals (13 males and seven females aged 34 to 78 years old) with a diagnosis of ALS and oropharyngeal dysphagia confirmed by clinical and objective evaluation of swallowing, regardless of the bulbar or skeletal type and of the time of neurological diagnosis. The fiberoptic endoscopic evaluation of swallowing (FEES) of the liquid (N = 18), thickened liquid (N = 19) and pureed samples (N = 20) in a volume of 5 ml were analyzed. Data related to posterior oral spillage, pharyngeal residues, laryngeal penetration and/or aspiration after swallowing the three food consistencies were analyzed statistically by the Friedman ANOVA test. Results No impairment of laryngeal sensitivity was found in this population. There was no statistically significant difference in posterior oral spillage, penetration and/or aspiration between food consistencies. There was a statistically significant difference only related to pharyngeal residues of the thickened liquid and pureed consistency. Conclusion Among the fiberoptic endoscopic findings of swallowing in ALS, only pharyngeal residues had a higher frequency depending on the consistency of food.
  • Perda auditiva unilateral: benefício da amplificação na ordenação e resolução temporal e na localização sonora Original Article

    Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia; Santos, Marina De Marchi dos; Feniman, Mariza Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar as habilidades auditivas de ordenação temporal, resolução temporal e localização sonora, antes e após a adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) em indivíduos com perda auditiva unilateral (PAUn). Método Foram avaliados 22 indivíduos, com idades de 18 a 60 anos, com diagnóstico de PAUn sensorioneural ou mista, de graus leve a severo. O estudo foi dividido em duas etapas: a pré- e a pós-adaptação do AASI. Em ambas as etapas, os indivíduos realizaram anamnese, bem como a aplicação do Questionário de Habilidade Auditiva da Localização da Fonte Sonora (QHALFS), avaliação simplificada do processamento auditivo (ASPA) e Random Gap Detection Test (RGDT). Resultados O presente estudo encontrou diferenças estatisticamente significantes nas avaliações de localização sonora e memória para sons verbais em sequência, no RGDT e no QHALFS. Conclusão Com o uso efetivo do AASI, indivíduos com PAUn apresentaram melhora nas habilidades auditivas de localização sonora, ordenação e resolução temporal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To assess the hearing abilities of temporal ordering, temporal resolution and sound localization before and after the fitting of a hearing aid (HA) in individuals with unilateral hearing loss (UHL). Methods There were evaluated 22 subjects, aged 18 to 60 years, diagnosed with sensorineural or mixed UHL, from mild to severe degrees. The study was divided into two stages: the pre and post-adaptation of HA. In both phases, subjects performed an interview, application of Questionnaire for Disabilities Associated with Impaired Auditory Localization, auditory processing screening protocol (APSP) and Random Gap Detection Test (RGDT). Results This study found no statistically significant difference in sound localization and memory evaluations for verbal sounds in sequence, in RGDT and Questionnaire for Disabilities Associated with Impaired Auditory Localization. Conclusion With the effective use of hearing aids, individuals with UHL showed improvement in the auditory abilities of sound localization, ordering and temporal resolution.
  • Fadiga vocal em professores universitários no início e ao final do ano letivo Artigo Original

    Cercal, Gabrieli Cristina Santos; Paula, Antônio Leonardo de; Novis, Jaqueline Mendes Mendez; Ribeiro, Vanessa Veis; Leite, Ana Paula Dassie

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar e comparar a percepção de fadiga vocal em professores universitários no início e ao final do ano letivo. Método Estudo observacional, analítico, de coorte prospectivo. Participaram 115 professores universitários, idade média de 40 anos, sendo 71 mulheres e 44 homens, funcionários de 28 instituições de ensino superior das regiões sul e sudeste do Brasil. Todos responderam ao Índice de Fadiga Vocal (IFV) no início (fevereiro ou março) e ao final (outubro ou novembro) do ano letivo. Resultados Os resultados obtidos no IFV nos dois momentos foram comparados estatisticamente (p<0,05). Resultados: Os escores médios obtidos nos domínios fadiga e restrição vocal (p<0,001) e recuperação com repouso vocal (p=0,001) dos professores universitários aumentaram ao final do ano letivo. Conclusão Professores universitários referiram maior percepção de fadiga vocal ao final do ano letivo, o que influenciou na restrição vocal e na recuperação com repouso vocal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize and to compare the perception of vocal fatigue in professors at the beginning and at the end of the school year. Methods Observational, analytical, prospective cohort study was carried out. A total of 115 professors participated with a mean age of 40 years old, 71 women and 44 men, employees of 28 higher education institutions in the south and southeast regions of Brazil. All answered to the Vocal Fatigue Index (VFI) at the beginning (February or March) and at the end (October or November) of the Brazilian school year. The VFI results for both assessed moments were statistically compared (p<0.05). Results The professors’ mean scores obtained in the factors of tiredness of voice and avoidance of voice use (p<0.001) and improvement of symptoms with rest (p=0.001) increased at the end of the school year. Conclusion Professors reported higher perception of vocal fatigue at the end of the school year, which influenced the avoidance of voice use and improvement of symptoms with the rest.
  • Tradução e adaptação cultural da Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura – PROLEC-SE-R Artigo Original

    Oliveira, Adriana Marques de; Santos, Jair Licio Ferreira; Vega, Fernando Cuetos; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo traduzir e adaptar culturalmente, para o Brasil, a bateria “Evaluación de los procesos lectores - PROLEC-SE-R”, destinada aos escolares do Ensino Fundamental II e do Médio. Método foram seguidos os seguintes estágios da Tradução e adaptação cultural: (1) Tradução; (2) Síntese das traduções; (3) Retrotradução; (4) Revisão por comitê de especialistas; (5) Estudo-Piloto, em que foram avaliados 70 escolares, sendo 10 para cada ano escolar, em duas sessões; e (6) Avaliação e apreciação de todos os relatórios escritos pelo pesquisador e comitê de especialistas. Resultados o estudo-piloto não indicou necessidade de modificação nas provas do PROLEC-SE-R, tanto na versão coletiva quanto na versão individual. Os escolares apresentaram boa aceitação ao procedimento e não houve queixas ou relatos de dificuldade quanto à compreensão das provas e instruções. Conclusão o procedimento está adaptado para a realidade brasileira, no entanto, ainda é necessário estudo de validação da população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to translate and culturally adapt, for Brazil, the battery of tests “Evaluación de los procesos lectores - PROLEC-SE-R”, for students of Elementary School cycle II, and Senior High School. Methods The following stages of translation and cultural adaptation were followed: (1) Translation; (2) Synthesis of translations; (3) Back-translation; (4) Evaluation by specialist committee; (5) Pilot study: Undertaken in a sample of 70 students, 10 from each school year, in two sessions; and (6) Evaluation and appreciation of all the reports written by the researcher and specialist committee. Results modifications to the tests of PROLEC-SE-R are not necessary as indicated in the pilot study, both in the collective and individual version. The procedure received good acceptance by the evaluated students and there were no complaints or reports of difficulty in understanding the tests and instructions. Conclusion the procedure is appropriate for the Brazilian reality and can be used to evaluate Elementary School II and Senior High School students. A standardization study is necessary in a representative sample of the population.
  • Acesso à reabilitação fonoaudiológica e a continuidade do cuidado pela Atenção Primária em Saúde para vítimas de acidente de motocicleta Artigo Original

    Silva, Maria Gabriella Pacheco da; Silva, Vanessa de Lima; Nascimento, Cynthia Maria Barboza do; Vilela, Mirella Bezerra Rodrigues; Lima, Maria Luiza Lopes Timóteo de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o acesso à reabilitação fonoaudiológica e a continuidade do cuidado pela Atenção Primária à Saúde (APS) em vítimas de acidente de motocicleta. Método Trata-se de estudo realizado em um hospital de grande porte localizado em Recife-Pernambuco, recrutado entre o período de junho e julho de 2014. Após a alta hospitalar todos foram contatados para investigação do processo de reabilitação fonoaudiológica. Para o estudo na Atenção Primária à Saúde, foram utilizadas medidas de frequência absoluta e relativa. Já os casos em reabilitação foram descritos através de quadros. Resultados Foi verificado que 99 indivíduos foram vítimas de acidentes por motocicletas no período estudado. Desses, 30 entrevistados referiram ter essas queixas de alteração no sistema estomatognático, dos quais 8 estavam em reabilitação e 18 referiram residir em área adstrita a Unidade de Saúde da Família. Os principais obstáculos para o acesso à fonoterapia apontados foram a distância aos serviços de Fonoaudiologia e o tempo de espera para início do tratamento. Um dos aspectos relacionados à continuidade do cuidado pela Atenção Primária à Saúde, como a busca e obtenção de insumos, foi visto como frequente. Ao contrário da visita domiciliar, menos frequente. Conclusão Foram identificados obstáculos que dificultaram o acesso à fonoterapia, assim como fragilidades nos cuidados dispensados pela Atenção Primária, como a visita domiciliar, contribuindo para a fragmentação do cuidado contínuo e integral às vítimas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the access to speech-language pathology (SLP) therapy and continuity of assistance in Primary Health Care (PHC) for victims of motorcycle accidents. Methods A quantitative and qualitative study was conducted at a large hospital in the city of Recife, Pernanbuco state, Brazil. Among the 99 victims recruited between June and July 2014, 30 had SLP complaints as a result of the accidents. After hospital discharge, all victims were contacted for investigation of the SLP rehabilitation process. Absolute and relative frequencies were used for the analysis in PHC, and data were displayed in tables for the therapy cases. Results Among the 30 individuals who reported having alterations of the stomatognathic system, eight were undergoing rehabilitation and 18 reported residing in an area covered by the Family Health Strategy (primary care modality). Seeking and obtaining continuity of treatment (medication and bandaging) in primary care were frequent; in contrast, home visits were less frequent. The main obstacles to access SLP therapy were distance to the service and waiting time to begin treatment. Conclusion This study identified obstacles that hamper access to SLP therapy in PHC, such as the low frequency of home visits, contributing to the fragmentation of continuous and complete care for victims.
  • Actitudes hacia el envejecimiento por parte de los estudiantes de Fonoaudiología de una Universidad Chilena Artigo Original

    Henríquez, Felipe; Retamal, Natalia; Silva, Fernanda; Morales, Camilo

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Describir las actitudes hacia el envejecimiento por parte de los estudiantes de último año de estudios pertenecientes a la Carrera de Fonoaudiología de una Universidad Chilena. Método Se llevó a cabo un estudio de Corte Transversal, mediante el cual se aplicó la validación al español de la Escala de Actitudes Hacia el Envejecimiento de Kogan (KAOP) a 43 estudiantes de esta carrera. Se compararon los promedios de puntuación según variable género, y aquellas relacionadas a la interacción con adultos mayores. Resultados Hubo una tendencia hacia la actitud positiva. No se encontraron diferencias según las variables mencionadas. Se llevó a cabo un análisis de aquellos ítems donde se reportaron tendencias hacia actitud negativa, discutiendo sus implicancias. Conclusión Si bien hubo reporte de actitud positiva, resulta necesario continuar profundizando en aspectos de la formación académica de los estudiantes, con miras a mejorar la calidad de la atención de los adultos mayores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Describe the attitudes towards ageing of senior undergraduate Speech-language Pathology students in a Chilean University. Methods This is a cross-sectional study in which the validated Spanish version of the Kogan’s Attitudes Toward Old People Scale (KAOP) was applied to 43 students in the aforementioned course. The average scores were compared for the variables gender and interaction with the elderly. Results A trend towards a positive attitude was observed. No differences were found for the variables described. An analysis was carried out with the items in which trends towards negative attitude were reported, and the implications were discussed. Conclusion Although a positive attitude was reported, aspects of student academic training should be more comprehensively studied with a view to improving the quality of assistance provided to the elderly.
  • Perda auditiva unilateral e assimétrica na infância Artigo Original

    Gouveia, Fernanda Navarro; Jacob-Corteletti, Lilian Cássia Bórnia; Silva, Bárbara Cristiane Sordi; Araújo, Eliene Silva; Amantini, Regina Célia Bortoleto; Oliveira, Eduardo Boaventura; Alvarenga, Kátia de Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever a perda auditiva sensorioneural unilateral e bilateral assimétrica em crianças quanto às características etiológicas, audiológicas e demográficas. Método Estudo retrospectivo transversal, desenvolvido na Seção de Implante Coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, por meio da análise de prontuários. Resultados Foram analisados os dados de 1152 pacientes, sendo 424 (37%) adolescentes, adultos ou idosos e 728 (63%) crianças, dentre as quais, 691 (95%) apresentavam perda auditiva bilateral simétrica e 37 (5%) perda auditiva sensorioneural unilateral (n=10) ou bilateral assimétrica (n=27). A idade média ao diagnóstico na perda auditiva sensorioneural unilateral foi de 33,58±21,69 meses e na bilateral assimétrica de 33,12±21,69 meses, com prevalência de 1,4% e 3,7%, respectivamente. O indicador de risco para a deficiência auditiva de maior ocorrência para ambos os grupos foi o de antecedente familiar. A maioria dos familiares das crianças com perda auditiva sensorioneural unilateral apresentaram a classificação socioeconômica baixa superior (50%), enquanto que as crianças com perda auditiva sensorioneural bilateral assimétrica se subdividiram igualmente em baixa superior (37%) e média inferior (37%). Conclusão Houve uma maior prevalência da perda auditiva sensorioneural bilateral assimétrica em relação à unilateral, bem como do indicador de risco de hereditariedade, com predomínio do grau profundo na pior orelha e preponderância do sexo feminino, em ambos os grupos. Apesar de a triagem auditiva neonatal propiciar a identificação precoce da perda auditiva sensorioneural unilateral, a idade no diagnóstico audiológico ainda se encontra acima do recomendado. Adicionalmente, a maioria dos familiares das crianças apresentou nível de rendimento baixo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe unilateral and bilateral asymmetric sensorineural hearing loss in children and its etiological, audiological and demographic characteristics. Methods Retrospective cross-sectional study developed in the Seção de Implante Coclear of Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, through the analysis of medical records. Results Data from 1152 patients were analyzed: 424 (37%) adolescents, adults or elderly, and 728 (63%) children, of whom 691 (95%) had bilateral symmetrical hearing loss, and 37 (5%) had unilateral hearing loss (n=10) or bilateral asymmetric (n=27) sensorineural hearing loss. The mean age at diagnosis of unilateral sensorineural hearing loss was 33.58±21.69 months, and for asymmetric bilateral it was 33.12±21.69 months, with a prevalence of 1.4% and 3.7%, respectively. The highest risk indicator for hearing loss for both groups was the family history of permanent deafness, which began in childhood. The majority of the relatives of children with unilateral sensorineural hearing loss presented the highest low socioeconomic classification (50%), while children with bilateral asymmetric sensorineural hearing loss were also be subdivided into upper (37%) and lower (37%). Conclusion We observed a greater occurrence of asymmetric bilateral sensorineural hearing loss compared to unilateral hearing loss, as well as the hereditary risk indicator, with a predominance of the deep ear and female preponderance in both groups. Although neonatal hearing screening provides early identification of unilateral sensorineural hearing loss, the age at the audiological diagnosis is still above the recommended level. In addition, the majority of the children’s family members presented a low level of income.
  • Pacientes pós-AVC com e sem trombólise: análise da deglutição na fase aguda da doença Artigo Original

    Pedra, Elisângela de Fátima Pereira; Pontes, Vanessa Laís; Mourão, Aline Mansueto; Braga, Marcela Aline; Vicente, Laelia Cristina Caseiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a frequência e a gravidade de disfagia pós-acidente vascular cerebral isquêmico na fase aguda com e sem trombólise e a associação entre a disfagia e as características demográficas, comprometimentos neurológico e funcional e a realização da trombólise. Método Estudo retrospectivo de análise de prontuário de 94 pacientes pós-acidente vascular cerebral isquêmico na fase aguda, destes, 52 pacientes realizaram trombólise e 42 não receberam o tratamento. Os dados coletados foram: idade, sexo, comorbidades, janela terapêutica para realização da trombólise, nível de consciência, grau de comprometimento neurológico, nível de dependência funcional, avaliação clínica da deglutição. Foram realizadas análise descritiva das variáveis categóricas e contínuas e análise de associação pelo teste Quiquadrado de Pearson, sendo consideradas como associações estatisticamente significantes as que apresentaram valor de p ≤ 0,05. Resultados A frequência de disfagia nos pacientes trombolizados foi de 67,3%. Os pacientes trombolizados apresentaram 4,6 vezes mais chance de apresentarem disfagia do que os pacientes não trombolizados. A gravidade da disfagia não apresentou associação com a realização da trombólise. Houve associação entre a presença de disfagia e a dependência funcional. As características demográficas e o comprometimento neurológico não apresentaram associação com o transtorno da deglutição. Conclusão Os pacientes trombolizados apresentaram maior tendência de desenvolverem disfagia do que os não trombolizados na fase aguda do acidente vascular cerebral, estando a disfagia associada à dependência funcional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the frequency and severity of dysphagia after ischemic stroke with or without thrombolysis in the acute phase; and the association among dysphagia, demographic characteristics, neurological and functional impairments and thrombolysis. Methods A retrospective study of the medical records of 94 patients who suffered from ischemic stroke during the acute phase of the disease. From these, 52 patients received thrombolytic therapy and 42 patients did not receive such therapy. We collected data on age, sex, comorbidities, therapeutic time window of thrombolytic therapy, level of consciousness, degree of neurological impairment, level of functional dependency and clinical swallowing examination. A descriptive analysis included categorical and continuous variables, and an analysis of the association using the Pearson’s Chi-Square Test, in which the value of p ≤ 0.05 was considered as a statistically significant association. Results The frequency of dysphagia in the thrombolytic patients was 67.3%, the odds ratio was 4.6 higher than the non-thrombolysed patients. The severity of dysphagia was not associated with thrombolysis. There was an association between the presence of dysphagia and functional dependence. Demographic characteristics and neurological impairment were not associated with dysphagia. Conclusion Thrombolytic patients were more likely to develop dysphagia than non-thrombolysed patients in the acute phase of stroke, with dysphagia associated to functional dependence.
  • Relações entre medidas de capacidade auditiva e desempenho em tarefas de percepção da fala em crianças com deficiência auditiva Artigo Original

    Camargo, Natália de; Mendes, Beatriz Castro Andrade; Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Estabelecer relações entre o desempenho em tarefa de reconhecimento de palavras com e sem sentido e grau e configuração da perda auditiva, utilizando valores de Índices de Inteligibilidade de Fala (SII) como indicadores, em crianças com deficiência auditiva. Método Foram estabelecidos os SII para sons de entradas de 55 e 65 Decibéis Nível de Pressão Sonora (dBNPS) de dez crianças com perda auditiva neurossensorial usuárias de aparelho de amplificação sonora individual bilateralmente que têm a linguagem oral como principal modalidade de comunicação. As crianças foram submetidas à tarefa de repetição de palavras com e sem sentido em duas ou três diferentes intensidades. As emissões foram analisadas de acordo com o Protocolo Word Association for Syllable Perception (WASP). Na análise dos dados, o SII foi comparado com os resultados obtidos em cada critério de análise. Resultados Para o desempenho em palavras, houve diferença estatisticamente significante entre os dois tipos de estímulo em 55dBNPS. Para o desempenho em consoantes e ponto de articulação, houve diferença estatisticamente significante entre os tipos de estímulos em 65 e 55dBNPS e também entre as intensidades de 65 e 55 dBNPS nas palavras sem sentido. Conclusão De modo geral, não houve regularidade na relação entre capacidade auditiva e desempenho em tarefas de percepção da fala. Os resultados sugerem que o desempenho nas tarefas de reconhecimento de palavras sem sentido tem maior relação com o índice de inteligibilidade do que as palavras com sentido, possivelmente por limitar as estratégias de fechamento semântico pelo sujeito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To establish the relationship between the performance on word recognition tasks, using words with and without sense and degree, and the configuration of hearing loss, by using Speech Inteligibility Index (SII) values as indicators, in children with hearing loss. Methods SII were established for 55 and 65 Decibel of Sound Pressure Level (dB SPL) input sounds of ten children presenting bilateral sensorineural hearing loss (SNHL), adapted with bilateral hearing aids, and who have oral language as the main mode of communication. The children were submitted to a word and nonsense-word repetition task of two or three intensity degrees. Their productions were analyzed according to the Word Association for Syllable Perception (WASP) Protocol. In the data analysis, the values of SII were compared with the results obtained in each analysis criterion. Results Pertaining to the words, there was statistically significant difference between the two types of stimuli in 55 dBSPL. As for the performance of consonants and point of articulation, there was a statistically significant difference between stimuli types in 65 and 55 dB SPL, and between intensities 65 and 55 dB SPL in nonsense words. Conclusion Overall, there was no regularity in the relationship between hearing ability and performance in speech perception tasks. The results suggest that performance in the nonsense words recognition tasks was more related to intelligibility index than to words with meaning, possibly because it limits semantic closure strategies by the subject.
  • Efeito da educação musical na promoção do desempenho escolar em crianças Artigo Original

    Said, Paula Martins; Abramides, Dagma Venturini Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este estudo investigou o efeito da educação musical no repertório de habilidades escolares em crianças expostas e não expostas à educação musical. Método Foram avaliadas 80 crianças, entre oito a doze anos, ambos os sexos, divididos em dois grupos: 40 alunos com educação musical (experimental) e 40 alunos sem educação musical (controle). Para coleta dos dados, foram utilizados o questionário do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-M) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Resultados Indicaram diferença estatisticamente significante nas crianças expostas à educação musical, evidenciando que houve melhoria no desempenho escolar e na competência acadêmica. Conclusão Portanto, é de grande relevância o benefício da aprendizagem musical aliada a diferentes áreas da educação e da saúde, uma vez que pode representar uma estratégia eficaz na prática inclusiva e na promoção da saúde física e mental das crianças.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study investigated the effect of music education on the repertoire of school skills in children submitted and not to music education. Methods The study sample was composed of 80 children aged 8-12 years, of both genders, divided into two groups: 40 students submitted to music education (experimental) and 40 students not submitted to music education (control). Data were collected using the Social Skills Rating System (SSRS-BR) and the School Performance Test (SPT) questionnaire. The results were submitted to statistical analysis (paired sample t-test and repeated measures ANOVA) at a 5% significance level. Results Results showed statistically significant difference between the groups, evidencing improvement in school performance and academic competence in the children submitted to music education. Conclusion The benefit brought by musical learning associated with different areas of education and health is of great relevance, representing an effective strategy in inclusive practice and promotion of physical and mental health in children.
  • Compreensão de leitura em disléxicos após programa de intervenção Artigo Original

    Martins, Ligia Zanella; Cárnio, Maria Silvia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Elaborar um programa terapêutico fonoaudiológico e verificar seus efeitos na compreensão de leitura de escolares disléxicos. Método Participaram do estudo onze escolares de 4º e 5° anos do ensino fundamental, diagnosticados com Dislexia do Desenvolvimento, com idades entre nove e onze anos, sendo oito meninos. Todos foram submetidos ao programa terapêutico fonoaudiológico com 16 sessões, divididas em quatro níveis de complexidade. Em cada sessão, foram utilizados um texto adaptado com a Técnica de Cloze e tarefas de Compreensão Textual e Ortografia. Os sujeitos realizaram avaliação da compreensão leitora no pré e no pós-teste com um texto do Teste de Compreensão Leitora de Textos Expositivos, adaptado com a Técnica de Cloze estrutural sem apoio, seguido da Avaliação dos Níveis de Compreensão de Leitura. Resultados Os sujeitos apresentaram melhor desempenho na compreensão leitora no pós-teste, tanto no preenchimento do texto adaptado com a Técnica de Cloze e nas respostas às Perguntas de Compreensão Textual quanto no nível de compreensão de leitura atingido. Conclusão O programa elaborado gerou melhor desempenho na compreensão leitora dos escolares disléxicos e na motivação para a leitura. A Técnica de Cloze e as Perguntas de Compreensão Textual foram instrumentos úteis para desenvolver e apontar mudanças na compreensão de leitura dos sujeitos desta pesquisa. Trata-se de estudo relevante, por elaborar e verificar os efeitos de um programa específico de remediação para disléxicos, com uma proposta de aplicação de textos usando a Técnica de Cloze e aliando-a a outras tarefas diversificadas de compreensão de leitura textual e ortografia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop a Speech-language Pathology (SLP) program and verify its effects on the reading comprehension of dyslexic students. Methods Participants were eleven 4th and 5th-grade Elementary School students, eight boys and three girls, aged 9-11 years, diagnosed with developmental dyslexia. All individuals underwent the therapeutic program, which was composed of 16 sessions divided into four levels of complexity. A text adapted according to the Cloze technique and reading comprehension and orthography tasks were used in each session. The schoolchildren had their reading comprehension assessed pre- and post-program using a text available at the Test of Reading Comprehension of Expository Texts, adapted for application of the structural Cloze technique without support, according to the Evaluation of Reading Comprehension Levels. Results The participants showed better performance in reading comprehension at the post-program assessment not only in the filling of blanks in the text adapted according to the Cloze technique and in the Responses to Reading Comprehension Questions, but also in the level of reading comprehension achieved. Conclusion The SLP program improved the reading comprehension performance and increased motivation to reading of dyslexic schoolchildren. Both the Cloze technique and the Reading Comprehension Questions were useful tools to develop and identify changes in the reading comprehension of the students assessed. This study is relevant because it prepared and verified the effects of a specific remediation program for schoolchildren with dyslexia by proposing the use of texts adapted according to the Cloze technique combined with other various tasks of reading comprehension and orthography.
  • Desempenho em habilidades motoras, comunicativas e cognitivas de crianças com hipotireoidismo congênito tratadas desde o período neonatal Artigo Original

    Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Anastácio-Pessan, Fernanda da Luz; Ferraz, Plínio Marcos Duarte Pinto; Ribeiro, Camila da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar o desempenho das habilidades motora grossa, motora fina-adaptativa, linguagem, cognitiva e pessoal-social de meninas entre 36 e 70 meses com hipotireoidismo congênito tratado no período pós-natal com seus pares sem alterações tireoidianas. Método Participaram 15 meninas com diagnóstico de hipotireoidismo congênito, com idade cronológica variando de 36 a 70 meses no Grupo Experimental (GE); e 15 meninas sem alterações tireoidianas no Grupo Comparativo (GC), pareadas por idade cronológica e nível socioeconômico. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: Entrevista com os pais; Teste de Vocabulário por Imagem Peabody (TVIP-R); e Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II (TTDD-II). Foi realizada a avaliação psicológica, quanto ao nível intelectual, com a aplicação da Stanford-Binet Intelligence Scale (SBIS). A estatística foi realizada por meio de análise descritiva, teste “t” de Student e Teste de Mann-Whitney, nível de significância de p <5%. Resultados Na comparação do TVIP-R e SBIS, houve diferença estatisticamente significante entre o GE e o GC. Na comparação entre as áreas do TTDD-II, houve diferença estatisticamente significante entre os grupos para as áreas de Linguagem, Motora Grossa e Motora Fina-Adaptativa. Conclusão O presente estudo confirmou a interferência do Hipotireoidismo Congênito no desenvolvimento infantil, mesmo quando diagnosticado e tratado precocemente, levando a mudanças no desenvolvimento que podem trazer prejuízos nas áreas motora, cognitiva e linguística.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To compare the performance in gross motor, fine motor-adaptive, language, cognitive and personal-social development skills of girls with a mean age of 36 to 71 months with Congenital Hypothyroidism treated from the neonatal period with that of their peers without thyroid alterations. Methods The participants included in the study were 30 children aged between 36 and 70 months divided into two groups paired for chronological age and socioeconomic status: 15 girls diagnosed with Congenital Hypothyroidism – Experimental Group (EG) and 15 girls without thyroid changes – Control Group (CG). The following assessment instruments were used: Interview with parents, Peabody Picture Vocabulary Test - Revised (PPVT-R), and Denver Developmental Screening Test - 2nd edition (DDST-II). Psychological testing of intellectual functioning was conducted with application of the Stanford-Binet Intelligence Scale (SBIS). The descriptive statistical analysis was performed using Student's t-test and the Mann-Whitney test at a significance level of 5% (p<0.05). Results Comparison of the PPVT-R and SBIS results showed a statistically significant difference between the EG and CG. Comparison of the DDST-II results showed a statistically significant difference between the groups for the fine motor-adaptive, language and gross motor areas. Conclusion The present study confirms that Congenital Hypothyroidism affects child development, even when children are diagnosed and treated early, leading to alterations that can impair their motor, cognitive and language development.
  • Indicadores de risco para a deficiência auditiva e aquisição da linguagem e sua relação com variáveis socioeconômicas, demográficas e obstétricas em bebês pré-termo e a termo Artigo Original

    Nascimento, Gicélia Barreto; Kessler, Themis Maria; Souza, Ana Paula Ramos de; Costa, Inaê; Moraes, Anaelena Bragança de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar a frequência de indicadores de risco em bebês nascidos pré-termo e a termo; analisar as possíveis relações entre a presença de risco para perda auditiva com variáveis socioeconômicas, demográficas, obstétricas e risco à linguagem. Método Trata-se de um estudo de coorte longitudinal com amostra de 87 bebês. Foram coletados dados gestacionais, obstétricos e sociodemográficos das mães e dos bebês. A classificação socioeconômica das famílias foi analisada por meio do Critério de Classificação Econômica Brasil. O risco à linguagem foi avaliado por meio dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem e Teste Denver II. Os dados foram analisados utilizando o programa STATISTICA 9.1, por meio dos Testes Quiquadrado e U de Mann-Whitney, Modelo de regressão linear simples e múltiplo. Resultados A permanência em UTI neonatal (65,52%), ototóxico (48,28%), ventilação mecânica (39,66%) e hiperbilirrubinemia (46,55%) foram os indicadores de risco mais frequentes na amostra. Considerando fatores socioeconômicos, demográficos e obstétricos, houve correlação entre pré-natal, idade gestacional, peso ao nascer e alimentação com o risco auditivo. A aquisição e desenvolvimento de linguagem mostrou significância estatística com a varicela, HIV, Apgar e peso >1500 gramas. Conclusão Os prematuros apresentaram maior frequência de indicadores de risco, comparados aos bebês a termo. Dos fatores ambientais, o pré-natal que interfere no desfecho da idade gestacional, peso ao nascer, apgar e presença de doenças infecciosas, além da alimentação, despontaram como significativos relacionados com o desenvolvimento da audição e a aquisição da linguagem. A prematuridade foi o fator biológico relevante relacionado ao risco auditivo e linguístico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the frequency of risk indicators in preterm and full-term babies; to analyze the possible relationships among the presence of risk for hearing loss with language acquisition and socioeconomic, demographic and obstetric variables. Methods This is a longitudinal cohort study, with a sample of 87 babies. Gestational, obstetric and sociodemographic data were collected from mothers and babies. The socioeconomic classification status of the families were classified using the Brazilian Criteria for Economic Classification. The risk for language was assessed using the Language Acquisition Enunciation Signs and the Denver II test. The data were analyzed using the STATISTICA 9.1 software, using the chi-square and the Mann-Whitney U tests and simple and multiple linear regression models. Results Permanence in a neonatal intensive care (65.52%), ototoxic (48.28%), mechanical ventilation (39.66%) and hyperbilirubinemia (46.55%) were the more frequent risk indicators in the sample. Regarding socioeconomic, demographic and obstetric factors, there was a correlation among prenatal care, gestational age, birth weight, feeding with hearing risk. Acquisition and development of language showed statistical significance with varicella, HIV, Apgar score and birth weight >1500 grams. Conclusion Preterm babies showed higher frequency of risk indicators compared to full-term babies. Among environmental factors, prenatal care, which interferes in the outcome of gestational age, birth weight, Apgar score and presence of infectious diseases, as well as feeding, emerged as significant factors related to hearing and language acquisition. Prematurity was the relevant biological factor related to hearing and language risk.
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