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CoDAS, Volume: 32, Número: 3, Publicado: 2020
  • Fonoaudiologia, amamentação e COVID-19: informações aos fonoaudiólogos Carta Ao Editor

    Miranda, Vanessa Souza Gigoski de; Rech, Rafaela Soares; Maahs, Márcia Angélica Peter; Berbert, Monalise Costa Batista; Almeida, Sheila Tamanini de
  • Pandemia de coronavírus (COVID-19): o que os fonoaudiólogos devem saber Carta Ao Editor

    Freitas, Andressa Silva; Zica, Guilherme Maia; Albuquerque, Christiane Lopes de
  • Análise espacial da atenção especializada na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: o caso de Minas Gerais Artigo Original

    Maciel, Fernanda Jorge; Friche, Amélia Augusta de Lima; Januário, Gabriela Cintra; Santos, Mônica Farina Neves; Reis, Roberta Alvarenga; Oliveira Neto, Raimundo de; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: mapear a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Minas Gerais, com base na identificação dos pontos de atenção do componente de atenção especializada em reabilitação, suas modalidades e distribuição segundo a população. Método: estudo observacional transversal descritivo. Foram utilizadas técnicas de geoprocessamento para descrição da distribuição dos dispositivos da atenção especializada da Rede de Cuidados, conforme levantamento em abril de 2014. Adotaram-se como unidades de análise as regiões do estado descritas no Plano Diretor de Regionalização do estado. Foram analisadas legislações nacional e estadual e dados disponíveis nos relatórios de gestão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Como variáveis, foram selecionadas a presença de pontos de atenção no território, o tipo de serviço ofertado e sua relação com a densidade populacional. Foram realizados: análise descritiva da distribuição espacial dos pontos de atenção, considerando as variáveis selecionadas, e georreferenciamento destes pontos, considerando tipo de serviço e modalidades de deficiência. Resultados: a Rede de Cuidados é composta por 183 pontos de atenção com maior concentração ao sul do estado: 135 (73,8%) Serviços Especializados em Reabilitação da Deficiência Intelectual, 18 (9,8%) Serviços de Reabilitação Física, 15 (8,2%) Serviços de Reabilitação Auditiva, 3 (1,6%) Serviços de Reabilitação Visual e 12 (6,6%) Centros Especializados em Reabilitação com duas ou mais modalidades. Observou-se maior concentração de serviços nas regiões mais populosas. Conclusão: a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência possui grande desproporção entre as modalidades de reabilitação, com maior número de serviços voltados para reabilitação intelectual e distribuição não equânime, refletindo em vazios assistenciais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To map the Care Network for People with Disabilities in Minas Gerais, based on the identification of the points of care in the rehabilitation specialized care component, its modalities and distribution according to the population. Method: Cross-sectional descriptive study. We used geoprocessing techniques to describe the distribution of the specialized care devices of the Network Care, as surveyed in April 2014. The regions of the state described in the State Regionalization Master Plan were adopted as analysis units. We analyzed data from National and state legislations and data available in the management reports of the Minas Gerais State Health Department. The presence of points of care in the territory, the type of service offered and its relationship with the population density were selected as variables. We performed a descriptive spatial analysis of the distribution of the points care considering the selected georeferenced variables and the type of service as well as the modalities of disability. Results: The Network Care is composed of 183 points of care with the higher concentration in the south of the state: 135 (73.8%) Specialized Services in Rehabilitation of Intellectual Disability, 18 (9.8%) Physical Rehabilitation Services, 15 (8.2%) Auditory Rehabilitation Services, 3 (1.6%) Visual Rehabilitation Services and 12 (6.6%) Specialized Rehabilitation Centers with two or more modalities. We observed greater concentration of services in the most populous regions. Conclusion: The Network Care presents great disproportion between rehabilitation modalities, with a greater number of services aimed at intellectual rehabilitation, and unequal distribution reflected in the care gap.
  • Programa de remediação com a nomeação rápida e leitura para escolares com dislexia: elaboração e significância clínica Artigo Original

    Santos, Bianca dos; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Elaborar um programa de remediação com a nomeação rápida e leitura, bem como verificar a significância clínica da aplicação do programa elaborado em escolares com dislexia. Método: Participaram cinco sujeitos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental, com idade de 8 a 11 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico interdisciplinar de dislexia. Todos os escolares foram submetidos na pré e pós-testagem à aplicação das provas de habilidades metalinguísticas e de leitura, compreensão de leitura e da prova de nomeação automática rápida. Resultados: A análise foi realizada pelo Método JT, que permitiu verificar se houve mudança positiva ou negativa e significância clínica na pós-testagem. Os resultados mostraram ter havido significância clínica nas provas de identificação; adição e combinação de sílaba, de fonema final e medial, além de repetição de não palavras, leitura de palavras reais e pseudopalavras, compreensão leitora, além de nomeação automática rápida quando comparada a pré com a pós-testagem. Conclusão: O programa elaborado mostrou-se eficaz e com aplicabilidade, podendo ser utilizado instrumento de intervenção baseada em evidência científica para escolares com dislexia, pois ocorreu significância clínica para o desempenho em leitura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Elaborate a remediation program with rapid automatized naming and reading, as well as to verify the clinical significance of the elaborated program for students with dyslexia. Method: The study involved five students from 3rd to the 5th grade of elementary school, aged 8 to 12 years, of both genders, with an interdisciplinary diagnosis of dyslexia. All students were submitted to pre- and post-test application of metalinguistic skills and reading test, reading comprehension and rapid automatized naming test. Results: The analysis was performed using the JT method that allowed to verify positive or negative change and clinical significance in the post-testing. The results showed clinical significance in the tests of identification, syllable addition and combination, final and medial phoneme; in addition to nonwords repetition, real words and pseudowords reading, reading comprehension and rapid automatized naming test when comparing the pre- and post-testing. Conclusion: The elaborated program was efficient and applicable as an intervention instrument based on scientific evidence for students with dyslexia since it showed clinical significance for reading performance.
  • Indicadores de qualidade de triagem auditiva e de avaliação do frênulo lingual neonatal Artigo Original

    Dutra, Monique Ramos Paschoal; Araújo, Ana Gabriela de Figueiredo; Xavier, Cynthia Cibelle dos Santos; Holanda, Norrara Scarlytt de Oliveira; Lima, Jose Clécio dos Santos; Pereira, Silvana Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar os indicadores de qualidade do programa de triagem auditiva e avaliação do frênulo lingual em neonatos, quanto às taxas de cobertura, tempo de vida em que são realizadas as triagens auditivas, índices de encaminhamentos e prevalência da anquiloglossia, em um hospital universitário especializado em assistência materno-infantil. Método: trata-se de um estudo transversal, no qual foi analisado o banco de dados do programa de triagem auditiva e da avaliação do frênulo lingual em neonatos, referente aos atendimentos realizados no período de setembro de 2015 a agosto de 2016. Resultados: no período analisado, nasceram 2.345 neonatos na instituição, 1.380 (58,8%) realizaram a triagem auditiva neonatal e 1.350 (57,6%) a avaliação do frênulo lingual. A média de idade gestacional foi de 39 semanas (±1,6), peso de nascimento igual a 3.478 g (± 469,2) e 69% eram do sexo masculino. Na triagem auditiva neonatal, dos 1.380 neonatos, 95,7% receberam alta com orientação, 2,4% foram encaminhados para monitoramento auditivo e 1,9% foram encaminhados para diagnóstico auditivo. Na avaliação do frênulo lingual, dos 1.350 avaliados, 123 (9,1%) apresentaram anquiloglossia, 85 eram do sexo masculino e 47, feminino. Conclusão: os indicadores de tempo de vida em que são realizadas as triagens auditivas, índices de encaminhamentos e prevalência da anquiloglossia estão em consonância com a literatura, porém as taxas de cobertura estão inferiores ao recomendado e não seguem a legislação brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To analyze the quality indicators of the hearing screening program and to evaluate lingual frenulum in newborns, in terms of coverage rates, duration of hearing screening, referral indexes and prevalence of ankyloglossia in a university hospital specializing in mother and child care. Method: This is a cross-sectional study, in which we analyzed the database of the newborn hearing screening and lingual frenulum assessment program for the period between September 2015 and August 2016. Results: During the study period, 2,345 babies were born at the institution, 1,380 (58.8%) underwent newborn hearing screening and 1,350 (57.6%) were diagnosed with a lingual frenulum. Mean gestational age was 39 weeks (± 1.6), birth weight 3478g (± 469.2) and 69% were boys. In newborn hearing screening, 95.7% of the 1,380 babies screened were discharged with guidance, 2.4% were referred for auditory monitoring and 1.9% of babies were referred for auditory diagnosis. In lingual frenulum assessment, 123 (9.1%) of the 1,350 evaluated, had ankyloglossia, 85 were boys and 47 girls. Conclusion: The indicators of the time of life in which the hearing screening is performed, the referral indices and ankyloglossia prevalence are in line with those reported in the literature; however, coverage rates were lower than recommended and do not comply with Brazilian law.
  • Frequency-following response (FFR) com estímulo de fala em jovens adultos normo-ouvintes Artigo Original

    Durante, Alessandra Spada; Oliveira, Suenia de Jesus

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar o slope e as latências e amplitudes das ondas V, A, C, D, E, F e da Frequency-Following Response, com estímulo de fala, em adultos com audição normal, tendo como base referência internacional. Método: Onze adultos normo- ouvintes com idade entre 18 e 30 anos, sem queixas auditivas, foram avaliados na pesquisa. O equipamento utilizado foi o Intelligent Hearing System. O estímulo de fala /da/ foi apresentado por meio de fone de inserção na orelha direita e a resposta foi captada por meio de eletrodos posicionados no vértex, na mastoide direita e eletrodo terra na fronte. Resultados: Os valores descritivos de latência dos componentes foram: V 6,50, A 7,87, C 17,74, D 22,77, E 32,07, F 40,03 e O 48,07 ms. As médias de amplitude foram V 0,17, A -0,12, C -0,14, D -0,14, E -0,20, F -0,22 e O -0,14 µV. A média do valor do slope encontrada foi 0,23. Na comparação com estudo de referência internacional, Krizman et al. (2012) mostraram que a maioria dos resultados se encontra dentro de um desvio padrão positivo e negativo para a faixa etária estudada tanto para o slope quanto para as latências e amplitudes. Conclusão: A resposta eletrofisiológica da Frequency Following Response, utilizando o estímulo de fala /da/, em adultos com audição normal e sem queixas auditivas, apresentou valores de slope e de latência e amplitude de todos os componentes dentro do padrão de normalidade apresentado pela literatura internacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Analyze the slope, latency and amplitude values of the waveforms V, A, C, D, E, F and O from Frequency-following Response (FFR) with speech stimulus in normal-hearing adults based on a recent international reference study. Method: Eleven normal-hearing adults aged 18-30 years, without hearing complaints, were evaluated in this study using an Intelligent Hearing Systems device. The speech stimulus /da/ was presented to the right ear via insertion phone and the responses were captured by electrodes placed on the vertex, right mastoid bone, and forehead (ground). Results: The descriptive latency values of the components were V 6.50, A 7.87, C 17.74, D 22.77, E 32.07, F 40.03 and O 48.07 ms. The mean amplitude measures of the waves were V 0.17, A -0.12, C -0.14, D -0.14, E -0.20, F -0.22 and O -0.14 µV. The mean slope value was 0.23. Comparison with an international study, Krizman et al. (2012), showed that most of the results are within positive and negative standard deviation values for the assessed age group for slope, latency and amplitude. Conclusion: The electrophysiological measures obtained from Frequency-following Response using the speech stimulus / da/ in normal-hearing adults without hearing complaints showed slope, latency and amplitude values of all FFR components within the normality standard described in the international literature.
  • Validação de construção de sinais enunciativos de aquisição da linguagem no primeiro ano Original Article

    Crestani, Anelise Henrich; Moraes, Anaelena Bragança de; Souza, Adriano Mendonça; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Realizar a validação de construção dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem para crianças de 3 a 12 meses. Método: A amostra contou com 94 díades de mãe-bebê para análise dos sinais da fase 1 (3 a 6 meses) e 61 díades para análise dos sinais da fase 2 (7 a 12 meses). A coleta de dados ocorreu por meio da análise da interação entre mães e bebês em situação lúdica gravada em vídeo nas fases previstas, com atribuição de valor do tipo presente ou ausente a cada sinal analisado em cada fase. Os dados foram organizados em planilha e convertidos para aplicação de software para análise factorial. Resultados: A análise factorial indicou a existência de dois fatores nomeados “da mãe” e “da criança” na análise da fase 1 dos sinais (explicando 71,9% da variação total), com três sinais relevantes para o fator “da criança” e um sinal relevante para o fator “da mãe”, com relação à fase 2 (explicando 74,4% da variação total), um sinal foi relevante para o fator “da criança” e um para o fator “da mãe”. Conclusão: A validação de construção demonstrou que um fator materno e um fator da criança foram hábeis para distinguir grupos de risco e não risco em ambas as fases analisadas, o que sugere que a ausência desses sinais pode indicar risco à aquisição da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To perform the construct validation of enunciative signs of language acquisition for children aged 3 to 12 months. Method: The study sample consisted of 94 mother-infant dyads for the analysis of Phase 1 (3-6 months) signs and 61 dyads for the analysis of Phase 2 (7-12 months) signs. Data collection was performed through analysis of the interaction between mothers and infants in play situation recorded in 15-min videos in the predicted phases, with attribution of value types of present or absent to each sign analyzed. The collected data were organized on a spreadsheet and then converted to computer applications for factor analysis. Results: Factor analysis indicated the existence of two factors named “mother” and “infant” both for Phase 1 signs (explaining 71.9% of the variation) - with three signs relevant for the “infant” factor and one sign relevant for the “mother” factor, and for Phase 2 signs (explaining 74.4% of the variation) - with one sign relevant for the “infant” factor and one sign relevant for the “mother” factor. Conclusion: Construct validation showed that one “mother” factor and one “infant” factor were able to distinguish between at-risk and not-at-risk groups in both phases analyzed, which suggests that the absence of these signs may pose risks to language acquisition.
  • Protocolo de cuidado de enfermagem no paciente disfágico hospitalizado Artigo Original

    Dias, Suelem Frian Couto; Queluci, Gisella de Carvalho; Mendonça, Amanda Ribeiro; Souza, Vinicius Rodrigues de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: investigar os cuidados de enfermagem para o paciente hospitalizado com disfagia orofaríngea. Método: trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido durante o ano de 2017, em um Hospital da rede pública do Rio de Janeiro que oferece programa de residência em enfermagem. A amostra foi constituída por 17 residentes de enfermagem que atuam na assistência a pacientes disfágicos. A coleta de dados foi embasada nas etapas da metodologia da aprendizagem baseada em problemas e foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Resultados: a análise dos dados permitiu identificar os principais cuidados de enfermagem no paciente hospitalizado com disfagia orofaríngea e a elaboração de um protocolo de cuidados de enfermagem no paciente hospitalizado disfágico a partir da discussão das categorias temáticas. Conclusão: este estudo promoveu a identificação dos principais cuidados de enfermagem no paciente hospitalizado com disfagia orofaríngea, podendo, dessa forma, fornecer subsídios para a atuação de enfermeiros, melhorando assim a qualidade da assistência e segurança do serviço prestado aos pacientes hospitalizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To investigate nursing care for patients hospitalized with oropharyngeal dysphagia. Method: This is a descriptive study of a qualitative approach, developed during the year 2017, in a Public hospital in Rio de Janeiro that offers a nursing residency program. The sample consisted of 17 nursing residents who work in the care of dysphagic patients. Data collection was realized by applying the problem-based learning methodology and data were analyzed according to the content analysis technique. Results: The data analysis allowed for the identification of the main aspects of nursing care in the patient hospitalized with oropharyngeal dysphagia and the elaboration of a nursing care protocol for the patient, based on a discussion of thematic categories. Conclusion: This study allowed for the identification of the relevant nursing care for the patient hospitalized with oropharyngeal dysphagia, which could provide assistance for nurses, thereby improving the quality of care and safety of the service provided for hospitalized patients.
  • Variabilidade do teste dicótico de sentenças no teste e reteste de adultos normo-ouvintes Artigo Original

    Ferreira, Geise Corrêa; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a variabilidade do Teste Dicótico de Sentenças por meio do teste e reteste em indivíduos normo-ouvintes. Método: foram avaliados 36 indivíduos na faixa etária de 19 a 44 anos, destros e com limiares auditivos dentro da normalidade. Realizou-se a avaliação audiológica básica e aplicação dos Testes Dicótico de Dígitos e Dicótico de Sentenças. Teste e reteste foram realizados em duas sessões, com intervalo de 30 a 40 dias, no mesmo turno. Resultados: na tarefa de integração: houve vantagem da orelha direita em ambas as sessões de avaliação; não houve diferença significante entre as medidas obtidas na orelha direita, nas duas sessões de avaliação, enquanto na orelha esquerda foi constatada diferença significante. Na análise das diferenças por orelhas entre teste e reteste, verificou-se que 64% dos indivíduos mantiveram o mesmo resultado na orelha direita; já na esquerda, apenas 36% dos indivíduos mantiveram o mesmo resultado em ambas as etapas e 44% apresentaram diferença de 10% entre as duas avaliações. Observou-se correlação positiva moderada tanto para a orelha direita (r = 0,420) quanto para a esquerda (r = 0,550) com tendência de melhora dos escores no reteste. Na tarefa de separação, houve pequena variabilidade apenas na orelha esquerda, também com melhora dos escores no reteste. Conclusão: foi verificada diferença significante entre as medidas obtidas no teste e reteste apenas na tarefa de integração na orelha esquerda, porém houve correlação positiva moderada entre as medidas obtidas nas duas sessões de avaliação, mostrando tendência de melhora dos escores na segunda sessão de avaliação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the variability of the Dichotic Sentence Test through the test and retest in normal-hearing adults. Method: We evaluated thirty-six individuals aged 19 to 44 years old, right-handed and with normal hearing thresholds. We performed the basic audiological evaluation and then we applied the Dichotic Digit Test and Dichotic Sentence Test. The test and retest had two sessions, with an interval from 30 to 40 days, in the same shift. Results: In the integration task, there was an advantage of the right ear in both evaluation sessions. There was no significant difference between the measures obtained in the right ear in the two evaluation sessions, while in the left ear, we found a significant difference. In the analysis of the differences in ears between the test and the retest, we found that 64% of the individuals kept the same result in the right ear, while in the left one, only 36% of the individuals kept the same result in both stages and 44% showed a 10% difference between the two evaluations. We observed moderate positive correlation for both the right ear (r=0.420) and the left ear (r=0.550), with a tendency to improve retest scores. In the separation task, there was a small variability only in the left ear, also with improved retest scores. Conclusion: There was a significant difference between the measures obtained in the test and retest only in the integration task in the left ear, but there was a moderate positive correlation between the measures obtained in the two evaluation sessions, showing a tendency to improve scores in the second evaluation session.
  • Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ) e Fonoaudiologia: associação com fatores sociodemográficos e clínico-assistenciais Artigo Original

    Borges, Marina Garcia de Souza; Medeiros, Adriane Mesquita de; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Identificar fatores relacionados à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ) representativos de mais de uma categoria e verificar sua associação com aspectos sociodemográficos e clínico-assistenciais em um ambulatório de avaliação fonoaudiológica. Método: Trata-se de estudo observacional, analítico e transversal, com base em análise retrospectiva de dados secundários. Foram incluídos 180 prontuários de pacientes entre 5 e 16 anos, avaliados de 2010 a 2014. Após a leitura desses prontuários, foram identificados os aspectos sociodemográficos e clínico-assistenciais, bem como a presença de categorias dos componentes Funções do Corpo e Atividades e Participação da CIF-CJ. Foram realizadas análises de distribuição de frequência e medidas de tendência central e dispersão das variáveis, além da análise fatorial, visando criar indicadores representativos das categorias da CIF-CJ identificadas. Para análise de associações, foram utilizados os testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis e a correlação de Spearman, adotando o nível de significância de 5%. Resultados: Foram identificados dois fatores para as Funções do Corpo que apresentaram associações de relevância estatística com as variáveis sociodemográficas e clínico-assistenciais. Para as Atividades e Participação, três fatores foram identificados, cujas associações se deram predominantemente com variáveis clínico-assistenciais. Conclusão: Foi possível a identificação de itens representativos e suas respectivas cargas fatoriais das categorias das Funções do Corpo e Atividades e Participação, sendo verificadas associações estatisticamente significativas entre eles e as variáveis sociodemográficas e clínico-assistenciais analisadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Identify factors related to the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth (ICF-CY) representing more than one category and verify their association with sociodemographic and health care aspects in a speech-language pathology (SLP) outpatient clinic. Method: This is an observational, analytical, cross-sectional study based on a retrospective analysis of secondary data. One hundred eighty medical records of patients aged 5-16 years evaluated between 2010 and 2014 were included in the study. Sociodemographic and health care aspects were identified in these records, as well as presence of the ICF-CY Body Functions and Activities and Participation component categories. Analyses of the frequency distribution and measures of central tendency and dispersion of the variables, as well as Factor Analysis were carried out to create representative indicators of the ICF-CY categories identified. The Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests and the Spearman’s correlation were used to analyze the associations, adopting a statistical significance level of 5%. Results: Two factors that presented statistically relevant associations with the sociodemographic and health care variables were identified for the Body Functions component. As for the Activities and Participation component, three factors predominantly associated with the health care variables were identified. Conclusion: Items representative of the ICF-CY Body Functions and Activities and Participation categories and their respective factorial loads were identified. Statistically significant associations were verified between them and the sociodemographic and health care variables analyzed.
  • Autopercepção de sintomas vocais e conhecimento em saúde e higiene vocal em cantores populares e eruditos Artigo Original

    Coelho, Janaina dos Santos; Moreti, Felipe; Pacheco, Claudia; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar e relacionar a percepção dos sintomas vocais, o conhecimento de saúde e higiene vocal em cantores populares e eruditos. Método: Participaram da pesquisa 186 cantores de ambos os sexos, na faixa etária de 17 a 60 anos, divididos em: Grupo Cantores Populares (GCP) - 104 cantores populares; Grupo Cantores Eruditos (GCE) - 82 cantores eruditos. Todos os participantes responderam a três instrumentos: o questionário de autoavaliação vocal, a Escala de Sintomas Vocais (ESV) e o Questionário de Saúde e Higiene Vocal (QSHV). Resultados: O maior número de participantes foi do sexo feminino. Os cantores eruditos apresentaram maior tempo de aula de canto. Horas de shows de 1-2 horas foi maior em número de sujeitos respondentes para os dois grupos de cantores. Os cantores eruditos apresentaram maior percepção de sintomas vocais quando comparados aos populares para os escores total e emocional da ESV. Cantores populares e eruditos não apresentaram diferenças no conhecimento em saúde e higiene vocal, ambos os grupos obtiveram valores acima da nota de corte de normalidade do QSHV. Não houve correlação entre o conhecimento em saúde e higiene vocal e os sintomas vocais em cantores. Conclusão: Cantores eruditos são mais afetados por alterações vocais, principalmente as mulheres. Os cantores obtiveram um bom grau de conhecimento em higiene vocal, não diferindo em função dos estilos. A percepção de alteração vocal em cantores populares e eruditos parece não ter relação com o grau de conhecimento de saúde e higiene vocal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Verify the perception of popular and classical singers in relation to vocal symptoms and their possible relations regarding knowledge of health and vocal hygiene. Method: This study was composed of 242 singers, aged between 17 and 60, of both sexes. A total of 56 singers were selected, with 186 singers, divided into 104 Popular Singers Group (PSG) and 82 Classical Singers Group (CSG). All participants answered the questionnaire for identification and also vocal self-assessment, and two protocols were applied, namely: Brazilian validated version of Voice Symptom Scale - VoiSS (Escala de Sintomas Vocais - ESV) and Questionário de Saúde e Higiene Vocal (QSHV). Results: The largest number of participants was female. The classical singers presented more time of singing class than the popular ones. Show hours of 1-2 hours was higher in the number of subjects responding to both groups of singers. Classical singers presented greater perception of vocal symptoms when compared to the popular ones for total and emotional scores of the Brazilian validated version of VoiSS. The popular and classical groups do not make any difference regarding health and vocal hygiene, even though the groups obtained values above the QSHV normality score. There was no correlation between knowledge about vocal health and hygiene and vocal symptoms in singers. Conclusion: Classical singers are more affected by vocal changes, especially women. The singers obtained a good degree of knowledge in vocal hygiene, not differing about the styles. The perception of vocal alteration in popular and classical singers seems to have no relation with the degree of health knowledge and vocal hygiene.
  • Contribuições da CIF para uma abordagem integral na atenção à Saúde de Crianças e Adolescentes Artigo Original

    Zerbeto, Amanda Brait; Chun, Regina Yu Shon; Zanolli, Maria de Lurdes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Investigar a participação e funcionalidade de crianças e adolescentes com alterações de fala utilizando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Método: Pesquisa descritiva-analítica de abordagem qualitativa-quantitativa com 30 participantes com alteração de fala (CAF) e 30 com desenvolvimento típico de fala (DTF). Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os participantes, estudo de prontuário, observação dos participantes quanto aos aspectos de fala e aplicação de questionário estruturado com os responsáveis. Os dados coletados foram utilizados para seleção de qualificadores das categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Para comparação dos qualificadores entre grupos, utilizou-se o Teste Mann-Whitney, e a análise de conteúdo temática, para as entrevistas. Resultados: Os participantes do grupo CAF relataram maior grau de dificuldade do que o grupo DTF. As alterações de fala repercutiram significativamente em Funções do Corpo (articulação e fluência), Atividades e Participação (conversa, relacionamentos, realização de rotinas e lidar com estresse) e Fatores Ambientais (atitudes de familiares, amigos e conhecidos). Conclusão: Os resultados evidenciam o impacto das alterações de fala e suas implicações sociais para estas crianças e adolescentes. A CIF permitiu compreender a saúde em complexidade e integralidade, possibilitando assim o planejamento de estratégias para amenizar o impacto dessas alterações individual e coletivamente. Podendo ser base, futuramente, para a criação de políticas públicas e ações que poderão melhorar a qualidade de vida e promover a saúde dessa população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To investigate participation, and functionality of children and adolescents with speech disorders using the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF). Method: Descriptive and analytical research of qualitative and quantitative approach. The sample was composed of 30 participants with speech disorders and 30 with typical speech development. For data collection, it was conducted semi-structured interviews with the participants, medical record review, observation of speech aspects’ participants, and analyzed study of medical records. The collected data were used to qualify the framework codes. The Mann-Whitney Test was used for comparison between groups, and thematic content analysis for the interviews. Results: Participants with speech disorders reported more difficulties than the participants with typical speech development. Speech disorders significantly impacted on the Body Functions (articulation and fluency), Activities and Participation (conversation, relationships, carrying out the routine and handling of stress) and Environmental Factors (attitudes of family, friends and acquaintances). Conclusion: The results show the impact of speech disorders and their social consequences for these children and adolescents. The ICF allowed us to comprehend health in all its complexity and integrality, making possible to plan strategies to soften the disorders impact in an individual and collective perspective. Then, ICF can be used, in the future, for elaboration of public policies and actions that will improve the quality of life and promote the health of this population.
  • Pandemia do COVID-19 e implementação de telefonoaudiologia para pacientes em domicílio: relato de experiência Relato De Caso

    Dimer, Nathalia Avila; Canto-Soares, Natália do; Santos-Teixeira, Larissa dos; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresentamos um relato de experiência de implementação de telefonoaudiologia em tempo real para pacientes que anteriormente eram atendidos em ambulatório em um serviço de atenção primária em saúde. No total, 25 usuários estavam sendo acompanhados pela equipe de fonoaudiologia quando da notificação dos primeiros casos de COVID-19 no sul do Brasil. Destes, julgou-se que 12 pacientes demandavam teleatendimento, pelo menos, quinzenalmente. A teleconsulta disponibilizada nesta primeira etapa, em caráter emergencial na implementação do projeto neste formato, a fim de garantir a manutenção dos atendimentos de pacientes que poderiam sofrer agravamento ou mesmo comorbidades associadas à suspensão da fonoterapia, foram realizadas por telefone, com vídeo, por estudantes de fonoaudiologia, extensionistas do projeto e supervisionadas por um fonoaudiólogo, de forma síncrona. Todas as conversas e orientações durante a teleconsulta são encaminhadas com a maior calma possível e, no caso de pacientes infantis, permeadas por algumas atividades lúdicas. A telessaúde tem se mostrado um recurso eficiente para atendimento de pacientes com demandas fonoaudiológicas, possibilitando o atendimento remoto com a mesma qualidade que o atendimento presencial. Além disso, tem potencial relevante, considerando que há um número significativo de pacientes que precisam de avaliação fonoaudiológica e residem em regiões nas quais há escassez de profissionais qualificados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We present an experience report on the implementation of real-time telehealth in speech-language and hearing therapy for patients who were previously seen on an outpatient basis in a primary health care service. The Speech-Language Therapy (SLT) team was monitoring twenty-five users when the first cases of COVID-19 were notified in southern Brazil. Of these, it was judged that twelve patients required at least a monitoring call every two weeks. Teleconsultations were available in this first stage, on an emergency basis, during the implementation of the project in this format. The idea was to guarantee, due to the suspension of the SLT sessions, the maintenance of the care service for patients who could suffer worsening of their cases or even comorbidities. The appointments were carried out by video calls by SLT students, therapists of the extension project, and supervised by a speech-language therapist, synchronously. All conversations and orientations during the teleconsultation were conducted as calmly as possible and, in the case of infant patients, permeated by some playful activities. Telehealth has shown to be an efficient resource for the care of patients with SLT demands, enabling remote care with the same quality as face-to-face care. Besides, it has relevant potential, once there is a significant number of patients, who need SLT assessment and live in regions where there is a shortage of qualified professionals.
  • Hiper-responsividade auditiva no transtorno do espectro autista, terminologias e mecanismos fisiológicos envolvidos: revisão sistemática Revisão Sistemática

    Stefanelli, Ana Cecília Grilli Fernandes; Zanchetta, Sthella; Furtado, Erikson Felipe

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo identificar as terminologias mais utilizadas para designar o comportamento desproporcional a determinados sons (CDS) no TEA e sua relação com as respectivas ferramentas para sua investigação, assim como sua ocorrência e desfechos. Estratégia de pesquisa Foram utilizadas as bases de dados: PubMed, PsycINFO, Web of Science, Scielo e Lilacs. As palavras-chave utilizadas foram “autism”, “hyperacusis” e “auditoryperception”, com as seguintes combinações: “autism AND hyperacusis” e “autism AND auditoryperception”. Critérios de seleção Foram incluídos os trabalhos com diagnóstico de TEA, de qualquer faixa etária; resumo disponível; Artigos em inglês, espanhol e português brasileiro; série de casos, estudos de prevalência e incidência, coorte e ensaios clínicos. Análise dos dados Foram analisados estudos com sujeitos com diagnóstico de TEA de qualquer faixa etária; referência no título e/ou resumo da ocorrência do CDS, aceitando os termos hiper-responsividade, hipersensibilidade e hiperacusia; resumo disponível; artigos em inglês, espanhol e português brasileiro; série de casos, estudos de prevalência e incidência, coorte e ensaios clínicos. Resultados Dos 692 estudos resultantes da consulta, foram identificados 13 que atendiam aos requisitos estabelecidos. Conclusão O termo hipersensibilidade auditiva foi o mais empregado para designar o CDS, seguido da hiperacusia. Não houve relação entre os termos e a respectiva ferramenta de investigação, sendo os questionários os mais utilizados para designar o referido comportamento, cuja frequência relatada foi de 42,1% a 69,0%. Os testes auditivos, quando realizados, mostraram o envolvimento das vias neurais auditivas, aferente e eferente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose this paper aims to identify the most used terminologies to designate the disproportional behavior to sounds in the autism spectrum disorder (ASD) and its relationship with the respective tools for its investigation, as well as its occurrence and outcomes. Research strategies the databases used were PubMed, PsycINFO, Web of Science, Scielo and Lilacs. The keywords used were “autism”, “hyperacusis” and “auditory perception”, with the following combinations: “autism AND hyperacusis” and “autism AND auditory perception”. Selection criteria individuals diagnosed with ASD of any age group; available abstract; papers in English, Spanish and Brazilian Portuguese; case series, prevalence and incidence studies, cohort and clinical trials. Data analysis we analyzed studies with individuals diagnosed with ASD of any age group; reference in the title and/or summary of the occurrence of disproportional behavior to sounds, accepting the terms hyper-responsiveness, hypersensitivity and hyperacusis; summary available; papers in English, Spanish and Brazilian Portuguese; series of cases, prevalence and incidence studies, cohort and clinical trials. Results Of the 692 studies resulting from the consultation, 13 studies could achieve the established requirements. Conclusion The term auditory hypersensitivity was the most commonly used to designate disproportional behavior to sounds, followed by hyperacusis. There was no relationship between the terms and the respective research tool, and the questionnaires were the most used to designate the referred behavior, whose reported frequency was from 42.1% to 69.0%. The auditory behavior tests when performed showed the involvement of the auditory, afferent and efferent neural pathways.
  • Avaliação do vocabulário em crianças brasileiras: revisão sistemática de estudos com três instrumentos Revisão Sistemática

    Carbonieri, Juliana; Lúcio, Patrícia Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar, por meio de revisão sistemática, como três instrumentos de avaliação do vocabulário infantil (Teste de Linguagem Infantil ABFW, Expressive Vocabulary Test - EVT - e Peabody Picture Vocabulary Test - PPVT) têm sido utilizados nas pesquisas brasileiras, verificando seus propósitos de usos e os principais resultados encontrados. Estratégia de pesquisa: a revisão foi organizada em dois estudos. O Estudo 1 referiu-se ao procedimento de busca a priori, e o Estudo 2, ao procedimento de busca a posteriori. Foram consultadas três bases de dados nacionais (CAPES, SciELO e PePSIC). Critérios de seleção: para o Estudo 1, foram selecionados artigos empíricos contendo resultados de pesquisas em um dos testes de interesse, em amostra de crianças com desenvolvimento típico em idade escolar (7-10 anos). Para o Estudo 2, foi ampliada a busca para crianças em idade pré-escolar e com algum tipo de transtorno do desenvolvimento. Análise dos dados: os artigos selecionados foram lidos na íntegra e sintetizados em uma tabela contendo objetivo do estudo, faixa etária da amostra, instrumento, delineamento, principais resultados e periódico de publicação. Resultados: foram encontrados 24 estudos, a maioria na área da Fonoaudiologia. Os resultados indicam predominância de pesquisas transversais e observacionais, que buscaram traçar perfil cognitivo de crianças com algum transtorno do desenvolvimento, utilizando ou não grupos de controle. Nenhuma pesquisa tratou da investigação psicométrica dos instrumentos. Conclusão: mostra-se necessária a condução de pesquisas no Brasil que enfoquem na investigação psicométrica de instrumentos de avaliação do vocabulário em crianças pré-escolares e em idade escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To investigate, through a systematic review, how three assessment instruments for children’s vocabulary (Test of Childhood language ABFW, Expressive Vocabulary Test - EVT, and Peabody Picture Vocabulary Test - PPVT) have been used in Brazilian research, verifying its purposes of uses and the main results of the researches. Research strategy: This review was organized in three studies. Study 1 referred to the process of a priori search and Study 2 referred to the a posteriori search. We searched for three Brazilian’s database (CAPES, SciELO, and PePSIC). Selection criteria: For Study 1, we selected empirical studies containing research data with one of the three-targeted tests, using typically developing school children (7 to 10 years old). For Study 2, we enlarged the age range for pre-school and extended the search to non-typically developing children. Data analysis: The selected articles were fully read and synthesized in a table containing the study’s aims, the age range of the sample, instrument, research design, main results, and journal. Results: We found out 24 articles, most of which from the speech-language therapy area. The results indicated the predominance of cross-sectional and observational studies, aiming to delineate the cognitive profile of children with some developmental disturbance, with or without control groups. None of the researches conducted a psychometric inquiry of the instruments. Conclusion: In Brazil, it is necessary to carry out research focusing on the psychometric inquiry of instruments for evaluating the vocabulary in pre-school and school-age children.
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